• Nenhum resultado encontrado

Protocolo Interno & Plano de Contingência

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Protocolo Interno & Plano de Contingência"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

Protocolo Interno &

Plano de Contingência

(2)

O Casal do Sol…

O Casal do Sol (CdS) define-se como uma pequena Boutique Country Guest House localizada numa propriedade com cerca de 5 hectares imersos em natureza e luxo.

Com apenas dois quartos, o objectivo é garantir a melhor experiência associando o luxo e a natureza num só conceito.

O presente documento compila o Protocolo Interno e o Plano de Contingência, aplicados à situação vivida actualmente relacionada com o Covid-19, ambos sob as orientações da DGS e Turismo de Portugal e todas as directrizes até ao momento.

A Equipa do CdS será formada sobre:

Doença por coronavírus (COVID19)

O que é um coronavírus?

O que é este novo coronavírus?

Sinais e Sintomas (Critérios Clínicos e Critérios Epidemiológicos)

Meios de Transmissão

Meios de Prevenção da Doença

Práticas adoptadas pelo CdS de prevenção e controlo da Doença

Plano de Contingência em caso de suspeita/confirmação de infecção

De igual modo, a informação sobre as recomendações e procedimentos estabelecidos no Plano de Contingência do CdS para a Doença por Coronavírus (COVID-19) será amplamente divulgada, através dos meios mais adequados:

Boletim Informativo

Artigos no website (www.casaldosol.com)

Correio Eletrónico

Afixação de cartazes nos espaços comuns, escritório e zonas de passagem, por correio eletrónico, etc.

O CdS está comprometido com a proteção da saúde e a segurança da sua equipa e hóspedes, assumindo um papel importante a desempenhar na limitação do impacto negativo deste surto na comunidade.

(3)

Covid-19

O que é um coronavírus? Os Coronavírus são uma família de vírus que podem causar doença no ser humano. A infecção pode ser semelhante a uma gripe comum ou apresentar-se como doença mais grave, como pneumonia.

O que é este novo coronavírus? O novo Coronavírus (2019-nCoV), foi identificado a 7 de janeiro de 2020, na China. Tal surge na sequência de, a 31 de dezembro de 2019, a China ter reportado à Organização Mundial da Saúde (OMS) vários casos de doentes com pneumonia de causa desconhecida em trabalhadores e frequentadores do mercado de peixe, mariscos vivos e aves na cidade de Wuhan, província de Hubei.

1. Sinais e Sintomas - Os sintomas reportados por doentes infetados com o 2019-nCoV são habitualmente febre, tosse e falta de ar. As complicações como pneumonia e bronquite têm surgido sobretudo em doentes idosos ou com outras doenças crónicas que diminuem o seu sistema imunitário. Todos os doentes identificados até à data estiveram em Wuhan, na província de Hubei, na China ou tiveram contato direto com pessoas doentes provenientes dessa área.

Centro de Prevenção e Controlo das Doenças (CDC) considera que o tempo de incubação do vírus pode durar entre 2 a 14 dias. Atualmente considera-se que os casos que poderão existir em Portugal serão importados. É considerada moderada a probabilidade de infeção em viajantes que visitem Wuhan. A probabilidade de transmissão nos países Europeus é considerada baixa, desde que sejam cumpridas as medidas de prevenção.

2. Meios de Transmissão - Pelo que é conhecido de outros coronavírus, a transmissão de COVID- 19 acontece quando existe contacto próximo (perímetro até 2 metros) com uma pessoa infectada. O risco de transmissão aumenta quanto maior for o período de contacto com uma pessoa infectada. As gotículas produzidas quando uma pessoa infectada tosse ou espirra (secreções respiratórias que contêm o vírus) são a via de transmissão mais importante. Existem duas formas através das quais uma pessoa pode ficar infectada:

2.1. As secreções podem ser diretamente expelidas para a boca ou nariz das pessoas em redor (perímetro até 2 metros) ou podem ser inaladas para os pulmões;

2.2. Uma pessoa também pode ficar infectada ao tocar em superfícies ou objetos que possam ter sido contaminados com secreções respiratórias e depois tocar na sua própria boca, nariz ou olhos.

(4)

3. Meios de Prevenção - As presentes condutas foram emitidas pela DGS e assim adoptadas para o CdS:

3.1. Higienização das mãos

(5)

3.2. Etiqueta Respiratória

3.3. Auto Monitorização de sintomas - Apesar de não ser registado, qualquer tipo de sintoma abaixo referido deverá ser monitorizado de forma a prevenir qualquer

3.4. Distanciamento Social

(6)

Práticas adoptadas pelo CdS de Prevenção e Controlo da Doença

A Equipa do CdS é composta por dois elementos, Rachel Gabrielli e Filipe Carvalho. A Rachel além de proprietária do CdS, vive no CdS. a Rachel é a principal responsável por todos os processos que irão ser referidos abaixo, sendo apenas substituída pelo Filipe Carvalho em caso de suspeita/confirmação de infecção por Covid-19.

É da responsabilidade de cada turno:

Gestão de EPI’s

Gestão de equipa e cumprimento do plano de higienização e sua monitorização

Accionar os procedimentos em caso de suspeita de infecção, por parte de colaboradores e clientes

Gestão e controlo de stocks de produtos de higienização e sua aquisição caso necessário

Gestão e controlo de stocks de produtos alimentares e sua aquisição caso necessário

Gestão de Resíduos de Risco Biológico e Resíduos Urbanos Foram definidas as seguintes condutas:

Conduta Social

Uso de máscara

Evitar o contacto físico com as pessoas

Reuniões por videochamada

Praticar sempre que possível o distanciamento social

Conduta de Higiene Pessoal

Ausência de adornos pessoais

Barba aparada

Cabelo apanhado

Unhas curtas e limpas

Evitar o uso de maquilhagem

Evitar tocar no rosto A equipa do CdS passa a utilizar sempre:

Máscara de proteção individual ou viseira (sempre que se encontre no interior ou no exterior a uma distância inferior a dois metros)

Batas impermeáveis (aquando a higienização dos espaços)

Hóspedes

Conduta Social

Uso de máscara em áreas interiores (escritório, corredor de acesso aos quartos)

Evitar o contacto físico com as pessoas

Praticar sempre que possível o distanciamento social

Respeitar todas as sinalizações e regras aplicadas pelo CdS

Quais os EPIs a utilizar?

Máscara de proteção individual em áreas comuns

(7)

Reservas -Sempre que existe uma reserva é enviado um ficheiro de triagem, de forma a recolher do hóspede a origem, histórico de viagem, etc. podendo assim avaliar a possibilidade de ser um caso suspeito. Segue em anexo os novos procedimentos e protocolo interno bem como as políticas de RGPD.

Check-in- a partir das 18:00 horas - É no check-in que é realizado o pagamento da estadia, sempre que possível via cartão ou pagamento digital, evitando assim a circulação de dinheiro físico.

O Escritório é o principal posto de trabalho no CdS, e ali estará à disposição do colaborador um kit de EPI’s composto por:

Dispensador de álcool gel de 100 ml

Máscara de proteção individual

O escritório, tem capacidade máxima de três pessoas, um colaborador e dois hóspedes, permitindo assim o distanciamento entre ambas as partes e prevenir o risco de contágio.

Ao entrar está disponível um dispensador de desinfectante para os hóspedes e a circulação no interior do escritório deverá ser com máscara.

É no escritório em que os novos hóspedes são recebidos e ali:

São revistas as regras e procedimentos durante a estadia no CdS uma vez que já foi enviado em anexo na confirmação de reserva via e-mail;

São indicados os locais com os cartazes alusivos às medidas preventivas

São indicadas as rotas de acesso à piscina de forma a evitar o cruzamento com os outros hóspedes, qual a zona de relaxamento/refeições de cada quarto;

É indicado o local no qual os hóspedes poderão deixar as chaves dos seus quartos no momento do express check-out;

Os hóspedes são informados que existem kits de protecção individual à disposição para compra.

Breve explicação aos hóspedes sobre a necessidade de monitorização durante a sua estadia. Irão encontrar no quarto um documento não identificável (em anexo), que lhes permite registar a sua temperatura diariamente, bem como um termômetro e uma caneta propriamente desinfectadas.

Check-out- até às 12:00 horas - No express check-out, o hóspede irá depositar a chave do quarto no local destinado para esse fim onde poderá encontrar também um dispensador de desinfectante para as mãos. Após verificação do check-out, a chave do quarto será desinfectada e dá-se início ao processo de higienização do quarto.

(8)

Áreas Comuns

Corredor de Acesso - As portas do corredor de acesso estarão abertas de forma a promover a circulação do ar entre as 10:00 e as 19:00 todos os dias. Ao entrar será possível encontrar um dispensador de solução alcoólica, que deverá ser utilizada ao entrar e ao sair do corredor de acesso

Zona de Fumadores - A zona de fumadores localiza-se junto à área de estacionamento do CdS, tem lotação máxima de duas pessoas desde que sejam do mesmo quarto dada à distância de segurança

Piscina - A piscina localiza-se no jardim do CdS, tem lotação máxima de quatro pessoas desde que seja respeitada a distância de segurança

Zona de refeições/relaxamento - Para cada quarto existe uma área definida e restrita a outros quartos

Cozinha Exterior - A Cozinha de apoio ao quarto poderá ser alugada (para alugueres mínimos de três noites) e será de uso restrito

Lavandaria - O CdS não tem serviço de lavandaria para hóspedes, apenas assegura que o processo de lavagem da roupa de cama e afins cumprindo os seguintes requisitos:

A roupa de cama, atoalhados, cortinados etc deve ser lavada à temperatura mais alta que puder suportar

Se a roupa não puder ser lavada a quente, deve ser lavada na máquina a temperatura entre trinta e quarenta graus e com um ciclo de desinfeção final na máquina, com um desinfetante apropriado a este tipo de roupa e compatibilidade com a máquina

Engomar com utilização de vapor

Economato - Localizado na cozinha de serviço, onde as medidas aplicadas foram as seguintes:

Gerir stocks de todos os materiais de limpeza e EPIs necessários pelo menos para duas semanas

Optar por usar mais itens embalados individualmente, como açúcar, doces, cereais, etc.

Os itens não perecíveis podem ser deixados por alguns dias na “quarentena” e só depois os desinfetar e armazenar em locais higienizados.

Cozinha de serviço - A cozinha de serviço localiza-se no interior do CdS, onde é produzido o pequeno-almoço e onde os proprietários cozinham as suas refeições.

Uma vez que o acesso é restrito não se verifica a necessidade de utilizar máscara

As medidas aplicadas são as já anteriormente definidas no plano de HACCP na produção e confecção de alimentos

O pequeno almoço é preparado nesta cozinha e o seu transporte para a zona de refeições é realizada num trolley sendo protegido com uma campânula e depois por uma toalha de uso exclusivo para esse fim

(9)

os procedimentos em caso de suspeita/confirmação de infecção

Plano de acção - A identificação de um caso suspeito deverá seguir os seguintes critérios clínicos e epidemiológicos:

Critérios Clínicos (requerendo ou não hospitalização)

Febre;

Tosse;

Falta de ar;

Cansaço;

Critérios Epidemiológicos

Histórico de viagem para áreas com transmissão comunitária ativa nos 14 dias anteriores antes do início de sintomas

Contacto com caso confirmado ou provável de infecção por Covid-19, nos 14 dias anteriores antes do início dos sintomas

Profissional de saúde ou pessoa que tenha estado numa instituição de saúde onde são tratados doentes com Covid-19

Em caso de suspeita de infecção, o responsável por acionar todos os procedimentos é o responsável de turno e terá como funções:

Direcionar a pessoa com sintomas ao espaço de isolamento

Prestar a assistência necessária

Estabelecer a ligação de contacto com o Serviço Nacional de Saúde

Sempre que possível o contacto em caso de suspeita de infecção deverá ser via telefone tanto com clientes ou colaboradores.

Em caso suspeita de infecção de um colaborador

Caso um colaborador esteja em casa e apresente sintomas anteriormente deverá contactar directamente para a linha SNS24 (contacto em anexo) e posteriormente informar o CdS.

Caso um colaborador se esteja a deslocar para o CdS sinta os sintomas apresentados anteriormente deverá:

Regressar a casa

Contactar directamente para a linha SNS24 (contacto em anexo)

Informar o CdS

(10)

Caso um colaborador esteja no CdS

Caso a proprietária (Rachel Gabrielli) tenha sintomas de COVID-19 deverá dirigir-se para o seu quarto e acionar o processo inerente à COVID-19, caso seja o outro colaborador (Filipe Carvalho) deverá ficar no escritório ficando a casa de banho de apoio ao escritório automaticamente interdita.

(11)

PROCEDIMENTOS NA VIGILÂNCIA DE CONTACTOS PRÓXIMOS

Procedimentos na vigilância de contactos próximos - Considera-se contacto próximo uma pessoa que não apresenta sintomas no momento, mas que teve ou pode ter tido contacto com um caso confirmado de COVID-19. O tipo de exposição do contacto próximo, determinará o tipo de vigilância.

O contacto próximo com caso confirmado de COVID-19 pode definir-se por:

Alto risco de exposição, definido como:

Colaborador do mesmo posto de trabalho (gabinete, sala, secção, zona até 2 metros) do caso

Colaborador ou visitante que esteve cara-a-cara com o caso confirmado ou em espaço fechado

Colaborador ou visitante que partilhou com o caso confirmado louça (pratos, copos, talheres), toalhas ou outros objetos ou equipamentos que possam estar contaminados com expectoração, sangue, gotículas respiratórias).

Baixo risco de exposição, definido como:

Colaborador ou visitante que teve contacto esporádico (momentâneo) com o caso confirmado (ex. em movimento/circulação durante o qual houve exposição a 15 gotículas/secreções respiratórias através de conversa cara-a-cara superior a 15 minutos, tosse ou espirro)

Colaborador/visitante que prestou assistência ao caso confirmado, desde que tenha seguido as medidas de prevenção (ex. utilização adequada da máscara e luvas; etiqueta respiratória; higiene das mãos)

Além do referido anteriormente, perante um caso confirmado por COVID-19, deverão ser ativados os procedimentos de vigilância ativa dos contactos próximos, relativamente ao início de sintomatologia.

Para efeitos de gestão dos contactos a Autoridade de Saúde Local, em estreita articulação com a Responsável, deverá:

Identificar, listar e classificar os contactos próximos (incluindo os casuais);

Proceder ao necessário acompanhamento dos contactos (telefonar diariamente, informar, aconselhar e referenciar, se necessário).

O período de incubação estimado da COVID-19 é de 2 a 14 dias. Como medida de precaução, a vigilância ativa dos contatos próximos decorre durante 14 dias desde a data da última exposição a caso confirmado.

(12)

A vigilância de contactos próximos deve ser da seguinte forma:

Alto Risco de Exposição

Monitorização ativa pela Autoridade de Saúde Local durante 14 dias desde a última exposição

Auto monitorização diária dos sintomas da COVID-19, incluindo febre, tosse ou dificuldade em respirar

Restringir o contacto social ao indispensável

Estar contactável para monitorização ativa durante os 14 dias desde a data da última exposição

Evitar viajar

Baixo Risco de Exposição

Auto monitorização diária dos sintomas da COVID-19, incluindo febre, tosse ou dificuldade em respirar

Acompanhamento pelo médico do trabalho É importante sublinhar que:

A auto monitorização diária, feita pelo colaborador ou visitante, visa a avaliação da febre (medir a temperatura corporal duas vezes por dia e registar o valor e a hora de medição) e a verificação de tosse ou dificuldade em respirar

Caso se verifiquem sintomas da COVID-19 e o colaborador ou visitante estiver no local de trabalho, devem-se iniciar os procedimentos em caso suspeito

Se nenhum sintoma surgir nos 14 dias decorrentes da última exposição, a situação fica encerrada para COVID-19

O Quarto de isolamento - Em caso de suspeita, o cliente deverá dirigir-se ao seu quarto e contactar a responsável, e neste quarto irá encontrar os seguintes artigos:

Termómetro desinfectado com folha de registo e caneta;

Telefone

Cadeira

Kit com água e alguns alimentos não perecíveis

Contentor de resíduos (com abertura não manual e saco de plástico)

Toalhetes de Papel

Máscaras cirúrgicas

Luvas descartáveis

Solução antisséptica de base alcoólica-SABA

Higienização da Sala/Quarto de Isolamento - Caso o caso suspeito se confirme, o quarto deverá ser interdito até à validação da Autoridade de Saúde Local.

Será da responsabilidade do CdS após de se equipar com todos os, EPI’S necessários, garantir a higienização do local de isolamento que deverá ser feita por duas fases, após pelo menos três horas depois de o caso confirmado ter deslocado :

(13)

Fase Suja- Nesta fase dá-se a remoção de:

Roupas de cama e atoalhados que deverão ser colocados no centro da roupa de cama embrulhando de fora para dentro não sacudindo e colocando em saco de plástico e ao fechar deverá ser identificado logo de seguida

Sacos do lixo sendo estes colocados num segundo saco (utilizado até ⅔ da capacidade) sendo selado com uma abraçadeira e entregue ao operador certificado;

Retirar os EPI’S e colocar num saco selado e identificado;

Aguardar entre duas a três horas após a finalização da primeira fase;

Fase Limpa-Após as duas a três horas de espera desde a fase anterior, nesta fase dá-se a limpeza e desinfecção do local de isolamento, começando por equipar novos EPI’S:

Desinfecta-se o quarto da zona mais distante até a zona mais próxima da porta e de cima para baixo, deixando a casa de banho para o fim;

É garantida a desinfecção de todo o mobiliário, incluindo os equipamentos críticos como comando, interruptores, maçanetas, secretária, mesas de apoio e mesas de cabeceira;

É aplicado o spray desinfectante em todos os têxteis (cortinados, estofos e cadeiras)

Retirar os EPI’S e colocar num saco selado e identificado;

Limpeza e Desinfecção das Instalações e Equipamentos - A Higienização de um local/unidade é composta por dois factores:

Limpeza- Remoção de sujidades, lixo e/ou resíduos visíveis

Desinfecção-Eliminação e/ou redução da contaminação para níveis residuais

Estes dois factores não devem nunca ser confundidos nem se deverá optar apenas por um deles de forma a garantir a higienização de um espaço.

Abaixo são apresentados os principais factores influenciadores da acção dos produtos químicos na higienização:

Concentração

Existe uma concentração específica que corresponde à máxima eficácia da acção química de cada produto

Tempo

O tempo de contacto deverá ser suficiente para que o produto seja eficaz

Temperatura

A temperatura ideal de utilização acelera as reações químicas

Acção Mecânica

A acção mecânica é importante no processo de retirar as sujidades das superfícies e dispersa-las na solução de limpeza

(14)

Equipamento para a higienização dos espaços

Luvas descartáveis

Bata de uso único

Dispensador de álcool gel de 100 ml

Máscara de proteção individual

É necessária maior frequência de higienização nos seguintes locais:

Escritório (zona de atendimento)

Espaços comuns

Pisos

Lavandaria

É garantida a desinfecção de todo o mobiliário, incluindo os equipamentos críticos como interruptores, maçanetas, secretárias e mesas de apoio

É aplicado o spray desinfectante em todos os têxteis ( cortinados, estofos e cadeiras)

Retirados os EPIS utilizados durante a higienização, são colocados num saco selado;

Escritório - A higienização do escritório é realizada diariamente onde:

São removidos sacos do lixo sendo estes colocados num segundo saco (utilizado até ⅔ da capacidade)

Desinfecta-se da zona mais distante até a zona mais próxima da porta e de cima para baixo, deixando a casa de banho para o fim uma vez que se localiza fora do espaço de atendimento

Piscina - Na higienização da piscina o procedimento a aplicar é o actual, através do uso de pastilhas de cloro analisando diariamente.

Em caso de suspeita de infecção o processo passa por:

Substituir a água

Voltar a equilibrar o PH através do uso de pastilhas de cloro

Quartos - A higienização dos quartos é realizada diariamente onde :

São removidos Sacos do lixo sendo estes colocados num segundo saco (utilizado até ⅔ da capacidade);

Desinfecta-se o quarto da zona mais distante até a zona mais próxima da porta e de cima para baixo, deixando a casa de banho para o fim;

É garantida a desinfecção de todo o mobiliário, incluindo os equipamentos críticos como comando, interruptores, maçanetas, secretária, mesas de apoio e mesas de cabeceira;

É aplicado o spray desinfectante em todos os têxteis ( cortinados, estofos e cadeiras)

Retirados os EPIS utilizados durante a higienização, são colocados num saco selado;

(15)

Cozinha de serviço e cozinha de apoio ao Quarto - A cozinha de Serviço é o local onde é produzido o pequeno-almoço e onde os proprietários cozinham as suas refeições e a cozinha de apoio ao quarto encontra-se selada a todos os hóspedes a não ser que ao abrigo da reserva do quarto adjudique o uso da cozinha.

A higienização de ambas as cozinhas é realizada da seguinte :

São removidos Sacos do lixo sendo estes colocados num segundo saco (utilizado até ⅔ da capacidade);

Desinfecta-se da zona mais distante até a zona mais próxima da porta e de cima para baixo;

É garantida a desinfecção de todo o mobiliário, incluindo os equipamentos críticos como interruptores, maçanetas, mesas, cadeiras, bancadas e equipamentos utilizados na confeção de alimentos;

É aplicado o spray desinfectante em todos os têxteis ( cortinados, estofos e cadeiras)

Retirados os EPIS utilizados durante a higienização, são colocados num saco selado;

Lavandaria - A higienização da lavandaria é realizada diariamente:

São removidos Sacos do lixo sendo estes colocados num segundo saco (utilizado até ⅔ da capacidade);

Desinfecta-se da zona mais distante até a zona mais próxima da porta e de cima para baixo;

É garantida a desinfecção de todo o mobiliário, incluindo os equipamentos críticos como interruptores, maçanetas, mesas de apoio, bancadas e equipamentos de lavagem;

Retirados os EPIS utilizados durante a higienização, são colocados num saco selado;

Gestão de Resíduos - Os resíduos produzidos na unidade passam assim a ser definidos de duas formas:

Resíduos de Risco Biológico (RRB)

Resíduos Urbanos (RU)

Resíduos de Risco Biológicos - Definem-se por Resíduos de Risco Biológico, todos aquele que são gerados por um caso suspeito/confirmado e pelo seu zelador estando localizados dentro ou fora do local de isolamento.

Estes não podem ser tratados da mesma forma que os RU, devido ao seu risco de contágio, assim sendo o processo de tratamento é o seguinte:

1. Colocar os resíduos num primeiro saco(caixote do lixo, sendo este um contentor com tampa accionado por pedal)

2. Estando o primeiro saco a ⅔ da capacidade de fechar deverá ser depositado num

(16)

Resíduos Urbanos - Definem-se por Resíduos Urbanos, todos os provenientes de habitações, bem como outro resíduo que, pela sua natureza ou composição, seja semelhante ao resíduo proveniente de habitações.

Assim, são considerados resíduos urbanos os resíduos produzidos:

Pelos agregados familiares (resíduos domésticos)

Por pequenos produtores de resíduos semelhantes (produção diária inferior a 1/100l)

Por grandes produtores de resíduos semelhantes (produção diária igual ou superior a 1/100 l)

A gestão deste tipo de resíduos mantém-se através da recolha selectiva separando pelos seguintes contentores:

Ecoponto Amarelo

Ecoponto Azul

Ecoponto Verde

Ecoponto Vermelho

Lixo Indiferenciado

(17)

PROCEDIMENTOS DE REGISTO

Formação

Data da acção

Descrição da acção Formando Assinatura do Formando

Observação

Actos e incidentes

Data Descrição da

ocorrência

Medida de actuação Observações

Inventário de cada quarto

Artigo Data de validade

Data de reposição Observações Data de inventário

Automonitorização-Medição de temperatura

Data Temperatura Data Temperatura

(18)

Higienização

Mês Semana Ano

Zona Freq 2º f 3ºf 4ºf 5ºf 6º f Sábado Domingo

Pavimento D Paredes zona de trabalho

D

Janelas e portas S Puxadores de portas, armários e frigoríficos

D

Recipientes Lixo D Cubas de

lavagem e torneiras

D

Lavatório das mãos

D

Superfícies de trabalho

D

Sala D

Máquina do Café D Frigorífico D

Legenda:

Freq.-Frequencia D-Diáriamente S-Semanalmente

(19)

CONTACTOS

Staff CdS

Rachel Gabrielli - +351 960 188 388 Filipe Carvalho - +351 924 466 937

Entidades Oficiais Emergência - 112 SNS24 - 808 24 24 24

Hospital Torres Vedras - 261 319 300 GNR Torres Vedras - 261 249 520 PSP - 261 330 770

Unidade de Venenos - 800 250 250 Pretrab - 261 330 850

Gestão de residuos de risco biológico

JORGE ANTONIO BERNARDES,UNIPESSOAL LDA

Referências

Documentos relacionados

14.406 (21/05/2007) que institui o Programa Permanente de Proteção e Conservação do Patrimônio Imaterial do Município de São Paulo, cuja implementação tenderá a alterar

Uma das componentes secundárias desses raios cósmicos são os múons, que são partículas de alta energia originadas da interação dos prótons de alta energia com a

Segundo pesquisa realizada pela Siurb (Secretaria de Infraestrutura Urbana), neste ano, cerca de 1480 famílias (ou 5600 pessoas) moram embaixo de viadutos em São Paulo. As

(COP) da unidade de ar condicionado utilizada para a climatização do espaço interior (considerado aqui como sendo 2,9) e multiplicando o resultado final pelo preço

Na verdade, estudos recentes mostraram que os efeitos da RC na longevidade (por intermédio da inibição da mTORC1, principal via de acção da rapamicina) não

Podemos ainda concluir que a pressão num ponto do fluido é tanto maior quanto maior for a sua profundidade (porque a pressão na face inferior do cilindro é maior que a da

A partir de 2014, todos os carros que saírem das fábricas no Brasil deverão conter esses dois itens de segurança de série.. Tire suas dúvidas sobre

A plataforma desenvolvida ´e formada pelos seguintes sistemas: um hard- ware modular da empresa dSPACE e uma placa espec´ıfica para simulac¸˜ao HiL; uma bobina de Helmholtz