• Nenhum resultado encontrado

Ano º Trimestre A IGREJA DO ARREBATAMENTO - O padrão dos Tessalonicensses para esses ultimos dias. LIÇÃO 6 VIVENDO AMOROSA E HONESTAMENTE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ano º Trimestre A IGREJA DO ARREBATAMENTO - O padrão dos Tessalonicensses para esses ultimos dias. LIÇÃO 6 VIVENDO AMOROSA E HONESTAMENTE"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Ano 2018

2º Trimestre – A IGREJA DO ARREBATAMENTO - O padrão dos

Tessalonicensses para esses ultimos dias.

LIÇÃO 6 – VIVENDO AMOROSA E HONESTAMENTE

Para melhor aproveitamento do material do apoio destaco a seguinte legenda por cores:

Amarelo – sugestões praticas para sua aula

Azul – comentarios sobre o texto da lição. Destaque do conteudo que merece foco. Verde – comentarios sobre as referencias bíblicas

TENHA EM MENTE OS TRÊS PRINCIPIOS PARA UMA BOA AULA  OBJETIVOS

o REFLETIR a respeito da necessidade do amor em nossas vidas. o APRESENTAR o trabalho como uma necessidade para cada cristão. o DEMONSTRAR o padrãobiblio com relação ao nosso comportamento

social.

 ESBOÇO DE SUA AULA

o Tenha em mãos um esboço de sua aula. Neste defina tempo para dinâmicas, oração, interpretação bíblica e aplicação da lição. Isso facilitará no alcance do seu objetivo.

 APEGO AS ESCRITURAS

o Sua aula precisa ser bíblica. Dedique-se na interpretação e aplicação dos textos bíblicos. Seus alunos precisam ter uma visão bíblica do assunto que está sendo tratado na aula.

DESAFIE SEUS ALUNOS DURANTE ESSE TRIMESTRE ESTAREM LENDO DIARIAMENTE TESSALONICENSES.

 A primeira carta tem apenas 5 capitulos. 20 minutos de leitura seus alunos leram a carta completa. Caso algum tenham dificuldade para ler toda ela, faça um programa de leitura de um ou dois versiculos.

 Ate a lição 8 eles podem ler a primeira carta. A partir da lição 9 inicia os estudo da segunda carta.

CONCURSO BÍBLICO NO INICIO DA AULA

 No inicio de sua aula divida a turma rapidamente, ou selecione duas equipes de três alunos que representaram a turma. Faça perguntas relacionadas ao tema da lição AMOR E HONESTIDADE. Procure caracteristicas do amor, exemplo de amor conforme a Bíblia para fazer as perguntas aos seus alunos. Ex: Cite três caracterisitcas do amor segundo o apostolo Paulo? Segundo Jesus se amarmos uns aos outros seremos conhecidos como? Etc.

(2)

REFLEXÃO TEXTO BASE 1 Ts. 4. 9 – 12

VERSICULO 9

Capitulo 4 Paulo esta exortando a igreja sobre ações praticas da vida cristã. O foco do apostolo Paulo está em comunicar a igreja sobre uma vida de santidade pratica. No grego classico amor fraternal – Esta realacionado a amor de irmão de sangue. Mas, no Novo Testamento está realcionado a amor entre irmãos em Cristo.

A instrução de Deus ao seu povo é que ameis uns aos outros. Esse ameis é o amor agape. Amor que se doa. Incondicional.

A igreja cristã causava admiração na sociedade insensível e pagã dos dias de Paulo, que só exclamava: “Vejam como eles amam uns aos outros!” O mesmo deve ocorrer hoje em dia. Pelo fato de o amor dos irmãos cristãos ser prova do novo nascimento, Paulo sugere que ele não precisa instruí-los formalmente sobre este assunto. Não apenas isso, mas a expressão externa deste amor não estava ausente (10a). A referência a irmãos... por toda a Macedônia (10) indica comunhão afetuosa e ações de prestimosidade amorosa. Estas atitudes refletem a preocupação que havia uns pelos outros durante a perseguição, que sem dúvida caracterizava estes cristãos de cidade grande em relação a outras congregações interioranas, bem como aos viajantes cristãos (cf. 1.3; 3.6). Nestas atividades recomendáveis, Paulo deseja: Que continueis a progredir cada vez mais (10; “que façam ainda mais”).

VERSICULO 11

Paulo faz aqui três exortações a Igreja: Procureis viver quietos, tratar dos vossos proprios negocios, e trabalhar com vossas proprias mãos. A suposição mais aceita para esta exortação — embora não haja provas — é que a expectativa do retorno iminente do Senhor causara uma fermentação nervosa em algumas pessoas. A inatividade produzira inquietação entre os que haviam abandonado o emprego regular, e esta situação

comercial gerava, por sua vez, pessoas ociosas e intrometidas.

Seja qual for o motivo, Paulo está ressaltando a verdade de que o amor fraternal e o trabalho honesto vão de mãos dadas como provas cristãs.

VERSICULO 12

Duas considerações de Paulo:

A primeira é que andeis honestamente para com os (“que inspireis o respeito dos”) que estão de fora (os não-cristãos). Diz Barclay: “Quando nós, cristãos, provamos que nosso cristianismo nos faz trabalhadores melhores, amigos mais verdadeiros, homens e

mulheres mais amáveis, então, e só então, estamos realmente pregando. O fator importante não são palavras, mas ações, não oratória, mas vida”.

A segunda consideração é que não necessiteis de coisa alguma (12). Gramaticalmente, esta expressão pode ser traduzida corretamente por “não necessiteis de nada” ou “não necessiteis de ninguém”. Em qualquer um dos fraseados o significado básico é o mesmo. Os preguiçosos não devem depender da caridade dos outros. O amor fraternal

(3)

torna as pessoas solícitas quanto às necessidades dos pobres ou desgraçados, mas o cristão não deve ser um parasita ou papa-jantares. Certa independência razoável em tais assuntos é uma virtude cristã.

I – QUANTO AO AMOR FRATERNAL 1. É o Senhor quem nos ensina a amar.

Paulo deixa claro a Igreja que o amor tem como fonte Deus. Uma vida no Espirito vai ser manifestante deste amor. Paulo garante a esses irmãos que o Espirito Santo que neles habitava já os havia ensinado a viver neste amor.

Amar o irmão é uma verdade e virtude de nossa fé ( 1 Jo. 4.20).

Jesus disse que amar os nossos irmãos é o normal da vida cristã, e amar os inimigos é provar que somos diferente ( Lc. 6.27ss).

Amar é um mandamento de Deus para nós ( Jo. 15. 12).

2. O poder de expansão do amor.

Aquilo que as pessoas denominam amor, mas não pode ser compartilhado, expandido, transmitido a outros não é amor e sim narcisismo ( amor a sim mesmo).

Não há como ser cristão e viver de maneira isolada, sem compartilhar, sem o viver junto. Paulo quando fala da comunidade cristã usa como exemplo o corpo humano. Exemplo perfeito para mostrar que não temos como viver isoladamente. Todos os membros estão ligados e são ambos dependentes um dos outros.

A igreja de tessalonica estava compartilhando e vivendo esse amor. Este amor era compartilhado com cristãos de toda a Macedonia.

3. O amor: uma medida que sempre deve aumentar.

A medida do amor deve sempre aumentar. Paulo aconselha a Igreja para que no amor eles continuem a progredir – “Que continueis a progredir cada vez mais ( “que façam ainda mais”) V.v. 10.

II – VIVENDO POR FÉ. TRABALHANDO COM HONRA. 1. Um estilo de vida modesto.

CONVERSE COM SEUS ALUNOS SOBRE A ROTINA DE VIDA QUE A FAMILIA DELES LEVAM. TEMPO DE CAFÉ, TEMPO DE LAZER EM FAMILIA, TEMPO DE COMUNHÃO, DIALOGO. O OBJETIVO É TER A CONSCIENCIA DE QUE AS VEZES NÃO VALE A PENA CORRER ATRAS DE TANTAS COISAS E PERDER A VIDA NESTA CORRIDA.

Buscando valorizar a vida Paulo aconselha os irmãos de tessalonica a viverem de modo modesto, modo quieto.

O apostolo esta dizendo “Esforcem-se para ter uma vida tranqüila” que é o oposto de almejar ser proeminentemente visto e ouvido.

Ele traz um paradoxo. Ele esta dizendo para os cristãos que eles deveriam ambicionar uma vida tranquila.

(4)

2. Trabalhar nunca deve ser um fardo.

Trabalhar nunca deve ser algo pesaroso a ninguem. Deus fez-nos para o cumprimento de responsabilidades.

Já no jardim do Edem, Adão tinha a função de cultivar e cuidar do jardim. Deus, familia e trabalho fazem parte da realização da vida humana. Esse tripé foi estabelecido no jardim. Quando o homem foge dele, encontrará problemas.

3. O jovem, a vocação e a profissão.

Não há dicotomia na vida Crsitã. Não existem cristãos chamados e cristãos normais. Todos nos somos vocacionados e participantes da missão de Deus.

Alguns tem reconhecimento e oportunidade de em tempo integral servir a instituição ou pessoas. Mas, não significa que seja mais ou menos vocacionada que as outras. A missão é integral. Ela acontece onde você estiver. Sua vocação é um meio que Deus usa para voce cumprir a missão com mais animo e gosto.

TESTE VOCACIONAL

Faça em sala de aula com seus alunos um teste vocacional. Na internet você encontra testes rapidos e com resultados já prontos. Hoje com seus alunos tendo acesso a internet em qualquer lugar esta dinamica não ficará dificil de ser feita até on line.

Compartilho o link de um teste que fiz rapidinho enquanto preparava a aula:

http://www.testevocacional.org

III – SOBRE O CRISTÃO E SEUS NEGOCIOS. 1. Honestidade como referencial de testemunho.

Paulo aconselha os cristãos a andarem de maneira honesta. Paulo estava dizendo “ andeis de maneira que inspire respeito dos não-cristãos”.

Diz Barclay: “Quando nós, cristãos, provamos que nosso cristianismo nos faz

trabalhadores melhores, amigos mais verdadeiros, homens e mulheres mais amáveis, então, e só então, estamos realmente pregando. O fator importante não são palavras, mas ações, não oratória, mas vida”.

2. Colaboradores e não parasitas socias.

Os preguiçosos não devem depender da caridade dos outros. O amor fraternal torna as pessoas solícitas quanto às necessidades dos pobres ou desgraçados, mas o cristão não deve ser um parasita ou papa-jantares. Certa independência razoável em tais assuntos é uma virtude cristã.

3. O jovem cristão e a geração “nem-nem”.

Grande numero de pessoas entre 18 e 25 anos que nem trabalham e nem estudam. Isso aponta para um grande problema social. Segundo alguns dados o numero destes chegavam a 11,6 milhões em 2017.

(5)

O jovem cristão deve fugir de estar dentro deste grupo.

O conselho de Paulo cabe a nós e nos motiva a viver fora desse grupo. Paulo diz “não necessiteis de coisa alguma” V.v.12. Gramaticalmente, esta expressão pode ser

traduzida corretamente por “não necessiteis de nada” ou “não necessiteis de ninguém”. É uma instrução aos cristãos para batalharem para viver do seu trabalho.

Certa independência razoável em tais assuntos é uma virtude cristã.

Desafie seus jovens a viver com proposito, há buscarem viver essa palavra do apostolo Paulo.

Referências

Documentos relacionados

coruscans foram alimentadas durante os três primeiros dias de alimentação (seis dias de vida) com náuplios de Artemia sp. Após esse período, os animais foram submetidos aos

Mova a alavanca de acionamento para frente para elevação e depois para traz para descida do garfo certificando se o mesmo encontrasse normal.. Depois desta inspeção, se não

Dos 46 cromossomos presentes em cada célula do corpo humano, 44 armazenas informações gerais, chamados de autossomos, enquanto os outros dois, são os cromossomos que definem

Subordinada a Diretoria Executiva, tem como competência as atividades de desenvolvimento de protocolo, registros dos profissionais médicos veterinários e zootecnistas, registro

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Apothéloz (2003) também aponta concepção semelhante ao afirmar que a anáfora associativa é constituída, em geral, por sintagmas nominais definidos dotados de certa

A abertura de inscrições para o Processo Seletivo de provas e títulos para contratação e/ou formação de cadastro de reserva para PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR