• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO DE ESTÁGIO PROFISSIONALIZANTE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATÓRIO DE ESTÁGIO PROFISSIONALIZANTE"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Universidade Nova de Lisboa

Faculdade de Ciências Médicas

Ano Lectivo 2015/2016

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

PROFISSIONALIZANTE

MESTRADO INTEGRADO EM MEDICINA | 6º ANO

Pedro Castro Dias Lupi

Nº 2010151

(2)

Página

1. Introdução 2

2. Corpo de Trabalho – Síntese dos elementos integrantes do Estágio 3

2.1. Estágio Parcelar de Cirurgia Geral 3

2.2. Estágio Parcelar de Medicina Interna 4

2.3. Estágio Parcelar de Saúde Mental 5

2.4. Estágio Parcelar de Medicina Geral e Familiar 5

2.5. Estágio Parcelar de Pediatria 6

2.6. Estágio Parcelar de Ginecologia e Obstetrícia 7

3. Reflexão Crítica Final 7

4. Anexo 10

(3)

O Estágio Profissionalizante pertencente ao Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, engloba um total de seis estágios de carácter parcelar no domínio médico, cirúrgico e médico-cirúrgico. Os objectivos, de uma forma global, visam uma formação orientada, suportada essencialmente na prática clínica e desenvolvimento do raciocínio clínico, concedendo um conjunto de capacidade e valores fundamentais para a prática futura profissional.

O relatório final de estágio profissionalizante destina-se ao sumário do trabalho desenvolvido, através da sumula das actividades cumpridas ao longo do último ano. Neste sentido, o presente relatório é estruturado em 3 partes distintas – a introdução, seguida pelo corpo de trabalho, comtemplando a síntese dos elementos integrantes do estágio profissionalizante, isto é, os diferentes estágios parcelares e completado no final, pela reflexão crítica. Esta incidirá, por sua vez e de forma espectável, sobre a apreciação do trabalho efectuado e no desempenho relativo aos objectivos pessoais e específicos dos estágios realizados. Incorporado como complemento a este relatório encontram-se dois

anexos – o primeiro com a calendarização dos estágios parcelares e um segundo

enumerando os trabalhos realizados durante os estágios.

Atendendo à componente profissionalizante do último ano do curso, e não descurando os restantes objectivos, estabeleci antecipadamente e de forma muito precisa, como objectivo pessoal principal, o melhor aproveitamento do tempo e recursos disponibilizados por cada estágio. Nesta linha, destaco o ganho de autonomia na actividade clínica hospitalar, o treino de procedimentos práticos médicos e cirúrgicos, a interiorização de valores éticos e humanos, a aplicação e integração dos conhecimentos teórico-práticos adquiridos até à data no sentido de potencializar o raciocínio clínico, como importantes objectivos.

(4)

2.1 Estágio Parcelar de Cirurgia Geral

Sob a regência do Professor Doutor Rui Maio, este estágio decorreu no Hospital da Luz, tutelado pelo Dr. Paulo Roquete. Na qualidade de aluno o objectivo fundamental deste estágio centrou-se na identificação das situações clínicas/patologias mais frequentes na Cirurgia Geral, que permitam compreender as prioridades no momento de actuar, integrando os principais procedimentos cirúrgicos utilizados na sua correcção. A observação regular de procedimentos cirúrgicos no bloco, na urgência e na pequena cirurgia contribuiu sobremaneira para a aquisição de conhecimentos. A primeira semana foi dedicada ao ensino teórico-prático, no Hospital Beatriz Ângelo, onde assisti às sessões programadas e pratiquei técnicas de entubação oro-traqueal; colocação de cateter venoso central, periférico e arterial; e técnicas de sutura em modelos apropriados. As restantes sete semanas foram divididas em quatro semanas dedicadas à cirurgia geral, uma no serviço de urgência geral (atendimento médico permanente do hospital da luz) e duas semanas numa especialidade opcional, no meu caso, em anestesiologia. Na cirurgia geral, acompanhei maioritariamente o meu tutor nas actividades de bloco operatório, com oportunidade de participar nas intervenções cirúrgicas como ajudante; na pequena cirurgia e consulta externa, com possibilidade de acompanhar a remoção de agrafos e pontos de sutura, desinfecção e mudança de pensos. Na semana do serviço de urgência, passei pela sala de triagem, imagiologia de urgência, sala de ECG, serviço de observação, e sala de tratamento. Nas últimas duas semanas, acompanhei a equipa de Anestesiologia do hospital, sob orientação da Dr.ª Cristina Pestana. Destaco a oportunidade para praticar procedimentos próprios da especialidade como entubação oro-traqueal, ventilação com máscara facial, colocação de acessos venosos e de linha arterial. Como actividades formativas, assisti a sessões multidisciplinares, às sessões clínicas abertas a todas as especialidades do hospital e às reuniões semanais do serviço de cirurgia. No final do estágio, participei no Minicongresso inserido na Unidade Curricular de Cirurgia Geral do sexto ano.

(5)

2.2 Estágio Parcelar de Medicina Interna

O estagio de Medicina Interna, sob a regência do Professor Doutor Fernando Nolasco, decorreu no Hospital São José, na Unidade funcional Medicina 1.2, segundo a orientação e tutela da Dr.ª Isabel Baptista. Para além da aquisição de responsabilidades inerentes a todos os estágios profissionalizantes, os fundamentos capitais deste estágio centraram-se no diagnóstico e na terapêutica, de forma a que o aluno desenvolva, com autonomia progressiva, capacidades de identificar, avaliar, diagnosticar e prescrever medidas terapêuticas para as situações clínicas mais prevalentes e de maior gravidade na população. Fui integrado na equipa da minha tutora na enfermaria de mulheres, numa primeira fase. As minhas tarefas, enquanto aluno, focavam-se essencialmente na observação da evolução clínica de cada doente. Após a distribuição dos doentes por médicos, internos e alunos, tinha como responsabilidade a anamnese de novas entradas, o exame objectivo e o levantamento de intercorrências/vigilâncias. Elaborava os diários clínicos, confirmando os resultados dos exames complementares, fazendo assim a interpretação e registo dos mesmos. Após a discussão dos casos, requisitava as análises e exames complementares necessários e em determinadas situações, pedidos de colaboração com outras especialidades ou ajustes no esquema terapêutico em curso. Nas últimas duas semanas de estágio, acompanhei a equipa na mudança de rotação para a Unidade de Cuidados Intermédios, cumprindo as mesmas tarefas diariamente, embora num regime de maior orientação. A actividade diária de enfermaria incluía também a observação e realização de várias técnicas. Para além da passagem das ocorrências e novas entradas pela equipa de urgência interna, assisti a reuniões semanais sobre as notas de alta e casos sociais; a sessões clínicas teóricas, de neurorradiologia, de imagiologia e de eletrocardiografia. Semanalmente, acompanhei a equipa da minha tutora no serviço de urgência geral e na consulta externa de Medicina Interna - Infecciologia e Imunodeficiência. Inserido no âmbito das actividades formativas, presenciei os seminários programados para este estágio parcelar.

(6)

2.3 Estágio Parcelar de Saúde Mental

O estágio de Saúde Mental, sob regência do Professor Doutor Miguel Teixeira Xavier, decorreu no Hospital Fernando Fonseca, na Unidade de Internamento de Psiquiatria, tutelado pelo Dr. José Ramos. Os objectivos focam a aquisição e promoção de competências práticas completares ao conhecimento teórico adquirido na cadeira de psiquiatria do quinto ano curricular, e nesse sentido expandir não só o conhecimento teórico, mas também a aplicação do mesmo na prática clínica, com destaque para a identificação de situações de perturbação psiquiátrica, diagnóstico e actuação clínica. Nos primeiros dias do estágio, assisti à introdução da Unidade Curricular pelo Professor Doutor Miguel Xavier, com os seminários teórico-prático na Faculdade de Ciências Médicas. O restante estágio decorreu em contexto de internamento. Acompanhei o funcionamento desta unidade, onde assisti semanalmente à reunião do internamento com passagem dos doentes; às entrevistas clínicas diárias com o intuito de analisar a evolução; à sessão clínica teórica semanal e à posterior reunião da equipa comunitária. Tive também a oportunidade de acompanhar a equipa na urgência psiquiátrica. Em contexto formativo, no final do estágio, discuti o caso clínico de um doente com o meu tutor, em formato de vinheta clínica, após entrevistar e colher a anamnese. Em conjunto com o departamento de Saúde Mental da faculdade participei na fase embrionária de um projecto de investigação, através da revisão bibliográfica sistemática de artigos disponíveis em várias bases de dados.

2.4 Estágio Parcelar de Medicina Geral e Familiar

O estágio de Medicina Geral e Familiar, sob regência da Professora Doutora Isabel Santos, decorreu na Unidade de Saúde Familiar Jardim dos Plátanos (USF), segundo a orientação da Dr.ª Madalena Vieira da Costa. Os fundamentos deste estágio procuravam permitir o envolvimento e intervenção dos alunos na prestação de cuidados de saúde primários e comunitários, praticando e desenvolvendo competências desde a comunicação

(7)

médico-doente em consulta ao raciocínio clínico, essenciais na actividade diária desta especialidade. Durante o estágio acompanhei a minha tutora em consultas abertas, de saúde no adulto, de saúde infantil, de saúde materna, de planeamento familiar, e de Diabetes inicialmente de forma passiva e numa segunda fase, de forma mais activa e participativa. Acompanhei as visitas ao domicílio em coordenação com a equipa de enfermagem. Em termos de formação teórica, assisti às sessões semanais de revisão de temas teóricos e ainda a sessões de apresentação de novos fármacos pela industria farmacêutica, na USF. No último dia de estágio defendi o “Diário de Exercício Orientado”.

2.5 Estágio Parcelar de Pediatria

O estágio de Pediatria, sob regência do Professor Doutor Luís Varandas, decorreu no Hospital Dona Estefânia, segundo a tutela da Dr.ª Paula Kjöllerstrom. As metas principais da Unidade Curricular visam a integração das principais patologias da criança e adolescente, dos factores de risco e manifestações associadas, do diagnóstico e das formas de actuação mais adequadas, permitindo em último caso compreender a Pediatria como uma especialidade integral de um grupo etário. As actividades deste estágio foram divididas por várias valências. Fui integrado na equipa da minha tutora, na Unidade Funcional de Hematologia. Acompanhei e participei no exercício diário em enfermaria, de observação dos doentes internados, com colheita de anamnese, realização de exame objectivo, diários clínicos com interpretação de análises laboratoriais ou exames complementares. Acompanhei também, a minha tutora, semanalmente na consulta externa de hematologia, na consulta de coagulação, no serviço de urgência e no hospital de dia. Para além disto, assisti à consulta de imunoalergologia e compareci às sessões teórico-práticas de imunoalergologia programadas para todos os alunos. Estive presente, semanalmente, nas sessões clínicas formativas do hospital e nas reuniões clínicas diárias de passagem de doentes. No último dia de estágio, participei no seminário de alunos do sexto ano.

(8)

2.6 Estágio Parcelar de Ginecologia e Obstetrícia

O estágio de Ginecologia e Obstetrícia, sob a regência da Professora Doutora Teresa Ventura, decorreu no Hospital São Francisco Xavier, segundo a orientação da Dr.ª Lurdes Gonçalves e estruturado em duas semanas de Ginecologia e outras duas de Obstetrícia. Dotar o aluno de competências no domínio da Ginecologia e Obstetrícia é um dos principais propósitos deste estágio, a que se soma uma maior tendência de responsabilização individual, sem ignorar a aquisição de capacidades práticas e as competências previamente adquiridas. Desenvolver conhecimentos referentes as patologias ginecológicas, materno-fetais, e pós-parto, sedimentando e aperfeiçoando o raciocínio clínico torna-se essencial, no momento de identificar e tratar as patologias mais frequentes. As duas primeiras semanas, cumpri-as no âmbito da Ginecologia, e participei nas diversas valências de forma activa: nas consultas de especialidade (ginecologia, patologia do colo, planeamento e infertilidade), no bloco operatório, e na enfermaria de ginecologia. Nas semanas de Obstetrícia, as actividades diárias distribuíram-se pela consulta de obstetrícia, diagnóstico pré-natal, puerpério e ecografias gestacional. Observei partos e cesarianas, determinados exames como histeroscopias e colposcopias, ecografias quer ginecológicas quer obstétricas, acompanhei a observação de grávidas em indução de trabalho de parto e a realização de cardiotocograma fetal. Todas as semanas do estágio, frequentei o serviço de urgência de ginecologia e obstetrícia. Como outras actividades, compareci semanalmente às sessões clínicas para todo o serviço de ginecologia e obstetrícia, com apresentação e revisão de temas da esfera da especialidade, na qual tive a oportunidade de apresentar, sob a forma de Journal Club, um caso clínico pertencente ao “The New England Journal of Medicine”.

3. Reflexão Crítica Final

Uma vez completado o ano e findo o estágio profissionalizante, é altura de fazer a ponderação do cumprimento dos objectivos pessoais e exigidos ao longo do ano, nos

(9)

diferentes estágios parcelares completados, a par de outros pontos positivos e negativos que se destacaram.

Relembrando os objectivos essenciais que nos foram propostos em cada estágio e descritos, em parte, neste relatório, acredito tê-los alcançado na sua grande maioria. O exercício de estagiário, de acordo com um modelo de tutoria, permitiu-me alargar e melhorar as capacidades e conhecimentos obrigatórios para a actividade profissional em Medicina. Neste sentido, destaco quatro pontos principais desenvolvidos – o processo de colheita de informação clínica; a aplicação do raciocínio clínico na marcha diagnóstica; a integração dos dados que justifiquem a tomada de decisões clínicas; e por fim a relação médico-doente. O desenvolvimento destas competências e de outras especificas de cada estágio, muitas delas básicas e essenciais na prática clínica, serão certamente úteis enquanto profissional. Outro aspecto importante, transversal a todos os estágios parcelares, incidia sobre a aquisição de autonomia progressiva nas actividades de rotina hospitalar. A frequência regular dos estágios permitiu-me cumprir este objectivo que considero de extrema importância e por outro lado, alcançar o meu principal objectivo pessoal de trabalhar para um aproveitamento máximo e total de cada estágio e dos seus recursos. Contudo, não ignoro o facto que após seis anos de curso, o conhecimento é ainda limitado e que apenas obtive as ferramentas básicas para saber procurar e desenvolver a experiência clínica necessária para enfrentar de forma mais suportada e correcta cada uma das situações futuras.

Como ponto positivos deste estágio profissionalizante, destaco as ocasiões para praticar procedimentos médico-cirúrgicos quer no estágio parcelar de Cirurgia Geral, em especial durante a semana de Anestesiologia, quer durante o estágio de Medicina Interna; O balanço entre a autonomia concedida e exigida no estágio de Medicina Interna nas diferentes actividades de rotina em enfermaria, dificilmente comparável com outros estágios; O estágio de Saúde Mental pela componente organizacional entre a vertente hospitalar e comunitária, para a qual não estava anteriormente sensibilizado, e ainda a oportunidade de colaborar no

(10)

projecto de investigação, possibilitando-me perceber as exigências e trabalho por detrás de um projecto desta dimensão; o forte incentivo à participação nas actividades práticas do meu estágio de Ginecologia e Obstetrícia; e por fim o modelo de acompanhamento dos doentes no estágio de Pediatria, particularmente na área Hematologia, onde estive inserido e com o qual contactei directamente. Por outro lado, queria deixar uma nota referente à razão tutor-aluno, que apesar de muitas vezes criticada penso ter sido, salvo pontuais excepções, ideal para o aproveitamento das oportunidades em cada estágio. Como pontos menos positivos realço apenas não ter tido a oportunidade de contactar com outras áreas, que não o internamento, no estágio de Saúde Mental e a limitada liberdade para praticar entrevista em ambiente de consulta no estágio de Medicina Geral e Familiar.

Mesmo que não integrem a Unidade Curricular Estágio Profissionalizante, acredito ser pertinente um breve comentário acerca das Unidades Curriculares Opcional e Integradora. Esta última, através de sessões teóricas, permite a abordagem e a revisão de temas chave e transversais à grande maioria das especialidades, na prática clínica diária. Esta Unidade teve um forte aspecto integrador ao motivar a consolidação de conhecimentos teóricos, e na minha opinião, em muito beneficiada pela forma como as sessões se encontravam estruturadas - uma visão de diferentes especialidades sobre o mesmo assunto. Em relação à Unidade Curricular Opcional, com duas semanas de duração, foi uma oportunidade única para escolher uma especialidade ou área de interesse pessoal. Sublinho a sua importância no esclarecimento de dúvidas, mas também na consolidação de competências particularmente no meu caso, ao cumprir duas semanas extra na especialidade de Ginecologia e Obstetrícia, que apesar de não ser uma opção pessoal de primeira linha, se revelou muito útil para a minha formação médica, independentemente da escolha futura.

Finalizo expressando o meu agradecimento a todos que, directa e indirectamente, contribuíram para o meu crescimento e formação, enquanto pessoa e aluno de Medicina.

(11)

Anexo 1 - Calendarização dos Estágio Parcelares no Ano Lectivo 2015/2016

Estágio Parcelar Local Data

Cirurgia Geral

Hospital da Luz

Tutor: Dr. Paulo Roquete

14 de Setembro de 2015 a 06 de Novembro de 2015

– 8 semanas

Medicina Interna

Hospital São José

Tutora: Dr.ª Isabel Baptista

09 de Novembro de 2015 a 15 de Janeiro de 2016

- 8 semanas

Saúde Mental

Hospital Fernando Fonseca Tutor: Dr. José Ramos

25 de Janeiro de 2016 a 19 de Fevereiro de 2016 - 4 semanas Medicina Geral e Familiar

Unidade de Saúde Familiar Jardim dos Plátanos

Tutora: Dr.ª Madalena Vieira da Costa

22 de Fevereiro de 2016 a 18 de Março de 2016

- 4 semanas

Pediatria

Hospital Dona Estefânia Tutora: Dr.ª Paula Kjöllerstrom

28 de Março de 2016 a 22 de Abril de 2016 - 4 semanas Ginecologia e Obstetrícia

Hospital São Francisco Xavier Tutora: Dr.ª. Lurdes Gonçalves

26 de Abril de 2016 a 20 de Maio de 2016

-

4 semanas

(12)

Anexo 2 -Trabalhos realizados nos Estágios Parcelares

Tema do Trabalho Objectivos do Trabalho Estágio Parcelar

“Um Incidente na curva”

Apresentação de caso clínico sobre tumores estromais gastrointestinais (GIST), com descrição do tratamento cirúrgico.

Cirurgia Geral Hospital da Luz

Tutor: Dr. Paulo Roquete

“Alcoolismo”

Revisão teórica. Avaliação do peso do alcoolismo na comunidade e a subvalorização em contexto de enfermaria.

Medicina Interna Hospital São José

Tutora: Dr.ª Isabel Baptista

“Ready, Steady, Go – Transição Pediátrica”

Apresentação do processo de passagem dos doentes para a medicina de adultos, enfocando as suas falhas/obstáculos.

Pediatria

Hospital Dona Estefânia Tutora: Dr.ª Paula Kjöllerstrom

“Dispneia e Hipoxémia no Pós-parto”

Exposição de um caso clínico e revisão do diagnóstico diferencial de uma doente (40 anos) com

cardiomiopatia peri-parto.

Ginecologia e Obstetrícia Hospital São Francisco Xavier Tutora: Dr.ª. Lurdes Gonçalves

Referências

Documentos relacionados

A seguir, encontrará alguns questionários que têm como objetivo avaliar os traços de personalidade, os estilos de coping (estratégias para lidar com situações

Fonte: Dados Primários (2017). São várias as possibilidades de ações traçadas para o fator de descoberta de novos interesses e novos processos de seleção que passam por

É usual, quando se analisam os sistemas de potência, normalizar as grandezas e os parâmetros dos equipamentos que compõem esses sistemas, expressando seus valores percentualmente

milímetros de diâmetro (cabeça), pode-se concluir: 01) Apenas o óvulo pode ser visto a olho nu. 02) Os dois gametas podem ser vistos a olho nu. 03) Os dois gametas podem

O paciente deverá deixar um intervalo de pelo menos 5 semanas (ou talvez mais, dependendo da avaliação médica, especialmente se Cloridrato de fluoxetina foi prescrito para

atividade nocivà, se necessário com requisição de força policial.. Na ação que tenha por objeto a entrega de coisa, o juiz, ao conceder a tutela específica, fixará

FONTE: Álbum (CD) Bicicletas, bolos e outrasa– Vanessa da Mata. Como a foto do encarte pode se relacionar com a melodia da canção?.. IV – Provocação: Após a experimentação