• Nenhum resultado encontrado

Em tempo de PANDEMIA GRIPE HIMENTO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Em tempo de PANDEMIA GRIPE HIMENTO"

Copied!
37
0
0

Texto

(1)

Informações Corporativas

F U N D A D A E M F E V E R E I R O D E 1 9 7 5

03-– 09 de

2020

Em tempo de

PANDEMIA

GRIPE – ‘HIMENTO –

ALASTRAMENTO INTERNACIONAL – NÚMEROS

ESTARRECEDOREES - - FORA DE CONTROLE – DOENTES

INESPERADOS – INTERNAÇÕES – GRUPOS DE RISCO –

MORTES – SEQUELAS - DORES - SOFRIMENTOS –

ISOLAMENTO – HORAS DE SILÊNCIO - FAMINTOS -

ÁGUA E SABÃO - POBREZA – DESEMPREGADOS – CHORO

- MAIS – INVISÍVEIS - DESALENTADOS – MAIS DE 130 MIL

MORTOS - MILHÕES DE INFECTADOS – SOLIDARIEDADE

CIVIL - SOLIDARIEDADE EMPRESARIAL E COMUNITÁRIA

HERÓIS DA SAÚDE: MÉDICOS, ENFERMEROS, AUXILIARES

PROFISSIONAIS, LEIGOS E VOLUNTÁRIOS , NOS

HOSPITAIS, DÃÇ TRATAMENTO A TODOS, ESPERANÇA

PARA QUEM CHEGA E CONFORTO PARA QUEM SE VAI. -

`3SPERA DA VACINA -

Concluindo, expressamos nossa tristeza pelo sofrimento

dos

(2)
(3)

O Carrossel

Por Osmar Dargel

Depois da Pandemia, não se sabe, creio eu, como estarão a Econimia e

seus componentes. Se trarão, também, uma grande carga de otimismo, para

que a recuperação seja mais intensa. Antes da chegada da indesejável visita,

ela já não estava tendomuita graça com seus PIBs em torno de 1% ao ano.

Apesar disso, contudo, as empresas estavam arrunadas, os empregados

adaptados, os desempregados contenda a desesperança e os informais se

virando. Os ¨invisíveis¨, como sempre, desencontrados.

Estas poucas linhas tratam de centenas de nilhares de empresas e de

milhõees de pessoas estacionadas nas posições econômicas que o momento

permite.

Entre tantos, existe uma mulltidão de enlutados pela nefasta e arrazadoraação

O Novo Corona Vírus. A essas pessoas, devemos todos a nossa solidariedade.

Agora, voltemos à questão principal deste artigo: Como a Ecomomia

voltará a ´

rodar.

Num certo sentido, o movimento econômico assemelha-se aum

Carrossel gigante, girando, como se estivesse sendo tocado por milhões de

pessoas com o poder de suas forças e de suas capacidades. Neste momento,

forças e capacidades de milhões de pessoas estão imobilizadas na defeza e

proteção de vidas humanas. Para a economia, pouca coisa e muita

(4)

Num certo sentido, o movimento econômico assemelha-se aum Carrossel gigante, girando, como se estivesse sendo tocado por milhões de pessoas com o poder de suas forças e de suas capacidades. Neste momento, forças e capacidades de milhões de pessoas estão imobilizadas na defeza e proteção de vidas humanas. Para a economia, pouca coisa e muita desarticulação.

Num certo sentido, o movimento econômico assemelha-se aum Carrossel gigante, girando, como se estivesse sendo tocado por milhões de pessoas com o poder de suas forças e de suas capacidades. Neste momento, forças e capacidades de milhões de pessoas estão imobilizadas na defeza e proteção de vidas humanas. Para a economia, pouca coisa e muita desarticulação.

Num certo sentido, o movimento econômico assemelha-se aum Carrossel gigante, girando, como se estivesse sendo tocado por milhões de pessoas com o poder de suas forças e de suas capacidades. Neste momento, forças e capacidades de milhões de pessoas estão imobilizadas na defeza e proteção de vidas humanas. Para a economia, pouca coisa e muita desarticulação.

Pelajusta prioridade que representa, a concentração maior está direcionada ao Novo Corona Vírus. Hoje, o Carrossel gira muito lentamente.

Além das essenciais e acauteladoras medidas recomendadas pelo bom senso, e acatar as precauções prescritas pelas autoridades sanitárias até o fim da pandemia, resta aguardar a chegada de remédhios comprovadamente eficientes .ou a descoberta da vacina salvadora.

A partir daí, milhões de pessoas correrão para o Carrossel em busca de seus lugares e, se possível, retomarão seus assentos para atvar seus negócios.

Não será surpresa se depois dessa tragédia viral, do caos econômico, relativamente organizado , surgir

, uma nova espécie de de corrida do ouro!

Será necessário, então, que a força econômica do Governo entre em ação para a apoiar, positivamente, os elos mais frágeis, para que a corrente suporte as oscilações, impedindo, dessa maneira, que a situação se transforme em um caos deverdade..

Osmar Dargel efundador e Diretor da revista Empresas & Empresários há 45 anos. Formado em Direito pela UFPR, sua inscrição é 11.819 OAB/PR).

(5)

Câmeras Térrmicas aferem

a temperatura

de 15 pessoas

de uma só

vez.

Segundo a Associação Brasileira das empresas de Segurança Eletrônica (Abese), as vendas de câmeras térmicas mais que dobraram de março a maio deste ano, representando 13% do

faturamento das empresas do setor

Especialista em segurança eletrônica, Rubens Branchini

considera que ainda há espaço para crescimento desse mercado e afirma que nos últimos meses o custo dos equipamentos caiu pela metade de $120 mil para R$60 mil

Branchini

Imagem:( Divulgação Intelbras

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Empresas de Segurança Eletrônica (Abese) nos meses de abril e maio com indústrias, distribuidores e prestadores de serviço de todo o país, sobre os impactos da Covid-19 no setor, registraram que 40% das empresas do segmento notaram o aumento da procura por soluções de segurança voltadas às novas demandas que surgiram devido à pandemia. Segundo o levantamento, entre as tecnologias mais buscadas durante este período estão as câmeras térmicas e o reconhecimento facial.

(6)

‘ft

Antes do início do isolamento social, as câmeras térmicas – ainda utilizadas com foco na segurança – representavam 6,2% das vendas do segmento. Contudo, a pesquisa mostra que após o início da quarentena, a comercialização de câmeras capazes de identificar indivíduos com temperatura acima de 37,8°C (indício de quadros de febre), um dos sintomas de alerta da Covid-19, saltou para 13,7% das soluções comercializadas. O crescimento representa a adaptabilidade das soluções do setor que, além de inovação, também investe no aprimoramento contínuo das tecnologias que já existem para que se adequem às novas demandas e alcancem novos mercados e não apenas a segurança.

"Produzidas inicialmente para monitorar fronteiras e florestas, a fim de detectar o calor do corpo à distância identificando a presença de pessoas escondidas eventualmente nestes lugares, as câmeras térmicas agora estão sendo uma das principais “armas” contra o coronavírus. Facilitam a medição de temperatura das pessoas em lugares de grande movimento, por serem fixadas na entrada dos estabelecimentos e evitarem aglomeração (diferente daqueles aparelhos manuais, que tornam inviável a aferição de pessoa por pessoa). As câmeras conseguem medir a temperatura de até 15 clientes ao mesmo tempo e se alguém estiver com a temperatura de 37,8 graus ou mais, disparam um alerta", afirma Rubens Branchini, especialista em segurança eletrônica e Diretor Comercial da Dealer Shop, Distribuidora de Soluções em Projetos e Produtos de Segurança Eletrônica.

(7)

bbb

A Valmet unifica operações

e inaugura nova unidade

de negócios de Preparo .

de Massa

A Valmet, líder mundial no desenvolvimento e fornecimento de tecnologias, automação e serviços para os setores de celulose, papel e energia, estruturou recentemente a unidade de negócios de Preparo de Massa (Stock Preparation-SPR) - formada por um conjunto de equipamentos e soluções responsáveis pelo processo de micro-fibrilated celulose (MFC), preparação da massa de fibra de celulose e fibra reciclada, utilizada como matéria-prima para a produção de papel.

A nova unidade de negócio faz parte do conjunto de medidas que formulam o novo posicionamento estratégico da empresa, com o objetivo de aumentar sua participação no mercado global de papel e celulose, iniciado em fevereiro do ano passado, após a aquisição da companhia canadense GLV, referência na indústria de Preparo de Massa em todo o mundo. O gerente de vendas de Mill Improvements da Valmet, José Machado, explica que a aquisição de patentes e know-how da GLV fará com que a Valmet se destaque ainda mais no segmento de SPR, com a oferta de novos produtos e soluções aos seus clientes. “Agora oferecemos novas soluções, como refinadores a disco, que são amplamente difundidos no ramo; limpadores centrífugos (também conhecidos como ‘cleaners’); além dos filtros a disco, muito usados na preparação de massa de celulose. Tudo isso será acrescentado ao vasto portfólio que a Valmet já disponibilizava ao mercado”, explica Machado.

Na América do Sul, as operações da nova unidade de negócio passam a ser centralizadas nas unidades de Araucária (PR) e Sorocaba (SP), sob a liderança do diretor da divisão de Papel, Rogério Berardi, com a transferência das operações de Campinas (SP) para essas duas localidades a partir de 1º de julho. “O setor de Preparo de Massa (SPR) já existia na Valmet, mas a recém-criada unidade de negócios fará com que todas as atividades relacionadas a esse negócio de Preparo de Massa (SPR) fiquem concentradas sob a mesma liderança em uma única e independente unidade de negócios, objetivando maior sinergia de recursos e, consequentemente, maior agilidade e foco para atender esse mercado”, conta Berardi.

Além disso, a Valmet também segue investindo em novas tecnologias e inovações relacionadas à nanocelulose e micro-fibrilated celulose (MFC), novos mercados prósperos dentro da indústria de papel e celulose no Brasil e no mundo.

(8)

A unidade de negócio terá como

foco o desenvolvimento e a fabricação de

equipamentos e soluções

para preparação da massa de fibra de.celulose.e outras.

‘ft

Preta Gil, Tiago Abravanel, Daniel Boaventura,

Bruno Martini, Latino e Double You

fazem

parte do casting

selecionado pela ACT10N

para esse projeto inovador,

oferecendo experiências

exclusivas de lives privadas

s i c i onam ent o es t r at égi co da em pr es a

.dk vul gação. Cr édi t o

Sobre a Valmet

A Valmet é a principal desenvolvedora e fornecedora global de tecnologias de processo, aut omação e serviços para as indústrias de celulose, papel e energia. Sua atuação de tecnologia inclui f ábricas de celulose, linhas de produção de papel, cartão e papel, além de usinas de energia para produção de bioenergia. Seus serviços e soluções de automação melhoram a confiabilidade, o desempenho dos processos, e aprimoram a utilização de mat érias-primas e energia.

As vendas líquidas da Valmet em 2019 foram de aproximadamente 3,5 bilhões de euros. A empresa possui mais de 13.000 prof issionais em todo o mundo, com sede em Espoo, Finlândia e suas ações estão listadas na Nasdaq Helsinki. Na América do Sul, possui unidades em Araucária-PR, Sorocaba-SP, Campinas-SP, Belo Horizonte-MG, Imperatriz (MA) e Concepción, no Chile.

Melhores Soluções em Fechaduras, Ferragens de acabamento e Complementos de Proteção e Segurança Patrimonial

Cofres de segurança com segredo eletrônico

3016-8008

3016-1414

https://www.reidasfechaduras.com.br/

Nossa Marca é Tradição, Qualidade, Variedade e

Respeito. Quer mais? Venha até nós. Ao Re DAS

(9)

‘ft ‘ft ‘ft

Tecnologia transforma cantora em holograma que invade a casa dos fãs

Nesse período de isolamento tem muitas lives rolando todos os dias. Mas que tal fazer algo diferente e colocar o artista na sua casa, cantar, dançar com ele e ainda fazer um vídeo de vocês na mesma coreografia? Para as rádios e tvs também é uma maneira de chamar atenção do público que pode curtir a música e assistir o apresentador dançando com o artista. Isto já é possível gratuitamente e a primeira artista no mundo a oferecer essa possibilidade é uma cantora e compositora brasileira:Laura Rizzotto.

A performance virtual em 3D em foi realizada numa parceria com o Metastage, estúdio de captação volumétrica (3D) e holográfica, baseado na cidade de Los Angeles, Califórnia. A empresa escolheu Laura para lançar essa tecnologia que vai mudar a indústria do entretenimento,

dando a oportunidade a artistas como Laura de engajar com seus fãs de uma forma muito mais íntima, através de apresentações virtuais privadas. A jovem artista percebeu o potencial da tecnologia após participar da Eurovisão, a maior competição de música do mundo, e conquistar fãs de vários continentes. “Assim fãs da Islândia e da , por exemplo, podem assistir minha performance na sua casa.”, explica Laura Rizzotto

O que torna essa tecnologia única é sua capacidade de realizar captações extremamente realistas e de altíssima qualidade, mas em arquivos leves, dando a possibilidade ao público de assistir a performances exclusivas e privadas em qualquer smartphone ou tablet. A sensação é de estar literalmente com o artista na sua casa, rádio ou estúdio. Isto abre novas possibilidades para os artistas após a pandemia.

Graças aoaplicativo do Metastage, Laura Rizzotto lançou seu novo single “One More Night” em realidade aumentada. A canção é uma parceria da cantora com Jonathan Asperil, que trabalhou já com Demi Lovato, Kelly Clarkson, Janelle Monae e Jon Bellion. A tecnologia foi objeto de várias matérias em publicações especializadas em realidade virtual e teve destaque inclusive na revistaForbes.

“Essa tecnologia me permite me conectar com meus fãs de uma forma totalmente nova. Não importa onde estão, eles podem vivenciar a performance da minha música como se estivessem no palco comigo, cantando junto,” explica Laura Rizzotto. “Você pode assistir a apresentação de pertinho, ou até se juntar a mim e fazer parte do show! É uma maneira incrível de incluir o público nessa experiência musical não só como telespectadores, mas como participantes. E nesta época em que somos obrigados a ficar em casa por causa da Covid-19 é uma experiência única.”

(10)

‘ft

+55 41 3219-5400

+55 41 3219-5400

0800-6455400

(11)
(12)

Com

lançamento

virtual,

livro

apresenta

a

experiência de líderes brasileiros na condução de

negócios

digitais

21 nomes respondem como é ser líder de negócios digitais no Brasil e traçam um perfil

das habilidades essenciais que levam a liderança à performance superior.

Pré-lançamento acontece de forma virtual, no dia 22 de julho.

Negócios digitais: 21 dos mais influentes líderes do mercado digital brasileiro desvendam a complexidade desse setor

Para buscar explicações a questionamentos, até então sem respostas evidentes, sobre como é ser líder dos negócios digitais brasileiros e como as organizações devem ser conduzidas em meio a tantas indeterminações existenciais e operacionais, Gabriel Lima, CEO da Enext - empresa do grupo WPP focada em soluções para negócios digitais - entrevistou 21 dos mais influentes líderes do mercado digital brasileiro. Dialogando com os desafios enfrentados pela pandemia do Covid-19, eles abordam a transformação digital nas organizações, a gestão do trabalho remoto e a implantação do comércio eletrônico no livro Líderes Digitais, um ensaio sobre como gerir negócios digitais na visão de 21 líderes brasileiros.

Temas como a condução da transformação digital nas organizações, os paradigmas do home office e como gerir uma equipe remota, bem como a relevância que o comércio eletrônico vem ganhando nos últimos tempos, são aspectos amplamente abordados no livro e que dialogam com os desafios enfrentados pelas empresas diante das mudanças impostas pela pandemia do Covid-19.

O pré-lançamento acontece de forma virtual, no dia 22 de julho às 17 horas, em

uma live transmitida pelo Instagram da livraria Martins Fontes, onde Gabriel compartilhará aprendizados sobre a transformação digital nas organizações, a gestão do trabalho remoto e a implantação do comércio eletrônico. A pré-venda do livro já está disponível no site da Amazon.

(13)

Gabriel é 00uma das mais jovens referências nos negócios digitais brasileiros e foi apontado, em 2017, como um dos representantes para a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO), de um dos mais extensos estudos da entidade sobre e-commerce envolvendo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (os BRICS).

Líderes digitais contam como fazem a gestão de seus negócios

Por meio de dez perguntas formuladas com base em hipóteses vivenciadas no mercado, nomes como Marcio Kumruian (CEO e Fundador da Netshoes), Paula Paschoal (Diretora Geral do PayPal Brasil), Tiê Lima (Fundador do Enjoei) e Flávio Jansen (Co-fundador do Submarino) contam como fazem a gestão de seus negócios e como desenvolvem a performance em suas organizações em um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo.

Ao revelar a experiência de quem faz esse setor acontecer, o livro é uma oportunidade para quem quer se juntar aos negócios digitais ou para aqueles que já trabalham na área e planejam a evolução de suas carreiras, pois para assumir uma posição de liderança em uma empresa de negócios digitais é preciso desenvolver uma série de características que vão além da capacidade de conquistar cargos nas corporações. Na atual configuração de mundo, em que a distinção entre on-line e off-line desaparece, é preciso desenvolver adequadas competências técnicas e emocionais para saber como colocá-las em prática.

Gabriel Lima: “A especialização constante dos líderes dentro do ambiente digital é fundamental para a boa condução do negócio”

Segundo Gabriel Lima, ao longo da última década, as mudanças sociais e econômicas aconteceram devido aos avanços tecnológicos e impactaram diretamente a forma com que as empresas se relacionam com seus consumidores, e isso tem efeito direto na maneira como a gestão e a liderança acontece: “O motivo pelo qual eu procurei estudar esse assunto está diretamente relacionado à forma como a liderança leva à performance. O que pude observar por meio das entrevistas feitas com estes líderes de negócios digitais foram que três características básicas se sobressaem para uma gestão com resultados efetivos dentro das organizações: psicológicas, sociológicas e econômicas”, explica. “Estas características, em conjunto, é que formam o bom líder”.

Ao longo de 352 páginas, os entrevistados falam sobre as suas experiências e desafios, quais características foram necessárias para levar o negócio cada vez mais adiante e como fizeram para desenvolver as habilidades necessárias para compor um profissional completo e pronto para assumir os inúmeros desafios da área: “Questões como habilidade para transmitir o conhecimento, capacidade de comunicação e formar redes de relacionamento, por exemplo, são essenciais para um líder conseguir passar confiança e motivar a sua equipe na busca pelo resultado esperado ao mesmo tempo em que consegue buscar os parceiros certos para alcançar os seus objetivos”, avalia Gabriel. “Uma coisa é certa, a especialização constante dos líderes dentro do ambiente digital é fundamental para a boa condução do negócio”, conclui.

(14)

Gabriel é 00uma das mais jovens referências nos negócios digitais brasileiros e foi apontado, em 2017, como um dos representantes para a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO), de um dos mais extensos estudos da entidade sobre e-commerce envolvendo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul

(os BRICS).

Líderes digitais contam como fazem a gestão de seus negócios

Por meio de dez perguntas formuladas com base em hipóteses vivenciadas no mercado, nomes como Marcio Kumruian (CEO e Fundador da Netshoes), Paula Paschoal (Diretora Geral do PayPal Brasil), Tiê Lima (Fundador do Enjoei) e Flávio Jansen (Co-fundador do Submarino) contam como fazem a gestão de seus negócios e como desenvolvem a performance em suas organizações em um mercado cada vez

mais dinâmico e competitivo.

Ao revelar a experiência de quem faz esse setor acontecer, o livro é uma oportunidade para quem quer se juntar aos negócios digitais ou para aqueles que já trabalham na área e planejam a evolução de suas carreiras, pois para assumir uma posição de liderança em uma empresa de negócios digitais é preciso desenvolver uma série de características que vão além da capacidade de conquistar cargos nas corporações. Na atual configuração de mundo, em que a distinção entre on-line e off-line desaparece, é preciso desenvolver adequadas competências técnicas e emocionais para saber como

colocá-las em prática.

Gabriel Lima: “A especialização constante dos líderes dentro do ambiente digital é fundamental para a boa condução do negócio”

Segundo Gabriel Lima, ao longo da última década, as mudanças sociais e econômicas aconteceram devido aos avanços tecnológicos e impactaram diretamente a forma com que as empresas se relacionam com seus consumidores, e isso tem efeito direto na maneira como a gestão e a liderança acontece: “O motivo pelo qual eu procurei estudar esse assunto está diretamente relacionado à forma como a liderança leva à performance. O que pude observar por meio das entrevistas feitas com estes líderes de negócios digitais foram que três características básicas se sobressaem para uma gestão com resultados efetivos dentro das organizações: psicológicas, sociológicas e econômicas”, explica. “Estas características, em conjunto, é que formam o bom líder”.

Ao longo de 352 páginas, os entrevistados falam sobre as suas experiências e desafios, quais características foram necessárias para levar o negócio cada vez mais adiante e como fizeram para desenvolver as habilidades necessárias para compor um profissional completo e pronto para assumir os inúmeros desafios da área: “Questões como habilidade para transmitir o conhecimento, capacidade de comunicação e formar redes de relacionamento, por exemplo, são essenciais para um líder conseguir passar confiança e motivar a sua equipe na busca pelo resultado esperado ao mesmo tempo em que consegue buscar os parceiros certos para alcançar os seus objetivos”, avalia Gabriel. “Uma coisa é certa, a especialização constante dos líderes dentro do ambiente digital é fundamental para a boa condução do negócio”, conclui.

(15)

Como se tornar um youtuber de sucesso?

Com mais de 3 milhões de inscritos em seu canal, Morgana Santana conta

sobre a profissão e dá dicas essenciais para quem quer se tornar

youtuber.

Foto: Freepik

A p rofissão youtuber vem crescendo mundialmente e atraindo diversas pessoas na busca por ela. Já faz anos que o Youtube deixou de ser apenas uma

plataforma de busca por conteúdos aleatórios, ultimamente, ele passou a ser a busca de renda financeira para muitas pessoas.

(16)

Desafios e lados positivos da profissão

Morgana conta que existem vários desafios para a profissão. “Um dos

principais desafios é encontrar uma forma de produzir conteúdos diferentes e

atrativos. É importante ter um diferencial para se destacar na plataforma para

conseguir público para assisti-los e principalmente, se tornar conhecido no

ramo. No início é muito difícil, mas depois que a pessoa identifica os conteúdos

certo, fica mais fácil”, conta a youtuber.

A jovem começou sua carreira aos seus 16 anos e enfrentou muitos desafios e

um dos principais foi o investimento no canal. “Eu comecei amadora, amava

gravar vídeos, então ter um equipamento bom para gravar é essencial, e eu

não tinha na época. Hoje em dia, a Internet e o Youtube exigem a qualidade, se

o canal não tem qualidade acaba não crescendo e isso também acaba sendo

um desafio para muitas pessoas que estão iniciando na profissão”, relata.

A profissão tem muitos lados positivos, Morgana relata que conhecer pessoas

de vários lugares do mundo é um deles. “É possível conhecer muitas pessoas

legais e criar amizades de vários lugares do mundo. Sempre tem gente que vai

te conhecer e ter um carinho e amor por você. Outro ponto positivo é a

independência de poder trabalhar de casa e fazer o próprio horário”, conta.

Existem também lados negativos. Morgana informa que o que mais lhe

preocupa é a segurança. “Muitas pessoas sabem onde eu moro, onde meus

familiares estudam e trabalham e isso sempre me deixa preocupada pois

nunca sabemos o que passa na cabeça das pessoas. Outro lado negativo é

que eu me cobro muito, afinal, muitas pessoas me usam como referência e

fazem ou seguem o que eu falo. Então todo cuidado e atenção é pouco”,

informa.

Sobre Morgana Santana

Hoje, o trabalho principal de Morgana Santana é o de se dedicar totalmente ao

Youtube e na produção de vídeos para o canal mostrando seu dia à dia de uma

forma divertida. O crescimento estrondoso no número de inscritos do canal

ocorreu em 2017, com média de 100 mil novos inscritos por mês. Morgana

conta que a dedicação precisa ser diária à produção de vídeos para a

plataforma. “Hoje minha atenção é total ao Youtube e ao Instagram”, informa.

Nesta última rede social, Morgana possui mais de 900 mil seguidores.

Devido à sua grande audiência no YouTube, Morgana Santana já despertou o

interesse de diversas marcas famosas, como, por exemplo, Gilette, Sephora,

Sony Pictures, Asus, Studio Z, Assepxia, Havan, Moleca, Via Uno, Trusshair e

Likee.

(17)
(18)

CCConheça os finalistas ao Prêmio Equilibrista e

Prêmio Revelação Financeira 2020

Para a última fase da votação, os profissionais foram convidados a defenderem

os seus cases em uma apresentação online aberta ao público

O Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Paraná (IBEF-PR) divulgou os quatro candidatos finalistas ao Prêmio Equilibrista e três candidatos ao Prêmio Revelação de Finanças. Há mais de 30 anos, o IBEF-PR realiza a cerimônia que reconhece os profissionais da área de finanças que se destacaram ao longo de suas carreiras e atividades exercidas. Neste ano, o evento promete ser C maior, em função do formato híbrido adotado, alcançando todo o país por meio da transmissão online.

Todos os finalistas tiveram a oportunidade de defender os seus cases em uma apresentação online e aberta ao público, que aconteceu na última segunda-feira (21). Nesta última fase, os finalistas apresentaram os detalhes dos seus cases, evidenciando as ações realizadas na empresa e os resultados obtidos. Agora, os profissionais serão avaliados em relação à postura de liderança, a forma como foram contornadas situações adversas, a conquista de objetivos traçados, por meio de modernas técnicas de administração, e a colaboração da empresa no setor que atua.

A votação final para eleger os grandes vencedores vai do dia 22 até o dia 25 de setembro, podendo participar da votação todos os associados do instituto. A apuração dos votos será consolidada pela PwC Brasil, e no dia 02 de outubro serão divulgados os vencedores do Prêmio Equilibrista e Revelação de Finanças 2020.

“Contribuir com a certificação desse legado tão relevante para os profissionais de finanças do Paraná é, para nós, uma grande honra. Acompanhamos de perto o Prêmio Equilibrista há 5 anos e podemos garantir, com a nossa ampla experiência em auditoria e asseguração, que os cases reunidos aqui representam uma grande contribuição para toda a comunidade”, destaca Carlos Peres, sócio da PwC Brasil e líder da região Sul.

A entrega da premiação, considerada o “Oscar” do mundo das finanças, acontecerá no dia 29 de outubro, às 19h, e contará com uma estrutura montada em estúdio para receber fisicamente os profissionais premiados e transmissão ao vivo pelas plataformas digitais para todo o país. A cerimônia ainda terá em sua programação uma palestra exclusiva com o empresário e ex-secretário de Desestatização, Desinvetimento e Mercados, José Salim Mattar Júnior. Fundador da Localiza, empresa de aluguel de automóveis, Mattar teve passagem pelo Governo Federal no projeto de privatização de mais de 600 estatais. No evento, vai compartilhar um pouco da sua trajetória empreendedora e também no Ministério da Economia.

Candidatos Finalistas ao Prêmio Equilibrista 2020

Adriano Fedalto é diretor administrativo e de participações na Copel Geração e Transmissão. Com 18 anos de empresa, assumiu também a diretoria financeira de 27 SPEs, e foi responsável e participante das ações de melhoria de eficiência operacional e redução de custos, com resultados significativos para a empresa.

(19)

Clédio Roberto Marschall iniciou a sua carreira na Lar Cooperativa Agroindustrial há 33 anos. Atualmente é superintendente administrativo e financeiro e coordenou a revisão do planejamento estratégico, visando crescimento e desempenho econômico sustentável para a empresa. Além de propor a redução de investimentos e venda de ativos não operacionais, submeteu a empresa a uma auditoria e, junto à consultoria tributária, apoiou na recuperação de tributos.

Jeferson Vinhas Ferreira é CFO da Unicesumar e, além de atuar como professor, foi responsável pela reorganização completa da área de finanças da universidade. Resgatou a cultura orçamentária, criou um comitê para análise de viabilidade de novos projetos, além de redesenhar mais de 170 processos financeiros no método “Lean”. Capacitou o atendimento do setor financeiro e iniciou o trabalho de robotização da contabilidade, que trouxeram grandes resultados em 2019.

Lucio Pandolfi Junior é Diretor Administrativo e Financeiro da América do Sul na Valmet e coordenou um “Incident Management Team” decorrente da pandemia da Covid-19, com ações associadas às cinco frentes de enfrentamento: medidas protetivas, controle de gastos, continuidade dos negócios, comunicação e plano de retomada. Os resultados permitiram que a empresa continuasse atravessando a crise com uma posição de caixa saudável.

Candidatos Finalistas ao Prêmio Revelação de Finanças 2020

Bplano de reorganização societária na empresa, que trouxe ganhos na compensação de impostos indiretos, bem como a possibilidade de incremento de base dedutível para impostos diretos.

Gilberto Ganz Seleme é Gerente Financeiro da CGN Brasil e executou um projeto de financiamento para a implantação do Complexo Eólico Lagoa do Barro/PI entre os anos de 2017 a 2019, que contou com 80% de alavancagem e o primeiro desembolso em 3 meses após a assinatura do contrato, sem a necessidade de contratação de empréstimo ponte. Marcelo Afonso Riedi passou a integrar a Lar Cooperativa como Gerente Financeiro, sendo responsável pela implementação de um novo modelo de gestão na empresa, criado a partir de um plano de ação focado em três pilares principais: pessoas, processos e parceiros.

O Prêmio Equilibrista 2020 recebe o patrocínio diamante da PWC Brasil, empresa especializada em auditoria e asseguração, consultoria tributária e societária, consultoria de negócios e assessoria em transações; bem como o escritório de advocacia Gaia, Silva e

Gaede – consolidado na área corporativa, com ampla atuação em Direito Tributário e

Societário. Na categoria Ouro, o evento recebe patrocínio do Banco Safra e na categoria Prata, do Banco Alfa e da Deloitte.

Prêmio Equilibrista 2020

Data: 29/10/2020

Horário: Das 19h00 às 20h30 Transmissão ao vivo pelo Vimeo

(20)

Placa de programação desperta invenções com

automação e robótica

.

Com o propósito de despertar o interesse por tecnologia,

inovação e empreendedorismo, além de formar uma nova

geração de inovadores, o BBC micro:bit está disponível no

varejo para os entusiastas da programação. A solução consiste

em um mini-processador que inspira a criatividade digital,

ensina o fundamental da programação e possibilita infinitas

ideias e criações. É compacto, fácil de programar e versátil e

pode ser integrado a uma série de projetos relacionados ao

cotidiano de seus usuários. Ajuda a formar uma nova geração

de inovadores por meio da metodologia STEAM, que integra as

áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática e

pode ser usado sem a necessidade de componentes extras

O objetivo do BBC micro:bit é estimular ainda mais a cultura

MAKER e Coding nos ambientes mais diversos de aprendizado,

seguindo a tendência global do conceito da Educação 4.0.

Aproximadamente 4,5 milhões de

micro:bits estão em circulação no

mundo, sendo utilizados por mais

de 20 milhões de crianças em

mais de 60 países. Trata-se de

um produto que nasceu para se

manter vivo e em

desenvolvimento e assim

despertar o inventor nato que existe em todos.

(21)

É possível encontrar o BBC micro:bit em lojas online de componentes eletrônicos em todo o país. Para informações, acesse:

http://tecnologia.educacional.com.br/project/bbcmicrobit/

SOBRE A UNIDADE DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

A Unidade de Tecnologias Educacionais tem a missão de melhorar a

educação com o uso criativo da tecnologia. Desenvolve e distribui soluções inovadoras que enriquecem o processo de ensino-aprendizagem e

transformam a sala de aula em um ambiente estimulante e desafiador para os alunos. A Unidade de Tecnologias Educacionais – assim como as marcas Anker, Boreo, Positivo, Positivo BGH, Quantum, VAIO e 2A.M. – conta com investimento e suporte da Positivo Tecnologia. Mais inf

É possível encontrar o BBC micro:bit em lojas online de componentes eletrônicos em todo o país. Para informações, acesse:

http://tecnologia.educacional.com.br/project/bbcmicrobit/

SOBRE A UNIDADE DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

A Unidade de Tecnologias Educacionais tem a missão de melhorar a

educação com o uso criativo da tecnologia. Desenvolve e distribui soluções inovadoras que enriquecem o processo de ensino-aprendizagem e

transformam a sala de aula em um ambiente estimulante e desafiador para os alunos. A Unidade de Tecnologias Educacionais – assim como as marcas Anker, Boreo, Positivo, Positivo BGH, Quantum, VAIO e 2A.M. – conta com investimento e suporte da Positivo Tecnologia.

(22)

tenp

o de pandemia.

A

Fábrica da Volkswagen do Brasil no Paraná

retomou operações, em São Jjosé dos Pinhais,

a partir de

maio.

Em

14 de maio de 2020, a

empresa reiniciou as

atvidades priorizando a proteção à saúde dos

empregados,

- Para a retomada da produção na

Volkswagen do Brasil em sua fábrica localizada em

São José dos Pinhais, no estado do Paraná, a saúde e

segurança de seus empregados é prioridade

absoluta.

(23)

Em tenpo de pandemia.

A

Fábrica da Volkswagen do Brasil no Paraná retomou operações, em

São Jjosé dos Pinhais, a partir de

maio.

Em 14 de maio de 2020, a empresa reiniciou as atvidades priorizando a proteção à saúde dos empregados, - Para a retomada da produção na Volkswagen do Brasil em sua fábrica localizada em São José dos Pinhais, no estado do Paraná, a saúde e segurança de seus empregados é prioridade absoluta.

A fábrica reinicia

suas atividades antes das demais,. Pois as demais unidades fabris da empresa localizadas no estado de São Paulo – São Bernardo do Campo, Taubaté e São Carlos – têm previsão para retornarem à operação no final

de maio.

As medidas de higiene e segurança para proteger a saúde dos empregados foram

significativamente expandidas e baseadas nas experiências das fábricas do Grupo VW na China e Alemanha, em conformidade também com os protocolos internacionais e também alinhadas às determinações do governo. A VW de São José dos Pinhais começará o retorno às atividades de forma gradual. A primeira linha de produção a ser retomada será a do SUV T-Cross. Serão dois turnos em ritmo mais lento, com os empregados respeitando o distanciamento social

recomendado, e com a curva de aceleração visando atender a demanda d o mercado.

Para este regresso, a empresa estabeleceu regras e medidas claras para todos com a finalidade de tomar precauções contra o coronavírus. ”Vamos começar de uma forma muito planejada, com

distanciamento recomendado entre as pessoas e seguindo todas as boas práticas de limpeza e higiene. Estamos levando as orientações aos nossos empregados de forma didática e por meio de vídeos, porque será uma experiência inédita para todos e o entendimento de todas as regras será fundamental para nos acostumarmos rapidamente a esta nova realidade”, afirma Pablo Di

(24)

instalações estão preparadas com sinalização e orientações de segurança e higiene, tais

como limitadores de distância nas portarias de entrada e coletoras de ponto; obrigação

de usar máscaras para a boca e o nariz – a VW já providenciou 67 mil máscaras de

tecido do projeto Costurando o Futuro; limpeza periódica das dependências das fábricas

e escritórios e reforço na desinfecção dos ambientes; medição de temperatura antes de

ingressar no ônibus fretado e na fábrica; aumento do número de ônibus fretado para

garantir o distanciamento das pessoas; nos refeitórios uso de luvas para servir-se e

demarcação de assentos; em suma, as mudanças cobrem mais de 80 itens. Há também

postos avançados de atendimento médico dentro das fábricas – 3 em São José dos

Pinhais, 6 na Anchieta (SBC), 3 em Taubaté e 1 em São Carlos para orientação, triagem

e atendimento mais rápido de todos.

As orientações e melhores práticas também foram compartilhadas com fornecedores –

em função dos componentes e peças da cadeia produtiva – e rede de concessionárias,

com distribuição de cartilhas e treinamentos virtuais.

“O retorno é um sinal importante para nós, para nossa rede de concessionárias,

fornecedores e a economia em geral. No contexto pandemia, porém, este é apenas o

primeiro passo. É necessário um momento adiante para estimular a demanda do

mercado interno e países nos quais exportamos nossos veículos e, assim, adequar os

volumes de produção diante da demanda”, finaliza Di Si.

A fábrica de São José dos Pinhais, inaugurada em 1999, é uma das mais modernas do

Grupo Volkswagen no mundo. Hoje conta com mais de 2,5 mil empregados e é

responsável pela produção dos modelos VW T-Cross, Fox e Audi A3 sedan. Desde a

inauguração, o complexo industrial produziu mais de 2,7 milhões de veículos para os

mercados interno e externo.

a Argentina,

O Grupo Volkswagen Argentina, de acordo com a autorização do Ministério do

Desenvolvimento Produtivo, do governo da província de Buenos Aires e do município

de Tigre, retoma hoje, dia 18 de maio, suas atividades de produção em um turno na

fábrica de Pacheco.

Para a retomada, foi estabelecido um cronograma progressivo de retorno à produção, em

conformidade com um rigoroso protocolo de saúde e segurança que já foi implementado

com sucesso na fábrica de Córdoba também na Argentina. Este protocolo foi realizado

com base nas experiências do Grupo Volkswagen em suas fábricas na China e na

Alemanha, nas recomendações do governo provincial e municipal, e tem o aval do

SMATA (Sindicato de Mecánicos y Afines del Transporte Automotor de la Republica

Argentina).

As medidas de higiene e segurança incluem dispensers de desinfetantes em vários

pontos das fábricas, câmeras térmicas e termômetros infravermelhos para medir a

temperatura periodicamente dos empregados, uso obrigatório de máscaras descartáveis e

respeito por uma distância de 1,5 metros entre as pessoas, entre outros.

(25)

Justiça brasileira cadastrou mais de sete milhões de novos processos

por meio do SAJ em 2019

Análise da Softplan com base nos dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) indica que índice de produtividade dos seis Tribunais Estaduais que utilizam o

SAJ evoluiu 27% entre 2016 e 2019

Mais se sete milhões de processos judiciais - 97% deles eletrônicos - ingressaram no Sistema de Automação da Justiça (SAJ) ao longo de 2019, conforme dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) analisados neste mês pela Softplan, empresa desenvolvedora do software. O SAJ é um dos principais sistemas de gestão processual na Justiça Brasileira e está presente em seis dos 27 Tribunais de Justiça do Brasil, nos estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Ceará, Mato Grosso do Sul e São Paulo - este último, o maior Tribunal de Justiça do mundo em volume de processos.

Hoje o SAJ é utilizado por cerca de 3,5 mil magistrados e 92,1 mil servidores de 1ª e 2ª instâncias, em todas as competências processuais, e é considerado um recurso que influencia todos os aspectos operacionais, táticos e estratégicos da Corte.

Segundo Tiago Melo, gerente de Produto e especialista em Ciência de Dados Aplicada à Justiça na Softplan, o custo direto da operação e manutenção de um sistema de gestão de processos, seja ele público ou privado, é relativamente baixo e corresponde a aproximadamente 1% da despesa total da instituição. Em contrapartida, o impacto do sistema na organização é significativo. “É esse sistema que impulsiona a prestação jurisdicional, juntamente com a estrutura física disponível do Tribunal, infraestrutura de TI e o corpo técnico-jurídico de servidores e magistrados”, ressalta Tiago Melo.

Produtividade e celeridade

Os Tribunais SAJ também se destacam nos índices de produtividade. O principal deles, o Índice de Atendimento à Demanda (IAD) ficou em 1,12, o que significa que a cada 100 novos processos, 112 foram julgados, reduzindo o estoque de processos pendentes. O resultado foi melhor ainda no IAD da Fase de Conhecimento, que é a fase processual que demanda maior esforço cognitivo dos magistrados e serventuários dentro dos gabinetes. Este indicador fechou o ano em 1,259.

Outros dois indicadores apresentaram resultados consistentes: o Índice de Produtividade do Magistrado (IPM), que mede a quantidade de processos baixados dividida pela quantidade de magistrados atuantes, e o Índice de Produtividade Comparada da Justiça (IPC-Jus), que mensura o nível de eficiência dos Tribunais levando em conta aspectos relacionados a despesas, produtividade e força de trabalho. Em 2019, 1.711 processos foram baixados em média por magistrado, evolução de 23% comparado a 2016, com o uso do SAJ. O resultado do IPC-Jus tem um comportamento similar. Em 2019, o crescimento desse indicador é 27% superior ao aferido em 2016. O IPC-Jus varia de 0 a 1, sendo 1 o valor de referência para o Tribunal mais eficiente em cada grupo de porte. O IPC-Jus entre os Tribunais SAJ foi de 0,

(26)

Isto pode ser muito

mportante.

Algumas vezes, para dar início à construção é

preciso realizar alguns serviços preparativos, seja pela irregularidade do terreno, pela existência de

construção antiga ou precária que exigem sua demolição e quando o construtor da nova obra projeta a pavimentação integral ou parcial da superfície restante do terreno. Esses serviços são oferecidos por empresas especializadas, que oferecem segurança e garantia de trabalharem de acordo com as normas e as responsabilidades exigidas pelo poder público e pelos órgãos fiscalizadores, como o CREA por exemplo.

A terraplenagem nivela ou ajusta o terreno às exigências do projeto no caso deste requerer alguma inclinação ou preparação de subsolo ou elevação acentuada.

Este serviço, geralmente, trata da limpeza e da compactação do solo para que ofereça segurança total às futuras fundações.

Quando existe a necessidade de remover ou, simplesmente, demolir alguma construção velha ou indesejável no terreno em que se vai construir, é recomendável a contratação de empresa especializada e que ofereça as garantias vistas no item anterior. Conforme o caso e o estado dos componentes da obra a ser demolida o proprietário pode obter algum desconto no preço contratado para a demolição. Para evitar pagar duas ou três vezes pelo mesmo serviço, ou coisa que o valha, convém ao proprietário contratar uma empresa que pratique os dois serviços (demolição e terraplenagem). E, ainda, se o item pavimentação também,constar do projeto, contratar uma empresa preparada para as três tarefas. A pavimentação é destinada às obras de maior vulto ou quando o projeto previr esse serviço como a aplicação de calçadas ou via para acesso a

garagens por exemplo.

Entre os serviços mais comuns, nessa área, estão

demolição ou desmontagem, remoção, implosão de pequenas, médias e grandes edificações, estruturas em concreto armado, chaminés, silos, indústrias e edifícios. Pode ser incluída a desmontagem de estruturas metálicas ou pré-moldadas.

(27)

Demoliçãob

Terraplenagem

Pavimentação

Eficiência técnica

Máquinas e equipamentos UG

Descarte ambiental

rpré-existente e legal

Assessoramento tecno-legal

TECTER - Contatos

41 3246-3468

41 8881-6235

efloriani@bol.com.br

www.tecter.com.br

(28)

Unicap: enbalaggens

mais leves e resistentes

O armazenamento, estocagem e transporte de defensivos agrícolas exige soluções que proporcionem maior robustez e segurança. É o que pode ser encontrado nas embalagens de alta performance desenvolvidas pela Unipac, empresa do Grupo Jacto, considerada uma das indústrias de transformação de polímeros mais tecnificadas e completas do Brasil.

As embalagens de alta performance da Unipac são desenvolvidas para garantir a segurança e a integridade dos defensivos agrícolas desde o envase até a sua utilização no campo. Com uma proposta de valor diferenciada, que inclui atendimento personalizado e projetos inovadores e sustentáveis, a empresa reúne diversos cases de sucesso e tornou-se provedora para os principais fabricantes de defensivos agrícolas do Brasil.

Com modernas tecnologias em produto e processo, competência técnica, transparência e profissionalismo no relacionamento, a Unipac dá suporte aos times de desenvolvimento de seus clientes, desde a concepção da embalagem, com design adequado à aplicação, até a adaptação do produto para cada linha de envase, além de alocar recursos para definir o melhor tipo de material, a estrutura mecânica e a gramatura de embalagem, com foco na rela

(29)

As embalagens da Unipac contam com tecnologia monocamada – são manufaturadas somente com um tipo de material e utilizadas nas classes de produto à base de água –, e tecnologia de barreira – própria para uso nas classes de produtos à base de solvente químico –, disponível nas versões Coex (revestimento interno com EVOH -Álcool etileno vinílico - ou Nylon), Fluoretação (barreira por meio de tratamento químico à base de flúor) e Nanocompósitos (utilização de nanopartículas atuando como barreira, impedindo a permeabilidade de gases).

ção

O portfólio completo de produtos inclui desde frascos de 250 ml até embalagens de 20 litros, além de tampas autolacráveis, que permitem maior segurança ao produto acondicionado durante o fluxo logístico. A empresa tem capacidade para projetar conjuntos completos – embalagem e tampa – dentro nas normas vigentes no Brasil e no mundo. Recentemente, a empresa conquistou a homologação da embalagem de 20 litros monocamada mais leve do mercado brasileiro, graças à redução de 13% do peso frente à referência de mercado.

Além da capacidade técnica na produção de embalagens, a Unipac tem grande experiência como fornecedora in house. Desde a década de 1990, atua neste formato e fornece um atendimento personalizado, com eficiência e competitividade, para renomadas empresas. “Apresentamos propostas de valor competitivas e inovadoras, suportadas pela busca da excelência operacional e pelos constantes investimentos que temos realizado, como a aquisição de sopradoras de última geração e demais tecnologias no processo produtivo, que trazem confiabilidade e diferenciação aos clientes com os quais temos alianças estratégicas”, comenta André Silvestre, Gerente de Vendas do Segmento Embalagem da

__________________________________________________________________________

Telefone: (14) 3405-2190

metgusso@onda.com.br

Para corredores, escadas, corrimões, balaústres, cortinados, terminais suportes, tubos e varões,

Apoiadores para banheiros (box de banho e vasos sanitários), números e letreiros, enfeites

para bar, móveis, puxadores e adornos para

ambientes domésticos, industriais e comerciais

METALÚRGICA GUSSO

Arte em Latão

Fone: 3222-3498 -

Rua Jornalista Roberto Barrozo, 600 - São Francisco - 80520-070 - Curitiba-PR

Tenha metais com mais beleza

LETRAS LETREIROS NÚMEROS ENFEITES ADORNOS BALAÚSTRES VARÕES CORTINADOS ENCOMENDAS

(30)

Eficiência energética: da UFSCar

para a sociedade

Projeto visa difundir conhecimentos e ampliar

práticas de eficiência energética na sociedade

"Em toda obra humana ou não humana, procuramos só duas coisas: Força

e equilíbrio da força - Energia e harmonia", Fernando Pessoa. Com estas

palavras, o Professor Douglas Barreto iniciou o primeiro encontro.

O Vice-Reitor da UFSCar, Professor Walter Libardi, participou do

encontro virtual e ressaltou sua importância para toda a sociedade. "Este

projeto do Professor Douglas é de extrema importância para ampliarmos

os conhecimentos sobre energia limpa, sustentabilidade e redução dos

impactos ambientais. Abre possibilidades de trabalho para estudantes de

diversas áreas, pois a preservação ambiental e o uso sustentável de

recursos naturais diz respeito a todos nós", ressalta Walter Libardi.

Cenário Energético em 2050 - Dentre as atividades previstas está a

projeção de um cenário energético para daqui a 30 anos. "A maior parte

da energia utilizada no mundo ainda é não-renovável. No Brasil, nossa

matriz energética é composta em 45% por recursos renováveis. O Brasil

tem uma das melhores matrizes energéticas em relação à energia

renovável", conta o Professor Douglas Barreto.

O Projeto faz parte das pesquisas que vêm sendo realizadas no

"Laboratório de Sistemas Prediais e Uso de Energias Alternativas em

Edificações", que sedia duas Usinas Solares Fotovoltaicas no

(31)

Departameno de Engenharia

Civil (DECiv) da UFSCar.

Encontros a distância - Para levar os conhecimentos sobre eficiência

energética a um número maior de estudantes da UFSCar e a toda

sociedade, o Coordenador do Laboratório, Douglas Barreto, decidiu ofertar

uma ACIEPE (Atividade Curricular para Integração Ensino, Pesquisa e

Extensão) no Primeiro Período Letivo Suplementar de 2020 da UFSCar.

Estão inscritos 207 estudantes, de 18 cursos da UFSCar, dos 4 campi da

Universidade, além de 9 estudantes externos à Universidade. Todos os

encontros serão realizados a distância.

Eficiência Energética na UFSCar - O Programa de Eficiência Energética

da Universidade existe desde 2017. "O consumo de energia elétrica da

Universidade, em 2016, era de R$ 9 milhões e correspondia a 15% do

orçamento da UFSCar. Para mudar esta realidade, participamos de

diversos editais de eficiência energética em busca de recursos. Até o

momento já conseguimos investir mais de R$ 10 milhões na UFSCar. A

parceria do Professor Douglas é fundamental para que a Universidade

amplie, cada vez mais, estas conquistas", finaliza o Vice-Reitor da UFSCar.

anexos:

Departamento de Engenharia Civil (DECiv) da UFSCar.

Encontros a distância - Para levar os conhecimentos sobre eficiência

energética a um número maior de estudantes da UFSCar e a toda

sociedade, o Coordenador do Laboratório, Douglas Barreto, decidiu ofertar

uma ACIEPE (Atividade Curricular para Integração Ensino, Pesquisa e

Extensão) no Primeiro Período Letivo Suplementar de 2020 da UFSCar.

Estão inscritos 207 estudantes, de 18 cursos da UFSCar, dos 4 campi da

Universidade, além de 9 estudantes externos à Universidade. Todos os

encontros serão realizados a distância.

Eficiência Energética na UFSCar - O Programa de Eficiência Energética

da Universidade existe desde 2017. "O consumo de energia elétrica da

Universidade, em 2016, era de R$ 9 milhões e correspondia a 15% do

orçamento da UFSCar. Para mudar esta realidade, participamos de

diversos editais de eficiência energética em busca de recursos. Até o

momento já conseguimos investir mais de R$ 10 milhões na UFSCar. A

parceria do Professor Douglas é fundamental para que a Universidade

amplie, cada vez mais, estas conquistas", finaliza o Vice-Reitor da UFSCar.

anexos:

Foto: Vitális Energia

Contat o para es

(32)

SODEXO É A PRIMEIRA EMPRESA DE

BENEFÍCIOS A DISPONIBILIZAR A OPÇÃO DE

CARTÃO VIRTUAL EM SEU APP

Nova funcionalidade oferece mais praticidade e segurança aos usuários dos cartões Sodexo que poderão inserir suas informações em aplicativos

de delivery, como iFood e Rappi

como iFood e Rappi

São Paulo, maio de 2020– A praticidade e a segurança são itens essenciais

para os consumidores neste momento em que muitos estão trabalhando remotamente e precisam realizar suas compras de maneira virtual. Neste contexto, antenada às necessidades de seus clientes e às últimas tendências tecnológicas do segmento, aSodexo Benefícios e Incentivos, líder em serviços de Qualidade de Vida, torna-se a primeira empresa do setor de benefícios e disponibilizar a funcionalidade de cartão virtual no app Sodexo Club.

A partir da nova funcionalidade, os usuários com cartões desbloqueados não precisam mais do cartão físico para efetuarem suas compras em seus aplicativos de delivery favoritos, como iFood e Rappi, apenas “copiando e colando” os dados de seu cartão virtual. Basta acessar o app Sodexo Club, clicar em “Ver Cartão”, escolher a opção de “Desbloqueio”, inserir os cinco primeiros dígitos do CPF, copiar os dados do cartão e colar nos aplicativos de delivery e aproveitar. É comodidade e facilidade para tornar a experiência de seus consumidores cada vez mais digital.

“Trabalhamos diariamente para inovar e desenvolver serviços que levam mais qualidade de vida para nossos clientes e consumidores, que são o centro de tudo o que fazemos. Neste sentido, acreditamos que, principalmente neste período em que a maioria das compras é realizada remotamente, é

imprescindível facilitar a jornada e oferecer segurança aos usuários Sodexo, que buscam por alternativas fáceis, rápidas e convenientes para realizar seus pagamentos”, explica Alberto Ippolito, gerente de Produtos da Sodexo Benefícios e Incentivos do Brasil.

Sodexo Club

Lançado em agosto de 2018, o aplicativo Sodexo Club (disponível gratuitamente para Android eiOS), disponibiliza informações que ajudam na gestão diária dos benefícios, como: consulta de saldo e extrato; gasto médio no 11dos consumidores, e outros.

(33)

A Sodexo Benefícios e Incentivos

É a empresa do grupo francês Sodexo, líder mundial em serviços de

qualidade de vida. Tem em sua missão desenhar, gerenciar e entregar

serviços para empresas de todos os portes, segmentos e regiões do

Brasil com o objetivo de melhorar a qualidade de vida diária das pessoas

e contribuir para o desenvolvimento econômico, social e ambiental das

cidades, regiões e dos países em que atua.

Atende aproximadamente 103 mil clientes, que representam 5,9 milhões

de usuários, com uma rede de 505 mil estabelecimentos credenciados

em todo o País com serviços únicos no mercado de benefícios, gestão

de despesas, incentivos e reconhecimento: Refeição Pass, Alimentação

Pass, Cultura Pass, VT Pass, Combustível Pass, Gift Pass, Alimentação

Pass Natal, Brinquedo Pass, Premium Pass, Wizeo, GymPass e Apoio

Pass.

(34)

NCooperativismo: uma nova onda para o Capitalismo

*Por Gustavo Loiola

Antes de debater sobre cooperativismo e sustentabilidade, é importante entender a força desse modelo de negócio. Com presença em 150 países e mais de 1 bilhão de cooperados, as mais de 3 milhões de cooperativas do mundo são uma engrenagem importante para o desenvolvimento da sociedade. No último sábado, dia 04 de Julho, foi comemorado o Dia do Cooperativismo, e o tema desse ano, as cooperativas e a ação contra as mudanças climáticas, mostra o protagonismo e alinhamento do setor frente aos problemas globais.

Segundo o Sistema das Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), o cooperativismo é uma filosofia de vida que tem como objetivo transformar o mundo em um lugar mais justo, feliz e equilibrado, com melhores oportunidades para todos. E esse conceito soa familiar se relacionamos ao desenvolvimento sustentável, mesmo que o cooperativismo tenha surgido muito antes de começarmos a discutir sobre sustentabilidade. Desde o início em 1852, com a Cooperativa de Rochdale, o seu principal objetivo estava em um contexto de justiça social, viabilizando um modelo de negócio mais inclusivo e igualitário. Hoje, a identidade do modelo se apresenta em três pilares:

Cooperação: Protagonismo e empreendedorismo são grandes aliados do cooperativismo, que substitui a relação tradicional de emprego-salário por trabalho-renda. O conjunto de regras que rege a organização são construídos pelas pessoas. Todos constroem e todos prosperam juntos;

Transformação: O cooperativismo tem uma atenção especial à comunidade que está inserido e se preocupa especialmente no impacto positivo que pode gerar no planeta, estimulando o desenvolvimento social e econômico;

Equilíbrio: Para cooperar é necessário um equilíbrio de opiniões e conceitos, especialmente do coletivo frente ao individual.

Pilares como esses representam muito e nos mostram um caminho interessante para os modelos tradicionais de empresas. Equilíbrio, transformação e cooperação são conceitos importantes para as organizações que precisam se reinventar frente aos desafios atuais. Os sinais apresentados pelo planeta e a dinâmica da sociedade exigem que empresas estejam cada vez mais integradas com as necessidades das suas partes interessadas e contribuam para o desenvolvimento sustentável.

Em 2011, Michael Porter e Mark Kramer publicaram na Harvard Business Review um artigo que falava sobre o valor compartilhado. O conceito apresenta que a geração de valor econômico deve também gerar valor para sociedade, articulando o seu desenvolvimento. Em resumo, o progresso da empresa deve estar conectado ao progresso de todos. São três as premissas para a criação de uma estratégia de valor compartilhado, sendo a reconcepção de produtos e mercados, redefinição da produtividade na cadeia de valor e o desenvolvimento dos “clusters locais”. Tais princípios, assim como acontece nas cooperativas, exigem uma maior compreensão das necessidades do seu entorno, atrelando o sucesso da organização ao sucesso da comunidade.

Já sabemos que o capitalismo precisará de um grande recomeço, basta olhar a situação em que o nosso planeta está nas dimensões econômicas, sociais e ambientais. O cooperativismo e o valor compartilhado são formas de redefinir as fronteiras do nosso modelo econômico atual, estimulando uma nova onda de inovação com impacto. Os modelos tradicionais tem muito o que aprender com as cooperativas, especialmente em como prosperar sem deixar ninguém para trás.

*Gustavo Loiola é Mestre em Governança e Sustentabilidade e supervisor de Sustentabilidade e Relações Internacionais no ISAE Escola de Negócios, responsável por ações alinhadas com a Organização das Nações Unidas (ONU).

(35)

Instituto Êxito de Empreendedorism

o estreia canal de conteúdo no portal iG

Parceria traz uma série de conteúdos sobre empreendedorismo, carreira, mercado e

desenvolvimento pessoal, além de cursos online gratuitos

De: Comunicacao Instituto Exito [mailto:comunicacao@institutoexito.com.br]

Enviada : terça-feira, 9 de junho de 2020 11:26 Para: marcio.rodrigues@estadao.com

Assunto: Instituto Êxito de Empreendedorismo estreia canal de conteúdo no portal iG

Olá, Bom dia!

Gostaria de sugerir uma nota/pauta sobre a estreia do novo canal de conteúdo Empreenda com Êxito, do Instituto Êxito de Empreendedorismo, no portal iG. Ele

traz diversas seções

com conteúdos sobre empreendedorismo, carreira, mercado, desenvolvimento

pessoal e profissional, além de cursos online gratuitos oferecidos pela plataforma do

Instituto.

Você acha possível?

À Disposição

(36)

de 1 milhão de jovens em até cinco anos. Para isso, firmamos diversas parcerias com

instituições públicas e privadas para levar a educação empreendedora a esses jovens, principalmente os que têm menos oportunidade de acesso”, explica o fundador e presidente do Êxito, Janguiê Diniz. “Agora, com a parceria do iG, ganhamos mais projeção e podemos atingir mais pessoas, por meio da internet”, completa.

O espaço tem seções como “A virada”, que vai trazer histórias de empreendedores brasileiros de sucesso e os pontos de virada de suas carreiras; “Meus erros”, que traz ensinamentos dos empreendedores a partir dos erros que cometeram na trajetória profissional; artigos sobre temas variados; além de entrevistas e notícias sobre mercado e carreira. O canal ainda conta com espaço reservado para o Êxito Ladies, braço do Instituto que realiza ações voltadas para o empreendedorismo feminino. O site será constantemente alimentado com novos conteúdos em texto e vídeo, desenvolvidos por sócios do Instituto e parceiros.

Com a estreia do canal, o iG inicia uma nova frente de informação, abarcando o empreendedorismo em seu escopo. “Hoje, o Brasil conta com milhares de empreendedores informais, que se destacam em seus segmentos seguindo seus instintos. O Canal iG Empreenda com Êxito possibilitará ferramentas para esses jovens desenvolverem suas habilidades, o que pode fazer com que mudem o futuro de toda uma geração”, avalia o controlador do Portal iG, Nuno Vasconcellos. O Portal iG é um dos maiores do Brasil e, com a parceria, vai auxiliar a impactar positivamente parte dessa audiência com os novos conteúdos.

Sobre o Instituto Êxito

O Instituto Êxito de Empreendedorismo é o resultado de um sonho que envolve empreendedores visionários dos mais variados segmentos do Brasil e que hoje já conta

mais

com mais de 400 sócios. Eles compactuam de um mesmo propósito: fazer do

empreendedorismo a turbina para alavancar vidas e histórias.

O Êxito tem a filosofia de que, independentemente da classe social e econômica,

qualquer pessoa pode transformar suas ideias em ações que mudem e melhorem a

realidade e a comunidade na qual vive. Por isso, nasceu com o objetivo de estimular o

dom empreendedor dos jovens, especialmente os de escolas públicas, onde há muitos

talentos escondidos e boas ideias a serem impulsionadas. Sem fins lucrativos, seu

principal plano de ação está em oferecer uma plataforma de cursos online e gratuitos,

além de diversas ações voltadas para o fomento ao empreendedorismo. Mais

informações no site:

www.institutoexito.com.br

.

Serviço:

(37)

Construtor, faça de sua próxima obra

uma obra-prima.

SÓLIDA – MODERNA – VALIOSA

Referências

Documentos relacionados

Introdução: O Transtorno Bipolar do Humor (TBH) é uma doença que afeta entre 1 a 1,6% da população, mas que não é devidamente diagnosticada e tratada, gerando, consequentemente,

O marxismo sob a ótica do pensador peruano, apresenta-se à sociedade e às classes despossuídas como doutrina, método de ação, “evangelho e movimento de massas”, como fé

Por outro lado, foi necessário o controle da comunidade infestante por 138 dias para que a produção atingisse 95% da produtividade máxima (Período Total de Prevenção à

[r]

Para aguçar seu intelecto, para tomar-se mais observador, para aperfeiçoar-se no poder de concentração de espí­ rito, para obrigar-se â atençOo, para desenvolver o espírito

(grifos nossos). b) Em observância ao princípio da impessoalidade, a Administração não pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, vez que é

Os testes de desequilíbrio de resistência DC dentro de um par e de desequilíbrio de resistência DC entre pares se tornarão uma preocupação ainda maior à medida que mais

REPRESENTAÇÕES DA CIC F ot o: A gência Ê dis on Ca sté ncio Expediente Presidente - Carlos Heinen Vice-presidente de Indústria - Reomar Slaviero Vice-presidente de Comércio