• Nenhum resultado encontrado

TÉCNICA ACUPUNTURAL. Aula 7 Rui M. Gonçalves

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TÉCNICA ACUPUNTURAL. Aula 7 Rui M. Gonçalves"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

TÉCNICA ACUPUNTURAL

Aula 7

(2)

PLANO

Manipulações Complexas

Retenção e Remoção da Agulha

Revisão Teoria de Pontos

(3)

MANIPULAÇÕES COMPLEXAS

(4)

AQUECER O FOGO DA MONTANHA

Determinar a profundidade a que o ponto deve ser punturado. Dividir esta profundidade em três partes iguais. Superficial, intermedia e profunda.

Após a inserção lenta da agulha na pele, empurrar a agulha de forma “pesada” e levanta-la de forma suave, mantendo a ponta na porção superficial da pele.

Repetir o ciclo 9 vezes.

Inserir a agulha na parte intermedia e empurrar a agulha de forma “pesada” e levanta-la de forma “suave” durante 9 ciclos, mantendo a ponta na porção intermedia da pele.

Inserir a agulha na parte profunda e empurrar a agulha de forma “pesada” e levanta-la de forma “suave” durante 9 ciclos, mantendo a ponta na porção profunda da pele.

(5)

AQUECER O FOGO DA MONTANHA

Depois de completar estas 3 etapas de 9 ciclos, a agulha deve ser levantada até à região superficial e o processo pode ser repetido.

Continuar os ciclos até se desenvolver uma sensação confortável de calor.

Nessa altura remover de forma rápida a agulha e bloquear o ponto.

Pode ser combinada com uma inserção durante a expiração e remoção durante a inspiração. Com o efeito tonificante.

(6)

PENETRAR NO FRIO DO CÉU

Inserir a agulha no ponto de acupuntura na parte profunda da inserção indicada (tal como na técnica tonificante). Levantar a agulha lentamente e empurrar lentamente mantendo-a na parte profunda da inserção. Repetir este ciclo 6 vezes.

Levantar a agulha até a aprte media da inserção. Levantar a agulha lentamente e empurrar lentamente mantendo-a na parte profunda da inserção. Repetir este ciclo 6 vezes.

Levantar a agulha até a aprte media da inserção Inserir a agulha no ponto de acupuntura na parte profunda da inserção indicada (tal como na técnica tonificante).

Levantar a agulha lentamente e empurrar lentamente mantendo-a na parte profunda da inserção. Repetir este ciclo 6 vezes.

(7)

PENETRAR NO FRIO DO CÉU

O processo deverá ser repetido várias vezes até a sensação de frio ocorrer. A agulha deve ser retirada com agitação para alargar o orificio de puntura.

Está técnica pode ser combinada com a técnica de inserção na inspiração e remoção na expiração para obter um efeito redutor.

(8)

RETENÇÃO E REMOÇÃO DA AGULHA

(9)

RETENÇÃO E REMOÇÃO DA AGULHA

A retenção da agulha consiste na sua manutenção dentro do corpo após inserção no ponto de acupuntura. O objetivo de manter a agulha no klocal é reforçar a sensação de Qi e facilitar a manipulação da agulha.

De um modo geral a agulha deve ser mantida durante 10-20 minutos mas este tempo poderá ser ajustado consoante as circunstâncias. No caso da tonificação, menor tempo fortalece o efeito tonificante. Para a dispersão ocorre o oposto.

Enquanto a agulha está retida, esta pode ser manipulada a intervalos regulares para manter uma estimulação do paciente e para fortalecer o efeito terapêutico.

EM pacientes com pouco De qi, manter a agulha permite que o Qi chegue ao ponto.

(10)

RETENÇÃO E REMOÇÃO DA AGULHA

Quando a agulha não necessita mais de ficar no local de puntura, esta deve ser retirada. A pressão na pele em torno do ponto com o indicador e o polegar da mão assistente e a rotação ligeira da agulha até ao nível superficial com a mão punturante facilita a sua remoção.

A saída da pele deverá ser feita com um movimento curto e o bloqueio do ponto dependerá do efeito pretendido.

(11)

TIPOLOGIAS DE PONTOS

(12)

CATEGORIAS DE PONTOS

Diferentes classes funcionais:

1. Wu shu xue: Cinco Pontos Shu 2. Xia he xue: Pontos Mar Inferior 3. Yuan xue: Pontos Yuan

4. Luo xue: Pontos de Ligação/Luo 5. Bei shu xue: Pontos de Transporte

Dorsal/Pontos Shu do Dorso

6. Mu xue: Pontos de Alarme

7. Ba mai jiao hui xue: Pontos de Confluência

8. Bao hui xue: Pontos de Influência 9. Xi xue: Pontos fenda

(13)

PONTOS SHU DORSAIS (TRANSPORTE/ASSENTIMENTO)

Situam-se na região dorso-lombar do meridiano da Bexiga.

Tratam sobretudo patologias crónicas (Yin), padrões de Deficiência, Síndromes de Frio.

Shu e Mu podem combinar-se para reforçar o efeito terapêutico e oferecer um tratamento mais eficaz nos transtornos dos Zang-Fu.

(14)

PONTOS MU (ALARME/CONCENTRAÇÃO/DE COLECTA FRONTAL)

Localizam-se na região torácico-abdominal.

Pontos onde se concentra o Qi dos órgãos.

Utilizam-se para diagnóstico e tratamento (regularizam os sistemas internos por tonificação ou dispersão, mas mais nas desordens Yang).

(15)

8 PONTOS DE CONFLUÊNCIA (ABERTURA)

ID3 Hou Xi Du Mai

P7 Lie Que Ren Mai

Ba4 Gong Sun Chong Mai VB41 Zu Lin Qi Dai Mai

Sj5 Wai Quan Yang Wei Mai Pc6 Nei Guan Yin Wei Mai R6 Zhao Hai Yin Qiao Mai

Permitem a comunicação energética entre os 12 meridianos principais e os 8 extraordinários (maravilhosos/curiosos)

(16)

8 PONTOS DE REUNIÃO (INFLUÊNCIA/UNIÃO)

F13 Zhang Men Pontos de reunião dos órgãos (sist.Yin) Ren12 Zhing Wan Ponto de reunião das vísceras (sistYang) Ren17 Shan Zhong Ponto de reunião do Qi

Bx17 Ge Shu Ponto de reunião do Xue

P9 Tai Yuan Ponto de reunião das artérias e veias Bx11 Da Zhu Ponto de reunião dos ossos

VB34 Yang Ling Quan Ponto de reunião dos tendões

Pontos que atuam de forma direcionada e específica sobre os tecidos ou sistemas.

(17)

PONTOS XI (FENDA OU DESBLOQUEIO OU ACÚMULO)

Lugar de concentração profunda de Qi do meridiano

São usados na prática clínica nos transtornos agudos dos meridianos e Zang-Fu

Os dos meridianos Yin tratam sobretudo transtornos do Xue

Os dos meridianos Yang tratam sobretudo dores agudas (quando

Referências

Documentos relacionados

Para fins de participação nesta promoção, somente serão válidos os comprovantes de compras (notas fiscais e/ou cupons fiscais) que tiverem sido emitidos: (i) pelas lojas

A inédita conformação política na visão histórica da região modificou a forma como a América Latina passou a ser assimilada pelo mundo e também para dentro da

Já nos estudos internacionais as medidas mais utilizadas para qualidade da informação contábil são: conservadorismo; relevância; qualidade do accruals; persistência do

(SEN), bem como as bases gerais aplicáveis ao exercício das atividades deste setor são estabelecidas por lei própria, competindo à ERSE a fixação de tarifas e preços, sujeita

A lei estabelece os termos em que todas as actividades - relativas ao direito de uso e aproveitamentos da terra - operam (Artigo 2). A mesma fornece a base para a definição

Através dos estudos levantados para esta revisão, conclui-se que a Prática Mental apresenta resultados satisfatórios na função motora de pacientes pós-AVC quando associada a

Se a humidade for igual ou superior a 80% ou quando a saída de drenagem estiver obstruída ou o filtro de ar estiver sujo, poderá pingar água da unidade de interior.. • Não

quando as qualidades do médium excluem toda ideia de má influência, como se explica que Espíritos superiores usem de linguagens diferentes e contraditórias sobre o mesmo assunto,