• Nenhum resultado encontrado

ESTUDO DE IMPACTE AMBIENTAL ALTERAÇÃO DA SAKTHI, SA. SAKTHI Portugal, SA Resumo Não Técnico do EIA da alteração da SAKTHI, SA Setembro de 2012

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESTUDO DE IMPACTE AMBIENTAL ALTERAÇÃO DA SAKTHI, SA. SAKTHI Portugal, SA Resumo Não Técnico do EIA da alteração da SAKTHI, SA Setembro de 2012"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

ESTUDO DE IMPACTE AMBIENTAL

--

F

F

a

a

s

s

e

e

P

P

r

r

o

o

j

j

e

e

c

c

t

t

o

o

d

d

e

e

E

E

x

x

e

e

c

c

u

u

ç

ç

ã

ã

o

o

-

-R

R

R

E

E

E

S

S

S

U

U

U

M

M

M

O

O

O

N

N

N

Ã

Ã

Ã

O

O

O

T

T

T

É

É

É

C

C

C

N

N

N

II

I

C

C

C

O

O

O

S

S

AK

A

KT

TH

HI

I

P

P

OR

O

RT

TU

UG

GA

AL

L,

,

S

SA

A

ALTERAÇÃO DA SAKTHI, SA

Março, 2012

(2)

ÍNDICE

1. INTRODUÇÃO ... 1

2. PROPONENTE DO PROJECTO ... 1

3. EM QUE CONSISTE O PROJECTO DE ALTERAÇÃO? ... 2

4. PORQUE SURGE ESTE PROJECTO? ... 2

5. ONDE SERÁ REALIZADA A ALTERAÇÃO? ... 2

6. EM QUE CONSISTE O PROCESSO PRODUTIVO? ... 4

7. COM A ALTERAÇÃO NA SAKTHI, SA O PROCESSO DE FABRICO TAMBÉM VAI SER ALTERADO? ... 6

8. QUANTO TEMPO DEMORA A CONSTRUÇÃO RELACIONADA COM A ALTERAÇÃO? ... 6

9. CARACTERIZAÇÃO DO LOCAL DA ALTERAÇÃO ... 8

10. QUAIS OS EFEITOS RESULTANTES DA IMPLEMENTAÇÃO DESTA AMPLIAÇÃO? ... 10

11. QUE MEDIDAS SERÃO TOMADAS PARA DIMINUIR OS EFEITOS NEGATIVOS? ... 12

12. QUAL O PLANO DE MONITORIZAÇÃO A EFECTUAR? ... 12

(3)

1

1

.

.

I

I

N

N

T

T

R

R

O

O

D

D

U

U

Ç

Ç

Ã

Ã

O

O

O presente relatório constitui o Resumo Não Técnico (RNT) que faz parte integrante do Estudo de Impacte Ambiental (EIA) da alteração da SAKTHI Portugal, SA em Vermoim no concelho da Maia.

O EIA pretende identificar e analisar o projecto de alteração na SAKTHI, SA nos seus possíveis impactes e no sentido de optimizar a sua compatibilização com o meio ambiente. Este estudo foi elaborado durante o período de Março a Abril de 2012. O EIA foi elaborado em conformidade com o Decreto-Lei n.º 69/2000, de 3 de Maio que estabelece o regime jurídico da Avaliação de Impacte Ambiental (AIA) e as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei nº 197/2005, de 8 de Novembro.

O RNT resume e traduz numa linguagem não técnica os aspectos mais relevantes contidos no EIA que foi elaborado em fase de projecto de execução.

2

2

.

.

P

P

R

R

O

O

P

P

O

O

N

N

E

E

N

N

T

T

E

E

D

D

O

O

P

P

R

R

O

O

J

J

E

E

C

C

T

T

O

O

O proponente do projecto é a SAKTHI Portugal, SA, uma empresa de fundição de ferro que se dedica à produção de peças encaminhadas essencialmente para o mercado de indústria automóvel. A empresa encontra-se a laborar em Vermoim desde 1998 embora tenha iniciado com outra designação e pertencendo a outro grupo mas o processo produtivo manteve-se sempre o mesmo.

(4)

3

3

.

.

E

E

M

M

Q

Q

U

U

E

E

C

C

O

O

N

N

S

S

I

I

S

S

T

T

E

E

O

O

P

P

R

R

O

O

J

J

E

E

C

C

T

T

O

O

D

D

E

E

A

A

L

L

T

T

E

E

R

R

A

A

Ç

Ç

Ã

Ã

O

O

?

?

Todas as alterações serão realizadas no interior do edifício industrial da SAKTHI, SA e consistem na substituição e/ou aquisição de alguns equipamentos.

Será instalada uma secção de tratamento de superfície que permitirá um melhor acabamento final das peças, pela sua pintura.

Alguns dos clientes da SAKTHI, SA já estavam a exigir este tratamento final às peças, levando a que a SAKTHI, SA subcontrate esse serviço fora.

Estas alterações irão implicar a utilização de uma área actualmente utilizada como armazém. De realçar que não serão construídos novos edifícios, uma vez que as alterações serão realizadas no interior da nave industrial.

4

4

.

.

P

P

O

O

R

R

Q

Q

U

U

E

E

S

S

U

U

R

R

G

G

E

E

E

E

S

S

T

T

E

E

P

P

R

R

O

O

J

J

E

E

C

C

T

T

O

O

?

?

Com a alteração prevista na SAKTHI, SA a empresa irá ser capaz de dar resposta às solicitações do mercado no que se refere às exigências associadas ao acabamento final das peças produzidas, aumentando a sua competitividade no actual mercado, o que acresce a sua viabilidade económica, aumentando assim o tempo de vida útil da fábrica permitindo a continuidade da mesma no concelho da Maia e até em território nacional.

Este projecto permitirá reforçar a situação da SAKTHI, SA no mercado, cada vez mais exigente, da indústria automóvel.

5

5

.

.

O

O

N

N

D

D

E

E

S

S

E

E

R

R

Á

Á

R

R

E

E

A

A

L

L

I

I

Z

Z

A

A

D

D

A

A

A

A

A

A

L

L

T

T

E

E

R

R

A

A

Ç

Ç

Ã

Ã

O

O

?

?

A SAKTHI, SA localiza-se na freguesia de Vermoim, concelho da Maia, Distrito do Porto (Figura 01). Como referido anteriormente a alteração prende-se com a aquisição de novos equipamentos associados ao tratamento de superfície das peças produzidas na fundição. Estas alterações ocorrerão no interior do edifício da fábrica.

(5)
(6)

Projecto de alteração Fonte: http://maps.live.com/

Figura 02 - Vista aérea da SAKTHI Portugal, SA

6

6

.

.

E

E

M

M

Q

Q

U

U

E

E

C

C

O

O

N

N

S

S

I

I

S

S

T

T

E

E

O

O

P

P

R

R

O

O

C

C

E

E

S

S

S

S

O

O

P

P

R

R

O

O

D

D

U

U

T

T

I

I

V

V

O

O

?

?

A SAKTHI, SA dedica-se ao fabrico de peças em ferro fundido utilizadas, principalmente, no mercado da indústria automóvel. Para isso existem fornos eléctricos de fusão de metal, fornos eléctricos de manutenção de temperatura do metal fundido e máquinas de moldação que moldam as peças e por fim as linhas de acabamento das peças produzidas.

Existe ainda um sector paralelo, onde se produzem machos de areia a utilizar em alguns moldes das máquinas de moldação para fabrico de peças ocas.

O processo de fabrico inicia com a entrada da matéria-prima (sucata, retorno de linhas de produção, lingotes, entre outros), armazenada em local próprio e próximo dos fornos de fusão. A alimentação destes fornos é realizada através de um sistema de tremonhas vibratórias de carregamento que se deslocam sobre carris.

(7)

O metal fundido depois de estar nos fornos de manutenção é enviado em colheres para as banheiras que alimentam as respectivas máquinas de moldação.

Após a execução do molde este é sujeito a um acabamento final que poderá ser somente o rebarbar a peça e polimento e/ou pintura.

A nova secção de tratamento de superfície objecto de análise deste estudo consiste num tratamento da peça e posterior pintura por “cataforese”.

A cataforese é uma pintura por electrodeposição, isto é aplicação de uma carga eléctrica à peça (carga negativa) e uma carga oposta à tinta (carga positiva). O fecho do circuito eléctrico durante a imersão da peça no banho faz com que a tinta se agarre à superfície da peça.

As peças são introduzidas num “bastidor”, que é o suporte para colocar as peças, que posteriormente permitirá o seu transporte por “birail”, carril superior, ao longo dos diferentes banhos de tratamento.

As diferentes fases do tratamento de superfície consistem, em:

Desengorduramento – Limpeza da superfície da peça para melhor aderência da

tinta.

Lavagem com afinação de grão – uniformização e diminuição da dimensão do grão

da peça a ser pintada;

Fosfatação microcristalina tricationica – Preparação da superfície da peça para

receber e reter as tintas ou outros revestimentos, aumentando a resistência contra corrosão proporcionando maior aderência.

Cataforese – processo de pintura, onde a peça é inserida numa tina com a solução

da tinta a ser aplicada à peça, a tinta adere à peça como resultado de um campo eléctrico aplicado à solução de tinta existente na tina.

(8)

O processo na SAKTHI, SA tem também implementadas Melhores Técnicas Disponíveis do sector (MTD’s). Estas técnicas estão devidamente documentadas em documentos de referência da Comissão Europeia onde são descritas um conjunto de medidas de melhoria ambiental.

7

7

.

.

C

C

O

O

M

M

A

A

A

A

L

L

T

T

E

E

R

R

A

A

Ç

Ç

Ã

Ã

O

O

N

N

A

A

S

S

A

A

K

K

T

T

H

H

I

I

,

,

S

S

A

A

O

O

P

P

R

R

O

O

C

C

E

E

S

S

S

S

O

O

D

D

E

E

F

F

A

A

B

B

R

R

I

I

C

C

O

O

T

T

A

A

M

M

B

B

É

É

M

M

V

V

A

A

I

I

S

S

E

E

R

R

A

A

L

L

T

T

E

E

R

R

A

A

D

D

O

O

?

?

A alteração prevista na SAKTHI, SA prende-se apenas com a instalação de uma secção de acabamento final a dar à peça, que é a pintura final, mantendo-se o restante processo produtivo tal e qual como actualmente.

8

8

.

.

Q

Q

U

U

A

A

N

N

T

T

O

O

T

T

E

E

M

M

P

P

O

O

D

D

E

E

M

M

O

O

R

R

A

A

A

A

C

C

O

O

N

N

S

S

T

T

R

R

U

U

Ç

Ç

Ã

Ã

O

O

R

R

E

E

L

L

A

A

C

C

I

I

O

O

N

N

A

A

D

D

A

A

C

C

O

O

M

M

A

A

A

A

L

L

T

T

E

E

R

R

A

A

Ç

Ç

Ã

Ã

O

O

?

?

Prevê-se que a fase de implementação das alterações demore cerca de 4 meses. O cronograma da fase de construção encontra-se na Figura 03.

(9)
(10)

9

9

.

.

C

C

A

A

R

R

A

A

C

C

T

T

E

E

R

R

I

I

Z

Z

A

A

Ç

Ç

Ã

Ã

O

O

D

D

O

O

L

L

O

O

C

C

A

A

L

L

D

D

A

A

A

A

L

L

T

T

E

E

R

R

A

A

Ç

Ç

Ã

Ã

O

O

O local em estudo está localizado na freguesia de Vermoim, concelho da Maia, distrito do Porto.

Esta região apresenta um clima caracterizado por uma temperatura média anual de 14ºC. O mês mais quente, Julho, registou temperaturas de 19ºC e o mês mais frio, Janeiro, registou temperaturas de 9ºC. Os valores máximos de precipitação foram da ordem de grandeza de 166 mm em Dezembro, descendo nos meses de Verão para valores no intervalo de 15-20 mm em Agosto. Os ventos mais frequentes no local provêm de Este existindo também alguma frequência de ventos provenientes de Noroeste.

Em termos geomorfológicos a área em estudo caracteriza-se por relevos pouco importantes que se traduzem num modelado suave do terreno, sem grandes alterações topográficas. A região é dominada pela existência do chamado granito do Porto.

Os solos que encontramos na área em estudo são do tipo Antrossolos, Cambissolos derivados de granitos e também de xistos.

Alguns solos têm aptidão para utilização agrícola e/ou florestal, existindo locais considerados altamente aptos para esse efeito na envolvente do local em estudo. A área em análise tem uma diversidade grande de utilizações do solo, nomeadamente para espaços industriais (onde se insere a SAKTHI, SA), espaços residenciais, espaços agrícolas e florestais, existindo também eixos rodoviários, equipamentos colectivos e linhas de água.

Segundo o Plano Director Municipal (PDM) da Maia a SAKTHI, SA encontra-se instalada em área classificada como “área de industria e armazenagem”. Na envolvente mais próxima existem ainda e, conforme o PDM, “áreas verdes de utilização colectiva previstas”, “áreas de habitação”, “redes rodoviárias”, “áreas de equipamento”, entre outros.

(11)

Em termos de recursos hídricos a fábrica da SAKTHI, SA tem na sua proximidade a passagem de uma linha de água denominada Ribeiro do Arquinho. A fábrica apenas capta água do ribeiro para utilização no seu processo produtivo não efectuando qualquer tipo de descarga no leito do ribeiro.

Em termos de fontes de ruído, as fontes mais significativas da fábrica referem-se a sistemas de ventilação, algumas chaminés e torres de arrefecimento. A SAKTHI, SA tem elaborado várias monitorizações de ruído na envolvente da fábrica, no sentido de caracterizar os efeitos da sua laboração em termos sonoros. Verifica-se que os níveis sonoros encontram-se dentro dos limites legislados em termos de incomodidade. Em termos de vida animal (fauna) foram identificadas diversas espécies por tipo de espaço, entre as quais:

 espaço agrícola (melro, pardal, verdelhão, chamariz, pintassilgo, entre outros);

 espaço aquático (lagarto-de-água, rã);

 espaço florestal (águia-de-asa-redonda, pica-paus, rola-brava);

 espaço urbano (andorinhas, pardal-comum, entre outros).

Em termos de vida vegetal (flora) de referir as espécies ripícolas existentes no Ribeiro do Arquinho localizado a Este da SAKTHI, SA como amieiro, vidoeiro, salgueiro-branco, choupos, trevos, entre outros.

A paisagem da área em estudo caracteriza-se por um conjunto de unidades industriais muito próximas de habitações. Factor predominante também na paisagem da envolvente são as áreas florestais e agrícolas.

Em termos de valores patrimoniais na proximidade do local de estudo não existem vestígios arqueológicos, este projecto de alteração será implementado no interior de um edifício já pavimentado e utilizado como armazém.

A povoação da freguesia de Vermoim tem sofrido um aumento na população, que se destacou entre 1991 e 2001 com um aumento de cerca de 55%. Esta freguesia

(12)

beneficia do facto de se encontrar junto ao centro da Maia, beneficiando assim dos acessos existentes na envolvente que tornam de acesso fácil à freguesia de Vermoim. Os acessos utilizados para a SAKTHI, SA são o IC24, a EN107 e EM1371.

1

1

0

0

.

.

Q

Q

U

U

A

A

I

I

S

S

O

O

S

S

E

E

F

F

E

E

I

I

T

T

O

O

S

S

R

R

E

E

S

S

U

U

L

L

T

T

A

A

N

N

T

T

E

E

S

S

D

D

A

A

I

I

M

M

P

P

L

L

E

E

M

M

E

E

N

N

T

T

A

A

Ç

Ç

Ã

Ã

O

O

D

D

E

E

S

S

T

T

A

A

A

A

M

M

P

P

L

L

I

I

A

A

Ç

Ç

Ã

Ã

O

O

?

?

Tal como toda a acção do Homem sobre o meio natural a construção e o

funcionamento da alteração da unidade industrial provocará efeitos quer positivos

quer negativos sobre o meio ambiente.

Para levar a cabo um projecto, mesmo que necessário, no sentido do desenvolvimento sócio-económico, há que fazer a previsão dos seus efeitos sobre o meio ambiente antes que estes aconteçam para intervir de modo a eliminar ou reduzir os efeitos negativos e aumentar os positivos.

O efeito da alteração na SAKTHI, SA não terá implicações ao nível do solo ou do substrato geológico, tratando-se de uma obra que não implica remoção de solos nem escavações.

As alterações serão todas realizadas no interior do edifício industrial da SAKTHI, SA e em área industrial. Assim em termos de ordenamento do território e ocupação do solo não existe qualquer impacte associado.

Existe uma linha de água na proximidade da SAKTHI, SA, mais concretamente a Este da fábrica, denominada Ribeiro do Arquinho. A SAKTHI, SA capta água deste ribeiro para utilização no processo industrial não existindo qualquer tipo de descarga de efluentes da SAKTHI, SA neste Ribeiro. Em termos de recursos hídricos a alteração da SAKTHI, SA poderá implicar um aumento no consumo de água para o processo tendo sido efectuadas duas novas captações de água subterrânea.

(13)

As águas residuais domésticas da fábrica são encaminhas através de um colector para a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Parada e as águas residuais industriais após tratamento na Estação de Tratamento de Águas Residuais Industriais serão reutilizadas no processo como água de refrigeração dos fornos. A qualidade do ar será afectada indirectamente já que se evita a entrada e saída de 4 camiões por dia que faziam o transporte das peças para serem pintadas no exterior. Este impacte é positivo, pouco significativo.

Após as alterações da fábrica existirão 3 novas fontes provenientes do tratamento de superfície, queimadores do forno de secagem, queimadores de aquecimento dos banhos de tratamento e exaustão do túnel de tratamento. Estas novas fontes implicarão num acréscimo de poluentes, no entanto face ao quantitativo esperado a sua influência é negligenciável e o impacte pouco significativo.

Em termos de ruído as alterações realizadas na SAKTHI, SA conduzem à instalação de novos equipamentos, tendo em conta a localização dos equipamentos no interior da unidade industrial em edifício fechado e a sua distância a habitações não se perspectiva alteração dos níveis de ruído da envolvente. Contudo está prevista a sua monitorização após entrada em funcionamento.

Uma vez que as alterações a realizar serão no interior do edifício e não existindo nessas áreas qualquer tipo de vegetação sendo uma área já utilizada e pavimentada não existem impactes ao nível da vida animal e vida vegetal.

Relativamente à paisagem face ao que já existe actualmente os novos elementos em, altura (3 chaminés) terão as mesmas alturas das chaminés já existentes pelo que irão enquadrar-se perfeitamente no local, considerando-se por isso um impacte sem significância.

Em termos de património também não existe nada a assinalar em termos de impactes.

Em termos sócio-económicos na fase de construção espera-se um efeito sobre o aumento da mão-de-obra. Após as alterações na SAKTHI, SA é de referir o impacte positivo ao nível da manutenção dos postos de trabalho.

(14)

No que se refere ao tráfego irá existir uma diminuição de cerca de 4 camiões/dia. Tendo em consideração a existência de diversas habitações na envolvente da fábrica e que o tráfego será distribuído ao longo do dia e tenderá a diluir-se com o tráfego existente considerou-se um impacte positivo, pouco significativo.

1

1

1

1

.

.

Q

Q

U

U

E

E

M

M

E

E

D

D

I

I

D

D

A

A

S

S

S

S

E

E

R

R

Ã

Ã

O

O

T

T

O

O

M

M

A

A

D

D

A

A

S

S

P

P

A

A

R

R

A

A

D

D

I

I

M

M

I

I

N

N

U

U

I

I

R

R

O

O

S

S

E

E

F

F

E

E

I

I

T

T

O

O

S

S

N

N

E

E

G

G

A

A

T

T

I

I

V

V

O

O

S

S

?

?

Serão tomadas algumas medidas de minimização dos impactes negativos que foram identificados no EIA.

Os horários dos trabalhos de construção devem ser realizados em período diurno e também deverá ser optimizado o tráfego em obra.

Após entrada em funcionamento da nova secção de tratamento de superfície deverá ser realizada uma nova medição de ruído, caso se verifique necessário deverão ser tomadas as devidas medidas com base em projecto a realizar.

Tendo em conta as novas emissões gasosas, deverá ser implementado um plano de monitorização destas emissões no sentido de verificar o real cumprimento dos VLE aplicados.

Deverão ser implementados os planos de gestão de resíduos quer em fase de construção quer em fase de funcionamento conforme sistema de gestão ambiental da SAKTHI, SA.

1

1

2

2

.

.

Q

Q

U

U

A

A

L

L

O

O

P

P

L

L

A

A

N

N

O

O

D

D

E

E

M

M

O

O

N

N

I

I

T

T

O

O

R

R

I

I

Z

Z

A

A

Ç

Ç

Ã

Ã

O

O

A

A

E

E

F

F

E

E

C

C

T

T

U

U

A

A

R

R

?

?

Por forma a verificar e assegurar as condições ambientais que possam ser afectadas por este projecto de alteração serão implementados planos de monitorização.

(15)

Plano de monitorização das emissões gasosas

Por forma a averiguar o cumprimento dos valores limite de emissão associados às novas chaminés será implementado um plano de monitorização para controlo dos valores de emissão e a sua comparação com os valores limite legais em vigor.

Após a entrada em funcionamento da instalação serão efectuadas duas monitorizações anuais a cada uma das chaminés, sendo posteriormente elaborados relatórios a apresentar aos respectivos organismos oficiais.

Plano de monitorização de ruído

Por forma a avaliar o efeito do funcionamento da secção de pintura em termos de ruído na área envolvente será implementado um plano de monitorização de ruído. Serão efectuadas medições de ruído junto a três receptores considerados sensíveis, as medições serão efectuadas durante os períodos diurno (7-20 horas), entardecer (20-23 horas) e nocturno (23-7 horas) e os resultados obtidos para os diferentes parâmetros serão comparados com o quadro legal em vigor. Esta monitorização será efectuada logo após a entrada em funcionamento normal do projecto.

1

1

3

3

.

.

Q

Q

U

U

A

A

I

I

S

S

O

O

S

S

E

E

F

F

E

E

I

I

T

T

O

O

S

S

D

D

E

E

C

C

O

O

R

R

R

R

E

E

N

N

T

T

E

E

S

S

D

D

A

A

N

N

Ã

Ã

O

O

I

I

M

M

P

P

L

L

E

E

M

M

E

E

N

N

T

T

A

A

Ç

Ç

Ã

Ã

O

O

D

D

E

E

S

S

T

T

E

E

P

P

R

R

O

O

J

J

E

E

C

C

T

T

O

O

?

?

A não implementação do projecto de alteração fará com que a SAKTHI, SA perca competitividade no mercado onde se insere, perdendo assim viabilidade técnico-económica.

Este projecto permitirá também dar resposta cabal às exigências dos clientes da SAKTHI, SA permitindo a continuidade da laboração da empresa e consequentemente manutenção dos postos de trabalho existentes e a criar.

Referências

Documentos relacionados

Por não se tratar de um genérico interesse público (lato sensu), compreendido como respeito ao ordenamento jurídico, mas sim de um interesse determinado, especial e titularizado

O presente documento constitui o Resumo Não Técnico do Estudo de Impacte Ambiental (EIA) relativo aos Projectos de Execução da Ampliação do Terminal Norte, do Terminal Ro-Ro,

The Anti-de Sitter/Conformal field theory (AdS/CFT) correspondence is a relation between a conformal field theory (CFT) in a d dimensional flat spacetime and a gravity theory in d +

Nos últimos anos, resíduos de antibióticos utilizados quer na medicina humana, quer na veterinária têm sido detectados em águas superficiais, águas de consumo,

"PEDIDO NACIONAL DE UNIFORMIZAÇÃO DE JURISPRU- DÊNCIA. PRESCRIÇÃO EM FACE DA FAZENDA PÚBLICA. INEXISTÊNCIA DE DI- REITO AO RECEBIMENTO DE AJUDA DE CUSTO. INCIDENTE CONHECIDO

Da mesma forma, a organização didática da aula de Educação Física seguiu algumas particularidades: a abertura para que os alunos, sujeitos desse “Se- Movimentar”,

Não podemos deixar de dizer que o sujeito pode não se importar com a distância do estabelecimento, dependendo do motivo pelo qual ingressa na academia, como

Dentro desse enfoque, pareceu-nos que: a comparação dos aspectos qua- litativos do perfil psicológico, fornecidos através do HTP e Desiderativo combi- nados,