• Nenhum resultado encontrado

EDITAL 01/2012 Edital de Inscrição, Seleção e Matrícula para o Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva - nível de Mestrado e Doutorado.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL 01/2012 Edital de Inscrição, Seleção e Matrícula para o Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva - nível de Mestrado e Doutorado."

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

EDITAL

01/2012

Edital de Inscrição, Seleção e Matrícula para o Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva - nível de Mestrado e Doutorado.

O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, torna público o presente Edital para Seleção de alunos para os Cursos de Mestrado e de Doutorado no período letivo de 2013.1.

1. Das Vagas

1.1 Serão ofertadas 13 vagas para o Doutorado em Saúde Coletiva e 35 vagas para o Mestrado, distribuídas nas áreas de concentração da seguinte forma:

Área de Concentração Público Doutorado Mestrado

Saúde Coletiva Geral 13 13

Odontologia Geral - - 17

Saúde Coletiva/Odontologia IFRN* - - 5

Total 13 35

* Termo de Cooperação 03/2011 – IFRN/UFRN

2. Da Inscrição

2.1 As inscrições serão realizadas no período de 18 de setembro a 30 de outubro de 2012 por meio do envio eletrônico do formulário de inscrição disponível no link

http://www.sigaa.ufrn.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?aba=p-processo&nivel=S

2.2 Para confirmar a sua inscrição os candidatos devem entregar pessoalmente ou encaminhar via postal expressa (SEDEX) a documentação relacionada no item 2.3, para o seguinte endereço:

Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva

Av. Sen. Salgado Filho, 1787, Lagoa Nova 59056-000 Natal – RN

(2)

2.3. Documentos para inscrição, comum a todos os candidatos: a) Cópia de RG e CPF.

b) Comprovante de quitação do serviço militar (candidatos sexo masculino). c) Comprovante de quitação eleitoral (para Brasileiros).

d) Cópia do passaporte (candidatos estrangeiros). e) 2 fotos 3x4 recentes.

f) Certificado de Proficiência em Inglês (TOEFL, TOEIC, IELTS e CPE) ou equivalente emitido por instituição de nível superior reconhecida pelo MEC. Este documento poderá excepcionalmente ser entregue no prazo máximo de 6 (seis) meses após o início do curso, caso o candidato seja aprovado.

g) Projeto de Pesquisa, necessariamente vinculado a uma linha de pesquisa do Programa, respeitando-se as respectivas áreas de concentração (Anexo I).

h) Declaração de disponibilidade para dedicação ao curso (Anexo II). i) Comprovação curricular (Anexo III)

j) Ficha Preliminar de Produção Científica (Anexo IV) k) Comprovantes da produção científica (Anexo V). l) Link eletrônico do currículo Lattes.

2.3.1. Candidatos ao curso de Mestrado:

a) Cópia do Diploma de Graduação (instituição reconhecida pelo MEC). b) Histórico Escolar do curso de Graduação.

2.3.2. Candidatos ao curso de Doutorado:

a) Cópia do Diploma de Mestrado emitido por curso reconhecido pela CAPES. b) Histórico Escolar do curso de Mestrado.

c) Termo de anuência do orientador do Programa, aceitando orientar o candidato no Curso de Doutorado em Saúde Coletiva.

2.4 O candidato deverá encaminhar estes documentos na forma de cópias autenticadas por cartório ou trazer o original com cópia a ser autenticada por funcionário da UFRN.

(3)

2.5 A documentação deverá ser entregue dentro do período de inscrição estabelecido no item 2.1, exclusivamente nos horários das 08:00 às 11:30 h e das 14:00 às 17:00h na coordenação do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva.

2.6 Na documentação encaminhada via postal expressa, será considerada a data de postagem.

2.7 A documentação deverá ser apresentada na ordem constante neste edital, sem rasura, nos modelos especificados e a falta de qualquer item acima mencionado impedirá a inscrição, não sendo aceita inscrição com documentação incompleta.

3. Das Linhas de Pesquisa

Doutorado e Mestrado na Área de Concentração “Saúde Coletiva”

1. Distribuição e fatores determinantes dos agravos à saúde nas populações humanas.

2. Políticas, gestão e planejamento em saúde.

Mestrado na Área de Concentração “Odontologia” 1. Estudos dos principais agravos à saúde bucal.

2. Reabilitação Oral (convencional e sobre implantes) e propriedades dos materiais odontológicos.

3. Dor orofacial e disfunção temporomandibular: epidemiologia, etiologia, diagnóstico e tratamento.

(4)

4. Da Seleção

4.1 Até o dia 1 de novembro de 2012 a coordenação do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva divulgará o resultado das inscrições ao processo seletivo, assim como o local para realização da prova escrita.

4.2 O processo seletivo consistirá das seguintes etapas: prova escrita, análise do projeto de pesquisa e análise de currículo.

4.3 O processo de seleção ocorrerá no período de 05 de novembro a 30 de novembro de 2012. Os locais de realização das respectivas atividades do processo seletivo serão divulgados pela coordenação do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva, de acordo com o seguinte cronograma:

Data Horário Atividade

05/11 08:30 – 11:30 Prova Escrita

19 a 30/11 08:00 – 17:00 Análise do Projeto de Pesquisa

19 a 30/11 08:00 – 18:00 Análise do Curriculum Vitae

A partir de 04/12 Divulgação do resultado final

4.3 Prova Escrita

a) O início será às 8:30 h, tendo a duração máxima de 3 (três) horas. b) A nota máxima da prova escrita será equivalente a 100 (cem) pontos.

c) A prova escrita terá caráter eliminatório e classificatório, sendo aprovados os candidatos com nota igual ou superior a 50 (cinquenta).

4.3.1 Para os candidatos ao Mestrado, a prova escrita consistirá de uma redação sobre pesquisa e saúde, na qual será avaliada a capacidade de escrever um texto

(5)

com estrutura coerente, o uso adequado da gramática e o desenvolvimento do tema proposto, tendo como referencial a seguinte bibliografia:

Freire, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. 35 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007.

González, Alberto Durán; Almeida, Marcio José de. Movimentos de mudança na formação em saúde: da medicina comunitária às diretrizes curriculares. Physis 2010; 20(2):551-70.

Guimarães, Reinaldo. Desafios da pós-graduação em saúde humana no Brasil. Rev. Saúde Pública 2011; 45(1):1-13.

Silva, Vanius Paiva Zaiden; Monteiro, Consuelo Campos. Formação didático-pedagógica do professor universitário: uma necessidade? disponível em

http://www.fundacaoaprender.org.br/formao-didtico-pedaggica-do-professor-universitrio-uma-necessidade

Vieira-da-Silva, Ligia Maria; Almeida Filho, Naomar. Equidade em saúde: uma análise crítica de conceitos. Cad. Saúde Pública 2009; 25( Sup 2):517-26.

4.3.2 Para os candidatos ao Doutorado, a prova escrita consistirá da análise crítica de artigo científico da área de Saúde Coletiva, compatível com a natureza de seu projeto de pesquisa (quantitativa ou qualitativa) na qual serão avaliados os argumentos utilizados pelo candidato na análise crítica do artigo científico e o uso adequado da gramática. Os dois artigos científicos a serem analisados serão retirados dos seguintes periódicos: Revista de Saúde Pública, Cadernos de Saúde Pública, Ciência e Saúde Coletiva, Revista Brasileira de Epidemiologia, Saúde e Sociedade ou Epidemiologia dos Serviços de Saúde.

4.4 Análise do Projeto de Pesquisa

a) A análise do Projeto de Pesquisa terá caráter eliminatório e classificatório, sendo aprovados os candidatos com nota igual ou superior a 70 (setenta). b) Será realizada por Comissões Examinadoras a serem designadas pelo

colegiado do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva.

c) Em relação ao Projeto de Pesquisa serão avaliados: a pertinência do projeto com relação aos objetivos e as linhas de pesquisa do programa; o referencial

(6)

teórico; a relevância científica; a inserção social da proposta; a viabilidade para execução da pesquisa; a originalidade e criatividade na metodologia e o possível impacto dos resultados esperados.

d) O Projeto de Pesquisa deverá ter seus principais aspectos apresentados pelo candidato à Comissão Examinadora, em datas e horários previamente estabelecidos pelo Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva.

e) Durante a análise presencial do Projeto de Pesquisa, somente será permitida a presença do candidato proponente, além dos membros da Comissão Examinadora.

f) A nota máxima na análise do Projeto de Pesquisa será 100 (cem).

4.5 Análise do Curriculum Vitae

a) Levará em consideração as informações contidas no Curriculum Vitae no modelo Lattes-CNPq e os comprovantes originais e cópias ou cópias autenticadas da produção explicitada na Ficha Preliminar de Produção Científica (Anexo IV).

b) A pontuação atribuída para os elementos do currículo estão apresentados no

Anexo V, deste Edital. A nota máxima no Curriculum Vitae será 100 (cem). A

comissão avaliadora atribuirá nota 100 (cem) à prova de títulos do candidato que obtiver o maior número de pontos, atribuindo notas aos demais candidatos diretamente proporcionais à nota do melhor currículo da área.

4.6 A classificação final dar-se-á com base nas notas obtidas nas três etapas do processo seletivo, obedecendo-se os seguintes pesos para cada fase:

Prova escrita = 2,0

Análise do Projeto de Pesquisa = 5,0 Análise do Curriculum Vitae = 3,0

4.7 Caso haja empate entre dois ou mais candidatos, o critério de desempate obedecerá a seguinte ordem:

1º: Maior nota no Projeto de Pesquisa; 2º: Maior nota do Curriculum Vitae; 3º: Maior nota na Prova Escrita.

(7)

4.8 A divulgação dos resultados será realizada a partir do dia 4 de dezembro de 2012, na sede do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva.

5. Das Matrículas

5.1 Após a divulgação do resultado final do processo seletivo, os candidatos aprovados deverão apresentar o original da documentação e confirmação de matrícula no curso, conforme calendário acadêmico.

5.2 Os documentos originais serão devolvidos no próprio ato de matrícula, enquanto as cópias ou cópias autenticadas ficarão no Programa.

5.3 Os candidatos não aprovados deverão providenciar a retirada de seus documentos na Secretaria do Programa, até 30 dias após a divulgação dos resultados. Findo este prazo, os documentos serão encaminhados para reciclagem.

5.4 Os candidatos selecionados e aprovados que não efetivarem sua matrícula dentro do período estabelecido, perdem o direito às vagas obtidas, devendo as mesmas serem preenchidas pelos suplentes, que serão imediatamente convocados pela coordenação do curso.

5.5 O início do período letivo ocorrerá de acordo com o calendário acadêmico, no primeiro semestre de 2013.

6. Considerações finais

6.1 A inscrição do candidato implicará na aceitação das normas contidas neste edital.

6.2 O não comparecimento do candidato em quaisquer das fases resultará em sua eliminação do processo seletivo.

(8)

6.3 As despesas decorrentes da participação em todos os procedimentos do processo seletivo de que trata este edital são de responsabilidade do candidato. 6.4 O candidato deverá manter atualizado o seu endereço e telefone de contato na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UFRN enquanto estiver participando do processo de seleção.

6.5 A qualquer tempo e a critério da Coordenação de do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UFRN se constatada a apresentação de documentos/assinaturas não idôneas ou plágios será considerada cancelada a inscrição, matrícula ou diplomação do candidato/aluno, não importando a fase em que ocorra a descoberta, sem prejuízos das ações judiciais cabíveis.

6.6 Os casos omissos serão decididos pelo Colegiado do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva.

7. Informações adicionais

Quaisquer outras informações sobre o curso poderão ser obtidas junto à Secretaria do Programa de Pós-Graduação no Departamento de Odontologia, no fone/fax (84) 3215-4133 ou pelo endereço eletrônico ppgscol@dod.ufrn.br.

Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Odontologia, aos doze dias do mês de setembro de dois mil e dois.

Prof. Dr. Luiz Roberto Augusto Noro Matrícula SIAPE 1214923

(9)

ANEXO I

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO Informações Gerais

O projeto deve ser escrito em fonte 12, Arial, espaçamento 1,5, justificado. Ele deverá conter: Título, Autor, Área de Concentração, Linha de

Pesquisa e 1ª e 2ª opções de Professor(a) Orientador(a) escolhidos pelo

candidato, além dos requisitos descritos abaixo. 1. Introdução e justificativa

Apresentação do referencial teórico que dá suporte ao objeto do projeto de pesquisa, com a respectiva relevância e sua justificativa.

2. Problemática

Elucidação do objeto de pesquisa, apresentando a gênese do problema que pretende solucioná-lo e a pergunta ou um conjunto de perguntas que tentará responder durante o desenvolvimento da dissertação.

3. Objetivos

Identificar o objetivo geral e os objetivos específicos da pesquisa. 4. Metodologia

Exposição do tipo de pesquisa que será desenvolvida, dos procedimentos e das fontes que são fundamentais para o desenvolvimento da pesquisa em tela.

5. Cronograma de atividades

Identificar as fases da pesquisa a ser desenvolvida, obrigatoriamente inferior a 24 (vinte e quatro) meses.

6. Referências bibliográficas

Apresentação das principais referências bibliográficas que dão fundamento ao seu objeto de pesquisa e à problemática em questão, utilizando o referencial de Vancouver.

(10)

ANEXO II

Declaração de disponibilidade para dedicação ao curso

Caso aprovado(a) no processo seletivo do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, comprometo-me a cumprir as seguintes atividades:

 dedicar-me integralmente ao curso comparecendo às atividades pedagógicas previstas, quer na forma de disciplinas ofertadas pelo Programa, quer nas solicitações realizadas pelo orientador da minha dissertação ou tese;

 participar das reuniões definidas pelo Colegiado ou Coordenação do Programa, assim como das reuniões discentes convocadas por meus pares;

 assistir às defesas de dissertações e teses do Programa;

 participar de eventos científicos apresentando os resultados das pesquisas desenvolvidas no âmbito do Programa;

 apresentar relatórios e outros documentos sempre que solicitado pela Coordenação do Programa;

 responsabilizar-se pelo acompanhamento das atividades previstas no Programa, em especial cumprindo todos os prazos exigidos;

 encaminhar os resultados das pesquisas desenvolvidas para periódicos qualificados, conforme indicação do orientador.

Natal, ___ de _________________________ de _____.

_______________________________ _____________________________

(11)

ANEXO III

COMPROVAÇÃO CURRICULAR - CC

1. Todas as cópias que comprovam as atividades curriculares previstas na análise de currículo devem ser encadernadas em espiral e codificadas na posição superior direita da página, conforme o subitem, na sequência proposta na anexo IV. Exemplo: Especialização item C (incluir o código C no canto superior direito do documento comprobatório).

2. Para os itens A e B, o comprovante deve deixar legível o nome da revista, volume, número, ano e paginação. Nos comprovantes incluir apenas a primeira página do artigo, indicando no canto superior do comprovante do Qualis. Será utilizado para pontuação o Qualis da área de Odontologia.

3. Anexar apenas os comprovantes das atividades exercidas e produção acadêmica referentes aos últimos cinco (5) anos, com exceção do item C - Especialização.

4. Os originais dos comprovantes devem ser mantidos pelo candidato, os quais podem ser solicitados a qualquer momento, a critério da comissão de seleção.

5. O candidato deve entregar juntamente aos comprovantes em espiral, a Ficha Preliminar de Produção Científica (Anexo IV) com a devida pontuação preenchida no campo destinado ao mesmo, a partir dos critérios presentes no anexo V.

(12)

Tipo de produção científica Candidato Comissão

A. Artigo completo publicado/aceito em periódico científico da área da Odontologia (CAPES) - Qualis A B. Artigo completo publicado/aceito em periódico científico da área da Odontologia (CAPES) - Qualis B C. Especialização

D. Livro integral (expressão nacional)

E. Organização livro/capítulo (expressão nacional)

F. Livro integral, organização de livro ou capítulo (regional ou local) G. Trabalho completo anais evento internacional

H. Trabalho completo anais evento nacional/regional I. Resumo em anais de eventos internacionais J. Resumo em anais de eventos nacionais/regionais K. Docência no ensino superior

L. Bolsa de Iniciação Científica M. Monitoria no ensino superior

(13)

ANEXO V

*Área de Saúde Coletiva e Biologia Crânio-facial

Tipo de produção científica (últimos 5 anos) Pontuação Máximo

Artigo completo publicado ou aceito em periódico

científico da área da Odontologia (CAPES) Qualis A

10 20

Qualis B 5 20

*Especialização em Saúde Coletiva ou área afim 10 10

**Especialização em áreas da Odontologia ou área afim 10 10

*Livro integral de Saúde coletiva ou áreas afins publicado por editora universitária ou de expressão nacional

4 4

*Organização de livro ou elaboração de capítulo de livro de Saúde Coletiva ou áreas afins publicado por editora universitária ou de expressão nacional

2 2

*Livro integral, organização de livro ou capítulo de livro de Saúde Coletiva ou áreas afins publicado por uma editora de expressão regional ou local

1 1

**Livro integral de Odontologia ou áreas afins publicado por editora universitária ou de expressão nacional

4 4

**Organização de livro ou elaboração de capítulo de livro de

Odontologia ou áreas afins publicado por editora universitária ou de expressão nacional

2 2

**Livro integral, organização de livro ou capítulo de livro de

Odontologia ou áreas afins publicado por uma editora de expressão regional ou local

1 1

Trabalho completo em anais de eventos internacionais 2 4

Trabalho completo em anais de eventos nacionais/regionais 1,5 3

Resumo em anais de eventos internacionais 1 4

Resumo em anais de eventos nacionais/regionais 1 4

Docência no ensino superior em instituição reconhecida pelo MEC 3 por semestre 12

Bolsa de Iniciação Científica 3 por semestre 12

Monitoria no ensino superior 2 por semestre 4

TOTAL 100

* Para os candidatos ao Doutorado ou Mestrado na área de concentração em Saúde Coletiva ** Para os candidatos ao Mestrado na área de concentração em Odontologia

(14)

Referências

Documentos relacionados

Quero ir com o avô Markus buscar a Boneca-Mais-Linda-do-Mundo, quero andar de trenó, comer maçãs assadas e pão escuro com geleia (17) de framboesa (18).... – Porque é tão

Avaliação do impacto do processo de envelhecimento sobre a capacidade funcional de adultos mais velhos fisicamente ativos.. ConScientiae

1.1 Este Edital destina-se ao provimento de vagas nos cursos de graduação ofertadas pelo Instituto Superior do Litoral do Paraná – ISULPAR, para candidato que concluiu ou

Folhas opostas; pecíolo 0,7-1 cm compr., 1 par de glândulas no ápice; lâmina elíptica a orbicular, 6-9,1 × 2,5-5,4 cm, ápice apiculado, base truncada, margem plana, face adaxial

O umedecimento da vermiculita com água, nas quantidades de 60 a 90 ml/100 g de substrato, apresentou porcentagem final de emergência das plântulas e duração média do

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

SUPLENTE: Pedro Adriano Cruz Escola Secundária Gomes Teixeira,

Apresenta transição gradual ou clara para a camada sub-superficial (B) que tem de 40-50 cm de espessura, argilosa (argila a argila-arenosa) e um conteúdo variável de