• Nenhum resultado encontrado

Folhetos técnicos StarLac

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Folhetos técnicos StarLac"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

ST

AR

LAC

Folhetos técnicos

StarLac®

COMPRESSÃO →

COMPRESSÃO DIRETA

(2)

Performance da lactose Fluidez/compressibilidade

Bom

Fluide

z do pó 

Baixa Compressibilidade do pó  Alta

GU

CD

GU

GS

Descrição do produto

A alfa-lactose monoidratada e o amido de milho são excipientes funcionais, usados nas formas farmacêuticas sólidas orais. Ambos são derivados de fontes naturais e são muito indicados para uso na indústria farmacêutica. A lactose é frequentemente usada como um diluente ou aglutinante na compressão direta. O amido pode ser usado como um aglutinante para aplicações úmidas ou secas, desintegrante e diluente. Na tentativa de compor um produto que contenha um desempenho funcional sinérgico, como compressibilidade e desintegração melhoradas, a lactose e o amido foram cosecos por aspersão, formando um sistema monoparticulado. A StarLac® compreende 85 % de alfa-lactose monoidratada e 15 % de amido de milho nativo. A StarLac® fornece características de compressão e insensibilidade ao lubrificante, desejadas para compressão direta. Assim como, possui proprie-dades de hidratação, garantindo qualidade para liberação rápida do IFA. Adicionalmente, a fluidez da StarLac® exibe resultados superiores, em comparação com aqueles apresentados em uma mistura física dos componentes individuais na razão equivalente.

Informações gerais

A fabricação de comprimidos por compressão direta (CD) é uma escolha popular por proporcionar um processo menos complexo e mais rentável de produzir comprimidos em comparação com outros métodos de fabricação de comprimidos. Fabricantes podem misturar APIs com excipientes e comprimir, tornando as formas farmacêuticas simples de produzir [1, 2].

A tecnologia CD e a utilização de equipamentos modernos para a fabricação de comprimidos exigem que os excipientes e APIs formem uma mistura compressível com excelente fluidez e baixa tendência de segregação de partículas [3].

Na indústria farmacêutica, a lactose é um dos excipientes mais comumente usados; no entanto, como muitos outros excipientes, lactose pode não ser adequada para compressão direta sem modificação devido à fluidez insuficiente do pó e/ou às proprie-dades de compressão (figura 1).

Tipos de lactose coprocessada da MEGGLE

para compressão direta: StarLac®

Figura 1: Exigências de fluidez e compressibilidade da mistura de pó

para diversas tecnologias de produção de comprimidos (CD é com-pressão direta, GU é granulação úmida e GS é granulação seca) [3].

(3)

BENEFÍCIOS

StarLac®

—Excelente compressibilidade —Excelente fluidez

—Desintegração rápida do comprimido e independente da dureza

—As propriedades de compressão e hidratação não dependem do tipo ou nível de lubrificante hidrofóbico

Aplicação

A StarLac® foi criada para uso em compressão direta e pode ser empregada em outras abordagens de desenvolvimento de for-mulações. Em comparação com uma mistura física dos compo-nentes individuais, a StarLac® fornece fluxo e compressibilidade superiores, alem de apresentar inferior sensibilidade ao lubrifi-cante e, desintegração do comprimido independente da dureza. Em virtude das características de ação quebradiça e plástica apresentadas pela StarLac® é possível sua utilização em formu-lações de granulação seca.

Informações regulatórias e de qualidade

As matérias primas utilizadas para produzir a StarLac®, alfa-lactose monoidratada e amido de milho nativo, cumprem com os reque-rimentos farmacopeicos da Ph. Eur., USP-NF e JP. Já que nenhuma modificação química ocorre durante o coprocessamento, as identidades químicas individuais são mantidas. Portanto, StarLac® pode ser considerada como uma combinação física de alfa-lactose monoidratada e amido de milho nativo [4].

O “drug master file” (DMF) de StarLac® está disponível no FDA (Food and Drug Administration) para submissão, revisão e aprovação do processo de registro do medicamento.

Especificações e documentos regulatórios podem ser baixados em www.meggle-pharma.com.

Nossa unidade dedicada à produção farmacêutica em Wasser-burg, na Alemanha, é certificada de acordo com a DIN ISO 9001:2015 e implementou as BPF de acordo com o IPEC-PQG (Guia de Boas Práticas de Fabricação para Excipientes Farma-cêuticos) e o Capítulo Geral da USP-NF <1078> GOOD

MANUFACTURING PRACTICES FOR BULK PHARMACEUTICAL EXCIPIENTS (Boas práticas de fabricação de excipientes farma-cêuticos a granel). MEGGLE é um fabricante e fornecedor de excipiente certificado pela EXCiPACT™ desde 2014.

A instalação em Wasserburg demonstra capacidade total de produção de lactose, incluindo peneiramento, trituração, aglo-meração, secagem por aspersão e coprocessamento. Além disso, a MEGGLE é membro do IPEC (Conselho Internacional de Excipientes Farmacêuticos).

MEGGLE investe consideravelmente no abastecimento de matéria prima sustentável, padrões de produção e eficiência. Estamos ativamente engajados na proteção ambiental. A fim de garantir a qualidade dos nossos produtos, nosso compromisso e aderência aos padrões farmacêuticos estabelecidos permanecem nossa maior prioridade.

—Compressão direta —Formulações de ODT

(4)

Typical particle size distribution (Laser diff raction) StarLac® – co-processed grade, cumulative PSD Cumulative distribution Q3(x)/% 100  90  80  70  60  50  40  30  20  10   0 1 10 100 1000 Particle size (µm)

Typical particle size distribution (Laser diff raction) StarLac® – co-processed grade, distribution density Distribution density q3lg(x) 1.6   0 1 10 100 1000 Particle size (µm) 1.4 1.2 1.0 0.8 0.6 0.4 0.2

Distribuição do tamanho de partículas (PSD)

A figura 2 exibe os resultados típicos de distribuição de tamanho de partículas da StarLac®, utilizando difração a laser. A StarLac® possui uma PSD estreita o que facilita uma preparação de mistura de pó homogênea, essencial para atingir qualidade superior do comprimido.

A figura 3 ilustra a faixa de PSD especificada e os valores médios típicos por peneiramento por jato de ar. Esses parâmetros são constantemente monitorados através do teste de controle em processo (IPC) e fazem parte das especificações para determi-nação da distribuição de tamanho de partícula da StarLac®.

Figura 2: PSD cumulativa típica e densidade de distribuição da StarLac® da MEGGLE. Investigadas por analisador de tamanho de partícula Sympatec ®/Helos & Rodos.

Figura 3: PSDs especificadas para StarLac® por peneiramento por jato de ar (em letras em negrito).

Valores típicos obtidos de controle em processo permanente são mostrados para orientação.

Dados de peneiramento – lactose coprocessada

Tipo de lactose StarLac® especificado/típico Distribuição de tamanho

de partícula

Peneiramento por jato de ar

<  32 µm máx. 15 %/ 6 %

< 160 µm 35–65 %/49 %

< 250 µm mín. 80 %/90 %

(5)

Sorption isotherm (Dynamic vapor sorption at 20 °C) StarLac® Weight change (%) 4.0 3.5 3.0 2.5 2.0 1.5 1.0 0.5 0.0   0  20  40  60  80 100 Relative humidity (%) Sorption Desorption Batch-to-batch consistency – particle size distribution – co-processed lactose

StarLac® Passing through sieve (%) 100  80  60  40  20   0 Particle size (µm) < 32 < 160 < 250 < 315 Specifi ed NMT 15 % 35 – 65 % NLT 80 %

Mean IPC value (%) 6.1 48.9 90.3 99.0

SD (%) 1.4 2.8 1.3 0.5

Particle size distribution batch-to-batch consistency of StarLac® by air-jet-sieving.

Data obtained from a permanent in-process-control (IPC) of subsequent batches over a time period of 12 months.

Curvas isotérmicas

A StarLac®, quando exposta a condições de umidade relativa alta, exibe moderada captação de umidade em razão da influência do amido no conteúdo de umidade de equilíbrio observado (figura 5).

Consistência lote a lote

A consistência lote a lote para todos os produtos a base de lactose pode ser atribuída à experiência de fabricação de lactose e ao longo histórico da MEGGLE, bem como ampla experiência técnica. Testes constantes no produto final e durante o processo garantem consistência e qualidade (figura 4).

Figura 5: Isotermas de sorção dessorção (20 °C) de StarLac®. Análise realizada pelo sistema de teste de

sorção de umidade SPSx-1μ.

Figura 4: Consistência lote a lote da distribuição de tamanho de partícula de StarLac® por peneiramento

por jato de ar. Dados obtidos de controle em processo permanente (IPC) de lotes subsequentes em 12 me-ses.

Figura 6: Imagem SEM de StarLac® de MEGGLE,

ZEISS Ultra 55 FESEM (U = 5 kV; Au/Pd sputtered).

Micrografia Eletrônica de Varredura (SEM)

A StarLac® tem forma quase esférica em virtude do processo de fabricação utilizando cosecagem por aspersão. A morfologia geral da StarLac® permite a redução de segregação da mistura e melhora a uniformidade do conteúdo da forma farmacêutica acabada (figura 6).

StarLac®

(6)

Flowability

Co-processed StarLac® vs. physical blend Volume fl ow rate (ml/s) 100  80  60  40  20   0  0  4  8 12 16 20 Aperture (mm)

StarLac® FlowLac® 90 + native corn starch

Flowability

Co-processed StarLac® vs. physical blend Flowability index (mm) 25 20 Poor fl ow 15 Moderate fl ow 10 Good fl ow  5 Very good fl ow Excellent fl ow  0

StarLac® FlowLac® 90 + native corn starch

Compactibility

Co-processed StarLac® vs. physical blend Tablet hardness (N) 200 150 100  50   0   0  10  20 30 Compaction force (kN)

Tablet press: IMA Styl’One 105ML, Tablets: Ø 11.3 mm, 500 mg StarLac® Tablettose® 80 + native corn starch

Friability

Co-processed StarLac® vs. physical blend Friability (%)  5  4  3  2  1  0 0 1 2 3 4 Tensile strength (N/mm 2) StarLac®

Tablettose® 80 + native corn starch Figura 7: Taxa de fluxo de volume (ml/s) em função do tamanho de abertura (diâmetro em mm) para a

StarLac® e uma mistura física comparável analisada por um FlowRatex®.

Figura 8: Índice de fluidez FlowRatex®(FI) da StarLac® e uma mistura física

correspon-dente. Valores menores indicam melhor fluidez.

Características funcionais

Fluidez do pó

Ao avaliar o fluxo de pó usando um aparato FlowRatex®, a StarLac® exibiu fluidez superior, em comparação com uma mistura física constituída de lactose seca por aspersão e amido de milho. A mistura simples de componentes individuais mostrou maior variação de fluxo em comparação com a StarLac® (figura 7). A StarLac® também possuiu menor índice de fluidez FlowRatex® (FI) (StarLac® = 2 mm, mistura física = 16 mm), indicando fluidez superior (figura 8).

A fluidez pode também ser descrita pela razão de Hausner, pelo índice de Carr ou ângulo de repouso. Uma razão de Hausner abaixo de 1.25 ou índice de Carr abaixo de 20 indica que os pós estão fluindo livremente. O ângulo de repouso descreve “boa fluidez” entre 31– 35° e, no geral, piora com ângulos maiores. A figura 9 mostra índices típicos de fluidez de StarLac®, indicando excelente fluidez.

Compressibilidade e friabilidade

StarLac® mostra excelente compressibilidade mesmo em força de compressão baixa a moderada (figura 10). Resulta em baixa friabilidade (< 1 %) (figura 11), eliminando a necessidade de um revestimento protetor.

Figura 9: Parâmetros relacionados com a fluidez/ processabilidade de StarLac®. Foram utilizados métodos farmacopéicos.

(Ph. Eur.).

Fluidez

StarLac® – Lactose coprocessada Ângulo de repouso (°) Densidade aparente (g/l) Densidade compactada (g/l) Índice Hausner Índice de Carr (%) StarLac® 29 540 670 1.24 19.40

(7)

Robustness

Co-processed StarLac® vs. physical blend Disintegration time (sec)

200 150 100  50   0 30  80 130 180 Tablet hardness (N)

StarLac® + 0.5 % Mg stearate StarLac® + 0.1 % Mg stearate

Physical blend + 0.5 % Mg stearate Physical blend + 0.1 % Mg stearate

Disintegration

Co-processed StarLac® vs. physical blend Disintegration time (sec)

80 60 40 20  0 Lubricant Sodium stearyl fumarate (SSF) Glyceryl behenate Mg stearate PEG + 0.1 % SSF StarLac® Physical blend

Dissolution of ascorbic acid tablets Co-processed StarLac® vs. physical blend Dissolution (%) 100  75  50  25   0 0  5 10 15 20 25 Time (min)

StarLac® Physical blend

Embalagem e prazo de validade

O material da embalagem está em conformidade com o Regula-mento (CE) nº 1935/2004 e 21 CFR 174, 175, 176, 177 e 178. Testes de estabilidade foram realizados de acordo com as diretrizes ICH e um programa de estabilidade contínuo é aplicado. A figura 15 fornece uma visão geral sobre o material, o tamanho de embala-gem e o prazo de validade do produto.

Desintegração e Dissolução

Características de hidratação superiores tornam a StarLac® ideal para uso em formulações que requerem desintegração rápida do comprimido. Além disso, a desintegração do comprimido de StarLac® é independente do nível do lubrificante e da dureza do comprimido. Ao comparar a mistura física compreendendo lactose e amido, observou-se significativa sensibilidade ao lubrificante e dependência da dureza do comprimido (figuras 12 e 13). Estudos de acompanhamento, utilizados para determinar desintegração do comprimido, revelaram acelerada dissolução de IFA para StarLac® (figura 14). A independência da dureza e a insensibilidade ao lubrificante da StarLac® também a tornam um candidato promissor para o desenvolvimento de comprimidos dispersíveis orais (ODT).

Figura 15: Embalagem e prazo de validade da StarLac® da MEGGLE. Figura 14: Perfis de dissolução das formulações de ácido ascórbico (30 % de carga) produzidas com

Figura 13: Tempo de desintegração de comprimidos produzidos a base de StarLac®, em comparação com

uma mistura física dos componentes individuais. Os pós foram lubrificados a 0.5 %, conforme demonstrado.

Figura 12: Perfil de desintegração do comprimido de StarLac® e sua mistura física correspondente.

A dureza do comprimido e o nível de lubrificante possuem pouca influência no tempo de desintegração das amostras de StarLac®.

Embalagem e prazo de validade StarLac®

Tamanho Material Prazo de validade

(8)

Literatura

Submetido por

Megglestrasse 6 –12

[1] Meeus, L. (2011). Direct Compression versus Granulation. Pharmaceutical Technology, 23(3).

[2] Kristensen, H. G., Schaefer, T. (1987). Granulation: A Review on Pharmaceutical Wet-Granulation. Drug Development and Industrial Pharmacy, 13(4–5), 803–872.

[3] Mîinea, L. A., Mehta, R., Kallam, M., Farina, J. A., Deorkar, N. (2011). Evaluation and Characteristics of a New Direct Com-pression Performance Excipient, 35(3).

[4] Guideline on Excipients in the Dossier for Application for Marketing Authorization of a Medicinal Product. EMEA/ CHMP/QWP/396951/2006.

MEGGLE warrants that its products conform to MEGGLE’s written specification and makes no other expressed or implied warrantees or representations. For any specific usage, the determination of suitability of use or application of MEGGLE products is the sole responsibility of the user. The determination of the

MEGGLE Group Wasserburg BG Excipients & Technology

Phone +49 8071 73 476 Fax +49 8071 73 320 service.pharma@meggle.de

Referências

Documentos relacionados

literárias ou artísticas, tais como enciclopédias e antologias, que, pela escolha ou disposição das matérias, constituem criações intelectuais, são como tais protegidas,

A fertilidade pode ser afetada pela exposição a radiação ionizante, e a consequência de exposições de baixas doses, bem como seus mecanismos de interação ainda não estão

O candidato, aluno de Curso de especialização credenciado pe- lo CBO, será informado sobre o dia, local e o horário da Prova Prática, exclusivamente, pelo Coordenador do Curso

A Coordenação do Programa de Pós-graduação, nos termos do Regulamento e do Regimento dos Cursos de Pós-graduação da PUC-Rio e conforme deliberação da Comissão de

Docentes e Funcionários deram uma elevada percentagem de respostas NS/NR, o que se 

kujutav kunst, sh maal, graafika, skulptuur, fotograafia üksik projekt mõni projekt aastas tegevuse lahutamatu osa. etenduskunstid: muusika, tants, teater, tsirkus jt üksik projekt

Na Tabela 3 são apresentados os resultados de desempenho (ganho de peso, consumo de ração e conversão alimentar), de consumo de lisina total e das taxas de deposição de gordura

O sector das pescas, concentrou as suas acções nos objectivos do Governo, o que veio a contribuir sobre maneira no aumento do volume da produção global que registou um crescimento