• Nenhum resultado encontrado

Física. Exercícios de espelhos esféricos. Exercícios. 1. (Enem 2ª aplicação 2014)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Física. Exercícios de espelhos esféricos. Exercícios. 1. (Enem 2ª aplicação 2014)"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Exercícios

de espelhos esféricos

Exercícios

1.

(Enem 2ª aplicação 2014)

A ilustração representa uma das mais conhecidas obras do artista gráfico holandês M. C. Escher. Seu trabalho tem como características as figuras geométricas e ilusões de óptica.

Disponível em: www.myspace.com. Acesso em: 20 out. 2011. Pelas características da imagem formada na gravura, o artista representou um espelho esférico do tipo

a) convexo, pois as imagens de todos os objetos, formadas na esfera, inclusive a do artista, são

virtuais.

b) côncavo, pois as imagens são direitas, indicando que todos os objetos visualizados estão entre o

foco e o espelho.

c) côncavo, devido ao pequeno campo de visão, não é possível observar todos os detalhes do local

onde se encontra o artista.

d) convexo, pois as imagens são formadas pelo cruzamento dos raios de luz refletidos pela esfera,

por isso as imagens são direitas e não invertidas.

e) côncavo, devido às imagens formadas por este espelho serem todas reais, ou seja, formadas pelo

(2)

2.

(Enem PPL 2011)

A figura mostra uma superfície refletora de formato parabólico, que tem sido utilizada como um fogão solar. Esse dispositivo é montado de tal forma que a superfície fique posicionada sempre voltada para o Sol. Neste, a panela deve ser colocada em um ponto determinado para maior eficiência do fogão.

Disponível em: http://www.deltateta.com. Acesso em: 30 abr. 2010. Considerando que a panela esteja posicionada no ponto citado, a maior eficiência ocorre porque os raios solares

a) refletidos passam por esse ponto, definido como ponto de reflexão. b) incidentes passam por esse ponto, definido como vértice da parábola. c) refletidos se concentram nesse ponto, definido como foco da parábola. d) incidentes se concentram nesse ponto, definido como ponto de incidência.

e) incidentes e refletidos se interceptam nesse ponto, definido como centro de curvatura.

3.

(Enem 2ª aplicação 2010) Os espelhos retrovisores, que deveriam auxiliar os motoristas na hora de estacionar ou mudar de pista, muitas vezes causam problemas. É que o espelho retrovisor do lado direito, em alguns modelos, distorce a imagem, dando a impressão de que o veículo está a uma distância maior do que a real.

Este tipo de espelho, chamado convexo, é utilizado com o objetivo de ampliar o campo visual do motorista, já que no Brasil se adota a direção do lado esquerdo e, assim, o espelho da direita fica muito mais distante dos olhos do condutor.

Disponível em: http://noticias.vrum.com.br. Acesso em: 3 nov. 2010 (adaptado). Sabe-se que, em um espelho convexo, a imagem formada está mais próxima do espelho do que este está do objeto, o que parece estar em conflito com a informação apresentada na reportagem. Essa aparente contradição é explicada pelo fato de

a) a imagem projetada na retina do motorista ser menor do que o objeto. b) a velocidade do automóvel afetar a percepção da distância.

(3)

4.

(Famerp 2020) No dia 20 de junho de 1969, o ser humano caminhou pela primeira vez na superfície lunar. Em uma das fotos registradas nesse dia pode-se ver uma imagem direita e menor formada pela superfície convexa do visor do capacete do astronauta Edwin Aldrin, que funciona como um espelho.

Essa imagem é

a) real e o objeto se encontra além do centro de curvatura do espelho. b) virtual e independe da localização do objeto.

c) virtual e o objeto se encontra entre o espelho e seu foco principal. d) real e o objeto se encontra entre o espelho e seu foco principal. e) real e independe da localização do objeto.

5.

(Uece 2020) Os carros mais modernos dispõem de câmeras integradas, cuja função é auxiliar o motorista em manobras. No entanto, o espelho continua sendo um recurso de grande utilidade. Nos veículos de grande porte, os retrovisores costumam possuir, além do espelho plano, um espelho convexo. Este espelho curvo tem como característica

a) formar imagens maiores que os objetos refletidos. b) formar imagens virtuais a partir de objetos reais. c) formar uma imagem real a partir de um objeto real. d) convergir a luz refletida para um mesmo ponto, foco.

(4)

6.

(Mackenzie 2019)

O espelho bucal, utilizado por dentistas, é um instrumento que pode ser feito com um espelho plano ou esférico.

Um dentista, a fim de obter uma imagem ampliada de um dente específico, deve utilizar um espelho bucal

a) côncavo, sendo colocado a uma distância do dente menor que a distância focal.

b) côncavo, sendo colocado a uma distância do dente entre o foco e o centro de curvatura. c) convexo, sendo colocado a uma distância do dente entre o foco e o centro de curvatura. d) plano.

e) convexo, sendo colocado a uma distância do dente menor que a distância focal.

7.

(Acafe 2019) As lanternas ainda são equipamentos muito utilizados, principalmente, quando precisamos de uma fonte de luz móvel. No decorrer dos anos, os refletores que as lanternas utilizam foram sendo desenvolvidos para melhorar a eficiência luminosa e garantir que reflitam a luz paralelamente ao eixo principal.

Os tipos de refletores utilizados são:

Com base no exposto, assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas da frase a seguir. Todos esses três refletores representam __________ do tipo __________ e as lâmpadas utilizadas estão posicionadas no __________ do refletor.

a) lentes – convergente – foco b) espelhos – convexo – vértice c) espelhos – côncavo – foco d) lentes – convergente – vértice

(5)

8.

(Ufu 2019) Uma pessoa vai até um museu de ciências e numa sala de efeitos luminosos se posiciona frente a diferentes tipos de espelhos (côncavo, convexo e plano). Qual situação a seguir representa a correta imagem (i) que é possível essa pessoa obter de si própria?

a) b)

c)

d)

9.

(Uemg 2019) Ao posicionar a mão à frente de um espelho esférico, Alice verificou a imagem da sua mão conforme a figura a seguir:

O tipo de imagem formada da mão e o espelho utilizado são, respectivamente:

(6)

10.

(G1 - ifce 2019) Como atividade extraclasse, um aluno do IFCE resolveu gravar um vídeo no qual utilizou-se de um espelho para representar suas emoções. Num trecho específico do vídeo ele dizia que se sentia grande, com o dobro de seu tamanho. Em outro momento ele afirmava que sua vida estava ao contrário do que devia ser e mostrava uma imagem invertida. Por fim, dizia que na situação atual do país ele não tinha nenhuma referência política para se espelhar e, colocava-se a uma posição tal do espelho que sua imagem se situava no ‘infinito’.

De acordo com o enunciado, é correto afirmar-se que

a) o espelho usado pelo aluno era convexo.

b) não é possível saber que tipo de espelho o aluno usava, podendo ser côncavo ou convexo. c) o espelho usado pelo aluno era côncavo.

d) não restam dúvidas de que o espelho era plano.

(7)

Gabarito

1. A

O espelho utilizado é convexo, com as imagens produzidas virtuais e menores que os objetos.

2. C

O fogão solar funciona concentrando os raios luminosos refletidos em um único ponto chamado de foco, onde deve ser colocada a panela. Para maior eficiência desse aparato parabólico, deve-se manter sempre as superfícies refletoras, que tem a forma de um espelho côncavo, voltadas para o Sol, sendo necessário alguns ajustes para tanto. Além disso, o cozinheiro deve estar protegido com óculos escuros.

3. C

Nossos olhos estão acostumados com imagens em espelhos planos, onde imagens de objetos mais distantes nos parecem cada vez menores.

Esse condicionamento é levado para o espelho convexo: o fato de a imagem ser menor que o objeto é interpretado pelo cérebro como se o objeto estivesse mais distante do que realmente está.

Essa falsa impressão é desfeita quando o motorista está, por exemplo, dando marcha a ré em uma garagem, vendo apenas a imagem dessa parede pelo espelho convexo. Ele para o carro quando percebe pela imagem do espelho convexo que está quase batendo na parede. Ao olhar para trás, por visão direta, percebe que não estava tão próximo assim da parede.

4. B

A imagem de um espelho convexo é sempre menor, direita e virtual, sendo o foco principal também virtual, independendo de onde o objeto está colocado. Alternativa B.

5. B

Para objetos reais, o espelho esférico convexo apresenta sempre imagem virtual direita e menor, situada entre o foco é o vértice. O fato de a imagem ser sempre menor aumenta o campo visual do espelho.

6. A

Como a imagem é virtual e maior, o espelho usado tem que ser côncavo, com o objeto colocado entre o foco (F) e o vértice do espelho (V), como ilustrado na figura.

7. C

(8)

8. A

Na alternativa A, a opção está correta, pois o espelho é côncavo, com o objeto entre o foco e o vértice; assim, a imagem é direita virtual e maior. Na opção B, com o objeto no foco, a imagem é imprópria e não como aparece (virtual, invertida e maior). Na opção C, temos um espelho plano; logo, a imagem é direita, igual e virtual, e aparece como virtual, invertida e menor. Finalmente, na opção D, o espelho é convexo e tem sempre a imagem direita, virtual e menor, sendo que a alternativa a apresenta como invertida.

9. A

Como a imagem é maior e direita em relação ao objeto, ela deve ser virtual e o espelho utilizado é o côncavo.

10. C

Referências

Documentos relacionados

(CAMARGO; PEREIRA; PEREIRA, 2002). A bacia do rio Itanhaém tem uma grande diversidade de características naturais e diferentes usos da terra que determinam a ocorrência de rios

O fibrolipoma é diferenciado do lipoma apenas por largas bandas de tecido conjuntivo fibroso, que se interpõem entre o tecido adiposo, que se apresenta em maior quantidade 2,5,14..

RESUMO: Admite-se que a promoção de incidências e de impactos do acervo de resultados de investigações sobre o ensino de Ciências Naturais nas propostas de formação

Para tanto, um exemplo trazido por ele é sobre o Rad Lab (Laboratório de Radiação, do Massachusetts Institute of Technology – MIT) – que foi um laboratório privado

patrocinadoras/instituidores, resultado dos investimentos, receitas administrativas, fundo administrativo, dotação inicial e doações, como também limites para cobertura

Nos bovinos, N.caninum é um dos agentes que possui maior eficiência de transmissão principalmente via transplacentária, e em alguns rebanhos é possível observar

1 - Na CT 100/028/2014, a mim dirigida, Vossa Senhoria disse: Primeiramente cumpre reiterar o papel da Sistel, de seu Conselho Deliberativo e Diretoria Executiva na atuação

[r]