• Nenhum resultado encontrado

Fazer teste: AS_I. Pergunta 1. Pergunta 2. Pergunta 3

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Fazer teste: AS_I. Pergunta 1. Pergunta 2. Pergunta 3"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Fazer teste: AS_I

Pergunta 1

1. A partir da análise do texto a seguir, marque a alternativa correta. “A disciplina “Metodologia da Pesquisa Científica” estuda o caminho que se percorre ao se exercer ciência, ou seja, nasce a serviço da pesquisa científica, consistindo no estudo das práticas do saber e das práticas do exercício do saber, importantes para o aperfeiçoamento dos

conhecimentos humanos”. I - A metodologia fornece o instrumental necessário para que se possa construir ciência e para que se possa pensar a respeito das práticas científicas. II - O estudante realmente só precisará se preocupar com a Metodologia da Pesquisa Científica a partir da pós-graduação. III - É de fundamental importância que o estudante perceba que a disciplina Metodologia da Pesquisa Científica pode ser uma aliada na compreensão e elaboração de trabalhos acadêmicos.

a. Apenas a alternativa I está correta; b. Apenas a alternativa II está correta; c. Apenas a alternativa III está correta; d. Apenas as alternativas I e II estão corretas; e. Apenas as alternativas I e III estão corretas.

Pergunta 2

1. De acordo com o que foi estudado no conteúdo da unidade I, marque a alternativa correta:

a. Estudar é a mesma coisa que decorar.

b. O conteúdo programático de uma disciplina não deve ser objeto de reflexão, apenas de reprodução.

c. Na universidade, o aluno deve deixar de lado uma a postura passiva, para assumir uma postura ativa / reflexiva perante o conhecimento.

d. Um aluno universitário não precisa se dedicar aos estudos, já que, a experiência no trabalho substitui os ensinamentos acadêmicos.

e. O hábito de leitura só é necessário para o estudante universitário que pretende seguir a carreira acadêmica. Do contrário, resumos encontrados na internet são o suficiente para o aprendizado.

Pergunta 3

1. Na universidade, o estudante precisa saber se organizar para estudar, fazer trabalhos e refletir sobre o que foi aprendido. Dessa forma, o seu tempo de estudo deve ser aproveitado de diversas maneiras. Qual das alternativas abaixo não corresponde a uma forma adequada de estudo?

a. Revisar as matérias;

(2)

c. Pesquisar em bibliotecas, arquivos particulares e públicos, internet, entre outros; d. Anotar as dúvidas relacionadas às aulas e aos textos indicados pelos professores; e. Ler os textos básicos e complementares indicados pelos professores.

Pergunta 4

1. Marque V (verdadeiro) ou F (falso). ( ) Responsabilidade + Dedicação + Disciplina = Sucesso no estudos. ( ) O estudante na universidade deve entender que o resultado do seu aprendizado na universidade depende principalmente de decorar o material que é

apresentado nos livros e pelo professor. ( ) O aprendizado no processo de pesquisa se desenvolve à medida que o estudante se exercita, analisa e avalia suas conquistas ao longo de sua experiência acadêmica.

a. V, V, F b. V, F, V c. F, F, F d. F, V, V e. V, V, V

Fazer teste: AS_II

Pergunta 1

1. A partir da análise do texto a seguir, leia as proposições sobre a unidade II - Epistemologia e marque a alternativa correta.“ É próprio do homem produzir conhecimento. Este

conhecimento constitui o patrimônio histórico-cultural da humanidade, resultante de um processo cumulativo, decorrente de toda a história da vida humana”. I - Para que a sociedade possa caminhar e desenvolver-se, é necessário que apenas os professores e cientistas tenham acesso ao conhecimento, cuja apropriação pode dar-se somente por uma maneira: a universidade.II – O conhecimento possui quatro elementos básicos: o sujeito, o objeto, o predicado, e a preposição.III - O domínio do conhecimento possibilita ao homem não só conhecer o mundo, mas também compreender, explicar e transformar sua própria realidade.

A. Apenas a alternativa I está correta; B. Apenas a alternativa II está correta; C. Apenas a alternativa III está correta; D. Apenas as alternativas I e II estão corretas; E. Apenas as alternativas I e III estão corretas. Pergunta 2

1. A partir da leitura e análise do texto a seguir, marque V (Verdadeiro) ou F (falso). Em seguida, escolha a alternativa correta.“ A curiosidade passa a ter função especial para o cientista, uma vez que é fundamental para o desenvolvimento da própria ciência obter o perfeito entendimento de determinada teoria, estabelecendo-se por vezes o confronto com outras teorias no passado ou no presente”.( F) Apesar de todos os avanços nos campos das ciências, foi somente no século XVI que a filosofia científica ganhou autonomia como disciplina. Muito embora, até hoje, a ciência ainda não seja um fator de história e de cultura.

(3)

Por isso, ainda não se entrelaça com concepções de ordem moral, política e ética.( F) É desnecessário e irrelevante para o desenvolvimento da ciência obter o entendimento de determinada teoria, estabelecendo-se por vezes o confronto com outras teorias no passado ou no presente.(V ) A evolução constante do homem, por meio do conhecimento científico tem aumentado a longevidade, solucionado problemas seculares e, conseqüentemente, levará a humanidade a padrões de vida cada vez melhores.

A. V, V, F B. V, F, V C. F, F, V D. F, V, V E. V, V, V

Pergunta 3

1. De acordo com o que foi estudado unidade II – Epistemologia, marque a resposta correta.I – O conhecimento teológico também é chamado de “vulgar” ou “ empírico”.II – Nem todos os pensadores e cientistas chegam às mesmas conclusões sobre as questões que envolvem as “verdades”.III – O conhecimento científico é sinônimo de senso comum.

A. Apenas a alternativa I está correta; B. Apenas a alternativa II está correta; C. Apenas a alternativa III está correta;

Conhecimento científico: o conhecimento

científico, ao contrário do conhecimento comum:

Busca compreender a realidade de maneira racional, descobrindo relações universais e necessárias entre os fenômenos, o que permite prever acontecimentos e, conseqüentemente, também agir sobre a natureza (ARANHA; MARTINS, 1992, p.89)

D. Apenas as alternativas I e II estão corretas; E. Apenas as alternativas I e III estão corretas.

Pergunta 4

1. A partir do que foi estudado sobre o conhecimento científico, leia as proposições abaixo e marque a alternativa correta.I - O conhecimento científico é aquele que resulta da investigação científica, seus métodos e técnicas.II – O conhecimento científico deriva da necessidade de achar soluções apenas os problemas teóricos, formulados por cientistas e professores, como forma de pesquisa.III - descobre que os conhecimentos existentes

originários, quer do senso comum, quer do corpo de conhecimentos existentes na ciência, sã A investigação científica se inicia quando se o insuficientes para explicar os problemas surgidos.

A. Apenas a alternativa I está correta; B. Apenas a alternativa II está correta; C. Apenas a alternativa III está correta; D. Apenas as alternativas I e II estão corretas E. Apenas as alternativas I e III estão corretas.

(4)

Pergunta 5

1. A partir da leitura e análise da unidade II – Epistemologia, marque V (Verdadeiro) ou F (Falso) nas proposições a seguir. ( ) Todo trabalho científico, seja de natureza teórico-conceitual ou de natureza empírica, deve esclarecer o caminho percorrido para sua efetivação.( ) O único critério válido para a aprovação de uma teoria numa comunidade científica, é de que todos os estudiosos da área estejam de acordo com o que está sendo colocado, sem nenhum tipo de argumentação oposta.( ) A ciência experimental surgiu e desenvolveu-se no início do século XVII, sempre imersa nas discussões filosóficas que tratavam sobre os limites do raciocínio científico, sobre o que a ciência considerava como verdade e questionava a capacidade do homem em conhecer o universo através dos seus falhos instrumentos pessoais.

A. V, V, F B. V, F, V C. F, F, F D. F, V, V E. V, V, V

Pergunta 6

1. Qual das alternativas abaixo está relacionada ao senso comum? A. A água ferve à, aproximadamente, 100 graus centígrados.

B. A Terra gira ao redor do Sol e esse movimento é chamado de translação. C. Cortar cabelo na lua cheia faz o cabelo crescer mais rápido e mais brilhante. D. De acordo com o Cristianismo, Jesus Cristo é o filho de Deus.

E. De acordo com René Descartes, filósofo e matemático francês: “penso, logo existo”

Fazer teste: AS_III

Pergunta 1

1. “A preparação planejada e metódica de um trabalho científico, tal como o que é exigido nos cursos de graduação e pós-graduação, supõe uma seqüência de etapas”. Qual das

alternativas abaixo não corresponde a uma dessas etapas ?. A. Determinação e delimitação do tema;

B. Levantamento bibliográfico e de fontes primárias de pesquisa acerca do tema; C. Leitura e análise da documentação;

D. Aplicação de questionário sem conhecimento do tema da pesquisa; E. Construção lógica do trabalho e redação do texto.

Pergunta 2

1. Leia as proposições sobre a unidade III - Textos Científicos e marque a alternativa correta.I - A escolha do tema de um trabalho científico deve estar vinculada a dois aspectos fundamentais: formação do pesquisador e sua prática cotidiana.II - A formulação do

(5)

primárias abrangem todo o material que já tenha se tornado público por um profissional ou pesquisador. Ou seja, deve ser um material já conhecido e publicado.

A. Apenas a alternativa I está correta; B. Apenas a alternativa II está correta; C. Apenas a alternativa III está correta; D. Apenas as alternativas I e II estão corretas; E. Apenas as alternativas I e III estão corretas.

Pergunta 3

1. Em relação ao assunto “trabalhos científicos”, marque V (verdadeiro) ou F (falso) nas proposições abaixo. Em seguida, escolha a alternativa correta.( v ) O levantamento de fontes faz-se mediante consultas a catálogos e fichários de bibliotecas, sumários de

publicações, bancos de teses e dissertações, material de divulgações, material de divulgação de editoras, listas bibliográficas constantes de livros e artigos ligados ao tema, programas de busca da Internet. ( F ) Um problema de pesquisa deve ser elaborado antes da delimitação do tema, porque só assim, é possível se alcançar precisão científica. (v ) É no momento da triagem do levantamento de fontes que se identifica aquele material, não só relevante, como mais adequado ao desenvolvimento do trabalho, deixando-se de lado obras genéricas como enciclopédias, revistas não especializadas, livros didáticos, enfim, todo material que não apresente um grau de complexidade compatível com o nível que o pesquisador pretende alcançar. A. V, V, F B. V, F, V C. F, F, F D. F, V, V E. V, V, V

Pergunta 4

1. A partir da leitura e análise da Unidade III – Textos Científicos, marque a alternativa incorreta.

A. A redação de um trabalho acadêmico deve ser realizada com atenção para evitar problemas de digitação, problemas com pontuação, ortografia, concordância ou incoerência dos dados apresentados, entre outros.

B. É muito importante no momento da redação final de um trabalho acadêmico, que o estudante / pesquisador tenha em mãos dicionários, dicionários de sinônimos, manuais de redação, entre outros materiais, para evitar problemas de ortografia e também, a repetição constante de palavras.

C. O artigo científico é um texto que reproduz ideias apenas na área da matemática, psicologia e pedagogia.

D. Um bom seminário é o que prende a atenção de quem está assistindo, chamando todos para o debate das informações transmitidas.

E. Normalização é a atividade que estabelece, em relação a problemas existentes ou potenciais, prescrições destinadas à utilização comum e repetitiva com vistas à obtenção do grau ótimo de ordem em um dado contexto

(6)

Fazer teste: AS_IV

Pergunta 1

1. A partir da leitura do texto a seguir e da análise da unidade IV – Métodos Científicos, marque V (verdadeiro) ou F(falso) para as proposições que seguem. “A palavra

“técnica” vem do grego tékhne, e significa arte. Se o método é o caminho, a técnica é o modo de caminhar. Técnica subentende o modo de proceder em seus menores detalhes, a operacionalização do método segundo normas padronizadas. É resultado da experiência e exige habilidade em sua execução”. ( ) Um mesmo método pode comportar mais de uma técnica. ( ) Apesar do rigor do método, não é conveniente pensar que a ciência é um

conhecimento certo e definitivo, pois ela avança em contínuo processo de investigação que supõe alterações à medida que surgem fatos novos, ou quando são inventados novos instrumentos. ( ) A ciência utiliza métodos flexíveis e, por isso, atinge um tipo de conhecimento caótico, impreciso e subjetivo.

A. V, V, F B. V, F, V C. F, F, F D. F, V, V E. V, V, V

Pergunta 2

1. Existem vários tipos de métodos científicos utilizados pelos cientistas e pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento para se chegar a determinados resultados. Qual das alternativas abaixo não corresponde a um método científico?

A. Método indutivo; B. Método dedutivo; C. Metódo hipotético-dedutivo; D. Método acelerado; E. Método dialético.

Pergunta 3

1. Em relação ao assunto “métodos científicos”, marque V (verdadeiro) ou F (falso) nas proposições abaixo. Em seguida, escolha a alternativa correta. (V ) Uma experiência científica só será considerada como válida para o mundo da Ciência, se for realizada

seguindo determinadas normas controladas. (F ) No método científico, a hipótese é o mesmo que verdade absoluta na ciência. (V ) A hipótese é uma resposta provisória e antecipa algo que será ou não confirmado com a pesquisa.

A. V, V, F B. V, F, V C. F, F, F D. F, V, V E. V, V, V

(7)

Pergunta 4

1. De acordo com o que aprendemos na unidade IV, o método científico é composto por quatro fases. Qual das alternativas abaixo não corresponde a uma dessas fases ?.

A. Observação de um fato; B. Formulação de um problema; C. Proposta de uma hipótese;

D. Realização de uma pesquisa para testar a validade da hipótese. E. Formulação de um texto que contradiga o problema de pesquisa;

Fazer teste: AS_V

Pergunta 1

1. Algumas características são levadas em consideração na pesquisa qualitativa. Qual das alternativas abaixo não se enquadra nessas características?

a. A pesquisa busca uma compreensão profunda do contexto da situação; b. A pesquisa enfatiza a sequência dos acontecimentos ao longo do tempo;

c. A pesquisa qualitativa considera que tudo pode ser quantificável, o que significa traduzir em números as opiniões e as informações para classificar e analisar.

d. O pesquisador tem a necessidade de estar em contato direto e prolongado com o campo, para perceber os significados dos comportamentos;

e. A pesquisa é flexível, pois não há hipóteses fortes no seu início.

0,175 pontos

Pergunta 2

1. A partir da análise do texto a seguir, leia as proposições sobre a Unidade V - “Pesquisa” e marque a alternativa correta. “Para uma boa formação universitária e,

consequentemente, uma boa pesquisa, é necessário que o estudante / pesquisador desenvolva algumas habilidades próprias de cada área do conhecimento. Inicialmente, para que essas habilidades sejam adquiridas, faz-se necessário um embasamento teórico”. I - O embasamento teórico deve ser adquirido em fontes confiáveis de pesquisa, que podem ser localizadas em diversos locais, tais como: bibliotecas especializadas, arquivos públicos, sites acadêmicos / científicos dedicados à divulgação de pesquisas, sites governamentais, entre outros. II - As fontes de pesquisa (livros, dissertações de mestrado, teses de doutorado, revistas acadêmicas / científicas, bases de dados etc.) podem ser divididas em secundárias e terciárias. III - Para a elaboração de trabalhos (pesquisas) acadêmicos, pode-se recorrer também, a diversas instituições públicas e privadas que armazenam e disponibilizam para consulta bases de dados do acervo de documentos e da produção intelectual.

(8)

B. Apenas a alternativa II está correta; C. Apenas a alternativa III está correta; D. Apenas as alternativas I e II estão corretas; E. Apenas as alternativas I e III estão corretas.

Pergunta 3

1. Um pesquisador quando utiliza a pesquisa quantitativa deve estar atento a algumas questões. Qual das alternativas abaixo não se enquadra nessas questões?

A. A pesquisa deve ser flexível, pois não há hipóteses fortes no seu início.

B. A hipótese deve conter conceitos que possam ser medidos para sua verificação;

C. A hipótese deve demonstrar uma relação de causa-efeito de forma clara ou até mesmo subjetiva;

D. A pesquisa deve ser generalista, ou seja, a busca de conclusões deve ser feita de tal forma que não fique limitada;

E. A utilização de uma mesma metodologia deve conseguir verificar a validade dos resultados encontrados, isto é, toda pesquisa deve se preocupar com a replicação.

Pergunta 4

1. Marque a alternativa incorreta.

A. O planejamento de pesquisa, como estratégia global de ação, supõe a flexibilidade, a qual deve estar presente em toda atividade de pesquisa.

B. O projeto inicial de uma pesquisa pode sofrer alterações na medida em que o pesquisador desenvolve e aprofunda suas idéias ou faz a descoberta de novos dados. C. Nas pesquisas qualitativas, principalmente, não se parte de um projeto rigidamente

determinado. Ao contrário, as questões da pesquisa vão transformando-se, as técnicas vão sendo revistas e reelaboradas no próprio processo de pesquisa.

D. O orçamento de uma pesquisa é previsão do tempo para a realização das diferentes etapas do trabalho.

E. Pode-se dizer que a justificativa de uma pesquisa é texto dissertativo apontando o porquê de sua escolha, sua relevância, as questões da pesquisa a serem investigadas e o diálogo com a bibliografia (pressupostos teóricos).

Fazer teste: AS_VI

Pergunta 1

1. A partir da leitura e da análise da unidade VI – “Apresentação de Trabalhos Acadêmicos”, marque V (verdadeiro) ou F(falso) para as proposições que seguem. ( ) Um projeto de pesquisa que envolve seres humanos não precisa respeitar e obedecer as recomendações e normas elaboradas por um Comitê de Ética, já que as pessoas envolvidas não precisam, necessariamente, respeitar princípios éticos. ( ) Os elementos pós-textuais de um trabalho acadêmico devem apresentar as indicações de fontes e bibliografia que foram utilizados para a elaboração do trabalho, além de materiais que complementam as

(9)

registro de atuação, conselhos que, entre diversas ações, normatizam e fiscalizam a atuação profissional. A. V, V, F B. V, F, V C. F, F, F D. F, V, V E. V, V, V

Pergunta 2

1. Em relação ao assunto “métodos científicos”, marque V (verdadeiro) ou F (falso) nas proposições a seguir. Posteriormente, escolha a alternativa correta.

( ) Os trabalhos científicos devem seguir normas técnicas que regulam a sua apresentação e procedimento. ( ) As normas ABNT e Vancouver só devem ser usadas em teses. Ou seja, essas diretrizes não devem ser usadas em monografias e dissertações. ( ) Um trabalho acadêmico, como uma monografia, pode ser dividido em três partes: elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. A. V, V, F B. V, F, V C. F, F, F D. F, V, V E. V, V, V

Pergunta 3

1. A partir do que foi estudado na unidade VI - Apresentação de Trabalhos Acadêmicos, leia as proposições a seguir e marque a alternativa correta.

I – Os elementos textuais de um trabalho científico são: introdução, desenvolvimento e conclusão. II – Os trabalhos científicos devem seguir normas técnicas que regulam a sua apresentação e procedimento. Essas diretrizes seguem às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT e, para referências na área da saúde, é opcional o uso do estilo Vancouver. III – Atitudes e procedimentos éticos são desnecessários em nossas atuações e não precisam fazer parte do nosso dia-a-dia.

A. Apenas a alternativa I está correta; B. Apenas a alternativa II está correta; C. Apenas a alternativa III está correta; D. Apenas as alternativas I e II estão corretas; E. Apenas as alternativas I e III estão corretas.

Pergunta 4

1. De acordo com o que foi estudado sobre Trabalhos Acadêmicos, marque a 1ª coluna de acordo com a 2ª.

(10)

2ª coluna A – Trabalho científico de pesquisa, desenvolvido em cursos de pós-graduação stricto sensu, como requisito para obtenção do grau acadêmico de mestre. B – Trabalho científico de pesquisa, desenvolvido em cursos de pós-graduação stricto sensu, como requisito para obtenção do grau acadêmico de doutor.

C – Constitue uma modalidade de iniciação científica. A. I-C, II-A, III-B

B. I-B, II-C, III-A C. I-A, II-B, III-C D. I-C, II-B, III-A E. I-A, II-C, III-B Pergunta 6

Qual das alternativas abaixo não faz parte dos elementos pré-textuais de um trabalho acadêmico? A. Introdução. B. Capa. C. Sumário. D. Agradecimentos. E. Resumo.

Pergunta 7

A partir da análise da frase a seguir, leia as proposições sobre a unidade VI – “Apresentação de Trabalhos Acadêmicos” e marque a alternativa correta.

“Em trabalhos científicos, ao redigir o relatório final ou a monografia, é desejável a utilização de frases curtas e vocabulário adequado”.

I - O emprego do pronome impessoal “se” e de algumas formas verbais que tendem à impessoalidade, contribuem para a objetividade na redação. Por exemplo: “Neste trabalho, pretende-se demonstrar a diferença entre uma tese e uma dissertação”.

II – O uso do plural de modéstia e o pronome pessoal “eu” devem ser usados exaustivamente em um trabalho acadêmico.

III – Em um trabalho acadêmico, simplicidade não significa nem simplismo, nem desleixo

gramatical. A redação científica deve primar pela propriedade e correção vernácula. Ou seja, o texto de um trabalho acadêmico deve ser claro, correto e elucidativo.

.

Apenas as alternativas I e III estão corretas. A. Apenas a alternativa I está correta; B. Apenas a alternativa II está correta; C. Apenas a alternativa III está correta; D. Apenas as alternativas I e II estão corretas; E. Apenas as alternativas I e III estão corretas.

Referências

Documentos relacionados

Assim sendo para responder esta pergunta ele consequentemente parte para o conhecimento científico e como este é ou foi produzido a partir do ordenamento lógico

De acordo com a doutrina oficial brasileira (organizada pelo Conselho Federal de Contabilidade), a contabilidade é uma ciência social, da mesma forma que a Economia e

· 4.3 Indicações sobre cuidados médicos urgentes e tratamentos especiais necessários Não existe mais nenhuma informação relevante disponível.. SECÇÃO 5: Medidas de combate

Com esse teorema vimos que, as hipersuperf´ıcies completas e orient´ aveis com curvatura de Ricci n˜ ao positiva, que possui segunda forma fundamental com assinatura, tem ´ınfimo

Exterior de pele de nubuck de primeira qualidade Tamanhos: 38-45.. Estilo casual

Falo isso, pois, em um contexto em que os presentes são consideravelmente mais velhos do que eu, que tenho 21 anos e não aparento mais do que isso, tais homens podem não me

O homem é, pois, ao mesmo tempo, espírito e matéria, alma e corpo; mas, talvez que espírito e matéria não sejam mais do que simples palavras, exprimindo de maneira imperfeita

O projeto “A onda é reciclar” nasceu em julho daquele ano, a partir de um diagnóstico interno, no qual foram mapeados os principais materiais recebidos, os resíduos gerados