• Nenhum resultado encontrado

MEMORIAL DESCRITIVO DE SISTEMA DE SONORIZAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MEMORIAL DESCRITIVO DE SISTEMA DE SONORIZAÇÃO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

MEMORIAL DESCRITIVO DE SISTEMA DE SONORIZAÇÃO

1- Descrições Gerais de Operação e Interface dos Sistemas

Na concepção do projeto deverá ser utilizada a tecnologia de processamento digital de sinal (DSP – Digital Signal Processing) controlado por software na sala de controle de Áudio.

Este equipamento é responsável por coordenar o endereçamento das seguintes mensagens:

- música ambiente;

- anúncios de propagandas e patrocinadores; - informações gerais sobre os eventos; - busca de pessoas – “paging”;

- orientação de pessoas para áreas de acesso específicas; - orientação para operação, manutenção e outros;

- alertas de emergência provenientes da brigada de incêndio.

As zonas definidas poderão ser programadas para cenários pré-definidos de maneira que anúncios específicos sejam enviados apenas para uma zona do estádio. Bem como a utilização de diferentes línguas em diferentes setores em caso de eventos internacionais.

Todo o sistema de som interno e das arquibancadas será centralizado na sala de controle de Áudio/Vídeo, através de console digital que enviará os sinais para os DSP’s localizados na sala técnica anexa.

Os amplificadores utilizados possuirão DSP interno para melhores ajustes e controle de parâmetros específicos para cada caixa. Os amplificadores serão acondicionados dentro de racks com sensores de controle de temperatura e correto funcionamento conforme manual. Caso haja alguma anormalidade, o sistema de automação deve ser capaz de identificar e alertar para que a mesma seja corrigida. Alguns níveis críticos de anormalidades no funcionamento causam o desligamento automático dos amplificadores, que são religados quando a situação é corrigida.

(2)

Os racks deverão ser alocados de forma a permitirem fácil manutenção e as distâncias deverão respeitar as especificações do sistema.

Ás áreas internas do estádio possuirão zoneamentos diversos para o endereçamento dos específicos tipos de mensagem. Serão considerados amplificadores com capacidade para distribuição do sinal em vários canais, de forma a permitir maior flexibilidade no zoneamento e respectivo posicionamento final dos alto-falantes. Cada alto falante interno possuirá um nome e um “endereço” onde será possível localizar:

nível; zoneamento; localização;

canal e amplificador;

área técnica onde está conectado.

Todos os controles serão executados via software e serão monitoradas pelo técnico de som através de caixas de som exclusivas localizadas junto aos demais equipamentos na mesa de controle. Desta maneira, qualquer mensagem será verificada antes de ser enviada, evitando fontes sonoras indesejadas para certos ambientes.

Junto aos equipamentos na sala de controle, encontrar-se-á também uma mesa de controle com, qualidade de broadcast para o processamento e distribuição das devidas mídias equalizadas e tratadas para cada situação.

Cada saída de fonte sonora possuirá controle de volume próprio, que será definido pelo técnico após instalação e medição do sistema em operação.

Após o processamento dos dados na central de controle, o sinal de áudio será digitalizado e enviado a rede de dados, via DSP, conectada nos subsistemas de áudio, onde estarão localizados e distribuídos os amplificadores. Após chegar nos amplificadores, o sinal de áudio passará para o domínio analógico, amplificado e distribuído para os específicos alto-falantes da arena e das áreas internas.

(3)

- 1a Situação (sistema verde = funcionamento normal):

Mensagens de propagandas, informações gerais e música ambiente para diferentes setores;

- 2a Situação (sistema laranja = funcionamento pouco freqüente): Busca de pessoas, mensagens de segurança;

- 3a Situação (sistema vermelho = funcionamento em alerta) Evacuações de emergência através dos oficiais de segurança.

A escolha do sistema de funcionamento pelo operador acionará o devido comando a ser enviado ao sistema de DSP, que processará e encaminhará as mensagens para as zonas específicas.

Os avisos poderão ser gerados por:

Microfones (localizados na sala de controle Áudio/ Vídeo / Locutor); Mensagens pré-gravadas;

Interligação com o sistema de detecção de alarme de incêndio.

A distribuição do sistema para as áreas internas (salas, corredores, escritórios, circulação, etc.) estará instalada de forma que cada espaço seja alimentado por, no mínimo, 2 (dois) amplificadores, por medidas de segurança.

No sistema, deverão ser instalados microfones ligados diretamente ao rack DSP, para que, caso haja alguma falha no sistema, ainda seja possível enviar as mensagens de segurança diretamente aos diversos setores.

Ao término das instalações, o sistema deverá ser todo ele testado, ponto a ponto e o instalador deverá submeter um relatório de conformidade com o projeto, onde será indicada qualquer alteração/modificação aprovada no processo.

(4)

Para as áreas internas serão definidos zoneamento e posicionamento dos alto-falantes, para o envio de mensagens específicas para cada setor. Esse zoneamento deverá ser revisado pelo instalador, em conjunto com a equipe de arquitetura e obra, no intuito de adequação às necessidades da obra e qualquer outra revisão de fluxo de evacuação. O dimensionamento final do sistema deverá estar compatibilizado com o zoneamento definido e o instalador deverá apresentar um desenho final “as-built” com essas alterações.

O sistema consistirá em:

Sistema de alto-falantes para as áreas internas e de circulação

- Alto falantes incluindo suportes para fixação em forros e/ou paredes; - Alto falante 6" 25W 90º/60º com suporte para fixação em parede - Corneta externa 50W 60º/40º com suporte para fixação em cluster

Equipamentos e Sistemas de Gerenciamento de Áudio

- Microfones

- Pedestais para microfone - Microfone sem fio - DVD ou Blu-ray Player - Console digital (mesa de som)

- Processador de sinal digital - DSP Digital Signal Processor. - Gerador de Sync para World Clock

- Amplificador para instalação com 8 canais linha de 100v. Potencia de output de 250 W por canal em 70 V, 4 ohms, 8 ohms, and 16 ohms

- Conversor de D/A 16 canais, 24-bit D/A converters - Cabo analógico para microfone

- Cabo de fibra óptica anti-chama e a prova do tempo - Cabo para Ethernet Cat6 anti-chama e a prova do tempo - Cabo polarizado 2 x 2.5 anti-chama e a prova do tempo

(5)

Para as áreas do público (arena) foi definido um zoneamento e posicionamento dos alto-falantes, para o envio de mensagens específicas para cada setor. Esse zoneamento deverá ser revisado pelo instalador, em conjunto com a equipe de arquitetura e obra, no intuito de adequação às necessidades da obra e qualquer outra revisão de fluxo de evacuação. O dimensionamento final do sistema deverá estar compatibilizado com o zoneamento definido e o instalador deverá apresentar um desenho final “as-built” com essas alterações.

O sistema consistirá em:

Sistema de alto falantes para arquibancada média e alta

- Alto falante a prova do tempo, Output máximo de 130 dB SPL e dispersão adequada à garantia da cobertura e índices de inteligibilidade (STI).

Sistema de alto falantes para arquibancada baixa

- Alto falante a prova do tempo, Output máximo de 138 dB SPL e dispersão adequada à garantia da cobertura e índices de inteligibilidade (STI).

Sistema de alto-falantes para o campo

- Alto falante a prova do tempo, Output máximo de 130 dB SPL / 133 dB SPL (pico) e dispersão adequada à garantia da cobertura e índices de inteligibilidade (STI).

Equipamentos e Sistemas de Gerenciamento de Áudio

- Microfone dinâmico cardióide - Pedestais para microfone de mesa

- Microfone sem fio com cápsula SM58 UHF - Microfone sem fio com cápsula SM87 UHF - Splitter de antena

- Antena direcional ativa p/ as linhas ULX/U4D/U4S - Blu-ray Player

- Fone de ouvido

(6)

- Switch Gigabit Port

- Switch ethernet com uplinks de fibra - 2x Gbic, 16, RJ45 Gigabite ethernet, RSPT, VLAN - Gerador de Sync para World Clock

- Placa conversora A/D protocolo A-net

- Pedestais para microfone sem fio tipo girafa grande - Amplificador DSP 4 canais

- Processador de sinal digital - DSP Digital Signal Processor. 64 canais. - Playout de rede

- Console digital 24 canais

- Rack Externo condicionado para amplificadores - Cabo de fibra óptica anti-chama e a prova do tempo - Cabo para Ethernet Cat6 anti-chama e a prova do tempo

- Cabo para caixa acústica 8mm x 2.5mm anti-chama e a prova do tempo - Cabo para microfone

O sistema estará dimensionado para evitar grandes distâncias de cabos de alta potência, o que poderia prejudicar a qualidade do áudio.

As caixas serão instaladas nas passarelas junto à cobertura das arquibancadas, penduradas em grupos. Os ângulos de posicionamento das caixas encontram-se detalhados no projeto. A fixação na cobertura deverá ser detalhada pelo instalador.

Referências

Documentos relacionados

No sentido de reverter tal situação, a realização deste trabalho elaborado na disciplina de Prática enquanto Componente Curricular V (PeCC V), buscou proporcionar as

Objetivando avaliar a utilização de óleos vegetais de diferentes origens em rações no desempenho e características de carcaça do escargot francês “gros gris” (Helix

Capítulo 7 – Novas contribuições para o conhecimento da composição química e atividade biológica de infusões, extratos e quassinóides obtidos de Picrolemma sprucei

(05/06/2003 disponível em: <www.folha.com.br>) Esses dados mostram que existe uma grande preocupação mundial com os recursos hídricos potáveis. 02) A preservação das

A assistência da equipe de enfermagem para a pessoa portadora de Diabetes Mellitus deve ser desenvolvida para um processo de educação em saúde que contribua para que a

servidores, software, equipamento de rede, etc, clientes da IaaS essencialmente alugam estes recursos como um serviço terceirizado completo...

Os Coordenadores Setoriais, enquanto professores, procuram dar o exemplo, mas deixam claro que encontram, no seu percurso como extensionistas, esse elemento dificultador;  O

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for