• Nenhum resultado encontrado

EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA. Programa recomendado pela CAPES, nível Mestrado, em dezembro de 2013 MESTRADO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA. Programa recomendado pela CAPES, nível Mestrado, em dezembro de 2013 MESTRADO"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA Programa recomendado pela CAPES, nível Mestrado, em dezembro de 2013

MESTRADO

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO EM 2015 Edital PPGQ 01/2015

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná, por meio do seu Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ), torna público, para conhecimento dos interessados, o processo de seleção dos candidatos do referido Programa, nos termos estabelecidos neste edital.

I - Da inscrição

As inscrições ao exame de Seleção para o Programa de Pós-Graduação em Química da UTFPR estarão abertas no período de 01 setembro a 14 de novembro de 2014 na Secretaria do Programa, no endereço:

Departamento de Química e Biologia

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Curitiba – Sede Ecoville

Av. Deputado Heitor Alencar Furtado, 4900, Bairro: Cidade Industrial, Curitiba-Pr, Brasil CEP: 81280-340

Telefone: (41) 3279 4575 R.2075

1. Estarão abertas 15 vagas para admissão ao Mestrado para ingresso no primeiro semestre do ano de 2015.

2. Poderão inscrever-se como candidatos para a seleção do nível Mestrado, os Graduados em Química, Engenharia Química, Farmácia, e áreas afins.

3. É obrigatório o preenchimento do Requerimento de Inscrição obtido na página do programa www.utfpr.edu.br/curitiba/ppgq. O candidato deverá entregar, juntamente com o Requerimento de Inscrição, os seguintes documentos:

a) Duas cartas de recomendação de docentes da instituição de origem do candidato, conforme modelo em anexo, entregue junto com a documentação no ato da inscrição em envelope lacrado, assinado e carimbado pelo recomendante. (Anexo I).

(2)

b) Fotocópia do diploma da Graduação, ou atestado de conclusão de curso ou declaração de provável formando emitida pela Coordenação do curso de Graduação do candidato. No ato da matrícula deverá ser entregue o diploma de graduação obtido em cursos legalmente reconhecidos no Brasil ou exterior, ou uma declaração de conclusão de curso para os formandos que colarem grau até o último dia de matrícula do Programa de Pós-Graduação em Química.

c) Currículo no formato Lattes (lattes.cnpq.br) atualizado com os documentos comprobatórios. Incluir somente cópias dos comprovantes dos itens que serão pontuados, organizados conforme a tabela de pontuação (Anexos II e III).

d) Fotocópia do Histórico Escolar do Curso de Graduação.

e) Fotocópia da carteira de Identidade, CPF, do Título de Eleitor, do Certificado de Reservista para os homens, Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento, em caso de mudança do nome. Para candidatos estrangeiros, cópia da Cédula de Identidade para Estrangeiros (RNE), do passaporte e/ou solicitação de Visto, expedido pelo consulado do Brasil no exterior;

f) Uma fotografia 3x4.

g) Tabela do Anexo III, preenchida e documentada.

Os candidatos que não puderem comparecer pessoalmente à Secretaria do Programa poderão se inscrever enviando toda a documentação e o requerimento de inscrição via correio (Sedex) com data de postagem até o limite para as inscrições, 14 de novembro de 2014.

4. Nenhum candidato poderá participar de qualquer etapa do processo de seleção se houver pendência sobre a documentação requerida para a inscrição.

5. Informações podem ser obtidas na secretaria no endereço e telefone do Programa, das 8h00 às 17h00, ou pelo e-mail ppgq@utfpr.edu.br

6. A inscrição será homologada após a verificação de que o candidato apresentou toda a documentação prevista no item 3 nas condições explicitadas anteriormente. A lista dos candidatos com inscrição homologada será divulgada em ordem alfabética até o dia 26 de novembro de 2014 no quadro de avisos da Coordenação, assim como no site www.utfpr.edu.br/curitiba/ppgq

7. Os candidatos que tiverem sua inscrição homologada deverão comparecer à prova escrita, que será realizada no dia 01 de dezembro de 2014, às 8h00, na sala EC-205 do Departamento de Química e Biologia da UTFPR, bloco C, campus Curitiba, sede Ecoville, no endereço acima citado. Os candidatos deverão estar presentes no local, na data e hora determinadas para a prova escrita, munidos de documento de identificação com foto, caneta azul ou preta, lápis e borracha. O candidato poderá utilizar apenas calculadora científica simples, sem cartão de memória ou comunicação sem fio. Não será permitido o uso de qualquer outro equipamento eletrônico, como celular, smartphone, fone de ouvido, etc.

(3)

8. Ao se inscrever, o candidato atesta estar ciente e concordar com o contido no presente edital.

II – Da Seleção

O exame de Seleção ao Programa será realizado em 2 fases, por uma Comissão de Seleção, e contemplará:

1- Na primeira fase a realização de uma prova escrita de Química Geral, conforme os tópicos do Anexo IV. A prova será de caráter classificatório e eliminatório. A prova escrita terá duração de 4 horas. Não será permitida a consulta a qualquer tipo de fonte. As folhas de papel para a realização da prova escrita serão fornecidas pela Comissão de Seleção e deverão ser todas devolvidas ao final da prova escrita. A primeira fase terá como nota de corte o equivalente a 50 % do valor da prova. Os candidatos que não atingirem a nota de corte estarão automaticamente eliminados do Processo Seletivo.

2. Na segunda fase será realizada a avaliação do Curriculum Lattes, com base nas informações da Tabela do Anexo III, e uma entrevista com a Comissão de Seleção, onde o candidato será arguido sobre sua vida acadêmica.

3. O Programa se reserva o direito de não preencher a totalidade das vagas. III- Dos critérios de avaliação e classificação

A Comissão de Seleção levará em consideração: 1) Na Pontuação:

a) Prova escrita: Desenvolvimento do conteúdo proposto nos tópicos especificados no Anexo IV deste Edital. A prova escrita terá um peso de 75 % da nota final.

b) Análise do Curriculum Lattes e Entrevista do candidato. Para pontuação da análise curricular serão utilizados os critérios estabelecidos nos Anexos II e III. A análise do currículo terá um peso de 25 % da nota final. Serão consideradas as seguintes atividades: I) Artigos publicados ou aceitos em revistas científicas indexadas;

II) Patentes concedidas;

III) Trabalhos apresentados em eventos científicos (regionais, nacionais e internacionais); IV) Participação em Programa de Iniciação Científica;

V) Participação em Programas de Monitoria ou similar;

VI) Participação em cursos e minicursos (da área) de no mínimo 4 horas.

Os candidatos serão classificados por ordem decrescente da nota final resultante das duas etapas. Em caso de empate, a Comissão de Seleção tomará como parâmetro de desempate os seguintes critérios, nesta ordem: (I) nota da prova escrita, (II) pontuação obtida no currículo e entrevista.

(4)

IV- Das Vagas

Serão ofertadas 15 vagas, sendo que estas podem não ser preenchidas de acordo com a nota dos candidatos.

No ato da inscrição, o candidato deverá indicar a área de concentração na qual pretende trabalhar, assinalando-a no requerimento de inscrição.

VI – Da divulgação dos resultados

Os candidatos aprovados serão listados por ordem decrescente da nota final, a qual será divulgada até o dia 15 de dezembro de 2014, no quadro de avisos da Coordenação e na página do programa. A distribuição das bolsas disponibilizadas pelo PPGQ obedecerá está ordem.

VII – Dos Recursos

a) Recurso aos resultados da homologação das candidaturas e de qualquer uma das fases da avaliação deve ser encaminhado por escrito para a Comissão de Seleção no prazo de até 48 horas a partir da divulgação dos resultados.

b) A análise dos recursos será feita pela Comissão de Seleção em química levando em conta a aplicação dos critérios dispostos neste edital.

VIII) Disposições finais

As provas serão obrigatórias e classificatórias.

Terão direito a matricula os candidatos classificados com média igual ou superior a 5,0 de acordo o número de vagas disponíveis.

Não é obrigatório o preenchimento do número total de vagas oferecidas pelo programa. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Seleção em reunião do Colegiado do PPGQ.

O presente edital será publicado em 18 de agosto de 2014 na página do programa para que atenda aos interessados e cumpra as suas finalidades.

(5)

ANEXO I

CARTA DE RECOMENDAÇÃO EXAME DE SELEÇÃO – PPGQ – UTFPR

Nome do(a) candidato(a): __________________________________________________ Dados do recomendante:

Nome: ____________________________________________________________________ Instituição ou Empresa: _____________________________________________________ Cargo: ___________________________________________________________________ Grau acadêmico mais alto: __________________________________________________ Instituição e ano de obtenção do grau: ________________________________________ Área de sua especialidade: __________________________________________________ Fone(s): __________________________________________________________________ Endereço: ________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ 1. Avaliação do Candidato:

Ótimo Bom Regular Ruim Conhecimento científico

Iniciativa e criatividade Perseverança

Capacidade de expressão oral Capacidade de expressão escrita

2. Descreva em que condições você conheceu o candidato (como professor, orientador, chefe ou coordenador de curso) e o período em que isto ocorreu. Como você avalia o desempenho do(a) candidato(a) nas atividades em que o acompanhou? Analise sua capacidade de expressão oral e escrita, dedicação às atividades que desempenhou, iniciativa, criatividade e motivação. Sinta-se à

(6)

ANEXO II

CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO AO MESTRADO 2015/1 - NOTA PROVA ESCRITA: 75 %

- PONTUAÇÃO DA ANÁLISE CURRICULAR: 25 %

1 - Trabalhos publicados ou aceitos* em revistas indexadas: 3,0 pontos por trabalho. Os 3,0 pontos deverão ser multiplicados pela faixa do fator de impacto da revista (estrato), conforme estabelecido no Anexo III.

2 - Capítulo de livro relacionado com a área da química: nacional (1,5 pontos), internacional (3,0 pontos).

3 - Trabalhos completos apresentados em eventos científicos internacionais ou nacionais (0,5 ponto por trabalho - máximo 4,0 pontos).

4 - Resumos apresentados em eventos científicos nacionais e regionais (0,3 ponto por trabalho - máximo 4,0 pontos).

5 - Participação em programas de Iniciação Científica e/ou Tecnológica ou extensão (0,5 por semestre).

6 - Participação em programas de monitoria ou estágio devidamente comprovado (0,3 ponto por semestre – máximo 1,5 pontos).

7 - Registro de patentes: 3,0 pontos por trabalho.

8 - Participação em cursos e minicursos de no mínimo 4 horas relacionados com a química. (0,2 pontos para cada 4 horas – máximo de 1,0 ponto).

9 - Participação em congresso científico (0,2 pontos por congresso – máximo de 1,0 ponto). * aceito com comprovação: DOI ou carta de aceite do Editor. No dia da prova escrita, o candidato poderá incluir artigos aceitos e/ou publicados que não foram incluídos no ato da inscrição. Para isto, o candidato deverá entregar uma cópia do artigo ou manuscrito juntamente com a carta de aceite da revista científica, antes do inicio da prova escrita para a comissão de Seleção.

(7)

ANEXO III

TABELA DE PONTUAÇÃO PARA CANDIDATOS AO MESTRADO (o candidato deve preenchê-la conforme a pontuação estabelecida no ANEXO II)

Ítem Quantidade Peso por item Pontos

1.Trabalhos publicados ou aceitos* estrato 3,0 X fator multiplicativos

2. Capítulo de livro Nacional x 1,5

Internacional x 3,0 3.Trabalhos completos em eventos

científicos internacionais ou nacionais

x 0,5

4. Trabalhos em eventos científicos regionais e nacionais

x 0,3

5. Participação em programas de Iniciação Científica e/ou Tecnológica ou extensão

x 0,5 (semestre) 6. Participação em programas de monitoria

ou estágio

x 0,3 (semestre)

7. Registro de patentes x 3,0

8. Participação em cursos e mini-cursos x 0,2 9. Participação em congresso científico x 0,2 http://qualis.capes.gov.br/webqualis/

Revista classificada como estrato A1 deverá ser multiplicada por fator 1,0. Revista classificada como estrato A2 deverá ser multiplicada por fator 0,9. Revista classificada como estrato B1 deverá ser multiplicada por fator 0,8. Revista classificada como estrato B2 deverá ser multiplicada por fator 0,6. Revista classificada como estrato B3 deverá ser multiplicada por fator 0,5. Revista classificada como estrato B4 deverá ser multiplicada por fator 0,4. Revista classificada como estrato B5 deverá ser multiplicada por fator 0,3. Revista classificada como estrato C deverá ser multiplicada por fator 0.

(8)

ANEXO IV

Prova de Seleção para o PPGQ – UTFPR – Mestrado – 2015-1

A prova terá duração de 4 horas, iniciando-se às 8h00 horas do dia 01 de dezembro de 2014.

Tópicos:

Equilíbrio Químico; Volumetria de neutralização; Volumetria de precipitação; Volumetria de complexação; Volumetria de oxido-redução; Estrutura, nomenclatura, acidez e basicidade de compostos orgânicos e propriedades físicas das funções orgânicas; Isomeria (constitucional, conformacional, geométrica e óptica); Gás ideal; Termoquímica; Cinética Química; Eletroquímica; Estrutura atômica, Propriedades periódicas, Teorias de ligação (ligações iônica, covalente e metálica); Teorias ácido-base (Arrhenius, Bronsted-Lowry, Lewis, Pearson, Sistema-solvente).

Bibliografia recomendada:

1. HOLLER, F.J.; SKOOG, D.A.; CROUCH, S.R. Princípios de Análise Instrumental, 6ª ed. Bookman, 2009.

2. SKOOG, D.; WEST, D.; HOLLER, J.; CROUCH, S.R. Fundamentos de Química Analítica, 8ª ed. Cengage Learning, 2006.

3. HARRIS, D.C. Análise Química Quantitativa, 7ª ed., LTC, 2008. 4. VOGEL, A.I. Química Analítica Qualitativa, 5ª ed., Mestre Jou, 1981. 5. MCMURRY, J. Química Orgânica, Vol. 1 e 2 - Rio de Janeiro: LTC, 2005.

6. SOLOMONS, T. W. G. Química Orgânica, Vol. 1 e 2 - Rio de Janeiro: LTC, 2005. 7. BRUICE, P.Y. Química Orgânica, Vol. 1. 4ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006. 8. SILVERSTEIN, R.M.; BASSLER, G.C.; MORRIL, T.C. Identificação Espectrométrica de Compostos Orgânicos, Guanabara, 2006.

9. ATKINS, P.W. Físico-Química - Fundamentos, 9ª ed., LTC, 2012.

10. SHAW, D. Introduction to Colloid and Surface Chemistry, Butterworth-Heinemann, Elsevier, 1992.

11. McQUARRIE, D.; SIMON, J.D. Physical Chemistry – A Molecular Approach, University Science Books, Sausalito, California, 1997.

12. BRETT, M.A. Electroquimica: Principios, Metodos e Aplicações, Almedina, São Paulo, 2000.

(9)

Referências

Documentos relacionados

Desde então, a Escolinha de Vôlei de Praia Adriana Samuel oferece semanalmente, nas areias de Copacabana, aulas gratuitas de iniciação ao vôlei de praia para meninos e

Assim, a presente pesquisa objetiva apresentar uma proposta voltada à re- ferida zona de esperança, que pressuponha o uso correto dos direitos do homem, a partir de uma

Juiz de Direito Titular da Comarca de São Joaquim da Barra de 1991 a novembro de 1995, período em que Presidiu duas Eleições como Juiz Eleitoral da Comarca. No mesmo período,

Utilize o caderno de respostas, no lugar delimitado para essas questões. Menino de 4 anos portador de anemia falciforme, é internado com quadro de febre, dor torácica e

Ao compararmos o grupo dos operadores: profissionais e acadêmicos, observamos que não houve diferença significativa entre as avaliações no tempo de 3 anos para ambos

Esta pesquisa se justifica a partir do projeto de tese de doutorado intitulada “O Programa Nacional de Melhoria de Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB): Gestão

• Caso o valor necessário para a garantia deste benefício seja superior à soma das parcelas dos Fundos A e D relativas à RMV no PAP, o valor para complemento desta garantia

A transparência e a participação democrática na gestão dos sistemas públicos de informação são apontados por Zémor (1995) como pilares da comunicação pública. São, portanto,