• Nenhum resultado encontrado

DECRETO Nº , DE 7 DE MAIO DE 2014.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DECRETO Nº , DE 7 DE MAIO DE 2014."

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

DECRETO Nº 18.6 38, DE 7 DE M AIO DE 2014.

Regula menta o Fundo da Copa do Mundo de 2014 (FUNCOP A) e a alie-nação dos Índice s da Copa 2014, cri-ados pela Lei Complementar nº 70 3, de 28 de se tembro de 2012.

O PREFE ITO MUNICIPAL DE P ORTO ALEGRE, no u so das atribu ições que lhe confere o artigo 9 4, II, da Lei Orgân ica do Mun icíp io, e de acordo com o que dispõem os artigos 71 a 74 da Lei Federal nº 4.320, de 17 de março de 1964,

D E C R E T A:

Art. 1º Fica re gu lamentado o Fundo da Copa do Mundo de 2014 (FUNCOPA), de nature za contáb il, criado pela Lei Complementar nº 703, de 28 de setembro de 2012, nos termos deste Decreto e demais atos normativos que forem expedido s pelo Poder E xecutivo.

CAPÍTULO I

DO FUNDO DA COPA 2014 Seção I

Objetivos e fontes

Art. 2º O FUNCOPA constitui-se nu m fundo contábil especia l, destinado à arreca dação dos recurso s pro veniente s da alienação dos Ín-dices da Copa de 2014, do orçamento próprio do Municíp io de Po rto A le-gre, das tran sferências mediante co nvên ios e coope ração com o Estado do Rio Grande do Sul, da União, de financiamentos nacionais e inte rnaci-onais e de doaçõe s, vinculada s à implementação da infraestrutu ra neces-sária à e xe cução d as obras conforme art. 2º da Lei Complementar nº 703, de 28 de setembro de 2012, atendidas as normas gera is da Lei Federa l nº 10.257, de 10 de julho de 2001, e alterações, e da Le i Complementar nº 434, de 1º de dezembro de 1999 (Plano Diretor de De sen volvimento Ur-bano Ambiental – P DDUA), e alte raçõe s.

(2)

2 Art. 3º A receita do FUNCOPA será constitu ída po r:

I – re cursos auferidos com alienação dos Índ ices da Co pa de 2014;

II – recu rso s pro venientes de financiamentos naciona is e in -ternacionais;

III – receita s operacionais e patrimo niais de operaçõe s reali-zada s com re curso s do FUNCOPA;

IV – dotações classificadas no o rçam ento próprio do Municí-pio;

V – outros fundos ou pro gramas qu e forem incorpora dos ao FUNCOPA;

VI – contribuiçõe s e doações de pessoas físicas ou ju rídicas, entidades e o rgan ismos de cooperaçã o nacional ou inte rnacional; e

VII – outros recu rsos que lhe forem destinados.

Parágrafo únic o. Os recu rsos financeiros do FUNCOPA serão depositados em co nta corrente especial, aberta com finalidade espe cífica e mantida em instituição financeira oficial designada pela Secretaria Mu -nicipa l da Fa zenda (SMF).

Seção II

Do Comitê Ges tor do FUNCOP A

Art. 3º O Comitê Gestor do FUNCOPA, órgão de ca ráter deli-berativo , atuará na gestão das receita s e na destinação dos recu rsos que inte gram o Fundo.

Art. 4º O Comitê Gestor do FUNCOPA é composto por 2 (dois) rep resentantes da SMF, e 1 (um) representante d os segu intes ór-gãos:

a) Secretaria Municipal de Gestão (S MGes);

(3)

3 c) Secreta ria Municipal de Urban ismo (SMUrb);

d) Secretaria Mun icipal de P lanejam ento Estraté gico e Orça -mento (SMPEO); e

e) Gabinete do P re feito (GP).

§ 1º Os membros do Comitê Gestor do FUNCOPA, titular e suplente, se rão de signados pe lo Prefeito.

§ 2º A Pre sidên cia do Conse lho Gestor do FUNCOP A será exe rcida pelo Secretário Mun icipal da Fazenda ou rep resentante por ele designado.

§ 3º As votações dar-se-ão por maio ria simples e o Pre siden-te do Comitê Gestor do FUNCOPA e xe rce rá o voto de qu alidade, em caso de empate na vota ção.

§ 4º O Gabinete da SMF dispon ibilizará os meios nece ssários para o funcionamento e o e xercício d o FUNCOPA.

Seção III

Das competê ncias do Comitê Ges tor do FUNCOP A Art. 5º Ao Com itê Gestor do FUNCOP A compete:

I – delibera r sob re a gestão e o con trole do esto que do poten-cial construtivo do s Índices Copa 2014 aprovado na Lei Complementar nº 703, de 2012;

II – apro va r o rçamentos e planos de aplica ção e metas anuais e plurianuais dos recurso s do FUNCOPA;

III – ana lisa r, deliberar e estabe lece r diretrizes e fixar critérios para a prio rização de linhas de ação e alocação de recu rsos do FUNCO-PA;

IV – autoriza r e coordenar a aliena ção de Índices da Copa 2014;

V – propor, discutir e deliberar sob re planos e projetos p ara os quais poderão ser alocados os recu rsos do FUNCOPA;

(4)

4 VII – dirim ir dú vid as quanto à aplica ção das normas regula -mentares aplicá ve is ao FUNCOPA na s matéria s de sua competência;

VIII – de libe rar so bre a ge stão finan ceira e o controle dos re -curso s; e

IX – e xpedir norma s re gu lamentadora s. Seção IV

Da Secreta ria Exe cutiva do FUNCOP A

Art. 6º O monito ramento da execu ção dos planos e d emais atos de gestão de terminados pe lo Comitê Gesto r se rã o efetuados pela Secreta ria E xecutiva do FUNCOPA .

Art. 7º À Secreta ria Exe cutiva do FUNCOPA compete:

I – gerir e contro la r a aliena ção do estoque do potencia l cons-trutivo dos índice s da Copa 2014 ap rovado na Lei Com plementar nº 703, de 2012;

II – e xecuta r a gestão financeira e o controle dos re curso s; III – elabora r p rop osta do plano de alienação e ap lica ção de recu rsos finance iro s, a se r apre ciado pelo Comitê Gesto r do FUNCOPA ;

IV – providenciar a infraestrutu ra para funcionamento do Co-mitê Gesto r do FUNCOPA;

V – agenda r e orga nizar as reuniões;

VI – contro lar os p rocessos admin istra tivos;

VII – dar pub licid ade e divulga ção de matérias rela tiva s ao FUNCOPA; e

VIII – outra s ativid ades correlata s.

(5)

5 Seção V

Das aplicações dos recursos do FUNCOP A

Art. 8º Os recu rsos do FUNCOPA serão destinados à s ações vincu ladas à e xecução das ob ras conforme art. 2º da Lei Complementa r nº 703, de 2012, que contemplem:

I – a implantação d as obras de infraestrutura;

II – as a quisiçõe s e desap ropriaçõe s, despesa s admin istrati-va s e judicia is de las decorrentes, d as áreas vincu ladas ao sistema de transpo rte e viário projetado;

III – a insta lação d e equipamentos pú blico s, pra ças e pa rques e na prese rvação d e bens tombados;

IV – os p ro gramas de reassentamento e rea locação de famí-lias atin gidas pela implantação das ob ras; e

V – nas demais hipóteses pre vista s no art. 26 da Lei Federal nº 10.257, de 2001, e alte rações.

Seção VI

Das despesas do FUNCOP A

Art. 9º As despesas do FUNCOPA serão liqu idadas e contabi-lizada s pela Controladoria-Ge ral do Município (CGM).

CAPÍTULO II

DA ALIENA ÇÃO DOS ÍNDICES DA COPA 2014 Seção I

Da alienação dos Índices da Copa de 2014

Art. 10. A aliena ção dos Índice s d a Copa de 2014, pre vista no art. 8º na Lei Complementar nº 703, de 2012, dar-se-á na forma do presente Decre to.

(6)

6 § 1º O edital de a lienação poderá definir um limite má ximo de potencial construtivo a se r ad qu irido por pessoa física o u jurídica , identi-ficada por CP F ou CNPJ, re spectivam ente.

§ 2º O ed ital de a lienação definirá a quantidade de potencial a ser a lienado po r Macro zona.

Art. 12. A titu laridade do potencia l construtivo ad quirido no leilão dar-se -á atra vé s de contrato de aquisição firmado após a confirma-ção do pagamento do respectivo Do cumento de Arre ca daconfirma-ção Municipa l (DA M).

Seção II

Dos es toques dos Índices Copa de 2014

Art. 13. O volume de índice que compõe o esto que de poten-cial construtivo da Copa de 2014 corresponde aos 279.433m² (du zentos e setenta e nove mil, quatro centos e trinta e três metros quadrados), auto -rizado na Lei Complementar nº 703, d e 2012.

Seção III

Do leilã o pa ra alie nação do Índice Copa de 2014

Art. 14. Compete à Área de Compras e Serviço s, da SMF, a elaboração dos ed itais e a rea lização dos le ilões de a lienação do poten-cial construtivo dos Índices da Copa 2 014.

Seção IV

Da aplicação do potenc ial construtivo dos Índices da Copa de 2014

Art. 15. Os Índ ices da Copa de 2014 deve rão se r utilizados de acordo com as regras pre vista s no art. 5º da Lei Complementar nº 703, de 2012, respeitad os, a metragem disponíve l, o crité rio de monitoramento do adensamento, os arts. 53 e 110 e o Anexo 6 da Lei Complementar nº 434, de 1999, e alterações.

(7)

7 Art. 16. Na hipóte se de aplicação do Índice da Copa de 2014 em Macro zona d ive rsa da que la em qu e foi adqu irido, de verá se r respe ita-da a equ ivalên cia e ntre os va lo res atribuídos pa ra caita-da Macro zona.

Art. 17. A aplica ção do Índice da Copa de 2014 den tro da própria Macro zona sofrerá cálcu lo de equivalência entre o valo r de refe-rência estabe lecido para a Macro zona e o valo r do solo criado do quartei-rão do imó vel de sua efetiva aplicaçã o, tomando-se por base a tabela de va lore s do so lo criado, apro vada pelo Conselho Mun icipal de De sen volvi-mento Urbano Ambiental (CMDUA), até a data do le ilão, limitado sempre ao fator máximo de 1,4 (um vírgula qu atro).

Art. 18. O cálculo de equiva lência a que se refere o artigo 17 deste Decreto será elaborado na Un idade de A va lia çõ es de Imó veis da SMF.

Art. 19. Compete à Secretaria Municipal de Urb anismo (SMUrb):

I – manter o controle atualizado dos estoque s públicos do potencial construtivo pro veniente s dos índices da Copa de 2014, monitora -dos por Macro zona , Unidade de E struturação Urbana e Quarteirão;

II – d isponib iliza r as informações atu alizada s relativas ao mo-nitoramento da utiliza ção dos estoque s de potencial con strutivo que com-porão o FUNCOPA , discriminadas po r Macro zona, Unida de de Estrutu ra-ção Urbana e Quarteirão;

III – monito rar o adensamento urbano, nos termos d a Lei Complementar nº 434, de 1999 e atendidas as disposições da Lei Com-plementar nº 703, de 2012;

IV – faze r a gestão urban ística por Ma cro zona, Un idade d e Es-trutura ção Urbana e Quarteirão e a a nálise de impacto da aplica ção do potencial alienado pelo Município, ob servados os p receitos da legisla ção federal e municipa l que re gem a matéria; e

(8)

8 Parágrafo único. As atividades acima listadas de verão ser ge ridas a tra vé s d o “Sistema Inte grado de Monito ramento do Potencia l Construtivo ”.

Seção V

Do valor de ve nda dos Índices da Copa de 2014

Art. 20. O Valo r de Referência (VR) pa ra o lance in icial dos leilões púb lico s o bedecerá a metod ologia e stabelecid a na Lei Comple-mentar nº 703, de 2012, conforme a fórmula VR = V Mm z + ∆VIC, onde:

a) V Mm z é o Valor Médio Má ximo por Macro zona do metro quadrado; e

b) ∆VIC é o fator de Valorização do Índice da Copa de 2014 até o lim ite de 20% (vinte por cento) do VMm z.

Parágrafo único. O VMmz será atu alizado anualmente pela Unidade de A va lia ção de Imóve is da S MF.

Seção VI

Da comerc ializaçã o dos Índices da Copa de 2014

Art. 21. O poten cial construtivo dos Índices da Copa de 2014, adquiridos em le ilã o, poderão se r livremente comercia lizado s, parcia l ou totalmente, observada a posterio r utiliza ção, nos te rmos da Lei Comple -mentar nº 703, de 2012, da Lei Comple-mentar nº 434, d e 1999, e alte ra-ções, e ob servado os arts. 26 e 28 d a Lei Fede ral nº 1 0.257, de 2001, e altera ções.

Art. 22. A anuên cia da comercia lização dos Índ ices con struti-vo s da Copa de 2014 dar-se -á mediante reque rimento dirigido ao FUN-COPA, que tramita rá no e xpediente a dministrativo re lativo ao contrato de alienação que lhe deu origem.

Seção VII

Do prazo decade ncial para aplicação do potencia l construtivo dos Índices da Copa de 2014

(9)

9 Parágrafo únic o. O pra zo estabelecido no “caput” deste arti-go se rá mantido n as situa ções de tra nsferência de titula ridade na h ipóte-se de comercializa ção entre pa rticula res.

Seção VIII

Do flux o orça mentário dos recursos da alienação de Índices da Copa de 2014

Art. 24. Para a d emanda de recursos orçamentários e finan-ceiro s do FUNCOP A, com aplicação conforme parágrafo único do art. 15 da Lei Complementar nº 703, de 2012, os Órgãos e Au tarquia s do Municí-pio de verão en ca minhar so licita ção ao Fundo, conten do o montante fi-nanceiro necessá rio, o plano de ap licação de re curso s e respectivo cro-nograma físico-fina nceiro .

Art. 25. A análise do enquadramento da demanda do art. 24 deste Decre to, co m o estabelecido no parágrafo único do art. 15, da Lei Complementar nº 7 03, de 2012, se rá feita pelo FUNCOP A, atra vé s do seu Comitê Gesto r.

Art. 26. O Comitê Gestor do FUNCOPA decidirá pela conve -niência e opo rtunid ade da aplicação d os re cursos no pro jeto demandado, em função dos programas estraté gicos de go verno.

Parágrafo únic o. Poderá o Comitê Gestor de cid ir pela apli-cação parcia l dos recurso s do FUNCOPA no pro jeto, de vendo a outra pa r-te, neste caso, ser suportada por outras fontes orçamentárias.

Art. 27. Caso a arre cadação do leilão seja insuficiente para atendimento dos valores tota is dos p rojeto s demandados, o Comitê Ges-tor do FUNCOPA d ecidirá pe la melhor alocação entre os projetos.

Parágrafo únic o. O Com itê Gestor do Fundo de cid irá pela con veniência e op ortunidade da realiza ção de no vo leilão para sup rir as necessidade s não atendidas pelo leilã o anterio r.

Art. 28. Ence rrado o le ilão e obse rva do o dispo sto nos artigo s anterio res, o Comitê Gestor do FUNCOPA publicará no Diá rio Oficial Ele -trônico de Porto Alegre (DOPA -e) a d estinação dos re cursos auferidos.

(10)

10 Art. 30. Aberto s os créd itos o rçam entários, ficam os órgãos exe cutore s autorizados a inclu ir o s Pedidos de Libera ção, observado s o vín culo com o projeto encaminhado e os montantes estabelecidos nos arts. 27 e 28 de ste Decre to.

Art. 31. O ó rgão que for beneficiado pelos crédito s orçamen-tário s decorrentes do art. 30 ficará responsá vel pe la ordenação da des-pesa, assumindo to dos os direitos e d eve res inerente s a o ato.

Art. 32. A movimentação financeira da conta corre nte do FUNCOPA e a contabilização, tanto da movimentação financeira quanto da execu ção da re ceita e despesa re lativas ao FUNCOP A, ficarão a cargo da Contro ladoria-Geral do Município (CGM).

Art. 33. As desp esas ordenadas à conta dos créd itos orçamentários do FUNCOPA poderão se r auditadas a qua lquer tempo por de -libe ração do Comitê Gestor do FUNCOPA e pelos demais órgão s de con-trole inte rno e e xte rno.

Parágrafo único. Para dar atendimento às auditoria s, os ordenadores de desp esa de ve rão mante r a gua rda do s documentos por p ra -zo e forma estipula dos nas le gislaçõe s que re gem a matéria.

Seção IX

Do sis tema de controle dos Índices da Copa 2014

Art. 34. O controle dos estoques de potencial construtivo ali-enados por meio do leilão será feito pela SMF e S MUrb , atra vés do “Sistema Integrado de Monitoramento do Potencia l Constru tivo – MP C”, de -sen volvido pa ra este fim.

(11)

11 Art. 35. Este Decreto entra em vigo r na data de sua publica -ção.

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE, 7 de maio de 2014.

José Fo rtunati, Prefeito.

Roberto Be rtoncini,

Secretá rio Municip al da Fa zenda. Registre -se e pub lique-se.

Urbano S chmitt,

Referências

Documentos relacionados

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

8- Bruno não percebeu (verbo perceber, no Pretérito Perfeito do Indicativo) o que ela queria (verbo querer, no Pretérito Imperfeito do Indicativo) dizer e, por isso, fez

e) Rose caminhou muito para encontrar um emprego. 1.ª Oração subordinante; 2.ª Oração subordinada adverbial final.. 6. Completa o quadro, transformando o discurso direto em indireto

A Sementinha dormia muito descansada com as suas filhas. Ela aguardava a sua longa viagem pelo mundo. Sempre quisera viajar como um bando de andorinhas. No

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins & Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

Os dados referentes aos sentimentos dos acadêmicos de enfermagem durante a realização do banho de leito, a preparação destes para a realização, a atribuição

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e