• Nenhum resultado encontrado

- CURSO DE ETIQUETA -

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "- CURSO DE ETIQUETA -"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

- CURSO DE ETIQUETA -

© Copyright -Todos os direitos reservados.

A reprodução não autorizada destes materiais, no todo ou em parte, constitui violação do direitos autorais.

(Lei nº 9.610).

(2)

HIGIENE PESSOAL E DO AMBIENTE

HIGIENE PESSOAL

A base para as Boas Maneiras é a auto-estima. Se a pessoa não se valoriza, então ela não se cuida;

se ela não dá trato a si mesma e se a sua própria figura e os seus modos ofendem pela inadequação o sentimento de sociabilidade de seus semelhantes, cairá por terra toda possibilidade de que seus gestos possam significar deferência e respeito para com os outros. Os cuidados consigo mesmo, incluída a higiene pessoal e a higiene do ambiente pelo qual a pessoa é responsável, devem ser, portanto, nosso ponto de partida.

O Brasil tem ainda, no campo e nas cidades, muita gente de hábitos muito primitivos de higiene, o que nos obriga, dentro do propósito destas páginas, a abordar alguns costumes que as pessoas mais cultas acharão detestáveis. Não tomem como desrespeito e insensibilidade, pois desejo mostrar uma realidade a aqueles que podem, através do ensino, contribuir para que tais hábitos sejam mudados.

Abaixo estão listados alguns tópicos relativos à higiene do corpo e ao asseio ambiental, para atenção em relação às crianças e aos jovens, em casa e na escola, e a adultos assistidos.

O CORPO

Além de fundamental para o intercâmbio social, a higiene do corpo é também importante para a saúde. Inúmeras doenças, principalmente da pele, dermatoses, impetigo, larva geográfica e micose de praia, por exemplo, decorrem de falta de higiene. Manter o corpo asseado e perfumado, e as roupas limpas, é o primeiro preceito a ser ensinado às crianças e jovens, no lar e na escola, e um imperativo para os adultos.

Cheiro do corpo

O cheiro do corpo pode afetar o relacionamento social, como é o caso do cheiro de suor, a bromidrose, (suor malcheiroso) e do mau hálito, ou pode afetar apenas o relacionamento entre duas pessoas, como é o caso dos odores em partes íntimas.

Origem do odor O homem tem dois tipos de glândulas sudoríparas, as glândulas écrinas, que produzem apenas líquido refrescante para o corpo, e as glândulas apócrinas, cuja secreção transporta gorduras e proteínas das células para o exterior do corpo.

As glândulas écrinas estão distribuídas por todo o corpo e abrem diretamente na superfície da pele.

Elas respondem prontamente a tensões ou ao calor. O suor que produzem é um plasma filtrado incolor que é 99% água e 1% outras substâncias químicas como compostos de sódio, cloro, potássio, cálcio, fósforo e ácido úrico.

As glândulas apócrinas, ao contrário, concentram-se em certas áreas peludas: nas axilas, na parte cabeluda da cabeça, e nas regiões umbilical, pubiana e anal. O suor que produzem vaza para os folículos capilares (raiz dos cabelos), e não diretamente sobre a pele. A secreção das glândulas apócrinas é alimento para as bactérias que estão na epiderme, e os produtos do metabolismo das gorduras e proteínas secretadas, digeridas pelas bactérias, é que produzem o cheiro desagradável do suor.

Raças

Nos estudos sobre características raciais, - uma das preocupações mais fortes da sociologia em fins do século XIX e primeira metade do século XX -, indicaram que são os europeus e africanos que possuem maior quantidade de glândulas sudoríparas do tipo apócrina. A raça mongol tem menor quantidade, e nas axilas, onde a concentração é normalmente maior nas duas primeiras raças, os mongois podem não ter nenhuma, ou ter muito poucas. Os japoneses quase não tem odor nas axilas.

Ao tempo da escravatura, os negros africanos se queixavam do cheiro dos mercadores franceses que

(3)

iam comprar negros na África: diziam que cheiravam a "galinha molhada". No entanto, algumas etnias negras têm odor mais forte que os brancos.

Genética

Além da tendência racial, a genética individual faz variar a intensidade do odor entre membros do mesmo grupo étnico. Variam individualmente a distribuição, a quantidade e a intensidade da atividade das glândulas sudoríparas. Algumas pessoas têm hiperidrose axilar, ou excesso de suor nas axilas, que deixa grandes manchas na roupa. Essas pessoas geralmente não têm bromidrose porque a sudorese das glândulas écrinas lava as secreções produzidas pelas glândulas apócrinas que são as responsáveis pelo cheiro forte de suor.

Atividade física intensa

As pessoas de qualquer raça que caminham muito, ou passam muito tempo em ambientes quentes e fechados, adquirem cheiro de corpo; o suor se acumula sobre a pele e impregna as roupas, quando essas são pouco ventiladas ou muito absorventes, e as secreções rapidamente deterioram devido a alimentarem as bactérias que existem na pele.

Alimentação

O que a pessoa come como base de sua alimentação pode provocar cheiro do corpo.

Fungos

São causas do mau cheiro nos pés os fungos, que provocam fissuras entre os dedos ou se concentram em pequenos nódulos na base dos artelhos na micose conhecida como pé de atleta. É, no entanto, um cheiro diferente do cheiro produzido por bactérias a partir do suor. É inútil tentar resolver o problema com qualquer tipo de talco. É necessário um bom fungicida, que um farmacêutico experiente saberá indicar.

Vestuário

As roupas retêm o calor do corpo e por isso favorecem o suor e a consequente produção dos resíduos bacteriológicos que geram o mau cheiro. Mas o odor pode inclusive provir da própria roupa, e não do suor. Alguns tecidos sintéticos usados em camisas ficam mau cheirosos quando aquecidos pelo calor do corpo. Também a roupa que é lavada mas não perde todo o sabão, ou que demora a secar, principalmente na época de chuva, adquire odor desagradável.

SOLUÇÕES:

O banho diário utilizando-se uma escova para escovar as axilas com espuma de sabão e a aplicação de um desodorante comum ao local, após o banho, é talvez a melhor solução para se evitar o mau cheiro axilar. Se não houve cuidados prévios, e já está formado um revestimento amarelado em cada pelo, então é necessária a remoção dos pelos com um aparelho de barbear. Os pelos que nascerão depois se manterão limpos se forem tomados os cuidados acima indicados.

É necessário distinguir entre desodorante e antitranspirante. O primeiro cobre ou absorve os odores sem limitar a transpiração. O segundo inibe ou restringe a transpiração por reduzir as dimensões dos poros ou por obstruir e retardar sua secreção. Hidroclororeto de alumínio é o composto mais usado em desodorantes e antitranspirantes. O talco também absorve a umidade e o odor, porém com menor resultado. Existe também a solução cirúrgica, que consiste na eliminação de parte das glândulas sudoríparas.

Mau hálito

São apontadas causas variadas para o mau hálito. É atribuído a refluxos do estômago que alcançam

a garganta, à inflamação das gengivas, à simples presença de alimentos envelhecidos retidos entre

(4)

os dentes, à cárie dentária e também as amígdalas que, mesmo que estejam sadias, em alguns casos têm uma estrutura que facilita a retenção de resíduos (pequenos carocinhos branco-amarelados) e neste caso o único modo de eliminar o mau hálito definitivamente é com a extirpação desses pequenos órgãos. A pessoa deve ser encorajada a procurar junto aos profissionais em cada área a possível causa do problema.

Na escola as crianças podem ser ensinadas a escovar os dentes de modo a deixar os interstícios limpos (comprimindo a escova e fazendo penetrar seus fios nos espaços entre os dentes, ou usando fio-dental) e as gengivas (na parte superior e mais alta, ou na parte inferior e mais baixa) bem massageadas; a mestra deve enviar um alerta aos pais, se o problema for persistente.

Qual a maneira certa de escovar seus dentes?

Uma boa escovação deve durar, no mínimo 2 minutos, a maioria das pessoas não chega nem perto desse tempo. Para você ter idéia de quanto tempo você está escovando os dentes, use um relógio da próxima vez que for escovar seus dentes.

Escove seus dentes com movimentos suaves e curtos, nunca se esqueça da margem gengival, os dentes posteriores, que são os mais difíceis de alcançar e para as áreas situadas ao redor de restaurações e coroas.

Concentre-se na limpeza de cada setor da boca, da seguinte maneira:

Escove as superfícies voltadas para a bochecha dos dentes superiores e, depois, dos inferiores.

Escove as superfícies internas dos dentes superiores e, depois, dos inferiores.

Em seguida, escove as superfícies de mastigação.

Para ter hálito puro, escove também a língua, local onde muitas bactérias ficam alojadas.

Qual a maneira correta de usar o fio dental?

Quando você o usa corretamente, o fio dental remove a placa bacteriana e os resíduos de alimentos das áreas onde a escova dental não alcança facilmente, como, por exemplo, a linha da gengiva e as áreas entre os dentes. É altamente recomendável o uso diário do fio dental, uma vez que a placa bacteriana pode levar ao aparecimento de cáries e doenças gengivais.

Para usar o fio dental de maneira correta faça o seguinte:

Enrole aproximadamente 40 centímetros do fio ao redor de cada dedo médio, deixando uns dez centímetros entre os dedos.

Segurando o fio dental entre o polegar e indicador das duas mãos, deslize-o levemente para cima e para baixo entre os dentes.

Passe cuidadosamente o fio ao redor da base de cada dente, ultrapassando a linha de junção do dente com a gengiva. Nunca force o fio contra a gengiva, pois ele pode cortar ou

machucar o frágil tecido gengival.

Utilize uma parte nova do pedaço de fio dental para cada dente a ser limpo.

Para remover o fio, use movimentos de trás para frente, retirando-o do meio dos dentes.

(5)

Que tipo de fio dental devo usar?

Há dois tipos de fio dental:

Fio PTFE (monofilamento);

Fio de nylon (ou multifilamento);

Existem no mercado fios dentais de nylon, encerados ou não, com uma grande variedade de sabores.

Como esse tipo de fio é composto de muitas fibras de nylon, ele pode, às vezes, rasgar-se ou desfiar, especialmente se os dentes estiverem muito juntos. Embora mais caro, o fio de filamento único (PTFE) desliza facilmente entre os dentes, mesmo com pouco espaço, e não se rompe. Usados de maneira adequada os dois tipos de fio removem a placa bacteriana e os resíduos de alimentos.

Placa Bacteriana Placa bacteriana é uma película pegajosa e incolor, formada por açúcares e bactérias, que se forma sobre os dentes. Por termos bactérias presentes a todo instante na nossa boca, é impossível após uma refeição e sem a devida limpeza não sentir uma camada sobre os dentes.

As bactérias aproveitam os restos de alimentos, que permanecem sobre os dentes e saliva, e retiram deles os nutrientes que precisam para se desenvolver. A placa, por sua vez, libera um ácido que ataca o dente deixando-o sem proteção e de fácil acesso à carie.

Para evitar a placa bacteriana é necessário usar fio-dental, para remover a sujeira que a escova não alcança, e sempre escovar os dentes após uma refeição. Se a placa não for retirada, ela irrita a gengiva, causa inflamação, inchaço, sangramento e até gengivite.

Como saber se tenho placa bacteriana nos dentes?

Todos nós temos placa bacteriana porque as bactérias estão sempre presentes em nossa boca. As bactérias aproveitam os nutrientes contidos nos alimentos que ingerimos e aqueles contidos na saliva para se desenvolver. A placa causa as cáries quando os ácidos que ela produz atacam os dentes, o que acontece após as refeições. Sofrendo esses ataques repetidos, o esmalte dos dentes pode se desfazer e abrir caminho para a formação de cáries. Não sendo retirada, a placa bacteriana pode também irritar a gengiva ao redor dos dentes, causando gengivite (as gengivas ficam vermelhas, incham e sangram), periodontite e perda dos dentes.

Cáries

A Cárie é uma doença infecto-contagiosa degenerativa de origem multifatorial que destrói os dentes, seu principal agente etiológico é a bactéria Streptococcus mutans.

As bactérias que se encontram normalmente na boca transformam os restos de alguns alimentos em

(6)

ácidos; tais ácidos, (lático, acético, butírico, propiônico, etc) formados por um processo de fermentação, atacam os tecidos mineralizados do dente.

Sua ação se dá através da degradação de açúcares e sua transformação em ácidos que corroem a porção mineralizada dos dentes. O flúor juntamente com o cálcio e um açúcar, chamado xilitol agem inibindo esse processo, contudo o flúor deve ser usado com moderação, devido a sua alta toxicidade. Além disso, quando não se escovam os dentes corretamente e neles acumulam-se restos de alimentos, as bactérias que vivem na boca aderem-se aos dentes, formando a placa bacteriana ou biofilme.

Na placa, elas transformam o açúcar dos restos de alimentos em ácido, que por sua vez corrói o esmalte do dente formando uma cavidade, que é a cárie propriamente dita. Vale lembrar que a placa bacteriana se forma mesmo na ausência de ingestão de carboidratos fermentáveis, pois as bactérias possuem polissacarídios intracelulares de reserva.

Como Evitar a Cárie Escovar corretamente os dentes, massageando as gengivas, usando pastas dentais com flúor após as refeições (se tiver alergia ao flúor (rash), procure um creme dental com menos fluoreto, ou com outro tipo do composto, como o MFP ou o Fluoreto de Cálcio, ou ainda diminua a quantidade de creme. Use o fio dental após as refeições e principalmente antes de dormir. O fio dental remove os restos de comida e a placa bacteriana nos locais onde a escova não chega.

Evitar o consumo frequente de bebidas ou alimentos açucarados, principalmente aqueles que agridem os dentes, como os refrigerantes; se o consumo excessivo de açúcar não pode ser evitado, procurar fazê-lo logo após as refeições, escovando os dentes logo de imediato.

Não escove os dentes logo após o consumo de refrigerantes, como os mesmos "retiram" o esmalte, a escovação pode acabar desgastando-o. Espere pelo menos 15 minutos. (Cuidado!

o pH da placa começa a cair após 5 minutos da ingestão de sacarose).

Deve-se procurar o dentista pelo menos uma vez a cada 6 meses; este poderá detectar inícios de cáries e dar orientações quanto às técnicas de escovação, uso de flúor,etc.

Como ter os dentes sempre brancos?

Com o passar do tempo, a exposição a alimentos, bebidas (especialmente café, chá, refrigerante e vinho tinto) e fumo gradualmente escurecerá os dentes recentemente clareados. Mas existem medidas que podem ser tomadas para manter seu sorriso. O pequeno esforço investido em mantê- los brilhantes ao máximo, não é nada se comparado ao dinheiro e tempo necessários ao tratamento de clareamento dos dentes.

Veja baixo algumas dicas para manter seus dentes brancos:

Use creme dental branqueador para a remoção de manchas e prevenir o amarelamento dos dentes.

Escove ou enxágüe os dentes imediatamente após consumir alimentos ou bebidas que possam manchá-los.

Use um canudo para consumir bebidas que possam manchar os dentes, como por exemplo:

café, chá, refrigerantes e vinho tinto.

Use batom de tonalidade brilhante baseada no azul ou cor-de-rosa. O que confere uma

aparência mais branca aos dentes. Evite usar tons alaranjados ou marrons.

(7)

Verifique se seus dentes necessitam de retoque. Dependendo do método de clareamento usado, um retoque após seis meses, um ano ou dois pode ser necessário. Caso você fume ou beba muito café, talvez precise de um retoque com mais freqüência.

O que é gengivite?

Gengivite - uma inflamação da gengiva - é o estágio inicial da doença da gengiva e a mais fácil de ser tratada. A causa direta da doença é a placa - uma película, grudento e sem cor de bactérias que se forma, de maneira constante, nos dentes e na gengiva.

Se a placa não for removida pela escovação e uso de fio dental diários, ela produz toxinas (venenos) que irritam a mucosa da gengiva causando a gengivite. Neste estágio inicial da doença da gengiva, os danos podem ser revertidos, uma vez que o osso e o tecido conjuntivo que segura os dentes no lugar ainda não foram atingidos. Entretanto, se a gengivite não for tratada, ela pode evoluir para uma periodontite e causar danos permanentes aos dentes e mandíbula/maxilar.

Dentes Sensíveis Você é uma das muitas pessoas que recusam água gelada no restaurante ou esperam a xícara de café esfriar antes de dar um golinho para que os dentes não doam? Ou você precisa de uma delicadeza especial ao escovar os dentes, passar fio dental ou mastigar?

Talvez você tenha dentes sensíveis, uma das causas mais comuns de queixas de saúde bucal entre os pacientes. Mas existem várias estratégias que você pode usar para ter de volta o seu sorriso.

Como evitar dentes sensíveis?

A manutenção de gengivas sadias é o melhor caminho para proteger a dentina dos dentes da exposição. O escudo formado pelas gengivas sadias, os dentes e o osso subjacente é que dá uma proteção mantendo as superfícies altamente sensíveis das raízes cobertas por ele.

Uma escovação adequada e o uso do fio dental são a base para uma boa rotina de cuidados bucais.

Entretanto, uma escovação excessivamente vigorosa, com uma escova de dentes com cerdas duras e uma pasta de dentes abrasiva pode desgastar o esmalte dos dentes e causar a retração da gengiva!

Cabelos

O cabelo, independentemente do estilo, deve estar sempre limpo e bem cortado, e a barba feita.

Barba e cabelos crescidos e sujos geram, além de mau cheiro, coceiras devidas à foliculite e a

parasitas do couro cabeludo. Após um dia de suor e poeira, tomar um bom banho lavando bem a

cabeça. Prestar atenção permanentemente, principalmente quanto às crianças que frequentam a

escola, para verificar se há contaminação por piolhos.

(8)

O rosto

O rosto é nosso cartão de apresentação principal. Contem um grande número de informações de interesse social. Uma pessoa sagaz, analisando os traços, os movimentos e o tratamento do rosto de alguém, pode intuir muita coisa sobre a sua personalidade, de modo que suas respostas em relação ao outro serão influenciadas por esses sinais. Não cabe aqui analisar essas mensagens porém apenas ressaltar os aspectos relativos à higiene.

Acne

Lavar bem o rosto (e esfregar as costas com uma escova macia), com sabonete específico para pele acneica, é certamente uma medida eficaz para diminuir o número de espinhas ou acne, pois elimina a oleosidade excessiva da pele, pode desobstruir os poros e evitar o crescimento e a dispersão das bactérias na pele.

Limpeza do Nariz e da Garganta

É repugnante aspirar ruidosamente o muco do nariz para o fundo da garganta e engolir, o que muitos fazem sem se importar onde estão, mesmo que estejam à mesa das refeições!

Outro péssimo hábito é escarrar na pia do banheiro, cuja bacia, nos banheiros de restaurantes ou de locais públicos, não raro mostram restos desses fluxos orgânicos. Se já está dentro de um banheiro, a pessoa deve usar o papel higiênico para assoar o nariz e lançar o papel usado no vaso e dar descarga.

Deve-se ter lenço de papel à mão para limpeza do nariz e também para o muco da garganta que deve ser discretamente cuspido no papel, que será suficiente para embalar a carga a ser lançada com segurança na cesta de lixo ou em um vaso sanitário. Não tendo lenços, folhas dobradas de papel higiênico, ou mesmo guardanapos de papel, podem ser levados na bolsa ou no bolso, para as emergências. Com certeza conta-se entre os gestos mais elevados de caridade ajudar a esse respeito às pessoas doentes e inválidas.

Coriza

Se a criança ou o adulto está sempre de nariz escorrendo, isto sem dúvida os prejudica no relacionamento social. Se a causa é um resfriado, necessita que seja incluída em sua alimentação elementos fortificantes como cálcio e vitaminas - principalmente vitamina "C". O Ministério da Saúde distribui o pó multi-mistura, rico em elementos nutricionais e vitaminas, para ser incluído nas refeições.

Mãos e unhas

O aperto de mão quando esta está suada, suja e pegajosa e as unhas dos dedos estão crescidas e abrigam sujeira, causa repulsa. Desde muito cedo os meninos e as meninas devem ser ensinados a cuidar das unhas dos pés e das mãos. Aos meninos basta aprender a usar um cortador de unhas e a mantê-lo em sua caixinha ou gaveta pessoal, em casa. Os homens podem utilizar esse mesmo instrumento, simples e barato, em lugar de tentar cortar as unhas com tesouras grandes ou ponta de faca ou canivete.

As meninas e as mulheres, mais que os homens, atentam para o cuidado com as unhas, mas não

deveriam esperar até que a pintura fique em muito mal estado para refazê-la. Esmaltes de cores

claras contribuem mais para o aspecto de limpeza e elegância das mãos femininas, que os esmaltes

de cores escuras.

(9)

Defeitos físicos

Chamam atenção e por isso desequilibram o relacionamento pela aversão natural que possam despertar nas outras pessoas, podem na maioria das vezes ser corrigidos pela cirurgia plástica. Os pais de uma criança que tenha nascido com lábios leporinos, ou o jovem portador de algum defeito físico hoje facilmente corrigível pela cirurgia, devem ser encorajados e auxiliados nesse particular.

O mesmo se aplica a verrugas e pólipos.

(10)

HIGIENE DO AMBIENTE

Lembrando o aspecto da dignidade da pessoa, ao qual aludimos repetidas vezes, não é digno do ser humano um ambiente para viver que não tenha seu desenho e condições marcados pela sua racionalidade e condizentes com sua dignidade. A casa deve ter uma arquitetura que lhe traga conforto e facilite o cumprimento de suas tarefas, inclusive a de bem abrigar e criar sua família quanto a todas as suas necessidades. A boa higiene é marca dessa racionalidade e do empenho pela dignidade.

A casa

Os compartimentos da casa devem ser mantidos varridos e encerados, livres de animais que trazem parasitas, espalham pêlos e oleosidade mau cheirosa por onde andam. Os sofás e poltronas, os carpetes e tapetes, e o assoalho devem estar limpos com produtos de limpeza adequados, de modo a que restos de comida, cabelos, gordura e células deixadas pela epiderme humana não alimentem os ácaros e não retenham a poeira que contem fezes desses minúsculos e invisíveis artrópodes.

O quarto de dormir

O conforto para um bom descanso não depende só de como o quarto de dormir está equipado, mas principalmente de que seja um ambiente limpo e isento de insetos parasitas.

O ideal é que a casa tenha todas as janelas e portas teladas, a diferença está em não ser a pessoa incomodada pelos mosquitos enquanto descansa ou dorme. Não se trata de evitar doenças como filariose, dengue, malária, e outras transmitidas pelos mosquitos, embora a tela na janela possa diminuir os ricos da picada desses insetos transmissores; trata-se do conforto para dormir. Além da tela na janela, o quarto precisa ser mantido limpo. Não havendo tempo pela manhã para arrumar a cama, é melhor que os lençóis, cobertas e cobertores sejam apenas dobrados e deixados sobre a cama para serem postos mais tarde, num horário em que a pessoa possa fazer a arrumação com calma, examinado o colchão e também a grade do estrado da cama à procura de insetos. É comum a pessoa trazer do transporte coletivo e dos cinemas percevejos e pulgas. Arrumar a cama com cuidado, colocando inseticida se necessário, é fundamental para a higiene do quarto.

Ao varrer o quarto é preciso evitar levantar poeira. Para isso varre-se levemente as partículas maiores que estejam no assoalho diariamente e pelo menos uma vez por semana passa-se pano úmido no chão e flanela úmida nos móveis. Nas frestas do chão e dos móveis abrigam-se os ácaros, as pulgas, as miúdas mariposas que se transformam em traças, e as aranhas que se alimentam daquelas. Borrifar inseticida caseiro se notar que os cuidados acima não foram suficientes.

Banheiros

Banheiro se usa de porta fechada. Os ruídos inevitáveis devem ficar abafados entre as quatro paredes do banheiro, por mais íntimos que sejam os moradores, e mesmo que esteja em casa apenas o casal. Em banheiros no centro do apartamento, ou de casas pequenas, é mesmo necessário dar descarga no vazo ou abrir a torneira para dissimular outros ruídos. Se a pessoa está só em casa e precisa deixar a porta entreaberta para ouvir o toque da campainha da rua ou do telefone, deve certificar-se de que a porta de entrada da casa está trancada e não terá a surpresa de alguém que entre inesperadamente.

O banheiro deve estar sempre impecavelmente limpo. Não é o lugar para acumular roupa suja em

cestas, pois dá mau cheiro. É necessário que haja pelo menos um tapete, preferencialmente de cor

clara ou branca, ao pé da pia. Alguns frascos de loução ou colônia bem desenhados podem ser

deixados sobre o balcão, dispostos esteticamente, mas vidros comuns devem ser mantidos dentro do

armário. A escova de cabelo com cabo de prata pode fazer parte da decoração do balcão, mas uma

escova comum é preferível que seja guardada numa gaveta; em um e noutro caso, no entanto, deve

estar absolutamente limpa, sem um único fio de cabelo. O mesmo se aplica aos pentes, cujas hastes

também precisam ser limpas do resíduo de poeira oleosa que retiram dos cabelos.

(11)

Havendo uma banheira, esta precisa estar limpa daquela leve pátina gordurosa que se forma ao nível da água, quando usada. O mesmo com a pia, que não deve ficar com manchas de dentifrício e espuma seca de sabão, ou com fios de cabelo espalhados na bacia. O sabonete também deve ser lavado após o uso, para não ficar com manchas de sujo, nem odores de partes íntimas em que tenha sido usado.

O tubo de dentifrício deve ser bem fechado e deixado no armário, como também a escova de dentes;

não são peças para ficar em exibição.

Ao terminar de usar o banheiro, corra os olhos pelo ambiente e veja o que pode ser limpo e reposto nos lugares. O tapete deve ser deixado bem estendido, o vaso sanitário limpo, com a tampa baixada.

Os banheiros públicos

Os donos dos banheiros públicos são aqueles que deles se utilizam, e que devem, no seu interior, ter o mesmo cuidado e o mesmo respeito pelos outros que também irão usá-lo, tal como fariam em suas próprias casas. Mas há uma dificuldade compreensível para o usuário do banheiro público: a aversão natural que se tem em utilizar instalações que foram usadas por estranhos e o seu receio de se contaminar com alguma moléstia contagiosa. As pessoas então recorrem a posições acrobáticas para evitar o contacto com qualquer peça no banheiro, e não querem tocar sequer no botão ou alavanca de descarga. Porém, se não falta papel higiênico, ele pode ser utilizado na solução do problema. Um pedaço de papel permitirá à pessoa abrir a torneira da pia ou apertar o botão de descarga sem tocar diretamente no metal. Se há um mínimo de limpeza no banheiro, pode inclusive forrar com a fita do papel higiênico o assento do vaso e utilizá-lo com mais conforto. Atenção, porém, para não exagerar no uso do papel, deixando pouco ou nenhum para quem vier depois. Se você esgotou o rolo de papel, avise o responsável ou o atendente a fim de que seja reposto.

Se você encontra um banheiro sujo, com o botão ou alavanca de descarga que não funciona, ou

faltando água, papel higiênico, pia e sabão para lavar as mãos, você não deve reclamar com o

proprietário nem com a administração local. Isto jamais funciona, e você corre o risco de sofrer um

desacato. Você deve telefonar para o Serviço de Fiscalização da Prefeitura, e denunciar a

irregularidade. O número desse telefone deve estar afixado, por Lei, de modo bem visível no

interior do banheiro e se não estiver, essa é mais uma irregularidade que você, como um bom

brasileiro, deve denunciar prontamente. Quando todos os brasileiros aprenderem a ter higiene e a ter

sua pessoa respeitada, o nosso país certamente vai mudar de rosto.

Referências

Documentos relacionados

c) não poderá ser utilizado para apropriação de crédito do imposto nele destacado, exceto em casos expressamente previstos na legislação, uma vez que não se trata de documento

2- Os três porta-enxertos da série ‘Tsukuba’ testados apresentam diferenças na porcentagem de enraizamento, nas porcentagens de estacas aptas e inaptas ao transplantio,

Transformar los espacios es también transformar la dinámica de las relaciones dentro del ambiente de trabajo, la glo- balización alteró el mundo corporativo, en ese sentido es

2. O texto de Isaías não contém neste caso as repreensões feitas a Israel como a esposa desleal, a ecoarem com tanta energia nos outros textos, em particular de Oséias ou de

Segundo a Copersucar, a potência ins- Preto (SP) apresentaram projetos para outros talada adicional poderia se elevar até o máximo usos do bagaço, em parceria com o

A ampliação do valor do novo plano de concessões, que ainda poderá sofrer revisão, foi discutida neste final de semana em reunião da presidente com ministros envolvidos na

Este relatório não pode ser reproduzido ou redistribuído para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento

Petrobras: Braga defende que Petrobras não seja operadora única do pré-sal Usiminas: Atenção para o julgamento que deve ser retomado amanhã Vale: S&P rebaixa rating da