• Nenhum resultado encontrado

FACULDADE UNIDA DE VITÓRIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO PROFISSIONAL EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FACULDADE UNIDA DE VITÓRIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO PROFISSIONAL EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

FACULDADE UNIDA DE VITÓRIA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO PROFISSIONAL EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES

EDITAL 2018.1 – 2ª CHAMADA

PROCESSO SELETIVO PARA O MESTRADO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES

No exercício de suas atribuições legais e regimentais, o Coordenador do Mestrado Profissional em Ciências das Religiões da Faculdade Unida de Vitória torna público o presente Edital 2018.1 – 2ª chamada para a realização do Processo Seletivo para o Curso de Mestrado Profissional em Ciências das Religiões, referente ao semestre 2018.1, com ingresso em janeiro de 2018.

1. Das vagas

Para o presente Edital, o Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões (PPGCR-UNIDA) oferece um máximo de 25 (vinte e cinco) vagas para o curso de Mestrado Profissional, distribuídas nas linhas de pesquisa do Programa. Primando pela qualidade das propostas, bem como por alterações no seu quadro de matriculares regulares, o Programa reserva-se o direito de eventualmente aprovar e/ou classificar menor número de candidatos do que o número de vagas oferecidas. As aulas do Módulo I estão confirmadas para acontecer entre os dias 15 a 26 de janeiro de 2018, sem possibilidade de alteração da data.

2.1 Das inscrições

2.1 – Período de inscrição: as inscrições deverão ser realizadas no período de 08 de dezembro a 27 de dezembro de 2017.

2.2 – Como parte integrante do Processo Seletivo, e para ter acesso a informações e formulários utilizados no ato da inscrição, é necessário acessar o link https://portal.faculdadeunida.com.br/inscricao/Default.aspx e então clicar na opção

Editais/Documentos > Mestrado Profissional em Ciências das Religiões.

2.3 – Após acessar o link e os menus descritos no item 2.2, escolher a opção Inscrição >

Nova Inscrição e realizar sua inscrição, atendendo a todas as exigências solicitadas nos

campos do formulário.

2.4 – Ao realizar a inscrição, o/a candidato/a concorda com o Regimento Interno do PPGCR-UNIDA, disponível no link constante do item 2.2, não sendo possível iniciar a inscrição sem a sua expressa concordância por meio de clique no ícone de aceitação dos termos.

NOTA IMPORTANTE – A inscrição só será aceita após o pagamento do boleto (o qual é gerado após submeter os dados para inscrição), e se nos uploads solicitados e efetuados constar:

a) Currículo cadastrado na Plataforma Lattes (http://lattes.cnpq.br/), em PDF ou Word, e anexado ao processo de inscrição por meio de upload.

(2)

b) Projeto de Pesquisa, transcrito com base no modelo disponibilizado no link de inscrição constante do item 2.2

(https://portal.faculdadeunida.com.br/inscricao/Editais2.aspx).

3. Da seleção

A seleção do candidato ao Curso de Mestrado Profissional em Ciências das Religiões será efetuada pela Coordenadoria de Pós-Graduação Stricto Sensu (CPGSS). O processo de seleção é composto por 3 etapas: (1) prova escrita de conhecimentos relativos à área de concentração do programa: “Religião e Sociedade” (peso 25%); (2) prova escrita de língua estrangeira (inglês ou espanhol); e (3) Projeto de Pesquisa (peso 75%).

3.1 – Estando disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Faculdade Unida, cujo endereço será disponibilizado aos inscritos no Processo Seletivo, de caráter eliminatório, a prova escrita será realizada das 17 horas do dia 28 até às 23:00 horas do dia 30 de dezembro de 2017, sendo a nota média mínima para aprovação na prova escrita e análise do Projeto de Pesquisa igual ou maior que 7,0 (sete);

3.2 – A prova escrita de língua estrangeira estará igualmente disponível das 17 horas do dia 28 até às 23:00 horas do dia 30 de dezembro de 2017, sendo a nota média mínima para aprovação na prova escrita e análise do Projeto de Pesquisa igual ou maior que 7,0 (sete). Em caso de reprovação na prova de língua estrangeira, o candidato poderá requerer nova prova em até 6 (seis) meses;

3.3 – O candidato receberá por e-mail no dia 30 de dezembro a partir das 16 horas, os dados para acesso ao AVA, onde encontrará as instruções para a realização da prova. Em caso de não recebimento do e-mail, solicitar orientação por meio do endereço eletrônico mestrado@faculdadeunida.com.br.

3.4 – A média final do candidato será calculada da seguinte forma:

Média Final = Prova escrita (peso 2,5) + Projeto de Pesquisa (peso 7,5) MF = [(PE.2,5) + (AP.7,5)] / 10

3.5 – A admissão no Curso de Mestrado Profissional em Ciências das Religiões dependerá da efetivação da inscrição por meio do pagamento do boleto de inscrição, da aprovação bem como da classificação do candidato dentro do número correspondente à quantidade de vagas;

3.6 – As referências bibliográficas para a prova escrita são três artigos, eletronicamente disponíveis:

1) CONCEIÇÃO, Douglas Rodrigues. “A religião em cena: perspectivas de investigação”.

Horizonte, Belo Horizonte, [online] v. 9, n. 23, p. 883-896, out./dez. 2011. Disponível em:

http://bit.ly/2exgw8k e http://bit.ly/2wzXo1L.

2) MONTERO, Paula. “Religião, pluralismo e esfera pública no Brasil”. Novos estudos -

CEBRAP [online] n. 74 São Paulo, p. 47-65, mar. 2006. Disponível em: http://bit.ly/2iWrgSC e

(3)

http://bit.ly/2xJ3kFG.

3) AMOSSY, Ruth. “Da noção retórica de ethos à análise do discurso”. Em: AMOSSY, Ruth (org.). Imagens de si no discurso: a construção do ethos. São Paulo: Contexto, 2008. Disponível em: http://bit.ly/2wAOt03 e http://goo.gl/koiUJ4.

4. Da divulgação e homologação do Processo Seletivo

4.1 – A CPGSS homologará e divulgará o resultado da seleção no site (https://portal.faculdadeunida.com.br/inscricao/Resultados.aspx) no dia 04/01/2018 a partir das 10 horas. Somente será divulgada a nota dos candidatos aprovados.

4.2 – Somente caberão recursos à CPGSS se devidamente formalizados, fundamentados e apresentados à secretaria do PPGCR-UNIDA, observando-se o prazo final de 3 (três) horas, contado da publicação do resultado final.

5. Da Matrícula

5.1 – O candidato aprovado terá até o dia 08/01/2018 para entregar os documentos por e-mail, e até o dia 15/01/2018 para entregar os documentos impressos (físicos) para o processo de matrícula, ciente de que sem a cópia autenticada do Diploma da Graduação, Contrato de Prestação de Serviço e Ficha de Matrícula não será possível participar do módulo e a matrícula não será efetivada.

5.1.1 – O candidato aprovado receberá no e-mail cadastrado a ficha de matrícula e a cópia do Contrato de Prestação de Serviço, que deverão ser impressos, preenchidos a mão e assinados. O contrato deverá ser impresso preenchido e assinado em duas vias, devendo ser rubricadas todas as vias do contrato.

5.2 – Para dar entrada ao processo de matrícula, os candidatos deverão apresentar, nos termos do item 5.3:

a) Ficha de Matrícula, datada e assinada.

b) Contrato de prestação de serviço, devidamente preenchido, rubricado e assinado (duas vias).

c) Fotocópia da Certidão de Casamento ou Nascimento; d) Fotocópia do comprovante de endereço;

e) Fotocópia Título de Eleitor;

f) Fotocópia autenticada do Diploma de Ensino Superior;

g) Fotocópias do Registro Geral (RG) e do Cadastro de Pessoas Física (CPF);

h) Fotocópia de comprovante de quitação das obrigações com o Tribunal Regional Eleitoral i) Fotocópia de comprovante de quitação com o serviço militar (exceto mulheres e homens

maiores de 45 anos);

j) Uma foto 3x4 (de frente, recente);

5.3 – As Fotocópias simples deverão ser encaminhadas para o e-mail mestrado@faculdadeunida.com.br até o dia 08/01/2018. Os documentos a), b) f) e j) deverão ser entregues na secretaria no primeiro dia de aula, sem os quais não será possível

(4)

assistir às aulas do módulo então em curso.

5.4 – Para efetivar a matrícula, os candidatos aprovados deverão efetuar o pagamento do boleto referente à primeira mensalidade no valor de R$ 1.403,32 (hum mil quatrocentos e três reais e trinta e dois centavos – valor já reajustado para 2018). O boleto será encaminhado ao candidato após a homologação dos documentos recebidos para matrícula. A ausência do pagamento na data constante do boleto implica no indeferimento da matrícula.

6. Das disposições finais

6.1 – Os casos omissos e as situações não previstas no presente Edital serão analisados pela Coordenadoria de Pós-Graduação Stricto Sensu (CPGSS) da UNIDA.

Vitória - ES, 08 de dezembro de 2018.

Prof. Dr. Osvaldo Luiz Ribeiro

Coordenador do Mestrado Profissional em Ciências das Religiões – UNIDA

Prof. Dr. Wanderley Pereira da Rosa Diretor Geral

PPGCR-UNIDA

Eng. Fábio Ruschi, 161, Bento Ferreira, Vitória - ES CEP: 29.050-670

(5)

ANEXO I – OFERTA DE VAGAS PARA ORIENTAÇÃO (50 VAGAS) ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: RELIGIÃO E SOCIEDADE

LINHAS DE PESQUISA a) Religião e Esfera Pública

O foco recai sobre o lugar da religião na sociedade em geral e na esfera público-política em particular, incluindo pesquisa e discussão sobre temas tais como: Ensino religioso escolar; crenças religiosas e legislação; a participação política das religiões; pluralismo e diálogo inter-religioso; questões éticas e de identidade etc.

b) Análise do Discurso Religioso

O foco recai sobre a análise crítica dos vários tipos de discurso religioso, tais como: discurso em textos canônicos das religiões, tais como a Bíblia, o Alcorão, etc.; testemunho pessoal dos adeptos; religião na mídia; hermenêutica e filosofia da linguagem; etc.

(6)

Corpo Docente do Programa de Mestrado Profissional em Ciências das Religiões

Prof. Dr. Abdruschin Schaeffer Rocha Prof. Dr. Alessandro Rodrigues Rocha Profa. Dra. Claudete Beise Ulrich Prof. Dr. David Mesquiati de Oliveira

Prof. Dr. Francisco de Assis Souza dos Santos Prof. Dr. Graham McGeoch

Prof. Dr. José Adriano Filho Prof. Dr. José Mario Gonçalves Prof. Dr. Julio Cezar de Paula Brotto Prof. Dr. Kenner Roger Cazotto Terra Prof. Dr. Osvaldo Luiz Ribeiro

Prof. Dr. Ronaldo de Paula Cavalcante Prof. Dr. Valdir Stephanini

Prof. Dr. Wanderley Pereira da Rosa

(7)

ANEXO II – CRITÉRIOS PARA ANÁLISE DO PRÉ-PROJETO DE PESQUISA

CRITÉRIOS PONTOS AVALIAÇÃO

1 - Relevância do tema 0,0 – 1,0

2 - Justificativa e argumentação 0,0 – 1,0

3 - Coerência dos objetivos e questões de pesquisa 0,0 – 1,0

4 - Coerência e clareza teórico-metodológica 0,0 – 2,0

5 - Coerência do Sumário 0,0 – 3,0

6 - Coerência no referencial bibliográfico 0,0 – 1,0

7- Organização do Projeto e adequação linguística 0,0 – 1,0

(8)

ANEXO III – CRITÉRIOS PARA A CORREÇÃO DA PROVA ESCRITA

Critérios para avaliação Pontuação Valor atribuído I - Domínio dos Conteúdos Relativos ao Tema: 0 – 4

• Clareza e objetividade das ideias 0 – 1

• Associa as ideias com a bibliografia recomendada 0 – 1 • Contextualiza ideias do texto por meio de exemplos (fatos,

dados, situações) 0 – 1

• Desenvolve no texto diálogo entre diferentes autores 0 – 1 II - Domínio da expressão escrita em língua portuguesa.

0 – 2 III - Capacidade lógica de exposição e de argumentação. 0 – 2 IV - Capacidade de análise crítica e síntese. 0 – 2

TOTAL 0 –– 10

Referências

Documentos relacionados

Os 50 anos do Iate Clube de Brasília não poderiam e nem passarão em branco, daí o senhor comodoro ter instituído uma comissão para sugerir projetos com vistas a turbinar

• Treinamento básico fornecido pela equipe da Apex-Brasil para que a empresa possa agendar suas próprias reuniões de negócios!. • Utilização da plataforma SXSocial

Na hotelaria, a relevância da gestão de custos pode ser verificada quando dispondo de um sistema de custos eficaz, o hotel agrega ao seu processo decisório

b) Recebimento definitivo: no prazo de 5 dias úteis após o recebimento provisório, a fiscalização avaliará as características do material que, estando em conformidade com

Assim como para qualquer medicamento, se você está grávida ou amamentando, procure orientação médica antes de utilizar este produto.. CIMEGRIPE ® DIA é

Com a minha trajetória acadêmica, senti a necessidade de trabalhar o tema Educação Sexual na perspectiva de colaborar com a formação inicial dos licenciandos em Ciências

Trata-se de estudo longitudinal prospectivo do tipo caso e controle unicego, com a avaliação de desenvolvimento da linguagem em crianças anêmicas e não anêmicas entre 2 e 7

A PRESIDENTE DO ROTARY CLUB RIO DE JANEIRO MÉIER COMPANHEIRA LÚCIA DE FÁTIMA MELO, TEM O PRAZER E A GRATA SATISFAÇÃO DE CONVIDAR OS COMPANHEIROS, PARENTES E AMIGOS DO DISTRITO