• Nenhum resultado encontrado

RACIOCÍNIO LÓGICO DE INTERPRETAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RACIOCÍNIO LÓGICO DE INTERPRETAÇÃO"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

(FCC/2009-METRÔ/SP) Sabe-se que o dado é um cubo em que os pontos marcados em faces opostas totalizam 7 unidades. Um dado é colocado sobre uma mesa horizontal, conforme é mostrado na figura abaixo e, em seguida, submetido sucessivamente a quatro rotações de 90º em torno de uma de suas arestas.

Considere que um observador sentado à frente do lado que tem os dois pontos marcados (chamado face frontal), acompanha os resultados das sucessões de movimentos do dado: após a primeira rotação, a face com 4 pontos marcados fica apoiada na mesa; após a segunda, a face com 1 ponto fica voltada para cima; após a terceira, a face com 5 pontos fica voltada para cima; após a quarta, a face com 3 pontos fica apoiada na mesa. Nessas condições, ao final da quarta rotação, o número de pontos da face oposta à frontal é

(A) 6 (B) 5 (C) 4 (D) 2 (E) 1 RESP. (D)

(FCC/2009-METRÔ/SP) “Dominó” é um jogo composto de 28 peças de formato retangular, divididas em duas partes, cada uma das quais marcadas com pontos cujas quantidades variam de 0 a 6. Considere que as pedras de dominó representadas abaixo foram sucessivamente dispostas, da esquerda para a direita, e de modo que as quantidades de pontos que aparecem marcados na parte superior obedecem a determinada lei de formação sequencial, enquanto que as quantidades de pontos marcados na parte inferior obedecem a outro tipo de lei de formação sequencial.

Segundo as leis consideradas, se X e Y são os números de pontos que devem compor a pedra da extrema direita, então X Y é igual a

(A) 6 (B) 7 (C) 8 (D) 9 (E) 10 RESP. (A)

(FCC/2009-PM/BA) Considere a figura seguinte:

Se fosse possível deslizar tal figura sobre a folha em que ela está desenhada, certamente ela coincidiria com a figura:

RESP. (E)

(FCC-2008-TCE-SP) As pedras do jogo “dominó”, mostradas abaixo, foram escolhidas e dispostas sucessivamente no sentido horário, obedecendo a determinado critério.

Segundo esse critério, a pedra que substituiria corretamente aquela que tem os pontos de interrogação corresponde a:

RESP. (A)

(FCC-2008-TCE-SP) Sabe-se que, em um dado, a soma dos pontos de faces opostas é sempre igual a 7. Um dado é colocado sobre a superfície plana de uma mesa com a face “1” voltada para o leste, a “6” para o oeste, a “3” para o sul, a “4” para o norte, a “2” para cima e a “5” para baixo, da forma como é mostrado na figura seguinte.

(2)

Considere que esse dado é submetido a quatro movimentos sucessivos, cada um dos quais consiste de uma rotação de 90° em torno de uma aresta que se apóia sobre a mesa. Se após cada movimento as faces “1”, “3”, “5” e “6” passam a ficar, sucessivamente, voltadas para baixo, então, ao fim do quarto movimento, a face “1” estará voltada para

(A) baixo. (B) cima. (C) o norte. (D) o sul. (E) o oeste. RESP. (B)

(FCC/2007-TRF-4ª) A figura abaixo representa um certo corpo sólido vazado.

O número de faces desse sólido é

(A) 24 (B) 26 (C) 28 (D) 30 (E) 32 RESP. (D)

(FCC/2007-TRF-4ª) Observe atentamente a disposição das cartas em cada linha do esquema seguinte.

A carta que está oculta é

RESP. (B)

(FCC/2007-TRF-4ª) Em cada linha do quadro abaixo as três figuras foram desenhadas de acordo com determinado padrão.

Segundo esse mesmo padrão, a figura que deve substituir o ponto de interrogação é

(3)

Instrução: Para responder às duas questões seguintes considere o texto abaixo.

Do chamado “Jogo da Velha” participam duas pessoas que, alternadamente, devem assinalar suas jogadas em uma

malha quadriculada 3 × 3: uma, usando apenas a letra X

para marcar sua jogada e a outra, apenas a letra O. Vence o

jogo a pessoa que primeiro conseguir colocar três de suas marcas em uma mesma linha, ou em uma mesma coluna, ou em uma mesma diagonal.

(FCC/2007-TRF-4ª) O esquema abaixo representa, da esquerda para a direita, uma sucessão de jogadas feitas por Alice e Eunice numa disputa do “Jogo da Velha”.

Para que, com certeza, a partida termine com uma vitória de Eunice, então, ao fazer a sua terceira jogada, em qual posição ela deverá assinalar a sua marca?

(A) Somente em (2). (B) Somente em (3). (C) Em (3) ou em (5). (D) Em (1) ou em (2). (E) Em (2) ou em (4). RESP. (C)

(FCC/2007-TRF-4ª) A figura abaixo mostra duas jogadas assinaladas em uma grade do “Jogo da Velha”.

A alternativa em que as duas jogadas assinaladas NÃO são equivalentes às que são mostradas na grade dada é

RESP. (B)

(FCC/2007-TJ/PE) Considere a seqüência de figuras abaixo.

A figura que substitui corretamente a interrogação é:

RESP. (A)

(FCC/2007-TJ/PE) Considere a seqüência de figuras abaixo.

A figura que substitui corretamente a interrogação é:

(4)

(FCC/2007-TJ/PE) Considere a seqüência de figuras abaixo.

A figura que substitui corretamente a interrogação é:

RESP. (A)

(FCC/2007-TJ/PE) A sucessão de figuras abaixo foi construída da esquerda para a direita segundo determinado padrão.

De acordo com esse padrão, a figura que completa a seqüência dada é

RESP. (E)

(FCC/2007-TRF-1ª) Assinale a alternativa, entre as cinco relacionadas, que preenche a vaga assinalada pela interrogação.

(5)

RESP. (D)

(FCC/2007-TRF-1ª) Considerando as relações horizontais e verticais entre as figuras, assinale a alternativa que substitui a interrogação.

RESP. (E)

(FCC/2007-TRF-1ª) Assinale a alternativa que substitui a letra x. (A) 29 (B) 7 (C) 6 (D) 5 (E) 3 RESP. (C)

(FCC/2007-TJ/PE) A inserção dos números nos espaços abaixo observa determinada lógica.

O número que substitui corretamente a interrogação é:

(A) 64I (B) 48J (C) 42L (D) 15X (E) 90R RESP. (B)

(FCC/2007-TJ/PE) Considere a seqüência das figuras abaixo.

A figura que substitui corretamente as interrogações é:

(6)

(FCC/2007-TJ/PE) Observe a lei de formação usada para construir a seqüência de malhas quadriculadas abaixo.

Segundo essa lei, a posição que o número 169 ocuparia em uma malha 15 ×15 é

(A) 9a linha e 14a coluna. (B) 10a linha e 8a coluna. (C) 11a linha e 6a coluna. (D) 12a linha e 4a coluna. (E) 13a linha e 5a coluna.

RESP. (D)

(FCC/2007-TRF-2ª) Considere que os símbolos e que aparecem no quadro seguinte, substituem as operações que devem ser efetuadas em cada linha a fim de obter-se o resultado correspondente, que se encontra na coluna da extrema direita.

Para que o resultado da terceira linha seja o correto, o ponto de interrogação deverá ser substituído pelo número (A) 16 (B) 15 (C) 14 (D) 13 (E) 12 RESP. (D)

(FCC/2007-TRF-4ª) Observe que, na sucessão de figuras abaixo, os números que foram colocados nos dois primeiros triângulos obedecem a um mesmo critério.

Direita, o número que deverá substituir o ponto de interrogação é (A) 32 (B) 36 (C) 38 (D) 42 (E) 46 RESP. (B)

(FCC-2008-TCE-SP) A malha quadriculada abaixo representa um terreno de formato retangular que deve ser totalmente dividido em sete lotes menores, não necessariamente de mesmo tamanho ou de mesma forma, cada qual contendo uma casa (C), um pomar (P) e um lago (L). (A) 1 260 (B) 1 440 (C) 1 800 (D) 1 980 (E) 2 160 RESP. (D)

(FCC/2009-METRÔ/SP) A tábua seguinte apresenta os resultados de uma operação * efetuada com os elementos do conjunto M = {a, b, c, d, e}.

Assim, por exemplo: e * (d * c) = e * b = d

O valor de X

M, que torna a sentença (e * d) * [x * (d * b)] = e * (c * d) verdadeira, é (A) a (B) b (C) c (D) d (E) e RESP. (E)

(FCC/2009-PM/BA) As letras que aparecem no quadriculado abaixo devem ser substituídas por números a fim de que, em cada uma das linhas, colunas e diagonais, a soma dos três números seja a mesma.

Se X, Y, W e Z satisfazem as condições do problema, então X + Y + W + Z é igual a (A) 19 (B) 18 (C) 17 (D) 16 (E) 15 RESP. (A)

(7)

(FCC/2009-PM/BA) O esquema abaixo mostra parte de certo bairro de uma cidade, em que um feixe de ruas paralelas às direções I e II intercepta a avenida Brasil nos cruzamentos A, B, C, D, E e F.

Considere que, certo dia, 32 policiais de um destacamento da Polícia Militar partiram do ponto P em direção à Av. Brasil, caminhando metade deles na direção I e a outra metade na direção II. Se a partir de então, a cada cruzamento atingido o grupo se dividia, seguindo a metade na direção I e os demais na direção II, então é correto afirmar que o total de pessoas que chegaram em B e D foi (A) 10 (B) 15 (C) 16 (D) 18 (E) 20 RESP. (B)

(FCC/2009-PM/BA) Na figura abaixo, as letras do alfabeto foram dispostas na forma de um triângulo, obedecendo a determinado critério.

Considerando que nessa figura não foram usadas as letras K, W e Y, então, segundo tal critério, a letra que substituiria corretamente o ponto de interrogação é

(A) P (B) Q (C) R (D) S (E) T RESP. (C)

(FCC/2007-TRF-2ª) Considere que a sucessão de figuras abaixo obedece a uma lei de formação.

O número de circunferências que compõem a 100a figura dessa sucessão é

(A) 5 151 (B) 5 050 (C) 4 950 (D) 3 725 (E) 100 RESP. (B)

(FCC/2009-MRE) Zeus é um aficionado em matemática, pois quando lhe perguntaram sobre sua idade, ele respondeu: “Para saber a minha idade você deve decifrar o criptograma aritmético seguinte, que

corresponde, de modo codificado, à adição de dois números naturais. Decifrado o criptograma, a minha idade é igual à soma dos algarismos que correspondem às letras da palavra FISCO.”

F O S S O + F O S S O C I S C O

Considerando que letras distintas correspondem a algarismos distintos, quantos anos tem Zeus?

(A) 25 (B) 24 (C) 30 (D) 22 (E) 28 RESP. (D)

(FCC/2007-TRF-2ª) No esquema abaixo tem-se o algoritmo da adição de dois números naturais, em que alguns algarismos foram substituídos pelas letras A, B, C, D e E.

Determinando-se corretamente o valor dessas letras, então, A + B – C + D – E é igual a (A) 25 (B) 19 (C) 17 (D) 10 (E) 7 RESP. (C)

(FCC/2008-METRÔ/SP) Considere o esquema que representa o algoritmo da subtração de dois números inteiros, no qual alguns algarismos foram substituídos pelas letras X, Y, Z e T.

Os valores de X, Y, Z e T, que tornam correta a expressão desse algoritmo, são tais que sua soma é igual a

(A) 22 (B) 21 (C) 20 (D) 19 (E) 18 RESP. (A)

(FCC/2007-TRF-4ª) No esquema seguinte, que representa a multiplicação de dois números inteiros, alguns algarismos foram substituídos pelas letras X, Y, Z e T.

Algarismos distintos, para que o produto obtido seja o correto, X, Y, Z e T devem ser tais que

(A) X + Y = T + Z (B) X - Z = T - Y (C) X + T = Y + Z (D) X + Z < Y + T (E) X + Y + T + Z < 25 RESP. (C)

(8)

(FCC/2007-TRF-3ª) O esquema abaixo representa a multiplicação de um número natural F por 8, resultando em um número G.

Os círculos representam algarismos, que satisfazem às seguintes condições:

- são distintos entre si; - são diferentes de zero;

- o algarismo das centenas de F é maior do que o algarismo das centenas de G.

Determinando-se corretamente esses cinco algarismos, verifica-se que o algarismo

(A) dos milhares de F é 3. (B) das centenas de F é 3. (C) das unidades de F é 8. (D) das centenas de G é 5. (E) das unidades de G é 6.

RESP. (A)

(FCC/2008-TRF-5ª) Observe o diagrama

Usando a mesma idéia, é possível determinar os números do interior de cada um dos 4 círculos do diagrama a seguir.

Desses quatro números, o

(A) maior é 6. (B) menor é 4. (C) menor é 3. (D) maior é 12. (E) maior é 9. RESP. (E) (FCC/2008-TRT-18ª) Em um anfiteatro há 8 poltronas dispostas em duas linhas e quatro colunas, da forma como é mostrado na figura seguinte:

Pretende-se acrescentar outras 55 poltronas às já existentes, preservando o padrão anterior, ou seja, em linhas e colunas, e de modo que o número de colunas exceda o de linhas em duas unidades. Após isso, a nova disposição das poltronas no anfiteatro ficará com

(A) seis colunas. (B) cinco linhas. (C) sete colunas. (D) seis linhas. (E) nove colunas.

RESP. (E)

(FCC/2007-TRF-3ª) Os números abaixo estão dispostos de maneira lógica.

8 1 12 10 14 11 ... 3 7 5 16 9

A alternativa correspondente ao número que falta no espaço vazio é (A) 51 (B) 7 (C) 12 (D) 6 (E) 40 RESP. (D)

(FCC/2007-TRF-3ª) Em relação à disposição numérica seguinte, assinale a alternativa que preenche a vaga assinalada pela interrogação:

2 8 5 6 8 ? 11 (A) 1 (B) 4 (C) 3 (D) 29 (E) 42 RESP. (B)

(FCC/2007-TJ/PE) Assinale a alternativa que substitui corretamente a interrogação na seguinte seqüência numérica: 6 11 ? 27 (A) 15 (B) 13 (C) 18 (D) 57 (E) 17 RESP. (C)

(FCC/2007-TJ/PE) Assinale a alternativa que substitui corretamente a interrogação na seguinte seqüência numérica: 8 12 24 60 ? (A) 56 (B) 68 (C) 91 (D) 134 (E) 168 RESP. (E)

(FCC/2008-PREFEITURA/SP) Dos seguintes grupos de letras, apenas quatro apresentam uma característica comum:

G E F D – J H I G – N L M J – S Q R T – X U V T

Considerando que a ordem alfabética adotada exclui as letras K, W e Y, o único grupo que não tem a característica dos demais é (A) G E F D (B) J H I G (C) N L M J (D) S Q R T (E) X U V T RESP. (D)

(FCC/2007-TRF-4ª) Observe que, no esquema abaixo as letras que compõem os dois primeiros grupos foram dispostas segundo determinado padrão. Esse mesmo padrão deve existir entre o terceiro grupo e o quarto, que está faltando.

ZUVX : TQRS : : HEFG : ?

Considerando que a ordem alfabética adotada, que é a oficial, exclui as letras K, W e Y, o grupo de letras que substitui corretamente o ponto de interrogação é

(9)

(A) QNOP (B) BCDA (C) IFGH (D) DABC (E) FCDE RESP. (D)

(FCC/2007-TRF-2ª) Considere que a seqüência (C, E, G, F, H, J, I, L, N, M, O, Q, ...) foi formada a partir de certo critério. Se o alfabeto usado é o oficial, que tem 23 letras, então, de acordo com esse critério, a próxima letra dessa seqüência deve ser

(A) P (B) R (C) S (D) T (E) U RESP. (A)

(FCC/2007-TRF-2ª) Segundo um determinado critério, foi construída a sucessão seguinte em que cada termo é composto de um número seguido de uma letra:

A 1 – E 2 – B 3 – F 4 – C 5 – G 6 – ... Considerando que no alfabeto usado são excluídas as letras K, Y e W, então, de acordo com o critério estabelecido, a letra que deverá anteceder o número 12 é (A) J (B) L (C) M (D) N (E) O RESP. (ANULADA)

(FCC/2007-TJ/PE) Assinale a alternativa que completa a série seguinte: J J A S O N D ? (A) J (B) L (C) M (D) N (E) O RESP. (A)

(FCC/2008-PREFEITURA/SP) Para formar os dois primeiros pares de palavras abaixo foi obedecido um determinado padrão:

procurador – odor

conceito – tino

clamavas – ?

Segundo esse mesmo padrão, a palavra que substitui corretamente o ponto de interrogação é

(A) aval (B) lava (C) vala (D) alma (E) alva RESP. (A)

(FCC/2008-TRT-2ª) Os dois primeiros pares de palavras abaixo foram escritos segundo determinado critério. Esse mesmo critério deve ser usado para descobrir qual a palavra que comporia corretamente o terceiro par.

Assim sendo, a palavra que deverá substituir o ponto de interrogação é (A) AVON (B) DONO (C) NOVA (D) DANO (E) ONDA RESP. (D)

(FCC/2007-TRF-4ª) Note que, em cada um dos dois primeiros pares de palavras dadas, a palavra da direita foi formada a partir da palavra da esquerda segundo um determinado critério.

Acatei - teia Assumir - iras Moradia - ?

Se o mesmo critério for usado para completar a terceira linha, a palavra que substituirá corretamente o ponto de interrogação é (A) adia. (B) ramo. (C) rima. (D) mora. (E) amor. RESP. (E)

(FCC/2007-TRE/MS) Observe que os números no interior da malha quadriculada abaixo foram colocados segundo determinado critério.

Segundo tal critério, o número que substitui corretamente o ponto de interrogação está compreendido entre (A) 5 e 10. (B) 10 e 15. (C) 15 e 25. (D) 25 e 35. (E) 35 e 45. RESP. (D)

(FCC/2007-PM/BA) A sentença seguinte é seguida de um número entre parênteses, o qual corresponde ao número de letras de uma palavra que se aplica à definição dada.

“Entrada ilegal de mercadorias no país” (11) A letra inicial de tal palavra é

(A) T (B) S (C) E (D) B (E) C RESP. (E)

(FCC/2007-PM/BA) A figura abaixo apresenta algumas letras dispostas em forma de um triângulo, segundo determinado critério.

(10)

Considerando que na ordem alfabética usada são excluídas as letras K, W e Y, a letra que substitui corretamente o ponto de interrogação é

(A) P (B) O (C) N (D) M (E) L RESP. (A)

(FCC/2007-PM/BA) Observe que as figuras abaixo foram dispostas, linha a linha, segundo determinado padrão.

Segundo o padrão estabelecido, a figura que substitui corretamente o ponto de interrogação é?

RESP. (C)

(FCC/2007-PM/BA) Observe que na sucessão seguinte os números foram colocados obedecendo a uma lei de formação.

Os números X e Y, obtidos segundo essa lei, são tais que X + Y é igual a: (A) 40 (B) 42 (C) 44 (D) 46 (E) 48 RESP. (A)

(FCC/2007-PM/BA) Os dois pares de palavras abaixo foram formados segundo determinado critério.

Segundo o mesmo critério, a palavra que deverá ocupar o lugar do ponto de interrogação é?

(A) alar. (B) rala. (C) ralar (D) larva (E) arval RESP. (E)

(FCC/2007-TCE/MG) As letras dispostas no quadro abaixo, composto por 3 linhas e 3 colunas, devem ser substituídas por números inteiros de modo que em cada linha, coluna e diagonal a soma dos três números seja a mesma.

Os valores de x, y, z e t que satisfazem as condições dadas são tais que

(A) x + y + z + t > 9 (B) x + y + z + t < 6 (C) x + y = z + t (D) x - z = t - 2y (E) x-t = 2z - y RESP. (E)

(FCC/2007-TCE/MG) Em qualquer país do mundo, a despeito do regime e da severidade das leis, a moralidade administrativa sempre foi e será um problema. Para garanti-la, desenvolvem-se mecanismos de ??? (A) corrupção. (B) acomodação. (C) estimulação. (D) produtividade. (E) controle. RESP. (E)

Instruções: Nas DUAS questões SEGUINTES , observe que há uma relação entre o primeiro e o segundo grupos de letras. A mesma relação deverá existir entre o terceiro grupo e um dos cinco grupos que aparecem nas alternativas, ou seja, aquele que substitui corretamente o ponto de interrogação. Considere que a ordem alfabética adotada é a oficial e exclui as letras K, W e Y. (FCC/2007-TCE/MG) ABCA : DEFD : : HIJH : ?

(A) IJLI (B) JLMJ (C) LMNL (D) FGHF (E) EFGE RESP. (C)

(11)

(FCC/2007-TCE/MG) CASA : LATA : : LOBO : ? (A) SOCO (B) TOCO (C) TOMO (D) VOLO (E) VOTO RESP. (B)

Instruções: Para responder às DUAS questões SEGUINTES, você deve observar que em cada um dos dois primeiros pares de palavras dadas, a palavra da direita foi obtida da palavra da esquerda segundo determinado critério. Você deve descobrir esse critério e usá-lo para encontrar a palavra que deve ser colocada no lugar do ponto de interrogação.

(FCC/2007-TCE/MG) arborizado – azar asteróides – dias articular - ? (A) luar (B) arar (C) lira (D) luta (E) rara RESP. (A)

(FCC/2007-TCE/MG) ardoroso – rodo dinamiza – mina maratona - ? (A) mana (B) toma (C) tona (D) tora (E) rato RESP. (D)

(FCC/2007-TCE/MG) Os nomes de quatro animais – MARÁ, PERU, TATU e URSO – devem ser escritos nas linhas da tabela abaixo, de modo que cada uma de suas respectivas letras ocupe um quadradinho e na diagonal sombreada possa ser lido o nome de um novo animal.

Excluídas do alfabeto as letras K, W e Y e fazendo cada letra restante corresponder ordenadamente aos números inteiros de 1 a 23 (ou seja, A = 1, B = 2, C = 3, ..., Z = 23), a soma dos números que correspondem às letras que compõem o nome do novo animal é

(A) 37 (B) 39 (C) 45 (D) 49 (E) 51 RESP. (D)

(FCC/2007-CADEP) Indagado sobre a quantidade de projetos desenvolvidos nos últimos 10 anos em sua área de trabalho, um Analista Legislativo que era aficionado em matemática respondeu o seguinte: “O total de projetos é igual ao número que, no criptograma matemático abaixo, corresponde à palavra ESSO”.

(SO)2 = ESSO

Considerando que, nesse criptograma, letras distintas equivalem a algarismos distintos escolhidos de 1 a 9, então, ao decifrar corretamente esse enigma, conclui-se que a quantidade de projetos à qual ele se refere é um número

(A) menor que 5 000.

(B) compreendido entre 5 000 e 6 000. (C) compreendido entre 6 000 e 7 000. (D) compreendido entre 7 000 e 8 000. (E) maior que 8 000.

RESP. (B)

(FCC/2007-MPU) O Mini Sodoku é um divertido passatempo de raciocínio lógico. Ele consiste de 36 quadradinhos em uma grade 6 x 6, subdividida em seis grades menores de 2 x 3. O objetivo do jogo é preencher os espaços em branco com os números 1 a 6, de modo que os números colocados não se repitam nas linhas, nem nas colunas, nem nas grades 2 x 3 e tampouco na grade 6 x 6, conforme é mostrado no exemplo que segue.

Observe que, no esquema de jogo abaixo, três da casas em branco aparecem sombreadas. Você deve completar o esquema de acordo com as regras do jogo, para descobrir quais números deverão ser colocados nessas casas.

A soma dos números que corretamente deverão preencher as casas sombreadas é:

(A) 7 (B) 9 (C) 11 (D) 13 (E) 15 RESP. (B)

(FCC/2007-MPU) Observe que em cada um dos dois primeiros pares de palavras abaixo, a palavra da direita foi formada a partir da palavra da esquerda, utilizando-se um mesmo critério.

SOLAPAR - RASO

LORDES - SELO

CORROBORA - ?

Com base nesse critério, a palavra que substituiu corretamente o ponto de interrogação é:

(A) CORA (B) ARCO (C) RABO (D) COAR (E) ROCA RESP. (B)

Referências

Documentos relacionados

apresenta. Com uma seta, liga ao fazendeiro a palavra que melhor o define. Responde às questões de forma clara e completa.. Completa espaços em branco com as palavras seguintes

Através da primeira fase do estudo – a análise do trabalho prático nos documentos oficiais – pretendeu-se obter dados para responder às seguintes duas

A máscara do texto - duas obras de Pepetela Para responder às questões, vale observar que A gloriosa família mostra, além dos tipos diferenciados de narradores, dois

O que podemos, então, saber já nos primeiros anos de estudo do francês sobre essa vogal? Temos de distinguir duas questões diferentes: a primeira se refere ao fato de uma