• Nenhum resultado encontrado

ATUALIDADES AULA 01 LISTA DE EXERCÍCIOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "ATUALIDADES AULA 01 LISTA DE EXERCÍCIOS"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Prof. Daniel Pereira

ATUALIDADES – AULA 01 – LISTA DE EXERCÍCIOS

1. (Fgv 2016) Um dos mais sérios problemas com o qual a Europa se defronta hoje em dia é a questão migratória. Não que isso seja novidade: ao longo de todo o século XX, a Europa sempre se viu às voltas com grupos que saíam do continente, ou para ele se dirigiam. Porém, atualmente, a migração se tornou uma questão traumática. O mapa a seguir, intitulado

“Rotas de Fuga”, mostra os caminhos que os migrantes adotam.

A partir desse mapa, é correto afirmar que a) os imigrantes vêm exclusivamente da África.

b) apenas a África Saariana é responsável pelo contingente de imigrantes que a Europa recebe.

c) o Oriente Médio, a África Saariana e a África Subsaariana colaboram para o fluxo imigratório.

d) os emigrantes negros evitam atravessar o Deserto do Saara para chegar à Europa Mediterrânea.

e) o “Chifre da África” fica fora da oferta de imigrantes para a Europa.

2. (Espcex (Aman) 2017) “A África libertou-se do jugo colonial, mas ainda não conseguiu erguer Estados nacionais verdadeiros. Esse é o desafio político que as sociedades africanas enfrentam atualmente. Sua superação é condição indispensável para a estabilidade política e o desenvolvimento econômico. [...].”

Magnoli, Demétrio. Geografia para o Ensino Médio, 2012, p.

652-653, grifo nosso.

As dificuldades que muitos países africanos enfrentam para se constituírem em “Estados nacionais verdadeiros”, estão relacionadas

I. às secas prolongadas e às inundações, que, por si só, já

explicam as frequentes crises de abastecimento alimentar, que desencadeiam crises políticas e econômicas e solapam o Estado nacional.

II. à incapacidade que o governo de diversos países tem em tributar o conjunto da sociedade, e, em certos casos, à dificuldade de controlar de fato as vastas regiões do território do país, por estarem sob o domínio de milícias armadas local que ignoram o poder central.

III. à influência do neocolonialismo, que, em muitos casos, grandes potências, ainda exercem sobre Estados africanos, por meio da ajuda financeira, da cooperação militar e, sobretudo, por meio de tratados especiais de comércio, que desfavorecem a economia nacional.

IV. à incapacidade dos nativos africanos de respeitarem as diferenças etnorreligiosas entre si e de se autogovernarem sem a presença política dos colonizadores europeus, apesar da existência, atualmente, de um país capaz de assumir o papel de liderança política no continente, como é o caso de Angola.

V. ao descompasso entre as territorialidades produzidas pela colonização e as territorialidades locais no contexto interno dos países africanos, que definiu fronteiras que não necessariamente mantêm relação com a distribuição étnica ou linguística de suas populações.

Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.

a) I, II e III b) I, III e IV c) II, III e V d) I, IV e V e) II, IV e V

3. (Fgv 2015) A África tem sido palco de inúmeros problemas sociais e econômicos nos últimos anos. Observe o mapa a seguir:

(2)

A respeito das áreas assinaladas no mapa, é correto afirmar que

a) a área 1 indica os países Guiné, Serra Leoa e Libéria, onde o surto do ebola continua a se proliferar de maneira alarmante, colocando, segundo a OMS, um sério risco para a segurança sanitária global.

b) a área 2 assinala a Nigéria, o país mais populoso da África, onde encontra-se a maior população muçulmana em guerra, lutando pelo separatismo entre sunitas e xiitas.

c) a área 3 indica o país República Democrática do Congo, onde durante a guerra, teve origem a doença ebola, a partir de morcegos frugíveros encontrados nas cavernas do deserto do Calaari.

d) a área 4 assinala o Egito, onde a queda do governo do Hamas provocou a expansão rápida do califado ISIS.

e) a área 5 indica a África do Sul, que apresenta IDH muito elevado, destacando-se pela crescente urbanização e pelo parque industrial, que permitiram sua entrada no bloco da Aliança do Pacífico.

4. (Uerj 2018) Lucy caiu da árvore

Conta a lenda que, na noite de 24 de novembro de 1974, as estrelas brilhavam na beira do rio Awash, no interior da Etiópia. Um gravador K7 repetia a música dos Beatles “Lucy in the Sky with Diamonds”. Inspirados, os paleontólogos decidiram que a fêmea AL 288-1, cujo esqueleto havia sido escavado naquela tarde, seria apelidada carinhosamente de Lucy.

Lucy tinha 1,10 m e pesava 30 kg. Altura e peso de um chimpanzé. 1Mas não se iluda, Lucy não pertence à linhagem que deu origem aos macacos modernos. Ela já andava ereta sobre os membros inferiores. Lucy pertence à linhagem que deu origem ao animal que escreve esta crônica e ao animal que a está lendo, eu e você.

Os ossos foram datados. Lucy morreu 3,2 milhões de anos atrás. Ela viveu 2 milhões de anos antes do aparecimento dos primeiros animais do nosso gênero, o Homo habilis. A enormidade de 3 milhões de anos separa Lucy dos mais antigos esqueletos de nossa espécie, o Homo sapiens, que surgiu no planeta faz meros 200 mil anos. Lucy, da espécie Australopithecus afarensis, é uma representante das muitas espécies que existiram na época em que a linhagem que deu origem aos homens modernos se separou da que deu origem aos macacos modernos. 2Lucy já foi chamada de elo perdido, o ponto de bifurcação que nos separou dos nossos parentes mais próximos.

Uma das principais dúvidas sobre a vida de Lucy é a seguinte: ela já era um animal terrestre, como nós, ou ainda subia em árvores?

3Muitos ossos de Lucy foram encontrados quebrados, seus fragmentos espalhados pelo chão. Até agora, se acreditava que isso se devia ao processo de fossilização e às diversas forças às quais esses ossos haviam sido

submetidos. Mas os cientistas resolveram estudar em detalhes as fraturas.

As fraturas, principalmente no braço, são de compressão, aquela que ocorre quando caímos de um local alto e apoiamos os membros para amortecer a queda. Nesse caso, a força é exercida ao longo do eixo maior do osso, causando um tipo de fratura que é exatamente o encontrado em Lucy. Usando raciocínios como esse, os cientistas foram capazes de explicar todas as fraturas a partir da hipótese de que Lucy caiu do alto de uma árvore de pé, se inclinou para frente e amortizou a queda com o braço.

4Uma queda de 20 a 30 metros e Lucy atingiria o solo a 60 km/h, o suficiente para matar uma pessoa e causar esse tipo de fratura. Como existiam árvores dessa altura onde Lucy vivia e muitos chimpanzés sobem até 150 metros para comer, uma queda como essa é fácil de imaginar.

A conclusão é que Lucy morreu ao cair da árvore. E se caiu era porque estava lá em cima. E se estava lá em cima era porque sabia subir. Enfim, sugere que Lucy habitava árvores.

Mas na minha mente ficou uma dúvida. Quando criança, eu subia em árvores. E era por não sermos grandes escaladores de árvores que eu e meus amigos vivíamos caindo, alguns quebrando braços e pernas. Será que Lucy morreu exatamente por tentar fazer algo que já não era natural para sua espécie?

Fernando Reinach

adaptado de O Estado de S. Paulo, 24/09/2016.

O fóssil de Lucy foi encontrado em uma das margens do rio Awash, no interior da Etiópia, porção continental conhecida como “Chifre da África”, marcada por problemas sociais graves.

(3)

O problema social representado no mapa tem como explicação:

a) desavenças políticas entre potências globais que restringem as ações de ajuda e apoio

b) conflitos bélicos entre grupos locais que desestruturam as redes de produção e circulação

c) intervenção militar das alianças regionais que limitam as iniciativas de empresas e governos

d) tamanho reduzido dos imóveis rurais que inviabilizam as atividades de agricultura e pecuária

5. (Ufrgs 2018) Observe o mapa abaixo.

Considere as seguintes afirmações sobre a origem dos grupos étnicos africanos escravizados, trazidos para o Brasil entre os séculos XV e XIX.

I. A maior parte dos grupos étnicos são oriundos do norte da África.

II. As principais áreas de saída de africanos foram os atuais territórios de Moçambique e Angola.

III. Os grupos étnicos africanos escravizados, levados ao nordeste, vêm do leste da África, e aqueles levados para o sudeste e o sul são oriundos da África ocidental.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.

b) Apenas II.

c) Apenas III.

d) Apenas II e III.

e) I, II e III.

6. (Mackenzie 2017)

A respeito da área destacada no mapa da África Setentrional, julgue as afirmações a seguir:

I. Corresponde à região do Sahel. Apresenta baixos níveis pluviométricos anuais e vegetações típicas de Estepes.

II. Essa extensa faixa territorial enfrenta conflitos tribais históricos e pobreza extrema. As populações locais dedicam-se à economia primário-extrativista e agropecuária de subsistência.

III. Atualmente passa por um processo de desertificação devido ao mau uso do solo, prolongadas estiagens e ao intenso desmatamento.

IV. Nas últimas décadas, é possível verificar considerável recuperação nos índices de Desenvolvimento Humano nos países que compõem o Chifre da África como: Etiópia, Somália, Chade, Gabão, Malauí e Djibuti.

Estão corretas a) I e II, apenas.

b) II e III, apenas.

c) III e IV, apenas.

d) I, II e III, apenas.

e) I, II, III e IV.

7. (Espm 2019) A imagem de satélite a seguir destaca:

(4)

a) o maior delta do mundo de um rio que nasce em uma região úmida e posteriormente percorre uma zona árida, transportando ao longo de seu curso sedimentos e detritos orgânicos que são depositados no baixo curso.

b) um rio de regime equatorial drenado por elevada pluviosidade, durante o ano todo, com sentido longitudinal e extremamente aproveitado pelo alto potencial energético.

c) um rio intermitente que percorre zonas áridas e é vital para o transporte da população ribeirinha local, além de ser importante para a geração de energia e irrigação da agricultura dos países localizados na área de sua bacia.

d) o maior rio do mundo, que apresenta um trajeto latitudinal, correndo do interior para o litoral, transportando sedimentos e detritos orgânicos, apresentando uma foz em forma de estuário.

e) um dos maiores rios do mundo com regime endorreico em região que, no passado, se desenvolveu uma das mais importantes civilizações da história.

8. (Ufsc 2015)

Sobre o continente africano, é CORRETO afirmar que:

01) é um continente cuja população urbana é superior à rural, considerando que a indústria é a atividade econômica predominante.

02) mesmo com enormes riquezas naturais, em sua maior parte é um continente pobre e subdesenvolvido que apresenta baixos índices de desenvolvimento econômico.

04) a origem dos baixos índices de desenvolvimento econômico e social no continente tem raízes históricas, relacionadas às ocupações e à expropriação de riquezas por parte de vários países europeus desde pelo menos o século XV.

08) a maior parte dos países que formam o continente teve suas fronteiras traçadas por países colonizadores que não se preocuparam com as culturas das diversas etnias nem com o uso de seus territórios.

16) os problemas sociais dos países africanos são resultado da forma de organização política e econômica, baseada em culturas ancestrais, e do isolamento do mundo ocidental.

32) a Revolução Técnico-Científico-Informacional, ocorrida na Europa oriental, motivou vários países europeus a explorar matérias-primas no continente, especialmente minérios, fundamentais para a produção industrial.

9. (Fgvrj 2015) A Líbia vive a violência mais mortífera desde a guerra de 2011 [...] e, perante a incapacidade do governo em restaurar a ordem, o país mergulha cada vez mais no caos.

http://www.publico.pt/mundo/noticia/dezenas-de-mortos- em-combatesna- libia-levam-ao-exodo-dos-estrangeiros- 1664466

Sobre a atual situação de violência mencionada na reportagem, é correto afirmar:

a) Grupos islamitas rebeldes se insurgiram contra o governo de Muammar Kadafi, tomaram o poder no norte do país e ameaçam avançar sobre a capital, Trípoli.

b) Desde 2011, operações militares comandadas pela OTAN e envolvendo forças armadas de diversos países se sucedem no combate às milícias que atuam na Líbia, que permanece sob ocupação internacional.

c) A violência cresceu no rastro da derrota na Líbia na guerra travada com o vizinho Egito, em 2011, que resultou no enfraquecimento do exército nacional e no crescimento das milícias armadas.

d) Desde 2011, a Líbia não possui um governo reconhecido internacionalmente, já que as últimas eleições parlamentares foram fraudadas por milícias jihadistas que combatem entre si.

e) A violência resulta do enfrentamento entre as forças do incipiente exército líbio e as milícias islâmicas rivais, que tomaram diversos pontos do país e lutam pelo controle de Trípoli, a capital.

10. (Fuvest 2015) O grupo Boko Haram, autor do sequestro, em abril de 2014, de mais de duzentas estudantes, que, posteriormente, segundo os líderes do grupo, seriam vendidas, nasceu de uma seita que atraiu seguidores com um discurso crítico em relação ao regime local. Pregando um islã radical e rigoroso, Mohammed Yusuf, um dos fundadores, acusava os valores ocidentais, instaurados pelos colonizadores britânicos, de serem a fonte de todos os males sofridos pelo país. Boko Haram significa “a educação ocidental é pecaminosa” em haussa, uma das línguas faladas no país.

www.cartacapital.com.br. Acessado em 13/05/2014.

Adaptado.

O texto se refere

(5)

a) a uma dissidência da Al-Qaeda no Iraque, que passou a atuar no país após a morte de Sadam Hussein.

b) a um grupo terrorista atuante nos Emirados Árabes, país economicamente mais dinâmico da região.

c) a uma seita religiosa sunita que atua no Sul da Líbia, em franca oposição aos xiitas.

d) a um grupo muçulmano extremista, atuante no Norte da Nigéria, região em que a maior parte da população vive na pobreza.

e) ao principal grupo religioso da Etiópia, ligado ao regime político dos tuaregues, que atua em toda a região do Saara.

11. (Ifce 2016) Sobre o continente africano, é correto afirmar-se que

a) teve sua exploração iniciada em meados do século XIX, predominantemente por empresas asiáticas que utilizam mão de obra local e empregam equipamentos modernos para a realização dessa atividade.

b) é rico em minérios e fontes de energia como petróleo, ouro, zinco, urânio, ferro, chumbo, níquel, diamantes, prata, entre outros.

c) a sua exploração quase sempre favorece apenas os países que a praticam, que instalaram portos e ferrovias para beneficiar as nações africanas.

d) o campo das indústrias não é o mais moderno e consiste basicamente em indústrias que trabalham com a matéria prima importada.

e) consiste em um continente subdesenvolvido com alguns de seus países industrializados e outros ainda vivendo exclusivamente de atividades comerciais.

12. (Famerp 2017) Nos últimos anos, monumentos têm sido alvos de protestos em vários países africanos. Na capital da Namíbia, Windhoek, a estátua equestre de um soldado alemão foi removida do espaço público. A mudança do nome de escolas e de outras instituições públicas, de praças, de ruas e de avenidas também faz parte desse movimento cívico que mobiliza a memória e a história coletiva em várias cidades do continente africano.

www.cartaeducacao.com.br, 18.08.2015. Adaptado.

O movimento cívico abordado no excerto remete, geopoliticamente,

a) ao feudalismo.

b) à comuna popular.

c) à Guerra Fria.

d) ao desenvolvimentismo.

e) à colonização europeia.

GABARITO

Resposta da questão 1:[C]

A crise migratória para a União Europeia é provocada por problemas socioeconômicos e geopolíticos na África (Saariana e Subsaariana) e no Oriente Médio. Destacam-se fluxos de países em conflito após a Primavera Árabe como Líbia e Síria, onde refugiados atravessam o mar Mediterrâneo em condições precárias rumo aos países desenvolvidos da Europa como a Alemanha.

Resposta da questão 2: [C]

Os itens incorretos são:

[I] Problemas econômicos como a prioridade para as exportações de produtos agrícolas e baixa produtividade da agropecuária, a desigualdade social (baixa renda da maioria da população) e os problemas políticos como guerras civis, conflitos étnicos, conflitos religiosos e separatismos são fatores preponderantes para as crises de fome na África.

Problemas ambientais como a desertificação agravam o quadro de subalimentação em regiões como a faixa de Sahel.

[IV] Termos como incapacidade dos nativos de se autogovernarem ou de respeitarem diferenças étnicas e religiosas são preconceituosos. Os colonizadores europeus tiveram um papel relevante em instigar rivalidades étnicas na África. Apesar da existência de conflitos em vários países africanos na atualidade, vários países apresentam significativa estabilidade política. Nações como África do Sul, Egito e Angola são as principais potências africanas. Angola tem apresentado crescimento econômico decorrente das exportações de petróleo.

Resposta da questão 3: [A]

A região 1 destaca os três países mais atingidos pela epidemia de ebola, doença altamente contagiosa provocada por vírus e com elevada mortalidade. Os países são: Guiné (ex-colônia francesa com exportações de bauxita), Serra Leoa (ex-colônia britânica com exportações de diamantes) e Libéria (país fundado por ex-escravos que retornaram dos Estados Unidos e exportador de ferro).

Resposta da questão 4: [B]

O Chifre da África é integrado por países como Etiópia, Somália, Eritreia e Djibuti. O Quênia é um país da África Oriental. A região do Chifre da África foi marcada pelo colonialismo europeu, influência das potências da Guerra Fria (EUA e URSS), instabilidade política a partir da década de 1990, guerras civis, separatismos, conflitos étnicos e divergências religiosas. Os conflitos sucessivos desorganizaram a produção agropecuária numa região afetada também por desertificação, o que levou a várias crises e emergências alimentares nas últimas décadas. Nos anos 2000, a Etiópia foi marcada pelo conflito fronteiriço com a Eritréia, país que tornou-se independente da Etiópia em 1993. O governo,

(6)

controlado pela etnia tigray, tem oprimido a etnia oramo com expropriações de terras na região da capital Addis Abeba.

Todavia, a economia etíope deslanchou com alta do PIB devido as exportações de commodities agrícolas (café) e industrialização em curso. A Somália apresenta um quadro grave de guerra civil entre clãs rivais, separatismo (Somalilândia ao norte), pirataria no Oceano Índico e atuação do grupo fundamentalista islâmico sunita Al Shabab que desfere atentados contra o frágil governo que não detém controle sobre o conjunto do território somali.

Resposta da questão 5: [B]

[Resposta do ponto de vista da disciplina de Geografia]

A partir da análise do mapa, observa-se que grande parte dos africanos escravizados são oriundos de territórios que posteriormente foram colonizados por portugueses e deram origem a países como Angola e Moçambique. Os itens incorretos são [I] (a maioria dos grupos étnicos escravizados são oriundos da África Subsaariana) e [III] (a maioria dos grupos étnicos submetidos à escravidão e levados para o Nordeste brasileiro vieram do oeste da África).

[Resposta do ponto de vista da disciplina de História]

A afirmativa [I] está incorreta porque, como o próprio mapa mostra, a maior parte dos africanos escravizados era oriunda da África Subsaariana.

A afirmativa [III] está incorreta porque boa parte dos africanos escravizados no Nordeste brasileiro veio do Oeste africano, e não do Leste. .

Resposta da questão 6: [D]

A afirmativa [IV] está incorreta porque a região indicada é o Sahel e não o Chifre Africano. As afirmativas [I], [II] e [III] estão corretas porque a região indicada é o Sahel, área caracterizada pela presença do clima semiárido, expansão da desertificação, bolsões de pobreza crônica e conflitos.

Resposta da questão 7: [A]

O rio Nilo é perene, uma vez que nasce numa zona de clima tropical (verão chuvoso e inverno seco) na África Oriental.

Depois apresenta trajetória rumo norte atravessando o deserto do Saara com clima árido, tendo foz em delta no Mar Mediterrâneo. O Delta é resultado de uma dinâmica de sedimentação intensa de partículas minerais e matéria orgânica, dividindo o rio em múltiplos canais (distributários).

O vale do Nilo é vital para o Egito e o Sudão, pois concentra grande parte da população, cidades, indústrias, agricultura irrigada e geração de energia através de hidrelétricas como Assuã (Egito).

Resposta da questão 8: 02 + 04 + 08 = 14.

[01] INCORRETO. Na África ocorre predomínio das atividades do setor primário (agropecuária e extrativismo) e população rural.

[02] CORRETO. O forte imperialismo europeu sobre o continente, e após sua descolonização, a expressiva

subordinação econômica às antigas metrópoles, resultam na dilapidação de recursos e inexpressiva capitalização das atividades.

[04] CORRETO. A manutenção do subdesenvolvimento e do grande número de países marginalizados remonta ao período de imperialismo europeu.

[08] CORRETO. No período de descolonização, foram traçadas as fronteiras artificiais e a imposição do modelo político ocidental (divisão em Estados Nacionais), desconsiderando as diferentes etnias.

[16] INCORRETO. Os problemas sociais, econômicos e políticos do continente indicam sua origem histórica ligada à forte exploração dos europeus.

[32] INCORRETO. A exploração europeia sobre a África remonta ao século XIX, no período da 2ª revolução industrial, cujo destaque se dá na porção ocidental da Europa.

Resposta da questão 9: [E]

A Primavera Árabe atingiu a Líbia a partir de 2011. Os rebeldes com auxílio da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) conseguiram derrubar o regime autoritário de Muamar Cadafi. Posteriormente, ocorreram eleições parlamentares em um contexto de transição para a democracia. Porém, o quadro é de instabilidade política, uma vez que perduram conflitos entre o atual governo, opositores políticos e grupos fundamentalistas islâmicos.

Resposta da questão 10: [D]

Como mencionado corretamente na alternativa [D], Boko Haram é um grupo extremista que atua na Nigéria com o objetivo de combater os valores ocidentais, por meio da imposição da Sharia. Estão incorretas as alternativas seguintes por não corresponderem ao texto.

Resposta da questão 11: [B]

A África se insere na economia globalizada como grande exportadora de commodities minerais e energéticas para países desenvolvidos e emergentes, principalmente a China.

São exemplos: Nigéria, Angola, Argélia, Líbia e Sudão do Sul (petróleo), República Democrática do Congo (cobre), Guiné (bauxita) e África do Sul (ferro, carvão mineral, ouro e diamante).

Resposta da questão 12: [E]

Os países africanos, em sua maioria, foram colonizados por potências europeias. A colonização trouxe inúmeros problemas para as nações africanas, a manutenção de fronteiras coloniais levou a conflitos étnicos, religiosos e separatistas. Nos últimos anos, alguns países estão retirando símbolos do colonialismo, a exemplo da remoção da estátua na Namíbia. No caso da Namíbia, a minoria branca foi responsável pela discriminação da maioria negra no período colonial.

Como mencionado corretamente na alternativa [B], a região mais afetada pelo ebola é a área ocidental, com destaque para Libéria, Guine, Serra Leoa, Senegal e Mali.

Referências

Documentos relacionados

Quando a plantação estiver pronta, o agricultor poderá realizar a sua safra no sistema, onde será permitido informar o total que foi colhido para cada tipo de grão

j) Aquando da liquidação do Fundo, antecipada, satisfazer os pedidos de resgate de unidades de participação da classe A e da classe B, efetuando o pagamento do valor

Como cidadãos da UE a viver noutro Estado- Membro da UE, temos o direito de votar ou de ser eleitos para o Parlamento Europeu no país onde vivemos.. A União Europeia não dispõe

Os objetivos deste trabalho foram o estudo da cinética de secagem de quitina em camada delgada utilizando um modelo difusivo, considerando a resistência externa à

Embora não apareça entre os grandes fornecedores mundiais de diamantes, o Brasil pode voltar em breve ao clube dos exportadores da gema. O Brasil foi o maior produtor mundial

Fosfito de Potássio Hipoclorito de Sódio Perclorato de Prata Sulfito de Sódio Nitrato de Prata Nitrito de Prata Carbonato de Sódio Clorito de Potássio Sulfeto

Escreva um algoritmo para ler o preço do litro da gasolina e o valor do pagamento, e exibia quantos litros ele conseguiu colocar no tanque.. Esqueça a questão dos anos bissextos

conectivo, possuindo função mais textual. Fenômeno justifica como vários advérbios vieram preencher a lacuna deixada pela ausência quase que total de conjunções latinas que