• Nenhum resultado encontrado

TÍTULO: ENERGIA SOLAR: UTILIZAÇÃO EM EDIFÍCIOS RESIDENCIAIS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA. SUBÁREA: Engenharias

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "TÍTULO: ENERGIA SOLAR: UTILIZAÇÃO EM EDIFÍCIOS RESIDENCIAIS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA. SUBÁREA: Engenharias"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Realização: IES parceiras:

CATEGORIA: EM ANDAMENTO

ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA SUBÁREA: Engenharias

INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE SANTA CECÍLIA - UNISANTA

AUTOR(ES): JÉSSICA GARÓFALO GARCIA, RENATO MOIZINHO DOS SANTOS, ISRAEL DIAS DE ANDRADE SILVA, LYARA DE ALMEIDA ALVES

ORIENTADOR(ES): ANDRE LUIS GOMES PAES

(2)

1. RESUMO

O presente artigo tem como intuito estimular o emprego de fontes alternativas de energias renováveis e não poluentes para o meio ambiente. Atualmente, buscamos constantemente expandir o uso de fontes de energia sustentáveis e renováveis, ou seja, aquelas que não causam malefícios ao meio ambiente ao serem transformadas em energia e são provenientes de matérias-primas inesgotáveis. A energia solar é a forma de obtenção de energia que apresenta menores impactos ambientais, sendo a fonte de energia com menor emissão de poluentes ao meio ambiente. Portanto, foram realizadas pesquisas que poderão ser utilizadas para a implementação da energia solar fotovoltaica em edifícios residenciais como uma forma sustentável de obtenção de energia elétrica e para investimento a longo prazo na vida dos moradores. Trata- se de estudos de casos para comparação das vantagens e desvantagens em relação à distribuição de energia elétrica utilizada atualmente e a energia solar fotovoltaica, mostrando que essa forma de obtenção de energia é a melhor escolha para a implementação de energia sustentável em edifícios residenciais, sendo um bom investimento para o futuro das pessoas e para o meio ambiente.

.

Palavras-chave: Energia solar, Sustentabilidade, Sistema solar fotovoltaico 2. INTRODUÇÃO

O Brasil é um país rico em fontes renováveis, mas para que haja desenvolvimento, no que concerne ao aumento da utilização dessas fontes, é de suma importância incentivos regulatórios como forma de estimular o uso de fontes limpas, a exemplo de programas governamentais, de normas técnicas, bem como de incentivos financeiros e/ou fiscais. Esses incentivos proporcionam ao país fontes alternativas mais baratas de energia limpa, tal como a energia fotovoltaica, que utiliza o recurso solar.

As práticas para diminuir os danos ao meio ambiente estão cada vez mais presentes na sociedade e uma das maiores preocupações relacionadas à sustentabilidade é a geração de energia. As formas convencionais de obtenção de energia acabam por ser consideradas maneiras ecologicamente insustentáveis, as quais envolvem problemas ambientais e o esgotamento de recursos naturais não

(3)

renováveis.

Diante do grande consumo de recursos naturais, um número cada vez maior de empresas vem incorporando em suas estratégias o conceito de sustentabilidade, pois são alvos de novas expectativas quanto as suas responsabilidades para com a sociedade como agentes que dispõem de recursos financeiros e tecnológicos para uma atuação mais ágil, decisiva e direta na solução dos problemas ambientais e sociais (HINZ; DALLA VALENTINA; FRANCO, 2006).

Frente a esse cenário, a energia solar vem sendo muito abordada, pois se trata de uma fonte alternativa e autossustentável de energia, ou seja, sua aplicação não produz maiores danos ao meio ambiente. Apesar de todas as vantagens do seu emprego, as construtoras, na sua maioria, ainda não adotam os painéis solares como parte da rede elétrica nos empreendimentos residenciais.

3. OBJETIVO

O presente estudo tem como intuito estudar a viabilidade da utilização de painéis solares demonstrando suas vantagens e desvantagens, tentando encontrar a melhor maneira de aplicar a técnica.

4. METODOLOGIA

O artigo será baseado em pesquisas bibliográficas, as quais tem por objetivo obter informações por meio de estudos teóricos e análises sobre energia solar, verificando os seus impactos na rede elétrica e na sociedade, incluindo aspectos técnicos, econômicos, ambientais e sociais referentes ao uso de energia solar.

5. DESENVOLVIMENTO 5.1. ENERGIA SOLAR

A energia solar é designada como uma energia alternativa, renovável e sustentável, a qual funciona com a utilização da luz solar como fonte de energia, ou seja, é aquela que provém do calor do sol, podendo ser usufruída e empregada por diferentes tecnologias, como: aquecimento solar, energia solar fotovoltaica e energia

(4)

heliotérmica. Sendo considerada uma fonte de energia limpa, tornando-se dessa forma uma fonte alternativa promissora para a obtenção de energia. A captação da energia solar pode ser realizada por meio de diversas tecnologias, como painéis fotovoltaicos, usinas heliotérmicas e aquecedores solares.

Villalva (2017) descreve que a energia solar é a energia renovável, gerada pela luz e o calor do sol, e pode ser utilizada por inúmeras tecnologias em constante evolução, considerada uma fonte de energia limpa e renovável, é a fonte de produção de energia que mais cresce no mundo, além de ser uma fonte inesgotável. Essa fonte de luz e vida produz energia renovável, limpa e silenciosa.

Chambouleyron (1989) descreve que a eletricidade gerada por meio da energia do sol é tida como uma excelente fonte tecnológica de energia, sendo que seu processo de geração que é realizado por dispositivos semicondutores não contém partes móveis, não produz resíduos e não libera calor residual, contribuindo para o equilíbrio da biosfera e evitando por completo o efeito estufa.

Carlos e Lamberts (2008) explicam que os climas mais temperados, como os da região Sul, que possui menores índices de irradiação solar, ainda assim apresentam potencial econômico e técnico para o aproveitamento da energia solar.

5.2. ENERGIA HELIOTÉRMICA

ANEEL (2015) explica que o processo de geração de energia elétrica por meio de fontes heliotérmicas pode ser comparado com a termoelétrica convencional, contudo com a diferença da fonte de obtenção de calor, que ao invés da combustão de um material se dá pela concentração da radiação solar utilizando espelhos para concentrar irradiação direta normal do sol. Esse calor pode ser aproveitado diretamente em processos térmicos, sendo armazenado ou transformado em energia elétrica em um ciclo de potência.

5.3. ENERGIA SOLAR FOTOVOTAICA

A energia solar fotovotaica é aquela energia solar que é adquirida por meio da conversão da irradiação solar em eletricidade por intermédio de materiais semicondutores.

Descreve-se como energia solar fotovoltaica aquela energia que se obtém por

(5)

meio da conversão direta da luz em eletricidade (Efeito Fotovoltaico), sendo a célula fotovoltaica um dispositivo fabricado com material semicondutor, a unidade fundamental desse processo de conversão. A energia solar é inesgotável na escala terrestre de tempo, tanto como fonte de calor quanto de luz, sendo uma das alternativas energéticas mais promissoras para prover a energia necessária ao desenvolvimento humano.

Braga (2008) descreve que a eletricidade solar fotovoltaica é a tecnologia energética promitente em que as células solares convertem diretamente a energia solar, sendo a mais abastada e renovável fonte de energia em eletricidade, desta forma o processo de geração de energia acontece por dispositivos semicondutores que não tem partes metráveis, esse processo não gera resíduos e não libera calor residual, mantendo o equilíbrio da biosfera e evitando o aumento do efeito estufa.

5.4. USO DE ENERGIA SOLAR EM RESIDÊNCIAS

Uma residência sustentável leva em conta, entre outros aspectos, a aplicabilidade energética que consiste em proporcionar a diminuição do consumo de energia em todo o ciclo de vida de uma habitação utilizando fontes alternativas como energia solar. Ainda hoje, há dúvidas em relação à reputação e a qualidade dos produtos e serviços sustentáveis, pois confundem sustentabilidade com ecologia sem garantia de qualidade, rusticidade, entre outros, além de pensarem que tudo que é sustentável é mais caro e que não tem ampla oferta de mercado.

6. RESULTADOS PRELIMINARES

Até o atual estágio da pesquisa, concluímos que energia solar fotovoltaica é considerada uma ótima alternativa por ser uma fonte de energia limpa, gerando menores danos ao meio ambiente. Também é uma tecnologia energética muito promissora, funcionando da seguinte forma: as células solares convertem diretamente a energia solar, transformando a mais abundante fonte de energia renovável em eletricidade.

A geração de energia solar é processada deste modo: a energia do sol é absorvida nos painéis solares e transformada em energia elétrica. Esse processo de geração, executado por dispositivos semicondutores, não possue partes móveis,

(6)

dessa forma, não produz cinzas e nem outros resíduos. Por não liberar calor residual, não altera o equilíbrio da biosfera, pois não envolve queima de combustível, evitando por completo o efeito estufa.

O equipamento que recebe a carga produzida pelos painéis, converte em energia limpa. O inversor também controla automaticamente todo funcionamento do sistema gerador. Desse modo, a energia gerada é utilizada na unidade consumidora no mesmo instante.

Mediante ao que já foi estudado, buscaremos análises especializadas referente ao processo de implantação de energia solar fotovoltaica em edifícios residenciais.

7. FONTES CONSULTADAS

ANEEL, Agência Nacional de Energia Elétrica –. CHAMADA 019/2015:

PROJETO ESTRATÉGICO: “DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA NACIONAL DE GERAÇÃO HELIOTÉRMICA DE ENERGIA ELÉTRICA”. 2015..

BRAGA, Renata Pereira. Energia solar fotovoltaica: fundamentos e aplicações.

Monografia, Graduação em Engenharia Elétrica UFRJ. Rio de Janeiro, 2008.

CARLO, J., LAMBERTS, R. Development of envelope efficiency labels for commercial buildings: effect of different variables on electricity consumption, Energy and Buildings, vol. 40, 2008.

CHAMBOULEYRON, I. Eletricidade Solar. IN Ciência Hoje, vol.9. Nº 54.São Paulo, SBPC, 1989.

VILLAIVA, Marcelo Gardela; GAZOLI, Jonas Rafael. Energia Fotovoltaica:

conceito e aplicação sistema isolados e conectados à rede. 2ªEdição Revisada e Atualizada, Editora Saraiva,2017.

HINZ, Roberta Tomasi Pires; DALLA VALENTINA, Luiz V.; FRANCO, Ana Claudia. Sustentabilidade ambiental das organizações através da produção mais limpa ou pela Avaliação do Ciclo de Vida. Estudos Tecnológicos em Engenharia, v.

2, n. 2, p. 91-98, 2006.

Referências

Documentos relacionados

Foram visitadas três obras em diferentes etapas de andamento, assim como também, o porte do canteiro de cada obra4. Uma de pequeno porte, com maior dificuldade de

O aplicativo em si pretende, não apenas fiscalizar obras irregulares com a colaboração da sociedade, como também trazê-los para dentro da discussão social a respeito da

Existem v ´arios m ´etodos para calcular a ´orbita de um corpo celeste, em particular, de um sat ´elite artificial, um m ´etodo em espec´ıfico que est ´a sendo abordado

O sol é uma fonte de energia limpa, este recurso energético vem sendo utilizado cada vez mais intensamente pela humanidade através de métodos de transformação da energia solar,

Ao longo do artigo serão abordados e apresentados assuntos como: tipos de equipamentos de ar condicionado náuticos, opções de coleta de água em alto mar,

Além disso, foi descoberta o perfil do prestador que mais teria demanda e traçado os possíveis meios de pagamento com maior aceitação do mercado e as

Em busca de um equilíbrio entre desenvolvimento socioeconômico dos países e a proteção do meio ambiente, técnicas de geração de eletricidade, através de fontes

● Energia solar: é a energia radiante do Sol que pode ser utilizada para aquecimento de água em residências e para a geração de energia elétrica por meio