• Nenhum resultado encontrado

Apostila de Harmonização

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Apostila de Harmonização"

Copied!
49
0
0

Texto

(1)

Programa de Educação em Valores Humanos Sathya Sai

(

PEVHSS

)

Técnica: Harmonização.

Com a colaboração dos participantes do Curso de

Multiplicadores, realizado no Rio de Janeiro nos dias

13, 14 e 15 de novembro de 1999.

( Coordenação Nomaihaci R. Ferreira Crivelli ( Colaboração: Wilson Crivelli Junior )

(2)

OM SAI RAM!

Dando continuidade ao trabalho que iniciamos em conjunto, no Curso de Multiplicadores do Programa de Educação em Valores Humanos Sathya Sai, apresento as compilações referentes às Harmonizações ou visualizações que foram descritas através do trabalho amoroso e intuitivo dos que ali estiveram.

Quero aqui agradecer aos pés de Swami, aos organizadores do evento e a todos os que tornaram possível essa pequena contribuição e, em especial, agradecer aos irmãos que, harmonizando seus sentimentos e emoções, através da força de vontade buscaram na sua equanimidade e no estado de paz resultante, as intuições que jorraram na forma de lindas visualizações, tornando-as uma realidade maravilhosa, para todos os que quiserem iniciar a utilização de tão importante técnica.

Gostaria de dizer que procurei respeitar ao máximo a idéia original que vocês tão amorosamente deixaram jorrar na forma escrita. As adaptações complementares foram colocadas com o intuito de editar o texto.

Fiquei realmente encantada com a beleza, a harmonia e a sabedoria das visualizações. Espero que esses exemplos sirvam de estímulo para todos aqueles que já perceberam ou aos que vierem a perceber o quanto é importante termos nossa mente (consciente, subconsciente e supraconsciente) harmonizadas, para manifestarmos o Ser de Luz que somos e podermos nos irmanar e ter a consciência de efetivamente pertencermos ao SER SUPREMO.

OM SAI RAM

(3)

Sentar-se em silêncio (Harmonização) Introdução

Esta técnica está relacionada com o Valor Absoluto PAZ. O controle dos sentimentos e das emoções é o que nos leva ao estado de PAZ, ou seja, se aprendermos a controlar nossos sentimentos e emoções por meio da determinação de nossa vontade e de recursos disciplinares auxiliares, podemos atingir um estado mental equilibrado, equânime, cujo sentimento resultante será o de harmonia e paz interior.

A capacidade de aprendizado está intimamente ligada a este estado mental de harmonia e paz interior, já que ele contribui para aumentar o poder de concentração, permitindo que as informações vindas do mundo exterior sejam recebidas e percebidas de maneira correta pela nossa mente.

Por meio desta técnica, a mente consciente (o eu, a consciência) sofre cada vez menos, a influência direta das respostas emocionais vindas da mente subconsciente (sentimentos do passado que estão armazenadas na memória, velhas atitudes) e, pouco a pouco, vai aumentando sua relação com a mente supraconsciente (intuição, novas idéias).

Devido à sua influência sobre o correto processo de aprendizado, essa técnica, a harmonização, é recomendada que seja a primeira a ser empregada numa aula de Valores Humanos (V.H.), que utilize o Método Direto (M.D.).

Eventualmente, como técnica de apoio, ela também poderia ser utilizada em qualquer aula que aplique V.H. sob o Método Indireto (M.I.), com resultado igualmente benéfico, ou seja, uma breve harmonização é realizada antes do início de qualquer aula das matérias curriculares normais.

Também, a qualquer momento durante uma aula curricular normal, o próprio professor poderia fazer uma rápida harmonização, caso note que os alunos estejam muito agitados ou dispersivos (quando os alunos se encontram nesse estado, o aprendizado é praticamente nulo e a harmonização não deveria ser vista como uma perda de tempo, mas sim, como uma ferramenta auxiliar de fixação da matéria ministrada).

Para melhor compreender o porquê de se utilizar a técnica da harmonização ou do “sentar-se em silêncio”, observe a esquematização gráfica anexa, figura 1. Quando as informações entram em nosso corpo por meio dos órgãos dos sentidos (olhos, nariz, ouvidos, etc.) elas são levadas por meio de correntes nervosas até nosso cérebro. Então, a nossa mente consciente toma consciência da informação. Nesse instante, não existe ainda qualquer envolvimento emocional. Depois que a mente consciente tomou consciência, ela envia um sinal para armazenar a informação na memória que está situada na mente subconsciente. Após ter recebido o sinal, a mente subconsciente automaticamente compara-o com impressões do passado do mesmo assunto.

(4)

Se a mente subconsciente encontra alguma associação negativa relacionada com o tema, ela envia uma resposta emocional para a mente consciente. Se a mente consciente não está sob controle, ela reagirá emocionalmente com sentimentos de raiva, aversão, medo, inveja, cobiça ou depressão. Se a mente subconsciente encontra associações positivas do passado, então uma resposta emocional é enviada para a mente consciente que resultará numa sensação de felicidade, excitação, regozijo, simpatia e apego. Essa reação emocional na mente consciente causa uma realimentação com mais sinais enviados à mente subconsciente que acabam por reforçar as impressões do passado ai contidas, revigorando-as.

Toda vez que nos tornamos emocionais, isso contribui para uma futura reação ainda mais forte. Portanto, é imprescindível aprender a controlar a mente consciente para que ela não reaja a qualquer resposta emocional enviada pela mente subconsciente, para que não realimente as impressões emocionais do passado.

Agora se torna claro que todas as emoções tais como: raiva, aversão, medo, inveja, cobiça, depressão e assim por diante, existem dentro de nós durante todo o tempo. Elas fazem parte de nosso passado. Elas não podem ser eliminadas e, portanto, precisamos aprender a conviver com elas.

Comparemos agora as emoções à escuridão. Quando existe luz, a escuridão desaparece. Em realidade, a escuridão não foi eliminada; ela apenas parece ter sido extinguida. Quando a luz diminui de intensidade, a escuridão volta a se fazer presente. De modo semelhante, nossa vida deveria ser como a luz, brilhando com os raios da retidão, paz, verdade, amor e não-violência.

Precisamos estar permanentemente alerta, mantendo a mente consciente disciplinada e sempre consciente de que as emoções estão nos porões de nossa mente, na subconsciência. Elas estão sempre prontas para emergir no momento em que nossa luz diminui ou quando perdemos o autocontrole.

As emoções são como uma gangorra. Ora ela está excitada, ora em depressão. Até agora, sempre tivemos felicidade alternada com sofrimento. O segredo reside em diminuir cada vez mais os extremos , tornando plano, sem altos e baixos, quando então teremos a paz.

A paz apenas pode ser obtida quando tenhamos conseguido controlar as emoções de dentro de nós, isto é, aprendido o autocontrole e quando conseguirmos silenciar a nossa mente consciente. Quando nossas mentes estão completamente aquietadas, respostas emocionais vindas da mente subconsciente não causam impacto descontrolado na mente consciente.

Para apressar o processo de acalmar a nossa mente, o controle seletivo da entrada dos estímulos captados pelos cinco órgãos dos sentidos é de grande ajuda. Portanto, o autocontrole dos sentidos é um meio eficiente de interferir no processo e de minimizar os efeitos das reações do subconsciente, ou seja, escolher conscientemente o que se vê, o que se ouve, o que se come,

(5)

bebe e fala, o que se cheira e o que se toca ou por onde se anda e, como ferramenta de apoio ao autocontrole, a técnica da harmonização é fundamental.

À medida que diminui a interferência das reações do subconsciente no consciente, por meio das técnicas de harmonização e autocontrole dos sentidos, a mente consciente passa a receber uma menor quantidade de envios de respostas vindos da mente subconsciente, facilitando a tarefa de dominar as emoções e os sentimentos gerados como conseqüência de tais respostas.

Desse modo, pouco a pouco mas com persistência, cada vez mais poderemos nos libertar das reações pré-programadas no passado e buscar na mente supraconsciente (intuição, fonte de conhecimento, sabedoria, encaminhamento para soluções globais, etc.), as inspirações para a nossa mente consciente. A intuição não provém de um processo lógico, nem é originada da própria subconsciência. Ela é concebida na consciência, tendo como fonte inspiradora a Sabedoria Cósmica da supraconsciência.

Para ampliar o estado de consciência na direção da supraconsciência, é necessário constantemente estar buscando sua sintonia por meio da escolha de um bom ambiente, procurando sempre estar fazendo o bem, vendo o que é bom, escutando o bem, falando bem, pensando o bem, procurando pautar a vida de modo a ter uma vida em uníssono com a Energia Cósmica Universal.

Com semelhante comportamento, a memória de nosso subconsciente vai sendo reescrita e se harmonizando com o Cosmos.

O processo de harmonização, a visualização criativa, a meditação na luz, os cantos sacros, os Mantras e as orações de agradecimento, são ferramentas auxiliares para o controle dos sentimentos, das emoções, dos desejos, isto é, para o controle da mente.

Bibliografia:

“Manual para Maestros” - Venezuela. “Manual para Adolescentes” - Venezuela.

“Os cinco Valores Humanos e a Excelência Humana”. Dr. Art-ong Jumsai Na Ayudhya and Loraine Burrows. “Sathya Sai Education In Human Values - An Introdution and Lesson Plans - Book 1 - Ages 6 to 9 Years.

(6)

O Processo mental

Técnica do “Sentar-se em silêncio / Visualização da Luz”.

A técnica “Sentar-se em Silêncio” é uma oportunidade para que as crianças sentem quietas e

deixem suas mentes tranqüilas por alguns minutos. Tem como

resultado um grau superior de concentração, um incremento na sua receptividade e permite desenvolver a compreensão. Num nível mais profundo, a técnica permite aumentar a capacidade de memorização e prepara terreno para o despertar da intuição.

À medida que os pensamentos, desejos e emoções vão sendo aquietados, novos efeitos da paz vão se fazendo sentir. Devido ao aumento paulatino da concentração, uma melhoria na qualidade das tarefas de natureza manual se faz notar, contribuindo para o aprimoramento da experimentação do valor Verdade em ação, isto é, a Retidão. Essa técnica é igualmente recomendada ao mestre em sua vida

pessoal, por que assim terá a autenticidade da

experiência e poderá desfrutar de seus benefícios.

Diz-se que o silêncio é a forma de comunicação mais efetiva, por permitir ao indivíduo comunicar-se com o seu Ser Interior. É somente nos momentos de quietude que o ser humano é capaz de reflexionar sobre sua própria conduta e buscar maneiras de melhorá-la e de aperfeiçoá-la. Além disso, é apenas no silêncio que os vislumbres da excelência podem ser captados e compreendidos.

A prática sistemática dessa técnica, gera uma ressonância harmônica que se converte numa força interior, desencadeando uma nova dimensão no âmago da personalidade humana. Desde a Antigüidade, os grandes filósofos, cientistas, músicos, poetas e artistas têm recomendado o hábito de “sentar-se em silêncio”, como fonte de reflexão e inspiração.

O enorme nível de ruído e as poderosas fontes de distração de hoje em dia aumentaram ainda mais a hiper-atividade das crianças. Um breve período de “sentar-se em silêncio” desenvolve a habilidade de afastar-se das distrações exteriores e de enfocar-se em seus próprios recursos internos, bem como ajuda a desenvolver a disciplina e a paciência.

Estudos levados a cabo em escolas concluíram que uma das forças mais destrutivas do aproveitamento dentro duma sala de aula é o nível de ruído e a quantidade de movimentos e distrações a que os estudantes estão submetidos durante a aula.

É por tudo isso que as aulas de E.V.H. são sempre iniciadas com um ou dois minutos de aquentamento. Tudo o que se necessita é convidar os estudantes para que se acomodem numa postura adequada, com a coluna reta, braços relaxados com as palmas das mãos voltadas para cima, fechar os olhos e acalmar seus pensamentos. Que cada um se sinta bem tranqüilo. Caso o mestre se sinta animado, pode conduzir os pensamentos das crianças com visualizações de lugares tranqüilos, paisagens coloridas, luzes e outros

Supraconsciência (Mente Supraconsciente) (Eu Superior)

Mental Superior

(Discernimento / intuição)

Mental Inferior

(Pensamentos e sentimentos) Percepções Subconsciência (Mente subconsciente) -» Memória «-5 órgãos dos Sentidos (estímulos) Impulsos nervosos

Corpo físico

Sensações ( Figura 1 ) Consciência (Eu Consciente)

I n t u i ç ã o

S I N A L

Sinal

Resposta

emocional

(Passado)

Corpo Sutil

(7)

efeitos descritivos que conduzam ao descobrimento do estado de paz interior.

Nos países do longínquo oriente, essa técnica foi aprimorada com a incorporação da “Visualização da Luz”, a qual contribuiu para o êxito no desenvolvimento integral dos Valores Humanos nos praticantes. O mestre poderia aplicar esta técnica da “Visualização da Luz” e observar os benéficos resultados proporcionados por ela, por meio da mudança no comportamento em geral das crianças.

Para realizar esta técnica da “Visualização da Luz”, após as crianças estarem sentadas em silêncio, bem calmas e relaxadas, o mestre deverá instruir para que todas elas mantenham uma postura com a coluna vertebral reta e olhos fechados.

Com voz suave e pausada, dirigir a visualização pelas crianças, dum foco de luz, como a da chama de uma vela, localizada na testa, entre as sobrancelhas.

A seguir, cada criança deverá então visualizar esta chama de luz se deslocando lentamente para seu interior, descendo internamente pelo pescoço e indo alojar-se no coração. Ali chegando, a luz da chama se expande em brilho, tornando-se maior e mais brilhante, aquecendo seu coraçãozinho e tornando-o mais btornando-ondtornando-ostornando-o.

Em seguida, visualizar a chama se deslocando do coração para as demais partes do corpo. Algo do tipo:

“Agora a chama se dirige a um dos olhos , depois ao outro olhinho e, desse modo, seus olhos só verão as coisas belas. A seguir, a chama de luz se desloca para um ouvido e, a seguir, para o outro ouvido e, assim, você ouvirá só o que é bom. A partir do ouvido, a chama se desloca para a boca, purificando-a e, então, você sentirá vontade de dizer

apenas belas palavras e só falar bem dos demais. Em seguida, a chama de luz se desloca para um braço e depois para o outro e, deste modo, seus atos serão voltados para o bem e realizados com esmero e alegria. A partir das mãos, a chama de luz se desloca para as pernas e os pés, iluminando seus passos e fazendo com que você só ande pelo bom caminho, só freqüente lugares dignos da sua presença e em boas companhias...

Na seqüência, a luz se desloca de volta para o centro de sua cabeça e ai ela aumenta se intensidade. O brilho se expande mais e mais, envolvendo o seu entorno, envolvendo seus parentes. Pense em cada um deles, como se estivesse sendo abraçados por sua luz...

Pense também em seus amiguinhos, nas pessoas que te ajudaram de algum modo, que te ajudaram em alguma coisa, envolva-os com sua luz...

Pense também naquela pessoa que, por algum motivo, você acha que ela não se simpatiza com você. Faça com que a sua luz ilumine o coração dessa pessoa, para que ela também se ilumine e para que possa haver paz entre vocês...

Pense agora, que a sua luz se expande mais ainda, iluminando toda a sua casa... Toda sua escola... Todo o local onde você tem o costume de brincar...

Imagine que a luz agora ilumina toda a cidade... Todo o país... Todo o planeta Terra... e, por fim, todo o Universo...

Do mesmo modo que Deus está presente em todas as coisas e em todos os seres do Universo, também a sua luz está ali presente, juntinho com a Luz de Deus. A sua luz e a Luz de Deus estão juntinhas... Deus é Luz, você é Luz...

(8)

Essa Luz Divina que está em todo o Universo está também em você, brilhando na sua cabecinha... Sinta a Luz de Deus dentro de você. Deus está em todas as partes e também dentro de você...

Procure sentir que Deus está dentro de você... (pausa)”

Permita que as crianças permaneçam em silêncio por alguns instantes e, em seguida, convide-os a mexerem os dedos das mãos, os pés, as mãos, e, lentamente, irem abrindo os olhos, voltando a se incorporar ao momento presente.

(Texto extraído do “Manual para

Maestros” -Venezula).

(9)

Índice das harmonizações:

A) Faixa de idade de até 6 anos:

Nro.:

 A Abelhinha.

10

 No Colo da Mãe.

11

 Bolhas, Cores e Música.

26

 Bolhinhas Coloridas.

29

B)

Faixa de idade de 6 a 9 anos

Nro.:

 O Tapete Mágico.

02

 Sol, Luz e Natureza.

04  A Peninha Branca. 05  O Balão Azul. 06  O Coração Rosa. 07  A Natureza. 08  A Abelhinha. 10  No Colo da Mãe. 11

 No Colo da Fada Madrinha

(p/ órfãos). 12

 A Estrada Para o Riacho

14

 Um Ponto de Luz.

20

 Som, Água e Pássaros.

21

 A Qualidade Desejada.

22

 O Mar.

24

 Bolhas, Cores e Música.

26

 Rápido Passeio Pelo

Campo. 28  A Árvore Colorida. 30  A Luz Caminhante 35 C)

Faixa de idade de 9 a 12

anos

Nro.:

 Caminhando Pela Praia.

03  No Colo da Mãe. 11  O Baú Colorido. 13  A Bolha e o Balão. 23  Amigo Pássaro 32  O Momento Presente 36

 Brincando Com Bolinha

de Luz 37 D)

Faixa de idade de 12 a

15 anos

Nro.:

 Música e Mar. 09  No Colo da Mãe. 11  O Espelho d’Água. 15

 Amigo, Você é Luz.

16

 Transformação.

17

 Somos Deus.

(10)

 Sob o Sol Dourado. 19  Integrando-se à Natureza 31  Pássaros Voando 33  Como Somos ? 34

E)

Para jovens e / ou adultos

Nro.:

 No Colo da Mãe. 11  Luz Dourada. 25  O Vôo. 27  Como Somos ? 34

(11)

HARMONIZAÇÃO: NATUREZA E CORES Nro.: 01 ( Faixa etária sugerid a: de 9 a 12 anos ) Preparação:

Com um fundo musical bastante suave e tranqüilo, colocar as crianças numa posição "sentadas como índios", procurando que mantenham a coluna reta. Solicitar que fechem os olhos e relaxem o corpo.

Com voz pausada e suave, dirigir a harmonização dando tempo para que as crianças executem o relaxamento ou exercitem a imaginação:

Harmonização:

Deixe que seu braço esquerdo fique como se estivesse pesado e caído. ( Fazer o mesmo com o direito. De modo semelhante ir relaxando as demais partes do corpo, sempre mantendo os olhos fechados)

Pensem que estão num lugar tranqüilo, sentados sofre uma grama verdinha e fofa. Imaginem que o local é imenso, com um lago à frente e que se pode ouvir o som suave de uma cachoeira ao longe.

Imaginemos a água caindo.

Em toda a volta do lago, por entre a grama, também tem flores lindas, amarelas... (pausa), brancas... (pausa), alaranjadas... (pausa)

Procuremos sentir o frescor e o perfume do ar... (pausa)

Imaginem que lindas borboletas multicoloridas voam de flor em flor, pousando aqui e ali... (pausa)

Sintam a beleza dessa natureza maravilhosa... (pausa)

Agora, imaginem que este local está cheio de bolinhas de cor AZUL . Brinquem mentalmente com elas... (pausa)

Agora vamos voltando ao momento presente, movendo as mãos, os pés, os braços... e, cada um no seu ritmo, abra os olhos e se reincorpore à turma, dando um largo, franco e bonito sorriso para cada um de nossos amigos.

Obs.: Escolher uma só cor em cada harmonização, em função do que se quer trabalhar: AZUL, para tranqüilizar, VERDE, para a saúde, LARANJA, para vitalizar, LILÁS, para o desenvolvimento espiritual.

Colaboração de Aldaisa Ap. Ostrowiski Lar da Criança "Favo de Luz"

(12)

HARMONIZAÇÃO: O TAPETE MÁGICO Nro.: 02 ( Faixa etária sugerid a: de 6 a 9 anos )

Preparação: Colocar uma música instrumental (sem voz, para não desviar a atenção das crianças para a letra da música), bem suave de fundo.

Harmonização:

Sentem-se quietos e com a coluna reta. Vamos brincar de faz-de-conta, ficando em silêncio, mantendo os olhos fechados e prestando atenção no que a tia está falando. Vamos imaginar que estamos todos sentados num tapete voador e que vamos viajar para o mundo da alegria e da brincadeira. Lá para onde vamos, tudo é muito colorido e brilhante, com muita luz. As paisagens são bonitas.

Com o nosso tapete mágico, estamos chegando num lindo campo de grama verde, sobre o alto duma montanha. Vamos imaginar que o tapete pousa suavemente sobre a grama fofa.

Agora vamos sair de nosso tapete voador para passear pelo campo verde. Imaginemos todos de mãos dadas a brincar de correr e dançar. Quanto mais bailamos e brincamos, mais nos sentimos alegres e contentes.

Agora vamos imaginar que vamos descansar um pouquinho; deitar na grama e sentir os raios do sol a nos acariciar. Respiremos bem fundo, enchendo os nossos pulmões de ar. Soltamos lentamente o ar e tornamos a encher bem os pulmões de ar. Repetir outra vez... Novamente... Agora que já estamos tranqüilos, vamos prestar atenção ao som que vem duma cachoeira que está perto. Vamos dar as mãos e todos juntos vamos nos encaminhar para lá. Ó! Que suave e linda cachoeira! Que riacho de água tão limpinha!

A água que cai da cachoeira é fresquinha e o lago formado é bem raso. Vamos entrar na água com roupa e tudo e ir caminhando até a cachoeira. Vamos entrar em baixo da pequena queda de água. A água fresquinha e limpa nos purifica e relaxa. Vamos todos brincar à vontade na água... (pausa)

Agora, vamos sair da água e deitar sobre a grama. O sol nos aquece e seca nossas roupas... (pausa)

Como já estamos secos, vamos dar as mãos e caminhar de volta para nosso tapete mágico, sentindo a leve brisa a nos acariciar.

Estamos todos sentados novamente no nosso tapete mágico e, com toda a alegria desse mundo tão maravilhoso que fomos visitar, o tapete nos traz de volta para cá.

Lentamente, vamos mexer as mãozinhas, os pés, os braços e, cada qual a seu tempo, vamos abrir os olhinhos.

Colaboração de Newton Rego Barros Vila Andrade - São Paulo

(13)

HARMONIZAÇÃO: CAMINHANDO PELA PRAIA Nro.: 03 ( Faixa etária sugerid a: de 9 a 12 anos )

Preparação: Colocar como fundo uma música instrumental com barulho do mar.

Harmonização: Sentem-se em silêncio e com a coluna reta. Vamos respirar profundamente por três vezes.

Agora vamos prestar atenção à música e nos imaginar caminhando por uma praia deserta. Vamos observar a imensidão do mar. A imensidão da praia e as montanhas logo atrás. Agora vamos caminhar pela praia e observar cada coisa que encontremos.... (pausa). (Deixar um bom tempo em silêncio, para que cada criança imagine o que quiser).

Vamos voltando para o momento presente, movendo os pés, as mãos, os braços, as pernas e por último, abrindo os olhos.

Obs.: Perguntar a cada um, o que sentiu e o que observou durante o tempo em que estavam caminhando pela praia.

Colaboração de Antonia S. L. Costa

HARMONIZAÇÃO: SOL, LUZ E NATUREZA Nro.: 04 ( Faixa etária sugerid a: de 6 a 9 anos )

Harmonização: Vamos sentar em silêncio, com a coluna reta e olhos fechados. Vamos imaginar que estamos indo por um caminho plano com muitas plantas em volta e com muitas flores de cores variadas.

O céu está azul, muito lindo e claro. O sol aquece o nosso corpo com um calor gostoso, iluminando tudo à nossa volta, tornando o colorido bem brilhante. Estamos felizes e sentimos uma grande calma em nossos corações. É muito bom estar nesse lugar. Nos sentimos leves, bonitos, coloridos e brilhantes como tudo à nosso volta, como se fôssemos uma das flores desse lugar.

Imaginemos que logo adiante há um lago de águas tranqüilas e cristalinas. A luz do sol faz com que a superfície do lago seja brilhante. Sua luz prateada, nos inunda, penetra em nossos corpos e nos torna também prateados e brilhantes. É como se fizéssemos parte deste corpo de luz. Procuremos imaginar que estamos

(14)

abraçando essa luz, abraçando todo esse lindo lugar. Tudo é vida, harmonia e paz. Sentimos em nossos corações alegria e agradecimento por estarmos vivos... (pausa)

Lentamente, cada um a seu modo, vamos retornando ao momento presente, abrindo os olhos.

Colaboração de Valéria Elisabete Araújo Vila Izabel - Rio de Janeiro - RJ.

(15)

HARMONIZAÇÃO: A PENINHA BRANCA Nro.: 05 ( Faixa etária sugerid a: de 6 a 9 anos )

Harmonização: Sentemos em silêncio e com a coluna reta. Procuremos prestar atenção em nossa respiração. Vamos sentir o ar entrando e saindo pelas nossas narinas. Vamos respirar profundamente por três vezes, enchendo bem de ar os nossos pulmões com ar e soltando o ar bem lentamente. Agora vamos respirar de modo bem suave, colocando o ar para dentro de nossos pulmões e para fora, bem devagar. Nossa respiração está se tornando mais tranqüila e vamos nos sentindo cada vez mais relaxados... (pausa)

Agora, vamos imaginar que sopra uma suave brisa... Uma peninha branca dança ao sabor da brisa... A peninha é muito clarinha, limpinha e delicada. Vamos imaginar que ela agora vem balançando em nossa direção. Ela se aproxima de nós e roça os nossos pés, provocando uma sensação suave e sentimos o seu toque macio. Nos sentimos acariciados pela peninha. Nos enchemos de amor com esse carinho. Enquanto nos sentimos acariciados pela suave peninha, também um calorzinho vai entrando por nosso corpo e vamos nos enchendo de amor e felicidade. É como se um movimento fosse percorrendo todo o nosso corpo, fazendo com que cada parte dele bailasse também ao sabor da brisa. Todo o nosso corpo está agora bailando como a peninha branca. Nossas mãos, braços, pernas e até nossos órgãos internos bailam ao ritmo da brisa: coração, estômago, pulmões, tudo está bailando, embalado pela carícia da brisa. Vamos abandonar todos os nossos medos e tristezas e vamos nos encher desse amor que está no ar... (pausa)

Agora que estamos carregadinhos de amor, vamos pensar com amor nas pessoas que vivem conosco, em nossas casas. Vamos pensar com amor em nossos amiguinhos, em nossos vizinhos. Vamos pensar com carinho e amor em todas as pessoas que nos ajudam, mesmo as que não sabemos quem é, mas que de algum modo nos ajudam, como por exemplo, os lixeiros que recolhem o lixo, o padeiro que prepara o pão que comemos. Vamos pensar com amor naqueles que fizeram a nossa roupa, o nosso calçado. Procurem se lembrar de alguém que em algum dia ajudou você em alguma coisa. Pense nessa pessoa com amor, carinho e agradecimento... (pausa)

Após alguns instantes em que as crianças permanecem pensando, chamá-las de volta à realidade, pedindo para que mexam os dedos da mão, os pés, os braços e, cada a um a seu tempo, que vá abrindo os olhos, procurando permanecer envolvidos nessa onda de calor, irradiando esse amor a todos que estão a sua volta.

Colaboração de Ana Carolina Moraes de Alvarenga Pendotiba - Niterói - RJ.

(16)
(17)

HARMONIZAÇÃO: O BALÃO AZUL Nro.: 06 ( Faixa etária sugerid a: de 6 a 9 anos ) Harmonização:

Vamos sentar em silêncio, com as costas bem retinhas, fechar os olhos e começar a prestar atenção no corpo: Vamos pensar nos pés e pedir para eles relaxarem; depois, fazer o mesmo com as pernas, barriga, o peito, os braços, o pescoço, a cabeça.

Agora vamos respirar algumas vezes mais devagar, procurando encher bem os pulmões e, depois, procurando esvaziá-los completamente, sentindo que nosso corpo está relaxando cada vez mais... (pausa).

Agora vamos respirar normalmente, sentindo que nosso corpo está bem relaxado e, em seguida, inspirar profundamente, sentindo que nos transformamos num lindo balão de gás de cor azul.

Cada vez que inspiramos o balão se enche de paz, amor e de felicidade... (pausa) Agora o balão já está bem cheio. Vamos imaginar que ele se solta e começa a subir bem devagarinho, em direção ao céu. Está todo azulzinho. O balão vai subindo, subindo, subindo... até se confundir com o azul do céu. Tudo está azul, já não sabemos mais o que é balão e o que é céu. Tudo é uma coisa só; tudo é azul.... E, então nós somos céu. Um céu bem azul e calmo. Como é bom ser um céu azulzinho e tranqüilo. Somos felizes sendo céu... (pausa)

Agora, vamos imaginar que, desde lá de cima, no céu, olhamos para baixo e vemos as casas e as pessoas caminhando pelas ruas. Vamos imaginar que sopramos o ar e que se forma um ventinho. Esse ventinho leva amor, felicidade e calma para as pessoas lá em baixo. O ventinho de amor, calma e felicidade que enviamos para as pessoas faz com elas se sintam refrescadas, calmas e felizes... (pausa)

Agora, que todos lá em baixo já receberam o nosso ventinho de amor, vamos voltar para a Terra. Fazemos com que nosso balão azul venha descendo pouco a pouco, até voltarmos aqui.

Vamos agora fazer os nossos dedos das mãos se mexerem, vamos mexendo nossos pés, mãos, pernas, braços.

Mantendo em nossos corações essa sensação gostosa da viagem ao céu, vamos abrir os olhos, cada um a seu tempo.

Colaboração anônima adaptada Curso de multiplicadores - Rio de Janeiro - RJ.

(18)
(19)

HARMONIZAÇÃO: O CORAÇÃO ROSA Nro.: 07 ( Faixa etária sugerid a: de 6 a 9 anos )

Preparação: Colocar de fundo uma música calma e instrumental. Harmonização:

Vamos nos sentar em silêncio, bem quietinhos, com a coluna reta e fechar os olhinhos. Você está ouvindo esta música? Preste bem atenção nela. Sinta-a chegando até você. Sinta como ela o envolve todo; como se ela abraçasse você. Sinta agora que a música está entrando em você... (pausa)

Agora respire bem fundo e sinta uma sensação de calma chegando até você e penetrando nos seus pés, nas suas pernas, nos braços, no seu tronco, no seu pescoço e cabeça. Todo o seu corpo está calmo e relaxado... (pausa)

Imaginem agora que uma luz bem clarinha vinda do céu ilumina sua cabecinha. É uma luz branca, prateada que penetra pela sua cabeça e vem descendo pelo seu interior até chegar no seu coração. Ao chegar no seu coração, a luz branca se transforma em rosa claro. Esta luz rosa se expande e se espalha por todo o seu corpo. A luz rosa claro sai de seu coração e se espalha pelos seu braços, mãos, pela sua barriga, pernas e pés. Ela inunda todo o seu tronco e sobe pelo pescoço e para a cabeça. Todo o seu corpo agora é de um rosa clarinho e brilhante... (pausa)

Imaginem agora que essa luz cor de rosa que brota em seu coração começa a se irradiar também para fora de seu corpo, iluminando com a luz rosa do amor a todas as pessoas, todos os bichinhos e toda a natureza. Ela se expande mais e mais, indo para todos os lugares que passam a ser iluminados pela cor rosa do amor... (pausa)

Imagine agora que todo o planeta Terra está sendo envolvido por esta luz rosa. Todo o planeta vai se tornando rosa, se iluminando com a cor rosa do amor. De agora em diante, todo o planeta está recebendo a cor rosa do seu amor. O seu coração, de agora em diante, se tornou uma fonte de luz do amor para o planeta Terra. A Terra é o seu planeta e ele agora faz parte de você. Você é a fonte de luz rosa, a fonte de amor para todo o planeta. Cada um de nós somos fonte de amor para o planeta. Todos juntos somos a luz do planeta Terra... (pausa)

Agora vamos voltar novamente a sentir-nos aqui. Vamos mexer os dedos das nossas mãos, os braços, os pés, as pernas e, cada um no seu ritmo, vamos abrir os olhos e dar um olhar cor de rosa para cada um com quem cruzar o nosso olhar.

Colaboração de Simone de Azevedo Corréa Porto Alegre - RS.

(20)

HARMONIZAÇÃO: A NATUREZA Nro.: 08 ( Faixa etária sugerid a: de 6 a 9 anos ) Harmonização:

Todos sentados com a coluna reta e em silêncio.

Vamos fechar os olhos e imaginar que em nosso coração tem uma flor brotando, muito bonita e perfumada. Vamos procurar sentir a fragrância da flor do amor que está brotando em nosso coração... (pausa)

Imaginemos agora que vamos dar um passeio por uma mata aberta, ouvindo os pássaros cantarem, observando o colorido das borboletas. Tudo é lindo à nossa volta. Vamos fixar nossa atenção nas borboletas que imaginemos. Elas são de muitas cores. Em algumas predomina a cor amarela, em outra o lilá e, em outras, o azul. Como elas são delicadas! Como elas são lindas! Tem algumas que são brancas e nos fazem lembrar da paz. Essa paz gostosa que nos envolve... (pausa)

Vamos agora sair da mata e caminhar sobre um gramado verde e fofinho. Imaginem que estamos caminhando descalços pela grama macia. Vamos caminhando devagar sobre a grama fofinha, arrastando os nossos pés, um após o outro, caminhando em direção de um pequeno riozinho. Ao chegarmos na beirada do riacho notamos que ele é raso e que podemos entrar nele. Vamos imaginar que entramos devagarinho no riacho, sentindo a água fresquinha molhar nossos pés. A água limpinha vai passando e limpando nossos pés. Vamos sentir como se todo o nosso corpo fosse sendo limpo e que a água levasse embora, para longe, toda e qualquer sujeirinha que tivéssemos. O nosso corpo vai ficando todo limpinho e purificado. Em nossos pensamentos surgem palavras doces, pensamentos de alegria, paz, tranqüilidade... (pausa)

Vamos agora lembrar de todas as pessoas que queremos e desejar que eles também sintam essa sensação gostosa de paz... Vamos pensar naqueles que cuidam de nós... (pausa) De nossos amiguinhos... (pausa) De nossos parentes que não moram junto... (pausa) Vamos desejando paz a todas as pessoas que conhecemos, até mesmo para aquelas que não gostamos muito ou para aquela que não gosta de nós. Pense nessa pessoa com amor, desejando que ela seja feliz e que tenha paz assim como você e que todos possam permanecer sempre em paz... (pausa)

Vamos agora desejar que todo o mundo viva em paz e pedir a Deus que abençoe a todos para que possamos todos viver com amor... (pausa)

Pouco a pouco, em nosso próprio ritmo, vamos movimentar os dedos da mão, as mãos, os pés, os braços, as pernas e, finalmente, abrir os olhos.

Colaboração de Heloisa Almeida Curso de Multiplicadores - Rio de Janeiro - RJ.

(21)
(22)

HARMONIZAÇÃO: MÚSICA E MAR Nro.: 09 ( Faixa etária sugerid a: de 12 a 15 anos )

Preparação: Colocar de fundo uma música instrumental suave e alegre, num volume adequado ao ambiente.

Harmonização: Sentemo-nos numa postura correta, com a coluna reta, mas de forma confortável.

Vamos respirar devagar e profundamente por três vezes, tomando o cuidado de enchermos bem os pulmões a cada inspiração, sentindo o abdome crescer também. Ao expirarmos, vamos procurar esvaziar completamente os pulmões... (pausa)

Agora, vamos fechar os olhos, prestar atenção na música e nas minhas indicações.

A música é vibração sonora. O som se propaga até nós por meio das vibrações das partículas do ar. Portando, as partículas de ar estão dançando ao ritmo da música, trazendo até os nossos ouvidos os ritmos e melodias.

Vamos imaginar, que não apenas os nossos ouvidos sejam aptos a captar o som mas, vamos procurar sentir o som por todos os poros de nosso corpo. Vamos imaginar que a vibração das partículas do ar contagie as partículas de todo o nosso corpo. Assim como as partículas de ar vão bailando em harmonia com a música, vamos procurar sentir que as partículas que compõe os nossos pés vão também se contagiando com a vibração da música e passam a vibrar, acompanhando a música. É como se a música fosse penetrando em nós a partir dos pés e subindo pelas pernas, tronco, mãos, braços, pescoço e cabeça, juntando ai com o que entra pelo ouvido. A música preenche todo o nosso corpo. Isso nos torna mais leves, soltos e relaxados. Sentimos um bem estar enorme em nossos corações. Sentimos uma sensação de paz e amor... (pausa)

Vamos, agora, visualizar mentalmente uma praia tranqüila duma enseada, num lindo entardecer com um sol morno pouco acima do horizonte. A areia da praia é branca e limpa, cheia de pontinhos brilhantes e macia ao pisarmos. O mar tem águas calmas, com uma ondulação constante mas tranqüila... (pausa)

Vamos caminhar em direção ao mar... Vamos sentindo que a areia começa a ficar úmida e mais compacta... Aos poucos chegamos até a água e molhamos os nossos pés... Que bom, a água está limpinha e numa temperatura ideal... Vamos caminhar um pouco mais para o fundo, sentindo até ela chegar na altura de nosso umbigo... Nos agachamos e damos um mergulho... (pausa)

Vamos sentindo que a água do mar nos limpa e purifica . Tudo está tão calmo e tranqüilo. Vamos nos harmonizar com o mar... (pausa)

Agora vamos voltar para a praia. Sentamo-nos na parte seca e observamos o horizonte, onde o céu parece se encontrar com o mar. Tudo é paz, harmonia... (pausa) Que imenso é o mar!... (pausa) Que imenso é o céu!... (pausa)

(23)

Agora que já estamos secos, vamos retornar á nossa realidade, movendo devagar os dedos das mãos, as mãos, os pés, os braços e, cada um a seu tempo, vamos abrir os olhos.

Colaboração de Suely Lobo da Silva Lima Copacabana - Rio de Janeiro - RJ.

(24)

HARMONIZAÇÃO: A ABELHINHA Nro.: 10 ( Faixa etária sugerid a: até 9 anos )

Preparação: Escolher uma só cor em cada harmonização, em função do que se quer trabalhar nas crianças: Cor AZUL: para tranqüilizar o emocional; cor VERDE: para melhorar a saúde física; cor LARANJA: para vitalizar a parte energética ou cor LILÁ: para o desenvolvimento espiritual. Para a presente harmonização, vamos escolher a cor AZUL, para trabalharmos com o emocional. Ensine as crianças a se sentarem "como os índios em volta da fogueira". Peça para que elas fiquem em silêncio, com os olhos abertos e que prestem bastante atenção na brincadeira do "faz de conta que somos abelhinhas". Dirigir-se às crianças sempre com voz pausada e suave, procurando fazer junto com elas o exercício, servindo de exemplo para que elas imitem.

Harmonização: Vamos fazer de conta que somos abelhinhas e que vamos voar para encontrar uma linda flor encantada de cor AZUL. Vamos respirar até sentir a barriguinha estufar bem. Depois vamos soltando o ar bem devagar, imitando o som da abelhinha: bziii... (soltar o ar por entre os dentes serrados, sorrindo). Ao mesmo tempo, vamos mexer com as mãos, imitando as asas da abelhinha (os braços dobrados junto ao corpo e as mãos abanando o ar, como se fossem as asas da abelhinha). Incentivar para que todas as crianças participem do exercício.

Obs.: Repetir o processo de 4 a 6 vezes (encher bem os pulmões, soltar o ar fazendo "Bziii..." e sempre movendo as mãos como se fossem as asas da abelhinha).

Agora que já voamos bastante, vamos fechar os olhos e imaginar que encontramos a nossa linda flor encantada de cor AZUL. Vamos pousar sobre ela e ficar quietinhos.... (neste momento, parar de emitir o "Bziii...." e parar de movimentar as mãos). Esperar que todas as crianças se aquietem).

Agora que já estamos pousados sobre a linda flor AZUL, vamos imaginar que tudo em volta é AZUL. Estamos pousados sobre a flor AZUL. Ela é cheirosa e fresquinha. É tão calmo e tranqüilo estar pousado na flor AZUL...

Imaginem agora que uma luz AZUL nos ilumina. É como se estivéssemos tomando um banho com gotas d'água de cor AZUL... ( pequena pausa)

Agora vamos mexer as mãos, como se fossem as asinhas que estão espreguiçando, começando a abrir, se preparando para voar. Vamos abrir os olhos e nos preparar para voltar. Incentive para que elas encham bem os pulmões, até sentirem a barriguinha estufar, soltando o ar lentamente, enquanto imitam o som da abelhinha voando: Bziii... ao mesmo tempo que, com as mãozinhas em forma de asas, vai mexendo como se estivessem voando de volta. Repetir 2 a 4 vezes o exercício.

Agora que já estamos de volta, vamos parar para descansar, cada um no seu lugar... ( Mudar de atividade )

(25)

Colaboração de Wilson Crivelli Junior Grupo Sathya Sai de Campinas - SP.

(26)

HARMONIZAÇÃO: NO COLO DA MÃE Nro.: 11 ( Faixa etária sugerid a: qualqu er idade ) Harmonização:

Sentados em silêncio, com a coluna reta e com os olhos fechados. Respirar normalmente pelo nariz (com a boca fechada).

Prestar atenção na entrada e saída do ar pelas narinas. Sentir a passagem do ar, ao entrar e ao sair.

Imaginar que ao inalar, o ar entra trazendo consigo vibrações de amor, alegria, carinho, saúde, contentamento e paz. Imaginar que, ao sair de dentro de nós, o ar leva consigo todos os maus sentimentos, todas as dores e todos os desafetos.

Aos poucos vamos nos limpando, nos purificando... (pausa)

Agora, sintam-se bebês e no colo de sua mãe ( ou de sua mãe imaginária), aquela que faz parte de seus sonhos, como bebê. Imagine-se em seu colo. Ela lhe acalenta e embala. Ela fala com você amorosamente e lhe canta uma canção. Sua voz é doce e envolvente. Como luz, a música que ela canta preenche todo o seu corpo e todo o seu ser se enche de calma e confiança... (pausa)

Você vê que a luz que emana de sua mãezinha é como a sua própria luz e que esta luz está em toda a sua volta. É a mesma Luz que brilha no coração de cada ser... (pausa)

Sentimos um envolvimento de paz e de bem estar. Você se enche de confiança e de tranqüilidade. Assim, você sente que pode vibrar amor pelas outras pessoas, da mesma maneira como o coração de sua mãezinha está vibrando amor por você... (pausa)

Agora, vamos mexer os dedos das nossas mãos, mexer as mãos, os braços, os pés e, cada um a seu tempo, vamos abrir os olhos.

Colaboração de Dalton de Souza Amorim Centro Sai de Ribeirão Preto - SP.

(27)

HARMONIZAÇÃO: NO COLO DA FADA MADRINHA ( para órfãos e abandonados) Nro.: 12 ( Faixa etária sugerid a: de 6 a 9 anos ) Harmonização:

Sentados em silêncio, com a coluna reta e com os olhos fechados. Respirar normalmente pelo nariz (com a boca fechada).

Prestar atenção na entrada e saída do ar pelas narinas. Sentir a passagem do ar, ao entrar e ao sair.

Imaginar que ao inalar, o ar entra trazendo consigo vibrações de amor, alegria, carinho, saúde, contentamento e paz. Imaginar que, ao sair de dentro de nós, o ar leva consigo todos os maus sentimentos, todas as dores e todos os desafetos.

Aos poucos vamos nos limpando, nos purificando... (pausa)

Agora que já estamos limpinhos e puros como um bebê, vamos nos imaginar no colo de nossa fada madrinha, de nosso anjo da guarda, que nos ama e protege sempre. Vamos nos sentir como um bebê sendo acariciado e embalado pela fada madrinha. Ela acalenta e embala com doçura. Ela fala com você amorosamente e lhe canta uma linda canção. Sua voz é tão suave e terna! Como luz, a música que ela canta preenche todo o seu corpo e todo o seu ser se enche de calma e confiança... (pausa)

Você vê que a luz que emana de sua fada madrinha é como a sua própria luz e que esta luz está em toda a sua volta. É a mesma Luz que brilha no coração de cada ser... (pausa)

Procure sentir o aconchego do colo de sua fada madrinha, sinta o carinho e o grande amor que ela tem por você. Sinta-se acolhido e protegido por ela... (pausa)

Assim como ela sempre vibra amor por você, você também pode dar amor para outras pessoas e ser como uma fada madrinha ou um anjo da guarda para elas... (pausa)

Agora, vamos mexer os dedos das nossas mãos, mexer as mãos, os braços, os pés e, cada um a seu tempo, vamos abrir os olhos, confiantes de que sempre teremos a proteção e o amor de nossa fada madrinha, de nosso anjo da guarda.

Adaptado a partir da colaboração de Dalton de Souza Amorim Centro Sai de Ribeirão Preto - SP.

(28)

HARMONIZAÇÃO: O BAÚ COLORIDO Nro.: 13 ( Faixa etária sugerid a: de 9 a 12 anos ) Harmonização:

Vamos nos sentar como índios, com a coluna reta, mas numa posição confortável. Podemos fechar os olhos e prestar atenção à nossa respiração. O ar entra fresco e sai quente. Traz-nos alegria, leveza, serenidade e sai carregando nossas tensões, medos, angústias... (pausa)

Agora vamos direcionar nossa mente, a nossa atenção, para cada parte de nosso corpo, convidando-as a um relaxamento: pés, pernas, coxas, barriga, tronco, mãos, braços, ombros, pescoço, face, cabeça. Tudo está bem pesado, bem relaxado.

Vamos prestar atenção no ritmo de nosso corpo: às batidas de nosso coração, às subidas e descidas de nosso abdome. Talvez possamos até sentir algo mais sutil, como o aquecimento da região do nosso umbigo ou um frescor na testa.

Estamos relaxados e podemos então visualizar algumas imagens. Escolha você um lugar para onde quer ir: seja um lugar paradisíaco, seja uma praia de areia branca e água azul, seja subir num tapete mágico para viajar por ai ou num trem-bala que lhe levará muito rápido até uma terra longe e interessante... (pausa)

De qualquer forma, onde quer que você se encontre neste momento, procure imaginar que você encontra um baú, como aqueles usados pelos piratas. Abra o baú. Jorra dele luzes intensas de várias cores: azul, verde, laranja, amarela. O brilho das pedras é tão intenso que as cores se mesclam e se transformam em uma única luz branca... (pausa)

Essa luz ilumina um cartaz colado no interior da tampa do baú. No cartaz está escrito “Este tesouro vale menos que sua honestidade". Sinta como é boa a sensação de ser honesto... (pausa)

Feche o baú, desejando que muitos outros o encontre e valorizem este grande dom da honestidade que Deus nos deu... (pausa)

Do mesmo modo que fomos parar junto ao baú, vamos regressar ao nosso ponto de partida.

Vamos agora mexendo os nossos pés, mãos, pernas, braços e abrimos, em seguida, os nossos olhos, vendo a honestidade que brilha nos olhos de cada amigo ou coleguinha.

Adaptada a partir da colaboração de Marcos Gomes mcg@mol.com.br - São Paulo

(29)

HARMONIZAÇÃO: A ESTRADA PARA O RIACHO Nro.: 14 ( Faixa etária sugerid a: de 6 a 9 anos ) Preparação:

Colocar como fundo, uma música com ruído de água. Harmonização:

Vamos todos sentar com a coluna reta e manter os olhos abertos. Respiremos lentamente por uns instantes... (pausa)

Agora, vamos fechar os olhos e continuar respirando tranqüilamente... (pausa) Vamos imaginar que seguimos por uma estradinha de terra, com muitas árvores nas laterais. O chão está repleto de folhas que caíram e estão secas... (pausa)

Sintam como elas se partem e estalam ao serem pisadas... Procurem ouvir o barulhinho que elas fazem ao serem pisadas enquanto caminhamos pela estradinha. Podemos ouvir também um borbulhar de águas que rolam.... É o riacho que serpenteia próximo à estrada. Prestem atenção. Escutem o barulhinho da água que corre por entre as pedras. Agora vamos nos aproximar do riacho... (pausa)

Suas águas são cristalinas... Vamos nos sentar próximos à margem e desfrutar de seu frescor... (pausa)

Sinta a harmonia do local... O barulhinho da água a rolar... O barulhinho das folhas das árvores se mexendo com o vento... Os pássaros cantando nos galhos... Tudo participa com um pouquinho nesta música criada pela natureza... (pausa)

Agora vamos ficar à vontade. Vamos brincar aqui por perto. Vamos nos soltar, relaxar, flutuar mesmo. Quem preferir pode brincar no riacho, ele é rasinho e limpinho... (pausa)

Agora, vamos descansar sob o sol que penetra por entre as ramas das árvores... Procure imaginar que a luz penetra por entre as folhas e forma um faixo de luz... Ela vem diretamente sobre nós. Ela nos ilumina. Estamos mergulhados na luz... Ela nos aquece e penetra por nossos poros... Ela nos trás saúde, paz, bem-estar. Sinta como a sua luz interior se harmoniza com a Luz que desce do céu... Nós e a Luz somos um... Nós somos um Ser de Luz... (pausa)

Agora vamos voltar, levando conosco esta paz e esta harmonia que conseguimos com a Divina Natureza.

Vamos mexer os dedos da mão, as mãos, os pés, os braços e, por último, cada um no seu ritmo próprio, vamos abrir os olhos.

Colaboração de Conceição Coimbra Centro Sai Copacabana - RJ.

(30)

HARMONIZAÇÃO: O ESPELHO D'ÁGUA Nro.: 15 ( Faixa etária sugerid a: de 12 a 15 anos ) Harmonização:

Vamos sentar-nos com a coluna reta. Vamos inspirar profundamente por três vezes e seguir com a respiração no seu ritmo normal... Fechamos os olhos... Relaxamos o nosso corpo parte por parte, começando pelos pés, seguindo com pernas, coxas, tronco, mãos, braços, ombros, pescoço e cabeça. Se alguma parte do corpo continua tensa, mexa voluntariamente com essa parte do corpo, contraindo os músculos da região e, em seguida, solte-os e deixe que eles se relaxem mais e mais... (pausa)

Agora que já estamos bem relaxados, vamos iniciar nossa viagem imaginária. Ela começa por uma planície extensa e verdejante, cortada por uma estrada de terra. Nos dois lados da estrada existem árvores frondosas. Na relva que cobre todo o chão crescem flores bem coloridas... (pausa)

Uma suave brisa sopra no ambiente... O céu é um azul imenso, sem nuvens... O sol brilha com todo o seu esplendor... (pausa)

Seguimos caminhando pela estrada e sentimos o toque da terra em nossos pés... A brisa suave que sopra nos refresca e acaricia a nossa pele... No meio da relva descortina um pequeno lago... Saímos da estrada e caminhamos sobre a relva, em direção ao lago... Sentimos a relva fresca e macia a acariciar os nossos pés... A relva está úmida e as flores que dela surgem, aqui e ali, estão lindas e viçosas... Um suave aroma primaveril nos envolve... (pausa)

Agora, já nos aproximamos das margens do lago... Notamos que seres pequeninos e brilhantes se juntam a nós... Eles surgem vindos de diferentes direções... São amistosos, brilhantes e maravilhosos... (pausa)

Chegamos às margens do lago... Sua água é límpida e sua superfície forma um espelho d'água. Nossas imagens se refletem sobre a sua superfície. De nossos corações emanam uma luz que se mistura com o prateado refletido pelo espelho d'água... Todas as luzes, emitidas por cada qual dos que ali nos encontramos, se fundem e se mesclam com o reflexo prateado da luz solar... A sensação é maravilhosa... Sentimos uma paz infinita em nossos corações... Tudo em nossa volta está brilhando... Somos todos seres de luz... É a Divindade em nós que brilha com todo o Seu esplendor... (pausa)

Trazendo conosco essa harmonia e esta Luz Divina, vamos retornando, movendo primeiramente os dedos das mãos, as mãos, os pés, os braços, as pernas... Agora, os nossos olhos se abrem e vemos, em cada um com quem cruzarmos o olhar, o mesmo brilho, a mesma luz refletida na superfície do lago...

(31)

Adaptada a partir de uma colaboração anônima. Curso de Multiplicadores - Rio de Janeiro - RJ.

(32)

HARMONIZAÇÃO: AMIGO, VOCÊ É LUZ Nro.: 16 ( Faixa etária sugerid a: de 12 a 15 anos )

Considerações iniciais: Esta é uma faixa etária delicada, onde o ser deixa de ser criança, mas ainda não é jovem; ele precisa negar o outro para encontrar a própria identidade, adquirir personalidade para poder mais tarde transcendê-la.

A harmonização aqui, deve vir em etapas, lentamente, em fases: 1º) A música.

2º) Conversas para que o jovem adquira confiança no professor.

3) Só depois de algum tempo será possível a harmonização, enquanto busca da quietude, ou seja, colocar o adolescente sentado no grupo, sem que ele se sinta ridículo perante os demais, de olhos fechados, etc..

Harmonização:

Amigo, você é luz. Você tem essa luz escondida no profundo de seu ser. Aí estão as respostas a todas as suas perguntas.

Feche seus olhos, respire fundo e sinta a presença desta força que é maior que a força de qualquer herói. Porque é a força deste herói especial que é você. Você é luz, é força, poder, resposta; você tem Deus, aliás você é Deus!

É preciso estar em silêncio para escutar o que Deus fala dentro de você e para preencher seus vazios. Permita que esta força inunde você amigo, desde o alto de sua cabeça até a planta de seus pés...

Imagem e ação! Imaginação! Imagine você cheio de luz, de sonhos. Sonhe agora, amigo; você é do tamanho do seu sonho! Idealize você feliz, saudável, iluminado.

Sinta agora uma parte de você se deslocando para cima , indo para o alto como num sonho, quando uma parte de nós se desprende do corpo físico e viaja para o mundo dos sonhos...

Encontre mentalmente com todos os seus amigos e, se os tiver, até com os seus inimigos. Veja neles o lado luz que cada um tem. Sabe amigo, todos nós temos um lado luz, um lado Divino. Faça uma conexão com o Divino no outro, através da sua luz!

Imaginemos agora, que vamos todos de mãos dadas flutuando para cima; viajando pelo céu, por entre as estrelas, penetrando no infinito, em direção a uma grande Luz, um grande Sol central. Vamos nos carregar com mais luz... (pausa)

Agora, já recarregados, podemos voltar e entrar novamente no nosso corpo físico e nos sentir mais leves e revigorados. Vamos nos mover. Vamos abrir os olhos e olhar uns nos olhos dos outros, notar o brilho dos olhos, a beleza da chispa de Deus que está aí dentro de cada um de nós.

Ame a sua luz e amando essa luz, ame-se totalmente. Ame também a luz no outro e aceite o outro. Porque eu, você e cada um dos outros, todos nós somos chispas de um só Ser de Luz!

(33)

Colaboração de Jurema Galdêncio Brooklin Paulista - São Paulo - SP.

(34)

HARMONIZAÇÃO: TRANSFORMAÇÃO Nro.: 17 ( Faixa etária sugerid a: de 12 a 15 anos )

Harmonização: Sentados com conforto, com a coluna reta e os olhos fechados. Vamos respirar profundamente. A cada inspiração, sentimos que o ar que entra trás consigo paz, tranqüilidade, harmonia e saúde... Quando exalamos, eliminamos com o ar as impurezas que nos angustiam, o que nos faz sentir insegurança, que nos causa dúvidas... A cada respiração, sentimos que a energia boa e pura que inspiramos vai se acumulando em nós, nos revigorando e substituindo tudo de mal que porventura ainda restava em nós... (pausa)

Mergulhados nessa paz, nos dirigimos para uma praia... Passeamos inicialmente pela areia seca... Sentimos como ela cede sob a pressão de nossos pés... A cada passo os nossos pés afundam um pouco na areia morna... (pausa)

Agora nos dirigimos para a parte úmida da praia... A areia cede bem menos à pressão de nossos pés... Sentimos o chão mais duro, mais resistente ao nosso pisar... A areia agora é compacta, úmida e fria... (pausa)

Vamos escolher um lugar na praia para sentar. Como é imenso o mar... Que grandeza ele contém em si mesmo... Se fôssemos um peixe poderíamos mergulhar e descobrir os segredos do mar... (pausa)

Pense no peixe que você gostaria de ser, se vivesse no mar... Imagine que você é esse peixe que escolheu... Imagine-se nadando pelo mar... Mergulhando em sua água, como um ser totalmente adaptado e integrado ao ambiente... Sinta o roçar da água enquanto se desloca... Imagine-se fazendo curvas e mais curvas com desenvoltura, controlando o movimento com as nadadeiras... Passeamos pelas águas, soltamos bolhinhas, brincamos à vontade... (pausa)

Neste momento nos ocorre outra questão... E, se ao invés de um peixe, fôssemos uma ave marinha, uma ave que acabou de mergulhar na água e que agora se prepara para voar... É fácil, vamos usar a imaginação... Vamos nos imaginar essa ave que se prepara para sair da água e voar... Saímos da água e ganhamos o ar, subindo ao céu...

Nosso vôo é suave e, quando pegamos uma corrente de ar quente que sobe, surfamos na corrente ascendente, nos elevando sem esforço algum... Lá em cima encontramos muitos outros pássaros desfrutando do sol, planando de um lado a outro. Como se tivéssemos combinado mentalmente com os outros pássaros, fazemos com eles revoluções, formando no céu figuras: Delta... Círculos... Montanha russa... fazemos curvas e mais curvas, indo para um lado e para outro... (pausa)

Do alto avistamos uma construção na forma de pirâmide que fica no topo de uma montanha a beira mar. Parece um templo.

Vamos descer e pousar no templo... (pausa)

Ao pousar-mos ali, notamos que o templo em forma de pirâmide é enorme. No seu vértice superior existe um enorme cristal que irradia para o interior uma luz

(35)

intensa e maravilhosa... Pouco a pouco as nossas vistas se acostumam com o fulgor da luz e penetramos para dentro do faixo de luz... A luz do cristal nos envolve e nos inunda o ser...

De nosso coração, uma luz semelhante começa a brotar e se expandir... Ela se torna cada vez mais forte, mais intensa...

As luzes que emanam de nossos corações se confundem com a luz emitida pelo cristal.... Tudo é luz no interior da pirâmide...

Uma sensação de paz e profundo bem-estar nos envolve... Nos sentimos mergulhados na grande Luz... Sentimos paz, grande Paz... Sentimos Amor, um grande Amor...

Somos todos Luz... Somos um só Grande Ser de Luz... Sentimos que somos um só com toda a criação... Nos sentimos um só com a areia, com os peixes, com as aves, com os templos... Com Deus... (pausa)

Agora, refortalecido com essa Energia Divina, vamos alçar vôo em direção à nossa praia, ai onde sentamos e imaginamos que éramos um peixe... (pausa)

Vamos agora, com tranqüilidade, mexer os dedos de nossas mãos, as nossas mãos, pés, pernas, braços...

Agora, cada um a seu tempo, abra os olhos, com a certeza de que a Luz Divina está em tudo e em todos.

Adaptada a partir da colaboração de Ana Debora Gomes de Almeida Tijuca - Rio de Janeiro - RJ.

HARMONIZAÇÃO: SOMOS DEUS Nro.: 18 ( Faixa etária sugerid a: de 12 a 15 anos )

Harmonização: Vamos sentar em silêncio, com a coluna reta. Vamos fechar os olhos e fazer uma viagem com a nossa mente. Primeiro vamos relaxar o nosso corpo, começando pelos pés, seguido das pernas, tronco, mãos, braços, pescoço, boca, nariz, testa e cabeça.

Vamos respirar lenta e profundamente por três vezes, sentindo o ar entrar e sair dos pulmões. Ao inspirarmos, vamos pensar “Sou” e ao expirarmos, “Deus”. Inspira “Sou”, expira “Deus”: “Sou-Deus”... (pausa)

Agora vamos visualizar uma luz rosa que sai do nosso coração e vai se expandindo, crescendo, envolvendo todo o nosso corpo, todo esse espaço em que estamos, todos os nossos amigos... (pausa)

(36)

A luz que emana de nossos corações vai expandindo cada vez mais, envolvendo mais e mais o nosso entorno, todas as casas, todas as cidades, todo o país, todo o planeta e, por fim, todo o Universo... (pausa)

Você e essa luz são um coisa só. Todo o universo está em você. Sinta-se uno com o Universo... (pausa)

Agora a luz começa a fazer o caminho de volta e pouco a pouco se recolhe em seu coração e permanece ai brilhando, pronta para sair cada vez que for preciso dar amor e compreensão, a quem necessitar.

Vamos retornando de nossa viagem, movendo as mãos, os pés, pernas, braços e, por fim, cada um a seu tempo, abrindo os olhos.

Colaboração de Wellington Barata Canoas - RS

(37)

HARMONIZAÇÃO: SOB O SOL DOURADO Nro.: 19 ( Faixa etária sugerid a: de 12 a 15 anos ) Harmonização:

Sentemo-nos numa posição confortável, com a coluna reta, para que a energia possa fluir harmoniosamente através de todo o nosso corpo. Vamos procurar identificar e relaxar as tensões de cada parte de nosso corpo: pés, pernas, tronco, braços, ombros, pescoço, rosto e cabeça.

Para conseguirmos uma boa concentração, vamos fechar os olhos.

Imaginemos agora, que estamos num lugar muito bonito, em plena natureza verdejante, com um lago de água límpida e calma. Vamos procurar sentir a brisa fresca que penetra por nossas narinas, sentindo o ar entrando, trazendo com ele amor, alegria e saúde para o nosso corpo. Vamos imaginar que, ao exalar, o ar quente sai carregado, levando consigo as nossas preocupações, os nossos medos, as nossas mágoas, todo sentimento de raiva ou revolta... (pausa)

Esvaziados desses sentimentos negativos e carregados de amor, alegria e saúde, vamos imaginar agora que, no horizonte, o sol nascendo brilha radioso, majestoso. Sua luz dourada se espalha por todo o cenário. Pode-se ver uma revoada de pássaros dourados.

Vamos prestar atenção neste sol magnífico. Ele agora é uma esfera de cor rosa-alaranjada, transmitindo calor, carinho, proteção e, também energia, força, coragem e autoconfiança, tranqüilidade, paz... (pausa)

Sentimo-nos completamente envolvidos por essa luz, que penetra em nosso ser e se aloja permanentemente em nosso coração. De agora em diante, sempre teremos conosco, em nossos corações, este Sol que é fonte de energia, força, vida e paz... (pausa)

Vamos agora expandir essa luz para o mundo inteiro. Vamos visualizar a Terra envolvida por essa Luz dourada... (pausa)

Após esse exercício de expansão do amor, vamos regressar ao nosso estado de consciência normal, procurando manter acesa essa luz que irradia a partir de nossos corações, e que é fonte de coragem, valor, força e energia vital para nós.

Colaboração Anônima. Curso de Multiplicadores - Rio de Janeiro - RJ.

Referências

Documentos relacionados

O Projeto de Promoção do Trabalho Decente para pessoas em situação de vulnerabilidade, no âmbito da parceria entre Ministério Público do Trabalho (MPT) e o

A solicitação do fornecedor para cancelamento do registro de preço, não o desobriga do fornecimento do material, até a decisão final do órgão gerenciador, a qual

b) igualdade de condições para o acesso e permanência gratuita na escola pública ou particular maia próxima de sua residência, bem como direito de ser respeitado por seus

O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da adubação de nitrogênio, fósforo e potássio (NPK) na produção do cafeeiro Conilon (Coffea canephora L.), cultivado

• Siga as indicações na ilustração, escolhendo dois exercícios para cada par- te do corpo, ombro, pescoço, braços, mãos, coluna, pernas e pés. • Escolha oito opções para

(“XP Investimentos ou XP”) de acordo com todas as exigências previstas na Instrução CVM nº 483, de 6 de julho de 2010, tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar

Pela necessidade de delimitação, investigamos mais detalhadamente para este trabalho os cinco grupos Tupi-Guarani atuais da região Tocantins-Xingu (Asuriní do Tocantins, Asuriní

O SECRETÁRIO DE ESTADO, no uso de suas atribuições legais e prerrogativas legais que lhe confere o(a) Artigo 114, da Constituição Estadual, sendo ordenador das despesas o