• Nenhum resultado encontrado

EDITAL DE CONVOCAÇÃO - PROCESSO SELETIVO ESPECIALIZAÇÃO MÉDICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL DE CONVOCAÇÃO - PROCESSO SELETIVO ESPECIALIZAÇÃO MÉDICA"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

___________________________________________________________________________________________________ Especialização Médica – Hospital Unimed

Incentivo à formação médica e Educação Continuada

Oportunidade: Hospital Unimed abre seleção para especialização médica em cinco áreas

O Hospital Unimed, pertencente à rede de Serviços Próprios da Unimed-BH, com base em respaldo de legislação vigente, comunica que estão abertas as inscrições para processo seletivo destinado ao preenchimento de vagas de especialização médica, conforme descrição abaixo.

1. DISPOSIÇÕES INICIAIS

1.1. Coordenação do Processo Seletivo: O processo de seleção será regido por este edital e executado pelo Centro de Estudos do Hospital Unimed.

1.2. As informações sobre este Edital poderão ser solicitadas à Coordenação do Processo Seletivo, localizado à Avenida do Contorno, nº 3097 - Santa Efigênia – Belo Horizonte/MG, por email: centroestudoshu@unimedbh.com.br, ou pelo Telefone: (31)3229-5266.

2. CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO

ATIVIDADE DATA

Inscrições 16/11/2011 à 30/11/2011

1ª Etapa - Prova 10/12/2011

Entrega de documentos para a segunda etapa 12/12/2011 a 23/12/2011

2ª Etapa - Entrevista e Análise de Currículo 02/01/2012 à 07/01/2012

Resultado Final – 1ª chamada 31/01/2012

Matrículas - 1ª chamada 01/02/2012 à 03/02/2012

2ª chamada 07/02/2012

(2)

___________________________________________________________________________________________________ Especialização Médica – Hospital Unimed

3. DAS ESPECIALIZAÇÕES OFERTADAS

3.1 ESPECIALIZAÇÃO COM ENTRADA DIRETA (Graduação em Medicina) - Formatura até Fevereiro de 2012: 3.1.1. Duração de 02 (dois) anos: Cirurgia Geral, Clínica Médica

3.1.2. Duração de 03 (três) anos: Neurologia Clínica.

3.2. ESPECIALIZAÇÃO COM ENTRADA COM PRÉ–REQUISITO 3.2.1. Duração de 01 (um) ano: Radiologia

Pré-requisito: Ter cursado 3 (três) anos de Residência ou Especialização na área. 3.2.2. Duração de 02 (dois) anos: Neurologia Clínica

Pré-requisito: Ter cursado 1 (um) ano de Residência ou Especialização em Clinica Médica. 3.2.3. Duração de 4 (quatro) meses a 01 (um) ano: Neurocirurgia

Pré-requisito: Ter cursado 4 (quatro) anos de Residência ou Especialização na área. Notas do item 3:

Nota 1: No caso de pré-requisitos, considera-se Especialização e/ou Residência Médica reconhecidas e credenciadas pelas respectivas Sociedades Brasileiras e/ou MEC.

Nota 2: Para todas as especializações, a carga horária é 60 (sessenta) horas semanais nestas estão incluídas 24 (vinte e quatro) horas de plantão.

4. DAS VAGAS OFERTADAS

4.1. Vagas das especializações com entrada direta

CÓDIGO ESPECIALIDADES /

ÁREA DE ATUAÇÃO VAGAS DURAÇÃO

101 Clínica Médica 08 2 anos

102 Cirurgia Geral 05 2 anos

103 Neurologia Clínica 01 3 anos

4.2. Vagas das especializações com pré-requisito e anos opcionais

CÓDIGO ESPECIALIDADES /

ÁREA DE ATUAÇÃO VAGAS DURAÇÃO

104 Radiologia (E4) 05 1 ano

105 Neurologia Clínica (E2e E3) 01 2 anos

106 Neurocirurgia (E5) 01 De 4 meses

a 1 ano

Nota do item 4.2. A Especialização em Neurocirurgia terá a duração mínima de

4 meses e máxima de 1 ano. O candidato aprovado em primeiro lugar poderá optar pela duração da Especialização e caso opte pela duração de 4 (quatro) meses, será chamado o candidato classificado em segundo lugar. Este, por sua vez, também poderá optar pelo tempo de duração de sua Especialização podendo ser de 4 ou 8 meses. Um terceiro candidato poderá ser convocado, caso os dois candidatos anteriores optem por estágio de 4 (quatro) meses.

(3)

___________________________________________________________________________________________________ Especialização Médica – Hospital Unimed

(quatro) meses.

5. DAS INSCRIÇÕES:

5.1. Para inscrição em programas que exigem pré-requisito é necessário que o candidato tenha concluído o programa do pré-requisito ou que venha a concluí-lo até o dia 29/02/2012.

5.2. No caso de candidato estrangeiro, poderá realizar as inscrições se o mesmo possuir diploma revalidado, registro no Conselho Regional de Medicina e comprovação suplementar de visto permanente ou provisório de estudante no país, conforme legislação vigente.

5.3. Em se tratando de candidato brasileiro formado em faculdade estrangeira, o diploma deverá estar revalidado por uma Universidade Pública, de acordo com a legislação vigente.

5.4. As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet no site

www.vagas.com.br/unimedbh, no período

das 9 horas do dia 16/11/2011 até as 23 horas e 59 minutos do dia 30/11/2011 (horário de Brasília).

5.5. A taxa de inscrição será no valor de R$ 100,00 (cem reais) e deverá ser paga, via depósito identificado, observados os horários de atendimento e das transações financeiras da instituição bancária.

5.6. Para realizar a inscrição, o candidato deverá acessar a página

www.vagas.com.br/unimedbh, optar pela

Especialização de interesse, e preencher o formulário “Cadastramento de Candidato”. Deverá o candidato dirigir-se a uma agência bancária do Banco Itaú e fazer o depósito identificado, no valor da taxa de inscrição, Agência: 0587 – Conta Corrente: 58890-6 – Titular: Unimed BELO H C T MEDICO.

5.7. Serão válidos depósitos identificados realizados até o dia 30/11/2011, observados os horários de atendimento e das transações financeiras da instituição bancária.

5.8. O simples depósito identificado, sem o preenchimento do formulário Cadastramento de Candidato não efetiva a inscrição.

5.9. A efetivação da inscrição somente se dará após confirmação do depósito identificado, realizado conforme item 5.6 e identificação do formulário Cadastramento de Candidato preenchido via internet.

5.10. A declaração falsa ou inexata dos dados constantes no requerimento de inscrição, bem como apresentação de documentos falsos ou inexatos, determinará o cancelamento da inscrição ou anulação de todos os atos decorrentes, em qualquer época. O Hospital Unimed/Unimed-BH não se responsabilizará por quaisquer atos ou fatos decorrentes de informações e/ou endereços incorretos ou incompletos fornecidos pelo candidato.

5.11. Não há, em qualquer hipótese, previsão de devolução do valor pago pelo candidato, exceto no caso de cancelamento deste processo seletivo.

5.12. São de inteira responsabilidade do candidato as informações prestadas no formulário Cadastramento de Candidato, bem como a realização do depósito identificado do valor da taxa de inscrição, conforme item 5.6.

(4)

___________________________________________________________________________________________________ Especialização Médica – Hospital Unimed

5.13. Os candidatos receberão no e-mail que foi cadastrado no formulário Cadastramento de Candidato, o comprovante de inscrição para a 1ª etapa, com as confirmações da data, horário e local da realização da prova, em até 24 horas antes da realização da prova.

6. NORMAS GERAIS DAS INSCRIÇÕES

6.1. São de inteira responsabilidade do candidato o preenchimento correto do formulário Cadastramento de Candidato e a veracidade dos dados fornecidos.

6.2. As inscrições implicam o reconhecimento e aceitação, pelo candidato, de todas as condições previstas neste edital.

6.3. O não cumprimento das exigências contidas neste edital implicará no indeferimento da candidatura.

6.4. A declaração falsa ou inexata dos dados constantes no formulário Cadastramento de Candidato, bem como apresentação de documentos falsos ou inexatos, determinará o cancelamento da candidatura ou anulação de todos os atos decorrentes, em qualquer época, a critério do Hospital Unimed.

6.5. O Hospital Unimed não se responsabiliza por qualquer problema na inscrição via internet, motivado por falhas de comunicação, inoperância de aplicativos de informática, falta de energia elétrica, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a conexão ou a transferência de dados.

6.6. O Hospital Unimed não se responsabiliza por quaisquer atos ou fatos decorrentes de informações e/ou endereços incorretos ou incompletos fornecidos pelo candidato.

6.7. As comunicações referentes ao concurso serão feitas por e-mail e ligações telefônicas, utilizando os contatos que o candidato especificar no formulário Cadastramento de Candidato.

6.8. É fundamental o preenchimento completo do formulário Cadastramento de Candidato, que constitui fonte dos dados de contato com o candidato participante no processo seletivo.

6.9. A inscrição e a aprovação no processo seletivo não garantem a efetivação da matrícula do candidato no programa de especialização pretendido. Tal efetivação estará condicionada à apresentação do registro no Conselho Regional de Medicina do Estado de Minas Gerais e outros documentos relacionados no item “matrícula”.

7. DO PROCESSO E CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

O processo seletivo será realizado em duas etapas sendo a primeira prova de conhecimentos médicos e a segunda entrevista e análise curricular. Para a aprovação final serão consideradas as duas etapas.

(5)

___________________________________________________________________________________________________ Especialização Médica – Hospital Unimed

Horário: 14 horas / Duração: 4 horas Local: Vide item 5.13 deste edital Valor: 80 pontos

7.1.1. Esta etapa tem peso de 80% (oitenta por cento) no processo classificatório de seleção.

7.1.2. Não haverá segunda chamada para realização da prova, sendo que o candidato que não comparecer no horário previsto estará, automaticamente, excluído do processo seletivo.

7.1.3. A prova de conhecimentos médicos será de múltipla escolha, com 40 (quarenta) questões no valor de 2 (dois) pontos cada uma, e abordará conhecimentos médicos da área/especialidade escolhida, da seguinte forma:

Clínica Médica: 40 (quarenta) questões relativas a temas da Clínica Médica.

Cirurgia Geral: 20 (vinte) questões relativas a temas da Clínica Médica e 20 (vinte) questões relativas a temas da Cirurgia Geral.

Radiologia:

20 (vinte) questões relativas a temas da Radiologia e Avaliação das Notas obtidas nas Provas do CBR (Colégio Brasileiro de Radiologia) equivalendo a 20 pontos.

Neurologia Clínica: 20 (vinte) questões relativas a temas da Clínica Médica e 20 (vinte) questões relativas a temas da Neurologia.

Neurocirurgia: 40 (quarenta) questões relativas a temas da Neurocirurgia.

7.1.4. No dia da prova, o candidato deverá apresentar o seu documento de identidade e o comprovante do depósito identificado original referente ao pagamento da inscrição.

7.1.5. O local da realização da prova será informado no comprovante inscrição, que será enviado ao e-mail do candidato em até 24 horas antes da realização da prova.

7.1.6. O candidato deverá comparecer ao local da prova 30 minutos antes do horário previsto para o início da prova, munido de lápis, caneta azul ou preta e borracha.

7.1.7. O candidato não poderá sair de sala com o caderno de prova ou parte dele, ficando a prova em poder da Coordenação da aplicação da prova.

7.1.8. Os candidatos somente poderão deixar os locais de prova decorridos, no mínimo, 60 (sessenta) minutos após o início das mesmas.

(6)

___________________________________________________________________________________________________ Especialização Médica – Hospital Unimed

7.1.10. O candidato que comunicar-se com outros candidatos ou pessoas estranhas, bem como utilizar livros e notas, portar telefones celulares, relógio ou quaisquer aparelhos eletro-eletrônicos, durante a realização da prova será eliminado.

7.1.11. Os gabaritos das provas serão divulgados no site www.unimedbh.com.br a partir do dia 12 de dezembro de 2011, sendo disponibilizado para consulta pela Coordenação do Processo Seletivo, aos candidatos após o encerramento das provas.

7.1.12. Não será disponibilizado guarda volumes no local da prova, pelo que cada candidato é responsável pelos seus objetos pessoais, não se responsabilizando, o Hospital Unimed/UnimedBH pelo extravio de qualquer bem de propriedade do candidato.

7.1.13. Na impossibilidade de apresentar o documento de identidade especificado no comprovante da inscrição, ou documento equivalente, por motivo de roubo ou extravio, o candidato deverá dirigir-se à Coordenação do Processo Seletivo com antecedência mínima de uma hora com o boletim de ocorrência, ou assinar termo de compromisso da apresentação do boletim de ocorrência em até 48 (quarenta e oito) horas, após o horário de inicio da prova, assinando ainda termo de ciência de que o não cumprimento dessa apresentação resultará na sua exclusão do Processo Seletivo.

7.2. 2ª ETAPA - ENTREVISTA E ANÁLISE CURRICULAR

7.2.1. Esta etapa tem peso de 20% (vinte por centro) no processo classificatório de seleção.

7.2.2. No período de 12/12/2011 a 23/12/2011, após a 1ª etapa do processo seletivo, o candidato deverá apresentar, pessoalmente ou por meio de procurador, cópias dos comprovantes das atividades declaradas no currículo, na secretaria do Centro de Estudos do Hospital Unimed, localizado à Av. do Contorno, nº 3.097 – Santa Efigênia – Belo Horizonte/MG, no horário de 9:00 às 12:00 e 14:00 às 17:00. 7.2.3. As entrevistas e análise curricular ocorrerão no Hospital Unimed – Av. do Contorno, nº 3.097 – Santa

Efigênia – Belo Horizonte/MG, no período entre 02/01/2012 e 07/01/2012. Os candidatos serão informados sobre o dia e horário da entrevista, via email e/ou telefone informados no formulário Cadastramento de Candidato.

7.2.4. Não serão aceitas cópias dos comprovantes que não estejam grampeadas, numeradas e rubricadas pelo candidato ou seu procurador.

7.2.5. Apenas a versão do currículo preenchido no site

www.vagas.com.br/unimedbh será considerada

válida.

7.2.6. O candidato que não entregar as cópias das atividades declaradas estará automaticamente eliminado do Processo Seletivo.

7.2.7. O número de candidatos selecionados para a segunda etapa correspondem a até 4 (quatro) vezes o número de vagas oferecidas para cada especialidade.

(7)

___________________________________________________________________________________________________ Especialização Médica – Hospital Unimed

7.3. DA ENTREGA DA DOCUMENTAÇÃO CURRICULAR

7.3.1. Diploma em medicina, ou declaração da Faculdade/Universidade de conclusão do curso de Medicina com formatura prevista para até Fevereiro de 2012;

7.3.2. Para as especialidades com pré-requisito, Certificado de Conclusão ou Declaração de Conclusão do Programa de Residência exigida como pré-requisito. Neste documento deverá constar a data do início e término do referido programa;

7.3.3. Os candidatos à Especialização em Neurologia Clínica deverão apresentar Certificado ou Declaração de Conclusão de 1 (um) ano de Residência ou Especialização em Clínica Médica;

7.3.4. Os candidatos à Especialização em Neurocirurgia deverão apresentar Certificado ou Declaração de Conclusão de 4 (quatro) anos de Residência ou Especialização em Neurocirurgia em serviços credenciados pelo MEC e/ou Sociedade Brasileira de Neurologia - SBN.

7.3.5. Os candidatos à Especialização em Radiologia deverão apresentar Certificado de Conclusão de 3 (três) anos de Residência Médica em Radiologia;

7.3.6. O candidato do sexo masculino deverá apresentar fotocópia do comprovante de quitação com o Serviço Militar;

7.3.7. Para candidatos estrangeiros, as inscrições somente poderão ser realizadas mediante a apresentação do diploma revalidado (conforme Resolução CNE nº 1, de 28/01/02) e do registro em qualquer Conselho Regional do Brasil. Será exigida ainda, comprovação suplementar do visto permanente no país;

7.3.8. Para candidatos brasileiros, formados por faculdades estrangeiras, o diploma deve estar revalidado por Universidade Pública Brasileira, na forma da Resolução CNE nº 1, de 28/01/02;

7.3.9. Para candidatos estrangeiros formados no Brasil, será exigida, além dos demais documentos exigidos neste Edital, a apresentação do visto permanente no Brasil e a Carteira Nacional de Estrangeiro.

8. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

8.1. O edital encontra-se disponível no site www.unimedbh.com.br.

8.2. Findo o prazo limite de realização das provas, os candidatos deverão entregar os cadernos de provas e as Folhas de Respostas, que não poderá conter rasuras, devidamente, preenchidas e assinadas, sendo que os gabaritos e as questões para recurso poderão ser anotados em folha adequada, a ser fornecida pela Coordenação do Processo Seletivo.

(8)

___________________________________________________________________________________________________ Especialização Médica – Hospital Unimed

8.3. Depois de identificado e instalado para realização da prova, o candidato somente poderá deixar a sala mediante consentimento prévio, acompanhado de um fiscal ou sob a fiscalização da equipe de aplicação de provas.

8.4. Não serão concedidas revisões das provas, no entanto caberá recurso contra questões das provas da 1a etapa no prazo de 02 dias úteis subsequentes à divulgação do gabarito.

8.5. O recurso deverá ser apresentado em formulário fornecido pela Coordenação do Processo Seletivo, devendo conter argumentação lógica e consistente, bem como a anexação de cópia da fundamentação doutrinária com a referência bibliográfica. A análise deste recurso está condicionada a entrega pessoal do candidato ou procurador legal ao Centro de Estudos do Hospital Unimed, localizado à Avenida do Contorno, nº 3.097 – Santa Efigênia – Belo Horizonte/MG, no horário de 9:00 às 12:00 e 14:00 às 17:00.

8.6. O resultado final constando o nome dos candidatos aprovados, será divulgado no dia 31/01/2012, no site www.unimedbh.com.br e na secretaria do Centro de Estudos do Hospital Unimed.

8.7. Compete ao candidato, o acompanhamento do Processo Seletivo e de suas publicações, tanto através do Centro de Estudos do Hospital Unimed, através do telefone (31) 3229-5266, email centroestudoshu@unimedbh.com.br ou pelo site www.unimedbh.com.br, cabendo exclusivamente a ele atender a todos os prazos fixados neste Edital.

8.8. O programa de Especialização do Hospital Unimed terá início no dia 06 de marco de 2012.

8.9. Os candidatos deverão se informar junto ao coordenador do serviço/especialidade, no Hospital Unimed, o local, horário e condições para a sua apresentação junto ao Hospital.

8.10. As atividades de Especialização Médica poderão ser desenvolvidas não somente no Hospital Unimed, mas em outras unidades, preferencialmente nos serviços próprios (Hospital-Dia e Maternidade Unimed, Núcleos de Assistência à Saúde, Centro de Promoção da Saúde, Pronto-atendimento em Contagem).

8.11. Será assegurada vaga ao candidato aprovado e matriculado nas Especializações e que tenha sido incorporado ao Serviço Militar obrigatório no Brasil.

8.12. Para avaliação final e emissão dos Certificados de Especialização será exigida, obrigatoriamente, a elaboração de TCC - Trabalho de Conclusão de Curso além da observância e cumprimento de aproveitamento em avaliações periódicas durante a realização da Especialização.

8.13. Não haverá vínculo empregatício entre o Hospital Unimed/Unimed-BH e o Especializando. A presente relação tem caráter educacional e preparatório para o exercício completo da profissão médica, sendo que todos os instrumentos firmados entre as partes conterão disposições com esse caráter, não sendo admitido qualquer ato de desvirtuamento desse objetivo.

8.14. A Especialização não deve ser confundido com a Residência Médica, que se processa através de normas expedidas pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM-MEC).

(9)

___________________________________________________________________________________________________ Especialização Médica – Hospital Unimed

9. RESULTADO FINAL

9.1. O resultado final será divulgado no site www.unimedbh.com.br, e disponibilizado na secretaria do Centro de Estudos do Hospital Unimed no dia 31/01/2012, quando os aprovados deverão iniciar os procedimentos de matrícula referente à 1ª chamada.

9.2. Após a primeira chamada, em caso de desistência de candidatos aprovados, haverá 2ª chamada conforme cronograma previsto no item 2 deste edital, podendo haver convocação dos candidatos excedentes, para o preenchimento das vagas oferecidas.

10. MATRÍCULA

10.1. O candidato aprovado ou seu representante legal deverá efetuar a matrícula no Centro de Estudos do Hospital Unimed, no período de 01/02/2012 a 03/02/2012, no horário de 9:00 às 12:00hs e 14:00 às 17:00hs, sendo considerados desistentes aqueles que não o fizerem dentro do prazo estabelecido.

10.2. Em caso de desistências, serão feitas convocações de excedentes, periodicamente, por ordem de classificação conforme cronograma. A relação dos convocados será disponibilizada no site www.unimedbh.com.br e os candidatos serão convocados por e-mail e/ou ligação telefônica.

10.3. Para matrícula e assinatura do Contrato de Especialização serão exigidos os originais e cópias dos seguintes documentos:

10.3.1. Diploma de conclusão de curso superior em Medicina ou Declaração da Instituição de conclusão do curso de Medicina informando data da formatura para até 29 de Fevereiro de 2012;

10.3.2. Documento de identidade; 10.3.3. CPF;

10.3.4. Comprovante de endereço;

10.3.5. Comprovante de Inscrição única ou suplementar no Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais, declaração de que o candidato concluiu o curso de medicina até 29 de Fevereiro de 2012, procedente de instituição de ensino autorizada pelo MEC;

10.3.6. Se do sexo masculino comprovante de dispensa/baixa do Serviço Militar; 10.3.7. 02 (duas) fotos 3x4 recentes;

10.3.8. Comprovante dos Programas exigidos como pré-requisito, quando for o caso;

10.3.9. Em se tratando de candidatos estrangeiros ou candidatos brasileiros formados por faculdades estrangeiras, deverão ser cumpridos, para matrícula, os itens “5.2.” e “5.3.” deste edital.

(10)

___________________________________________________________________________________________________ Especialização Médica – Hospital Unimed

10.4. Será considerado eliminado o candidato que deixar de apresentar, na data da matrícula, qualquer documentação exigida no item “10.3”.

10.5. No ato da matrícula, o Especializando celebrará o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais com o Hospital Unimed, onde constarão todas as informações adicionais sobre valor da bolsa, demais disposições acessórias, incluindo-se as que se referem às normas das instituições onde se realizarão as atividades práticas de sua Especialização.

10.6. O candidato matriculado que não se apresentar no dia designado para o início da Especialização será automaticamente considerado desistente, salvo prévia justificativa, por escrito, aceita pelo Hospital Unimed. 10.7. Não será admitida, em hipótese alguma, matrícula sob condição de posterior atendimento das exigências

previstas neste Edital.

11. DO INÍCIO DOS PROGRAMAS

Os programas terão início no dia 06 de Março de 2012.

Belo Horizonte, 24 de Outubro de 2011

HOSPITAL UNIMED

Carlos Henrique Viana de Castro Diretor Geral

Cid Sérgio Ferreira Diretor do Centro de Estudos

Referências

Documentos relacionados

Apresentar em forma de artigo os resultados e convicções sobre o projeto de extensão “Da escola a Universidade”, que teve como objetivos levar os alunos das escolas de

Os aprovados para uma das vagas reservadas para os candidatos com renda familiar bruta per capita inferior ou igual a 1,5 (um vírgula cinco) salário-mínimo deverão apresentar

(CAP no acrónimo em inglês) descobriu que armas de grande calibre que foram usadas na caça furtiva de rinocerontes no Parque Nacional Kruger, na África do Sul, foram fabricadas

As questões suscitadas são as mais variadas, desde como manter a estabilidade costeira, (é isso possível?), como salvaguardar os sistemas dunares, como defender

10.2 - Na impossibilidade de apresentar o documento de identidade especificado no comprovante da inscrição por motivo de roubo ou extravio, o candidato deverá dirigir-se à

Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar documento de identidade original, por motivo de perda, roubo ou furto, deverá apresentar documento que ateste o registro da

Nas ruas calçadas pelos escravos, um possível primeiro mistério.. visitante desembarque na cidade, o seu Guia dividirá sua experiência entre conhecer essas duas partes da

– Estágio conversor A/D – responsável pela amostragem e conversão do sinal analógico para digital, através de um conversor A/D – Estágio de processamento- responsável