• Nenhum resultado encontrado

UFJF MÓDULO III DO PISM TRIÊNIO REFERÊNCIA DE CORREÇÃO DA PROVA DE GEOGRAFIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UFJF MÓDULO III DO PISM TRIÊNIO REFERÊNCIA DE CORREÇÃO DA PROVA DE GEOGRAFIA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Questão 1 – Leia o texto abaixo:

O primeiro trimestre de 2011 nos trouxe alterações significativas no contexto mundial, marcadas por um elemento fundamental: a surpresa. Muitos dos países árabes são governados há anos pelos mesmos líderes em regimes não democráticos. Não era esperado que uma onda de protestos se disseminasse rapidamente por vários países e, rapidamente, duas nações tivessem seus governos ditatoriais depostos.

Disponível em: <http://www.macroplan.com.br/Documentos/NoticiaMacroplan201146101445.pdf>. Acesso em: 24 set. 2011.

a) Com base no texto, cite as nações que tiveram seus governos ditatoriais depostos. 1. Tunísia

2. Egito (a Líbia também será considerada).

b) Qual o recurso utilizado para que os protestos se disseminassem tão rapidamente por diversos países? Uso da Internet ou Redes Sociais.

c) Por que as manifestações de maior destaque ocorreram às sextas-feiras? Características da religião muçulmana.

d) As consequências da revolução tunisiana fizeram-se sentir noutros países do Magrebe e do mundo árabe. O povo que veio para as ruas e que contagia os militares dá inicio a um processo que ninguém sabe como vai evoluir. Onde é que nós já vimos isto? Em Portugal.

ANJOS, Carlos. Disponível em: <http://pracadobocage.wordpress.com/2011/01/23/tunisia-da-revolucao-dos-cravos-a-revolucao-de-jasmim/>. Acesso em: 2 out. 2011.

Cite um ponto em comum entre a Revolução dos Cravos e a Revolução do Jasmim. Insatisfação da população com os governos ditatoriais.

(2)

Questão 2 – O Plano Nacional de Logística e Transportes (PNLT), que é um plano para o Estado brasileiro, não um plano de um governo, tem como uma de suas metas o planejamento do sistema federal de transportes, orientado para a multimodalidade e racionalidade da matriz de transportes.

Leia o gráfico abaixo:

Matriz de Transporte - 2005

Fonte: Disponível em: <http://www.transportes.gov.br>. Acesso em: 25 set. 2011.

a) No mapa apresentado, assinale com o algarismo correspondente os países indicados no gráfico: 1 – Rússia; 2 – Canadá; 3 – Austrália; 4 – Estados Unidos (EUA); 5 – China e 6 – Brasil.

b) Qual o critério utilizado para que esses países tivessem sua matriz de transporte comparada com a do Brasil? A extensão territorial dos países.

c) Por que a Rússia tem em sua matriz o predomínio do transporte ferroviário?

Garantia para o funcionamento estável do sistema, considerando as características territoriais, climáticas e sociais.

Leia a tabela abaixo:

Matriz de transporte no Brasil – 1996-2025*

* projetada

Fonte: Disponível em: <http://www.transportes.gov.br>. Acesso em: 25 set. 2011.

d) O PNLT tem como objetivo reduzir em 32% a emissão de CO2. Como isso pode ser visualizado na matriz

de transporte de 2025? Explique.

Redução da participação do modal rodoviário e ampliação da participação dos modais aéreo, hidroviário, dutoviário e ferroviário na matriz de transporte.

1 6 5 4 3 2

(3)

Questão 3 – Leia o texto abaixo:

Durante as últimas seis décadas, o turismo experimentou uma permanente expansão e diversificação, chegando a ser um dos setores econômicos mais importantes e de maior crescimento mundial. Novos destinos têm surgido paralelo aos destinos tradicionais da Europa e América do Norte.

As previsões da Organização Mundial do Turismo (OMT) para 2011 indicam que as chegadas de turistas internacionais aumentarão entre 4% e 5%. Não se espera que a evolução da situação do norte da África e do Oriente Médio, além dos acontecimentos no Japão, afete de forma importante essa previsão global.

Panorama OMT del turismo internacional, edición 2011. Disponível em:

<http://www.e-unwto.org/content/r73146/fulltext?p=7ab5d2e781984d5498fb040b5726e911&pi=0#section=958058&page=1>. Acesso em: 2 out. 2011. Adaptado.

a) O turismo é um dos setores econômicos de maior crescimento mundial. Cite dois fatores que promovem esse crescimento.

Aumento da renda média da população, modernização dos transportes, necessidade de lazer, maior expectativa de vida, acesso a rede internacional de computadores, investimentos em áreas deprimidas economicamente, maior escolaridade, etc.

b) Como os acontecimentos no Japão podem interferir nas previsões de crescimento do turismo internacional para 2011?

Menor número de viagens de lazer dos japoneses, menor chegada de turistas no Japão.

c) A chegada de turistas internacionais nos países emergentes e em desenvolvimento cresceu de 31% em 1990 para 47% em 2010.

Cite um fator que explica esse crescimento.

Maior divulgação de atrativos turísticos, diferença cambial, diversidade paisagística e cultural, investimento e incremento da infraestrutura turística, realização de eventos internacionais, etc.

(4)

Questão 4 – Leia o texto abaixo:

Estudo produzido pela consultoria KPMG afirma que pensar na China como o lugar ideal para se terceirizar a produção é coisa do passado. O país já começa a abandonar sua posição de fabricante de itens de baixo custo. Nick Debnam, responsável pela divisão de Mercado Consumidor para Ásia e Pacífico da KPMG, afirma que é possível observar dispersão da produção de alguns itens, antes concentrada na China.

Por enquanto, a China continua líder na manufatura de bens de menor valor. Nenhum país da região consegue igualar sua escala de produção e raros são os que apresentam uma infraestrutura com chances de competir. Entretanto, além dos salários no país terem aumentado e os custos de produção, crescido, há também o fato de que a média de idade da população economicamente ativa da China vem aumentando.

O estudo aponta 10 países do sul e do sudeste asiático que, por terem média salarial mais baixa, incentivos para atrair fábricas estrangeiras e uma força de trabalho mais jovem, são promissores candidatos a se tornarem a próxima China dentro de poucas décadas.

Disponível em: <http://exame.abril.com.br/economia/mundo/noticias/10-paises-que-podem-se-tornar-a-proxima-china?p=1#link>. Acesso em: 27 set. 2011. Adaptado.

a) Com base no texto, cite dois países do sul ou do sudeste asiático que poderão se tornar a próxima China. Bangladesh, India, Indonésia, Malásia, Paquistão, Sri Lanka, Tailândia, Filipinas, Vietnã, Camboja.

b) Explique como a China se tornou o lugar ideal para se terceirizar a produção.

Baixo custo de produção, onde a população chinesa de 1,3 bilhão de habitantes significa um grande mercado consumidor e uma força de trabalho barata, pouco sindicalizada e bastante produtiva. Economia baseada na baixa valorização cambial, com taxas de juros baixas, altos índices de poupança e empréstimos subsidiados.

c) Para produzir, uma empresa necessita fundamentalmente de mão de obra, energia, matérias-primas e máquinas. Ao mesmo tempo, deve ter acesso relativamente fácil ao seu mercado consumidor. Essas condições devem equilibrar-se de forma a diminuir ao máximo o custo da unidade produzida.

Cite os dois principais fatores locacionais da indústria na: Primeira Revolução Industrial:

Carvão, ferrovia, portos.

Segunda Revolução Industrial:

Petróleo, eletricidade, novas matérias-primas.

Terceira Revolução Industrial:

(5)

Questão 5 – Leia a letra da música abaixo, gravada pela banda canadense de rock Rush.

Half The World Half the world hates

What half the world does every day Half the world waits

While half gets on with it anyway Half the world lives

Half the world makes

Half the world gives While the other half takes

Half the world is Half the world was Half the world thinks While the other half does Half the world talks

With half a mind on what they say Half the world walks

With half a mind to run away Half the world lies

Half the world learns Half the world flies As half the world turns Half the world cries Half the world laughs Half the world tries To be the other half Half of us divided

Like a torn-up photograph Half of us are trying To reach the other half Half the world cares

While half the world is wasting the day Half the world shares

While half the world is stealing away

Metade do mundo (tradução) Metade do mundo odeia

O que metade do mundo faz todo dia Metade do mundo espera

Enquanto metade do mundo segue em frente de qualquer maneira Metade do mundo gosta

Metade do mundo faz Metade do mundo dá

Enquanto a outra metade toma Metade do mundo é

Metade do mundo era Metade do mundo pensa Enquanto a outra metade faz Metade do mundo fala

Com metade da mente no que dizem Metade do mundo caminha

Com metade da mente em fugir Metade do mundo mente Metade do mundo aprende Metade do mundo voa

Como metade do mundo se transforma Metade do mundo chora

Metade do mundo ri Metade do mundo tenta Ser a outra metade Metade de nós dividida Como uma fotografia rasgada Metade de nós tentando Atingir a outra metade Metade do mundo se importa

Enquanto metade do mundo está desperdiçando o dia Metade do mundo compartilha

Enquanto metade do mundo está roubando

Disponível em: <http://www.vagalume.com.br/rush/half-the-world-traducao.html#ixzz1aRl9sXvD>. Acesso em: 2 out. 2011.

Com base na letra da música, elabore um texto sobre uma característica da globalização.

Característica da globalização: o estudante deverá apontar uma das características da globalização, seja cultural, política, ambiental, social ou econômica.

Referências

Documentos relacionados

Half the world learns Half the world flies As half the world turns Half the world cries Half the world laughs Half the world tries To be the other half Half of us divided.

Assim como em 2004 nos casos de anencefalia, a an- tropóloga e pesquisadora Debora Diniz liderou a ação de organizações e grupos em prol da defesa dos direi- tos das mulheres e da

Deve-se notar, entretanto, que as perturbações são de períodos extremamente longo (da ordem de 10 8 dias), isto faz com que tais efeitos apareçam como termos seculares,

For the determination of the half-life of 101 Mo, the 191.9keV (I g =1000%) and the 591.9 (870%) peaks were analyzed in each spectrum and the peak area (C) was fitted, using

In the present experiment, the 127 Te samples were produced by neutron irradiation of 10mg- 126 Te-enriched samples for 6 minutes in the pneumatic station of the IEA-R1

Hereupon, the current work introduces two novelties: 1) a novel LAA segmentation technique for 3D-TEE images based on the evolution of a curvilinear blind-ended BEAS model; and 2)

Relacione os níveis das raízes correspondentes constantes na 1ª coluna de acordo com miótomos a serem testados constantes na 2ª coluna, e, em seguida, marque a alternativa que

This was the first demonstration of the theory proposed by Katz (1969) that “depolarization opens a gate to calcium ions (or –what amounts to the same thing- that