• Nenhum resultado encontrado

INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)
(2)

1

INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA

Leia atentamente o manual de instruções. O não cumprimento das instruções pode dar origem a ferimentos, danos no aparelho e perda do direito à assistência gratuita ao abrigo da garantia. Recomendamos que guarde o manual de instruções enquanto estiver na

posse do aparelho. Quando vender o aparelho, passe o manual de instruções ao novo proprietário.

AVISO !

Não tape os orifícios de ventilação no topo e nas laterais do aparelho.

Não utilize meios mecânicos nem dispositivos eléctricos para acelerar o processo de descongelação quando limpar o compartimento do congelador.

Se o cabo eléctrico de alimentação estiver danificado, a sua substituição deverá ser feita pelo fabricante, agente de serviço ou uma pessoa com qualificações semelhantes para evitar acidentes.

A eliminação do aparelho deve ser feita de acordo com as regras nacionais.

Não danifique o sistema de refrigeração do aparelho. Contém gás refrigerante R600a.

Se o sistema de refrigeração estiver danificado:

 Não utilize chamas desprotegidas.

 Evite faíscas ― não ligue aparelhos eléctricos nem acessórios de iluminação.

 Ventile imediatamente a divisão.

Não deixe as crianças brincarem com o aparelho nem ligá-lo ou desligá-lo da tomada. Não deixe as crianças brincarem com o material de embalagem do aparelho.

O aparelho não deve ser usado por crianças ou indivíduos com incapacidades mentais, a menos que alguém responsável pela sua segurança os tenham previamente ensinado a operar o aparelho.

 Se o aparelho tiver estado ao frio (temperatura não superior a +12 °C), deverá aguardar duas horas antes de o ligar à alimentação da rede.

 O aparelho não deve ser ligado à rede sem primeiro remover todos os materiais de embalagem e de transporte.

 Uma vez o aparelho desembalado, certifique-se de que está completo, de que o corpo e o cabo eléctrico não estão danificados.

 É proibido utilizar um aparelho tecnicamente danificado.

LIGAÇÃO À RED E ELÉCT RICA

O aparelho tem que ser ligado a uma tomada eléctrica ligada à terra. A tomada eléctrica ligada à terra através da qual o aparelho é ligado à alimentação de rede deve estar num lugar acessível.

 SE O APARELHO FOR PRODUZIDO COM O CABO DE ALIMENTAÇÃO ESPECIAL, APENAS PODERÁ SER SUBSTITUÍDO POR OUTRO IGUAL FORNECIDO PELO FABRICANTE.

 POR RAZÕES DE SEGURANÇA, O CABO DE ALIMENTAÇÃO DEVERÁ SER SUBSTITUIDO SÓ POR UM TÉCNICO QUALIFICADO.

NÃO UTILIZE extensões ou adaptadores.

A frequência e potência da alimentação eléctrica em sua casa tem que respeitar os parâmetros de dados gerais do aparelho conforme indicados na rótulo do produto.

(3)

2

Quando posicionar o aparelho, tenha cuidado para não entalar o cabo eléctrico danificando-o. Não coloque objectos pesados como, por exemplo, dispositivos de refrigeração, mobiliário ou outros electrodomésticos junto do aparelho de tal forma que entalem e danifiquem o cabo eléctrico. Pode provocar um curto-circuito e incêndio.

Tenha o cuidado de se certificar que o cabo eléctrico não fica entalado pela parede de trás do aparelho nem danificado de qualquer outra forma. Uma ficha danificada pode provocar um incêndio!

 SE O APARELHO FOR DESLIGADO NA TOMADA (PARA LIMPAR, MUDAR PARA OUTRO LUGAR, ETC.), PODE SER LIGADO REPETIDAMENTE AO FIM DE 15 MIN.

 O aparelho não pode ser eliminado queimando-o.

 Não coloque dispositivos eléctricos ligados (como microondas, secadores de cabelo, ferros, cafeteiras eléctricas ou outros aparelhos eléctricos) em cima do aparelho porque podem provocar a ignição de peças plásticas.

 Não coloque pratos com líquidos em cima do aparelho, nem jarras com flores ou outros recipientes com líquidos em cima do aparelho.

 Não suba para cima do aparelho nem se sente em cima dele, não se apoie ou pendure nas portas do aparelho e não deixe que as crianças façam o mesmo.

 SE O APARELHO ESTIVER AVARIADO E NÃO FOR POSSÍVEL REPARÁ-LO COM AS RECOMENDAÇÕES POR NÓS FORNECIDAS, DESLIGUE-O DA TOMADA, ABRA AS PORTAS E CONTACTE O ESPECIALISTA DA ASSISTÊNCIA. SOMENTE UM REPRESENTANTE DA ASSISTÊNCIA PODE SOLUCIONAR TODOS OS PROBLEMAS TÉCNICOS OU AVARIAS RELACIONADAS COM A CONSTRUÇÃO.

INFO RMAÇÃO PARA PROTECÇÃO DO AMBIENTE

Este símbolo indica que quando o aparelho já não for preciso, não pode ser eliminado juntamente com outro lixo municipal diverso. Deve ser recolhido e eliminado separadamente, isto é, em contentores especialmente marcados com este símbolo em áreas de recolha de lixo de grandes dimensões, utilizando o serviço de recolha de monstros.

Para obter informações completas sobre onde deixar o aparelho velho com segurança, contacte as autoridades governamentais locais, a loja onde comprou o aparelho ou os representantes do fabricante.

Se decidiu deitar fora o aparelho, torne impossível a sua utilização para evitar quaisquer possíveis acidentes. Desligue a ficha na tomada e depois corte o cabo. Rasgue e tire a junta vedante. Parta o fecho da porta, se tiver um.

(4)

3

INFO RMAÇÃO D E CARÁCTER G ERAL

O aparelho é uma congelador vertical; o compartimento do congelador destina-se ao congelamento e conservação de longa duração de produtos alimentares.

O APARELHO É ECOLOGICAMENTE LIMPO, NÃO CONTENDO MATERIAIS NOCIVOS PARA A CAMADA DE OZONO: o refrigerante utilizado é o R600a, o agente de espuma utilizado para o isolamento do aparelho é ciclopentano C5H10.

O FABRICANTE GARANTE A OPERAÇÃO FIÁVEL DO FRIGORÍFICO DESDE QUE A HUMIDADE DE AR RELATIVA NÃO SEJA SUPERIOR A 70 POR CENTO EA TEMPERATURA AMBIENTE SE SITUE ENTRE:

OS +16 E +32 GRAUS CELSIUS - a classe de climatização do aparelho é N; OS +16 E +38 GRAUS CELSIUS - a classe de climatização do aparelho é ST.

NOTA. O fabricante reserva-se o direito de fazer alterações futuras nas especificações e parâmetros técnicos.

Modelo ORF-22 W ORF-22 X

Volume bruto total, L 215

Volume líquido do congelador, L 196

O actual consumo depende de como o aparelho for utilizado e sua localização

Classe de eficiência energética A+

Consumo de energia: kWh / 24 h

kWh / ano 0,670 245

Classe Climática N-ST

Dimensões (A x L x P), cm 145 x 60 x 62

Nível de Ruído, dB(A) re 1pw 41

Capacidade de congelamento, kg / 24 h 20

Tempo de subida da temperatura do congelador a partir da

temperatura de conservação até -9 ºC após corte de energia, h 20

(5)

4

DESCRIÇÃO DO APARELHO , PEÇAS BÁSICAS (fig. 1)

REV ISÃO DE CON TRO LO MECÂN ICO (fi g. 1)

PAINEL DE COMANDOS — DESCRIÇÃO DE SIMBOLOS E FUNCIONAMENTO

1 BOTÃO TERMOSTATO. A temperatura no aparelho é controlada usando o botão do

termóstato, rodando-o de um lado para o outro. Mais informações em “Regulação de Temperatura”.

2 INDICADOR DE CONGELAMENTO RÁPIDO com o símbolo

Quando o modo de congelamento rápido é ligado, o indicador amarelo está aceso. Instruções sobre como usar a função de congelação rápida esta na secção intitulada “Congelamento de alimentos no Congelador”.

ATEN Ç ÃO ! A f unção d e C onge lame nt o R áp id o não se de sl iga automati came nte — precisa de ser desligada! Quando o modo de Congelamento Rápido esta ligado, o compressor do aparelho trabalha sem parar. 1 Botão Termostato – regulador temperatura 5 Secção congelamento rápido (s)

2 Indicador Congelamento Rápido (luz amarela) 6 Secção produtos congelados(s)

3 Indicador Ligação à corrente (luz verde) 7 Condensador

(6)

5

3 INDICADOR LIGAÇÃO À CORRENTE com o símbolo

Quando o aparelho está ligado à rede eléctrica, a luz indicadora verde está iluminada. Simultaneamente, também as luzes de aumento de temperatura. Isto indica que o congelador foi desligado por um longo tempo, isto é, o congelador é ligado pela primeira vez, após o descongelamento ou depois de alguma falha eléctrica. Quando a temperatura no compartimento novamente cai abaixo de -9 ºC, a luz indicadora de aumento de

temperatura se apaga.

4 INDICADOR DE AUMENTO DE TEMPERATURA com o símbolo

Quando a temperatura no congelador sobe acima – 9 ºC, o indicador luminoso vermelho se acende. Isto indica que:

 O congelador foi desligado por um longo período de tempo, isto é, o congelador é ligado pela primeira vez, após o descongelamento ou depois de uma falha eléctrica.

 A porta do congelador é aberta ou está sendo aberta com muita frequência.

 È carregado uma grande quantidade de produtos alimentares descongelados.

 O sistema de congelamento está a falhar ou seja, o indicador não sai além de 6 horas, ouve-se o compressor a funcionar ou o compressor não desliga. Neste caso deverá contactar um Técnico qualificado (mas primeiro certifique-se que os três itens acima indicados foram tidos em conta)

PREPARAR O APARELHO PARA SER COLOCADO EM FUNCIONAMENTO

Recomendamos que a preparação do aparelho para ser colocado em funcionamento seja feita por duas pessoas.

 Retire a embalagem.

 Levante o aparelho da base de poliestireno de espuma. Tire as fitas adesivas.

 Retire a peça de esferóvite que se encontra separada (proteção de transporte) entre a parte traseira do dispositivo e do condensador – grelha metálica (se existir).

 Quando for posicionar o aparelho no local escolhido, poderá deslocá-lo mais facilmente se levantar um pouco a parte da frente e o inclinar para trás, deixando-o rolar sobre as suas rodas.

O seu aparelho vem equipado com alças aparafusadas, não subir ou empurrar o mesmo utilizando as alças, estas podem partir

 Tire as fitas adesivas vermelhas – destinam-se unicamente ao transporte do aparelho.

NOTA. Quando abrir a porta do compartimento do congelador, cairá um pequeno pormenor vermelho da embalagem – É UNICAMENTE PARA

TRANSPORTE.

 Elimine o material de embalagem correctamente.

 Tire dois suportes do saco e introduza-os nas guias na parte de trás superior do aparelho.

POSICION AMENTO

 Coloque o aparelho numa divisão seca e bem ventilada.

A V I S O ! O aparelho não deve ser utilizado numa divisão não aquecida ou alpendre. Coloque o aparelho afastado de fontes de calor como fogões/fornos de cozinha, radiadores ou luz directa do sol.

A V I S O ! O a p a r e l h o n ã o d e v e f i c a r e n c o s t a d o a t u b o s d e

aque cime nt o, gás ou ca nos de águ a, ne m a ou tros apa re lh o s e lé ctr ico s.

(7)

6

 Não tape os orifícios de ventilação no topo dos aparelhos – tem de haver uma boa circulação de ar à volta do aparelho. Deve haver uma folga de pelo menos 10 cm entre a parte de cima do corpo do aparelho e o mobiliário que possa estar por cima (fig. 5). O não cumprimento desta norma faz com que o aparelho consuma mais energia eléctrica e seu

compressor pode sobreaquecer.

 Se o aparelho for colocado num canto, deve ser deixada uma folga de pelo menos 60 mm entre o corpo do aparelho e a parede de modo a ser possível abrir a porta do compartimento do congelador o suficiente para puxar para fora a gaveta dos produtos congelados.

 O aparelho tem que estar sobre uma superfície plana e não pode tocar na parede. Se for necessário, regule a altura do aparelho ajustando os pés de nivelamento: rodando-os para a direita – a parte da frente do aparelho levanta, rodando-os para a esquerda, desce. Se o aparelho ficar ligeiramente inclinado para trás, as portas fechar-se-ão por elas próprias.

MUD AR A D IRECÇÃO D E ABERTURA D AS PO RTAS

Recomendamos que a mudança da direcção de abertura das portas seja feita por duas pessoas. Vai precisar de duas chaves N.º 8 e N.º 10 e de uma chave de parafusos Philips.

Quando mudar a direcção de abertura das portas, NÃO PODE deitar o frigorífico na horizontal. Execute as acções a seguir pela ordem enumerada:

(8)

7

ATEN Ç ÃO ! Desligue o aparelho e retire a ficha da tomada.

1. Retirar as tampas C do corpo do frigorífico e do lado interior da porta. Retirar o gancho superior 6, juntamente com a porca e as anilhas e o separador sob o suporte.

2. Retirar a porta do Congelador. 3. Retirar a tampa inferior 1.

4. Retirar o suporte inefrior 2, juntamente com as anilhas do eixo e do separador de plástico. Desaparafuse o eixo juntamente com as anilhas a partir do suporte e parafuse-os para dentro da abertura no lado oposto do suporte simetricamente para a posição anterior.

5. Retirar o suporte inferior 7 e fixar o suporte inferior 2, juntamente com as anilhas do eixo e do separador de plástico. Aparafuse o suporte 7 no lugar do suporte 2.

6. Pendure a porta do congelador no eixo da faixa 7.

7. Vire o suporte 6 a 180° em conjunto com as anilhas do eixo e do separador de plástico. Remover o eixo e as anilhas e recolocá-los no outro lado do suporte. Uma vez que o suporte 6 esteja ligado à porta do compartimento do frigorífico, corrigi-lo no lugar no outro lado do frigorífico nas aberturas mais elevadas. Utilizar a tampa C para cobrir o suporte e o espaço restante.

8. Utilizar a tampa C para cobrir o suporte e o espaço restante.

9. Retire o parafuso e o suporte. Retire os parafusos que prendem a alça no lugar. Mova a alavanca para o outro lado e aperte-os no lugar. Coloque as tampas nas aberturas restantes na porta, e coloque as tampas de rosca no lugar.

10. Remova a tampa 10 da tampa inferior 1 e inseri-as para as guias do outro lado da tampa inferior (simetricamente para a posição anterior). Insira os pés esquerdos e direitos da tampa inferior 1 (veja foto). E empurre as tampas até ficarem fixadas.

REG ULAÇÃO DA TEMPERATURA

A Temperatura definida para o Congelador pelo fabricante é de -18 0C

A temperatura no compartimento do frigorífico é controlada pelo botão de termóstato 1 (fig. 1) rodando-o para um lado ou para outro. A indicação da temperatura em dígitos é mostrada ao lado do botão do termóstato.

A temperatura é regulada na escala de sete algarismos.

0 = Compressor está desligado. AVISO ! Corrente eléctrica não está desligada. 1 = temperatura mais elevada (menor arrefecimento)

7 = temperatura mais baixa (maior arrefecimento)

Se os produtos alimentares no compartimento do frigorífico estiverem frios demais, regule o botão do termóstato para 1, 2 ou 3. Se os produtos alimentares no compartimento do frigorífico não estiverem a ser suficientemente arrefecidos, regule o botão do termóstato para 4, 5 ou 6.

R egul e a t emp era tu ra d o a pare lh o d e ac ord o c om aqu il o q ue p rec isa . A TEMPERATURA NO COMPARTIMENTO DO FRIGORÍFICO PODE VARIAR DEPENDENDO DA TEMPERATURA AMBIENTE, DA QUANTIDADE DE PRODUTOS ALIMENTARES, DA TEMPERATURA DOS PRODUTOS ALIMENTARES E DA FREQUÊNCIA COM QUE A PORTA DO APARELHO É ABERTA E FECHADA. Por conseguinte, recomendamos:

 coloque o aparelho afastado de fontes de calores,

 alimentos colocados no aparelho não devem estar mais quentes do que a temperatura ambiente,

 a porta do aparelho não pode ser deixada aberta, a porta do aparelho não deve ser deixada aberta mais tempo do que o necessário para tirar ou colocar produtos alimentares no seu interior.

SE A DIVISÃO ESTIVER FRESCA, O APARELHO ARREFECE MENOS. POR CONSEGUINTE, A TEMPERATURA NO APARELHO PODE SUBIR. Utilize a roda do termóstato para regular para uma temperatura mais baixa.

(9)

8

CONGELAR PRODUTOS ALIMENTARES NO COMPARTIMENTO DO CONGELADOR

No compartimento do congelador, a secção de congelamento rápido está marcada com o símbolo.

Para congelar alimentos frescos activar a função de congelamento rápido girar o botão do termóstato para a configuração S (ver fig. 1). Quando o modo de congelamento rápido é ligado, o indicador amarelo está aceso. Após 24 horas, colocar os alimentos frescos a ser congelados em uma ou dias filas na secção de congelamento rápido.

Quando os géneros alimentícios são congelados deve ser removido a partir da secção de congelamento rápido e colocado na gaveta da secção de armazenamento (s). Quando os géneros alimentícios são congelados, volte o botão do termóstato para a sua configuração inicial. O indicador amarelo de congelamento rápido se apagará.

ATEN Ç ÃO !

A função de congelamento rápido, não desliga automaticamente – precisa de ser desligado! O aparelho não pode funcionar em modo de congelamento rápido por mais de 72 horas. Vaso não preste atenção a esta informação poderá danificar o compressor.

 NÃO EXCEDA A QUANTIDADE MÁXIMA INDICADA DE ALIMENTOS PARA CONGELAR: PARA OS MODELOS SÃO 20 KG POR 24 HORAS.

 Deixe uma folga não inferior a 2,5 cm entre os produtos alimentares que estão a ser congelados e a divisória superior.

 Não coloque produtos alimentares sem estarem acondicionados nas secções do congelador.

 Os alimentos frescos para congelar não devem tocar nos produtos alimentares já congelados.

 Não congele produtos alimentares que estejam a uma temperatura superior à temperatura ambiente.

Não congele produtos alimentares líquidos em recipientes ou garrafas de vidro.

 Cumpra rigorosamente as datas de validade dos produtos alimentares congelados indicadas pelo fabricante na embalagem do produto.

 RECOMENDAMOS QUE TANTO O PEIXE COMO AS SALSICHAS CONGELADOS SEJAM CONSERVADOS NO COMPARTIMENTO DO CONGELADOR POR UM PRAZO NÃO SUPERIOR A 6 MESES; QUEIJO, AVES, PORCO, BORREGO – NÃO MAIS DE 8 MESES; BIFE, FRUTA E LEGUMES – NÃO MAIS DE 12 MESES.

DESCONG ELAR O COMPARTIMENTO DO CON GELADO R

O compartimento do congelador deve ser descongelado não menos de duas vezes por ano ou sempre que haja uma camada de gelo com mais de 5 mm de espessura. Execute as acções a seguir pela ordem indicada:

AVISO ! D e sli gue o ap are lho no inte rrupt or e ti re a f icha da t omad a.

 Retire os produtos alimentares do compartimento do congelador. Os produtos alimentares congelados não aquecerão demasiado enquanto está a descongelar o compartimento do congelador se os cobrir com um pano grosso e os mantiver num local fresco.

 Puxe para fora o canal da água de descongelação, rode-o 180° e pendure-o (Fig. 4). Coloque um recipiente debaixo do canal da água de descongelação.

 Coloque um prato debaixo dos canais da água de descongelação.

 Deixe a porta do compartimento do congelador aberta. Quando o gelo derreter, limpe e seque as superfícies e acessórios do compartimento do congelador.

(10)

9

 Retire o canal da água de descongelação, rode-o novamente 180° e volte a colocá-lo no seu lugar original.

 Feche a porta do compartimento do congelador. Ligue a ficha na tomada e depois ligue o aparelho.

LIMPEZ A E CUID ADOS A T ER

LIMPE REGULARMENTE O APARELHO.

Lembre-se que antes de descongelar o compartimento do congelador e de limpar a parte de trás do corpo do aparelho, tem que desligar a ficha do aparelho na tomada.

 Proteja as superfícies interiores do aparelho bem como as peças de plástico de gorduras, ácidos e molhos. No caso de derrame acidental – limpe imediatamente com água quente com sabão ou detergente de lavar a loiça. Seque com um pano.

 Limpe as superfícies interiores do aparelho com água quente com sabão. Também se pode utilizar detergente de lavar a loiça. Utilize um pano para secar as superfícies interiores e exteriores.

 Limpe regularmente as juntas herméticas das portas. Seque com um pano.

 Pelo menos uma vez por ano limpe o pó da parte de trás do corpo do aparelho e do compressor. Poderá utilizar uma escova macia, um pano electrostático ou aspirador para

limpar. 

 NÃO utilize detergentes contendo partículas abrasivas, ácido, álcool ou benzeno para limpar as superfícies interiores e exteriores do aparelho.

 NÃO utilize para limpar panos ou esponjas com superfícies ásperas que se destinam a esfregar.

SUGESTÕ ES PRÁTICAS E O BSERV AÇÕ ES

 Os produtos alimentares congelados devem ser descongelados no compartimento do frigorífico. Os alimentos que descongelam lentamente retêm melhor as propriedades do sabor e o frio disperso ajuda a manter a temperatura definida no compartimento de refrigeração.

 Não consuma imediatamente o gelo feito na câmara do congelador.

 Os produtos congelam mais rapidamente se forem divididos e embalados em porções pequenas.

 SE VAI DEIXAR O APARELHO DESLIGADO POR UM GRANDE PERÍODO DE TEMPO, DEIXE AS PORTAS ABERTAS.

Observações sobre o ruído de funcionamento do aparelho. Enquanto o

aparelho funciona e executa o ciclo de congelamento, são emitidos vários ruídos. Isto é normal e não significa que há uma avaria.

 À medida que o refrigerante circula pelo sistema de refrigeração, provoca sons como murmúrios, borbulhar ou sussurros.

 Sons mais altos como estalos ou estalidos poderão ouvir-se durante um curto período de tempo quando o compressor do refrigerador liga.

PROBLEMAS DE FUNCIONAMENTO E SUAS SOLUÇÕES (DETECÇÃO DE AVARIAS)

E se …

O aparelho estiver ligado na tomada à alimentação da rede mas não funciona. Verifique se a instalação eléctrica em sua casa está a funcionar correctamente. Verifique se a ficha está inserida correctamente na tomada.

(11)

10

O ruído ficar mais alto. Verifique se o aparelho está estável num lugar plano. Para nivelá-lo regule os pés da frente. Verifique se o aparelho está encostado a mobiliário e se alguma parte do sistema de refrigeração na parte de trás do corpo do aparelho está a tocar na parede. Afaste o aparelho do mobiliário ou das paredes. Verifique se a causa do ruído crescente se deve a garrafas, latas ou pratos no aparelho que podem estar em contacto entre si.

Quando a porta do aparelho é aberta, a junta vedante de borracha é puxada para

fora. A junta está suja com alimentos pegajosos (gordura, geleia). Limpe a junta vedante e a

respectiva ranhura com água quente contendo sabão ou detergente de lavar a loiça e depois passe um pano para secar. Monte a junta vedante de borracha no lugar.

A luz indicadora de aumento de Temperatura é vermelha. Isto significa que o aparelho está a ser ligado à corrente pela primeira vez, ou foi desligado durante um período significativo (por descongelamento ou durante uma interrupção para o fornecimento de electricidade), a porta do congelador não está fechada ou está a ser frequentemente aberta e fechada, ou uma grande quantidade de alimentos frescos forma colocados no seu interior, e portanto a temperatura no compartimento subiu acima -9 ºC. Quando a temperatura no compartimento novamente cair abaixo os -9 ºC, a luz indicadora se desliga.

ATENÇÃO! Se a luz indicadora de temperatura não sai (por outros motivos que não os listados acima) por mais de seis horas, o compressor está a trabalhar

constantemente ou não está a funcionar, consulte um Técnico qualificado.

A parte de cima do aparelho tem condensação em cima. A humidade relativa do ar ambiente é superior a 70%. Ventile a divisão onde se encontra o aparelho e, se possível, retire a causa da humidade.

TRANSPO RTE

O FABRICANTE NÃO SERÁ RESPONSÁVEL POR QUAISQUER DANOS NO APARELHO QUE RESULTEM DO NÃO CUMPRIMENTO DAS INSTRUÇÕES DE TRANSPORTE.

 O aparelho deve ser transportado apenas na posição vertical.

 Durante o transporte, o aparelho deve estar protegido das condições atmosféricas (chuva, neve, humidade).

 O aparelho deve estar bem preso durante o transporte para não escorregar nem chocar dentro do veículo de transporte.

 Se o aparelho tiver sido transportado numa posição que não na vertical, pode ser ligado à alimentação da rede ao fim de 4 horas, mínimo. Se não seguir estas instruções, o compressor do aparelho pode avariar.

ASSISTÊNCIA P RESTADA AO ABRIGO D A G ARANTIA

SE O APARELHO NÃO ESTIVER A FUNCIONAR BEM, VEJA SE CONSEGUE SER VOCÊ A RESOLVER O PROBLEMA DO MAU FUNCIONAMENTO. Se não conseguir resolver o problema sozinho, contacte o representante de assistência do frigorífico mais perto de si por telefone ou por escrito. Quando entrar em contacto, indique o modelo 1 e o número 2 do frigorífico. Encontrará estes dados no rótulo do produto, que está colado na parede esquerda do compartimento do congelador.

Referências

Documentos relacionados

1.1.12 Demonstração de que possui, o PROPONENTE, em seu quadro permanente de pessoal, na data da entrega das propostas, profissional(is) de nível superior, a

Jayme Leão, 63 anos, nasceu em Recife, mudou-se para o Rio de Janeiro ainda criança e, passados vinte e cinco anos, chegou a São Paulo, onde permanece até hoje.. Não

Além disso, as crianças vêm sendo intensamente influenciadas pela mídia em suas preferências artísticas, sendo em muitos casos uma das únicas fontes de acesso

Após, foi analisada a proposta apresentada, sendo que a empresa DELTA INDÚSTRIA E COMERCIO DE MOBILIARIO URBANO EIRELI, ofertou o valor global de R$ 63.627,20, sendo assim,

Rocky Point: Uma seleção de três propriedades de frente para a praia com três quartos com banheiro, sala de estar e sala de jantar amplas, deck solar espaçoso com piscina privativa

Segundo Favareto (2007), muitos teóricos divergem sobre a relação entre o meio urbano e o rural, visto que enquanto uns acreditavam que o meio urbano em sua

Corroborando com o objetivo deste estudo, e considerando a metodologia aplicada, entende-se que a educação ambiental, sua comunicação e sua prática nas atividades

- Imprensa ilustrada: registro através de cartuns da - Imprensa ilustrada: registro através de cartuns da nova realidade urbana, retratada como terrível e nova