• Nenhum resultado encontrado

Lista 8 de Exercícios de Álgebra I

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Lista 8 de Exercícios de Álgebra I"

Copied!
4
0
0

Texto

(1)

Lista de Exercícios de Álgebra I 

Professor Rodrigo 

Turma T02 

 

Relações – 8ª Lista 

 

Exercício 1: 

Sejam os conjuntos A = {1,2,3,4} e B = {3,4,5,6,7} e R = {(x,y) є A x B/ x + y é um número par e menor que 10}. Descreva os elementos de R.

Exercício 2: 

Sejam A e B dois conjuntos tais que n(A) = 3 e n(B) = 2. Determine o número de relação bi-nárias diferentes que podem ser definidas de A em B.

Exercício 3: 

Dado o conjunto A = {a, b, c} e a relação binária R definida em A por aRa, aRb, bRb, bRa, cRc, temos que:

a) R é uma relação de ordem. b) R é uma relação anti-simétrica. c) R é uma relação não reflexiva. d) R é uma relação não transitiva. e) R é uma relação de equivalência.

Exercício 4: 

Considere o conjunto dos automóveis da cidade do Recife. Dizemos que o automóvel a será relacionado com o automóvel b, isto é, aRb, se o último algarismo de suas respectivas placas forem iguais. Assinale a alternativa certa:

a) R é uma relação de ordem. b) R é uma relação de equivalência.

d) R é uma relação simétrica, mas não transitiva. c) R é uma relação reflexiva, mas não simétrica. e) R é uma relação transitiva, mas não reflexiva.

Exercício 5: 

Seja A o conjunto dos seres humanos e seja R o seguinte subconjunto de A x A: R = {(a, b) є A x A; a tem o mesmo pai que b ou a tem a mesma mãe que b}.

Assinale a alternativa correta:

a) R é uma relação de equivalência. b) R é uma relação de ordem. c) R não define uma relação em A.

d) R não é uma relação de ordem porque não é reflexiva. e) R não é uma relação de equivalência porque não é transitiva.

Exercício 6: 

(2)

a) R é reflexiva b) R é simétrica c) R é anti-simétrica d) R é transitiva e) R é anti-reflexiva

Exercício 7: 

Seja Z o conjunto dos inteiros. Sejam ainda os conjuntos A = {x є Z; -1 < x ≤ 2} e B = {3, 4, 5}. Então, se D = {(x, y) є A x B; y ≥ x + 4}, tem que:

a) D = A x B

b) D tem um único elemento. c) D tem apenas três elementos. d) D tem apenas dois elementos.

e) As quatro afirmativas anteriores são falsas.

Exercício 8: 

Considere a relação R = {(a, b) є IN x IN; a + 2b = 6}, então R é igual a:

a) {(0, 6), (1, 4), (6, 0)} b) {(2, 2), (3, 0)}

c) {(0, 3), (2, 2), (4, 1). (6, 0)} d) {(0, 6), (1, 4), (3, 0)} e) {(0, 6), (3, 0)}

Exercício 9: 

Dado o conjunto A = {a,b,c,d}, escreva uma relação R sobre A que não seja apenas simétrica nem transitiva.

Exercício 10: 

Sejam A = {-1, 0, 1, 2, 3} e B = {0, 1, 2, 3, 4}, pergunta-se quantos são os elementos da relação R = {(x, y) є A x B; x2 = y2}?

a) R tem 10 elementos. b) R tem 5 elementos. c) R tem 25 elementos. d) R tem 2 elementos. e) n.d.a.

Exercício 11: 

Dados os conjuntos A = {1, 2, 3, 4} e B = {1, 2, 3}, os elementos da relação R = {(x, y) є A x B; x < y} são:

a) {(3, 1); (2, 1)} b) {(1, 1); (2, 2); (3, 3)} c) {(1, 2); (2, 1); (3, 2); (4, 1)} d) {(1, 2); (1, 3); (2, 3)

e) {(1, 2); (1, 3)}

Exercício 12: 

(3)

a)R−1∩S−1=(R∩S)−1

b)R−1∪S−1=(R∪S)−1

c) Se R e S são transitivas, entãoR∩S também é.

d) Se R e S são simétricas, entãoR∩S e R∪S também são.

Exercício 13: 

Seja A uma conjunto finito com n elementos:

a) Quantas são as relações binárias em A? b) Quantas são as relações reflexivas em A? c) Quantas são as relações simétricas em A?

Exercício 14: 

Verifique se as relações a seguir são de equivalência:

a) x≤y

b) x + y = 10 c) x | y

d) mdc(X,Y) = 1

e) (a,b) R (c,d) ⇔ a + c = b + d

Exercício 15: 

Seja A = {x є Z/ 0≤x≤10} e R a relação definida por x ~ y ⇔ Existe k є Z / x – y = 4k. Determine o conjunto quociente A/R.

Exercício 16: 

Sejam E = { -3, -2, -1, 0, 1, 2, 3} e R = {(x,y) є E2 / x + |x| = y + |y|}. Mostrar que esta é uma relação de equivalência e descrever E/R.

Exercício 17: 

Seja R uma relação sobre o conjunto dos racionais definida como x ~ y ⇔ x – y é inteiro. Provar que esta é uma relação de equivalência e descrever 1.

Exercício 18: 

Seja R = {(x,y) є R2 / x – y é racional}. Provar que é uma relação de equivalência e descrever as classes de equivalência representadas por ½ e 2.

Exercício 19: 

Mostre que a relação definida sobre o conjunto dos complexos é de equivalência: (x + yi) ~ (z + ti) ⇔ x2 + y2 = z2+ t2. Descreva a classe 1+i.

Exercício 20: 

Sejam P = (x1,y1) e Q = (x2,y2) pontos genéricos do plano cartesiano. Mostre que as seguintes

relações sobre o plano são de equivalência, e interprete geometricamente as classes de equivalência e o conjunto-quociente de:

a) P ~ Q ⇔ x1y1 = x2y2.

b) P ~ Q ⇔ y2 – y1 = x2 – x1.

(4)

Exercício 21: 

Considere o seguinte conjunto A = {1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8} e as relações R : “x é metade de y” e S : “x é o dobro de y”:

a) Represente cada uma das relações apresentadas através de um conjunto de pares ordenados. b) Classifique, justificando, cada uma das relações quanto à reflexividade, à simetria e à transitividade.

Exercício 22:

Considere o seguinte conjunto A = {2, 3, 4, 5, 10, 15, 20} e as relações ℬ : “x divide y” e ℳ : “x é divisível por y”:

a) Represente cada uma das relações apresentadas através de um conjunto de pares ordenados. b) Classifique, justificando, cada uma das relações quanto à reflexividade, à simetria, à transitividade.

Referências

Documentos relacionados

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

6 Consideraremos que a narrativa de Lewis Carroll oscila ficcionalmente entre o maravilhoso e o fantástico, chegando mesmo a sugerir-se com aspectos do estranho,

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

Nesse contexto, a análise numérica via MEF de vibrações sísmicas induzidas por detonações se mostra como uma metodologia que pode contribuir significativamente

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Neste tipo de situações, os valores da propriedade cuisine da classe Restaurant deixam de ser apenas “valores” sem semântica a apresentar (possivelmente) numa caixa