• Nenhum resultado encontrado

NORMATIZAÇÃO CIENTÍFICA PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS PARA O CURSO DE PEDAGOGIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NORMATIZAÇÃO CIENTÍFICA PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS PARA O CURSO DE PEDAGOGIA"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

NORMATIZAÇÃO CIENTÍFICA PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS PARA O CURSO DE PEDAGOGIA

Nome completo G – Pedagogia –FAFIUV Prof(ª) Orientador(a): Titulação e Nome Completo

RESUMO:

Apresentar resumo com extensão de 10 a 15 linhas. Para o conteúdo do resumo este deverá conter: 1) apresentação da temática; 2) apresentação do objetivo da pesquisa; 3) apresentação sintética de sua base teórica; 4) descrição resumida do quadro metodológico de encaminhamento da pesquisa; 5) Apresentação dos principais resultados da pesquisa. Configuração do resumo: a palavra resumo, em negrito seguida de dois pontos; o texto em espaçamento simples e justificado. Fonte arial 10. As Palavras-chave em português, negrito, seguida de dois pontos, 3 a 5 termos, sem negrito, seguidos de ponto final.

PALAVRAS-CHAVE: Educação. Normatização. Trabalhos. Curso de Pedagogia.

1. INTRODUÇÃO

Este documento apresenta as instruções para a elaboração de artigo (TCC) do curso de Pedagogia da FAFI/UV. Para facilitar este trabalho, criamos este documento – modelo, que deve ser utilizado na digitação do artigo.

Para utilizar este modelo, basta digitar seu texto sobre o texto apresentado ou seguir a formatação do Word conforme as instruções contidas neste documento.

Os arquivos deverão ser salvos na extensão "doc" em fase de elaboração e “pdf” depois da banca, digitados em programa editor de texto no padrão do Microsoft Office Word, edição 98 ou superior.

A versão final do estudo deverá ser gravada em CD ROM, e entregue em envelope apropriado devidamente etiquetado conforme anexo 1: “Etiqueta de Identificação do CD ROM”

Formatar o artigo da seguinte forma:

Fonte Arial 12, espaçamento entre linhas 1,5 cm e alinhamento justificado. Margens: superior 3 cm, inferior 2 cm, esquerda 3 cm e direita 2 cm.

A margem de parágrafo no texto é de 1,5 cm. Entre os parágrafos do texto não pode haver linhas em branco.

Extensão do artigo deverá ser no mínimo de 12 e máximo de 20 páginas. As páginas devem ser numeradas, com exceção da primeira.

Formato: título em negrito, centralizado, em letra maiúscula. Espaçamento (1,5 cm). Na linha abaixo, nome do autor colocado à direita em letra normal, logo abaixo nome do orientador. Titulação, Instituição de Ensino e email devem ser

(2)

indicados em nota de rodapé. As notas de rodapé deverão seguir seqüência numérica.

2. DESENVOLVIMENTO

A estrutura do artigo científico deverá conter resumo, palavras-chave, introdução, desenvolvimento, considerações finais e referências. A quantidade de subdivisões e a nomenclatura destes ficam a livre critério de orientador e orientando.

Citação com até três linhas: a citação curta é transcrita entre aspas, com o mesmo tipo e tamanho de letra utilizados no parágrafo do texto no qual será inserida. O uso das aspas delimita a citação direta.

Exemplo:

Segundo Chiavenato (1992, p.125), “treinamento é o ato intencional de fornecer os meios para proporcionar a aprendizagem”.

Citação com mais de três linhas: a citação longa é transcrita em parágrafo distinto. Com recuo de 4 cm da margem esquerda. Sem aspas. Com letra tamanho 10 e espaçamento entre linhas simples. Deve ser deixada uma linha (1,5 cm ou um enter) em branco entre os parágrafos anterior e posterior.

Exemplo:

O desenho é para a criança uma linguagem como o gesto e a fala. A criança desenha para experimentar, comunicar e poder registrar a sua fala. Sendo assim o desenho é sua primeira escrita.

Para melhor conhecermos a criança, é preciso aprender a vê-la. Observá-la enquanto brinca: o brilho dos olhos, a mudança da expressão do rosto, a movimentação do corpo. Estar atento à maneira como desenha o seu espaço, aprender a ler a maneira como escreve a sua história (MOREIRA, 2008, p.20).

O desenho deve ser valorizado no dia a dia da sala de aula, e não apenas como uma forma de expressão artística, mas também como sendo uma forma de linguagem e de entender o desenvolvimento da criança, visando seu crescimento como um ser social.

(3)

Paráfrase do pesquisador: colocar sobrenome do autor e ano da publicação. Ex. Motta (2006)

Todos os autores referenciados no corpo do texto, obrigatoriamente devem fazer parte do rol de referências, seja em citações diretas seja no caso de paráfrases.

Caso seja necessário incluir no texto ilustrações (fotos, figuras, esquemas, quadros), estas devem ser referendadas no texto. Conforme ilustramos neste documento (Figura 1).

Figura 1 - Exemplo de legenda de ilustrações Fonte: Clipart do Office, 2008.

Observe que a ilustração, legenda e fonte (quando necessário) são centralizados, tamanho da fonte da legenda e do texto é 10 e espaçamento entre linhas é 1,5 cm.

Evite utilizar as expressões “a figura a seguir...”, “a figura seguinte”. Indique no texto o número da ilustração a qual faz referência. Caso a ilustração não seja de sua autoria, citar a fonte.

Caso seja necessário incluir fotos, procure utilizar uma resolução baixa, pois o sistema não aceita arquivos com tamanhos superiores a 2 megas, e normalmente fotos aumentam o tamanho do arquivo.

Tabelas têm uma formatação diferenciada de Quadros. Para distinguir uma Tabela de um Quadro, consulte o Manual de Normas da UEPG.

Quando for necessário incluir tabelas no texto, siga o modelo apresentado na Tabela 1. O espaçamento das linhas no interior da tabela é simples e o tamanho da fonte é 10, o cabeçalho é negrito e não devem ter bordas laterais.. A tabela, seja ou não uma produção do autor, deverá apresentar “Fonte: ...” ficará abaixo da tabela.

(4)

Tabela 1 - Trabalhos enviados para o MESP Ano do Evento Quantidade de trabalhos enviados MESP 2005 200 MESP 2006 210 MESP 2007 300 MESP 2008 320

Fonte: Dados organizados pelo(s) autor(es), com base nos anais do evento, 2010.

É importante observar (Tabela 1) que na tabela as laterais não são fechadas. No caso de quadros, a formatação das laterais fica a critério do autor.

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS

O tamanho máximo de arquivo aceito é de 1MB. Caso seu trabalho contenha imagens, estas devem ter as margens dimensionadas e gravadas no próprio documento. Em hipótese alguma serão aceitos arquivos que ultrapassem este tamanho de arquivo.

O uso de notas de rodapé deve ter apenas o caráter explicativo/complementar e estas devem ser numeradas em algarismos arábicos seqüenciais. (Ex.: 1, 2, 3, etc.)

Essas normas foram elaboradas pela comissão científica do Curso de Pedagogia tendo em vista, oferecer clareza na elaboração do trabalho cientifico de conclusão de curso. No entanto, maior detalhamento dos aspectos normativos deverão ser consultados no manual técnico da UEPG (2009).

REFERÊNCIAS

As referências deverão ser colocadas no final do texto e deverão respeitar as seguintes regras: ordem alfabética, sobrenome do autor em letras maiúsculas, seguido do seu prenome, de preferência por extenso (se optar pelo extenso todas as referências deverão estar da mesma forma) NBR 6023 / (UEPG, 2009 p.104). O espaçamento entre linhas nas referências deverá ser simples e entre uma referência e outra deixar uma linha em branco.

(5)

REFERÊNCIAS DE AUTORES

Um autor = NASCIMENTO, Geraldo Carlos do /ou NASCIMENTO, G. C. do.

Dois autores= NASCIMENTO, Geraldo Carlos do; FREIRE, Paulo. /ou NASCIMENTO, G. C. do.; FREIRE, P.

Três autores = CUNHA, Arnaldo Coelho da; GRIVONER, Luis; TAVARES, Roberto Miranda. /ou CUNHA, A. C. da; GRIVONER, L.; TAVARES, R. M.

Acima de três autores = RODRIGUES, Soeli et al./ou RODRIGUES, S. et al

Obra de autoria desconhecida = a entrada é feita pelo título, transcrevendo-se a primeira palavra em caixa alta.

Exemplo:

PERCURSO do Curso de Pedagogia na FAFI/UV. In: Semana de Pedagogia 50 anos. União da Vitória-PR, 2010.

Obra de entidades coletivas = normalmente, a entrada é dada pelo título, exceto trabalhos de cunho administrativo e legal, cuja entrada é pela entidade.

Exemplo:

EDUCAÇÃO INFANTIL: Construindo o Presente. Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil. Campo Grande-MS: Ed. UFMS, 2002.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 1988.

DATA/ANO DE PUBLICAÇÃO (p.119/120 Manual da UEPG)

É sempre indicada em algarismos arábicos dentro de parênteses. Não havendo data de publicação, distribuição, copyright ou impressão, registra-se uma data aproximada entre colchetes ou se não souber s/d (sem datação) ex:

[1972 ou 1973] para um ano ou outro;

[1973] para uma data certa, não indicada na obra,

[ entre 1906 e 1912] use intervalos menores de 20 anos ; [1999?] para uma data provável

[ca.1970] data aproximada; [198-] para uma década certa [198-?] para uma década provável; [18--] para um século certo

[18--?] para um século provável

(6)

Deve ser indicada em algarismos arábicos, seguidos de ponto e da abreviatura da palavra "edição" no idioma da publicação (havendo acréscimo, indicá-los de forma abreviada): Exemplo: 2 ed. (significando segunda edição); 2 ed. rev. e aum. (significando segunda edição revista e aumentada), e assim por diante.

REFERÊNCIA DE LIVRO

SOBRENOME DO AUTOR, Prenome ou iniciais. Título do Livro. Edição. Local: Editora, data.

Exemplo:

BERLINGER, Giovanne. Ética da Saúde. São Paulo: HUCITEC, 1996.

DONAIRE, Denis. Gestão Ambiental na Empresa. 2 ed. São Paulo: Atlas, 1999. UTP. Universidade Tuiuti do Paraná. Normas Técnicas: Elaboração e Apresentação de Trabalho Acadêmico-Científico / Universidade Tuiuti do Paraná. 2 ed. Curitiba : UTP, 2006.

REFERÊNCIA DE CAPÍTULO DE LIVRO

Quando o autor do capítulo é o próprio autor do livro:

SOBRENOME DO AUTOR, Prenome ou iniciais. Título do capítulo. In: _____. Título do livro. edição. Local: Editora, data, página inicial e final do capítulo.

Exemplo:

SODRÉ, Nelson Werneck. A Imprensa Colonial. In: _____. História do Brasil. 4 ed. Rio de Janeiro: Mauad, 1999. p. 9-35.

Quando o autor do capítulo não for o autor do livro:

SOBRENOME DO AUTOR DO CAPÍTULO, Prenome ou iniciais. Título do capítulo. In: SOBRENOME DO AUTOR DO LIVRO, Prenome ou iniciais. Título do livro. edição. Local: Editora, data. Página inicial e final do capítulo.

Exemplo:

VERGOPOLAN, Roseli. Surgimento do Curso de Pedagogia na FAFIUV. In: SAVIANI, Dermeval (Coord.). Curso de Pedagogia. São Paulo: Autores Associados, 2011. p. 235-291.

(7)

TÍTULO DO PERIÓDICO. Local: Editor ou Entidade responsável, ano do início da publicação. Periodicidade. ISSN.

Exemplo:

REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA. Rio de Janeiro: IBGE, 1993 - Trimestral. ISSN 0034-723X.

UJIIE, Nájela Tavares; PIETROBON, Sandra Regina Gardacho. Considerações Acerca do Movimento a Favor da Infância no Brasil: Final do Século XIX e Início do Século XX. In: Revista Publicatio UEPG. Ponta Grossa-PR, ano 16, n. 2, dez. 2008, p. 335-341.

DICIONÁRIOS

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. 2 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.

HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro de Salles; FRANCO, Francisco Manoel de Mello. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

UM FASCÍCULO DA COLEÇÃO

TÍTULO do periódico. Título do fascículo. Local: Editor ou entidade responsável, volume, número, data da publicação.

Exemplos:

NOVA ESCOLA. Ilumine Suas Aulas. São Paulo: Abril, v. 16, n. 144, ago. 2001. CONJUNTURA ECONÔMICA. As 500 Maiores Empresas do Brasil. Rio de Janeiro: FGV, v. 38, n. 9, set. 1984.

MONOGRAFIAS, DISSERTAÇÕES E TESES

SOBRENOME DO AUTOR, Prenome ou iniciais. Título. Número de folhas. Categoria (Grau e área de concentração) – Unidade de Ensino, Instituição, Local, Data.

Exemplos:

BOLFER, Elisabete Gil. O Teatro de Bonecos na Educação da Criança. 110 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Fundamentada na Arte) - Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 1999.

(8)

SOCHODOLAK, Hélio. O Jovem Nietzsche e a Leitura. 243 f. Tese (Doutorado em História) - Faculdade de Ciências e Letras de Assis - Universidade Estadual Paulista, Assis, 2005.

MELEK, Marcelo Ivan. Por uma Formação Jurídica Humana no Brasil. 228 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2005.

ARTIGO DA INTERNET

As fontes consultadas ou acessadas pela Internet devem ser referenciadas com as informações necessárias para serem localizadas facilmente. Devem obedecer às regras indicadas para cada tipo de documento (Livro, Periódico, Artigos de Periódicos, Mapas, etc)

Exemplo:

UJIIE, N. T.; ZYCH, A. C. Mania de Compartilhar: A Escola como Lócus de Atenção a Diversidade e Lugar de Ação Social e Educacional. In: Psicopedagogia On line. Publicado em: 04 fev. 2011 17:53:00. Disponível em: <http://www.psicopedagogia.com.br/new1_artigo.asp?entrID=1334> Acesso em: 06 jul. 2011.

Quando as informações forem escassas, utilizar as possíveis. Em caso de ausência de autoria, fazer a referência com entrada pelo título, que poderá ser atribuído a partir do assunto em destaque, seguido do endereço eletrônico e data de acesso.

Ex:

DECS: Descritores em Ciências da Saúde. Disponível em: http:// decs.bvs.br. Acesso em: 06 jul. 2011.

PLANTAS Carnívoras: Dionéia, Utricularia, Sarracenia, Nepenthes, Darlingtonia. Disponível em: <http://darwin.futuro.usp.br/plantas/pcarn.htm> Acesso em: 06 jul. 2011.

PEREIRA, Murilo A. Alho & Crucíferas: Seus Benefícios no Combate ao Câncer! Disponível em: <http://www.nutrisaude.hpg.ig.com.br/Saude/9/interna_hpg3.htm.> Acesso em: 06 jul. 2011.

DOCUMENTOS ELETRÔNICOS

Suportes de informações, na forma eletrônica. A referenciação pode ser feita conforme livro, periódicos, artigos de periódicos, eventos, base de dados etc.

(9)

CD-ROM

LIS: Legislação Informatizada Saraiva. São Paulo: Saraiva, n. 48, out./ov. 2001. 1 CD-ROM.

AZEVEDO, Israel Belo de. O prazer da produção científica. 8 ed. São Paulo: Prazer de Ler, 2000. 1 PENDRIVE .CD-ROM

DOCUMENTOS LEGISLATIVOS

Leis, Decretos, Portarias, Regulamentos, Acórdãos, Decisões, Sentenças das Cortes e Tribunais LOCAL. Identificação da legislação e data, Ementa. Título da publicação oficial, Local, volume, número, página, data. Seção, parte

Exemplo:

BRASIL. Decreto-lei nº 2423, de 7 de abril de 1988. Estabelece critérios para pagamento de vantagens pecuniárias aos titulares de cargos e empregos da Administração Federal Direta e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, v. 126, n. 66, p. 6009, 8 abr. 1988. Seção 1, pt.1.

REFERÊNCIAS

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6022. Informação de Documentação – Artigo em publicação periódica cientifica impressa. Rio de Janeiro: ABNT, 2003.

UEPG. Manual de Normatização Bibliografica para Trabalhos Científicos. 3 ed. Ponta Grossa: Ed. UEPG, 2009.

UTP. Universidade Tuiuti do Paraná. Normas Técnicas: Elaboração e Apresentação de Trabalho Acadêmico-Científico / Universidade Tuiuti do Paraná. 2 ed. Curitiba : UTP, 2006.

(10)

ANEXO 1: Etiqueta de Identificação do CD-ROM

OBS: A identificação deve estar colado em envelope próprio para CD-ROM e conter as mesmas informações na identificação interna (no próprio CD-ROM).

FACULDADE ESTADUAL DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE UNIÃO DA VITÓRIA - FAFIUV

CURSO DE PEDAGOGIA NOME:

TÍTULO DA PESQUISA:

PROF. ORIENTADOR:

Referências

Documentos relacionados

e) As licitantes que forem empresas distribuidoras deverão juntar, no envelope Proposta, declaração (ões) do fabricante, conforme modelo - Anexo VI, em original ou cópia

e) As licitantes que forem empresas distribuidoras deverão juntar, no envelope Proposta, declaração (ões) do fabricante, conforme modelo - Anexo VI, em original ou cópia

A licitante deverá apresentar, na sessão do Pregão, como amostra 01(Hum) unidade de cada item (Itens 01 a 10), em embalagem original de comercialização, para análise pelos

Os lances deverão ser formulados em valores distintos e decrescentes, inferiores à proposta de menor preço, observada a redução mínima entre os lances (quando estes forem

 O lucro decorrente da receita reconhecida na fase de construção cuja contrapartida seja ativo financeiro representativo de direito contratual incondicional de receber

A entrada se dá pelo sobrenome do autor, com todas as letras maiúsculas, seguido de vírgula e nome do autor (somente as iniciais ou não); título da obra, com destaque

A entrada se dá pelo sobrenome do autor, com todas as letras maiúsculas, seguido de vírgula e nome do autor (somente as iniciais ou não); título da obra, com destaque

Conforme esperado, as peças utilizadas como base no mosaico balístico (planas ou convexas) apresentaram nível de densificação maior do que o apresen- tado pelas peças utilizadas para