• Nenhum resultado encontrado

Plano de negócio de Fogões Melhorados Mbaula. Agência de Desenvolvimento Económico Local de Sofala. Plano de negócio

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Plano de negócio de Fogões Melhorados Mbaula. Agência de Desenvolvimento Económico Local de Sofala. Plano de negócio"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

ADEL-SOFALA

M O Ç A M B I Q U E–Á F R I C A

______________________________________________________________________________________

Agência de Desenvolvimento Económico Local de Sofala

Julho 2008

Plano de negócio

para

Produtores dos

Fogões Melhorados

Mbaula

(2)

Indice

1. Sumário Executivo ... 3 2. O Produto ... 3 3. O Empreendimento ... 4 3.1 Definição de Negócio ... 4 3.2 Visão ... 4 3.3 Estratégia... 4 3.4 Infra-Estrutura ... 5 4. O Mercado ... 6 5. Marketing ... 6 6. Disseminação ... 7 7. Análise financeira... 8 7.1 Preço de venda ... 8 7.2 Cadeia de valores ... 8

7.3 Capital Inicial / Custos de Investimento ... 8

7.4 Custos operacionais ... 9

7.5 Lucro ... 9

(3)

1. Sumário Executivo

A biomassa, como lenha e carvão, é usada por aproximadamente 90 % de população moçambicana como fonte de energia. Esta energia de biomassa é frequentemente usada de forma ineficiente em lugares mal ventilados. Este aspecto cria impactos negativos para a saúde humana e o ambiente natural. A exposição á poluentes está aliada a problemas de saúde como doenças de vias respiratórias, infecções de olho e baixo peso ao nascimento em crianças. O uso difundido de combustíveis de biomassa contribui para o desflorestamento e degradação da terra.

Em reconhecimento destes problemas, a Agência de Desenvolvimento Económico Local da Província de Sofala – ADEL - Sofala promove o uso eficiente de energia de biomassa para habilitar populações de baixa-renda rurais e urbanas, os grupos alvos, que não têm nenhum acesso a electricidade, para satisfazer as suas necessidades de energia numa maneira social e ambiental sustentável. Nesta perspectiva são necessárias soluções para melhorar a sua qualidade de vida.

Uma solução é o Fogão Melhorado que se chama Mbaula, que é composto por uma parte cerâmica e outra parte metálica.

Da produção à comercialização o Mbaula tem o potencial de ajudar os grupos alvos na geração de renda, na redução de biomassa lenhosa e na redução de custos de energia. Este plano de negócio apresenta os passos necessários para que um grupo de produtores desenvolva seus negócios e ganhe lucros de maneira sustentável em harmonia com o meio ambiente.

2. O Produto

O fogão melhorado Mbaula é mais eficiente, mais higiénico, reduz o consumo da carvão, reduz emissões de fumo. Por isso o Mbaula contribui na diminuição dos problemas de saúde como doenças das vias respiratórias, infecções de olho e baixo peso durante o nascimento das crianças.

O Mbaula tem duas partes:

A parte cerâmica que fica dentro duma estrutura metálica e a parte de metal que tem uma abertura para regular a provisão e controlar uma boa circulação de ar. Por causa desta construção e pela conservacao do calor da parte cerâmica o Mbaula poupa pelo menos a metade do carvão que os fogões comuns. Para diminuir os custos

de materiais de um Mbaula pode ser usado tambores de segunda mao para a parte metálica.

(4)

3. O Empreendimento

3.1 Definição de Negócio

O negócio será da produção de fogões melhorados, Mbaulas. Este tipo de fogão é muito eficiente, gasta menos carvão e é facil de utilizar e para cozinhar. Este plano de negócio quer mostrar quais são os passos a seguir para abrir um centro de producão deste tipo de fogão incluido uma análise financeira e uma análise de riscos e de oportunidades.

3.2 Visão

A Visão é satisfazer as exigências de energia de populações de baixa-renda, tomando em consideração que no futuro próximo a biomassa, como lenha e carvão, será a fonte primária de energia em Moçambique. É necessário que os recursos naturais sejam usados numa maneira social e ambientalmente sustentável. Isto significa usar a biomassa de forma racional e sustentável podendo satisfazer as necessidades das gerações presentes sem prejudicar as futuras. Para alcançar esta meta é necessário que as tecnologias e boas práticas estejam extensamente disponíveis.

A missão da ADEL é fortalecer grupos de produtores na produção e distribuição dos fogoes melhorados Mbaulas. O objectivo é estabelecer um mercado sustentável para os fogoes Mbaulas. Isto vai criar oportunidades de geração de rendimentos e melhorar a qualidade de vida, para alem de reduzir a necessidade de biomassa. Além disso a introdução dos fogões melhorados Mbaulas vai contribuir na combate a pobreza.

3.3 Estratégia

O apoio da ADEL-Sofala será nas áreas seguintes:

- na area tecnica, como a producao dos fogoes melhorados - na gestão de negocio

- na distribuição - no marketing

Os negócios com o fogão melhorado Mbaula podem ser os seguintes:

1. Um negócio, como um produtor de fogões que faz a parte cerâmica e a parte metálica. Para este tipo de negócio um forno para queimar as partes cerâmicas seria necessário. 2. Um negócio, como um produtor de fogões que compra as partes cerâmicas e faz as partes metálicas.

3. Um negócio, como um vendedor que compra os Mbaulas dos produtores de fogões e vende os.

(5)

3.4 Infra-estrutura

Os recursos necessários dependem do tipo de negócio. Recursos fisicós:

 Para o tipo 1: Produtor faz as partes metálicas e as parte cerâmicas: Instalações  Alpendre de operações

 Armazém  Forno  Mesa  Poço de água Equipamentos  Ferramentas  Moldes  Carrinha de mão Material permanente  Tambores / Chapas  Pregos  Varões  Tinta zarcão  Lenha

 Para o tipo 2: Produtor faz as partes metálicas e compra as parte cerâmicas: Instalações  Alpendre de operações

 Um espaço seguro para os fogões Equipamentos  Ferramentas Material permanente  Tambores / Chapas  Pregos  Varões  Tinta zarcão

 Para o tipo 3: O negócio de compra e venda dos fogões Mbaula:

Para este tipo de negócio só seria necessário um espaço seguro para deixar os fogões.

Recursos Humanos:

Para a produção seria se vantagem se as pessoas já tivessem conhecimentos na área de latoaria e na área de olaria ou pelo menos quem tenha vontade de aprender las. Para um

(6)

negociante de compra e venda é sempre importante saber como vender um produto. É necessário convencer os clientes das vantagens de uso de um fogão Mbaula.

4. O Mercado

A maior parte da população da Província de Sofala tem a sua renda de economia informal, o que significa que as pessoas operam fora do sistema de comércio formal, frequentemente como vendedores nos mercados locais.

Na Província de Sofala usa-se principalmente o fogão tradicional de metal/ferro com uma boca e em poucas quantidades de duas bocas. Os preços destes fogões dependem do tamanho do fogao e variam entre 60,00 e 120,00 Mt. Em média uma casa típica tem dois fogões com uma boca cada ou um fogão com duas bocas. As famílias mais pobres normalmente usam um fogão com uma boca ou somente trés pedras a lenha.

Actualmente existem 4 produtores de Mbaula no mercado perto da Beira. Só 1 produtor de momento tem a possibilidade de queimar as partes cerâmicas pelo existência de um forno. Mas ainda a produção do Mbaula é fraca e por isso é necessario aumentar a produção dos fogões pelo fortalecimento dos produtores existentes e treinamento dos outros produtores.

O preço de um saco de carvão custa na Beira em média 120 Mt. Depende da quantidade e qualidade do carvão. Uma família na Beira gasta em média 3 sacos de carvão por mês. O valor total por mês referente ao gasto de carvão, em consequência disso, é de 360,00 Mt. Os utilizadores de um Mbaula podem poupar em media a metade do carvão se eles usarem o fogão duma maneira correcta. Por isso a poupança mensalmente pode ser até 180,00 Mt. A grande vantagem é por isso que o fogão paga por si mesmo só depois de um mês.

5. Marketing

Construindo relação de confiança com consumidor. A venda do fogão Mbaula será

bem sucedida se as pessoas acreditarem que este produto realmente é uma nova construção e é superior aos fogões comuns em termos de eficácia. Isto significa que é importante focalizar a comunicação sobre a qualidade do mesmo. Os consumidores devem estar convencidos que o fogão melhorado durará por um período relativamente longo e que este economiza dinheiro destinado a compra do carvão e que pagará por si mesmo depois de poucos meses de uso.

Uma boa ideia de marketing pode ser a de os clientes poderem devolver o seu Mbaula usado depois de um tempo e comprar um novo Mbaula com um preço reduzido. Os produtores podem arranjar os antigos Mbaulas, como por uma nova parte ceramica e pintar lo de novo.

(7)

Contactar vendedores. Seria recomendável contactar os vendedores de fogoes

tradicionais ou vendedores de outros produtos que podem estar interessados na venda do Mbaula.

Fazer o Mbaula bem conhecido. Para atrair a atenção dos compradores possiveis do

Mbaula é importante que os vendedores expliquem bem as vantagens do uso do fogão Mbaula. Isso pode ser pelas apresentações como comparações do gasto de carvão durante o processo de cozinha. Atenção dos clientes pode também o estar no circulo pintado em cima duma parede ou em cima duma chapa ou madeira. Para os clientes tem estar claro sobre o lugar onde eles podem comprar o Mbaula.

6. Disseminação

De momento (Julho 2008) existem 4 produtores nos distritos de Beira e Dondo. Todos os grupos de produtores têm um stock de fogões Mbaula. Para os vendedores interessados seria possível contactar um desses produtores e comprar os Mbaulas a um preço combinado, depende do tamanho e quantidade desejada dos fogões. Todos os produtores existentes são também vendedores.

De momento existem os seguintes postos de venda:  Grupo da Cerâmica

 Grupo de Munhava  Grupo de ASKUT  Grupo de Manga

Sería recomendável abrir mais postos de venda e convencer os vendedores de fogões tradicionais a venderem também o fogão Mbaula.

(8)

7. Análise financeira

7.1 Preço de venda

Preço de venda no centro de produção, de um fogão Mbaula de tamanho normal, de um diametro de cerca de 25 cm, seria recomendável com 120,00 Mt. Com este preço o Mbaula vai ser capaz de concorrer. Os vendedores podem comprar o fogao a este preço de 120,00 MT e vende lo a 140,00 MT. O preço pode variar com o tamanho. Os maiores fogões podem cobrar um preço mais alto.

7.2 Cadeia de valores

Um exemplo:

7.3 Capital Inicial / Custos de Investimento

Para um produtor que faz as partes metálicas e as parte cerâmicas:

Investimentos

Forno 6,000.00

Mesa 1,000.00

Ferramentos para produçao 3,000.00

Armazém incl. Estantes 10,000.00

Moldes 3,000.00

Carrinha de mão 1,500.00

Utensílios para manutenção 500.00

Valor total 25,000.00 Produtor: Preço de produção 85,00 MT Vendedor: Preço de compra 120,00 MT Cliente: Preço de Venda 140,00 MT 35,00 20,00

(9)

7.4 Custos operacionais

Custos operacionais 100 fogões/mês

unidade custo/unidade quantidade custos

Materias

Tambor / Chapa 1 peça 150.00 17 2,500.00

Prego 1 kg 35.00 10 350.00 Varão 1 peça 150.00 17 2,500.00 Tinta zarcão 1 l 400.00 7 2,666.67 Lenha 500.00 Custos totais 8,516.67

Custos para 1 fogão 85.17

7.5 Lucro

O Lucro depende da quantidade dos fogões produzidos e do preço de venda.

Com um preço de venda de 120,00 MT tem seguintes lucros relacionados a quantidade da venda: Quantidade por mês de fogões 1 25 50 100 200 Vendas 120.00 3,000.00 6,000.00 12,000.00 24,000.00 Custos operacionais 85.00 2,125.00 4,250.00 8,500.00 17,000.00 Lucros 35.00 875.00 1,750.00 3,500.00 7,000.00

8. Análise FOFA

Ambiente Interno

Pontos Fortes - Forças Pontos Fracos - Fraquezas

O apoio na gestão de negócio será feito pela ADEL que tem uma equipa de profissionais

Os membros do Centro tem falta de conhecimentos técnicos sobre a gestão de negócio

O grupo de produtores de fogões está organizado e os membros já têm experiências na produção de fogões e vasos

Os membros não têm capital próprio

Existência de matéria prima em abundância (barro) para produção da componente cerâmica

O financiamento vai ser completamente dos parceiros por isso sofrerão a taxa de juro

(10)

Os membros conhecem os limites do seu território e são reconhecidos pela autoridade local

O sistema de distribuição e comercialização é fraco

As vias de acesso estão em condições Fraco poder tradicional e capacidade de controlar os recursos existentes

O grupo tem capacidade de lidar-se e discutir os preços com os clientes

Baixo nível de escolaridade Uso de equipamento e tecnologia

melhorada no sistema de produção

O ESTALEIRO não tem um veículo próprio para a distribuição

Ambiente Externo

Oportunidades Ameaças

Ainda não existem muitos produtores fogões melhorados

Os consumidores não conhecem o Mbaula por isso é importante promove- lo com uma boa estratégia de marketing

O fogão melhorado vai poupar muito carvão em relação aos fogões comuns, por isso vai pagar por si mesmo depois de curto tempo

O preço tem que ser relativamente baixo porque os fogões comuns estão disponíveis em grande numero com a preços baixos O Centro já é conhecido na região da

Cerâmica

Falta da legalidade no uso dos recursos florestais (combustível lenhoso, material de construção e outros);

A qualidade do Mbaula é muito boa Invasão dos recursos florestais (mangal) pelos residentes

Poderá ter uma grande procura (mercado) Ocorrência de inundações no centro de produção de fogões da Cerâmica no período das chuvas

Muitas possibilidades de ser legalizado- reconhecido juridicamente (legitimado)

Falta de modelos de contratos entre os grupos e os compradores (para produção de encomendas);

Existência de projectos e técnicos da ADEL – Sofala/ SEALAS/ ProBEC ligados a actividades de energias sustentáveis

Ausência de acções de prevenção das DTS-HIV/SIDA

Autoridades administrativas locais abertas ao diálogos

Referências

Documentos relacionados

Neste tipo de situações, os valores da propriedade cuisine da classe Restaurant deixam de ser apenas “valores” sem semântica a apresentar (possivelmente) numa caixa

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

Concluiu-se que a cartilagem auricular suína é um material com baixa resistência tênsil e pequena capacidade de deformação à tração, enquanto a tela de polipropileno

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

Estratégias (Plano de Ações Prioritárias): estas estratégias estão relacionadas com o crescimento da organização. Os sócios que não estivem dispostos a investir,

A versão mais recente 1.1.1 do MxMC, incluindo informações detalhadas nas notas relativas à versão, estará disponível, em princípio, a partir de quinta-feira,

No período de primeiro de janeiro a 30 de junho de 2011, foram encaminhadas, ao Comitê de Segurança do Paciente da instituição sede do estudo, 218 notificações de

Assim, propusemos que o processo criado pelo PPC é um processo de natureza iterativa e que esta iteração veiculada pelo PPC, contrariamente ao que é proposto em Cunha (2006)