• Nenhum resultado encontrado

Curriculum Vitae. Eduardo Manuel Hintze da Paz Ferreira

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Curriculum Vitae. Eduardo Manuel Hintze da Paz Ferreira"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Curriculum Vitae Eduardo Manuel Hintze da Paz Ferreira

Professor Catedrático da Faculdade de Direito de Lisboa (onde anteriormente foi Assistente, Professor Auxiliar e Professor Associado).

Presidente do Instituto de Direito Económico, Financeiro e Fiscal (IDEFF) da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Vice-Presidente do Instituto Europeu da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Director da Revista de Finanças Públicas e Direito Fiscal. Cátedra Jean Monnet em Estudos Comunitários.

Sócio fundador da Paz Ferreira e Associados – Sociedade de Advogados rl Presidente do Conselho Fiscal da Caixa Geral de Depósitos

Domínio de Especialização

Direito da Economia, Regulação e Concorrência, Direito Comunitário, Finanças Públicas, Direito Fiscal, Direito Internacional Económico.

Actividade Académica e Profissional

Nas suas funções de docente orientou ou orienta 20 teses de doutoramento e algumas dezenas de teses de mestrado.

Regeu disciplinas de Mestrado e Pós-Graduações na Faculdade de Direito da Universidade da Universidade Agostino Neto (Luanda), na Faculdade de Direito da Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique) e na Professor Convidado Faculdade de Direito do Lubango (Angola).

Membro da Comissão de Acompanhamento das Privatizações em representação da Região Autónoma dos Açores. Representou, também, a Região na Comissão que preparou a reforma Fiscal de 1988/89. Foi responsável pela elaboração dos anteprojectos do novo regime do sector empresarial do Estado, da lei-quadro da dívida pública, da lei de finanças das regiões autónomas, da lei do sector empresarial local e do seguro sísmico. Assessorou o programa de Privatizações na Região Autónoma dos Açores, definindo estratégias e redigindo projectos de diploma. Dirigiu os estudos relativos à adaptação do sistema fiscal nacional à Região Autónoma dos Açores.

É, desde 2005, membro do grupo de reflexão sobre problemas da justiça Ministério da Justiça e membro do Conselho Cientifico Jurídico Autoridade da Concorrência.

Em 2001 tornou-se fundador e sócio da Sociedade de Advogados Sousa Franco, Paz

Ferreira & Associados, Sociedade de Advogados, com escritório em Lisboa, e, a partir

de 2006, da Paz Ferreira e Associados, Sociedade de Advogados rl. Actividade Anterior Especialmente Relevante

Chefe de Gabinete Ministério dos Negócios Estrangeiros (1976 a 1977).

Vogal Conselho Consultivo do Instituto de Gestão do Crédito Público (1997 a 2003). Membro da Comissão da Revista Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

(2)

Presidente do Conselho Pedagógico e do Instituto da Cooperação Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (2005 a 2006).

Membro do Senado da Universidade e da Comissão Científica do Senado Universidade de Lisboa (2005 a 2007).

Vogal Conselho Superior do Ministério Público (1983 a 1987 e 2006 a 2007). Júri de Concurso para juízes Conselheiros Tribunal de Contas (2003/2005/2007). Presidente Associação Fiscal Portuguesa (2001 a 2007).

Principais Obras Publicadas Teses

As Finanças Regionais, IN-CM, Lisboa, 1985.

Da Dívida Pública e das Garantias dos Credores do Estado, Almedina, Coimbra, 1995.

Livros e Colectâneas

Direito Financeiro Regional, Jornal da Cultura, Ponta Delgada, 1995, vol I e vol II.

Sumários de Direito da Economia, AAFDL, 1995.

União Económica e Monetária - Um Guia de Estudo, Quid Juris, Lisboa, 1999. Direito da Economia, AAFDL, Lisboa, 2000.

Valores e Interesses - Desenvolvimento Económico e Política Comunitária de Cooperação, Almedina, Coimbra, 2004.

Ensinar Finanças Públicas numa Faculdade de Direito, Almedina, Coimbra, 2005.

Colaboração na elaboração de Súmulas de Finanças Públicas e Direito Financeiro, da responsabilidade do Professor Doutor Sousa Franco, AAFDL, 1979/80.

Colectânea de Legislação de Direito Económico, (em colaboração com A.L. de Sousa Franco), Almedina, Coimbra, 1996.

Textos Constitucionais de Direito da Economia (em colaboração com o Professor Doutor Sousa Franco), AAFDL, Lisboa, 1996.

Jurisprudência Fiscal Seleccionada, volume I, tomos I e II (em colaboração com Rogério Fernandes Ferreira e Olívio Mota Amador), AAFDL, Lisboa, 1997. Legislação de Finanças Públicas, (em colaboração com Alexandra Pessanha),

Quid Juris, Lisboa, 1999.

Legislação Básica de Direito da Economia, (em colaboração com A.L. de Sousa Franco), Almedina, Coimbra, 2001.

Legislação de Finanças Públicas – Vol. I – 2.ª Edição, (em colaboração com Alexandra Pessanha), Quid Juris, Lisboa, 2001.

Legislação de Finanças Públicas – Vol. II, (em colaboração com Alexandra Pessanha), Quid Juris, Lisboa, 2002.

Legislação Básica de Direito da Economia, – 2.ª Edição (em colaboração com Professor Doutor Sousa Franco), Almedina, Coimbra, 2003.

“As Ciências Jurídico-Económicas no Plano de Estudos da Faculdade de Direito” (em colaboração com os Professores Paulo de Pitta e cunha, António Luciano de Sousa Franco, José Luís Saldanha Sanches e Fernando Araújo),

(3)

Estudos Jurídicos e Económicos em Homenagem ao Professor João Lumbrales, Coimbra Editora, 2000.

“O Novo Regime Jurídico das Parcerias PúbliPrivadas em Portugal”, em co-autoria Marta Rebelo, Revista de Direito Público da Economia, n.º 4, Out./Dez. 2003, Editora Fórum, 2003.

Textos de Direito do Comércio Internacional e do Desenvolvimento Económico Vol. I Comércio Internacional, Almedina, 2004, em co-autoria com João Atanásio.

Legislação de Finanças Públicas – Vol. I – 3.ª Edição, (em colaboração com Alexandra Pessanha), Quid Juris, Lisboa, 2005.

Textos de Direito do Comércio Internacional e do Desenvolvimento Económico, Vol. II. Desenvolvimento, Coimbra, Almedina, 2005, em co-autoria com João Atanásio.

Estudos sobre o Novo Regime do Sector Empresarial do Estado (organizador), Almedina, Coimbra, 2000.

Artigos em Obras Colectivas

“Domínio Público e Privado da Região”, in A Autonomia como Fenómeno Cultural e Político, Angra do Heroísmo, 1987, agora in Estudos de Direito Regional, Lisboa, Lex, 1997.

“A Dívida Pública Portuguesa: Evolução, Problemas e Perspectivas”, Revista da Banca, 1989.

“Le Privatizzazzioni nell Portogallo”, L’Opinione, Março de 1989.

“O Controlo das Subvenções e dos Benefícios Fiscais”, Revista do Tribunal de Contas, Março de 1989.

“Do Mito do Sector Empresarial do Estado ao Mito das Privatizações” in Revista da Banca, n.º 9, Jan-Mar. 1989.

“A Afectação das Receitas das Privatizações (Um Parecer)”, in Separata da Revista do Tribunal de Contas, n.º 7 e 8.º, 2.º Semestre, 1990.

“Regime Jurídico da Emissão de Empréstimos Públicos”, Revista da Banca, n.º 19, Julho-Setembro, de 1991.

“O Poder Autonómico”, in Portugal 20 Anos de Democracia, organizada por António Reis, Circulo de Leitores, Lisboa, 1994.

“Sistema Fiscal e Estímulo ao Investimento: Uma Paralisia Inexplicável”, in Seminário Sobre Economia, separata da Revista Insulana, Ponta Delgada, 1995. “Autonomia Económica e Financeira. Um Balanço provisório”, in Actas do

Congresso do Primeiro Centenário da Autonomia dos Açores, volume IV, A Autonomia no Plano Económico, Jornal de Cultura, Ponta Delgada, 1995. “Concurso Público. Cumprimento de Obrigações Fiscais” (Parecer), Scientia Juridica, 1995, n.º 256/258.

“Ainda a propósito da Distinção entre Impostos e Taxas: O Caso da Taxa Municipal devida pela realização de infra-estruturas urbanísticas”, Ciência e Técnica Fiscal, n.º 380, 1995.

“O Banco Mundial Cinquenta Anos depois de Bretton Woods”, Revista da Banca, n.º 33, Janeiro-Março de 1995.

“A Constituição Económica de 1976: “Que Reste-t-Il de nos amours?’”, in Perspectivas Constitucionais. Nos Vinte Anos da Constituição, vol. I, organizador Jorge Miranda, Coimbra Editora, 1996.

(4)

“Que Futuro para os Açores na União Europeia”, in Pensar os Açores Hoje. Actas do Colóquio do Forum Açoriano, Ponta Delgada, 1997.

“O Redimensionamento dos poderes económicos e financeiros das Regiões Autónomas pela jurisprudência constitucional” in Estudos de Direito Regional, Lisboa, Lex, 1997.

“A Constituição Económica e a União Económica e Monetária: Da Construção do Socialismo ao Credo Monetarista”, in Em Torno da Revisão do Tratado da União Europeia, Almedina, Coimbra, 1997.

“Problemas da Descentralização Financeira”, Revista da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, n.º1 de 1997.

“Sistema de Pagamento das Dívidas das Administrações Regionais de Saúde (ARS) às Farmácias", Revista do Tribunal de Contas, n.º 28, 1997.

“O Banco de Portugal e o Sistema Europeu de Bancos Centrais", Revista da Banca, n.º 41, 1997.

“Títulos de Dívida Pública e Valores Mobiliários", Revista da Banca, n.º 43, 1997.

“Apreciação da dissertação do mestre Casalta Nabais", Revista da Faculdade de Direito de Lisboa, n.º de 1998.

“Privatizações e Código dos Valores Mobiliários”, Revista da Ordem dos Advogados, ano 58, III, 1998.

“Novos Rumos da Dívida Pública Portuguesa", in Livro de Homenagem a Francisco Lucas Pires, UAL, Lisboa, 1999.

“O Branqueamento de Capitais", Estudos de Direito Bancário, Coimbra Editora, 1999.

“O Modelo do Banco Central Europeu", Estudos Económicos e Jurídicos sobre o Euro, organizado pelo Instituto Europeu da Faculdade de Direito de Lisboa, 1999.

“A Nova Lei de Finanças das Regiões Autónomas”, Estudos em Homenagem ao Professor Doutor Pedro Soares Martinez, volume II, Almedina, 2000.

“Algumas Considerações sobre o Papel do Monopólio Público do Jogo no Quadro das Modernas Finanças Públicas”, Estudos Jurídicos e Económicos em Homenagem ao Professor João Lumbrales, Coimbra Editora, 2000.

“Aspectos Gerais do Novo Regime do Sector Empresarial do Estado”, in Estudos sobre o Novo Regime do Sector Empresarial do Estado, organizados por Eduardo Paz Ferreira, Almedina, Coimbra, 2000.

“Desenvolvimento e Direitos Humanos”, Revista da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, volume XLI, n.º1, 2000.

“El Tribunal de Cuentas Portugués: Una Institución en Transición”, Documentación Administrativa, n.ºs 257-258, 2000.

“Informação e Mercado de Valores Mobiliários”, Revista da Banca, n.º 50, 2000.

“Os Tribunais Portugueses e o Direito da Concorrência”, Revista da Banca, n.º

49, 2000.

“Títulos de Dívida Pública e Valores Mobiliários", Direito dos Valores Mobiliários, volume II, Coimbra Editora, 2000.

“A Crise. O Essencial e o Acessório” in Justiça em Crise. Crise da Justiça, organizado por António Barreto, Dom Quixote, 2000.

“A Informação no Mercado de Valores Mobiliários”, Direito dos Valores Mobiliários, volume III, Coimbra Editora, 2001.

(5)

“Em torno das Constituições Financeira e Fiscal e dos Novos Desafios na Área das Finanças Públicas”, Nos 25 Anos da Constituição Portuguesa, AAFDL, Lisboa, 2001.

“Fiscalidade Ecológica: Uma Ideia em Busca de Afirmação”, Revista de Direito do Ambiente e Ordenamento do Território, n.ºs 6 –7, 2001.

“Os Tribunais e o Controlo dos Dinheiros Públicos”, Estudos em Homenagem a Cunha Rodrigues, volume 2, Coimbra Editora, 2001.

“Sectores Estratégicos e Intervenção do Estado no Mercado dos Valores Mobiliários”, " Direito dos Valores Mobiliários, volume III, Coimbra Editora, 2001.

“Tratamento dos Problemas de Defesa da Concorrência nos Tribunais Portugueses”, A Concorrência e os Consumidores, Conselho Económico e Social, 2001.

Direito Comunitário II (União Económica e Monetária), Relatório apresentado no concurso para Professor Associado do Grupo de Ciências Jurídico-Económicas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, publicado em suplemento da Revista da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, ano de 2001.

“Aspectos da Harmonização Fiscal Europeia”, Fisco, LEX, Novembro, 2002. “O Euro e a Continuidade dos Contratos”, Estudos em Homenagem a Isabel

Magalhães Collaço, Almedina, Coimbra, 2002.

“O Poder Tributário das Regiões Autónomas: Desenvolvimentos Recentes”, Boletim de Ciências Económicas, vol. XLV-A, 2002.

“O Visto Prévio do Tribunal de Contas. Uma figura a caminho da extinção?”, Estudos em Homenagem ao Professor Doutor Inocêncio Galvão Telles, vol. I, Almedina, 2002.

“O Direito ao Desenvolvimento: Um desafio para o Século XXI” Revista Jurídica da Faculdade de Direito da Universidade Eduardo Mondlane, volume V, Dezembro de 2002.

“O Direito Económico Português e a Sombra da Constituição Económica Europeia”, O Direito Contemporâneo em Portugal e no Brasil, Almedina, 2003. “A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e o monopólio público do jogo”,

Estudos de Direito Público, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, 2003.

“O Aval do Estado”, Estudos em Homenagem do Professor Raúl Ventura, Coimbra Editora, 2003.

“Finanças Nacionais: Orçamento e Controlo Financeiro na Actualidade” Lisboa, Tribunal de Contas, 2004.

“Contratos da Administração e Finanças Públicas”, Estudos em Memoria do Professor Marques dos Santos, vol II, Almedina, Coimbra, 2005, pp. 423 ss. “Problemas da Tutela da Poupança nos Mercados Globalizados”, Estudos em

Honra de Ruy de Albuquerque, vol. I, Coimbra Editora, 2006, pp. 335 e ss. “Notas sobre a Decisão Financeira e a União Económica e Monetária” in

Estudos Jurídicos e Económicos em Homenagem ao Prof. Doutor António de Sousa Franco, vol. I, Edição da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Coimbra Editora, 2006, pp 749 e ss..

Referências

Documentos relacionados

Em um único afloramento da bacia de Lima Campos foram encontrados três dentes de tu- barão hibodontídeo identificados como Planohybodus sp., além de grande número de escamas

T101 Rendimento médio real mensal do trabalho principal dos empregadores, segundo porte do estabelecimento - Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação - 2000 e 2010

Se os personagens não intervierem com DuBois, provavelmente irão direto ver Karin, que se encontra em companhia de Alfred: ela acaba de se levantar, e Lucille está preparando seus

este volume contém os contos escritos por sir Arthur Conan doyle que guardam algumas de suas histórias mais famosas e queridas: As aventuras de Sherlock Holmes, Memórias de Sherlock

Portanto, o presente trabalho se propõe a comparar o perfil de professores que procuraram o PSV em duas etapas: quando o programa só oferecia avaliação

Imai e colaboladores (1999) patentearam um novo fio composto por matriz à base de poli- metilmetacrilato (PMMA) e fibras de vidro bio- compatíveis e finas (menos de 20 micrômetros

Com efeito, tal como argumentado por Kaldor (1956), numa economia que opera ao longo de uma trajetória de crescimento balanceado com pleno-emprego da força

nossa proposta de preços para a contratação de empresa de prestação de serviços técnicos, para a realização de evento em Brasília (DF), envolvendo as etapas de