• Nenhum resultado encontrado

O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

CASTRO, Gabriela Rainha 1 NUNES, Mainy Marchiori Passamani 2 SILVA FILHO, Gilson3

INTRODUÇÃO

Na sociedade atual, quando se fala na educação da criança e seus cuidados, involuntariamente, se estabelece uma relação com o brincar e com o lúdico, porém na antiguidade a criança era vista como um adulto em miniatura e tinha participação ativa na sociedade. Segundo Ariès (1981), a participação da comunidade nas brincadeiras e divertimentos era uma forma de estreitar os laços comunitários para se sentirem unidos, no entanto essas brincadeiras foram recriminadas pelos moralistas e pela igreja, pois eram vistas como prazeres carnais, contudo esses comportamentos foram se modificando ao longo do século XVII.

Assim, os humanistas do renascimento perceberam que os jogos era uma possibilidade educacional e passou a utiliza-lo. Logo após, os Estados Nacionais viram a necessidade da elaboração de propostas e métodos mais qualificados que atendia a realidade da criança de acordo com sua faixa etária. Com isso a brincadeira ganhou valor e passou a ser conhecida como a maneira da criança estar inserida na sociedade.

De acordo com Ariès (1981), a proposta de trabalho de Comenius, Rousseau e Pestalozzi, que era focada em uma educação voltada para os sentidos da criança, na utilização de brinquedos e pautada na recreação, foi o que estimulou a criação de métodos voltados apenas para a educação infantil. Os conceitos que são atribuídos à educação infantil vêm sendo pautados nas ideias propostas por esses teóricos a fim de instruir a criança para que seja um adulto que contribua para a sociedade.

Como define o autor “Brincar é a mais alta fase do desenvolvimento infantil – do desenvolvimento humano neste período” (FROEBEL, 1896), ou seja, o brincar contribui para o desenvolvimento da criança e é de extrema importância, pois é a partir da brincadeira que ela expressa o que vive e o que sente, é a forma de manifestar os medos, angustias, problemas entre outras coisas. Ao brincar a criança

1 Graduando do Curso de Pedagogia, CUSC-ES, Bolsista de Iniciação a Docência PIBID – grainhac@gmail.com;

2 Graduando do Curso de Pedagogia, CUSC-ES, Bolsista de Iniciação a Docência PIBID – mainy.m.p.nunes@hotmail.com;

3 Professor Orientador: Doutor em Ecologia e Recursos Naturais-UENF – silva.filho.gilson@gmail.com.

(2)

desenvolve sua criatividade, imaginação, no qual pode suprir as pressões que enfrentam no seu cotidiano.

O objetivo dessa pesquisa é demonstrar que o brincar na educação infantil é importante, pois aumenta o potencial do educando, e tal método, trás o lúdico como uma forma prazerosa de aprender, ampliando a imaginação, criação, desenvolvimento do cognitivo e oportunidades de interação, criando afetividade com os colegas.

METODOLOGIA

A metodologia utilizada foi uma pesquisa exploratória, com uma breve revisão de Literatura, considerando os estudos e as discussões dentro de sala de aula e as experiencias vivenciadas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID.

Na revisão de Literatura apresentam-se os autores Comenius (1593), Rousseau (1712), Froebel (1896), entre outros renomados autores, além de consulta em livros e periódicos indexados na base de dados do Google Acadêmico e Scielo, a fim de trazer fundamentação científica às discussões realizadas sobre o tema central.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

As crianças exploram o ambiente ao seu redor e fazem isso através da ludicidade, por meio das brincadeiras. O brincar é a fase de maior significância no desenvolvimento da criança.

De acordo com Vygotsky (1988)

Brincar é a atividade mais pura, mais espiritual do homem neste estágio, e, ao mesmo tempo, típico da vida humana como um todo – a vida natural interna escondida no homem e em todas as coisas. Ele dá, assim, alegria, liberdade, contentamento interno e descanso externo, paz com o mundo. Ele assegura as fontes de tudo que é bom. Uma criança que brinca por toda parte, com determinação auto- ativa, perseverando até esquecer a fadiga física, poderá seguramente ser um homem determinado, capaz de auto-sacrifício para a promoção deste bem-estar de si e de outros. Não é a mais

(3)

bela expressão da vida da criança neste tempo o brincar infantil? A criança que está absorvida em seu brincar? A criança que desfalece adormecida de tão absorvida? (...) brincar neste tempo não é trivial, é altamente sério e de profunda significação.

O desenvolvimento infantil esta ligado ao ato de brincar, visto que é a linguagem da criança, na qual o adulto irá perceber suas emoções e seu desenvolvimento, além disso, proporciona a assimilação da cultura, o desenvolvimento cognitivo, motor e a socialização do sujeito.

Segundo Velasco (1996, p. 78)

brincando a criança desenvolve suas capacidades físicas, verbais ou intelectuais. Quando a criança não brinca, ela deixa de estimular, e até mesmo de desenvolver as capacidades inatas podendo vir a ser um adulto inseguro, medroso e agressivo. Já quando brinca a vontade tem maiores possibilidades de se tornar um adulto equilibrado, consciente e afetuoso.

O brincar é fundamental, pois é uma forma lúdica, não apenas de divertimento, é um meio em que a criança pode experimentar para amadurecer emocionalmente e aprender a conviver em grupos.

Piaget (1971) diz que "Quando brinca, a criança assimila o mundo à sua maneira, sem compromisso com a realidade, pois a sua interação com o objeto não depende da natureza do objeto, mas da função que a criança lhe atribui”, ou seja, é brincando que a criança conhece novos espaços e a realidade na qual esta inserida.

A criança que brinca promove seu crescimento e tende a ser mais sadia.

Winnicott (1982) afirma que

Brincar facilita o crescimento e, em consequência, promove a saúde.

O não-brincar em uma criança pode significar que ela esteja com algum problema, o que pode prejudicar seu desenvolvimento. O mesmo pode-se dizer de adultos quando não brincam ou quando proíbem ou inibem a brincadeira nas crianças, privando-as de momentos que são importantes em suas vidas, e nas dos adultos também. (WINNICOTT, 1982)

A criança vê o mundo a partir de sua compreensão, no qual ela adquire novos

conhecimentos, que é adquirido através da criação de relações e não por um fato

(4)

isolado, e é através da brincadeira que a criança constrói esses conhecimentos e se prepara para a vida, compreendendo a cultura em que esta inserida e se adaptando para o que o mundo lhe oferece.

Segundo a RCNEI (Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil), entende-se como brincar o desenvolvimento da criança nos aspectos social, cognitivo, motor e afetivo. O brincar favorece o aprendizado e o convívio em uma sociedade culturalmente simbólica. É um dos processos educativos mais completos, pois tem influencia sobre o corpo da criança, o emocional e o intelectual, no qual da oportunidade da criança se desenvolver e buscar sua integridade, seus conhecimentos e criar suas expectativas de mundo. Dessa forma as atividades lúdicas devem ser usadas como recurso de desenvolvimento e aprendizagem.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Através da pesquisa pode-se considerar que o brincar envolve vários aspectos do desenvolvimento da criança, sendo ele afetivo, cognitivo, físico e social.

É uma forma de socialização da criança com o outro e com o meio.

São muitos os benefícios que o brincar possibilita no desenvolvimento da criança, pois é a partir dele que a criança se comunica, expressa seus sentimentos e emoções; descobre suas habilidades e aprimora seus conhecimentos.

Levando em consideração o que foi analisado, o brincar esta diretamente ligado ao desenvolvimento intelectual da criança, dessa forma a criança precisa ser estimulada para um melhor desempenho intelectual.

Dessa forma fica claro que a brincadeira possui uma grande importância para a criança, mostrando que o brincar é parte integrante do seu desenvolvimento e não sendo considerada só como ato de recreação ou passa tempo. A brincadeira contribui para seu aprendizado, por meio dela a criança cria, recria e aguça a imaginação.

REFERÊNCIAS

ARIÈS, Phillipe. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

BRASIL, Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) BRASIL.

LEI N 9394/96. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Setembro de 1996.

Editora do Brasil. Brasília, 1998.

(5)

FROEBEL, F. The education of man. In: HARRIS, W.T.(Ed.). The international series. New York- London: D. Appleton and Company, 1896,1897. Vol 5.

PIAGET, J. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1971.

VELASCO, Calcida Gonsalves. Brincar: o despertar psicomotor. Rio de Janeiro:

Sprit, 1996.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Livraria Martins Fontes, 1988.

WINNICOTT D. A criança e o seu mundo. 6ª edição, editora JC, Rio de Janeiro

1982.

Referências

Documentos relacionados

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

O objetivo do presente Acordo consiste em facilitar, numa base de reciprocidade, a emissão de vistos para estadas não superiores a 90 dias por períodos de 180 dias aos cidadãos

O que é valor FOB*: Free on Board, expressão inglesa aplicada ao valor bruto de uma mercadoria, sem levar em consideração impostos e outros custos que são agregados ao preço final

Em 1981 esse grupo de enfermeiros elaborou um documento com atribuições do enfermeiro, oficializado pela direção da Secretaria (Porto Alegre, 1981) que definia aos chefes de

A Variação dos Custos em Saúde nos Estados Unidos: Diferença entre os índices gerais de preços e índices de custos exclusivos da saúde; 3.. A variação dos Preços em

Caso seja verificado que o número de votantes não corresponde ao número de cédulas oficiais, e esta diferença resulte, comprovadamente, de fraude, a urna será lacrada e será

6 Consideraremos que a narrativa de Lewis Carroll oscila ficcionalmente entre o maravilhoso e o fantástico, chegando mesmo a sugerir-se com aspectos do estranho,

O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANÁLISE DE BACIAS E FAIXAS MÓVEIS, DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO –UERJ, torna público o presente Edital, com normas,