• Nenhum resultado encontrado

- Fazer a leitura das páginas 1,2 e 3. - Resolver as questões de 1 a 4 das páginas 4 e 5. TERREMOTOS E TSUNAMIS) TERREMOTOS E TSUNAMIS) - Continuação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "- Fazer a leitura das páginas 1,2 e 3. - Resolver as questões de 1 a 4 das páginas 4 e 5. TERREMOTOS E TSUNAMIS) TERREMOTOS E TSUNAMIS) - Continuação"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Cronograma de Estudos DATA ATIVIDADES 18/11/2020 (quarta-feira)

Assunto: OS MOVIMENTOS DA CROSTRA TERRESTRE

- Fazer a leitura das páginas 1,2 e 3.

- Resolver as questões de 1 a 4 das páginas 4 e 5.

25/11/2020 (quarta-feira)

Assunto: OS MOVIMENTOS DA CROSTRA TERRESTRE E AS PLACAS TECTÔNICAS (Continuação)

- Fazer a leitura sobre “Teoria das Placas Tectônicas” nas páginas 3 e 4.

- Resolver as questões 5 e 6 da página 5.

02/12/2020 (quarta-feira)

Assunto: FENÔMENOS NATURAIS (VULCÕES, TERREMOTOS E TSUNAMIS)

- Fazer a leitura das páginas 6, 7 e 8 do compêndio referente ao assunto proposto.

09/12/2020

(quarta-feira) Assunto: FENÔMENOS NATURAIS (VULCÕES, TERREMOTOS E TSUNAMIS) - Continuação

- Baseado na leitura da aula anterior, resolver as questões de 1 a 5 das páginas 8 e 9.

16/12/2020 (quarta-feira)

Assunto: FENÔMENOS NATURAIS (VULCÕES, TERREMOTOS E TSUNAMIS) - Continuação

- Resolver as questões de 6 a 10 das páginas 9 e 10.

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO

A.O.S. DIOCESE DE ABAETETUBA EEEFM SÃO FRANCISCO XAVIER

COMP COMPONENTE CURRICULAR: C.F.B ANO/SÉRIE: 7º ANO PROFESSORAS RESPONSÁVEIS: SUZY SANTOS E MARTA VILHENA

(2)

OS MOVIMENTOS DA CROSTRA TERRESTRE E AS PLACAS TECTÔNICAS

A crosta terrestre é uma das três principais camadas da Terra e compõe quase que a totalidade da composição sólida do planeta, ou seja, é porção da Terra onde se encontram as rochas. Abaixo dela, localiza-se o manto, composto basicamente por magma.

Essa camada é a mais fina da Terra, tendo um aspecto semelhante ao de uma “casca” do planeta. A espessura da crosta terrestre varia entre 5 e 70 quilômetros, o que parece muito para o ser humano, porém quase nada diante dos 6.380 quilômetros que compõem a distância entre a superfície e o centro do nosso planeta. Até hoje, o ser humano só conseguiu perfurar até uma profundidade de 12 quilômetros.

Em termos de localização, a crosta terrestre pode ser dividida em duas partes: a crosta oceânica e a crosta continental. A oceânica é a mais fina, com uma profundidade que varia entre 5 e 10 quilômetros, enquanto a continental é mais grossa, variando entre 30 e 70 quilômetros.

A parte mais externa da crosta é chamada de relevo, que é responsável por nos mostrar as transformações terrestres em sua superfície. Ele está sempre se transformando, seja pelos agentes internos (vulcanismo e tectonismo) ou pelos agentes externos (ação das águas, dos ventos e dos seres vivos).

É importante não esquecermos que a crosta terrestre não é totalmente contínua sobre o planeta, ou seja, ela apresenta algumas “rachaduras” que a dividem em vários pedaços mais ou menos encaixados, como em um quebra-cabeça. Esses pedaços são chamados de placas tectônicas e estão sempre se movimentando por estarem flutuando sobre o magma do interior da Terra.

Por causa dessa movimentação, o relevo sofre transformações, como a formação das montanhas e das fossas oceânicas, além da manifestação de terremotos e atividades vulcânicas. Por esse motivo, podemos dizer que, ao contrário do que muitas pessoas pensam, a crosta terrestre não é um meio estático, parado, mas um espaço que está em constante movimento e transformação.

(3)

TEORIA DA DERIVA CONTINENTAL:

Em 1915, Alfred Wegener apresentou a Teoria da Deriva Continental que defendia que os continentes já estiveram unidos num só (Pangeia), rodeado por um único oceano (Pantalassa).

- Argumentos utilizados por Wegener:

- Argumentos morfológicos: Os continentes encaixam-se uns nos outros como um puzzle.

- Argumentos paleontológicos: Existência de fósseis iguais em diferentes continentes.

(4)

Argumentos geológicos: Existência de formações rochosas semelhantes em diferentes continentes.

Argumentos paleoclimáticos: Existência de vestígios glaciares em zonas tropicais

- Porque não foi aceita esta teoria nessa época?

Alfred Wegener não conseguiu provar o que provocou a fragmentação da Pangeia e o movimento dos continentes. A explicação que utilizou foi que o movimento dos continentes devia-se ao movimento de rotação da Terra e às forças gravíticas do Sol e da Lua, o que não convenceu os cientistas da época.

TEORIA DA TECTÔNICA DE PLACAS

Nos finais dos anos 60, Robert Plamer e Donald Mackenzie apresentaram a Teoria da Tectônica de Placas que defende que a litosfera se encontra fragmentada em placas que se movem sobre a astenosfera.

As Placas tectônicas são grandes blocos rochosos semirrígidos que compõem a crosta terrestre. A Terra divide-se em quatorze principais placas tectônicas, as quais se movimentam sobre o manto de forma lenta e contínua, podendo aproximar-se ou se afastar umas das outras.

A Teoria das Placas tectônicas parte do pressuposto de que a crosta terrestre está dividida em grandes blocos semirrígidos, ou seja, em placas que abrangem os continentes e o fundo oceânico. Essas placas movimentam-se sobre o magma, impulsionadas por forças vindas do interior da Terra. Portanto, a superfície terrestre não é uma placa imóvel, como era falado no passado.

(5)

Por que as placas tectônicas movimentam-se?

Os movimentos realizados pelas placas tectônicas ocorrem em virtude das altas temperaturas existentes no interior da Terra.

A crosta terrestre encontra-se sobre o manto, camada da Terra composta por magma. O intenso calor provoca a movimentação circular do manto em correntes de convecção. Esse movimento convectivo transfere calor do núcleo (camada mais interna da Terra) para as camadas mais externas, provocando a movimentação das placas, levando à junção ou à separação dos continentes.

Movimentos das placas tectônicas

A movimentação das placas é lenta, contínua e ocorre no limite entre elas. Esse deslocamento leva bastante tempo e é responsável por diversas transformações e fenômenos que ocorrem na crosta terrestre, como a formação de montanhas e vulcões, terremotos e aglutinação ou separação dos continentes.

Os movimentos das placas tectônicas podem ser laterais, de afastamento e de colisão.

Tipos de placas

 Oceânicas: encontram-se no assoalho oceânico.  Continentais: situam-se sob os continentes.

 Oceânicas e continentais: situam-se sob o continente e no assoalho oceânico.

ATIVIDADES

1) Assinale a alternativa que melhor define a Deriva Continental:

a) É a hipótese de que todos os continentes são derivados de um substrato magmático que emergiu através de fissuras ou falhas geológicas;

b) É o sistema de classificação dos continentes, conforme as suas respectivas origens;

c) É a teoria que afirma que todos os continentes, no passado, formavam apenas um, o Pangeia, e que posteriormente se fragmentou graças à tectônica das placas.

d) É a lenda relacionada à existência de um continente perdido, denominado Atlantis.

2) A teoria da deriva dos continentes:

a) Baseava-se na formação dos fundos oceânicos.

b) Baseia-se nos movimentos do magma para explicar a deriva dos continentes.

c) Não explicava qual a força que faz mover os continentes. d) Nenhuma das anteriores.

3) A Teoria da Deriva dos Continentes foi enunciada pelo cientista alemão Alfred Lothar Wegener, em 1912. Segundo este autor a Terra teria sido formada inicialmente por um único e enorme supercontinente que foi se fragmentando e se deslocando continuamente.

Assinale a alternativa que contém o nome com o qual foi batizado este supercontinente inicial:

(6)

a) Gaia

b) Placas Tectônicas c) Riftis

d) Pangeia

4) Marque a alternativa que corresponde a uma observação que NÃO auxiliou Alfred Wegener a construir a teoria da deriva continental: a) A distribuição dos organismos.

b) O movimento de rotação da Terra. c) As formas dos continentes.

d) O alinhamento das cadeias de montanhas.

5) Por que a teoria da deriva continental, explicada no livro “A origem dos continentes e oceanos”, de Wegener, lançado em 1915, não teve boa aceitação dos outros cientistas?

_______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _____________________________________________________________ 6) Responda: a) O que é Pangeia? _______________________________________________________________ _____________________________________________________________ b) O que é Pantalassa? _______________________________________________________________ _____________________________________________________________

c) Cite e explique os argumentos que favorecem a teoria da deriva continental: _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _____________________________________________________________

d) Por que as placas tectônicas movimentam-se?

_______________________________________________________________ _______________________________________________________________

ASSUNTO: FENÔMENOS NATURAIS (VULCÕES, TERREMOTOS E TSUNAMIS)

Os fenômenos naturais são eventos que ocorrem na natureza por causa de razões naturais. Vendaval, tempestade, tornado, furacão, ciclone, tsunami, terremoto, vulcão são exemplos de fenômenos naturais.

Agora vamos conhecer um pouco mais sobre alguns deles: VULCÃO

(7)

É uma abertura na crosta terrestre (camada superficial da Terra) por onde são expelidos para a superfície materiais originários do manto. Estes materiais, em geral, surgem em estado líquido-pastoso e incandescente, recebendo o nome de magma. É um material presente na camada imediatamente abaixo da crosta terrestre – o manto. No entanto, da fenda do vulcão, também podem ser emitidos materiais gasosos, poeira e rochas em estado sólido.

Como surge um vulcão?

A crosta terrestre é constituída por placas litosféricas, também chamadas de placas tectônicas. As placas tectônicas são blocos gigantescos que compõem a litosfera e sobre os quais estão os continentes e oceanos. Estas placas estão em movimento, se afastam e colidem. Os vulcões surgem, em geral, nos pontos de contato entre as placas tectônicas.

Partes de um vulcão

 Câmara magmática: é o reservatório de rocha líquida que se encontra abaixo de um vulcão. Tem origem no manto. O magma exerce pressão sobre a rocha, criando rachaduras e outros escapes por meio dos quais ele penetra. Quando o magma contido na câmara magmática exerce pressão suficiente para vencer a

resistência das rochas que formam o teto da

câmara, ele é libertado pela chaminé.

 Chaminé: é a passagem pela

qual o magma sobe da câmara

magmática até a superfície. Chaminés

secundárias também podem

ocorrer como ramificações da chaminé

principal.

 Cratera: é a “boca do vulcão”, isto é, o

orifício por meio do qual o magma alcança a

superfície. Grandes vulcões podem

apresentar outros orifícios secundários.

 Magma ou lava: é a rocha derretida que escorre durante a erupção vulcânica. Quando a lava quente se solidifica do lado de fora do vulcão, a rocha resultante é chamada de rocha ígnea ou magmática.

 Nuvem de cinzas: são pequenas partículas de rocha pulverizada, minerais e areia que são lançadas no ar durante uma erupção. Esses pequenos fragmentos de rocha aquecidos podem ser transportados pelo vento a centenas de quilômetros. Nuvens de cinzas vulcânicas podem causar perigosos problemas para a aviação, bem como danos a edifícios.

TERREMOTOS

O que são terremotos?

Os terremotos são fenômenos naturais conhecidos também como abalos sísmicos. Eles ocorrem com maior intensidade em regiões de instabilidade geológica, ou seja, nas bordas das placas tectônicas.

(8)

Comumente ocorrem tremores repentinos que atingem em diversos níveis a superfície da Terra. Os tremores ocorrem por conta de liberação instantânea de energia no interior da Terra, a qual acaba por gerar ondas que se propagam com movimentos elásticos.

Nem todo tremor de terra pode ser considerado como um terremoto, pois existem situações ocasionadas pela ação humana, como a quebra de rochas por meio de implosões, e que podem ocasionar pequenos tremores. Este tipo de fenômeno pode ocasionar rachaduras em estruturas e causar medo por parecer com um terremoto.

Como ocorrem os terremotos?

Os terremotos são fenômenos que ocorrem comumente na Terra, originados a partir de choques subterrâneos de placas tectônicas. A camada mais superficial da Terra chama-se Litosfera, também conhecida como crosta terrestre, e esta camada é a parte externa sólida do planeta Terra. Formada por rochas e minerais, esta camada não é contínua, mas sim fragmentada em pedaços, conhecidos como placas tectônicas. Estas placas não são estáticas, pois estão suspensas sobre o manto terrestre, camada que fica logo abaixo da crosta.

TSUNAMI

Em japonês, tsunami significa literalmente “onda no porto” (tsu = porto, nami = onda), termo que prevaleceu sobre o português como “maremoto”. Os tsunamis ou maremotos são grandes movimentações de água do oceano, em geral causadas por terremotos, no entanto, outros fenômenos geológicos podem causar esse processo, incluindo erupções vulcânicas, furacões, impactos de meteoritos e asteroides.

A diferença de uma onda normal para um maremoto é sua frequência e sua motivação, uma onda normal dura segundos ou minutos e, é motivada pela ação dos ventos sobre a superfície da água, enquanto que uma tsunami pode durar horas ou dias, tendo um alcance e amplitude muito maior, pelos motivos elencados anteriormente e o grande volume de água deslocada.

A causa mais frequente de tsunamis são os terremotos em fundo oceânico, causadas em especial pela movimentação das placas tectônicas, ainda que nem todos os terremotos desse tipo possam causar tsunamis. Os principais fatores que contribuem para a formação de grandes tsunamis sismogênicos são em geral causados pelo aumento ou pela baixa repentina da crosta terrestre sob o oceano ou perto dele. Esse movimento das placas tectônicas faz com que os blocos rochosos se movam uns em relação aos outros ao longo de planos de falhas, que são planos de ruptura e deslocamento (limite das placas). Quando o limite de resistência nos planos de falha é superado, ocorrem os terremotos, acarretando a liberação de energia mecânica acumulada nas placas tectônicas, e resultando nos terremotos.

A energia potencial contida na borda da placa é instantaneamente convertida em energia cinética e transferida para a massa de água do oceano. O deslocamento vertical da água se dissipa na forma de uma onda de pequena amplitude e grande comprimento com alta velocidade. Ao passo que se aproxima da costa, a onda desacelera por causa do atrito com o fundo continental e a massa de água ergue-se (aumento da amplitude), gerando uma “onda” gigante.

(9)

ATIVIDADES

1) Leia e responda as questões a, b e c.

“Novas estimativas apresentadas na tarde desta quinta-feira, 16.09.2007, elevam para mais de 500 o número de vítimas fatais do terremoto de 8 graus de magnitude que devastou cidades do sudoeste do Peru no começo da noite de quarta-feira.

Segundo dados do corpo de bombeiros, já são ao menos 510 mortos, 1500 feridos e milhares desabrigados.Há casas que caíram totalmente, as vias de circulação também estão ruins e a s pessoas estão dormindo na rua.”

(www.estadao.com.br, acesso em 20.09.2007) a) Qual agente interno provocou esse terremoto?

_______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _____________________________________________________________

b) Quais danos materiais e humanos ele causou?

_______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _____________________________________________________________

c) Explique porque nem todo tremor de terra pode ser considerado como um terremoto:

_______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _____________________________________________________________

2) O que são as placas tectônicas? O que elas sustentam sobre si? _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _____________________________________________________________

3) Explique como se formam as rochas magmáticas

_______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _____________________________________________________________

4) Cite e explique duas partes de um vulcão:

_______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _____________________________________________________________

(10)

_______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _____________________________________________________________

6) Explique como ocorre as tsunamis:

_______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _____________________________________________________________

7) O atrito entre placas tectônicas vizinhas libera uma quantidade de energia muito grande, provocando uma grande instabilidade nas regiões próximas às bordas das placas. Por isso, nessas regiões ocorre um maior número de:

a) Períodos muito quentes b) Furacões e tempestades c) Terremotos e vulcões d) Períodos sem chuva

8) Considerando os fenômenos tsunamis e terremotos, é correto afirmar:

a) estão relacionados às estruturas geológicas cristalinas, predominantes na região.

b) representam uma ocorrência comum nas regiões situadas no centro de uma placa tectônica.

c) resultam dos desequilíbrios geotérmicos que ocorrem no núcleo, parte central da Terra.

d) têm origens semelhantes, pois ocorrem em decorrência da movimentação das placas tectônicas.

9) Não são raros os relatos de ocorrência de terremotos no território brasileiro. Porém, os terremotos aqui observados normalmente são de baixa magnitude. A explicação para essa diferença deve-se à:

a) localização do Brasil em área de convergência de placas. b) dominância de clima tropical úmido que, favorecendo o

intemperismo químico das rochas, reduz a magnitude dos terremotos.

c) predominância de rochas sedimentares, mais suscetíveis a rupturas geológicas.

d) localização do território brasileiro em região intraplaca.

10) Um TSUNAMI é uma onda (ou uma série delas) que ocorre após perturbações abruptas que deslocam verticalmente a coluna de água.Sabe-se que esse fenômeno pode ser ocasionado:

a) por derretimento abrupto de gelo das calotas polares. b) por movimentos sísmicos na crosta oceânica.

(11)

c) pelo aquecimento rápido da atmosfera provocado pelo efeito estufa.

d) pelo aquecimento de águas oceânicas profundas.

Referências Bibliográficas:

CARNEVALLE, M. R. Araribá Mais: Ciências.1 ed. São Paulo: Moderna, 2018.

PINTO COELHO, R.M. Fundamentos em ecologia. Porto Alegre: Artmed, 2002.

LOPES, S. BIO-Volume Único. São Paulo: Saraiva, 2008. 240 p.

PINTO-COELHO, Motta Ricardo. Fundamentos em Ecologia. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Referências

Documentos relacionados

8.5. O CONTRATANTE se obriga a pagar exclusivamente pelo objeto deste contrato, até o limite superior, não incorrendo em qualquer pagamento a não utilização plena do objeto

As normas e os procedimentos, a serem adotados em caso de ocorrência de acidentes ambientais ou pessoais, devem constar em manual disponível e de fácil acesso

Com os resultados deste trabalho pode-se concluir que as PCIs estudadas não são lead free e apresentam chumbo em sua composição de forma isolada na solda dos componentes; as

Alves (2001) ressalta que a variável custos da qualidade ambiental decorrente de gastos para manter o padrão de emissão dos resíduos, em conformidade com as leis que regulamentam

Quadro 24: Número de trabalhadores sujeitos a ações de reintegração profissional em resultado de acidentes de trabalho ou doença profissional. Ações de reintegração

• Objetiva: AF-S NIKKOR 800mm f/5.6E FL ED VR • Qualidade de imagem: RAW (NEF) de 14 bits • Exposição: modo [S], 1/3200 segundos, f/11 • Equilíbrio de brancos: Automático 1

U okviru Rečnika data je veoma detaljna i pregledna gramatika romskog jezika sa pravopisnim savetnikom, koja će biti od velike koristi, kao i sam rečnik uostalom, širokom

Se o examinando montar a figura corretamente dentro do limite de tempo, não aplicar a segunda tentativa, passar para a primeira tentativa do item 6. Se o examinando montar a