• Nenhum resultado encontrado

Aula nº. 43 EFICÁCIA DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Aula nº. 43 EFICÁCIA DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Pág

in

a

1

Curso/Disciplina: Direito Constitucional

Aula: Eficácia das Normas Constitucionais

Professor(a): Luis Alberto

Monitor(a): Sarah Padilha Gonçalves

Aula nº. 43

EFICÁCIA DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS

É certo que o constitucionalismo não aceita a ideia de norma constitucional desprovida de eficácia. Ao revés, é possível afirmar que toda norma constitucional é dotada de eficácia jurídica (aptidão para produzir efeitos).

O que se tem, na verdade, são normas constitucionais com graus variados de eficácia jurídica e aplicabilidade, de acordo com a normatividade que lhes tenham sido emprestadas pelo constituinte.

Assim, à luz da doutrina de José Afonso da Silva, as normas constitucionais são classificadas, quanto ao grau de eficácia jurídica e aplicabilidade, em normas constitucionais de eficácia plena, de eficácia contida e de eficácia limitada.

Estudaremos uma a uma nesta aula.

1. Normas de eficácia plena

As normas constitucionais de EFICÁCIA PLENA são aquelas que, desde sua criação (entrada em vigor da Constituição Federal ou da edição de uma emenda constitucional), possuem aplicabilidade IMEDIATA, DIRETA e INTEGRAL.

Vale dizer, as normas constitucionais de eficácia plena, desde sua gênese, produzem, ou ao menos possuem a possibilidade de produzir, todos os efeitos visados pelo constituinte (originário ou derivado). São, portanto, autoaplicáveis.

Obs.: Aplicabilidade

 Imediata: produzem, ou ao menos possuem a possibilidade de produzir, todos os efeitos visados pelo constituinte (originário ou derivado), desde sua criação.

 Direta: não dependem de nenhum ato normativo posterior para sua inteira normatividade.  Integral: não podem ser restringidas por nenhuma lei superveniente.

(2)

Pág

in

a

2

Tem, portanto, aptidão para produzir todos os efeitos buscados pelo legislador constituinte, uma vez que conformam de modo suficiente a matéria de que tratam.

Como exemplos, podemos citar os arts. 19; 37, caput; 53; e 230, § 2º.

Art. 19. É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:

I - estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público; II - recusar fé aos documentos públicos;

III - criar distinções entre brasileiros ou preferências entre si.

Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:

Art. 53. Os Deputados e Senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos.

Art. 230. (...)

§ 2º Aos maiores de sessenta e cinco anos é garantida a gratuidade dos transportes coletivos urbanos.

Uma norma de eficácia plena está impedida de sofrer qualquer regulamentação legal?

Não. As normas constitucionais de aplicação imediata e eficácia plena podem ser regulamentadas por normas também constitucionais. Isto porque é próprio da natureza aberta e genérica das normas constitucionais a restrição de alguns direitos para a garantia de outros.

Por isso mesmo é que na aplicação das normas é imprescindível o exercício da hermenêutica pelo interpretes do direito, de modo a ponderar as normas constitucionais (vale dizer: princípios e regras) em homenagem ao princípio da Unidade da Constituição, harmonizando-as e anulando o conflito aparente.

2. Normas de eficácia contida

As normas constitucionais de EFICÁCIA CONTIDA são aquelas que possuem aplicabilidade IMEDIATA,

DIRETA, mas não integral, uma vez que podem ter o seu alcance reduzido por atos do Poder Público

supervenientes.

Ou seja, no caso das normas constitucionais de eficácia contida, o legislador constituinte regulou suficientemente a matéria versada, mas possibilitou a atuação restritiva posterior por parte do Poder Público.

(3)

Pág

in

a

3

São, também, autoaplicáveis, mas tem sua abrangência reduzida. São também chamadas pela doutrina de normas constitucionais de eficácia redutível ou restringível.

Sublinhe-se que as normas constitucionais de eficácia contida, enquanto não restringidas, NÃO SÃO

iguais às normas constitucionais de eficácia plena, tão somente, produzem os mesmos efeitos.

As restrições aptas a diminuir o âmbito de incidência de uma norma constitucional de eficácia contida poderão ser impostas pelo legislador infraconstitucional, bem como pela própria Constituição Federal. Restrições impostas pelo legislador infraconstitucional

Segundo o art. 5º, XIII: Art. 5º.

XIII - é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer.

Neste exemplo de norma constitucional de eficácia contida, enquanto não advier o ato normativo infraconstitucional estabelecendo as qualificações necessárias para o exercício profissional, qualquer pessoa poderá exercê-lo. Uma vez regulamentado, somente exercerá o trabalho, o ofício ou a profissão aqueles que atenderem às qualificações profissionais previstas em lei

Restrições impostas pela própria CF

Vejamos alguns exemplos em que a própria Constituição de 1988 diminuiu o âmbito de incidência de uma norma constitucional de eficácia contida:

a) direito de propriedade: da leitura dos incisos XXII e XXIV do art. 5º, percebe-se que o próprio legislador constituinte originário limitou o exercício do direito de propriedade;

b) restrições a direitos fundamentais impostas pela decretação de estado de sítio: o art. 139 restringiu o âmbito de incidência de diversos direitos fundamentais, dentre os quais a liberdade de locomoção, a intimidade, a inviolabilidade domiciliar e a propriedade.

Importante que se diga, ademais, que a restrição pode ser operada por conceitos ético-jurídicos, como no caso do art. 5º, XXV, em que o “iminente perigo público” autoriza à autoridade competente a imposição de restrições ao direito de propriedade, a partir do instituto da requisição administrativa

(4)

Pág

in

a

4

3. Normas de eficácia limitada

As normas constitucionais de EFICÁCIA LIMITADA possuem aplicabilidade mediata e indireta, uma vez que dependem da emissão de uma normatividade futura.

Ou seja, essas normas não produzem com a simples promulgação da Constituição ou da edição de uma emenda constitucional os seus efeitos essenciais (aplicabilidade mediata), dependendo da regulamentação posterior que lhes entregue a eficácia (aplicabilidade indireta), sendo qualificadas, assim, como normas não

autoaplicáveis.

- A utilização de certas expressões como “a lei regulará”, “a lei disporá”, ou “na forma da lei” indicam que a vontade do constituinte precisa ser complementada para o pleno efeito da norma constitucional

3.1. Normas constitucionais de eficácia limitada definidoras de PRINCÍPIOS INSTITUTIVOS

São aquelas que dependem de lei posterior para dar corpo a institutos jurídicos e aos órgãos ou entidades do Estado previstos na Constituição. Como exemplos, os arts. 88 e 102, § 1º.

Art. 102. Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituição, cabendo-lhe: (...)

§ 1.º A argüição de descumprimento de preceito fundamental, decorrente desta Constituição, será apreciada pelo Supremo Tribunal Federal, na forma da lei.

Art. 88. A lei disporá sobre a criação e extinção de Ministérios e órgãos da administração pública. Essas normas podem assumir a natureza impositiva ou facultativa.

 As IMPOSITIVAS estabelecem um dever de legislar (arts. 33 e 88). Determinam a emissão de uma legislação integrativa.

Art. 33. A lei disporá sobre a organização administrativa e judiciária dos Territórios.

 As FACULTATIVAS trazem uma mera faculdade para o legislador (art. 22, parágrafo único e art. 154, I). Limitam-se a dar ao legislador a possibilidade de regular a situação nela delineada.

Obs.: Aqui é importante trazermos o conceito de Efetividade x Eficácia.

EFETIVIDADE: Produção concreta dos fins para os quais a norma foi criada. EFICÁCIA: Aptidão da norma para produzir os efeitos que lhes são próprios.

- Nem toda norma da CF possui efetividade, mas toda norma constitucional tem eficácia, ainda que

(5)

Pág

in

a

5

Art. 154. A União poderá instituir:

I - mediante lei complementar, impostos não previstos no artigo anterior, desde que sejam não-cumulativos e não tenham fato gerador ou base de cálculo próprios dos discriminados nesta Constituição;

3.2. Normas constitucionais de eficácia limitada definidora de PRINCÍPIOS PROGRAMÁTICOS

São as que estabelecem programas, metas, objetivos a serem desenvolvidos pelo Estado, típicas das Constituições Dirigentes. Impõe um objetivo de resultado futuro ao Estado, direcionando as ações legislativas dos órgãos estatais. Não diz como o Estado deverá agir, mas o fim a ser atingido. Como exemplos, os arts. 3º e 7º, IV.

Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social: (...)

IV - salário mínimo , fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim;

Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: I - construir uma sociedade livre, justa e solidária;

II - garantir o desenvolvimento nacional;

III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;

IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

4. Normas de eficácia exaurida

Outra classificação interessante nos é dada por Uadi Lammêgo Bulos. Segundo ele, as normas constitucionais de EFICÁCIA EXAURIDA são aquelas que apresentam aplicabilidade esgotada. Possuem eficácia até sua aplicação no caso concreto.

Como exemplo: art. 3º do ADCT.

Art. 3º. A revisão constitucional será realizada após cinco anos, contados da promulgação da Constituição, pelo voto da maioria absoluta dos membros do Congresso Nacional, em sessão unicameral.

(6)

Pág

in

a

6

Como fechamento do presente tema, consigno, mais uma vez, que todas as normas constitucionais possuem normatividade – aptidão para produzir efeitos –, desde sua gênese, inclusive as normas constitucionais de eficácia limitada.

As normas constitucionais de eficácia limitada, enquanto não regulamentadas, possuem o que se denomina EFICÁCIA NEGATIVA, também chamada de eficácia mínima ou eficácia paralisante.

Como exemplos de eficácia negativa, podemos citar:

▪ impedem a recepção das normas infraconstitucionais pré-constitucionais materialmente incompatíveis, revogando-as;

▪ impedem que sejam produzidas normas ulteriores que contrariem os programas por elas estabelecidos.

Assim, a eficácia limitada consiste na aptidão da norma para invalidar outras normas que lhes são contrárias.

Servem, pois, como parâmetro para o controle de constitucionalidade; obrigam a atuação do Estado no sentido de conferir eficácia aos programas estatuídos no texto constitucional. O Estado deve buscar a consecução das diretrizes constitucionais. A falta de norma regulamentadora de preceitos constitucionais dá ensejo ao controle de constitucionalidade por omissão, seja pela via concentrada (ação direta de inconstitucionalidade por omissão), seja pela via difusa (mandado de injunção individual ou coletivo).

Assim, pode-se afirmar, e desta forma é cobrado nos concursos públicos, que todas as normas constitucionais possuem eficácia jurídica, inclusive aquelas classificadas como de eficácia limitada.

Referências

Documentos relacionados

Já a construção das troneiras cruzetas, e talvez da barbacã voltada à cerca da vila, poderão ter sido inseridas a partir da segunda metade do século XV, altura em que o castelo

Promoção válida de 28/04 a 31/05, de segunda-feira a domingo ou enquanto durarem os estoques.. Promoção

O uso de sistemas como esse, associado ao adequado manejo das pastagens, resulta em aumento da produção e uma melhoria das funções básicas do solo, como o aumento dos estoques

E em ESTIMADO, como já vimos no item anterior, mudamos de ETO – Estimated Time Overflying – Hora estimada para sobrevoo (de algum lugar) para ETA – Estimated

Este grupo buscou possibilitar às mulheres um espaço terapêutico de reinvenção do cuidado para o autoconhecimento e cuidado de si de forma integral envolvendo as diferentes dimensões

Analisando os metais nos sedimentos de todas as ruas, percebe- se que há uma considerável variação entre as concentrações dos elementos, de forma que os metais com

Os centros universitários têm autonomia para criar, organizar e extinguir cursos e programas de ensino superior, assim como remanejar ou ampliar vagas nos seus cursos existentes

Como o preço de uma ação é definido pelo valor presente do fluxo de dividendos futuros e de um preço de venda ao final do período, a uma taxa de retorno exigida, em um