• Nenhum resultado encontrado

BOLETIM DE AUTORREGULAÇÃO Relatório do 2º trimestre de 2014

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "BOLETIM DE AUTORREGULAÇÃO Relatório do 2º trimestre de 2014"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

1

Auditoria

Auditoria Operacional

A BSM é responsável por realizar a supervisão dos Participantes da BM&FBOVESPA. Isso é feito por meio de auditorias, que buscam verificar a aderência das instituições às normas vigentes, avaliando a infraestrutura física e tecnológica e os diversos processos do Participante.

O Programa de Auditoria Operacional de Participantes de 2014 contempla a realização de auditoria em 69 dos 73 Participantes de negociação ativos na BM&FBOVESPA. O Gráfico I apresenta o estágio das auditorias no final do primeiro semestre.

Gráfico I

Auditorias Operacionais – Programa de 2014 Situação em 30.06.2014

Desde 2013, a BSM vem adotando elementos de avaliação de risco para elaboração do seu plano anual de trabalho. Nesse sentido, desenvolveu metodologia de avaliação dos resultados das auditorias opera-cionais. De acordo com a metodologia, os Participantes melhores classificados podem ser dispensados da auditoria operacional por um ou dois anos1. Levando em consideração os resultados obtidos nas auditorias operacionais de 2013, quatro corretoras foram dispensadas de auditoria em 2014.

1

O Comunicado Externo que apresenta a metodologia completa encontra-se disponível no site da BSM no link http://www.bsm-autorregulacao.com.br/140326NotA.asp.

(2)

2

Auditorias indiretas (à distância)

Além das auditorias operacionais diretas, em que uma equipe de auditores visita corretoras e escritórios de agentes autônomos a ela vinculados, a BSM realiza algumas auditorias indiretas, baseada na com-binação de informações obtidas de diferentes fontes. São realizadas auditorias indiretas para verificar, por exemplo:

 o enquadramento em relação aos requisitos financeiros e patrimoniais exigidos dos Participantes da BM&FBOVESPA;

 a atuação de pessoas vinculadas e da carteira própria dos Participantes em desacordo com suas Regras e Parâmetros de Atuação;

 a existência de controle e gravação das ordens;

 a existência de saldos negativos em contas correntes (para identificar existência de prática de fi-nanciamento de clientes).

Esse tipo de auditoria, que funciona de forma complementar à auditoria operacional, é bastante eficaz, pois permite a realização de testes cobrindo todo o universo do objeto a ser analisado (por exemplo, 100% das ordens ou das contas correntes).

Auditorias Pré-Operacionais

Para se tornar um participante da BM&FBOVESPA e, com isso, ter acesso aos seus mercados, uma instituição precisa atender uma série de requisitos operacionais, tecnológicos e financeiros (os requisi-tos variam de acordo com a categoria de participante). O atendimento a essas exigências é verificado por meio de auditoria pré-operacional conduzida pela BSM. De janeiro a junho de 2014 foram realizadas 4 auditorias pré-operacionais em instituições que solicitaram a adesão a alguma das categorias de par-ticipantes da BM&FBOVESPA.

Auditorias Específicas

A BSM, quando necessário, realiza auditorias específicas, motivadas, por exemplo, por solicitações da CVM ou por denúncias recebidas2. De janeiro a junho de 2014, foram realizadas 2 auditorias específi-cas. Uma delas em Participante de Registro de títulos do agronegócio e outra para avaliação de falhas na liquidação física de empréstimo de ações no Banco de Títulos (BTC).

2

O encaminhamento de denúncias à BSM pode ser feito de maneira anônima ou identificada por meio de telefone (11 3272-7373), e-mail (bsm@bsm-bvmf.com.br), carta (Caixa Postal 332, Pça dos Correios, Centro, São Paulo, SP), pessoalmente (R. XV de Novem-bro, 275, 8º andar, Centro - São Paulo – SP) ou por formulário disponível no site da BSM.

(3)

3

Supervisão de Mercado

A supervisão das operações realizadas nos mercados da BM&FBOVESPA é efetuada diariamente, pro-curando identificar condições artificiais de demanda, manipulação de preços, práticas não equitativas e uso de informações privilegiadas. Busca-se, ainda, identificar o exercício irregular de atividades de dis-tribuição e intermediação de valores mobiliários, administração irregular de carteira, comportamentos indicativos de lavagem de dinheiro e outras operações irregulares.

A tabela abaixo demonstra os tipos e as quantidades de análises realizadas no primeiro semestre de 2014, bem como o número de Relatórios de Acompanhamento de Mercado gerados. Os Relatórios são documentos abertos quando as análises apontam para indícios de irregularidades.

Tabela I

Supervisão de Mercados em Números 1º semestre de 2014

Tipo de análise de atipicidade Nº de Análises

Relatórios gerados

Comportamento dos preços e da liquidez dos ativos e derivativos (indí-cios de condições artificiais de demanda, oferta ou preço, manipulação de preços ou práticas não equitativas).

390 36

Participação dos investidores (indícios de lavagem de dinheiro ou

exercí-cio irregular de atividade no mercado de valores mobiliários). 264 36 Solicitações da CVM ou da Diretoria de Autorregulação da BSM 62 0

Total 716 72

Conforme indicado na Tabela I, de janeiro a junho de 2014, a equipe de especialistas da BSM realizou 716 análises de situações identificadas como atípicas pelos sistemas de supervisão de mercado. No mesmo período foram abertos 72 Relatórios de Acompanhamento de Mercado.

Enforcement

Para que as atividades de supervisão e fiscalização realizadas pela BSM sejam efetivas, é necessário que irregularidades acaso identificadas sejam objeto de medidas disciplinares e/ou educativas. Essa atividade disciplinar, conhecida como enforcement, visa aprimorar os padrões de conduta dos partici-pantes e seus controles internos, bem como inibir a repetição das infrações.

(4)

4

Diversos tipos de ações de enforcement podem ser adotados, desde o envio de uma carta de recomen-dação para que a instituição aperfeiçoe seus procedimentos, até a instauração de processo administra-tivo disciplinar, que pode resultar na aplicação de sanções aos envolvidos.

Medidas persuasivas: Cartas de Recomendação e Cartas Censura

Algumas situações identificadas no âmbito das atividades de supervisão da BSM podem ser objeto de uma atuação de cunho mais educativo que disciplinar. Nessas situações, a BSM pode, por exemplo, enviar uma Carta de Recomendação indicando a necessidade de aperfeiçoamento dos controles inter-nos da instituição.

Outra ferramenta à disposição da BSM é o envio de Cartas Censura, que servem como alertas de que a BSM detectou alguma prática irregular. Nessas cartas normalmente pede-se a explicação para o com-portamento identificado e/ou determina-se a cessão da prática considerada irregular, sob pena de ins-tauração de processo administrativo disciplinar.

No primeiro semestre de 2014, a BSM enviou 81 Cartas de Recomendação e 2 Cartas Censura4.

Medidas sancionadoras: Processos Administrativos Disciplinares

Os Processos Administrativos Disciplinares (PAD) são instaurados para apurar indícios de irregularida-des. Os acusados têm amplo direito à defesa e os processos são julgados pelo Conselho de Supervisão da BSM3, que pode aplicar as penalidades previstas em seu Estatuto Social.

Gráfico II

Processos Administrativos Instaurados (2009-2013)

3

Processos decorrentes de infrações de natureza objetiva podem ser instaurados sob Rito Sumário. Nesses casos, o processo é julgado pelo Diretor de Autorregulação e o acusado pode recorrer da decisão ao Conselho de Supervisão.

4

Errata: No Boletim referente ao primeiro trimestre, constou a informação de que foram enviadas 3 cartas censura no período. O número correto de cartas censura enviada é 2.

(5)

5

Gráfico III

Instauração de Processos Administrativos

(Média Móvel Mensal de 12 Meses)

Como pode-se observar nos Gráficos II e III, a média mensal de processos administrativos instaurados cresceu a partir de meados do ano de 2012 e situa-se na faixa de 5 processos/mês.

No primeiro semestre de 2014, 5 processos, que envolveram 9 acusados, foram finalizados, sendo que oito acusados celebraram (e cumpriram) Termos de Compromisso e um acusado foi julgado, sendo aplicada a pena de advertência4.

Em 30 de junho de 2014, 125 processos, cujas matérias estão descritas no Gráfico IV, encontravam-se em andamento na BSM.

4

Os Termos de Compromisso celebrados e os Processos Administrativos julgados podem ser consultados no site da BSM no link Processos Administrativos / Processos Adm. Concluídos.

(6)

6

Gráfico IV

Matérias dos Processos Administrativos em andamento

Mecanismo de Ressarcimento de Prejuízos – MRP

A Instrução Normativa CVM nº 461/07 estabelece que toda bolsa mantenha um mecanismo de ressar-cimento de prejuízos. A administração do Mecanismo de Ressarressar-cimento de Prejuízos da BM&FBOVESPA (MRP) é feita pela BSM, entidade responsável por receber as reclamações, analisá-las e julgá-analisá-las.

No primeiro semestre de 2014, foram apresentadas 38 reclamações ao Mecanismo de Ressarcimento de Prejuízos. O Gráfico V indica os principais problemas relatados nas reclamações.

(7)

7

Gráfico V

Matéria das reclamações recebidas pelo MRP

Outras 132 reclamações foram finalizadas (arquivadas ou julgadas), com o encaminhamento indicado na Tabela III.5

Tabela III

Reclamações e processos de MRP finalizados

Qtde %

Reclamações arquivadas por intempestividade ou ausência de requisitos 15 11%

Reclamações arquivadas por desistência do reclamante 4 3%

Processos julgados improcedentes 46 35%

Processos julgados procedentes (total ou parcialmente) 67 51%

Total 132 100%

5

As decisões da BSM podem ser consultadas na página da BSM, na rede mundial de computadores, no link http://www.bsm-autorregulacao.com.br/FormConsultaProcessosConcluidos.asp.

14%

14%

14%

14%

27%

14%

(8)

8

A tabela IV indica o número de reclamações recebidas e concluídas nos últimos anos, bem como o nú-mero de processos em andamento ao final de cada período. Ao final do primeiro semestre, 87 reclama-ções encontravam-se em andamento na BSM.

Tabela IV

MRP - Reclamações recebidas, concluídas e em andamento

2010 2011 2012 2013 2014* Estoque inicial 173 160 119 167 181 Reclamações recebidas 122 54 200 144 38 Reclamações concluídas 135 95 152 1306 132 Estoque final 160 119 167 181 87 * De janeiro a junho

Importante notar o significativo volume de reclamações apresentadas ao MRP nos anos de 2012 e 2013. Esse crescimento deve-se às reclamações de clientes da corretora Diferencial, que teve a liqui-dação extrajudicial decretada pelo Banco Central do Brasil em 9 de agosto de 2012. Desde essa data, a BSM já recebeu 192 reclamações de clientes da corretora.

6

Errata: No Boletim referente ao primeiro trimestre, constou a informação de que foram encerradas 126 reclamações em 2013. O número correto é 130. Com isso, retificou-se também o número de reclamações em andamento no final do ano (de 185 para 181).

(9)

9

Relacionamento Institucional

A BSM mantém constante contato com reguladores e autorreguladores nacionais e internacionais. Esse contato acontece, por exemplo, por meio de grupos de trabalho específicos, bem como nos fóruns for-malmente constituídos, tais como a Organização Internacional das Comissões de Valores (IOSCO), o Conselho dos Reguladores de Valores das Américas (COSRA) e o Grupo de Supervisão Intermercados (ISG). A tabela V apresenta os principais eventos ocorridos no primeiro semestre do ano.

Tabela V

Fóruns nacionais e internacionais – Resumo dos eventos do 1º semestre

Workshop Data Documentos

Reunião Semestral do Comitê Consultivo de Membros Afiliados

da IOSCO (AMCC) 7 e 8.4.2014 Link

Reunião Semestral do Conselho dos Reguladores das Américas

(COSRA) 8 e 9.5.2014 Link

Reunião Semestral do Grupo de Supervisão Intermercados

(ISG) 14 a 16.6.2014 n.d.

Visando aprimorar sua relação com o mercado, a BSM tem procurado reunir os participantes do merca-do para tratar de temas de interesse e esclarecer sua interpretação a respeito de determinadas normas. Nesse sentido, promoveu, no primeiro semestre do ano, os workshops abaixo indicados.

Tabela VI

Workshops e treinamentos para o mercado realizados no 1º semestre de 2014

Workshop Data Documentos

Metodologia utilizada para avaliar os resultados das auditorias operacionais 26.03.2014 Link

(10)

10

Serviço de Atendimento ao Público

O Serviço de Atendimento ao Público, que visa colher opiniões, críticas e sugestões sobre a atuação da BSM, da BM&FBOVESPA e de seus Participantes, atendeu, no primeiro semestre de 2014, 85 deman-das, que abordavam os temas apontados no Gráfico VI.

Gráfico VI

Serviço de Atendimento ao Público – Principais demandas

BSM - BM&FBOVESPA Supervisão de Mercados

Rua XV de Novembro, 275 - 8º andar - Centro São Paulo - SP - CEP 01013-010

Serviço de Atendimento ao Público: (11) 3272-7373

Referências

Documentos relacionados

O Documento Orientador da CGEB de 2014 ressalta a importância do Professor Coordenador e sua atuação como forma- dor dos professores e que, para isso, o tempo e

Todas as outras estações registaram valores muito abaixo dos registados no Instituto Geofísico de Coimbra e de Paços de Ferreira e a totalidade dos registos

F REQUÊNCIAS PRÓPRIAS E MODOS DE VIBRAÇÃO ( MÉTODO ANALÍTICO ) ... O RIENTAÇÃO PELAS EQUAÇÕES DE PROPAGAÇÃO DE VIBRAÇÕES ... P REVISÃO DOS VALORES MÁXIMOS DE PPV ...

insights into the effects of small obstacles on riverine habitat and fish community structure of two Iberian streams with different levels of impact from the

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se

exercício profissional. Relativamente a Pediatria, apesar da maioria das patologias que observei terem sido do foro reumatológico, penso que o meu contacto com esta