RELATÓRIO DE ATIVIDADES

Share "RELATÓRIO DE ATIVIDADES"

RELATÓRIO DE ATIVIDADES

1- DADOS GERAIS DA ORGANIZAÇÃO

Nome: Grupo Conexão G - GCG CNPJ: 15.829.595.0001/60

Endereço: Rua Sargento Silva Nunes, 1012, Nova Holanda, Maré – Rio de Janeiro/RJ - CEP: 21044-242

Site: http://conexaogdamare.blogspot.com/ E-mail: grupoconexaog@gmail.com

Diretoria:

Gilmar Santos da Cunha Yuri Mesquita Costa

Hudson Henrique Vieira dos Santos Joelma de Souza dos Santos

Sumario

1- DADOS GERAIS DA ORGANIZAÇÃO...1

2- APRESENTAÇÃO...3

3 - MISSÃO E OBJETIVOS...5

3.1- Missão...5

3.2 - Objetivos...5

3.3 - Princípios Norteadores do Grupo Conexão G...6

4 – ESTRUTURA ORGANIZACIONAL...6

4.0 - Gestão Cotidiana...7

5- PROJETOS DESENVOLVIDOS EM 2006 a 2014...10

5.2 - Projetos Conectando EL@S...11

6- PARCEIROS: ...13

O Grupo Conexão G é uma organização da sociedade civil, fundada em março de 2006, porém originada de um Grupo de Jovens que desenvolveram ações de reflexões desenvolvidas em uma das ruas das comunidades da Maré. A trajetória social desse coletivo é caracterizada por um interesse em comum dos Jovens de trabalhar, de forma integrada e abrangente, com temática Direitos Humanos e a Promoção da Saúde da população LGBT Moradoras de Favelas, relativas à cidade do Rio de Janeiro.

A Conexão G nasce com a missão de pensar o espaço da Maré em uma perspectiva de longo prazo. Seu eixo conceitual é o Desenvolvimento da população específica no espaço local. Consciente da necessidade de mobilizar um número significativo de pessoas e de competências para essa imensa tarefa, o Conexão G, como expressa em seu próprio nome, busca viabilizar uma ação coletiva e articulada, de forma a construir um projeto plural, mas com forte capacidade de impacto. Neste sentido, uma das coisas que mais preservamos é a mobilização de diversos moradores ou não da região, a fim de contribuir para a elaboração de um projeto criativo, relevante, viável, duradouro e transformador da realidade local.

Para tal, o Grupo Conexão G estruturou suas iniciativas sobre dois eixos norteadores: combates à violência em suas diversas manifestações e Promoção da Saúde. De cada um desse temas decorre uma série de ações de curto, médio e longo prazo que mobilizam e agregam diferentes parcerias.

O documento que ora se apresenta consiste no Relatório de Atividades desenvolvidas pelo Grupo Conexão G, na busca pela efetivação de seus objetivos e de sua missão.

3 - MISSÃO E OBJETIVOS

3.1- Missão

Mobilizar a população LGBT das favelas do Rio de Janeiro, para construir um

quadro político que represente estes segmentos na busca de cidadania e

igualdade de direitos.

3.2 - Objetivos

Mobilizar e Articular a população LGBT moradora de favelas.

Fomentar a mobilização e a participação comunitária a partir da

construção de uma rede de articulação social que envolva diferentes atores

sociais e instituições governamentais e não governamentais;

Desenvolver projetos em diversas áreas;

Enfrentar as diferentes formas de violência que atingem a população

LGBT, visando à promoção e garantia dos Direitos Humanos;

Intervenções comportamentais que promova a Promoção da Saúde na

população central organização;

Ações relacionadas à prevenção das DST/AIDS na população priorizada;

Produzir e difundir conhecimentos sobre os espaços populares e

especificamente a vivência da população LGBT nesses espaços, de forma que

contribuam para a superação dos discursos e práticas que reforçam visões

preconceituosas e estereótipos sobre esses espaços.

3.3 - Princípios Norteadores do Grupo Conexão G

 Formação continuada dos jovens colaboradores;  Mobilização deste público como eixo central;

 Fomento à construção de uma rede de agente da cidadania LGBT com instituições que trabalhem na Maré;

 Construir propostas que impactem na realidade da população LGBT moradora de favelas;

 Atividades voltadas para saúde dessa população;  Atividade voltada a DTS/AIDS;

 Desenvolvimento local;

 Incentivo à participação e à mobilização comunitária em diferentes espaços;  Enfrentamento das diferentes formas de violência;

4 – ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

A gestão do Grupo Conexão G é pensadas a partir das premissas e dos

princípios que sustentam a sua visão e suas bases conceituais. Nesse aspecto, a

construção do trabalho se materializa através de seus procedimentos e rotinas

de modo a atender às necessidades do projeto maior do Grupo Conexão G.

Considerando o que se privilegiou no momento inicial da criação da Instituição,

temos como palavras chaves para o sucesso do trabalho a expressão

"desenvolvimento estrutural através da construção de ações e a formação de

grupos". Desse modo, deve-se pensar que todo o trabalho a ser realizado é

uma ação de desenvolvimento que busca contribuir para a geração de

mudanças na estrutura social, política, cultural e econômica local. As

transformações nessa instância são pensadas, em primeiro lugar, na melhoria

material da qualidade de vida da população LGBT Moradoras de Favelas.

Outra dimensão fundamental do trabalho a ser realizado ocorre no campo do

simbólico, na transformação das relações estabelecidas pelos agentes no

âmbito pessoal e coletivo. Nesse segundo aspecto, formação é a palavra

chave que sintetiza a idéia. Através dela, entende-se que todos os participantes

da Instituição e o público com o qual atua, nos seus diferentes papéis, estão

em um processo permanente de aprendizagem. Nessa condição, devem se

qualificar a cada experiência e desafio para contribuir com o processo de

respeito que queremos ajudar a gerar na Maré.

Orientados pelas noções de Desenvolvimento e de Formação, devemos pensar a gestão do GCG como parte de um trabalho maior. Este deve gerar nas pessoas, tanto os colaboradores como o público diretamente atingido pela instituição, novos olhares sobre o trabalho desenvolvido e sobre as experiências vivenciadas no cotidiano da Maré.

4.0 - Gestão Cotidiana

4.1 - Setores de Trabalho Setor de Comunicação:

No intuito de qualificar ainda mais a gestão desta organização, torna-se imprescindível a criação de um setor de comunicação que seja responsável pelo desenvolvimento de um Plano de Comunicação envolvendo a comunicação interna, comunicação externa (Site, informativo eletrônico, jornal...), armazenamento de informações sobre as atividades do Grupo Conexão G e os espaços populares, acervo fotográfico e memória institucional.

A comunicação se configura como um dos principais instrumentos de divulgação, difusão de informações e também de formação para os voluntários do Conexão G, para a comunidade e também junto aos parceiros. Nesta perspectiva avaliamos que seja relevante o desenvolvimento de um setor de comunicação que articule e envolva as diferentes atividades da instituição, pense ações e formas de

comunicação constante com a comunidade LGBT e registre a história do Conexão G.

Responsável: Yuri Mesquita.

Setor de Formação:

Uma das premissas do trabalho do Grupo é a contribuição para a formação das pessoas envolvidas em suas atividades e dos moradores da Maré. Partimos do pressuposto de que a constituição de uma cidade integrada, mais justa e solidária, passa necessariamente pela construção de novos valores e novos sentidos para a vida, a partir da compreensão das complexas relações sociais que permeia a vida em sociedade, que produzem e ao mesmo tempo são produto da ampla rede que engendra a sociedade contemporânea.

Nesse sentido acreditamos que a formação sistemática dos voluntários da instituição, a partir de debates, reflexões e estudos, seja fundamental para uma ação mais qualificada e ousada, comprometidos com o desvendamento dos processos que produzem a cidade e a favela enquanto parte consubstancial do desenvolvimento capitalista, de forma a direcionar ações/projetos/atividades que contribuam para um projeto de transformação social que impacte a realidade da Maré.

Esse grupo é responsável pela organização das atividades de formação mensal, envolvendo todos os membros da Instituição, assim como é responsável por fazer proposições no sentido de envolver a comunidade local em ações diversas que contribuam para a formação, participação e organização dos moradores.

Responsável: Gilmar Cunha

Setor de Mobilização:

No desenvolvimento da missão institucional e na busca de alcançar os objetivos, entendemos que um dos importantes passos seja a realização de ações, atividades

culturais e eventos, de formação e políticas, que mobilizem os voluntários da instituição e a comunidade.

Ações, atividades culturais e eventos que tenham como premissa a ocupação do espaço da rua, como forma de resignificar esse espaço e contribuir para a apropriação do mesmo pelos moradores. Nesse sentido a realização de atividades, que sirvam como registro de datas comemorativas/políticas, como Dia da visibilidade Trans, Dia do Orgulho LGBT, Dia da Consciência Negra, Dia Internacional dos Direitos Humanos, etc, se colocam como um desafio e uma necessidade, se desejamos contribuir para o processo formativos, de mobilização e de organização dos moradores das Maré.

Responsável: Hudson Henrique

Setor Financeiro e Administrativo:

As relações de trabalho do Conexão G devem ser vistas através de uma representação em espiral. Assim, não podemos apenas definir funções e rotinas administrativas a serem cumpridas pelos colaboradores diretamente envolvidos. Faz-se necessário que eles realizem a devida reflexão sobre o papel político, social e simbólico de suas ações, na perspectiva da comunidade LGBT moradora de favela e da cidade que queremos construir. Nesse sentido, há um desafio a ser enfrentado pelo Conexão G. Ele está relacionado à necessidade de formarmos de modo adequado os nossos voluntários para o trabalho que necessitamos realizar. Para isso, devemos investir, de forma regular e sistemática, na criação de um ambiente formador em todas as instâncias institucionais e espaços de reflexão e ação, incluindo os setores administrativos e financeiros.

Estabelecida a premissa apontada acima, pode-se pensar o tipo de gestão administrativa e financeira da Instituição. Ela deve se sustentar na contribuição de todos os seus membros, sendo seus objetivos principais a devida organização das práticas de trabalho; a otimização dos recursos físicos e de pessoal; o comprometimento do maior número possível dos colaboradores com as atividades cotidianas; a mobilização dos moradores da Maré em nossas atividades; e a

Responsável: Gilmar Cunha/ Joelma Souza

5- PROJETOS DESENVOLVIDOS EM 2006 a 2014

5.1 - Muito Prazer eu Existo.

O projeto tem como base a integração de diversos atores e setores governamentais e não-governamentais para, a partir de um processo essencialmente participativo, enfrentar os fatores negativos que afetam a saúde da população. A intervenção visa chamar atenção para os territórios onde as diferentes populações vivem – território que não se restringe a uma área delimitada geograficamente, mas, se apresenta, sobretudo, como um conceito relacional, que considera a dimensão cultural, as particularidades e os desejos da população, para além das suas necessidades objetivas.

Neste cenário, metodologias participativas são essenciais, considerando tanto a capacitação pessoal e coletiva, quanto à formação de consenso e tomada de decisões que devem ser compartilhadas com todos os envolvidos. Outro aspecto importante é a construção de planos locais de ação que favoreçam o envolvimento dos sujeitos como proponentes e protagonistas da ação social que será implementada em seu território. Esta metodologia de planejamento participativo é resultado do compartilhamento de ideias, estratégias, visão, técnicas e práticas. Capacita profissionais de saúde para analisar problemas, formular, desenvolver e avaliar ações sociais nas comunidades e instituições onde atuam, criando soluções com recursos disponíveis e pautados na realidade local. Cada envolvido é autor da própria ação, passando a atuar como multiplicador, garantindo a sua sustentabilidade social. Agrega estratégias participativas construídas a partir de elementos como problematizarão, identificação de recursos disponíveis, planejamento, sistematização e avaliação de ações locais de intervenção formuladas pelos atores sociais que vivenciam diretamente os problemas identificados.

5.2 - Projetos Conectando EL@S

As atividades na área de informática tiveram início em 2009, sendo um dos primeiros projetos desenvolvidos para as Travestis e Transexuais da Maré com essa temática. Trata-se de uma iniciativa que visa oferecer formação na área de informática e de acesso à internet, através de cursos básicos e avançados nessas áreas.

Os cursos, organizados pelo Grupo Conexão G em parceria com a Redes da Maré, são realizados num laboratório com dez computadores, situado na Nova Holanda, em uma dos espaços da instituição parceira. As aulas ocorrerem às terças e quintas-feiras, sempre no turno da tarde. A primeira turma já completou o primeiro ciclo de formação, tendo avaliado positivamente essa atividade.

5.3 - Projetos Cine Clube LGBT

As atividades na área da cultura foram desenvolvidas no âmbito de cinema de rua. Sua estreia foi marcada com a presença do Cineasta Luiz Carlos Alencar, diretor e produtor do filme “Bombadeiras”. Um dos objetivos do Cine Clube LGBT é tentar sensibilizar a população do Complexo de Favelas da Maré acerca da temática LGBT. Permitindo assim também que o publico alvo tenha a possibilidade de conhecer filmes que retratem a questão LGBT.

5.4 Afirmando Vozes e Identidade (Programa DEBI-BRASIL)

As atividades na área da saúde foram desenvolvidas no âmbito de trabalha os comportamentos de risco que essa população vive. Através de Rodas de conversas sobre saúde, racismo, prevenção das DST/HIV, hepatites virais e homofobia para jovens gays negros das comunidades da maré. Suas atividades são voltada em 7 encontros, um por semana com a discussão de temas relacionado a prevenção e a promoção da Saúde, financiado pelo Departamento de aids do Governo federal e o CDC - EUA.

5. 5 Seminários Sobre DST/AIDS

DST/HIV/AIDS e as múltiplas violências vivenciadas por essa população nos espaços de favelas. É importante ressaltar que um programa como esse voltado para a população de Gay, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais e inovador e ousado, pois não existem trabalhos com essa temática em favelas. O conexão g, vem implementando ações de promoção da saúde e o enfrentamento a diversas formas de violência, em espaços de favelas por entender, que a população LGBT moradores de favelas não e assistido por varias políticas governamentais. O objetivo principal desse encontro e trabalhar com essa população esquecida na perspectiva da a promoção da saúde e a auto-estima, paralelamente com a homofobia a qual nos preocupa por conta de ser uma população que vive a margem de toda a sociedade. Por isso a fim de organizar e mobilizar com a proposta de construir uma agenda de ações nos espaços de favelas, essas ações além de ser pensado por eles/elas, são também realizados pelo mesmo. Acreditando nas novas tecnologias de enfrentamento a AIDS. Realizamos também outras atividades similares para a promoção da visibilidade LGBT e para o combate as múltiplas formas de violência, na maré, em outros comunidade e bairros da periferia do Rio de Janeiro.

5.6 Feira de Saúde” Maré Saudável” e Parada do Orgulho LGBT da Maré

O Grupo Conexão G, como expressa em seu próprio nome, busca viabilizar uma ação coletiva e articulada, de forma a construir um projeto, com forte capacidade de impacto, com o objetivo de contribuir para minimização da sua baixa alto-estima no desejo de transformar a realidade local e outros espaços de favelas. A proposta da realização de uma feira de saúde, com diversos de serviços como os de ação social (orientação para retirada de documentos, regularização do processo de inserção em escolas para a população LGBT encaminhamentos de denúncias de violência por orientação sexual e homofobia entre outros), de assistência e apresentações de trabalhos e iniciativias a priore comunitários acerca da promoção da saúde (standes das organizações sociais locais e das organizações governamentais, como as escolas, postos de saúde e dos equipamentos culturais), diversos atores e a comunidade.

No ano de 2012, na realização da parada do orgulho LGBT da Maré, realizamos durante o dia uma feira de saúde com diversas barracas com vários temas. Está feira contou com o apoio e a parceria de diversas organizações não governamentais, organizações governamentais e associações de moradores. Foi um dia de ação social que teve como ponto principal disseminar o conhecimento sobre saúde

e dialogar a questão do preconceito com a população LGBT moradora de favelas. O Grupo Conexão G pretende manter essa estrutura na realização das Paradas do Orgulho LGBT da Maré, pois entendemos que para ter um território com mais tolerância é necessário realizar intervenções que possam fazer essa interface com outros temas, a fim de criar uma cultura de respeito, afirmação de direitos e da promoção da saúde. Atraves de eventos como esse podemos repensar a forma de fazer politica e qualificar assim as paradas LGBT que hoje são consideradas como um “carnaval fora de época”. Queremos também reforçar o caráter político e agregador do evento, com a participação de famílias da comunidade da Maré e simpatizantes à causa. Dar visibilidade ao segmento LGBT e celebrar a diversidade, agregando toda comunidade. Uma das coisas que têm dado certo na maré é a construção de uma rede de apoio envolvendo ONGs e serviços prestados na comunidade.

5.7 Projeto Juventudes, Direito a cidade e Justiça Ambiental

Nesse projeto visamos sensibilizar jovens para a importância da justiça climática contra os efeitos do aquecimento global nas cidades, visando ampliar seus direitos e sua participação na definição de políticas públicas socioambientais inclusivas em Pernambuco, Rio de Janeiro e Pará, em formato de oficinas mensais. Este projeto tem efetivação no Rio de Janeiro desde 2011, cujo sua proposta é tratar nas questões que permeia na vida da juventude moradora de favela do Rio de Janeiro.

6- PARCEIROS:

Parceiro: Como:

1 - R e d e s d e Desenvolvimento da Maré.

Apoio na questão de estrutura do Grupo Conexão G

2- CEDAPS Cessão de espaço, construção conjunta de projetos, troca de experiências e tecnologia social, além de apoio técnico na produção de várias demandas do Conexão G

3- Astra - Rio Cooperação Técnica e política para do Grupo

4 - Digaí- Maré Parceira para desenvolvimento de projetos na área de psicanálise.

5 - Associações de Moradores da Maré

Promundo

7 – Posto de Saúde da Maré

Na realização de oficinas educativas de prevenção para a população LGBT.

8 – SMS- Secretária Municipal de Saúde

Na realização de oficinas educativas para os seus profissionais da área da saúde

a) unificação de créditos; e b) exclusão de credores que já tinham seus saldos quitados em razão do pagamento de cinco salários mínimos efetuados pelas Recuperandas

*Considerado informações provenientes dos dados contábeis da recuperanda e gerenciais recebidas da empresa, assinadas pelo contador e sócio da empresa pelo arquivo Relatório de