• Nenhum resultado encontrado

Infância. Nosso. futuro. Formosa. Edição I Ano I Junho de 2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Infância. Nosso. futuro. Formosa. Edição I Ano I Junho de 2016"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Edição I | Ano I | Junho de 2016

Infância

Formosa

Nosso

(2)

Este boletim faz parte do projeto Comunica CDC, realizado pelo Instituto InterCement e InterCement Brasil, em parceria com a Oficina de Imagens.

Instituto InterCement

Diretora Executiva: Carla Duprat Superintendente: Jair Resende

Coordenador de Investimento Social: Flávio Seixas Analista Regional Nordeste: Aristides Gusmão dos Santos Neto

Contato: institutointercement@intercement.com

Comitê de Desenvolvimento Comunitário de Campo Formoso: Conselho Tutelar, Primeira Igreja Batista,

expediente

editorial

Imagem e Cultura

Pastoral da Criança, Secretaria Municipal de Educação, Secretaira Municipal de Obras, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria do Trabalho, Ação Social e Combate à Pobreza ,Sindicato dos Trabalhadores Rurais da Agricultura Familiar.

Oficina de Imagens

Diretor Institucional: Bernardo Brant

Edição: Gabriella Hauber e Anna Cláudia Pinheiro Site: www.oficinadeimagens.org.br

Projeto Gráfico: Ronei Sampaio

Diagramação: Gabriella Hauber e Anna Cláudia Pinheiro Foto da capa: Arquivo Secretaria Municipal de Educação Impressão: Gráfica Formato|Tiragem: 2.200 exemplares

Olá, leitor!

Você está recebendo a primeira edição do boletim Infância Formosa. Este informativo é produzido pelo Comitê de Desenvolvimento Comunitário (CDC) de Campo Formoso.

O CDC é uma articulação entre representantes do poder público, de organizações da sociedade civil organizada e de empresas, criada para discutir o investimento social privado nos municípios onde há atuação do Instituto InterCement e da fábrica da InterCement.

Nesta edição, contamos um pouco da história e das atribuições do CDC (p.3). Também te apresentamos duas iniciativas importantes no município: o programa Mais Saúde (p.6) e o projeto Crevipaz (p.7). O grupo Conviver também fez uma bela apresentação de reisado (p.8).

E, é claro, não poderia faltar o Plano Municipal de Educação de Campo Formoso (p.4 e 5).

Boa leitura!

Veraci Gama Ferreira foi a campeã da primeira edição do Festival de Arte Literária Estudantil Municipal (FALEM), que ocorreu no ano de 2015, na cidade de Campo Formoso. Veraci foi aluna da rede municipal de ensino, estudou no Colégio Municipal Rosalvo Luiz Celestino, localizado no povoado quilombola de Lage dos Negros, interior de Campo Formoso. Ao se consagrar campeã desse festival, Veraci começou a participar de diversas apresentações culturais da nossa comunidade. Confira o cordel de Veraci no nosso blog: http://comunicacdc.org.br/cdccampoformoso/

(3)

O Comitê de Desenvolvimento Comunitário (CDC) tem como objetivo reunir representantes e lideranças da comunidade, das organizações sociais, do poder público e da iniciativa privada, para que desenvolvam projetos que contribuam para o desenvolvimento da comunidade, em sintonia com os programas do Instituto InterCement.

O grupo é composto por membros do Comitê de Incentivo ao Voluntariado e à Interação com a Comunidade (Civico), da InterCement, e representantes e lideranças da comunidade, das organizações sociais e do poder público que trabalham com questões ligadas ao desenvolvimento social.

O CDC tem como responsabilidade orientar a elaboração dos planos operacionais dos projetos sociais, garantindo que as demandas e reais necessidades do município sejam discutidas e trabalhadas, em sintonia com o modelo de responsabilidade social da InterCement, e indicar as políticas públicas existentes e a necessidade de complementação das mesmas.

Já o Civico tem como objetivo principal estabelecer os vínculos da empresa com a comunidade e incentivar e apoiar ações voluntárias entre os profissionais da empresa. A atuação do Civico deverá ocorrer sempre em sintonia com as estratégias de investimento social do Instituto InterCement.

Instituto InterCement

No segundo semestre de 2015 ocorreu o ato solene do lançamento do Instituto InterCement na cidade de Campo Formoso. A cerimônia contou com a presença dos representantes do Civico, do Instituto InterCement e da prefeitura.

O Instituto InterCement, em articulação com o CDC, procura contribuir com o desenvolvimento das comunidades onde atua, com o objetivo de identificar as principais demandas sociais do município.

CDC de Campo Formoso realiza diversas ações em prol

do desenvolvimento comunitário

Lançamento do Instituto InterCement é mais um passo para o desenvolvimento de

projetos no município

Por Vanusa Evangelista Rosa, da InterCement

CDC de Campo Formoso atua para a melhoria da qualidade de vida do município

Em dia com o CDC

Foto: Arquivo CDC

(4)

Políticas Públicas

A construção de espaços democráticos na revisão do

Plano Municipal de Educação

Revisão do plano de Campo Formoso contou com a participação de diversos

atores da sociedade

Por Leila Curaça, da Secretaria Municipal de Educação

A revisão do Plano Municipal de Educação foi feita de maneira articulada por diferentes setores

A revisão do Plano Municipal de Educação (PME) de Campo Formoso, se constituiu num espaço coletivo de discussão sobre vários assuntos da área educacional e contou com diversos atores da sociedade campoformosense. Muito mais que um simples documento construído para atender as demandas externas e posteriormente ser engavetado, o Plano Municipal de Educação é um documento vivo e atualmente norteia a gestão municipal.

A revisão do PME iniciou em março de 2015 com a parceria do Instituto InterCement através da Escola Ideal. As reuniões, os GTs e a Audiência Pública foi conduzida pelo formador Fernando Mendes e sob o olhar cuidadoso da secretária de educação, Maria Elizabeth Sousa Gonçalves, que sinalizou a necessidade de democratizar os espaços de discussão consolidado o processo de revisão do PME com a ampla participação da sociedade.

Em tempo hábil cumprimos as exigências que legalmente norteiam a revisão do Plano Municipal de Educação e, para isso, contamos com a participação ativa de 40 segmentos, Conselhos, Associações, Sindicatos, Igrejas, Universidades, Escolas dentre outros. Sem dúvida, foi um dos processos mais democráticos que o município já realizou, mediando conflitos a partir de interesses, prioridades e opiniões divergentes legitimamos 46 metas que deu origem a Lei do PME 13.005\2015.

Dentre as diretrizes do PME estão, a erradicação do analfabetismo, universalização do atendimento escolar, melhoria da qualidade do ensino.

Fo to : A rq uiv o CD C

(5)

Políticas Públicas

O Plano Municipal de Educação é um importante passo para a garanti dos direitos de crianças e adolescentes Atualmente, a parceria da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Esporte com a Intercement continua, desta vez com o monitoramento das metas estabelecidas no Plano Municipal de Educação garantindo a efetivação das estratégias.

Plano Nacional de Educação

Os Planos Municipais de Educação estão previstos no Plano Nacional de Educação, apro-vado em 2014. O Plano tramitou por quase quatro anos no Congresso Nacional até a aprova-ção e estabelece 20 metas para serem cumpridas ao longo dos próximos dez anos. As metas vão desde a educação infantil até o ensino superior, passam pela gestão e pelo financiamento do setor e pela formação dos profissionais. As metas foram divididas em quatro grupos.

O primeiro grupo são metas estruturantes para a garantia do direito a educação básica com qualidade, e que assim promovam a garantia do acesso, à universalização do ensino obri-gatório, e à ampliação das oportunidades educacionais. Um segundo grupo de metas diz res-peito especificamente à redução das desigualdades e à valorização da diversidade, caminhos imprescindíveis para a equidade. O terceiro bloco de metas trata da valorização dos profissio-nais da educação, considerada estratégica para que as metas anteriores sejam atingidas, e o quarto grupo de metas refere-se ao ensino superior.

As principais metas do Plano Nacional e que devem ser seguidas também pelos Planos Estaduais e Municipais são: 100% das crianças de 4 e 5 anos matriculadas na pré-escola até o final de 2016; possibilitar que todas as crianças de 6 a 14 anos estejam matriculadas no en-sino fundamental de 9 anos, e garantir que, em um prazo de dez anos, pelo menos 95% delas concluam o fundamental na idade recomendada; atendimento escolar para 100% dos adoles-centes entre 15 a 17 anos até o final de 2016; oferecer educação em tempo integral para pelo menos 25% dos alunos do ensino básico em pelo menos 50% das escolas públicas; fomentar a qualidade da educação, com melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem, para atingir, em 2021, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 6,0 nos anos iniciais do fun-damental, de 5,5 nos anos finais do fundamental e de 5,2 no ensino médio.

Em relação à valorização dos profissionais de Educação, também estão previstas algumas metas, como atingir, em até dez anos, o investimento do equivalente a 10% do Produto Inter-no Bruto (PIB) na educação pública.

(6)

Programa Mais Saúde mobilizou profissionais e comunidade em evento que ofereceu atendimentos na área da saúde O programa Mais Saúde foi criado e desenvolvido, em 2015, pela Secretaria Municipal de Saúde de Campo Formoso. O objetivo é levar serviços especializados com qualidade em saúde às unidades de difícil acesso. São oferecidos diferentes serviços por meio do

programa, como pediatria, ginecologia, psiquiatria, psicologia, pequenas cirurgias, ultrassom, teste da orelhinha, odontologia, fisioterapia, preventivos, fonoaudiologia, nutrição,

eletrocardiograma, além dos serviços básicos de clínica médica. Todos os serviços são ofertados por profissionais qualificados.

A primeira edição foi em Lage dos Negros, passando por São Tomé, seguindo para Araras, Olho D’Água das Pombas e Brejão da Caatinga. No ano de 2016, se manteve o roteiro de sucesso realizado em 2015, tendo como inovação a inserção do Povoado de Tiquara.

Durante o evento, profissionais da saúde, equipe técnica e de apoio foram até a comunidade e realizaram atendimentos nas áreas de psiquiatria, fisioterapia, psicologia, pequenas cirurgias, pediatra, ginecologista, dentre outros, e exames de ultrassonografia, eletrocardiograma, teste da Orelhinha e preventivos. Também foram ofertados os serviços de emissão do cartão do SUS, vacinação, aferição de pressão arterial, glicemia, aplicação de flúor e recreação para as crianças.

Hoje, após um ano de criação, o programa atinge a marca de mais de 8 mil atendimentos e exames pelo interior, com a certeza de uma população satisfeita.

Mais Saúde oferece diversos serviços gratuitamente em

Campo Formoso

Programa completa um ano em 2016 e já beneficiou mais de 8 mil moradores do

município

Por Carla Guimarães Batista, farmacêutica, especialista em Gestão do SUS e coordenadora da atenção básica

Boas Experiências

(7)

Perfil

Crevipaz realiza atendimento gratuito a usuários de drogas do município de Campo Formoso

Projeto em Campo Formoso oferece tratamento

gratuito a usuários de drogas

Crevipaz funciona desde de 2001 e já contribui para a melhoria de vida de diversas

pessoas

Por Gervânia Oliveira, da Primeira Igreja Batista de Campo Formoso

A Casa de Recuperação Vida e Paz

(Crevipaz) foi fundada em 16 de julho de 2001, como obra social da Primeira Igreja Batista em Campo Formoso, no intuito de atender pessoas dependentes de álcool e outras drogas.

Hoje, a Crevipaz se constitui como instituição de natureza jurídica, autônoma, sem fins lucrativos, com conselho deliberativo formado por membros da Primeira Igreja Batista e acompanhamento religioso. Obteve o reconhecimento enquanto instituição de utilidade pública municipal (decreto 054/2001) e estadual (decreto 18.985/2010). Está localizada a 06 Km da sede do Município de Campo Formoso, numa casa de regime de comodato com a empresa Ferro Ligas da Bahia, a Ferbrasa.

A Crevipaz possui um espaço físico de área construída de aproximadamente 200m², com uma sala, três quartos, três banheiros, uma cozinha, uma despensa, um gabinete para atendimento, uma varanda em torno

da casa. E conta ainda com área externa de aproximadamente 4,29 hectares, cortada por um riacho permanente e utilizada para plantio de hortas, piscicultura, aviário (galinhas e codornas).

Com essa estrutura são atendidas, em média, de 10 a 15 pessoas da cidade de Campo Formoso e cidades circunvizinhas. Vale ressaltar que o tratamento que tem a duração de 9 meses é gratuito, visto que a maioria dos internos são oriundos de famílias de baixa renda.

O trabalho realizado ao longo desses anos pela Crevipaz tem incentivado transformação de muitas histórias. A instituição tem contribuído para que pessoas se vejam livres das drogas e com um novo projeto de vida. Diante desse desafio, precisamos de um esforço em conjunto de voluntários e parceiros, que nos apoiem financeiramente para que essa obra permaneça. O telefone da Crevipaz é (74) 99135-1569/ 99103-1000/ 3645-1963.

Boas Experiências

(8)

realização:

Expressão Campo Formoso

O Conviver reúne pessoas da terceira idade da comunidade de Poços, interior de Campo Formoso. Atuando há 13 anos, o Grupo Conviver é uma iniciativa voluntária de moradores do distrito com o intuito de promover atividades voltadas à integração e à elevação da autoestima de idosos da comunidade. Todos os anos, o grupo se organiza para dançar quadrilhas juninas e, no mês de dezembro de 2016, lideradas por dona Alaide Borges de Carvalho e dona Rita Rosa Silva Carvalho, o grupo decidiu apresentar à comunidade uma das expressões artísticas mais populares, o reisado das Ciganinhas. Segundo dona Alaide, o reisado das Ciganinhas é uma festa de comemoração ao Nascimento de Jesus. Começa a ser cantado na noite de Natal e segue até o dia de Reis, comemorado no dia 6 de janeiro.

Além das ciganas, sempre com vestidos coloridos e cheios de brilho, participam também uma personagem de estrela e os três Reis Magos. Na parte religiosa, as ciganinhas visitam as Lapinhas, o presépio tradicionalmente montado dentro das igrejas católicas. Em seguida, as ciganinhas vão de porta em porta cantando aos moradores das casas, pedindo para entrar e, se alguém der permissão de entrada, as ciganinhas cantam seus versos em troca de agrado do dono da casa.

O Grupo já participa de quadrilhas juninas e outras apresentações culturais, mas foi a primeira apresentação do Reisado, com a iniciativa delas mesmas, como forma de relembrar momentos vividos na juventude. Elas relembraram os versos, os personagens e figurinos coloridos das ciganas. Se apresentaram na matriz da igreja católica local e em algumas residências a convite dos moradores. Segundo elas, foi um momento único, de realização, de mostrar seu talento à juventude e familiares, além de ser um momento de lazer e diversão com as companheiras.

parceria:

Grupo Conviver encenou o Reisado para a comunidade de Campo Formoso

A vivência do Reisado pelo grupo Conviver, do distrito

de Poços

Grupo, que já fazia apresentações tradicionais, preparou pela primeira vez uma das

encenações mais populares

Por Fabiana Maria da Silva, da Secretaria de Ação Social; e Isanildes Carvalho Lopes, Secretaria Municipal de Educação

Fo to: Is an ild es C ar val ho L op es

Referências

Documentos relacionados

Fazendo uso do furo conector para realizar as medidas de pressão dentro do cilindro de compressão de um compressor hermético, foi encontrado erro de 6% na máxima pressão medida e

Com o tema do 1º Encontro Na- cional do setor da Construção Pesada – O que o Brasil precisa para elevar os investimentos em infraestrutura e aumentar a sua eficiência –, marca-

META NACIONAL 1- universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em

Apresentaremos a seguir alguns resultados que serão fundamentais para obtermos uma generalização dos teoremas das seçãos anterior para uma versão com tempo contínuo. Consideremos

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

1 — As empresas que oferecem redes de comunica- ções públicas ou serviços de comunicações eletrónicas acessíveis ao público são obrigadas a disponibilizar ao público, bem

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

Nas próximas atividades, use o Cinderella na geometria elíptica com vista esférica quando pedir construções na esfera. 10) Quais regiões você pode criar usando três