• Nenhum resultado encontrado

1.1. Dom.ínio paleopatológico

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1.1. Dom.ínio paleopatológico"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

UM POSSÍVEL CASO DE CARCINOMA MALIGNO COM METÁSTASES NUM ESQUELETO EXUMADO DA VILA DE CONSTÁNCIA (PORTUGAL)

Sandra Sofia DOMINGOS ASSIS e Sónia Cristina FIALHO

1. Introdu~ao

1.1. Dom.ínio paleopatológico

Vários tumores podem deixar o seu testemunho nos ossos, nao obstante os carcinomas constituem a forma maligna mais comummente observado em contexto osteoarqueológico (Steinbock, 1976).

Os carcinomas desenvolvem-se primariamente no tecido epitelial (Ortner, 2003). De natureza invasiva, caracterizam-se pela prolifera<;ao naocontrc~adade células tumorais cuja dissemina<;ao através da circula<;ao sanguínea e/ou linfática pode potenciar a emergencia de focos neoplásicos secundários -as metást-ases - noutros sistem-as fisiológicos, designadamente no esqueleto (Ortner, 2003; Aufderheide e Rodríguez-Martín, 1998; Steinbock, 1976).

As metástases ósseas tendem a desenvolver-se preferencialmente em indivíduos com idade superior a 50 anos e afectam de modo diferencial os vários elementos do esqueleto. Os ossos mais afectados compreendem as vértebras, a pélvis, as costelas, a maioria dos ossos longos, o esterno e o cranio. As extremidades distais dos membros superiores e inferiores sao as menos lesadas (Ortner, 2003; Thillaud, 1996). A localiza<;ao das metástases nao é indiscriminada, na medida em que coincide com áreas de produ<;ao hematopoiética, um requisito fuleral para a sua dissemina<;ao hematológica (Smith, 2002; Thillaud, 1996).

As metástases produzidas a nível do esqueleto podem ser de natureza osteolítica, osteoblástica, ou uma combina<;ao das duas. As les6es ósseas secundárias ao carcinoma maligno do rim, tiróide, pulm6es e tracto gastrointestinal sao predominantemente de cariz osteolítico. O cancro da próstata produz altera<;6es osteoblásticas, já o carcinoma da mama manifesta uma ac<;ao combinada de les6es líticas e osteoblásticas (Ortner, 2003, Coley, 1960; Spujutet al., 1971 in Aufderheide e Rodríguez-Martín, 1998).

1.2. Objectivos

O presente trabalho centra-se num enterramento - Esqueleto 7 - (Fig. 1), proveniente da antiga necrópole da vila de Constancia, cujo estudo revelou um conjunto de les6es patológicas de padrao definido. Em conformidade prop6em-se como objectivos: descrever as altera<;6es nosológicas observadas, averiguar a sua natureza e distribui<;ao e empreender um diagn.óstico diferencial para aferir os factores etiológicos eventualmente subjacentes.

2. Material e métodos

Em 2002/2003, durante os trabalhos de requalifica<;ao ambiental e urbana da Vila de Constancia (Distrito de Santarém, Portugal) foram expostos na Pra<;a Alexandre Herculano e mas limítrofes, vestígios osteológicos humanos. Esta descoberta nao foi inusitada, na medida em que o espa<;o parece coincidir com a área de edifica<;ao da antiga igreja matriz de Sao Juliao e necrópole anexa. Trata-se de

(2)

LAS SOCIEDADES HISTÓRICAS PENlNSULARES: EDAD MEDIA Y MODERNA

o

caso analisado no presente trabalho alvitra um indivíduo do sexo feminino, com provável idade élmorte superior a 50 anos.

Para a determina<;ao do sexo foi requerido o método de Ferembachet al. (1980) para a morfologia do cránio e da pélvis, e o estudo de Wasterlain (2000) para a análise métrica dos ossos longos. A estimativa da idade él morte recorreu él metodologia alvitrada por Meindl e Lovejoy (1985) para a superfície auricular do ílio.

O estudo paleopatológico baseou-se na observa<;ao macroscoplca, tendo-se procedido ulteriormenteélanálise descritiva com respectivo diagnostica diferencial.

3.Resultados

3.1. As evidéncias paleopatológicas

As lesoes patológicas observadas no esqueleto 7 (Fig. 2) caracterizam-se por um padrao assimétrico com focos osteolíticos de tamanho variável e contornos predominantemente irregulares; urna distribui<;ao diferencial focalizada no cránio, esqueleto axial, membros superiores e cintura pélvica e coexistencia de lesoes osteoc1ásticas / osteoblásticas.

Cranio

No zigomático esquerdo foi observada urna lesao osteolítica de contornos circulares e com 8 mm de diámetro Fig. 3).

Omoplata

Na omoplata esquerda foi possível averiguar a coexistencia de lesoes osteolíticas e osteoblástica, localizadas na por<;ao médio superior do corpo. Em concomitancia, na base do acrómio detectou-se a presen<;a de urna lesao erosiva acompanhada de extensa actividade osteoblática (Fig. 4). Na regiao supraglenoide desenhou-se urna lesao osteolítica de aparencia rendilhada e porosa (Fig. 5). Já a fossa subescapular registou um foco osteolítico severo (21 X 18 mm), com perfura<;ao antero-posterior (Fig. 6). Costelas

As costelas registaram um conjunto de focos líticos de severidade variável, acompanhados em alguns casos, de perfura<;ao do osso cortical (figura 7). De igual modo foi aferida alguma resposta osteoblástica traduzida na deposi<;ao de finas camadas de osso novo do tipo woven (Fig. 8). Numa costela direita foi notada a presen<;a de urna fractura a meio do corpo, com calo ósseo remodelado. A OCOlTencia traumática parece constituir urna fractura patológica (Fig. 9).

(3)

UM POSSíVEL CASO DE CARCINOMA MALIGNO COM METÁSTASES NUM ESQUELETO EXUMADO DA VILA DE CONSTANCIA (PORTUGAL)

Úmero

No úmero esquerdo observou-se uma extensa área osteolítica, próximo da extremidade distal (Fig.11).

Pélvis

De igual modo ao verificado para os elementos ósseos precedentes, também a pélvis somou urna mescla de altera<;oes nosológicas. Saliente-se um fragmento de isquion esquerdo que exibiu uma lesao osteolítica de contornos irregulares (16 x1011U11), acompanhada de W11a discreta deposi<;ao de osso novo (Fig.12).

4. Discussao

As lesoes ósseas anteriormente descritas diferem dos tumores primários, tanto benignos como malignos, na medida em que estes tendem a originar reac<;oes singulares em vez de proliferativas, com uma predilec<;ao para o esqueleto apendicular em detrimento do axial, para além de tenderem a desenvolver-se durante o crescimento dos indivíduos e nao durante a idade adulta (Baraybar & Shimada, 1993).Neste sentido, o padrao, bem como o aspecto das lesoes aqui apresentadas parecem ser coincidentes com tumores secundários, nomeadamente carcinomas malignos com metástases (Ortner & Putchard, 1981; Orhler et al. 1991; Baraybar & Shimada, 1993; Aufderheide & Rodriguez-Martin, 1998;

Sefcakováet al.,2001,Smith,2002).

Embora o diagnóstico diferencial de neoplasmas primários nao seja necessariamente problemático, verifica-se um certo grau de dificuldade na diferencia<;ao dos tumores secwldários, nomeadamente entre os mielomas múltiplos e as metástases osteolíticas. Apesar da distribui<;ao multifocal das lesoes ósseas descritas apresentarem semelhan<;as com as observadas numa condi<;ao de mieloma múltiplo, esta hipótese foi descartada dada a presen<;a de lesoes com resposta osteoblástica, as quais nao estao de acordo com as lesoes de geometria esférica, com rebordos regulares e sem de evidencias de remodela<;ao óssea ou de forma<;ao de osso novo, características dos mielomas múltiplos (Rothschild et al., 1998). Deste modo, a distribui<;ao multifocal das lesoes em áreas de produ<;ao hematopoiética, o seu padrao assimétrico com focos osteolíticos de tamanho variável e contornos predominantemente irregulares, e a coexistencia de lesoes osteoclásticas e osteoblásticas, parecem estabelecer um corpo de evidencias compatíveis com a descri<;ao clássica de um carcinoma maligno com metástases (Aufderheide & Rodriguez-Martin, 1998; Ortner & Putchard,1985). Dma vez que, tal como observado neste caso, as lesoes ósseas secundárias do carcinoma da mama tendem a apresentar uma combina<;ao de lesoes líticas e osteoblásticas (Baraybar & Shimada, 1993), e dado tratar-se de um indivíduo feminino com uma idade

a

morte estimada em mais de 50 anos, esta poderá ser uma possível etiologia. No entanto nao se pode descartar a hipótese das metástases serem secundárias a um neoplasma primário de outra regiao anatómica.

(4)

LAS SOCIEDADES HISTÓRICAS PENINSULARES: EDAD MEDIA Y MODERNA

BIBLIOGRAFIA

AUFDERHEIDE, A Y RODRÍGUES-MARTÍN, C (1998): The Cambridge Encyclopedia of HUlnan Paleopathology. Cambridge.

BARAYBAR, J. YSHIMADA, 1. (1993): A Probable Case of Metastatic Carcinoma in a Middle Sican Burial from Batán Grande, Perú. Intemational Journal of Osteoarchaeology 3: 129 - 135.

FEREMBACH, D., SCHWIDETZI<Y, 1. y STLOUI<AL, M. (1980): Recommendations for age and sex diagnosis of skeletons. Worshop of European Anthropologists.Joumal of Human Evolution 9: 517-549. GARCÍA, J. (2004): Requalifica¡;iio urbana e ambiental da vi/a de Con.stancÍa: Sondagens arqueológicas. [nao

publicado] .

MEINDL,R, LOVEJOY, C y MENSFORTH, R (1985): A revised method of age detennination using the Os pubis, with a rewiew and tests of accuracy of other current methods of pubic symphyseal aging. American Joumal of Physical Anthropology 68: 79-85.

ORTNER, D. YPUTSCHAR, W. (1981): Identification of Pathological Conditions in Human Skeletal Remains. Washington.

ORTNER, D., MANCHESJ;:ER, 1<. y LEE, F. (1991): Metastatic Carcinoma in a Leper Skeleton from a Medieval Cemetery in Chichester, England.Intemational Joumal of Osteoarchaeology 1: 91-98.

ORTNER, D. (2003): Identificrltion ofpathological conditions in Human Skeletal Remains. Amsterdam.

ROTHSCHILD, B., HERSHI<OVITZ, 1., DUTOUR, O. y CLUES. Potentially Distinguishing Lytic Lesions of Multiple Myeloma From Those of Metastatic Carcinoma. American Journal of Physical Anthropology 105: 241 - 250.

SEFCÁI<OVÁ, A, STROUHAL, E., NEMECI<OVÁ, A, THURZO, M. y STASSÍI<OVA - STUI<OVSI<Á (2001). Case of Metastatic Carcinoma From End of the 8th - Early 9th Century Slovakia. American Joumal of Physical Anthropology 116: 216 - 229.

SMITH, M. (2002). A probable case of metastatic carcinoma from the Late Prehistoric Eastern Tennessee River Valley.Intemational Journal ofOsteoarchaeology 12: 235 - 247.

STEINBOCI<, R (1976). Paleopathological diagnosis and interpretation. Bone diseases in ancient human populations. New York.

SUCHEY, J. y BROOI<S, S. (1990). Skeletal Age Determination based on the Os Pubis: a comparison of the Acsádi-Nemeskéri and Suchey-Brooks Methods.Human Evolution5: 227-238.

THILLAUD, P. (1996).Paléopathologie humaine. Sceaux Cedex, I<ronos.

WASTERLAIN, R S. (2000). Morphé. Análise das propon;:5es entre os membros, dimorfismo sexual e estatura de uma amostra da Colec<;ao de Esqueletos Identificados do Museu Antropológico da Universidade de Coimbra. Disserta<;ao de Mestrado em Evolu<;ao Humana, Departamento de Antropologia, F.CT.U.C Policopiado.

(5)

UM POSSíVEL CASO DE CARCINOMA MALIGNO COM METÁSTASES NUM ESQUELETO EXUMADO DA VILA DE CONSTÁNClA (PORTUGAL)

Figura 1.O esqueleto 7in situ. Figura 2.Distribui~aoesquemática das les6es observadas

no esqueleto 7. O ponteado localiza os focos mais importantes.

(6)

LAS SOCIEDADES H1STÓRICAS PENINSULARES: EDAD MEDIA Y MODERNA

(7)

UM POSSíVEL CASO DE CARCINOMA MALIGNO COM METÁSTASES NUM ESQUELETO EXUMADO DA VILA DE CONSTANCIA (PORTUGAL)

(8)

LAS SOCIEDADES HISTÓRICAS PENINSULARES: EDAD MEDIA Y MODERNA

Figura 7. Lesao erosiva na superfície visceral de urna costela esquerda. Presen¡;a de alguma deposi¡;ao de osso novo do tipo woven.

(9)

UM POSSíVEL CASO DE CARCINOMA MALIGNO COM METÁSTASES NUM ESQUELETO EXUMADO DA VILA DE CONSTÁNCIA (PORTUGAL)

Figura9. Fractura mal consolidada numa costela direita, com calo ósseo remodelado.

(10)

LAS SOcrEDADES HISTÓRICAS PENINSULARES: EDAD MEDIA Y MODERNA

Figura 11.Lesao osteolítica extensa na diáfise do úmero esquerdo, próxima da extremidade distal.

Figura 12.Lesao osteolítica de contornos irregulares (16 x 10 lmn), num fragmento deisquionesquerdo. Em torno da lesaoé

Referências

Documentos relacionados

TRANSPORTE DOS ANIMAIS ATÉ O ABATEDOURO. a) O transporte dos animais vivos provenientes do manejo realizado sob qualquer sistema com fins comerciais até o abatedouro

Os dados atuais (UNC, 2010) relatório para o nosso país no contexto mundial de açúcar, o México ocupa a 7ª posição em termos de produção que centrifugação, 7 e 5 do consumo na

1.. Em caso de alteração da linha editorial ou da orientação do órgão de comunicação social, confirmada pela sua direcção ou claramente expressa, o jornalista pode

BORGENSON, J.; LEAKE, J. Manual de Desenho Técnico para Engenharia: desenho, modelagem e visualização. Desenho Técnico Mecânico. São Paulo: Hemus. Desenhista de máquinas.

Outro ponto crítico para o fechamento controlado de disjuntores de transformadores de potência sem carga é que o fluxo prospectivo criado pela tensão no instante do fechamento

Para que seja reparado ou substituído devido a defeitos de píxeis durante o período de garantia, o monitor TFT de um ecrã plano Philips deverá apresentar defeitos de píxeis

Having the goal of contributing to the methodological development of retro-biographical research, this article presents a proposal of a Method for Self-Research of

Com relação ao peso, não houve variação no grupo gestodeno, mas registrou-se aumento médio, estatisticamente significativo, de 1 kg no grupo com desogestrel, ao final de seis ciclos