• Nenhum resultado encontrado

Resumo do conselho escolar do primário do dia 28 de fevereiro de 2012.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Resumo do conselho escolar do primário do dia 28 de fevereiro de 2012."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

_______________________________________________________________________________

Resumo do conselho escolar do primário do dia 28 de fevereiro de 2012.

Ordem do dia :

1. Calendário provisório 2012-2013 2. Estrutura pedagógica 2012-2013 3. Oficinas extracurriculares

4. Acompanhamento de alunos em dificuldade & Intensivo de português 5. Conselho dos alunos representantes de turma

6. Atividade aquática 7. Ação cultural

8. Lanches no maternal

9. Atraso e ausência dos alunos 10.Trabalhos realizados

11.Enfermaria

1.

Calendário provisório 2012-2013.

O diretor geral da escola apresentou um projeto de calendário. Alain Ray, professor do CM1, propôs mudanças a este calendário.

• Antecipar a volta às aulas em um dia, de modo a recuperar o feriadão de Corpus Christi em maio.

• Começar as férias de primavera uma semana mais tarde. • Começar as férias de outubro uma semana mais cedo.

Depois de uma discussão, o diretor geral solicitou a opinião do conselho escolar. As modifi-cações propostas pelo Sr. Alain receberam sucessivamente a maioria relativa dos votos do conselho.

2.

Estrutura pedagógica 2012-2013

O diretor apresentou a estrutura pedagógica atual: nove professores para oito diferentes níveis de turma – um CP está dividido em duas turmas. Ele explicou que a turma de CE2 atual tem trinta alunos, estando um certo número destes alunos em dificuldade. Acrescentou que esta turma já vem tendo um número grande de alunos há alguns anos.

O princípio para o ano que vem é o seguinte: esta turma não deve prosseguir sem uma mu-dança – o contrário nos deixaria com um CM1 de trinta alunos.

As soluções propostas são as seguintes: • Fazer duas turmas de CM1

(2)

_______________________________________________________________________________ Fazer duas turmas de CP e dividir o CE2 atual para fazer um CE2/CM1, um CM1 e

um CM1/CM2.

Este método tem a vantagem preservar um número equilibrado. Além disso, ao termos dois CPs, conservam-se as condições de trabalho ideais para este nível tão importante. O diretor geral especificou que, por agora, tratam-se apenas de pistas do que represen-tará uma importantíssima revira-volta no estabelecimento, e que isto não nos possibili-ta dizer como espossibili-taremos em número de alunos ao nos aproximarmos da volpossibili-ta às aulas. Uma mãe de aluno e representante dos pais do CP destaca as excelentes condições de trabalho oferecidas este ano neste nível com um número de 25 alunos divididos em duas turmas. Ela reafirmou o pedido dos pais do CP em ver este sistema continuar no ano que vem com duas turmas de CE1. O diretor e os colegas do primário ressaltam que a prioridade deve ser dada aos alunos que estão atualmente passando por dificul-dades no CE2 e às novas matrículas do CP.

Para terminar, o diretor geral lembrou que serão as inscrições de junho (e até durante o verão) que conduzirão as escolhas sobre a estrutura pedagógica de 2012-2013.

A respeito da questão sobre o número de alunos e da revira-volta, o diretor geral indi-cou que desde o começo do ano, a escola acolheu treze novos alunos, mas que catorze deixaram o estabelecimento. Ele afirmou que destas catorze rescisões, seis delas foram perdidas para o sistema brasileiro (4 no CP, 1 no CM2 e 1 na PS).

3.

Oficinas extracurriculares

Os ateliês postos em prática reúnem 79 alunos, ou seja: 42% do número total de alu-nos no primário.

Vídeo: dois ateliês para dois grupos de 10 a 12 alunos (CM1 e CM2)

Teatro: um ateliê para 15 alunos (CE1 e CE2)

Coral: um ateliê para 10 alunos (do CE1 ao CM2)

Inglês: dois ateliês de 10 a 12 alunos (CP e CE1) devido à retirada desta matéria de seus horários.

• Expressão corporal, relaxamento e yoga: 14 alunos da MS e GS.

Para este último ateliê, nós estamos estudando a possibilidade de dividi-lo em dois subgrupos, pois as capacidades de atenção da MS e da GS são bem diferentes entre si. Poderíamos direcionar o grupo da MS para um ateliê já existente na segunda-feira e o da GS para outro na quarta-feira. Isso nos possibilitará aumentar o número de alunos nessa atividade que vem obtendo muito sucesso.

Estes ateliês, pagos pelas famílias, devem ficar financeiramente equilibrados. Duas pessoas foram contratadas para a gestão dos alunos entre 12h00 e 14h00, horário este em que um ser-viço de creche e um de cantina são oferecidos às famílias.

(3)

_______________________________________________________________________________ O diretor agradece os funcionários por vestirem a camisa do projeto e à equipe de gestão pela implementação das atividades que representou um enorme trabalho: criar um orçamento, es-tabelecer contratos, sustentar uma gestão financeira com acolhimento e caixa.

O ateliê de expressão corporal, relaxamento e yoga é uma oficina lúdica, mas trabalha bem as capacidades de atenção e concentração dos alunos.

O sucesso da implementação destas atividades demonstra que existe uma confiança por parte das famílias.

O objetivo agora é continuar com o projeto no ano letivo que vem.

Espírito do projeto: Todos os ateliês (com exceção da creche) são voltados para a linguagem

(vídeo, coral, teatro e inglês).

O diretor disse que é necessário continuar neste caminho: linguagem, prática artística, exigên-cia e qualidade das produções.

4.

Acompanhamento de alunos em dificuldade & Intensivo de português

Contrariamente aos anos passados, o acompanhamento de alunos em dificuldade é feito agora em horário escolar. Isto se deve à razão seguinte: haviam 27 horários de 45 minutos cada, que estavam disponíveis, que correspondiam a horários "janela" dos professores, isto é: professo-res pprofesso-resentes no estabelecimento, não pprofesso-resentes em sala de aula e remunerados. Este tempo foi utilizado para colocar em prática o acompanhamento de alunos em dificuldade em todas as turmas. Dispensar estes alunos das aulas à tarde facilitou o estabelecimento das atividades extra-escolares.

Os colegas professores de português estão fazendo intensivo de português para os não-lusófonos recém-chegados ao Brasil cujas aulas abrangem as turmas da GS até o CM2.

GS : 2 x meia hora + 45 minutos.

CP : 3 x 45 minutos (para as duas turmas) .

CE1 : 2 x 45 minutos.

CE2 : 4 x 45 minutos.

CM1 : 3 X 45 minutos.

CM2 : 2 x 45 minutos.

5.

Conselho dos alunos representantes de turma

(4)

_______________________________________________________________________________ conselho dos alunos é constituído por alunos representantes de turma, eleitos pelos seus colegas. Ele se reúne para levar ao conhecimento dos adultos responsáveis pela escola sugestões das turmas com o objetivo de melhorar o ambiente diário dos alunos.

Por sugestão do diretor, uma reunião foi organizada entre o conselho dos alunos e a gestora do estabelecimento. Muitas proposições concretas do conselho dos alunos foram levadas em consideração (compra de bolas, jogos, pintura do terreno esportivo, painéis...). A Sra. Petit vai, a partir de agora, orientar a reflexão do conselho dos alunos ligadas ao desenvolvimento sustentável: coleta de papéis, instalação de latas de lixo orgânico etc....

O diretor sugeriu um encontro do conselho dos alunos com os representantes das turmas do ensino médio para trabalharem juntos sobre a temática ambiental.

6.

Atividade aquática

A Academia Boca, onde os alunos costumavam fazer suas atividades aquáticas, está em reforma. Nós contatamos outras academias e clubes das redondezas, mas as propostas ultrapassavam e muito a soma de 12.000 reais prevista no orçamento de 2012 para esta atividade. À título de curiosidade, nós teríamos como enviar somente três turmas da escola, sem contar o transporte. O diretor explicou que vai utilizar os 12.000 reais para adquirir o material da sala de motricidade, livros e DVDs, que serão destinados ao empréstimo para dar apoio a atividades em língua francesa nas turmas lusófonas. Portanto, não teremos atividades aquáticas neste ano letivo.

7.

Ação cultural

• Exposição de trabalhos de alunos na Aliança Francesa em parceria com Tão Cascão. Esta exposição dá continuidade à exposição de Tão Cascão no local. O desenhista in-terveio duas manhãs na escola em turmas do CE1 ao CM2.

O vernissage da nossa exposição atraiu muitas famílias. Foi a primeira vez que o espa-ço de exposição da aliança (tão perto) foi utilizado pelo nosso estabelecimento.

• O ateliê de criação de ilustrações, animado por Philippe Davaine, autor e ilustrador com residência em Brasília, casa com o contexto do salão do livro. Esta ação foi pro-posta à escola pelo serviço cultural da Embaixada da França. Público alvo: CM2.

• O projeto "Ler e fazer ler na biblioteca": Quatro dias, quatro temas específicos. Serão desenvolvidas oficinas de leitura de março a junho e oferecidas a todas as turmas. Al-guns professores serão solicitados para fazerem leituras e pequenos grupos de leitura com os alunos. Temas escolhidos: alimentação, teatro, poesia e outro a definir.

• Elaboração de ateliê nas turmas e formação para os professores do primário (e para os colegas do ensino médio interessados) no tema do conto. Ministrante: Monica Chiesa. Este projeto é uma parceira com a Aliança Francesa. Março de 2012.

Ateliês mensais de filosofia nas turmas do ciclo 3 por alunos da série Terminale L.

(5)

_______________________________________________________________________________

• Projeto coral

• Concertos de música barroca.

• Trabalhos em realização e futuras realizações dos grupos de teatro, coral e vídeo.

Viagem escolar da turma de CM1.

8.

Lanches no maternal

O diretor explicou que no âmbito da promoção da saúde escolar, ele confiou à Sra. Audrey Jaumon, enfermeira formada, os cuidados de realizar os cronogramas dos lan-ches das turmas do maternal depois de uma reunião com a equipe do ciclo 1.

Alguns professores acreditam que os lanches eram bem organizados e que não havia necessidade de mudar a prática. O diretor indicou que ele teve retornos contraditórios e que a organização e preparação dos lanches não lhe parecia tão boa. Além do mais, disse ele, Mme Jaumon tem toda a competência para indicar lanches equilibrados. Dominique Louis (CE2) lamentou que os alunos do maternal fossem afastados da pre-paração dos lanches, mesmo porque se trata de um ano em que todas as turmas traba-lham sobre a alimentação.

O diretor explicou que se trata:

De promover a saúde dos alunos

De aliviar os professores de uma tarefa que não faz parte de sua missão.

De favorecer todos os projetos pedagógicos conduzidos pelos professores sobre o tema da alimentação e que ele está muito favorável ao fato que os alunos es-tejam ligados à preparação dos lanches. A enfermeira estará associada a este procedimento e terá in fine a aprovação das propostas elaboradas pelos alunos para aprovação da direção do estabelecimento.

9.

Atraso e ausência dos alunos

O diretor demonstra preocupação em relação a dois assuntos:

• Os atrasos: muitos alunos chegam praticamente todo dia atrasados, atrapalhando as turmas com chegadas conturbadas, dificultando sua integração aos rituais matinais do começo da manhã. O diretor constatou que esta prática vai se impregnando nos hábitos e que geralmente são sempre as mesmas famílias envolvidas. Neste ponto, ele convi-dou os representantes de pais a comunicarem o problema às famílias.

• As ausências: muitas famílias sequer justificam a ausência de seus filhos no caderno de correspondência. Os pais não devem mostrar um atestado médico, mas devem justi-ficar a ausência de uma criança. Aqui também, o diretor convidou os representantes a comunicarem às famílias para darmos um fim a este assunto.

(6)

_______________________________________________________________________________

10.

Trabalhos realizados:

• Construção de portas laterais em todas as salas do primário por motivos de segurança, iluminação, ventilação e acessibilidade a um espaço exclusivo do primário.

Recuperação do espaço atrás das salas do CM1, CE1, CE2, CP-B unicamente permiti-do ao primário e construção de um outro espaço para os alunos permiti-do ensino médio: Graças a esta mudança:

Não temos mais barulho de 12h00 - 13h00.

Temos um espaço dedicado ao primário que permite uma realização - em an-damento - de um jardim e o agrupamento dos alunos que ficam entre 12h00 e 14h00 para atividades extra-curriculares.

• Mudança do escritório do diretor para perto do secretariado e direção geral. O novo escritório tem mais visibilidade e permite maior comunicação com as famílias.

• Recuperação do antigo escritório do diretor para fazer uma sala de estudos durante a manhã e o escritório da coordenadora de estudos brasileiros durante a tarde.

Instalação de um aparelho de ar-condicionado na turma do CE2.

• Mudança no dormitório do primário: o teto falso foi retirado e beliches sob medida fo-ram colocados, elevando a capacidade de recepção para 25 alunos. Uma janela tam-bém foi criada.

• Remanejamento da cozinha e banheiro do maternal,

Reforma na sala do CP-B (antiga sala de artes visuais),

Renovação dos móveis da PS (em andamento).

11.

Enfermaria

A Sra. Audrey Jaumon é uma recém contratada e presta o serviço de atendimento de saúde escolar.

Ela indicou que está organizando os dossiês dos alunos e que muitos deles não estão em dia com suas vacinas. Quanto a isso, cartas já foram enviadas às famílias em questão.

A Sra. Jaumon afirmou também que pretende, juntamente com o diretor do primário, tomar parte em ações em favor da prevenção de doenças e acidentes. Estas ações serão direcionadas aos alunos, mas também às famílias pela difusão de artigos sobre temas como alimentação, sono, ritmo das crianças, vício em jogos e televisão, ergonomia etc...

A reunião teve fim às 21h00.

O presidente da sessão Philippe Frassetto Diretor do primário

Referências

Documentos relacionados

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

As questões acima foram a motivação para o desenvolvimento deste artigo, orientar o desenvol- vedor sobre o impacto que as cores podem causar no layout do aplicativo,

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,

Os instrutores tiveram oportunidade de interagir com os vídeos, e a apreciação que recolhemos foi sobretudo sobre a percepção da utilidade que estes atribuem aos vídeos, bem como

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se

[r]

Além desta verificação, via SIAPE, o servidor assina Termo de Responsabilidade e Compromisso (anexo do formulário de requerimento) constando que não é custeado

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em