• Nenhum resultado encontrado

Direito Internacional em Expansão. Volume V

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Direito Internacional em Expansão. Volume V"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

D

ireito

i

nternacional

em

e

xpansão

(2)
(3)

D

ireito

i

nternacional

em

e

xpansão

Volume V

WAGNER MENEZES

CLODOALDO SILVA DA ANUNCIAÇÃO GUSTAVO MENEZES VIEIRA

(organizaDores)

Belo Horizonte

2015

(4)

341.026 Menezes, Wagner

M543d Direito internacional em expansão: volume 5 / [organização de] Wagner Menezes, Clodoaldo Silva da Anunciação, Gustavo Menezes

Vieira. – Belo Horizonte: Arraes Editores, 2015. 463 p.

ISBN: 978-85-8238-113-7 (livro) ISBN: 978-85-8238-112-0 (e-book)

1. Direito internacional. 2. Tratados internacionais. 3. Direitos humanos. I. Anunciação, Clodoaldo Silva da (org.). II. Vieira, Gustavo Menezes (org.). III. Título.

CDD – 341.026 CDU – 341.1

Belo Horizonte 2015

CONSELHO EDITORIAL

Elaborada por: Fátima Falci CRB/6-700

É proibida a reprodução total ou parcial desta obra, por qualquer meio eletrônico, inclusive por processos reprográficos, sem autorização expressa da editora.

Impresso no Brasil | Printed in Brazil

Arraes Editores Ltda., 2015.

Coordenação Editorial: Produção Editorial e Capa: Revisão:

Andréia Assunção Danilo Jorge da Silva Responsabilidade do Autor

Rua Oriente, 445 – Serra Belo Horizonte/MG - CEP 30220-270

Tel: (31) 3031-2330

www.arraeseditores.com.br arraes@arraeseditores.com.br

Álvaro Ricardo de Souza Cruz André Cordeiro Leal André Lipp Pinto Basto Lupi Antônio Márcio da Cunha Guimarães Bernardo G. B. Nogueira Carlos Augusto Canedo G. da Silva Carlos Bruno Ferreira da Silva Carlos Henrique Soares Claudia Rosane Roesler Clèmerson Merlin Clève David França Ribeiro de Carvalho Dhenis Cruz Madeira Dircêo Torrecillas Ramos Emerson Garcia Felipe Chiarello de Souza Pinto Florisbal de Souza Del’Olmo Frederico Barbosa Gomes Gilberto Bercovici Gregório Assagra de Almeida Gustavo Corgosinho Jamile Bergamaschine Mata Diz Janaína Rigo Santin Jean Carlos Fernandes

Jorge Bacelar Gouveia – Portugal Jorge M. Lasmar

Jose Antonio Moreno Molina – Espanha José Luiz Quadros de Magalhães Kiwonghi Bizawu

Leandro Eustáquio de Matos Monteiro Luciano Stoller de Faria

Luiz Manoel Gomes Júnior Luiz Moreira

Márcio Luís de Oliveira Maria de Fátima Freire Sá Mário Lúcio Quintão Soares Martonio Mont’Alverne Barreto Lima Nelson Rosenvald

Renato Caram

Roberto Correia da Silva Gomes Caldas Rodolfo Viana Pereira

Rodrigo Almeida Magalhães Rogério Filippetto de Oliveira Rubens Beçak

Vladmir Oliveira da Silveira Wagner Menezes William Eduardo Freire

(5)

V

Consagrado por onze vitoriosas edições anteriores em várias partes do país, o Congresso Bra sileiro de Direito Internacional, uma iniciativa da Academia Bra-sileira de Direito Internacional – ABDI e da Sociedade BraBra-sileira de Direito Inter-nacional – SBDI, realiza-se pela primeira vez no Nor deste Brasileiro. A escolha não poderia ser mais feliz: Salvador, a primeira capital do Brasil e terra de nascimento de grandes juristas brasileiros dentre eles o “Águia da Haia”, Ruy Barbosa.

O Congresso Brasileiro de Direito Internacional – CBDI mantém sua tra-dição de fomentar a pesquisa científica em níveis de graduação e pós-graduação, sedimentando a cultura interna cionalista lastreada sobre o seu arcabouço históri-co e novos fenômenos da expansão do Direito Internacional, da diminuição do protagonismo estatal absoluto, da ascensão das Organizações Internacionais e do reconhecimento do indivíduo e da humanidade (considerada como um todo), como sujeitos do Direito Internacional.

Esta edição homenageia o jurista baiano Edvaldo Pereira de Brito, notável pela sua história de vida, pela sua luta pelas liberdades, defesa dos Direitos Hu-manos e evolução da Ciência Jurídica.

A partir de uma visão vanguardista que lhe é peculiar, o 12º CBDI de Salva-dor trouxe à baila a discussão sobre a relação entre o Direito Internacional e os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – ODM, consagrados da Declaração do Milênio da ONU de 2000, assinada por 191 chefes de Estado, que até 2015 propunha o atingimento de oito macro-objetivos e várias metas concernen tes para principalmente países em desenvolvimento no sentido de acabar com a fome e a miséria, garantir educação básica para todos, promover a igualdade de gêneros em relação às oportunidades pessoais e profissionais, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde das gestantes, combater a AIDS, a malária e outras doenças, me-lhorar a qualidade de vida e proteger o meio ambiente e promover a união de todos pelo desenvolvimento com participação e compromisso efetivo dos países ricos.

(6)

VI

Com efeito, com esses objetivos, busca-se o estabelecimento de uma agenda comum entre os ODM e efetivação dos Direitos Humanos, tomando por base a ética da espécie, um dos fundamen tos contemporâneos do Direito Internacional, de maneira que o 12º CBDI se conecta a outra atual e decisiva discussão planetária sobre os Objetivos de Desenvolvimento da Sustentabilidade – ODS, no pós-2015, iniciada na Conferência Ambiental Rio +20 e que envolve juristas e pesquisadores sob a batuta da ONU, cujo protagonismo da diplomacia brasileira é destaque.

Nesta 12ª edição do CBDI, em Salvador, manteve-se a tradição de reunir os mais notáveis doutrinadores do Direito Internacional e dos Direitos Humanos do Brasil e do mundo em perfeita sintonia com docentes e discentes de todo o país, em palestras, mesas-redondas, workshops, GT para apresentação de trabalhos e demons-trações de projetos e boas práticas das organizações da sociedade civil organizada.

O congraçamento proposto pelo 12º CBDI Salvador alcançou também outros atores do cenário transnacional, a exemplo das ONG’s nacionais e in-ternacionais, empresas, fundações e ativistas que militam em favor do desenvol-vimento sustentável sob uma plataforma de Direitos Humanos, permitindo um rico intercâmbio Academia-Sociedade incontornável para o fortaleci mento do Direito Internacional.

O convite foi bem recebido pelos participantes históricos do CBDI e pelas novas gerações de pesquisadores que se formam a cada dia nas universidades bra-sileiras que ofertaram à comunidade acadêmica e às Ciências Jurídicas dezenas de artigos de excelente qualidade divididos em cinco áreas temáticas, a saber: Direito Internacional Público, Direitos Humanos e Desenvolvimento, Direito Internacional Econômico, Direito Internacional Privado e Direito do Comércio Interna cional, Direito das Relações Internacionais.

Reconhecendo essa história de seriedade científica e contribuição acadêmica, esta obra dividida em dois volumes conta mais uma vez com a chancela editorial da Arraes Editores, parceira de primei ra hora do Direito Brasileiro e principal veí-culo de divulgação do Direito Internacional do país, com membros do Conselho Editorial de notório saber jurídico e indiscutível brilhantismo acadêmico.

Estamos diante de uma obra que não se limita a publicizar as pesquisas científicas, mas se coloca como fonte e repertório para novas produções cien-tíficas e para a consolidação do Direito Internacional no Brasil e no mundo e contribui com propostas para o desenvolvimento sustentá vel e para perpetuação da espécie humana no planeta.

Assim, entre o desafio de consolidar o amadurecimento da doutrina do Di-reito Internacional a partir do congraçamento de um conjunto de pesquisadores de todo o país e a homenagem a um professor que representa o comprometimen-to humanista da escola de Direicomprometimen-to Internacional brasileira, oferece-se à comuni-dade acadêmica a obra “Direito Internacional em Expansão”, e a discussão sobre o futuro da humanidade no pós-2015.

(7)

VII

s

umário

PALESTRANTES ... 1

Capítulo 1

DIREITO INTERNACIONAL DOS REFUGIADOS

Adherbal Meira Mattos ... 2

Capítulo 2

CORRUPÇÃO NO MUNDO GLOBALIZADO E ESTADO DE DIREITO: UMA (RE)VISÃO DE ALGUNS PARADIGMAS

Adriano Marcus Brito de Assis ... 9

Capítulo 3

A COVENÇÃO DA ONU SOBRE O DIREITO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA E OS SEUS EFEITOS NO DIREITO BRASILEIRO

Alexsandro Rahbani Aragão Feijó ... 20

Capítulo 4

A POLÍTICA AMBIENTAL DE COPENHAGUE E ESTOCOLMO: CAMINHOS DE COOPERAÇÃO INTERNA

Adriana Rossas Bertolini e Bleine Queiroz Caúla ... 36

Capítulo 5

A SUSTENTABILIDADE E TRATADOS INTERNACIONAIS: PROPOSTA DE UMA CORTE INTERNACIONAL AMBIENTAL

Bleine Queiroz Caúla, Carolina Soares Hissa e

(8)

VIII

Capítulo 6

DIREITOS ASSISTENCIAIS À LUZ DA SOLIDARIEDADE SOCIAL

Edelson Reis ... 64

Capítulo 7

LEGISLAÇÃO E POLÍTICAS IMIGRATÓRIAS NO BRASIL: ENTRE DIREITOS HUMANOS E DESENVOLVIMENTO

Gina Vidal Marcílio Pompeu e Nardejane Martins Cardoso ... 90

Capítulo 8

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E CONFLITOS INTERNACIONAIS: UM ESTUDO SOBRE MECANISMOS DE APOIO A JUSTIÇA DE TRANSIÇÃO

José Cláudio Rocha ... 111

Capítulo 9

PROTEÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO-CULTURAL DA HUMANIDADE E A CRISE DO DIREITO INTERNACIONAL

Juliette Robichez ... 122

Capítulo 10

O BRASIL E O GÊNERO: A EFETIVIDADE DAS AÇÕES DA ONU MULHERES E DO ESTADO BRASILEIRO NO COMBATE ÀS DESIGUALDADES DE GÊNEROS

Michelle Camille Barreto e Luís Renato Vedovato ... 163

Capítulo 11

DIREITO AO DESENVOLVIMENTO E RESPONSABILIDADE DO ESTADO – O DANO NACIONAL

Manoel Jorge e Silva Neto ... 173

Capítulo 12

O DIREITO INTERNACIONAL DA PARADIPLOMACIA

Marcela Garcia Fonseca ... 180

Capítulo 13

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE E VIOLÊNCIA NA ESCOLA

(9)

IX

Capítulo 14

A DIMENSÃO PRINCIPIOLÓGICA DO CÓDIGO BRASILEIRO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

Ricardo Maurício Freire Soares... 221

Capítulo 15

REFLEXÕES SOBRE O JUSNATURALISMO : O DIREITO NATURAL COMO DIREITO JUSTO

Ricardo Maurício Freire Soares... 233

Capítulo 16

INTERAÇÃO DO AMAPÁ COM A GUIANA FRANCESA NO CONTEXTO DA POLÍTICA REGIONAL EUROPEIA

Roberto Luiz Silva e Keyla Cristina Farias dos Santos ... 245

Capítulo 17

OMC E FRAGMENTAÇÃO DO DIREITO: CONFLITOS NORMATIVOS NO ORDENAMENTO JURÍDICO INTERNACIONAL

Roberto Luiz Silva e Thiago Martins Lage Bonsucesso ... 258

Capítulo 18

O LABIRINTO DA CODIFICAÇÃO DO DIREITO INTERNACIONAL: APONTAMENTOS SOBRE O PROJETO DE RECONHECIMENTO E EXECUÇÃO DE SENTENÇAS ESTRANGEIRAS EM ANDAMENTO NA CONFERÊNCIA DE HAIA

Valesca Raizer Borges Moschen ... 273

Capítulo 19

EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA INTEGRAÇÃO REGIONAL SUL-AMERICANA DURANTE OS SÉCULOS XIX E XX

William Paiva Marques Júnior ... 290

ARTICULISTAS ... 309

Capítulo 1

A COMISSÃO INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS E SUA ATUAÇÃO NOS CASOS DE EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: POSSÍVEIS CONSEQUÊNCIAS AO ESTADO BRASILEIRO NO CASO DE VIOLAÇÃO AOS DIREITOS HUMANOS

Alexandre Montanha de Castro Setúbal, Gabriela Souza Mattos e

(10)

X

Capítulo 2

O SOFT POWER COMO PODER INFLUENTE NAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS E O DESAFIO DO DESENVOLVIMENTO

Aliete Rodrigues Marinho... 323

Capítulo 3

A CORRUPÇÃO E AS JOINT VENTURES DO PETRÓLEO

Carolina Araújo de Azevedo e Alberto Lopes da Rosa ... 337

Capítulo 4

OS ACORDOS TRANSNACIONAIS DE GRAVIDEZ POR SUBSTITUIÇÃO E O DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO BRASILEIRO

Ellen dos Santos Monteiro ... 352

Capítulo 5

CONSIDERAÇÕES SOBRE A VERIFICAÇÃO DA PRÁTICA DA ALIENAÇÃO NO CONTEXTO DO SEQUESTRO DE MENORES

Gisela Vieira Dalfeor Vidal ... 363

Capítulo 6

A CRISE DE ALIMENTOS NO MUNDO E O INTERESSE PELAS ÁREAS RURAIS BRASILEIRAS: UM PROBLEMA PARA O DIREITO INTERNACIONAL ECONÔMICO?

Graziela Tavares de Souza Reis ... 371

Capítulo 7

DESAFIOS À CONSOLIDAÇÃO DO SISTEMA INTERNACIONAL DE PROTEÇÃO AOS REFUGIADOS

Helisane Mahlke ... 385

Capítulo 8

O ESTADO E ORGANISMOS INTERNACIONAIS E SUA

REPONSABILIDADE INTERNACIONAL FRENTE A PROTEÇÃO INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS

Luiz Sérgio Moreira Henriques Filho ... 397

Capítulo 9

A INGERÊNCIA ECOLÓGICA COMO INSTRUMENTO PARA A PROTEÇÃO AMBIENTAL

(11)

XI

Capítulo 10

O HAITI É AQUI

Luizella Giardino Barbosa Branco, Raphael Dutra e

Jean Paulo Mascarenhas ... 420

Capítulo 11

CONSTITUCIONALIZAÇÃO DOS TRATADOS DE DIREITOS HUMANOS: INTEGRAÇÃO DA CONVENÇÃO SOBRE OS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO BLOCO DE CONSTITUCIONALIDADE PÁTRIO

(12)

Referências

Documentos relacionados

O desing inovador da linha e o uso de materiais modernos como o revestimento das barras em material plástico texturizado de alta resistência, desenvolvidos com exclusividade

(1997, apud BERNARDO, 2011) definiram sete etapas principais para um estudo de evento: a) definição do evento. Nesta etapa é preciso definir qual evento será estudado, bem como

(v) Foi aprovada, pela maioria dos acionistas presentes, a fixação da remuneração global dos membros da Administração da Companhia no valor total de R$ 25.000.000,00 (vinte e

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se baseia no fato de que uma

Na apresentação dos dados estatísticos, ficou demonstrada à todos os participantes a dimensão da pesquisa, abrangendo o setor produtivo como um todo, enfocando a produção

 Para os agentes físicos: ruído, calor, radiações ionizantes, condições hiperbáricas, não ionizantes, vibração, frio, e umidade, sendo os mesmos avaliados

Entrando para a segunda me- tade do encontro com outra di- nâmica, a equipa de Eugénio Bartolomeu mostrou-se mais consistente nas saídas para o contra-ataque, fazendo alguns golos