• Nenhum resultado encontrado

Relatório Parcial

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório Parcial"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

ANEXO XI

Relatório de Cumprimento do Objeto

RELATÓRIO FINAL RELATÓRIO PARCIAL

Nome do Beneficiário: Miriam Pillar Grossi

Período a que se refere o Relatório: De: 1/11/2011 a 30/12/2012 Auxílio nº: 23038.007803/2011-24, AUXPE: 2677/2011

Instituição Vinculada:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

1. RESULTADOS ALCANÇADOS

1.1- Descrição dos resultados

RESULTADOS ALCANÇADOS

Este projeto de pós-doutorado, realizado no âmbito do Plano Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da CAPES, visa estudar políticas públicas educacionais relativas ao respeito às diversidades de gênero, étnicas e de orientação sexual no Estado de Santa Catarina. Em seu primeiro ano (dezembro 2011 a dezembro 2012) participaram do projeto 4 pesquisadores-doutores, nos seguintes periodos:

Dra Mareli Graupe - dezembro 2011 a outubro 2012 (11 meses) - contratada por concurso publico em novembro de 2012 pela UNIPLAC para atuação junto ao Programa de Pós-graduação em Educação.

Dra Barbara Arisi - dezembro 2011 a fevereiro 2012 (3 meses) - contratada por concurso publico em março de 2012 pela UNILA para atuação junto ao Departamento de Antropologia.

Dra Arianna Sala - maio a dezembro 2012 - Bolsa em curso Dr Felipe Fernandes - dezembro 2012 - Bolsa em curso

(2)

Detalhamos abaixo a realização das atividades desenvolvidas pelos bolsistas relativas a cada objetivo:

1 Objetivo Geral

Investigar o impacto que a formação no campo da diversidade, em particular sobre as questões de gênero e sexualidade, tem tido nas praticas educacionais em Santa Catarina, a partir da analise de indicadores e pelo acompanhamento etnográfico dos cursos de formação de professores e atividades realizadas com estudantes do ensino fundamental em médio desenvolvidas por equipes da UFSC.

Objetivos Específicos

a) Analisar os resultados da primeira edição (2008/2009) do GDE em Santa Catarina, através de analise de indicadores e entrevistas com professores, tutoras e cursistas. (Pesquisa desenvolvida por Mareli Graupe)

b) Acompanhar a segunda (2011/2012) e terceiras edições (2013/2014) do GDE e refletir sobre o processo de formação de professores acompanhando as turmas em 10 diferentes pólos do estado de Santa Catarina (Atividades desenvolvidas por Mareli Graupe e Felipe Fernandes). c) Refletir sobre os dados etnográficos recolhidos em diários de campo das oficinas de gênero, sexualidade, violência e prevenção realizadas pelo NIGS entre 2007 e 2011 (Atividade desenvolvida por Arianna Sala e Mareli Graupe.)

d) Analisar as três primeiras e acompanhar as próximas três edições do Concurso de cartazes contra a Lesbofobia, Transfobia e Homofobia nas Escolas, comparando texto e imagens produzidas por estudantes nas diferentes edições (Atividade desenvolvida por Barbara Arisi, Mareli Graupe, Arianna Sala e Felipe Fernandes com o apoio e treinamento de bolsistas de iniciação cientifica vinculados ao projeto com bolsas CNPq e UFSC)

e) Recolher documentos e fazer entrevistas com formuladores de políticas públicas para Educação e Gênero em Santa Catarina para conhecer as prioridades estatais nestes campos de formação de professores (Atividade desenvolvida por Mareli Graupe e Felipe Fernandes)

f) Acompanhar conferências municipais, estaduais e nacional de Políticas para Mulheres e LGBT, que serão realizadas no segundo semestre de 2011, visando conhecer as prioridades levantadas por diferentes segmentos da sociedade civil no que diz respeito às diversidades no campo da Educação (Atividade desenvolvida por Felipe Fernandes e Mareli Graupe e equipe de bolsistas de graduação, mestrado e doutorado vinculados ao NIGS).

(3)

Consideramos que os objetivos propostos foram todos alcançados neste primeiro ano de projeto. Além destas atividades previstas no projeto foram desenvolvidas também outras atividades de divulgação no campo de Antropologia, Gênero e Educação, diretamente ligadas ao projeto:

a)organização de Jornanda Internacional APEB-NIGS realizada em fevereiro de 2012 em Paris (atividade desenvolvida por Felipe Fernandes e Barbara Arisi)

b) produção de video-aulas de apoio ao GDE 2012/2013 (atividade desenvolvida por Felipe Fernandes)

c) organização de coletanea e edição de publicações e em paraticular de dois livros no campo de estudos de Antropologia, Gênero e Educação com resultados de pesquisas anteriores da equipe neste campo (atividade desenvolvida por Barbara Arisi e Felipe Fernandes).

d) curso de curta formação de 20 horas para professores de escolas publicas da Grande Florianopolis (desenvolvido por Mareli Graupe).

e) Atividades de divulgação do projeto através de paginas no site da UFSC (atividade desenvolvida por Barbara Arisi).

DETALHAMENTO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS POR CADA BOLSISTA NO QUADRO DO PROJETO

1) BOLSISTA: MARELI ELIANE GRAUPE

Periodo 1/12/2011 a 31/10/2012

a) SUB-COORDENAÇÃO DO PROJETO: IV Concurso de Cartazes sobre Homofobia, Lesbofobia e Transfobia nas escolas

No período de março até junho de 2012 trabalhamos na execução do IV Concurso de Cartazes sobre homofobia, lesbofobia e transfobia nas Escolas.

O IV Concurso de Cartazes sobre Homofobia, Lesbofobia e Transfobia nas Escolas foi realizado junto ao Núcleo de Identidades e Subjetividades de Gênero – NIGS e com o apoio da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres - CMPPM no período de março a junho de 2012.

Neste ano de 2012 participaram do Concurso onze escolas da Grande Florianópolis, 310 alun@s do Ensino Fundamental e Médio e doze professor@s coordenador@s dos trabalhos. No total foram enviados 88 cartazes alusivos as temáticas de combate a homofobia, lesbofobia e

(4)

transfobia nas escolas.

Enfim, após o acompanhamento da realização do concurso de Cartazes no ano de 2011 e 2012 e da constatação da importância do mesmo para a comunidade escolar, julga-se pertinente que o Concurso de Cartazes que é realizado anualmente pelo Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS) se torne uma política pública de abrangência estadual e/ou nacional de educação contra a homofobia, o preconceito e a discriminação entre estudantes e professor@s no cotidiano escolar.

b)SUB-COORDEBAÇÃO DO PROJETO "Curso de Formação Continuada para professores/as sobre Gênero, Sexualidades e homo-Lesbo-transfobia nas escolas", projeto registrado junto ao Departamento de Extensão da UFSC.

Este curso foi realizado em cinco módulos com a carga horária de 20 horas e participaram no total 30 professor@s de Educação Básica da Grande Florianopolis. Teve como resultado um texto em vias de publicação.

c) Sub-coordenação do CURSO - GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA -GDE Curso de 200 horas (180 via internet e 20 horas presenciais)

Vagas: 300 profissionais da Educação Básica da Rede Pública de Santa Catarina

Polos: Florianópolis (100 cursistas), Itapema (50 cursistas), Palmitos (50 cursistas), Praia Grande (50 cursistas) e Pouso Redondo (50 cursistast).'Envolve equipe de 24 pessoas (professores, tutoras a distancia, tutores presenciais e secretaria)

Atividade de sub-coordenacao desenvolvida entre junho e dezembro 2012. Coordenação Geral: Miriam Pillar Grossi e Mara Lago

A coordenação deste curso, além de ser uma experiencia de grande impacto nas politicas publicas de gênero no campo da educação em Santa Catarina resultou em elaboração de textos apresentados em varios eventos e em vias de publicação.

2) BOLSISTA BARBARA MAISONAVE ARISI Período: 01/12/2011 a 28/02/2012

(5)

realizada em Paris. Atividades de suporte técnico (transmissão virtual do LED - laboratorio de ensino a distancia LED UFSC), comunicação, divulgação e supervisão de bolsista de iniciação científica Géssica da Silva nas atividades de confecção de certificados de participação e ouvintes, cartazes, folheterias diversas; transmissão virtual da jornadas em outro link/site ( http://www.ustream.tv/channel/journée-d-etudes-apeb-nigs ).

b) desenvolvimento e manutenção da página nova do NIGS de acordo com formato Setic/UFSC (página paginas.nigs.ufsc.br). As publicações do NIGS já encontram-se disponibilizadas.na nova página, tornando assim os conteúdos resultados de pesquisas e projetos disponibilizados publicamente e de forma transparente e de fácil acesso a todos públicos.

c) Pesquisa da historia dos 21 anos do NIGS e elaboração de folder comemorativo. .Realizei uma pesquisa nos arquivos do NIGS para selecionar imagens de eventos e publicações do núcleo a fim de resgatar a história de 21 de atuação do núcleo. Escaneei capas de livros, cartazes, folhetos e diversos outros materiais e, a partir dessas imagens, selecionamos imagens e textos para o folder 21 anos.

d) organização das publicações Cadernos NIGS e pesquisa junto à Biblioteca Nacional para tornar o IEG editora.Editoração das publicações de TCCs, cadernos com resultados de pesquisas do NIGS (Cadernos NIGS metodologia e Cadernos NIGS estudos de caso). São publicações com tiragem impressa e também tiragem virtual para leitura em tablets (por exemplo em versões para ipad e android).

e)desenvolvimento de ações de comunicação para o Núcleo junto à imprensa acadêmica (site Agecom, site da Capes, site do CNPq, site da ABA, sites de núcleos de pesquisa de outras universidades), além de diversas outras publicações da imprensa (impressa e virtual) para divulgar as atividades da Journée d’Etudes em Paris, e também na área de comunicação de nota de repúdio do NIGS pela morte violenta do professor de Antropologia morto no Tocantins.

f) Organização de palestra e oficina da Pós-doutoranda Arianna Sala na UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, em Foz do Iguaçu (PR), Novembro de 2012

3) BOLSISTA ARIANNA SALA Periodo: 1/5/2012 a 31/12/2012

a)Organização e analise do acervo dos 253 cartazes recebidos nas quatro edições do “Concurso NIGS sobre homo-lesbo-transfobia nas escolas”

(6)

b)Elaboração de roteiro de entrevistas para professores e professoras parceiras do NIGS no projeto "Papo Serio"; realização e analise de tres entrevistas a professores e professoras que participaram nas "Oficinas Papo Serio" e no IV Concurso NIGS de cartazes contra a homo-lesbo-transfobia nas escolas"

c)Planejamento e coordenação das “Oficinas Papo Sério” nas escolas públicas da área metropolitana de Florianópolis. No período de Setembro a Novembro a equipe do NIGS realizou 25 oficinas em diferentes centros escolares atingindo aproximadamente 670 estudantes de ensino fundamental e enno medio, de idade compreendida em media entre os 13 e os 18 anos.

d)Planejamento e coordenação do grupo de estudos "Gênero e educaçao" para formação de bolsistas de Iniciação Cientifica.

4) BOLSISTA FELIPE BRUNO MARTINS FERNANDES Periodo: 01/12/2012-

a)Organização e editoração do livro “Representações de Iniciação Sexual e Homossexualidades em Escolas Públicas de Santa Catarina” (organização de Miriam GROSSI , Felipe FERNANDES e Fernanda CARDOZO).

b)Editoração de livro coletivo (organização de Miriam GROSSI, Maria Amélia DICKIE e Tania WELTER) sobre Ensino Religioso, Gênero e Sexualidades em Santa Catarina

c)Produção e ediçao de video-aulas do curso GDE

Elaboração de roteiros de entrevista e filmagem de entrevistas com Professoras do IEG.

Foram realizadas 52 gravações de entrevistas e relatos de experiência para as vídeo-aulas do GDE. As entrevistas foram feitas por Felipe Bruno Martins Fernandes, excetuando-se a entrevista com a gestora municipal Dalva Kaiser que foi realizada pela bolsista Luisa Naves.

d) Produção, Edição e Direção das vídeo-aulas do GDE/ UFSC (em parceria com profissionais contratadas/os pelo projeto)

Sob a coordenação de Felipe Bruno Martins Fernandes as vídeo-aulas do GDE estão sendo editadas pela equipe que foi formada em dezembro de 2012.

e) Participação na organização X do Seminário Internacional Fazendo Gênero 10, como integrante da “Comissão de Acessibilidade e Sustentabilidade” e Coordenação de Simpósio Temático no

(7)

FG10 sobre questões políticas homossexuais por Felipe Bruno Martins Fernandes e Sarah Schulman.

f) Participação técnica na Associação Brasileira de Antropologia (ABA)

Felipe Bruno Martins Fernandes foi convidado pela atual presidenta da ABA, Profa. Carmen Rial, para permanecer na Comissão de Comunicação e passar a Assessoria Especial de Comunicação da Presidencia na próxima gestão da ABA, juntamente com a profa. Cornelia Eckert.

2- Comentários adicionais: (publicações, teses, dissertações,

artigos científicos, citações, congressos, patentes, outros):

PUBLICAÇÕES

PUBLICAÇOES NO EXTERIOR

a) Artigo em periódico internacional sobre tema de economia da sexualidade indígena amazônica. ARISI, Barbara M. . “Amazonian Exchanges: Txema’s Lessons With Outboard Engines, Mosquito Nets And Images” foi publicado no Volume 2, Issue 1, February 2012, da revista internacional “International Review of Social Research”.

Segue link para artigo publicado: http://www.irsr.eu/issue04/11_Arisi_p167-184.pdf PUBLICAÇOES NO BRASIL

b) artigo em periódico nacional. ARISI, B. . Artigo “Raposa Serra do Sol 2008, bastidores de filme etnográfico às vésperas da decisão do STF”, publicado na seção iconografia da revista Tellus (UCDB), v.20, p. 297 - 30, 2011.

Segue link para artigo publicado: http://www.neppi.org/projetos/gera_anexo.php?id=1590

c) capítulo de livro publicado pela FUNAI, Museu do Indio e Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ). ARISI, Barbara M.."Vida Sexual dos Selvagens (nós): indígenas pesquisam a sexualidade dos brancos e da antropóloga. In: SACCHI, Ângela; GRAMKOW, Márcia Maria.. (Org.). Gênero e povos indígenas: coletânea de textos produzidos para o "Fazendo Gênero 9" e para a "27ª Reunião Brasileira de Antropologia".. Rio de Janeiro, Brasília: Museu do Índio/ GIZ / FUNAI, 2012, v. , p. 50-75.

(8)

APRESENTAÇOES DE TRABALHOS ORAIS

BOLSISTA MARELI GRAUPE

- 19/03/2012 - Apresentação de trabalho oral

Evento: Desafios da Pesquisa Interdisciplinar

Título da comunicação: Impactos do Curso Gênero e Diversidade na Escola- GDE na Formação

de Professor@s

Local: Auditório do CFH/UFSC Horário: 14:00 até 18:30 horas

- 03/07/2012 - Apresentação de trabalho oral

Evento: 28ª RBA – Reunião Brasileira de Antropologia

Título da comunicação: “Dinamicidade de arranjos familiares entre estudantes catarinenses". Autoria: Tânia Welter

Co-autoria: Mareli Eliane Graupe Local: PUC -SP

Horário: 11:30 até 12:00 horas

- 05/07/2012 - Apresentação de trabalho oral

Evento: 28ª RBA – Reunião Brasileira de Antropologia

Título da comunicação: Escola como espaço para reconhecimento das diferenças Autoria: Mareli Eliane Graupe

Co-autoria: Tânia Welter Local: PUC -SP

Horário: 10:30 até 11:00 horas

- 30/10/2012 - Apresentação de trabalho oral

Evento: Ciclo de Palestras do PPGAS

Título da comunicação: “Contribuição do curso de formação à distância: gênero e

diversidade na escola e o projeto papo nas discussões sobre gênero e sexualidade nas escolas”

(9)

Horário: 16:30 até 19:00 horas

- 23/11/2012 - Apresentação de trabalho oral

Evento: 2ª Reunião Geral do GDE

Título da comunicação: Impactos e Contribuições do Curso Gênero e Diversidade na

Escola-GDE

Local: Sala 3, SAPSI, CFH/UFSC Horário: 19:00 até 19:30 horas

BOLSISTA ARIANNA SALA

-04/07/2012- Apresentação de trabalho oral

Evento: 28ª Reunião Brasileira de Antropologia

Título da comunicação: “Discursos sociales y personales en las narraciones autobiográficas

de 8 mujeres lesbianas españolas”

Autoría: Arianna Sala Local: PUC, São Paulo

- 04/09/2012- Apresentação de trabalho oral

Evento: CONINTER Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades

Título da comunicação: “Estudo sobre os fatores que influem na decisão de abandono dos

procedimentos judiciais iniciados por violência de gênero na Espanha”

Autoría: Arianna Sala

- 29/10/2012- Palestra Ministrada:

Titulo da palestra: “Gênero e Sexualidade” Local: UNILA, Foz de Iguaçú

- 03/11/2012- Apresentação de trabalho oral

Evento: Venir al Sur. Encuentro LesBiTrans Feminista

(10)

sexualidade nas escolas”

Autoria: Arianna Sala Coautoria: Miriam Grossi Local: Asunción, Paraguay

-07/11/2012- Apresentação de trabalho oral

Evento: “1º Ciclo de palestras do PPGAS”

Título da comunicação: “Lesbo-homo-tranfobia nas escolas de Santa Catarina: avanços e

acompanhamento do projeto Papo-Sério”

Autoria: Arianna Sala

26/11/2012- Minicurso ministrado

Titulo: “Sexo, gênero, heterossexismo, educação” dentro do curso promovido pelo PET Biologia: “Capacitação para trabalhar Questões de Gênero e Sexualidade com Estudantes de Ensino Fundamental e Médio”.

Carga horária: 4h Local: CCB-UFSC

3- Justificativa:

O projeto foi desenvolvido conforme o previsto. Conseguimos realizar o objeto de proporcionar uma análise sobre as contribuições e implicações de investimentos do Ministério da Educação (MEC) na formação de educadores nas áreas dos estudos de gênero e sexualidade e também, quais são os impactos desta formação no cotidiano das escolas públicas de Santa Catarina.

Desenvolvemos a segunda edição do curso GDE - Gênero e Diversidade na Escola de Para tanto de formação de professores do MEC-SECADI (iniciado em junho de 2012 com previsão de finalização em junho 2013) desenvolvido na UFSC através da UAB em parceria com o Instituto de Estudos de Gênero (IEG) e estamos elaborando materiais didáticos e de analise desta primeira etapa do projeto GDE.

(11)

Desenvolvemos, com o apoio do PROEXTENSAO UFSC o projeto Papo Sério, com a realização do IV Concurso de Cartazes contra a homofobia, curso de curta duração de formação de professores em escolas da grande Florianopolis e oficinas de gênero e sexualidade para um total de 632 estudantes de escolas publicaso.

Foram desenvolvidas também inumeras atividades de edição, editoração, elaboração de sites, cartazes, folders e outros materiais de divulgação das atividades desenvolvidas pela equipe envolvida no projeto, permitindo ampla visibilidade da produção da equipe na imprensa (em anexo, artigos de divulgação das atividades na imprensa).

A reflexão e analise destas politicas publicas no campo de gênero, sexualidade e eduçação foi objeto de artigos, apresentações em eventos, palestras e outras atividades dos 4 bolsistas envolvidos no projeto em 2012. desenvolvido pelo NIGS que visam à inclusão de temáticas ligadas ao respeito às diversidades na agenda e praticas escolares de Santa Catarina.

Assinatura/carimbo do executor

Referências

Documentos relacionados

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

Desta forma, conforme Winnicott (2000), o bebê é sensível a estas projeções inicias através da linguagem não verbal expressa nas condutas de suas mães: a forma de a

Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo realizar testes de tração mecânica e de trilhamento elétrico nos dois polímeros mais utilizados na impressão

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

Por outro lado, os dados também apontaram relação entre o fato das professoras A e B acreditarem que seus respectivos alunos não vão terminar bem em produção de textos,