• Nenhum resultado encontrado

Fluxograma de Levantamentos de Necessidade de Treinamento

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Fluxograma de Levantamentos de Necessidade de Treinamento"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

O Sistema de T

O Sistema de Treinamento é composto por alguns processos interdependentes quereinamento é composto por alguns processos interdependentes que devem ser implementados de forma sistemática. São eles:

devem ser implementados de forma sistemática. São eles: a) Plano Geral de

a) Plano Geral de Treinamento;Treinamento; b) Planejamento do Treinamento; b) Planejamento do Treinamento; c) Execução do Treinamento; c) Execução do Treinamento; d) Avaliação do Treinamento. d) Avaliação do Treinamento.

Plano Geral de Treinamento

Plano Geral de Treinamento – – PGTPGT

O Plano Geral de Treinamento

O Plano Geral de Treinamento – – PGT: envolve o Levantamento de NecessidadesPGT: envolve o Levantamento de Necessidades

de Treinamento e a Programação de Tr

de Treinamento e a Programação de Treinamento. O PGT deve ser elaborado no início einamento. O PGT deve ser elaborado no início dede cada ano quando se tratar de treinamentos em nível Empresa e no início dos serviços cada ano quando se tratar de treinamentos em nível Empresa e no início dos serviços quando se tratar de treinamentos em nível Empreendimento específico. O PGT deve ser quando se tratar de treinamentos em nível Empreendimento específico. O PGT deve ser flexível para comportar a ocorrência de tr

flexível para comportar a ocorrência de treinamentos não previstos.einamentos não previstos.

Levantamento de Necessidades de

Levantamento de Necessidades de TreinamentoTreinamento – – LNTLNT

O LNT tem por objetivo identificar os treinamentos necessários para satisfazer as O LNT tem por objetivo identificar os treinamentos necessários para satisfazer as necessidades de competência dos funcionários/colaboradores para o exercício de necessidades de competência dos funcionários/colaboradores para o exercício de funções a eles designados e contribuir para

funções a eles designados e contribuir para o crescimento da empresa e o crescimento da empresa e a consecução dea consecução de seus objetivos. Deve ser realizado por cada Gerente/Responsáveis por Áreas/Setores em seus objetivos. Deve ser realizado por cada Gerente/Responsáveis por Áreas/Setores em conjunto com as lideranças dos órgãos a ele subordinados. Recomenda-se ter

conjunto com as lideranças dos órgãos a ele subordinados. Recomenda-se ter como basecomo base o roteiro apresentado no Anexo 2.

o roteiro apresentado no Anexo 2.

As necessidades devem ser classificadas em Desenvolvimento (D) ou Pré

As necessidades devem ser classificadas em Desenvolvimento (D) ou Pré-requisito-requisito (P).

(P).

Convém que as necessidades classificadas como pré-requisito sejam realizadas Convém que as necessidades classificadas como pré-requisito sejam realizadas durante o ano, conforme programação do PGT. As classificadas como desenvolvimento durante o ano, conforme programação do PGT. As classificadas como desenvolvimento não tem prioridade por não interferirem, diretamente, no exercício da atividade e podem não tem prioridade por não interferirem, diretamente, no exercício da atividade e podem ser postergadas.

ser postergadas.

A identificação ou eventual exclusão do treinamento fora do período deve ser A identificação ou eventual exclusão do treinamento fora do período deve ser documentada e enviada para a Área de Treinamento.

documentada e enviada para a Área de Treinamento.

Os setores/órgãos/áreas da empresa que não manifestarem as suas necessidades Os setores/órgãos/áreas da empresa que não manifestarem as suas necessidades através do LNT serão considerados como áreas sem necessidade prévia de treinamento. através do LNT serão considerados como áreas sem necessidade prévia de treinamento. Independentemente do LNT elaborado pelos Gerentes das áreas, qualquer Independentemente do LNT elaborado pelos Gerentes das áreas, qualquer colaborador pode solicitar treinamento ao seu superior ou diretamente a Área de colaborador pode solicitar treinamento ao seu superior ou diretamente a Área de Treinamento, cabendo ao responsável de cada área prover/realizar e aprovar Treinamento, cabendo ao responsável de cada área prover/realizar e aprovar treinamentos de sua equipe de acordo com as necessidades de cada atividade.

treinamentos de sua equipe de acordo com as necessidades de cada atividade.

Programação de Treinamento Programação de Treinamento

A Programação de Treinamento consolida o LNT e define os aspectos necessários A Programação de Treinamento consolida o LNT e define os aspectos necessários para a execução dos

para a execução dos treinamentos.treinamentos.

Entre outros itens, deve ser identificado na programação o tipo de treinamento, ou Entre outros itens, deve ser identificado na programação o tipo de treinamento, ou seja: interno ou externo, o

seja: interno ou externo, o local da realização, os custos previstos e outras informações.local da realização, os custos previstos e outras informações.

a)

a) Treinamento Treinamento InternoInterno

Só deve ser realizado se houver recursos internos na

(2)

Espaço físico, instrutores, equipamentos, números de participantes que justifique a mobilização desses recursos, compatibilidade de custos com treinamentos externos, etc.

b) Treinamento Externo

As Gerências envolvidas com o treinamento, que poderão ser assessoradas pelo Órgão de Treinamento, devem pesquisar entidades no mercado e verificar a adequação dos treinamentos às necessidades identificadas.

Na análise da adequação dos treinamentos externos deve ser levada em consideração: a credibilidade da entidade promotora do treinamento, o objetivo do treinamento, a carga horária, o público alvo, a metodologia, o conteúdo programático, os recursos oferecidos, a capacitação dos instrutores, assim como os custos apresentados perante similares no mercado.

É de responsabilidade do treinando encaminhar cópia do certificado do curso externo recebido para registro junto a área de treinamento.

Cursos Não Programados

Para os eventos não programados, o solicitante deve preencher o formulário

“Solicitaçãode Treinamento”e encaminhá-lo para o Órgão de Treinamento. Planejamento de Treinamento

O Planejamento de Treinamento deve ser feito após consolidação do PGT, e tem como objetivo sistematizar e organizar os treinamentos internos, salvo quando se tratar de treinamento calcado em um procedimento emitido. Neste caso, não é requerido planejamento prévio, pois o material didático será o próprio procedimento e a metodologia aplicada será a exposição oral.

O Planejamento de Treinamento Externo é feito pela entidade promotora e, normalmente, contém o objetivo, o público-alvo, o programa e demais informações pertinentes.

Execução do Treinamento

Inicialmente devem ser confirmados os dados do Plano Geral de Treinamento.

A partir da confirmação, deve ser verificada, para cada tipo de treinamento, a existência de condições necessárias para sua realização, como indicado nos itens Treinamento Interno/Treinamento Externo descritos acima.

A coordenação da execução do Plano Geral de Treinamento é responsabilidade do Órgão de Treinamento.

Passos para Execução de Treinamento Interno

a) Ratificar junto aos instrutores previamente estabelecidos no PGT sua disponibilidade para executar o treinamento ou estudar outras alternativas. O instrutor pode ser da própria Empresa (instrutor interno) ou contratado (instrutor externo).

(3)

b) Verificar o local a ser realizado o treinamento e preparar a logística da sala (arrumação, lápis, blocos de rascunho, flip-chart, retroprojetor, data show, vídeo, televisão, etc.).

c) Providenciar Lista de Participantes para assinatura dos treinandos. d) Adotar as providências necessárias para fornecer o material didático aos participantes.

e) Comunicar, formalmente através de convites ou convocação, aos participantes todas as informações pertinentes, tais como data, conteúdo programático, período, local, etc., necessárias à realização do treinamento.

f) Providenciar pagamento dos instrutores, quando estes forem externos.

g) Registrar e arquivar os documentos comprobatórios da realização do treinamento.

h) Contabilizar todos os custos de treinamento em conta específica, conforme plano de contas da empresa.

i) Enviar cópia dos documentos comprobatórios da realização do

treinamento e a avaliação para o Órgão de Treinamento.

No Posto de Trabalho

Deve ser realizada no local de trabalho a avaliação de resultados do treinamento para averiguar o real alcance dos objetivos traçados no PGT. Esta avaliação deve ser realizada pela chefia junto ao funcionário ou por meios de monitoramento tais como auditorias da qualidade, indicadores de desempenho, análise crítica do sistema e outros mecanismos de medição, análise, monitoramento e melhorias.

A eficácia dos treinamentos executados pode ser evidenciada através dos registros

“Avaliação da Competência de Funcionários”; “Solicitação de Ação Corretiva”, “Registros dos Resultados da Execução de Ação Corretiva e Ação Preventiva” ou qualquer 

documento emitido pela chefia do funcionário para este fim.

Caso os resultados desta avaliação não sejam satisfatórios, a chefia ou responsável pelo monitoramento deverá comunicá-los ao órgão responsável pelo treinamento para reanálise da adequação do curso aos objetivos propostos e, se necessário, providenciar re-treinamento.

(4)

ANEXO 2

ROTEIRO PARA O LEVANTAMENTO DE NECESSIDADES DE TREINAMENTO (LNT)

O objetivo deste roteiro é auxiliar na identificação dos funcionários que necessitam de algum tipo de treinamento. É um roteiro que poderá ser modificado, se houver necessidade de adequação, de acordo com a natureza de cada área.

1- Quais são as atividades desempenhadas normalmente pelo funcionário? Quais

são as atribuições principais?

2- Dentre as atribuições principais que o funcionário executa, quais são as que

você considera mais importantes para o bom andamento do conjunto de atividades que você dirige?

3- Dentre as atividades principais que o funcionário executa, quais são aquelas

que, caso ele faltasse, não haveria ninguém para substituí-lo ou implicaria na necessidade de você executá-las para que o setor não parasse? (a essas atividades chamaremos de Atividades Vitais).

4- Relacione os conhecimentos, habilidades e atitudes indispensáveis para a

execução de cada Atividade Vital e compare-os com os do funcionário que a executa.

5- Ao observar as necessidades identificadas e antes de indicar o treinamento,

responda as seguintes questões:

a) Essas necessidades existem por falta de orientação da chefia? b) Falta a chefia, tempo ou conhecimento para orientar o funcionário? c) O que é possível fazer em termos de instrução, cursos, seminários, para suprir essas necessidades, de modo que o funcionário a partir disso seja capaz de colaborar eficientemente para a melhoria da Qualidade e da Produtividade de uma determinada Atividade Vital?

6- Feito isto, verifique:

a) Se a necessidade do funcionário é realmente um problema de falta de treinamento;

b) Se há mais de um funcionário com a mesma necessidade;

c) Em que mês o treinamento deverá ser realizado em função das necessidades da área e possibilidade de disponibilizar o(s) funcionário(s) para o treinamento.

(5)

7- Recomendações Complementares

a) O LNT deve ser simples e claro, envolvendo basicamente as pessoas que efetivamente devem participar do processo;

b) O LNT deve ser dirigido para o alcance dos objetivos da organização e das metas da área;

c) Faça o LNT dentro de uma realidade exeqüível. Não devem ser alimentadas expectativas que não poderão ser cumpridas;

d) Caso necessário, as necessidades para completar a competência dos

funcionários na(s) função(ões) devem ser indicadas na “Avaliação da Competência de Funcionários”, conforme Procedimento.

Ferramenta 5W2H

1. What O que fazer? Objetivo 2. Why Porque fazer? Justificativa 3. How Como fazer? Tipo das ações 4. Who Quem responde? Identificações 5. When Quando fazer? Prazos

6. Where Onde fazer? Local

(6)

FLUXOGRAMA DE TREINAMENTOS

PGT

Plano Geral de Treinamento. (Área de Treinamento)

LNT

Levantamento das Necessidades de Treinamento. (Todas)

PT

Programação do Treinamento. (Área de Treinamento)

ET

Execução do Treinamento. (Área de Treinamento)

AT

Avaliação do Treinamento. (Área de Treinamento)

Referências

Documentos relacionados

Esse processo de cooficialização das línguas indígenas (Oliveira, 2015) possibilitou uma ampliação da visão sobre a inclusão cidadã através das línguas, abrindo espaço

[r]

De acordo com estes resultados, e dada a reduzida explicitação, e exploração, das relações que se estabelecem entre a ciência, a tecnologia, a sociedade e o ambiente, conclui-se

violência interpessoal podem ocorrer no contexto de agressão genérico (durante um assalto ou numa discussão motivado pelo trânsito), em casos de agressões

O presente trabalho se caracterizou como um estudo descritivo dos casos humanos autóctones de leishmaniose tegumentar americana notificados no município de Timóteo-MG, no período

bloquea (para y no conecta el TCA) después de un stop: ... abre Con Dip-Fix IBL en ON, ninguna orden de start, en fase de apertura, tiene efecto alguno.. 6.2) Lógica de 2

Para aguçar seu intelecto, para tomar-se mais observador, para aperfeiçoar-se no poder de concentração de espí­ rito, para obrigar-se â atençOo, para desenvolver o espírito

Estes foram divididos em três grupos: A — monitores que termina- ram suas atividades no final do primeiro semestre de 2009, passando pelas estruturas antiga e nova; B — monitores que