• Nenhum resultado encontrado

Mundo Melhor. Órgão Informativo da Paróquia Imaculada Conceição de Mogi Guaçu - SP. Maio 2016 Nº 348 Ano XXVIII. Mãe: a alegria do amor.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Mundo Melhor. Órgão Informativo da Paróquia Imaculada Conceição de Mogi Guaçu - SP. Maio 2016 Nº 348 Ano XXVIII. Mãe: a alegria do amor."

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Mundo Melhor

Órgão Informativo da Paróquia Imaculada Conceição de Mogi Guaçu - SP

Maio 2016 | Nº 348 | Ano XXVIII

Sugestões para:

Equipe Responsável

Impressão e Diagramação

Home Page: www.matrizimaculada.com.br E-mail: matrizimaculada@hotmail.com

(19) 3861.0173

Carlos H. Brandão Pe. João Paulo F. Ielo

Casimiro Maria Augusta Selma Inês Ongaro

Marli G. da Luz

Gráfica Marreco

Mundo Melhor

Jornal

Veja também nesta edição:

A alegria do amor...02

O mal da corrupção...02

Apostolado da Oração...03

Terço dos Homens...03

Notícias da Paróquia...04

Missa nas Comunidades...05

Notícias da Catequese...05

Beato Manuel e Coroinha Adílio...08

A Alegria de ser Dizimista...08

Notícias da Fundação CASA...08

Os papas e a devoção MARIANA...09

Papel amassado...10

Homenagens às Mães...10

(2)

2

Mundo Melhor

Paróquia Imaculada Conceição // Maio 2016

A alegria do amor

A esperada Exortação Apostóli-ca pós Sínodo da família, foi publi-cada pelo Papa Francisco que tem o título “A Alegria do amor” é, na verdade um motivo a mais para ali-mentar nossa alegria neste Ano Santo da Misericórdia.

O Papa aprofunda o tema do Matrimônio e da família e reafirma a doutrina da Igreja sobre tal sacra-mento e abre a perspectiva de olhar as realidades das famílias e os combates que enfrentam. Não podemos nos apresentar como aqueles que julgam as pessoas por conta das dificuldades que pas-sam; não podemos também julgar como menos fiéis àquelas famílias que passam graves crises em seu interior. Assim, é preciso iluminar as pessoas e sua consciência para assumirem suas responsabilida-des, investir na preparação para o Sacramento do Matrimonio, des-cobrir a real vocação dos que dese-jam se casar e assim formar lares cristãos que se tornem pequenas Igrejas domésticas.

Dentre os diversos e interessan-tes pontos que me chamam a atenção está o fato de que a exor-tação Alegria do Amor não caiu na armadilha de apontar o proibido e o permitido, e assim não dá a nin-guém a tarefa de julgar as pessoas e famílias que buscam o apoio da Igreja para sua vida. Ao apelar para o juízo da consciência, nos faz pen-sar nas dores e sofrimentos daque-les que desejam ser comunidade, se incluir na Igreja, mas que ainda não puderam celebrar seu matri-monio, ou por causa das diversas crises familiares foram se afastan-do da comunidade-Igreja.

A nós, ministros ordenados, é dada uma responsabilidade séria de acolher aos que nos procuram e usar da misericórdia que ampara, corrige, educa e cuida para que os que buscam amparo sejam acolhi-dos e não descartaacolhi-dos. Não

aco-lhemos bem com chicote em pu-nho, mas com a agua da misericórdia que aponta saídas e soluções para os que se engana-ram por caminhos diversos e agora voltam ao regato da Mãe-Igreja. Acolher é também orientar, formar, incentivar e não fechar as portas.

A beleza do matrimonio e da fa-mília são manifestos como uma grande e inestimável bênção para o ser humano. Aprendemos a amar e a buscar a Deus em nossas famí-lias, daí que a formação e a educa-ção dos filhos é uma tarefa que pais e mães não podem entregar a outras pessoas. Pais e mães são os responsáveis pela formação do ca-ráter dos filhos que aprendem dos pais as virtudes e os valores neces-sários para a vida com honestida-de e ética.

Aos que se encontram em situa-ções “especiais” o remédio da mise-ricórdia e da compaixão deve ser administrado. Ninguém deve ser excluído da Igreja e a Igreja não pode excluir nenhum de seus fi-lhos e todos devem ser integrados na comunidade nas diversas for-mas possíveis. Cabe sempre a apli-cação do discernimento e acompa-nhamento dos que nos procuram e procuram a comunidade.

Entretanto, um desafio que pa-rece grandioso e urgente é o da espiritualidade conjugal e familiar. A vida de oração da família é im-portantíssima neste momento de profundo individualismo que vive o ser humano. É necessário desli-gar o celular para que as famílias se encontrem, dialoguem mais, re-zem juntos e se vejam mais e me-lhor. O centro de nossa vida e da vida de nossas famílias é Jesus Cris-to! Sem Ele nossas famílias não conseguem compreender a “ale-gria do amor”!

Pe. João Paulo Ferreira Ielo

O mal da corrupção

A corrupção é considerada pela ONU o crime mais dispendioso de todos, causa de muitos outros. A corrupção propicia a ocupação de cargos por pessoas indignas, manobras políticas, compra de votos, licitações desonestas, o desvio, a malversação e o desperdício do dinheiro público, a impunidade, o tráfico de drogas, a sua veiculação nos presídios etc.

Certa vez, um rei perguntou aos seus ministros a causa de o dinheiro público não chegar ao seu destino como quando saiu da sua fonte. Um ministro mais velho, sentado na outra cabeceira da mesa, tomou uma grande pedra de gelo e pediu que a passassem de mão em mão até o Rei. Quando a pedra lá chegou estava bem menor. O ministro então disse: é essa a explicação: “passa por muitas mãos e sempre deixa alguma coisa”.

“Aquele que ama o ouro não estará isento de pecado; aquele que busca a corrupção será por ela cumulado. O ouro abateu a muitos... Bem-aventurado o rico que foi achado sem mácula... Quem é esse homem para que o felicitemos? Àquele que foi tentado pelo ouro e foi encontrado perfeito está reservada uma glória eterna:... ele podia fazer o mal e não o fez” (Eclo 31, 5-10). São palavras de Deus para todos nós.

Ao ler o título desse artigo, pensa-se logo nos políticos. Mas há muita gente, fora da política, que se enquadra nesse título: quantos exploradores da coisa pública, quantos sugadores do Estado, que não são políticos! Aí se enquadram todos os profissionais ou amadores que se corrompem pelo dinheiro. Quem vota por dinheiro é corrupto. Quem vota apenas por emprego próprio é corrupto. Quem corre atrás

dos políticos para conseguir benesses espúrias é corrupto.

O Papa Francisco tem insistido sobre a diferença entre pecado e corrupção, entre o pecador e o corrupto. Segundo ele, pecadores somos todos nós, mas o corrupto é aquele que deu um passo a mais: perdeu a noção do bem e do mal. Já não tem mais o senso do pecado. Os corruptos fazem de si mesmos o único bem, o único sentido; negando-se a reconhecer a Deus, o sumo Bem, fazem para si um Deus especial: são Deus eles mesmos. O Papa lembrou que São Pedro foi pecador, mas não corrupto, ao passo que Judas, de pecador avarento, acabou na corrupção. “Que o Senhor nos livre de escorregar neste caminho da corrupção. Pecadores sim, corruptos, não.” (Homilia, 4/6/2013).

A Igreja proclamou padroeiro dos Governantes e dos Políticos São Tomás More, “o homem que não vendeu sua alma”, exatamente porque soube ser coerente com os princípios morais e cristãos até ao martírio. Advogado, Lorde Chanceler do Reino da Inglaterra, preferiu perder o cargo com todas as suas regalias e a própria vida a trair sua consciência.

No atual clima de corrupção e venalidade que invadiu o sistema social, político, eleitoral e governamental, possa o exemplo de Santo Tomás More ensinar aos políticos, atuais e futuros, e a todos nós, que o homem não pode se separar de Deus, nem a política da moral, e que a consciência não se vende por nenhum preço, mesmo que isto nos custe caro e até a própria vida.

Dom Fernando Arêas Rifan Bispo da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney

Praça Hermínio Bueno, 54 - Jd. Hedy 19 98817.9548 | michele.frizo@hotmail.com

(3)

3

Mundo Melhor

Festa da Divina Misericórdia

No 1º Domingo após a Páscoa foi co-memorado o domingo da Divina Miseri-córdia, que teve como presidente da San-ta Missa o Padre João Paulo junSan-tamente com a comunidade presente, em que alguns entraram em procissão com os quadros da Divina Misericórdia.

Jesus disse a Santa Faustina (D327): “Ofereço aos homens um vaso, com o qual devem vir buscar graças na fonte da Misericórdia, o vaso é a imagem com a inscrição: “Jesus, eu confio em Vós”.

Os dois raios representam o Sangue e Água: o raio pálido significa a Água que justifica as almas, o raio vermelho signifi-ca o Sangue que é a vida das almas. Am-bos os raios jorraram das entranhas da Minha Misericórdia, quando na Cruz, o Meu Coração agonizante foi aberto pela lança. Estes raios defendem as almas da ira do Meu pai. Feliz aquele que viver à sua sombra porque não será atingido pelo braço da justiça de Deus (D299).

Em preparação a esta festa, foi reali-zada a novena com orações e reflexões sobre a Misericórdia Divina, mistério este que é de Deus, mas que encontra abrigo no coração de cada um de nós. É o senti-mento das entranhas do inigualável amor que chega às últimas consequências.

A misericórdia é sempre uma inicia-tiva de Deus diante de uma situação de rompimento com o sagrado. É a mani-festação de amor sobre uma situação de pecado, de desentendimento com Ele

causada pela nossa fragilidade.

Na misericórdia, Deus entrega o seu coração para que vejamos o quanto Ele se condói de amor por nós. Se tenho a graça da misericórdia, preciso ser mi-sericordioso também. Nisto consiste o mistério, tornar público o sentimento de Deus que abarca toda a criatura que está afastada pelo pecado.

Finalizando a celebração o Padre João Paulo realizou a benção das imagens que são utilizadas como instrumento de de-voção pelo qual Nosso Senhor distribui as graças.

CONVITE

• Reunião do Apostolado da Oração 1ª sexta-feira do mês às 13h30

no Salão Paroquial com o Diretor Espiritual Padre João Paulo

• Oração das Mil Misericórdias

19/05/16 - 5ª Feira às 15h

• Tríduo em Louvor ao Sagrado Coração de Jesus:

- 31/05/16 – 3ª Feira - 01/06/16 – 4ª Feira - 02/06/16 – 5ª Feira

• Solenidade do Sagrado Coração de Jesus

03/06/16 – 6ª Feira às 15h

Rosangela Bernardi Sinico

O grupo do terço dos homens de nossa paróquia marcou um ponto de alta relevância na participação da pe-regrinação à Porta Santa, no Santuário Santa Rita, na Vila Maria, de nossa cida-de, no dia 29 de março próximo passa-do, juntamente com os Congregados Marianos, familiares e outros fiéis de paróquias diversas. O encontro teve inicio às 14 horas no Santuário sendo que os fiéis saíram em procissão ao re-dor da igreja rezando o terço na inten-ção do Santo Padre o Papa Francisco, entrando, em seguida pela Porta Santa para participar da Santa Missa que foi presidida pelo Padre Hélio do Santuá-rio Nossa Senhora do RosáSantuá-rio. Na ho-milia o padre discorreu sobre as obras de misericórdia corporais e espirituais e, a Missa foi celebrada para pedir a Misericórdia de Deus para com o nosso Brasil e os Países em conflito no Oriente médio. Terminada a celebração saímos pela mesma Porta Santa convictos de sermos misericordiosos para com nos-sos irmãos como o Senhor é misericor-dioso para com todos.

Além da misericórdia de Deus os fi-éis foram buscar os favores que a Igreja nos oferece: as indulgências plenárias e parciais, conscientes de que tinham que cumprir cinco exercícios, a saber: confissão sacramental, peregrinação à Porta Santa, profissão de fé, oração pelo Papa e comunhão Eucarística, além de repudiar todo tipo de pecado quer mortal quer venial. Como é sabi-do, a indulgência beneficia o próprio fiel e uma alma do purgatório.

Quem quiser se aprofundar na dou-trina das indulgências é só consultar o livro do Professor Felipe Aquino, da Canção Nova: “O que são as Indulgên-cias”. Custa R$ 15,00. Queremos frisar que o grupo do terço dos homens tem tido participação efetiva nas diversas pastorais e em todas as celebrações da paróquia.

Aproveitamos o ensejo para renovar o convite a todos os homens de boa vontade para que venham, às segun-das-feiras, às 19,30, no salão paroquial, para rezar conosco.

Virgilio

Ana Paula Cassiano Francato

Psicóloga CRP 06/93776

Crianças, Adolescentes e Adultos Atendendo vários convênios

Tel: (19) 3861.4739 e-mail: anapaula_francato@hotmail.com Centro Médico Integral

R. Nunes Pedrosa, 313 - Bairro do Lote Mogi guaçu - SP - Cep 13840-103

Apostolado da Oração

Terço dos Homens

Casamentos

17 Benício Palmeira de Freitas

24 Allicia Seksenian Godinho

Isabelly Lorena Marques Isadora Simionato de Arruda

Jade Bueno Soares João Pedro Colombo Damásio

Lara Heyden Flores Teixeira Moisés Fernandes Samarchi

Nina Gerizani Thays Ellóa dos S. Bauer Godinho

16 Filipe Augusto Nogueira Karen Pereira Gonçalves

22 André Luis Ferreira Paula Zanco Miranda

(4)

4

Paróquia Imaculada Conceição // Maio 2016

Mundo Melhor

Drª. Ana Paula Pereira Lima

CRM-SP 109662

3851.8700

Notícias da Paróquia

No dia 10 de abril de 2016, às 14h, nosso querido Pe. João Paulo, com muito carinho presidiu a missa solene em celebração a cerimônia que tem o nome de Ácies, onde os legionários se reúnem uma vez por ano para renovar sua fidelidade a Maria, Rainha da Legião, e dela receber a força e bênção para um novo ano de combate contra o exército do mal.

Estiveram presentes nesta grande festa, 120 pessoas, entre padre, legionários e con-vidados.

Salve Maria!

No último sábado, dia 24/04, participei pela 1ª vez da missa da Família na Paróquia Imaculada e o melhor de tudo foi que eu estava com o meu marido, meu filho e minha filha, essa família linda que Deus me deu. Foi realmente uma bênção e a mensagem também foi muito especial, uma providência divina; o Evangelho falou sobre o maior mandamento que Deus no deu: “Amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei”. O celebrante falou de como devemos amar ao nosso próximo, o que não é uma tarefa fácil, mas é o essencial para vivermos em comunidade e de acordo com os planos de Deus em nossas vidas. Amém!

Celinha

No dia 6 de abril transcorreu o aniversário do padre Sebastião. Veio de Elói Mendes, MG, para conviver conosco em Mogi Guaçu. Completou 61 anos de vida. Somos felizes em contar com presença tão querida em nossa comunidade paroquial. Pedimos que Deus abençoe e proteja o Padre Sebastião, lhe conceda muita saúde e força de fé para anunciar o Reino de Deus por muito tempo ainda. A sua humildade cativa qualquer pessoa que dele se aproxima. A sua alegria é contagiante também. Felicidades Padre Sebastião. Comunidade paroquial Imaculada Conceição. Mogi Guaçu/SP.

Casimiro

No dia 12 de abril, realizamos o nosso terço no Edifício Jequitibá. Contamos com a presença do Frei Paulo que sempre da uma palavra de evangelização, falou sobre a luz e nos deu algumas sementes de girassol para simbolizar.

Nesse dia entregamos para o família de Elaine, marido e filhos a imagem de Nossa Senhora da Imaculada Conceição que irá visitar outras famílias durante o mês.

Neste mês terminamos a campanha do agasalho que será entregue para a Pastoral da Saúde e para Savisc. No final tivemos uma calorosa confraternização.

Zezé – Comunidade Pe. Longino

Festa da Ácies

Missa da Família

(5)

6

Mundo Melhor

ATENÇÃO! TODO SÁBADO ÀS 12H MUNDO MELHOR CRIANÇA NA MUNDO MELHOR FM 87,9

Rua Chico de Paula, 837 - Mogi Guaçu - SP Fone: (19) 3841.9094

(6)

7

Fevereiro 2014

Paróquia Imaculada Conceição // Maio 2016

Mundo Melhor

• Alarmes • Câmeras • Cancelas • Cerca Elétrica • Portões Eletrônicos • Vídeo Porteiro • Computadores • PABX • Parabólicas • Ronda Eletrônica • Telefonia • TV por assinatura • Alarmes • Câmeras • Cancelas • Cerca Elétrica • Portões Eletrônicos • Vídeo Porteiro • Computadores • PABX • Parabólicas • Ronda Eletrônica • Telefonia • TV por assinatura Monitoramento 24 Horas

3861.6234

ALARMES www.acsalarmes.com.br

(7)

5

Mundo Melhor

BOB LOC

EMPILHADEIRAS

LOCAÇÕES E VENDAS

RUA JURUNAS - Nº 540 - JD IGAÇABA - MOGI-GUAÇU / SP

EMPILHADEIRAS OUTRAS MÁQUINAS PEÇAS

WWW.BOBLOCMOGI.COM.BR CONTATO@BOBLOCMOGI.COM.BR CARLOS 9 9643-8189 19 3831-6242 19 19 www.mecseguros.com.br

Rua Leontina Zambaldi, 251 - Jd. Serra Dourada

3569-7001

mecseguros@mecseguros.com.br

Notícias da Catequese

Realizou-se na Sexta-feira 15 de abril, com toda as crianças da Catequese a Via Sacra da Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, os quadros da ressurreição foram colo-cados nos bancos da praça e ali fizemos nossas meditações com catequizandos, pais e mães em clima de oração.

Inês

No dia 3 de abril na missa das 9h30, presidida pelo Pe. João Paulo os catequizandos dos catequistas Adilson, Cássia e Vera receberam a oração do Creio, símbolo do grande mistério de nossa fé e amor a Deus nosso Pai.

Desejamos aos catequizandos que estão se preparando para receber o sacramento da 1ª Comunhão, que se sintam cada vez mais unidos à Palavra de Deus e aos Vossos ensinamentos.

Néia Missa na Comunidade São Judas Tadeu

No dia 19 de abril, os membros da Comunidade São Judas Tadeu foram acolhidos com muita alegria, na residência de Balota e Lena, na qual padre João Paulo celebrou a Eucaristia. Pe. João Paulo refletiu conosco o Evangelho (Jo 10,27). Todos somos ove-lhas, Deus as conhece uma a uma. É preciso estar atento a ouvir a sua voz que nos convida segui-lo.

O Cristo bom pastor deu a vida pela suas ovelhas, dando-nos a vida eterna. Após a celebração Eucarística houve uma agradável confraternização acompanha-da de um gostoso bate papo.

Agradecemos à Lena e ao Balota por estarem sempre disponíveis a colaborar com a obra missionária de Jesus.

Vera – Comunidade S. Judas Missa na Comunidade João Paulo I

Foi com muita alegria que no dia 26 de abril, o Sr. Moacir e sua esposa Neide, aco-lheram o Padre Sebastião e a todos que compareceram no Salão São Matheus, para a celebração da santa missa. Foi uma noite abençoada, assim como tantas outras o são, quando celebramos o encontro com Deus e os irmãos. Padre Sebastião com palavras iluminadas, nos ensinou que promover a paz ao nosso redor é um bem comum, mas quando promovemos a paz alimentados pela fé, pela Palavra de Deus é um bem maior e que nós como discípulos seguidores de Jesus, somos convidados a levar esta paz a todos. Nós da Comunidade João Paulo I, agradecemos a presença de todos e, em especial a do Padre Sebastião que presidiu a celebração. Que o Senhor nos abençoe a todos!

Tereza

Via Sacra da Luz

Rito do Creio

(8)

8

Paróquia Imaculada Conceição // Maio 2016

Mundo Melhor

Beato Manuel e Coroinha Adílio

21 de Maio

Esta história trágica e real aconteceu bem perto de nós: Rio Grande do Sul, pleno século XX. O PADRE MANUEL GÓMEZ GON-ZÁLEZ nascido em As Neves- Espanha em 1877, se ordenou sacerdote em 1902 e após exercer seu ministério em sua terra natal até 1904, foi para a Arquidiocése de Braga- Portugal até 1913 quando foi enviado para o BRASIL devido às persequições políticas na Primeira República Portuguesa. Aqui em nossa terra ficou na Paróquia da Soledad, Diocése de Santa Maria, Rio Grande do Sul e em 1915 na Paróquia de Nonoai na mes-ma Diocése. Junto com ADILIO DA RONCHI, nascido em 1908 em Feijão Miúdo hoje mu-nicípio de Tres Passos, portanto um gauchi-nho brasileiro, que era seu coroinha , visita-va as capelas da região levisita-vando o CRISTO VIVO a todos os camponeses. Pe Manoel organizou um grupo de adolescentes para ajudá-lo no trabalho pastoral e Adílio foi um deles que o acompanhava sempre le-vando os sacramentos para os doentes e catequizando-os. Lá iam eles, troteando em burrinhos pelas estradinhas de terra. Pe Manuel estava visitando as comunidades, incluindo a dos índios Kaingang e assim partiram para o Alto Uruguai para a Páscoa dos Militares, em visita pastoral à Paróquia Longo da Palmeira. Após, foram à colônia de Três Passos para ajudar os colonos de origem alemã. Quando chegaram na loca-lidade de Feijão Miudo, Pe Manuel e Adílio foram esperados por bandidos armados de

tocáia escondidos no mato. Os bandidos não queriam saber de um padre ensinando religião. Naquela época muitos padres e religiosos foram persequidos por sistemas ateus, como socialistas, facistas e outros “ISTAS”. No México por exemplo, as igrejas foram fechadas e padres considerados fora da lei e condenados à morte .Graças à Deus no Brasil não aconteceu, mas sempre apare-cem um e outro simpatizante dessas ideo-logias que odiavam a IGREJA. Os bandidos atacaram Pe. MANUEL e seu coroinha e os dois foram amarrados em duas árvores para dentro da mata e atacados com paus e tiros. Era 21 de maio de 1924 e Adílio contava com 15 anos e Pe MANUEL com 48 anos. Pa-rece uma coisa horrível de se contar, não é mesmo? Ainda bem que para nós, cristãos, esse não é o fim da história. Por dois moti-vos: primeiro porque Jesus nos ensinou que existe um Céu e também, porque Ele disse que não há maior amor que dar a vida por seus amigos. Por isso, quando alguém mor-re assim, dando a vida por Jesus e os irmãos, nós os chamamos “mártires”. Logo, temos o nosso próprio mártir brasileiro coroinha no Céu: o gaúchinho Adílio. Ambos, Padre e coroinha, foram beatificados em 2007 pelo Papa Bento XVI em uma cerimônia presidi-da pelo Cardeal José Saraiva Martins, na ci-dade de Frederico Westphale no Rio Grande do Sul.

Maria Angela Vedovello

Rua José Pedrini, 186 - Centro

Mogi Guaçu - SP - 19 3818.3232

“Dê cada um conforme o impulso do seu coração. Deus ama a quem dá com alegria”. (2Cor, 2,7)

Ser dizimista, não é obrigação, mas sim, uma maneira de agradecer a Deus, tudo que temos e somos, nossa colaboração do dízimo, não é uma simples oferta, mas é um muito obrigado ao Senhor por tantas maravilhas que opera em nossa vida. Não estamos pagando a Deus, mas estamos colaborando para que a Sua Palavra possa atingir mais pessoas, para que a nossa Paróquia possa cumprir com seus compromis-sos sociais e religiocompromis-sos de anunciar a Boa Nova do Evangelho a muitas pessoas.

Como é bom ser dizimista e observar que colaboramos para que o Reino de Deus aconteça aqui e agora. Isto também é ser missionário, é dar a outras pessoas a opor-tunidade de uma vida mais digna de filhos e filhas de Deus e, de conhecerem melhor este Deus maravilhoso que conhecemos e que se revela a nós através do amor.

Ser dizimista é manifestar nossa fé em Deus e o nosso amor ao próximo.

Maria Augusta e Casimiro

Os adolescentes da Fundação Casa Mogi Mirim participaram de

uma tarde no Lar Juca Andrade de Mogi Mirim, onde realizaram uma

tarde interativa entre os idosos onde puderam trocar experiências e

despertar o sentimento de solidariedade.

Meilene

A Alegria de ser Dizimista

(9)

9

Mundo Melhor

Desde o anúncio da eleição do

querido Papa Francisco, pudemos

perceber sua confiança na Mãe de

Deus. No dia de sua apresentação,

ao se despedir do povo que lotava

a Praça São Pedro, disse: “Irmãos e

ir-mãs, tenho de vos deixar. Muito

obri-gado pelo acolhimento! Rezai por

mim e até breve! Ver-no-emos em

breve: amanhã quero ir rezar aos pés

de Nossa Senhora, para que guarde

Roma inteira”.

De fato, no dia 14 de março,

ape-nas um dia após sua eleição, foi até a

Basílica Santa Maria Maior, em Roma,

onde se aproximou do altar de

Nos-sa Senhora, a quem dedicou seu

pontificado. No seu brasão papal,

ostenta-se uma estrela de oito

pon-tas, representando Maria e também

as oito bem-aventuranças que Jesus

nos ensinou no Sermão da

Mon-tanha (Mt 5,3-10). Esse gesto

pro-fundamente mariano, com o qual o

Papa decidiu abrir seu pontificado,

o aproxima ainda mais do povo de

Deus, que tem grande veneração

por Nossa Senhora.

Brasão do Papa Francisco: estrela

de oito pontas representa Maria e as

bem-aventuranças.

A profunda devoção de João

Paulo II

O Beato João Paulo II deixou em

seu brasão a marca de sua devoção

a Maria. O lema Totus tuus ego sun

(“Sou todo teu”) marcou todo o seu

pontificado. Para muitos fiéis, ainda

está viva na memória sua devoção a

Nossa Senhora de Fátima.

No Santuário de Fátima, em

Por-tugal, encontra-se uma imagem de

Nossa Senhora de Fátima em cuja

coroa está encrustado um projétil

que atingiu o Papa no atentado de

1981. Em muitas ocasiões, ele nos

deu provas da sua devoção à

queri-da Mãe do Céu. Encíclicas foram

es-critas demonstrando sua confiança

em Maria, os “Mistérios Luminosos”

foram incluídos no Santo Rosário,

incrementando assim a devoção

mariana e incentivando o povo de

Deus à oração.

Na Encíclica Ecclesia de Eucharistia,

o Beato João Paulo II preconizou:

“Se quisermos redescobrir em toda

sua riqueza a relação íntima entre a

Igreja e a Eucaristia, não podemos

esquecer Maria, Mãe e modelo da

Igreja. Com efeito, Maria pode

guiar--nos para o Santíssimo Sacramento

porque tem uma ligação com ele”.

O Brasão de João Paulo II também

presta homenagem à Mãe de Deus.

Pio XII e o dogma da Assunção

Pouco depois de sua eleição, em

2 de março 1939, o Papa Pio XII

con-fidenciou ao seu vice-secretário de

Estado, Monsenhor Montini

(futu-ro Papa Paulo VI), que um dos seus

objetivos mais importantes era

defi-nir o dogma da Assunção de Nossa

Senhora. Para que isso ocorresse,

foram necessários longos estudos

patrísticos, litúrgicos, teológicos e

a consulta a todos os bispos. Esse

objetivo foi concretizado no Ano

Santo de 1950, com a definição da

Assunção de Maria, no dia 1º de

no-vembro, festa litúrgica de Todos os

Santos, na presença de 600 bispos

e de uma imensa multidão de fiéis.

Assim, com a Constituição

Apostó-lica Munificentíssimus Deus, o Santo

Padre definiu, ex cathedra, o dogma

da “Assunção da Virgem Maria aos

Céus, em corpo e alma”.

Assim como seus sucessores, João

Paulo II e Pio XII, o Papa Pio IX

tam-bém foi, durante toda sua vida,

mui-to devomui-to da Virgem Maria. Em 1849,

quando se encontrava no exílio, em

Gaeta, cidade da província do Lácio,

na Itália, consultou o ponto de vista

dos bispos da Igreja a respeito da

Imaculada Conceição e, em 08 de

dezembro de 1854, na presença de

mais de duzentos bispos, proclamou

o dogma da Imaculada Conceição

da Virgem Maria como sendo um

dogma de fé da Igreja, através da

en-cíclica Ineffabilis Deus.

Fonte: Revista Ave Maria

Fique por Dentro

Os papas e a devoção MARIANA

LINGUIÇA DE PORCO

Contato com Luciene Fone: 3861.6762 98204.6215(Whastapp)

(10)

10

Maio/2016

Acontece em Maio

Liturgia Dominical de Maio

1º/05 VI Dom. da Páscoa At 15,1-2.22-29 Sl 66 Ap 21, 10-14. 22-23/Ap 22,12-14.16-17.20 Jo 14,23-29/Jo 17,20-26 08/05 Ascenção do Senhor At 1,1-11 Sl 46 Ef 1,17-23 Hb 9,24-28;10,19-23 Lc 24,46-53 15/05 Pentecostes At 2,1-11 Sl 103 1 Cor 2,3-7.12-13 Rm 8,8-17 Jo 20,19-23 Jo 14,15-16.23-26 22/05 Santíssima Trindade Pr 8,22-31 Sl 8,4-9 Rm 5,1-5 Jo 16,12-15 29/05 IX Domingo do Tempo Comum 1 Rs 8,41-43 Sl 116 Gl 1,1-2.6-10 Lc 7,1-10

Papel Amassado

Entre latinhas e papelão Entre plásticos e barbante No meio de um lixão Encontrou algo brilhante Era um papel meio amassado De cor prata e escarlate

Era tão bonito, mais porque foi descartado? Tinha um cheiro bom, parecia chocolate Ela pegou com carinho

Desamaçou rapidamente Vai guardar no seu cantinho Como se fosse um presente

A maior surpresa ainda estava para acontecer Ao chegar em casa viu uma coisa que a surpreendeu Um coelhinho no canto da sala começou a correr Passou pela porta e no infinito se perdeu Mas deixou um ovo no formato de um coração Brilhava muito como uma luz

Representou para ela a ressurreição Do menino Jesus.

Naquele lixão contaminado A esperança foi encontrada Um simples papel amassado fez Sua vida transformada

Pietra Maximiano Schiavon Pacobello, 11 anos, está no 6º Ano, participou e ganhou o Concurso de Redação da Biblioteca Municipal de Mogi Guaçu, o concurso foi aberto aos alunos das escolas, realizado antes da Páscoa.

Mãe

Não há como explicar o mistério do amor e da vida sem recorrer a quem doa generosamente amor e vida que brotam do coração e da vida de quem vive e se doa justamente por amor.

Mãe é como amor, é como sol, é uma lua nas noites escuras de nossas dores; é sol a aquecer o inverno do nosso coração e água para matar a sede de alegria que às vezes padecemos.

Mãe é como a estrela que guia o nosso caminho nas noites traiçoeiras; é o remédio para as dores mais profundas, é o carinho que completa nossa alegria e a certeza que existe amor porque a Mãe nos apoia sempre.

Mãe é sempre nosso porto seguro, nosso apoio e nossa proteção. Benditas sejam as mães!

Benditas sejam nossas mães! Bendita seja nossa Mãe, Maria, mãe e modelo de todas as mães.

Nosso carinho, respeito e afeto para todas as mães!

Pe. João Paulo

1º Dom São José Operário, Dia do Trabalho 02 Seg 19h30 – Encontro com Catequistas 03 Ter Ss, Filipe e Tiago, Apóstolos

05 Qui 19h30 – Reunião com Equipe Central de Liturgia 08 Dom Ascenção do Senhor

Dia das Mães - 8h Missa no cemitério da Praça da Bíblia 10 Ter 14h – Visita na Santa Casa

16h – Missa na Santa Casa

19h30 – Missa na Comunidade Santa Isabel 13 Sex NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

19h30 – Reunião com Pastoral Familiar 19h30 – Missa na Comunidade N. S. de Fátima 14 Sáb São Matias, Apóstolo

10h – Reunião com Coroinhas 15 Dom PENTECOSTES

9h – Apresentação dos Crismandos 17 Ter 19h30 – Missa na Comunidade São Francisco

18 Qua 15h – Missa com os Missionários da Mãe Rainha na Matriz 19 Qui 15h – Oração das Mil Misericórdia na Matriz

19h30 – Preparação para o Matrimônio 20 Sex 19h30 - Preparação para o Matrimônio 21 Sáb 9h – Reunião com o Conselho Econômico

Preparação para o Matrimônio 22 Dom SANTISSÍMA TRINDADE

23 Seg 19h30 – Início do Tríduo de Corpus Christi na Matriz 24 Ter 19h30 – Tríduo de Corpus Christi na Matriz

19h30 – Missa na Comunidade Mãe Rainha 25 Qua 19h30 – Tríduo de Corpus Christi na Matriz 26 Qui CORPUS CHRISTI - 15h Missa solene na Matriz 28 Sáb 19h – Missa na Família

29 Dom 9h30 – Coroação de Nossa Senhora com as crianças da Catequese 31 Ter 14h – Reunião com a Pastoral da Saúde

19h – Início do Tríduo em louvor ao Sag. Coração de Jesus na Matriz 19h30 – Missa na Comunidade Imaculada

JUNHO

01 Qua 15h – Tríduo em louvor ao Sag. Coração de Jesus na Matriz 02 Qui 19h – Tríduo em louvor ao Sag. Coração de Jesus na Matriz 03 Sex SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

Santificação do Clero

Referências

Documentos relacionados

Interesses, conflito, poder e negociação: as organizações como sistemas políticos Leitura de textos Discussão dialogada Fórum de dúvidas Estudo de caso Data de realização

Aos 7, 14 e 21 dias após a emergência (DAE), foi determinado o índice SPAD no folíolo terminal da quarta folha completamente expandida devido ser esta folha recomendada para verificar

Verificou-se a ocorrência de nove famílias e onze gêneros, todas pertencentes à ordem Filicales, sendo observadas as famílias Polypodiaceae e Pteridaceae, com dois gêneros cada, e

Figura 14 Fotomicrografia de amostra de túnica vaginal parietal conservada em glicerina 98%, aos 30 dias, de ovinos da raça Santa Inês, no qual se observa uma

The aim of this paper is to verify if Second Life‟s development may be considered a remix of the chasing of American dream by understanding how users are taking advantage of

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o

LUIZ MARTINIANO DE AQUINO, Presidente da Câmara Municipal de Aparecida do Taboado, Estado de Mato Grosso do Sul, no uso das atribuições que lhes são conferidas por