• Nenhum resultado encontrado

COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Iniciais (1º ao 5ºAno) EJA (I a V Fase)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Anos Iniciais (1º ao 5ºAno) EJA (I a V Fase)"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

COMPLEMENTAÇÃO DA

APRENDIZAGEM

Anos Iniciais (1º ao 5ºAno) – EJA (I a V

Fase)

Unidade de Ensino: Escola Municipal Alice Canellas da Silveira Professor(es): Claudia

Aluno(a): Ano/Turma: IV e V

Campos de Experiências: Todas as disciplinas Período de Complementação: De 15/06 a 26/06/2020 Turno: Dias Trabalhados: 5 Carga horária: 20h Justificativa:

A Educação na Rede de Ensino Municipal em Iguaba Grande segue as orientações do Conselho Nacional de Educação – CNE, através do parecer CNE/CP nº 5/2020, aprovado em 28/4/2020, homologado e publicado no DOU em 02/0/2020 pelo Ministério da Educação em 30/04/2020, que traça diretrizes para a (re)organização do calendário escolar e a aplicação de atividades não presenciais.

Dessa forma, destaca-se a importância da organização do Material de Complementação da Aprendizagem de forma adequada, a fim de atender o Parecer do CNE, garantindo a qualidade exigida pelo órgão e o cômputo das atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual em razão da Pandemia da Covid -19.

REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE IGUABA GRANDE

2020

Olá, aluno(a)! Olá, família!

Estamos, a cada semana, vivenciando novas formas

de aprendizagem, reforçando vínculos, criando laços. Assim nos

mantemos juntos apesar da distância. Este é o nosso objetivo

com as atividades de Complementação da Aprendizagem:

estar com você nessa nova caminhada, participando de sua

rotina diária, mantendo a escola próxima a você, aluno(a) da

Rede Municipal de Ensino de Iguaba Grande.

Você já parou para pensar no quanto já aprendemos neste

período?

Estudar, aprender, crescer. Esse é um movimento que não pode

parar. Abra o seu coração e a sua mente e siga investindo em

você.

Neste momento que estamos vivendo, é preciso um novo olhar,

mais sensível, mais empático... Estamos nos reinventando e, com

certeza, construindo novas e melhores versões de nós mesmos!

Bom estudo!

Receba o nosso carinho... Até breve!!!

Fred de Carvalho Ferreira

Secretário Municipal de Educação e Cultura

(2)

“Filhos brilhantes, alunos fascinantes”

Bons filhos conhecem o prefácio da história dos seus pais. Filhos brilhantes vão muito mais longe, conhecem os capítulos mais importantes das suas vidas.

(...)

Bons alunos escondem certas intenções, mas alunos fascinantes são transparentes. Eles sabem que quem não é fiel à sua consciência tem uma dívida impagável consigo mesmo. Não querem, como alguns políticos, o sucesso a qualquer preço. Só querem o sucesso conquistado com suor, inteligência e transparência. Pois sabem que é melhor a verdade que dói do que a mentira que produz falso alívio.

A grandeza de um ser humano não está no quanto ele sabe, mas no quanto ele tem consciência que não sabe. O destino não é frequentemente inevitável, mas uma questão de escolha. Quem faz escolha, escreve sua própria história, constrói seus próprios caminhos.

Os sonhos não determinam o lugar onde vocês vão chegar, mas produzem a força necessária para tirá-los do lugar em que vocês estão. Sonhem com as estrelas para que vocês possam pisar pelo menos na Lua. Sonhem com a Lua para que vocês possam pisar pelo menos nos altos montes. Sonhem com os altos montes para que vocês possam ter dignidade quando atravessarem os vales das perdas e das frustrações.

(...)

Uma pessoa inteligente aprende com os seus erros, uma pessoa sábia vai além, aprende com os erros dos outros, pois é uma grande observadora. Procurem um grande amor na vida e cultivem-no. Pois, sem amor, a vida se torna um rio sem nascente, um mar sem ondas, uma história sem aventura! Mas, nunca esqueçam, em primeiro lugar tenham um caso de amor consigo mesmos.

Augusto Cury

COMO FORAM SUAS EXPERIÈNCIAS COM AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES NESTE PERÍODO?

Se possível, após o preenchimento, fotografe essa pagina e envie à escola. Contamos com a sua colaboração!

Escola Aluno

Ano de escolaridade: Turma:

1. AVALIAÇÃO DOS CONTEÚDOS

Conteúdo estudado ( 1) (2) (3)

Legenda:

( 1 ) Conseguiu realizar as atividades deste conteúdo

( 2 ) Conseguiu realizar as atividades deste conteúdo, mas precisou de ajuda

(3)

1.1. As atividades foram suficientes para o período de complementação? ( ) sim ( ) não ( ) as vezes

2. Tem conseguido tirar as dúvidas com o(a) professor(a)? ( ) sim ( ) não ( ) as vezes

3. Registre aqui, como foi sua experiência com as atividades não presenciais deste período::

______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ 4. Quais foram as maiores dificuldades encontradas nesse período com

as atividades complementares?

______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ 5. Se desejar registre as suas observações:

_______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ Nome do responsável: ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ PLANEJAMENTO DA AULA

Habilidades Aprimorar a leitura e a escrita através de diversos testos e seus gêneros/ Ampliar o prazer pela leitura; escrita e produção textual/empregar o uso correto da ortografia e do vocabulário em geral/ Diferenciar as operações a serem realizadas nos desafios, nas situações problemas e demais conteúdos.

Conteúdos Leitura e interpretação, dígrafos, pontuação, separação de sílabas e produção de escrita / números naturais: Leitura, interpretação e escrita no contexto diário / situação problemas,

multiplicação e expressões numéricas noções. Desenvolvimento da

Aula Ler as informações descritas e seguir na realização das atividades propostas. Hora da história

VAMOS ÀS ATIVIDADES?

1º DIA

(4)

Língua Portuguesa e Matemática.

Festa Junina

Celebradas no Brasil desde pelo menos o século XVII, as Festa Juninas constituem a segunda maior comemoração realizada pelos brasileiros, ficando atrás apenas do Carnaval. De acordo com os historiadores, a festa tem origem no culto aos deuses pagãos, mas sofreu influências do catolicismo e hoje há forte associação com os santos católicos, como Santo Antônio, São João e São Pedro.

Com a chegada dos portugueses, as festas, que já eram típicas na Europa, também desembarcaram no Brasil e aos poucos foram se misturando com elementos próprios do interior do país e das tradições sertanejas. Comidas típicas, danças e enfeites utilizados nas festas de hoje são uma junção de partes da cultura africana, europeia e indígena.

Atualmente, há uma grande valorização das festas juninas na região Nordeste. Em Campina Grande, na Paraíba, por exemplo, acontece o maior festejo do país, com queima de fogos, fogueira gigante, concurso de quadrilhas e diversas barracas típicas com jogos e comidas.

Comidas

Com a popularização das festas juninas no Brasil, a difusão dos elementos ligados à festa tornou-se cada vez mais comum. As comidas típicas da Festa Junina são um exemplo disso. Em todas as regiões, o produto utilizado para preparar as guloseimas da festa é basicamente o mesmo: o milho. Pipoca, canjica, pamonha, bolo de milho e curau são algumas das iguarias servidas.

Há também outras comidas com nomes bem peculiares, como mané pelado, pé de moleque, maçã do amor e cachorro-quente. Nesse universo, destaca-se também o quentão, uma espécie de chá feito com gengibre, canela e pinga.

Decoração e simpatias

A decoração de Festa Junina feita com bandeirolas e balões, a fogueira e os fogos de artifício são itens que caracterizam o ambiente da festa junina. Existem ainda algumas brincadeiras e práticas às quais os convidados são submetidos: pau-de-sebo, lavagem dos santos, correio elegante, casamento caipira e outros.

Nesse período de festas, alguns supersticiosos aproveitam para realizar simpatias de Festa Junina. Existem rituais para pedir namorado, para afastar a inveja e até para se livrar de verrugas.

Além do Brasil, as celebrações da festa junina são notáveis em diversos países. Reino Unido, França, Itália, Portugal, Espanha, Noruega, Estados Unidos, Porto Rico, Canadá e Austrália são alguns exemplos de lugares que celebram essas tradições.

Por:RafaelBatista Equipe Brasil Escola

1 – Segundo o Texto, as Festas Juninas constituem a segunda maior comemoração realizada pelos brasileiros, ficando atrás apenas do Carnaval. De acordo com o texto, qual é a origem dessa festa?

___________________________________________________________ ___________________________________________________________ 2 – As Festas Juninas fazem parte da cultura brasileira. Com a chegada dos portugueses ao Brasil, essa tradição veio junto, ainda hoje, as comidas típicas, enfeites e danças utilizadas nas festas, são junção de partes quais culturas?

___________________________________________________________ ___________________________________________________________ 3 – Cite abaixo as comidas típicas que são servidas nas Festas Juninas. ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ 4 – Além do Brasil, que outros países também tem essa tradição?

___________________________________________________________ ___________________________________________________________ Ortografia:

5 – Retire do texto palavras com: LH, CH, NH, RR, SS

___________________________________________________________ ___________________________________________________________ 6 – Pontue as frases abaixo. Lembrando

(5)

(?) Ponto de Interrogação, é usado para frases interrogativas, indica uma pergunta;

(.) Ponto final, é usado para indicar uma afirmação ou negação;

(!) Ponto de exclamação, pode indicar uma surpresa, admiração, espanto, alegria, tristeza, etc...

a) As escolas de Iguaba Grande esse ano, não poderão ter as tradicionais festa Juninas ( )

b) Que coisas podemos comer nas festas Juninas ( ) c) Que delícia comer bolo de milho ( )

7 – Separe as sílabas das palavras abaixo e classifique-as quanto ao número de sílabas.

Lembrete:

1 sílaba = monossílabo (exemplo: pé) 2 sílabas = dissílabo (exemplo: ma – la) 3 sílabas = trissílabo (exemplo: ca – va- lo)

4 ou mais sílabas = polissílaba (exemplo: bor – bo – le – ta)

a) Portugal - ______________________________________________ b) café - _________________________________________________ c) televisão - ______________________________________________ d) festa - _________________________________________________ e) valorização - ____________________________________________ f) Europa - ________________________________________________ g) barracas - ______________________________________________ h) brasileiros - _____________________________________________

8 - Escolha uma receita de alguma comida típica de festa Junina e escreva abaixo de acordo com a indicação.

(6)

1 – Leia e resolva as situações problemas.

a) Na festa Junina do ano passado, uma escola conseguiu arrecadar fundos para a festa do dia das crianças. Na barraquinha do milho cozido, bolos e docinhos, foi arrecadado R$ 2358,00. Na barraca de pescaria foi arrecadado R$ 976,00. Na barraca do churrasquinho, salsichão, mocotó e caldo verde, foi arrecadado R$ 3433,00. Na barraca de bebidas foi arrecadado R$ 1985,00. Somando todos os valores arrecadados, qual foi o total?

b) Para organizar a festa, a escola investiu R$ 2100,00 que vai ser pago com o dinheiro arrecado. Qual o lucro da festa?

2 Praticando a multiplicação: Resposta:

(7)

3 – O desafio a segui, é seguir passo a passo e resolver as expressões numéricas dadas.

(8)

Ciências:

4 - A boa alimentação é muito importante para obtenção de saúde com qualidade. Vamos conhecer um pouco sobre a origem dos alimentos abaixo.

Origem vegetal PLANEJAMENTO DA AULA

Habilidades Valorizar a vida e sua qualidade como bem individual e coletivo desenvolvendo atitude responsável com relação a saúde.

Identificar os fatos que fazem do Brasil uma nação em desenvolvimento

Conteúdos Saúde e origem dos alimentos / Os meios de transportes e o desenvolvimento das cidades. Desenvolvimento da

Aula

Ler as informações responder as atividades propostas.

(9)

a) descreva abaixo alguns alimentos de origem vegetal que mostra na cena acima.

___________________________________________________________ ___________________________________________________________ Origem animal

b) descreva abaixo alguns alimentos de origem animal que mostra na cena acima.

___________________________________________________________ ___________________________________________________________

Origem mineral

Os alimentos de origem mineral são representados pela água e sais minerais.

Os alimentos possuem origem animal, vegetal ou mineral.

Denomina-se alimento toda a substância utilizada pelos seres vivos

com o objetivo de obter energia para o funcionamento de suas

atividades vitais.

É através dos alimentos que ocorre o crescimento, funcionamento e

regulação do organismo.

(10)

5 – Distribua os nomes dos alimntos de acordo com sua origem.

6 – Sobre os aliumentos de origem vegetal, indique alimentos de acordo com a indicação.

Alimentos que são raízes: ___________________________________________ Alimento que são sementes: __________________________________________ Alimentos que são folhas: ____________________________________________ História e Georafia.

A locomoão utilizada pelas pessoas no dia a dia nas cidades e no campo está em constante evolução. Os meios de transportes são utilizados para a locomoção de pessoas, animais e mercadorias variadas, de forma individual ou coletiva. Exemplo, uma moto pode ser classificada como meio de transporte individual, pois nela viaja apenas 1 pessoa, no máxio duas. O ônibus é considerado meio de transporte coletivo, pois nele viajam várias pessoas

Os transportes utilizados pelos homens se classificam em: Aéreos: como aviões, helicópteros, balãoes, dirigiveis, etc

Terrestres: bicicletas, motocicletas, carros de passeio, caminhões, ônibus, trem, carroça puxada por cavalo, etc...

Aquáticos ou marítimos: barcos, navios, jet ski, lanchas, submarinos, canoa, etc... 1- No caça palavras encontre meios de transportes

(11)

REFERÊNCIAS

1. https://brasilescola.uol.com.br/detalhes-festa-junina

2. Atividade elaborada pela professora

3. Dia a dia do Professor do Eja volume 4

Referências

Documentos relacionados

As expectativas a respeito do comportamento das previsões tiveram origem nas divulgações parciais das variáveis escolhidas. É possível verificar o comportamento do erro das previsões

Proporção do pessoal ao serviço das empresas maioritariamente estrangeiras (%) por Actividade económica (CAE Rev. 3) Empresa % ≥ 2008 Anual Designação: Actividade económica

No verão, entre o SAM e a TM, todas as correlações foram negativas no setor sudeste nos níveis superfície até 700 hPa.. Em superfície e em 500 hPa as correlações foram positivas

CAPÍTULO 2 - Estudos Histológicos do Aparelho Digestório e do Sistema Sensorial das Larvas de Piracanjuba, Brycon orbignyanus Valenciennes.. (1849) (Characiformes,

Documentação apresentada (Matricula 182637 Cartório do 3º Ofício do Registro de Imóveis do Distrito Federal) Não foi possivel vistoriar o imóvel internamente informações obtidas

• O Tópico Brincando com o Corpo com atividades voltadas para o desenvolvimento das habilidades motoras; Para facilitar a participação da criança nas atividades com a

Tomando como base o referencial teórico Ensinar para a Compreensão – EPC, a realização de um projeto social no âmbito escolar deve promover ao aluno

Os recursos dos Fundos, inclusive aqueles oriundos de complementação da União, serão utilizados pelos Estados, pelo Distrito Federal e pelos Municípios, no exercício