• Nenhum resultado encontrado

AR CONDICIONADO AUTOMOTIVO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AR CONDICIONADO AUTOMOTIVO"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

AR

CONDICIONADO

AUTOMOTIVO

(2)

HIGIENIZAÇÃO

Os passos para um higienização são as seguintes: 01 - Retire os tapetes de borracha;

02 - Ligue o carro;

03 - Ligue o ar-condicionado e abra todos os difusores de ar; 04 - Ligue o ar-condicionado na velocidade máxima;

05 - Deixe na circulação interna;

06 - Coloque o botão de temperatura no QUENTE MÁXIMO; 07 - Afaste o banco do passageiro até a última regulagem;

08 - Coloque o spray no chão do lado do passageiro próximo ao banco com o gatilho ativado;

09 - Feche a porta do veículo e espere terminar sua ação aproximadamente 3 minutos;

10 - Inverta a temperatura para o frio máximo;

11 - Aguarde fora do carro por mais três minutos com o veiculo totalmente fechado;

12 - Passado o tempo desligue o carro e abra-o totalmente para que saia o cheiro excedente;

Feito este processo caso seu carro tenha filtro de ar-condicionado o mesmo deve ser trocado.

Antes de mais nada, é importante que saiba que deve limpar o ar acondicionado do carro a cada 6 meses. Desta forma, evitará a acumulação de sujeira e bactérias que podem causar mau cheiro ou inclusive estragar o sistema de ar acondicionado.

(3)

Primeiro tire a umidade da tubulação. Para fazer isso, deve ter o carro parado e o motor em marcha, acenda a calefação ao máximo. O ar acondicionado deve estar desligado.

Saia do carro e deixe as portas e janelas fechadas, durante 5 minutos. Ao acabar com a umidade, fará com que a tubulação do ar acondicionado não seja propícia para a reprodução de bactérias.

Uma vez eliminada a umidade, aplique um produto para descontaminar fungos de bactérias e ácaros. Você pode adquiri-lo em qualquer loja especializada de acessórios para automóveis.

Após aplicar o produto, desligue a calefação e ligue o ar acondicionado, no nível mais frio. Mantenha todas as portas e janelas fechadas, exceto a porta do passageiro.

Estando fora do veículo, coloque o produto no solo do carro no lado do passageiro. Pressione-o durante meio minuto, tentando não respirar o produto que sai do pote. Pode usar uma máscara protetora.

Após 30 segundos, feche a porta do passageiro e deixe que o produto se expanda pelo interior do carro, deixando o ar condicionado ligado e permanecendo fora do automóvel.

Deixa que o produto aja durante 5 minutos e, a seguir, abra o carro e desligue o ar acondicionado. Agora, antes de voltar a usar o veículo, ventile bem o automóvel com portas e janelas abertas durante meia hora.

Com temperaturas que chegam a mais de 30 graus no verão, o ar condicionado é um dos itens favoritos e essenciais para quem está comprando um carro. O conforto proporcionado vai além da refrigeração: como o vidro deve ficar fechado para o efeito ser potencializado, as pessoas se sentem mais seguras dentro do veículo, principalmente quando precisam passar por locais considerados perigosos, e também não precisam ficar inalando fumaça de caminhões e a poluição da cidade, que pode causar danos respiratórios. Além disso, o sistema ajuda a manter os vidros desembaçados nos dias muito frios ou na chuva.

Com a capacidade de controlar a temperatura, a ventilação, a umidade e a qualidade do ar dentro do seu carro, o ar condicionado funciona de uma forma bastante complexa, e envolve a pressurização de um fluido (o R134-a), uma troca térmica no condensador, um filtro que segura as impurezas e absorve a umidade do ar e uma válvula que diminui a pressão e aumenta a temperatura, tudo isso antes de chegar ao evaporador, onde entra nos dutos de ventilação, até chegar refrescante para aliviar o motorista. Quer dizer… se tudo estiver em perfeito estado de funcionamento!

(4)

Se o sistema não for bem cuidado, ele pode causar uma série de prejuízos para o veículo, para o seu bolso e, inclusive, para você motorista que adora um arzinho enquanto dirige. A boa notícia (e a mais barata) é que você mesmo pode realizar sua higienização de ar condicionado automotivo, ao invés de desembolsar cerca de R$ 100 para fazer a limpeza periódica do sistema.

Saiba como limpar

Ao contrário de diversos filtros existentes no veículo, o filtro da cabine, também conhecido como filtro de ar condicionado (que é diferente do filtro de ar que vai junto ao motor), não tem um período determinado para a troca de acordo com a quilometragem percorrida. A troca depende da forma como você utiliza o seu carro.

Se o carro circular sempre em vias urbanas, cheias de tráfego, com muitos caminhões e consequentemente com muita poluição, ou então em estradas de terra empoeiradas, o filtro do ar condicionado pode ficar saturado, ou seja, cheio de sujeira, em poucos meses. Por isso, é recomendável checar de vez em quando o estado em que ele está.

Se você está acostumado a usar o ar condicionado no 1 e de repente, para sentir o mesmo frescor, você precisa colocá-lo no 2 ou 3, pode ser um sinal. Fique com o nariz atento para perceber também cheiros, pois alguns odores que você acha que são do estofado ou do carpete podem ser indicativos de que o seu filtro já está cheio de impurezas, fungos e bactérias. Nessas horas, muita gente acha que é necessário fazer a recarga do gás, que custa R$ 120 e deve ser realizada por um especialista, mas na verdade, é só substituir o filtro.

(5)

Passo 1

Consulte o manual do fabricante do seu automóvel para descobrir onde fica localizado o filtro do ar condicionado. Geralmente, é necessário retirar parte do painel, pois ele fica dentro da cabine. Na hora de desmontar as peças, tome cuidado para não danificá-las, pois pode prejudicar a montagem ou a aparência do seu carro.

Em modelos de carros antigos, anteriores ao ano de 1987, provavelmente você não encontrará este componente. Isso porque o filtro do ar condicionado foi inventado nesse ano, com o objetivo de proteger os motoristas alérgicos ao pólen. Se você quiser incluir o filtro no seu veículo anterior a este ano, a instalação pode ser adaptada em serviços profissionais.

Passo 2

O filtro, quando está intacto, tem a cor branca. Se você notar que o filtro de ar que retirou está muito acinzentado e coberto de pó, quer dizer que a troca deve mesmo ser realizada. Se ele apresentar pequenas manchas, mesmo com a maior parte limpa, isso pode indicar a presença de bactérias. É muito fácil encaixar o novo filtro, mas, mais uma vez, verifique as especificações do fabricante para não causar danos.

Passo 3

Usar o aspirador de pó no interior do veículo é fundamental para reforçar a limpeza. É a garantia também de que seu nariz vai estar respirando um ar bem mais limpo enquanto estiver dirigindo.

Passo 4

Por último, faça a ozonização do seu veículo. O nome do procedimento é difícil, mas o produto é facilmente encontrado em hipermercados e em lojas de acessórios automotivos. Os higienizadores de ar condicionado têm vários

(6)

odores e vários preços disponíveis e se parecem com uma “bomba”. São altamente inflamáveis, por isso vêm com um prolongador, que deve ser colocado bem no fundo dos difusores de ar. Se o produto vazar, ele pode manchar o painel ou o sistema multimídia. Confira as instruções de uso e não esqueça de agitar a embalagem antes de utilizar.

Geralmente, é necessário ligar o carro, ativar o ar condicionado e liberar o conteúdo da embalagem. Saia do carro, encoste a porta do carro (para que ela não trave e a chave fique presa do lado de dentro) e deixe o produto agir até acabar, o que dura mais ou menos 30 minutos. Você verá uma “fumaça” tomando conta do seu veículo, mas não se preocupe, pois ela será dissipada no final do processo. Quando acabar, abra a porta por alguns minutos, retire e descarte a lata.

Quantas vezes você ao entrar no seu carro sentiu um mau cheiro, ou então quando precisou do ar condicionado veio aquele odor horrível? O motivo desse odor no seu veículo é causado em boa parte pelos ácaros e bactérias acumulados em seu sistema de refrigeração do seu carro e esse problema só pode ser eliminado de uma única maneira, fazendo a higienização completa do seu sistema de ar condicionado. Alguns procedimentos poderão ser feitos na sua garagem sem que seja necessário levar para um especialista, porém é indicado que periodicamente por volta de 6 em 6 meses você leve seu carro para uma revisão completa do sistema e uma higienização feita por profissionais.

(7)

Vamos te ensinar aqui alguns passos para que você possa estar eliminando as bactérias e fungos que estão morando em seu carro e dessa forma ter um ar mais puro em suas viagens.

Filtros de ar

O primeiro componente a ser analisado é o filtro de ar ou filtro de pólen, esse componente no seu sistema de refrigeração é responsável por barrar a sujeira externa e dessa forma proteger todo o sistema, sendo assim esse componente deve ser trocado a cada revisão, claro que tudo vai depender do seu estado de uso, as vezes a troca deverá ocorrer antes.

Para trocar o filtro basta ver no manual do seu veículo onde se encontra o compartimento que dá o acesso ao filtro que geralmente fica no interior do carro, dentro do porta luvas ou atrás do painel de comando. Existem dois tipos de filtro mas tudo depende da opção escolhida pela montadora do seu carro, um é do tipo de partícula já o outro é de carvão ativado, ambos possuem a mesma função, porém o de carvão tem maior poder de filtrar gases e odores.

(8)

Para limpeza completa da caixa de ar condicionado do seu carro é recomendado que o veículo seja encaminhado para uma rede autorizada da montadora, pois esse sistema é lacrado e o acesso para remoção dessa caixa é um tanto quanto complicado de ser executado em sua garagem.

Limpeza dos tubos

Mais importante do que se preocupar com o filtro de ar é se preocupar com a tubulação de refrigeração do seu automóvel, são nelas que boa parte das bactérias, ácaros e demais fungos vão habitar e causar danos para a sua saúde. Para executar a higienização dos tubos do ar condicionado do seu carro é simples, existe no mercado limpadores de ar condicionado em spray e para utilizar você deve seguir os seguintes passos:

 Trocar filtro de ar;  Ligar o motor do carro;

 Ligar o sistema de refrigeração na maior potência e com todas saídas liberadas;

 Agitar a lata do spray limpador do ar condicionado;  Acionar o botão do spray;

 Deixar a lata acionada no assoalho do passageiro;  Feche todas janelas e as portas;

(9)

E se esse procedimento não adiantar?

Caso o procedimento de higienização comum do sistema de ar condicionado do seu automóvel não for suficiente, seja por seu carro não possuir filtro ou então pelo fato do seu sistema estar muito sujo, você deve levar para um especialista no serviço que terá que desmontar todo painel do veículo e daí então remover o evaporador do seu carro, que é o componente responsável por resfriar o ar do seu sistema e desse modo lavar todo sistema com água e sabão para depois instalar tudo novamente e fazer o procedimento com os produtos de higienização. Essa manutenção possui um preço mais elevado devido ao tempo de serviço que tem em média 3 dias de trabalho, caso seu veículo tiver air bag o valor dessa manutenção será mais alto ainda.

Sendo assim, fique sempre atento a limpeza e higienização do ar condicionado do seu automóvel, pois pior do que gastar um valor alto com uma manutenção do seu sistema de refrigeração é ficar a todo momento comprometendo a sua saúde respiratória.

Referências

Documentos relacionados

• No entanto, para os sistemas de média tensão, a corrente capacitiva é maior e o arco se mantém para correntes baixas, com alta probabilidade de evolução para curtos entre

Essa distinção também precisa considerar que há uma diferença de plataforma onde o jogo é “executado”, na mesa com tabuleiro ou na tela de algum dispositivo, e, por fim,

As informações deste documento visam mostrar como o número de casos confirmados e mortes por COVID19 têm crescido no Vale do São Francisco com base nos dados divulgados

Ementa: História da Evolução da Qualidade; Princípios gerais do controle de qualidade; Padrões de qualidade; Sistemas de controle de qualidade; Qualidade nos dias

Sendo assim, os objetivos do estágio dos acadêmicos de medicina na UTI são: propiciar ao aluno uma vivência com os pacientes em estado grave e o trabalho

Assim, surge a pergunta da pesquisa: “Quais as estratégias de marketing verde que podem ser utilizadas tendo como recurso as redes sociais para divulgação de

Considerando o dever de assegurar ao idoso todos os direitos de cidadania, de defesa de sua dignidade, seu bem estar e direito à vida; Considerando que a demência é uma

diferentes: 1) os Grundrisse (1857-1858); 2) o livro publicado por Marx e conhecido como Contribuição à crítica da economia-política (1859); 3) o livro I do Capital, também