• Nenhum resultado encontrado

Editorial v.10 n.1 jul.dez. 2012 :: Brapci ::

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Editorial v.10 n.1 jul.dez. 2012 :: Brapci ::"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

i

© Rev. Dig. Bibl. Ci. Inf., Campinas, v.10, n.1, p.i-v, jul./dez. 2012 – ISSN 1678-765X

Prezados Leitores,

É com prazer que lançamos o volume 10, numero 1, jul/dez de 2012, da Revista

Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação (RDBCI).

Informamos também aos nossos leitores que a RDBCI agora apresenta as capas das edições, atual e anteriores, com padrão único, sendo apenas diferente a edição especial. Essa foi mais uma meta cumprida pela revista, apresentar as capas por edição, uma forma de registrar a identidade da revista.

Neste número destacam-se seis (6) Artigos, duas (2) Pesquisas, três (3) Relatos de Experiência, e uma (1) nova seção apresentada nesta edição: Notícias e Informação. Todos os manuscritos foram criteriosamente avaliados por pareceristas ad hoc, assim aproveitamos este Editorial paraagradecer pelo valioso trabalho.

Na seção ARTIGOS, iniciamos com o trabalho intitulado Aplicação do software

Zotero para apoiar a prática de Inteligência Competitiva, de autoria de Jandira Ferreira de

Jesus Rossi, Luis Carlos Passarini e Leandro Innocentini Lopes de Faria, que relata a aplicação do software Zotero por coletores e analistas de Inteligencia Competitiva e para averiguar a pesquisa foi realizado um experimento simulando-o em um projeto dividido em duas partes: sem o uso do software e com o uso do software. A simulação teve a participação de duas equipes locadas em diferentes pontos tendo a comunicação somente

via web, o que indicouque com o uso do software foi possível comprovar que efetivamente

o Zotero auxilia coletores e analistas em suas atividades.

O segundo artigo intitulado Organização e representação das informações

acadêmicas: um recurso de gestão, de Nadi Helena Presser, Murilo Artur Araújo da

Silveira e Márcia Ivo Braz, reflete sobre os elementos que integram a gestão das informações acadêmicas, no que concerne à sua organização e representação, com vistas à sua recuperação e uso. Este estudo apresenta um modelo de representação simplificada das informações, traduzidas em dimensões e indicadores de controle, os quais concentram características e agrupam critérios para explicar os elementos do universo informacional na gestão acadêmica, sendo que o ambiente informacional estudado foi um departamento universitário federal, no âmbito do ensino, pesquisa e extensão, na graduação e pós-graduação

O terceiro artigo, O audiolivro e sua contribuição no processo de disseminação de

informações e na inclusão social de Suelen Conceição Farias, apresenta o conceito, as

(2)

ii

© Rev. Dig. Bibl. Ci. Inf., Campinas, v.10, n.1, p.i-v, jul./dez. 2012 – ISSN 1678-765X

útil no processo de inclusão social, principalmente no que se refere a deficientes visuais, além de facilitar e incentivar o acesso à leitura, mostrando os resultados da pesquisa realizada entre estudantes e funcionários das escolas José Álvares de Azevedo (Rio Grande/RS) e Louis Braille (Pelotas/RS), com o intuito de verificar com que finalidade tal ferramenta é utilizada e com que freqüência, identificando que a maioria dos entrevistados não apenas conhece o audiolivro, como o considera importante na assimilação do seu conteúdo.

Na sequencia temos o quarto artigo, A arte da pesquisa bibliográfica na busca do

conhecimento das autoras Luciana Pizzani, Rosemary Cristina da Silva, Suzelei Faria Bello,

Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi, que teve como objetivo apresentar as várias etapas da arte do levantamento bibliográfico na busca do conhecimento com a intenção de facilitar o caminho percorrido pelo pesquisador até a informação desejada.

O próximo artigo, quinto, intitulado Proposta metodológica para a geração de indicadores científicos: análise dos programas de pós-graduação em ciência da

informação (PPGCI) da região nordeste, dos autores Fabio Mascarenhas e Silva,

Guilherme Alves de Santana, Márcio Henrique Wanderley Ferreira, Natanael Vitor Sobral, objetivou estabelecer uma metodologia de análise da produção científica de docentes de Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Região Nordeste, compreendendo a década “2001 a 2010”, visando identificar interações, redes de colaboração e convergências de trabalho entre diferentes programas e quantificar e qualificar as produções científicas. Os ambientes estudados foram os PPGCI da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Federal da Bahia (UFBA). Para tanto, utilizaram-se os dados disponíveis nos currículos dos docentes cadastrados na Plataforma Lattes (PL) e utilizou-se a ferramenta “ScriptLattes”, que possibilitou a extração e compilação das listas de produções científicas dos programas, e pode estabelecer indicadores científicos para que gestores de IES utilizem informações mais apropriadas para o processo decisório do setor.

O sexto e ultimo artigo trata das Considerações acerca do processo de alimentação de repositórios através da importação de registros de bases de dados internacionais

(3)

iii

© Rev. Dig. Bibl. Ci. Inf., Campinas, v.10, n.1, p.i-v, jul./dez. 2012 – ISSN 1678-765X

algumas bases de dados disponíveis no Portal de Periódicos Capes; prospecção de registros e conversões de formato dos metadados; e alimentação do repositório através da importação dos registros coletados, indicando os efeitos desta prática. Como resultados são apontados um conjunto de ponderações a respeito do método que deve ser empregado para um melhor uso da carga automática de registros, acreditando que este método tem muito a colaborar com o início do desenvolvimento dos repositórios, favorecendo as instituições na elaboração dos índices de produção científica extraídos a partir dos emergentes estudos webmétricos, sem desrepeitar os princípios de direitos do autor ou das editoras.

Na seção PESQUISA, começamos pelo trabalho intitulado Ações de fomento à

pesquisa científica na fabci/fespsp: panorama do período de 2008 a 2010 de autoria de

Wellington Ferreira Rodrigues, Valéria Martin Valls e Carla Regina Mota Alonso Diéguez, onde os autores apresentam ações de incentivo à pesquisa científica desenvolvidas na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo - FESPSP entre os anos de 2008 e 2010, focando na participação dos alunos da Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação – FaBCI nestes programas e na produção apresentada nestes anos, apresentando os resultados obtidos pelo programa de Monitoria Científica, aplicado em 2010 no curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da FESPSP.

O segundo e ultimo trabalho desta seção intitula-se Análise funcional e administrativa da biblioteca do centro de estudos teológicos das Assembléias de Deus na

Paraíba (CETAD/PB): proposta de reestruturação de autoria de Jussara Ventura Santos e

Patrícia Maria Silva trata da organização, a gestão e o planejamento de uma unidade de

informação , construindo uma proposta de reestruturação que possui como pontos de discussão: definir um sistema de organização para o acervo que conduza o usuário à autonomia no processo de busca e recuperação da informação; indicar um software de gerenciamento de bibliotecas que supra as necessidades da unidade de informação; conhecer o público alvo, a partir de instrumento de estudo de usuário, a fim de adequar as ferramentas tecnológicas que serão utilizadas; organizar um guia para auxiliar o processo de reestruturação e propor medidas para a regulamentação do funcionamento da biblioteca do CETAD/PB.

Na seção RELATOS DE EXPERIÊNCIA, começamos com o trabalho Estímulo à

conservação e preservação do material bibliográfico: rela to de experiência de autoria de

(4)

iv

© Rev. Dig. Bibl. Ci. Inf., Campinas, v.10, n.1, p.i-v, jul./dez. 2012 – ISSN 1678-765X

Universidade Federal Fluminense, e cujo objetivo foi o de sensibilizar os usuários na conservação e preservação do acervo desta e de outras bibliotecas por meio de exposição dos livros danificados e orientações aos usuários, concurso, mostra de materiais, charges sobre o cotidiano das bibliotecas, custos para a reparação de livros, os profissionais que executam essa função, entre outras apresentações sensibilizando o usuário sobre a questão da preservação do acervo.

O próximo relato intitulado Indexação compartilhada de artigos: ICAP e periódicos

jurídicos o caso da Revista Nomos da UFC dos autores Marina Alves de Mendonça e

Jonathas Carvalho Silva aborda a importância de ações cooperativas entre bibliotecas, tratando especificamente da indexação compartilhada, através da experiência da Biblioteca da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC) com a indexação de uma revista do curso de mestrado em Direito da UFC. Também apresenta as características dos periódicos jurídicos e destaca a importância dessa iniciativa para a divulgação da informação científica, a otimização do tempo gasto nas atividades de catalogação e padronização de dados entre bibliotecas, proporcionadas pela cooperação.

O terceiro e último relato de experiência intitula-se Avaliação comparativa do software Pergamum entre usuários de uma biblioteca publica e de uma biblioteca

universitária dos autores Josué Sales Barbosa, Maria Fernanda Mayer Camargo, Ana

Carolina Souza Dutra Daniel de Brito Paixão e Aretha Laila Maíra Aurélio Souza e aborda uma avaliação comparativa de software de gerenciamento de bibliotecas de duas instituições públicas sendo uma biblioteca universitária e outra a biblioteca pública do estado de Minas Gerais. Assim foi realizado um estudo de usuários utilizando questionários em duas distintas etapas da pesquisa, utilizando os modelos de abordagem de Dervin e Carol Kuhlthau.

Por fim, destacamos a seção NOTICIAS E INFORMAÇÃO que encerra esta edição

e que traz o trabalho intitulado As Bibliotecas Públicas Municipais e a Administração

Pública Direta de Claudiomiro Machado Ferreira e que tem como objetivo apresentar e

(5)

v

© Rev. Dig. Bibl. Ci. Inf., Campinas, v.10, n.1, p.i-v, jul./dez. 2012 – ISSN 1678-765X

Desejamos a todos uma ótima leitura e deixamos aqui o convite para novas colaborações!

Danielle Thiago Ferreira Gildenir Carolino Santos

Editores Científicos da RDBCI

Julho/2012

Nosso agradecimento especial:

Formatação e diagramação

Referências

Documentos relacionados

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

insights into the effects of small obstacles on riverine habitat and fish community structure of two Iberian streams with different levels of impact from the

Neste tipo de situações, os valores da propriedade cuisine da classe Restaurant deixam de ser apenas “valores” sem semântica a apresentar (possivelmente) numa caixa

A partir deste momento é dada indicação para a seleção da população em estudo e é ativado o envio da medicação pelo promotor, ficando o FH da Unidade de

Os Coordenadores Setoriais, enquanto professores, procuram dar o exemplo, mas deixam claro que encontram, no seu percurso como extensionistas, esse elemento dificultador;  O

Nesse contexto, a análise numérica via MEF de vibrações sísmicas induzidas por detonações se mostra como uma metodologia que pode contribuir significativamente