• Nenhum resultado encontrado

Louvor e Gratidão pelo Ano da Vida Consagrada.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Louvor e Gratidão pelo Ano da Vida Consagrada."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

CRB – Rio Grande do Sul / Travessa Francisco de Leonardo Truda, 98 – Porto Alegre Página - 1 - Louvor e Gratidão pelo Ano da Vida

Consagrada.

“Minha alma Glorifica o Senhor”

As Religiosas e os religiosos do núcleo da Diocese de Novo Hamburgo, RS, gratos/as ao Senhor pelo dom da vocação, reuniram-se no dia 20 de dezembro de 2015, no Santuário das Mães, juntamente com um número expressivo de fiéis cristãos, para celebrar e agradecer ao Senhor o ano dedicado à Vida Religiosa Consagrada. Nesta celebração também, houve a abertura da Porta Santa do Ano da Misericórdia. Seguiu-se uma

confraternização em espírito natalino. O ano da Vida Consagrada nos fez recordar

com gratidão o passado de doação e fidelidade dos que nos precederam em nossa missão. Despertou em nós compromisso de viver com paixão o tempo presente, que nos permite adorar e servir, e nos deixa o apelo de lançar um olhar de esperança para o futuro, tendo a certeza de que Deus é o Senhor e guia do nosso peregrinar.

O Ano da Misericórdia é convite a sermos mensageiros da misericórdia do Pai. Um tempo de plenitude da

graça, que é capaz de transformar o coração, permitindo-nos realizar atos possíveis que propiciam mudanças na história da humanidade.

A liturgia do dia, trouxe presente Maria, mãe do Verbo encarnado, e modelo dos consagrados/as, que nos motivou a cantar nossa profunda gratidão a Deus que nos chamou a esta vocação. Nossa especiall gratidão ao Papa Francisco por este reconhecimento, comunhão, desafio e esperança para com a Vida Consagrada. Agradecemos ao nosso Bispo Dom Zeno, que presidiu esta bonita celebração, a todos as religiosas/os que motivadas/os pelo convite do Papa fizeram deste ano um marco de alegria, gratidão, paixão e

esperança. Agradecemos pela

participação afetiva e efetiva em nossos eventos, pois testemunharam espírito de fraternidade. p/coord. do Núcleo, Ir. M.Luiza de Souza e Ir.Ivoni F.dos Passos.

GRATIDÃO - ENCERRAMENTO DO ANO DEDICADO À VIDA RELIGIOSA

CONSAGRADA NUCLEO DE OSÓRIO CRBCRBCRB

(2)

CRB – Rio Grande do Sul / Travessa Francisco de Leonardo Truda, 98 – Porto Alegre Página - 2 - 2015 foi um ano abençoado para toda a

Igreja com a realização do Ano dedicado à Vida Religiosa Consagrada, proclamado pelo Papa Francisco. Foi um Kairós para os religiosos e também para todos os cristãos, ocasião em que o Santo Padre propôs à Igreja um aprofundamento deste estilo de vida e conclamou os religiosos a darem seu testemunho de fé por palavras e obras. No dia 30 de janeiro de 2016 os religiosos(as) do Núcleo da CRB da Diocese de Osório, com a comunidade paroquial, celebraram com gratidão o Encerramento deste Ano, com uma celebração Eucarística, na Catedral de Osório. A celebração foi presidida pelo Bispo Diocesano D. Jaime Pedro Khol e concelebrada por vários sacerdotes da Diocese.

Também tivemos a alegria de contar com a presença de Ir. Paula Schneider, Coordenadora da Conferência dos Religiosos da Regional de Porto Alegre que dirigiu palavras de ânimo, coragem e muita esperança, fazendo memória do Ano da Vida Consagrada, caminhos percorridos e dos próprios desafios apontados pelo Papa Francisco para a Vida Religiosa.

Após a celebração Eucarística houve um momento de confraternização entre religiosos, sacerdotes , equipe vocacional e representantes das Pastorais. Foi um encontro de integração de convivência fraterna e alegre.

Somos agradecidos/as a Deus e ao Papa Francisco, por este acontecimento que se estendeu a todos os que abraçaram a Vida Consagrada , somando força e integração com toda a Igreja.

Ir. Theresinha de Risson – Núcleo -Osório

Felizes os misericordiosos!

NÚCLEO DE CANOAS

Durante o ano de 2015 o nosso núcleo se reuniu duas vezes, nos meses de abril e outubro. No dia 12 de abril contamos com a participação do Dom Agenor Girardi e Frei Wilson Dallagnol. Neste dia, eles solicitaram uma Irmã para que representasse a VRC no conselho da área Pastoral de Canoas. Irmã Eva de Lourdes Bueno assumiu esta missão de boa vontade. O encontro foi bem dinâmico, pois algumas comunidades de diversas Congregações do Núcleo partilharam sua missão com dados estatísticos.

O grupo das Novas Gerações também esteve presente e transmitiu a sua caminhada jovem em nível de núcleo, Regional e Nacional. Nesta ocasião foi eleita Irmã Carmem De Conti das irmãs Filhas do Sagrado Coração de Jesus, para constituir o grupo da coordenação.

No dia 18 de outubro aconteceu o segundo encontro. Irmã Eva de Lourdes Bueno, que participou da última Assembleia da CRB Regional, passou o conteúdo da mesma para o grupo. Houve boa repercussão e aproveitamento. Durante o encontro a Irmã Leda Lumertz Justo apresentou diversas dinâmicas com prêmios que alegraram a todos. Houve também momentos de partilha e comunicação dos acontecimentos Congregacionais e Eclesiais.

(3)

CRB – Rio Grande do Sul / Travessa Francisco de Leonardo Truda, 98 – Porto Alegre Página - 3 - Ficou decidido que a Irmã Antônia

Pereira Oliveira Resende, das irmãzinhas da Imaculada Conceição, representará o núcleo de Canoas no COMIDI.

O encontro contou com poucos participantes por causa das enchentes. Algumas irmãs tiveram que se ocupar com os estragos causados pela chuva.

Os encontros do ano de 2016: serão nos dias 10.04 e 16/10, com o tema do Ano da Misericórdia. Ir. Leda Lumertz Justo, FSP

Núcleo de Santa Maria

Olá! bom dia, amadas/os Irmãs, Irmãos Religiosos e Religiosas! Sinto-me feliz em partilhar com todos o encerramento do Ano da Vida Religiosa Consagrada, no Núcleo de Santa Maria. O mesmo aconteceu por ocasião da 72ª Romaria Estadual de Nossa Senhora Medianeira de todas as Graças, no dia 08 de novembro de 2015. Tema: Com Maria, vivamos nossa vocação e missão. Lema: Maria do “Sim”, ensina-me a viver o meu “Sim”! Um número expressivo de Religiosos e Religiosas marcaram presença e expressaram muita alegria pela vivência do Ano da Vida Consagrada. Grande abraço, Ir. Marciana Schlosser

Irmã Maria Bernardete - Apolônia

Fengler, snd - Província da Santa

Cruz de Passo Fundo

Religiosa Notre Dame, da Província da Santa Cruz, com sede em Passo Fundo.

Nasceu em 10 de março de 1952, em Almirante Tamandaré do Sul, RS. Entrou na Congregação das Irmãs de Notre Dame, em Passo Fundo e professou em 1974.

Exerceu seu apostolado de

educação, em especial, com as crianças da Educação Infantil e desde 2006 foi missionária em Moçambique. Esteve 10 anos, em missão na Diocese de Chimoio. Era de um espírito alegre e jovial mesmo diante das dificuldades inerentes à missão. Foi missionária despretensiosa. Todo e qualquer trabalho era aceito com alegria e gratidão, fosse ele braçal na contabilidade, na economia da casa, ou, como catequista, responsável pela Infância Missionária, motorista, oficinas manuais para as internas e o cuidado e bem estar das Irmãs. Mesmo com dificuldade, dedicava-se ao estudo do idioma e à cultura africana

Pelas leis brasileiras, era aposentada, porém, para ela importava

EVANGELIZAR, EDUCAR E

CATEQUISAR. Ela dizia: “Eu fiquei Irmã para fazer o bem e para me dedicar onde fosse necessário. Louvemos a Deus pelo seu testemunho de vida! Louvemos a Deus pelo seu te4stemunho de vida!

Ir. Araci Maria Ludwig,snd

“JESUS Cristo é o rosto da

Misericórdia do Pai”!

(4)

CRB – Rio Grande do Sul / Travessa Francisco de Leonardo Truda, 98 – Porto Alegre Página - 4 -

Irmãs Murialdinas de São José

celebraram

Jubileus de Vida Religiosa

Consagrada

A Congregação das Irmãs Murialdinas, rendeu ação de graças a Deus pela vida de fidelidade no compromisso assumido e no serviço prestado à Igreja e aos irmãos, durante 25 e 50 anos de Vida Religiosa das Irmãs: Neide Rui, Leda Borelli,

Regina Manica, Luiza Minozzo, Lídia Lazzari. Em clima de alegria e gratidão a Deus, este momento foi celebrado em 17 de janeiro de 2016, na Paróquia Nossa Senhora da Saúde – Fazenda Souza – Brasil–RS.

A Celebração Eucarística foi presidida pelo Bispo Diocesano de Caxias do Sul – Dom Alessandro Ruffinoni, juntamente com celebrantes da Congregação dos Josefinos de Murialdo, Pe. Cláudio Pezzoli, diocesano, Irmãs de diferentes comunidades, familiares, amigos e membros da Família de Murialdo. Uma alegria para toda a Congregação!

Após o momento de fé e agradecimento, foi servido um almoço de confraternização aos convidados na comunidade das Irmãs do Centro Social Pe. João Schiavo.

Para o anunciar nº 3 -

Noticias

Novas estatísticas da CRB na Regional RS:

Logo mais publicaremos dados atualizados sobre estatísticas em nossa Regional/RS. Aguardem o próximo ANUNCIAR nº4. Pedimos urgentemente que as sedes provinciais que ainda não enviaram os dados, respondam com presteza!

O Papa Francisco já proclamou o Jubileu Extraordinário da Misericórdia: “Chegou de novo para a Igreja, o tempo de assumir o anúncio jubiloso do perdão. É tempo de regresso ao essencial, para cuidar das fraquezas e dificuldades dos nossos irmãos e irmãs. O perdão é uma força que ressuscita para uma nova vida e infunde a coragem para olhar o futuro com esperança”. n º10 VM ).

 Estamos chegando à conclusão do reordenamento de parte de nosso espaço na sede da CRB/RS para ser locado. No mês de fevereiro realizamos vários deslocamentos de móveis, mudanças de portas, adequações para novos espaços para os trabalhos das assessoras. Ainda estamos em fase de acabamentos. E, agora? Precisamos encontrar inquilino... diminuir nossos custos do condomínio para equilibrar nossas finanças!

 Enquanto isso, a vida continua e queremos prosseguir, executando nossos programas de atividades previstas para 2016:

 Encontro dos coordenadores (as) dos Núcleos e das Equipes de Reflexão, dias 18 e 19 de março, na livraria Paulus.

 Reuniões das Equipes de formação e reflexão;

 Participação na Assembléia Geral Ordinária da CRB Nacional, (AGO) de 4 a 6/04 em Brasilia.

 Participantes pela Regional/RS: Ir. Paula Schneider (Coordenadora) e Ir. Clementina (assessora) Tema: Ano da Misericórdia.

 Presença e assessoria nas assembleias e encontros previstos pelos Núcleos.

(5)

CRB – Rio Grande do Sul / Travessa Francisco de Leonardo Truda, 98 – Porto Alegre Página - 5 - Presença nos eventos da Igreja do

Regional, da sociedade civil, das entidades afins aos nossos objetivos.

 Grande número de religiosos (as) de Porto Alegre e arredores, participamos do evento programado pela arquidiocese: “ 24 horas com o Senhor” = Vigília de Oração no espírito do Ano da Misericórdia. Animação: um grupo de religiosas do Núcleo, com frei Luiz Turra.

COMPARTILHE A ALEGRIA

Este foi o tema que norteou as reflexões do III Congresso das Novas Gerações da Vida Religiosa Consagrada, promovido pela CRB Nacional, realizado em Brasília DF, entre os dias 06 a 09 de fevereiro de 2016. Como lema foi escolhido: “Vem para fora”!

O objetivo geral do Congresso foi incentivar a construção da "civilização do amor", saindo ao encontro do outro, testemunhando a alegria e dinamizando as Novas Gerações da Vida Religiosa Consagrada, permanecendo com o Ressuscitado.

Participaram em torno de 470 Religiosos (as) jovens de todo o Brasil. A CRB/RS esteve representada por 28 religiosos (as) jovens que fizeram a diferença, sendo participantes ativos em todas as atividades propostas.

Os Congressistas foram convidados a refletir a temática da Alegria, um convite feito pelo Papa Francisco a toda a VRC, no

ano de 2015, com um forte apelo missionário: sair, ir às periferias existenciais, ser sinal, testemunho de alegria, saber dialogar com as gerações precedentes e com as que estão chegando. Houve momentos enriquecedores de partilha de vida e experiências. Concluímos que é importante permanecermos unidos, mesmo que os carismas e espiritualidades sejam diferentes, mas um só é o chamado e um só é Aquele que nós chamou à Vida Religiosa.

Os assessores deste Congresso foram: Irmão Afonso Murad e Irmã Anette Havenne e mais 7 oficineiros. Dom Jaime Spengler e Dom Leonardo Ulrich Steiner marcaram presença significativa neste Congresso.

Como conclusão do Congresso, foi escrita uma mensagem que deverá chegar em breve a todos.

Confira maiores informações no site da

CRB http://www.crbnacional.org.br/ e no

blog

http://novasgeracoesbrasil.blogspot.com.br / ou ainda na página do facebook das Novas Gerações da Vida Religiosa Consagrada. p/ Ir. Rosenilde Policeno

“Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”

(Am 5,24).

“Casa comum, nossa Responsabilidade”. Como estamos assumindo o cuidado com o planeta, nossa grande Casa Comum?

(6)

Referências

Documentos relacionados

volver competências indispensáveis ao exercício profissional da Medicina, nomeadamente, colheita da história clínica e exame físico detalhado, identificação dos

Contemplando 6 estágios com índole profissionalizante, assentes num modelo de ensino tutelado, visando a aquisição progressiva de competências e autonomia no que concerne

Bom, eu penso que no contexto do livro ele traz muito do que é viver essa vida no sertão, e ele traz isso com muitos detalhes, que tanto as pessoas se juntam ao grupo para

Neste panorama, o principal objetivo desse estudo é entender a importância da competitividade de destinos turísticos pontuando quais políticas tem sido adotadas

Quando Goffman (1985) fala em palco e cenário, atores e platéia, papéis e rotinas de representação, necessidade, habilidades e estratégias dramatúrgicas,

O presente trabalho foi desenvolvido objetivando inventariar um fragmento florestal e indicar espécies arbóreas para a recuperação das áreas de reserva legal e

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e