• Nenhum resultado encontrado

Transbordo de resíduos sólidos. Urias Rodrigues, engenheiro e coordenador de Destinação Final da Loga (Logística Ambiental de São Paulo) Custom Search

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Transbordo de resíduos sólidos. Urias Rodrigues, engenheiro e coordenador de Destinação Final da Loga (Logística Ambiental de São Paulo) Custom Search"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Segunda, 07 Agosto 2017

(/)

Select Language

Custom Search (/newsletter)

Entrar Corporativo(/corporativo/entrar)

Notícias (/noticias)

Dia a Dia (/noticias/dia-a-dia) Opinião (/noticias/opiniao)

Cursos EVP (https://cursos.portogente.com.br/) Portopédia (/portopedia)

Materiais Educativos (/materiais-educativos) Feiraglobal (/feiraglobal/guia-do-mercado-global2) Turismo (/turismo)

Dragagem Portuária (/dragagem-portuaria) Notícias Corporativas (/noticias-corporativas)

Transbordo de resíduos sólidos

Urias Rodrigues

07 de Agosto de 2017 às 00:08

Urias Rodrigues, engenheiro e coordenador de Destinação Final da Loga (Logística Ambiental de São Paulo)

(2)

A forma como é feita a coleta e a destinação de resíduos sólidos é decisiva para o meio ambiente e a qualidade da vida nas cidades. É preciso que todos os processos sejam tecnicamente corretos, para evitar contaminações e desconfortos para a sociedade. Recursos humanos bem treinados,

caminhões, instalações e equipamentos modernos são essenciais para que todo resíduo seja recolhido e encaminhado à destinação final de maneira adequada.

Nas cidades grandes, há outro fator muito importante: o uso de estações de transbordo, nas quais os resíduos coletados pelos caminhões

compactadores são transferidos para carretas de maior capacidade, que os transportam ao destino final. Isso é necessário devido à dificuldade de áreas próximas aos bairros para instalar aterros sanitários, o que faz com que eles fiquem muito distantes dos locais de coleta.

Ao possibilitar a redução do número de caminhões que trafegam nas vias e permitir o seu retorno imediato para a coleta, causando menor impacto no trânsito e economizando recursos naturais e financeiros, tempo e mão de obra, o transbordo contribui, também, para a minimização das emissões dos gases de efeito estufa, prejudiciais à camada de ozônio. Há, aí, um ganho econômico-ambiental para a cidade, com a redução do consumo de

combustível, além de impacto positivo no trânsito e maior eficiência logística e produtividade.

A cidade de São Paulo tem três estações de transbordo. Uma delas,

localizada na Ponte Pequena, Bom Retiro, é de responsabilidade e gestão da empresa Loga, que atende a Região Noroeste do município,

(3)

compreendendo o Centro e as zonas Norte e Oeste. As duas outras, localizadas no Ipiranga e em Santo Amaro, são operadas pela EcoUrbis, responsável pelas zonas Sul e Leste da cidade.

Segundo a prefeitura paulistana, a cidade coleta, em média, 20 mil toneladas diárias de resíduos (residenciais, de saúde, restos de feiras, podas de árvores e entulho). A população de São Paulo é de 12,03 milhões (fonte: IBGE). Temos, portanto, 1,49 quilo de resíduos por morador/dia e uma estação de transbordo para cada 4,01 milhões. No Rio de Janeiro, são 6,49 milhões de habitantes (IBGE), 8,40 mil toneladas diárias de resíduos (1,29 quilo por pessoa) e cinco unidades de transbordo (uma para cada 1,30 milhão de cariocas). Em Nova York, são 8,5 milhões de habitantes, 26 mil toneladas/dia (3,05 quilos para cada um) e três estações de transbordo (uma para cada 2,83 milhões de pessoas).

As duas metrópoles brasileiras e a norte-americana, como ocorre com outras em todo o mundo, transportam o resíduo para destinos finais cada vez mais distantes dos centros urbanos. No caso de Nova York, há aterros sanitários localizados até mesmo na Virgínia (600 quilômetros) e Pensilvânia (300 quilômetros).

Os dados deixam claro o significado logístico do transbordo para o gerenciamento dos resíduos sólidos nas grandes cidades. Por isso, a expansão desse serviço específico pode ocorrer à medida que a demanda aumente ou quando houver mudança no sistema logístico, sempre para tornar o processo cada vez mais eficaz. É importante, também, que novas estações a serem instaladas tenham um padrão elevado de qualidade,

(4)

fCompartilhar Tweetar Compartilhar

tratamento do ar, isolamento acústico, controle de odores e efluentes líquidos, fatores imprescindíveis para viabilizar a chamada "transferência limpa", mitigando os impactos ambientais.

O uso adequado das tecnologias disponíveis a favor das unidades de transferência proporciona resultados altamente positivos para a sociedade. Podemos pensar em casos como o de Barcelona, onde a revitalização da área portuária para a Olimpíada de 92 contou com a instalação de um sistema de coleta automatizado ligado a uma estação de transferência, ao lado de um grande mercado. Aquela área ganhou maior eficiência no

serviço de limpeza pública e o equipamento cumpre sua função, convivendo em perfeita harmonia com região de alta presença de turistas, em uma das cidades mais badaladas da Europa.

Deve-se enfatizar, ainda, que as estações de transbordo não são aterros sanitários e nem lixões (estes, aliás, nem existem mais em São Paulo, um dos municípios brasileiros nos quais já foram extintos, conforme determina a Política Nacional de Resíduos Sólidos - Lei 12.305/10). São unidades nas quais o resíduo jamais fica estocado. Trata-se, sim, de um equipamento importante para a infraestrutura e a logística de toda a limpeza urbana e a qualidade do meio ambiente nas grandes cidades.

Curtir Seja o primeiro de seus amigos a curtir isso.

(5)

0 comentários Classificar por

Plugin de comentários do Facebook

Mais antigos Adicionar um comentário... Leia Mais (/noticias/transporte- logistica/96371-sao-paulo- exporta-modelo-de-concessoes-e-ppps)

Leia Mais (/noticias/dia-a- dia/96396-acordo-maritimo-com-o-chile) São Paulo 'exporta' modelo de concessões e PPPs (/noticias/transporte- logistica/96371- sao-paulo- exporta-modelo- de-concessoes-e-ppps) Acordo marítimo com o Chile (/noticias/dia-a- dia/96396- acordo-maritimo-com-o-chile) Leia Mais (/noticias/transporte- logistica/96374-tap- anuncia-novas-classes-tarifarias)

TAP anuncia novas classes tarifárias (/noticias/transporte- logistica/96374- tap-anuncia- novas-classes-tarifarias) Leia Mais (/noticias/opiniao/96377-vlt- e-solucao-inteligente-para-mobilidade) VLT é solução inteligente para mobilidade (/noticias/opiniao/96377- vlt-e-solucao- inteligente-para-mobilidade)

Portopédia - Últimos Verbetes

1. Desafios do turismo no Brasil (/portopedia/78952-desafios-turismo-brasil) 2. Sustentabilidade (/portopedia/78308-sustentabilidade)

(6)

3. A figura do NVOCC como operador de transporte aquaviário (/portopedia/78081-a-figura-do-nvocc-como-operador-de-transporte-aquaviario)

As mais lidas

1. Morre Robson Apolinário, importante liderança dos portuários em Santos (/noticias/portos-do-brasil/96270-morre-robson-apolinario-importante-lideranca-dos-portuarios-em-santos) 2. Coisas de pato (/noticias/dia-a-dia/96217-coisas-de-pato)

3. Desperte o coach (/noticias/opiniao/96282-desperte-o-coach)

4. Portogente organiza Summit Virtual para discutir aplicação da Lei dos Portos (/radar-global/96269-summit-virtual-4-anos-lei-portos)

5. Fim do dinheiro (/noticias/dia-a-dia/96293-fim-do-dinheiro)

(/component/banners/click/1)

(/component/banners/click/2)

Notícias

Comércio (/noticias/comercio) Dia-a-Dia (/noticias/dia-a-dia)

Meio Ambiente (/noticias/meio-ambiente) Ministérios (/noticias/ministerios)

Portos do Brasil (/noticias/portos-do-brasil) Transporte / Logística (/noticias/transporte-logistica)

Notícias do dia (/noticias/noticias-do-dia) Corporativa (/noticias-corporativas) Opinião (/noticias/opiniao)

Colunistas

André de Seixas (/colunistas/andre-de-seixas) Carlos Pimentel (/colunistas/carlos-pimentel) Daniel L.O.Souza (/colunistas/daniel-l-o-souza) Fabio Pinho (/colunistas/fabio-pinho)

Frederico Bussinger (/colunistas/frederico-bussinger)

Iris Geiger (/colunistas/iris-geiger)

Osvaldo Agripino (/colunistas/osvaldo-agripino) Silvio dos Santos (/colunistas/silvio-dos-santos)

(7)

Voltar ao topo © 2017 Portogente. Todos os direitos reservados

Alessandro Atanes (/colunistas/alessandro-atanes)

Carla Diéguez (/colunistas/carla-dieguez) Laire Giraud (/colunistas/laire-giraud)

Cursos

Transporte e Logística (https://cursos.portogente.com.br/course/index.php? categoryid=10) Comércio (https://cursos.portogente.com.br/course/index.php? categoryid=7) Qualidade (https://cursos.portogente.com.br/course/index.php? categoryid=8) Saúde e Segurança (https://cursos.portogente.com.br/course/index.php? categoryid=11) Comunicação (https://cursos.portogente.com.br/course/index.php? categoryid=9) Turismo (https://cursos.portogente.com.br/course/index.php? categoryid=13)

Feiraglobal

Guia do Mercado Global (/feiraglobal/guia-do-mercado-global2)

Cases (/feiraglobal/cases)

Infográficos (/feiraglobal/infograficos)

Anuncie no Portogente

O Site (/sobre)

Dados do Portogente (/midia-kit) Tabela de preços (/tabela-de-precos) Contato (/contato)

Referências

Documentos relacionados

UNCISAL INCUBADORA EMPRESARIAL TRADICIONAL, TECNOLÓGICA E SOCIOCULTURAL - UNITEC Edital interno simplificado para seleção de bolsistas para NIT -.. UNITEC

A utilização de válvulas redutoras de pressão (VRPs) como ferramenta para o controle de perdas em redes de distribuição de água, vem sendo recomendada por

O servidor designado atuará como fi scal do Contrato Administrativo nº 030/2015/SUSIPE, celebrado entre a empresa SYSTEMSCOPY LTDA ME e a Superintendência do Sistema Penitenciário

O CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA - 5º REGIÃO, doravante denominado CRP/05, Autarquia Federal, instituído pela Lei 5.766/71 e regulamentado pelo Decreto Lei n.º 9.822,

• Pressure gauge for boiler pressure control • Pressure gauge for pump pressure control • 1 hot water outlet / 2 steam wands • Electronic boiler temperature control •

A análise do processo de formulação de estratégias nos órgãos municipais de turismo do estado de São Paulo foi realizada em cada um dos casos investigados por meio de cinco

Calendário Oficial da FIE, cujo texto faz parte da proposta (ver anexo 1). - b) Abrange apenas o período de 12 meses, aproximados, que vai da primeira competição após os

O programa pro bono da Garrigues é fundamental para o desenvolvimento da sensibilidade social dos seus advogados e para contribuir com uma sociedade mais justa para todos, e não