• Nenhum resultado encontrado

Transparência (corpos cetônicos): O excesso de Acetil-CoA produz corpos cetônicos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Transparência (corpos cetônicos): O excesso de Acetil-CoA produz corpos cetônicos"

Copied!
2
0
0

Texto

(1)

Raniê Ralph Bioquímica

1

Oxidação de Aminoácidos

Transparência: Nos peroxissomos também ocorre oxidação de ácidos graxos e é uma das principais fontes de ROS. O processo é parecido com o que ocorre na mitocôndrias. Fornece peróxido de hidrogênio e este pode dar radicais hidroxila e oxigênio triplet.

Transparência (corpos cetônicos): O excesso de Acetil-CoA produz corpos cetônicos. Estes corpos cetônicos (como acetoacetato e beta-hidroxi-butirato) vão para outros tecidos e lá são reconvertidos em acetil-CoA para fornecimento de energia. A acetona é exalada e é sintoma de diabetes ou jejum severo. (seu acúmulo no sangue gera cetose). Em jejum, o excesso de quebra de proteínas leva a um excesso de retirada de grupos amino que pode gerar hiperamonemia (esta pode ser hereditária ou adquirida). Nesta doença a excreção dos grupos amino tóxicos não é eficiente. Gera-se alcalose e carência de glutamato (porque este fica seqüestrando grupos amino e virando glutamina) que é um precursor do GABA (neurotransmissor). Então, pode dar problemas de memória. Pode ocorrer por problemas nas enzimas do ciclo da uréia (hereditária) ou por lesões dos hepatócitos (adquirida).

1 Parte: Produção da Uréia

Figura 1

Os aminoácidos não são convertidos em piruvato para seguir o sentido inverso na via glicolítica e gerar glicose porque existem pontos de regulação. Economiza-se ao máximo o nitrogênio do amônio porque não conseguimos clivar a dupla do nitrogênio molecular, mas, em excesso, o nitrogênio é direcionado para excreção.

2) O Destino do grupo amino e a economia de nitrogênio:

Economizamos porque é o quarto elemento mais abundante e não conseguimos quebrar o nitrogênio molecular para aproveitá-lo.

A glutamina transporta grupamentos amino dos outros tecidos para o fígado.

A alanina transporta grupamentos amino do músculo para o fígado.

Então, na corrente sanguínea sempre vai haver grande quantidade de glutamina e alanina proveniente da desaminação de aminoácidos.

Os aa. perdem grupamento amino para entrar no ciclo de krebs, virando alfacetoácidos (estes que entram no ciclo para produção de energia).

O alfacetoglutarato pega o grupamento amino deste aminoácido que entrou no ciclo de krebs e se transforma em glutamato. A seguir se dirige ao ciclo da uréia. (isto ocorre no fígado, porque em outros tecidos recebe mais um grupamento amino para virar glutamina que possui carga líquida zero e poder atravessar a membrana).

O glicogênio no músculo fornece glicose e depois piruvato. O piruvato pega o grupamento amino do glutamato e vira alanina.

Ou seja, o glutamato em outros tecidos recebe mais um grupamento amino se transformando em glutamina e vai para corrente sanguínea para alcançar os hepatócitos. Já no músculo o glutamato cede grupamento amino para o piruvato para que este se transforme em alanina.

Essas reações ocorrem graças às transaminases que tem como cofator a vitamina B6.

- A importância da Vitamina B6 (piridoxi-fosfato) Cofator das transminases e da fosforilase do glicogênio.

- Digestão de proteínas Figura 2

Figura 3 Figura 4

Proteínas mal digeridas:

Ex: Queratina, proteínas vegetais em grãos revestidas por celulose. Doença celíaca.

(2)

Raniê Ralph Bioquímica

2

Figura 5

OBS: lesões cardíacas e hepáticas liberam grande quantidade de transminases na corrente sanguínea. Em caso de obstrução coronariana ocorre a via glicolítica nessa região e grande quantidade de lactato desidrogenase também é encontrada no sangue.

Como ocorre a remoção do grupo amino?

Figura 6

As transaminases e lesões nos tecidos

Exemplo) Infarto do miocárdio devido à oclusão de artéria coronária e lesão no músculo cardíaco. Enzimas:

Lactato desidrogenase, STGP (transaminase glutâmico-pirúvico, durante a saída de grupamento amino do músculo para o fígado o piruvato recebe amino do glutamato. Também chamado de alanina aminotransferase), STGO (transaminase glutâmico-oxalacético: transfere grupamento amino do glutamato para o oxalacetato para formar aspartato), SCK (creatina quinase, fosforila a creatina).

Figura 7

O ciclo da uréia está agrupado com o ciclo de krebs.

Ciclo de Cori: o fígado é quem gasta energia para produção de glicose e não o músculo. Não faria sentindo se fosse o contrário. A energia gasta pelo músculo é para o exercício.

Ciclo da Uréia:

Figura 8

Em casos de deficiências nas enzimas desse ciclo não se consome a amônia e gera uma hiperamonemia.

Toxidade da amônia:

Figura 9

Figura 10: Em caso de excesso de grupos amino, o glutamato é desviado para formar glutamina e não forma GABA adequadamente. Como essa conversão do glutamato em glutamina gasta ATP pode-se faltar suprimento energético para tecidos como o nervoso. Além disso, consome-se o alfa-ceto-glutarato, intermediário do ciclo de krebs.

Referências

Documentos relacionados

Desenvolveu-se em três etapas: (i) apreciação dos produtos gerados pelo geoprocessamento dos dados de solos e topográficos, nesta etapa observou-se principalmente a

O candidato poderá obter informações e orientações sobre o Simulado Virtual, tais como Editais, processo de inscrição, horário de prova, gabaritos, ranking e resultados

Corograpliiu, Col de Estados de Geografia Humana e Regional; Instituto de A lta C ultura; Centro da Estudos Geográficos da Faculdade de Letras de Lisboa.. RODRIGUES,

CO 2 + NH 4 + + N 5 , N 10 -metileno-H4folato + NADH asparagina α -cetoglutarato oxalacetato Piruvato acetil-CoA glutamato glutamina Semialdeído do glutamato histidina

Em primeiro lugar, como a pecuária é menos intensiva em capital que a agricultura, mais produtores irão escolher a pecuária quando os preços da terra estiverem baixos em

Combating illegal deforestation and land grabbing generates incentives for producers to improve their productivity, thereby inducing farmers to intensify their pastures or switch

Hoje o gasto com a saúde equivale a aproximada- mente 8% do Produto Interno Bruto (PIB), sendo que, dessa porcentagem, o setor privado gasta mais que o setor público (Portal

É primeiramente no plano clínico que a noção de inconscien- te começa a se impor, antes que as dificuldades conceituais envolvi- das na sua formulação comecem a ser