• Nenhum resultado encontrado

Rotary Club da Maia Abril de Mensagem da Presidente

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Rotary Club da Maia Abril de Mensagem da Presidente"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

1

1

1

1

1

Quadro Social:

Adelino de Lima Martins Adelino Miranda Marques Adérito Castro dos Santos Alberto de Sousa Rocha

Alzira Fátima Silva Santos Paiva António Augusto do Couto Ambrósio António da Silva Maia

Artur da Costa Lopes de Castro Bernardino da Costa Pereira Carlos Fernando Silva Lima Santos Carlos Manuel Lima Pinto e Castro Gracinha Maria da Costa Tavares Fernando Bento Barbosa Rodrigues Francisco Alberto Oliveira V ilaça Francisco Higino Gomes Antunes Helder Filipe Sampaio da Silva João Fernando Ferreira Coelho João Paulo Reis Pereira dos Santos Joaquim Ferreira Guedes

José Américo Moreira Lima José Eduardo Mendes de Macedo Liliana Glória B. da Cunha Rocha Luciano da Silva Gomes

Manuel António de Sousa Ferreira Paulo Fernando de Sousa Ramalho Raúl Luís Correia Vaz de Carvalho Valdemar Ferreira da Silva Conselho Director 2013|14:

Gracinha da Costa Tavares, presidente Carlos Pinto e Castro, vice presidente F. Higinio Antunes, vice presidente Carlos Lima Santos, presidente 2012/13 Luciano da Silva Gomes, secretário Francisco V ilaça - tesoureiro

Bernardino Pereira, director de protocolo 2º Tesoureiro: José Américo Lima 2º Dir. de Protocolo: Heldser Sampaio

Comissões:

Administração do Clube:

Carlos Manuel Lima Pinto e Castro

Desenvolvimento do Quadro Social:

José Américo Moreira de Lima

Relações Públicas e Imagem:

Adelino Miranda Marques

Projectos Humanitários:

António Augusto do Couto Ambrósio

Serviços Internacionais:

Paulo Fernando de Sousa Ramalho

Intercâmbio Rotário da Amizade:

Alzira Fátima Silva Santos Paiva

Delegados do Clube Rotary Foundation:

Helder Sampaio

Fundação Rotária Portuguesa:

Luciano da Silva Gomes

Portugal Rotário:

Adelino Miranda Marques Reuniões às Terças-feiras: 1ª, 2ª e 3ª: 21H30 na Sede do Clube 4ª, Jantar 20H30 Estalagem da Via Norte Clube # 26327 distrito 1970 de RI Admitido em RI em 10 de Abril de 1989 Sede:

Trav Dr Augusto Martins, 49 4470-146 Maia

e-mail: rcmaia@rotaryclubmaia.org

Website: www.rotaryclubmaia.org

Mensagem

da Presidente

Rotary Club da Maia

Abril de 2014

Caros Companheiros e Amigos,

Há 25 anos, um valioso grupo de 28 maiatos, decidiu fundar o RC da Maia e, em 10 de Abril de 1989, o Presidente de Rotary International proferiu o respectivo despacho de admissão, neste Maravilhoso e Fantástico Movimento.

E foi, precisamente, essa data que festejámos! Cumpriu-se, no dia 13 de Abril, a mais importante reunião do RC Maia no ano rotário de 2013-2014: a Celebração do seu Vigésimo Quinto Aniversário! O Rotary Club da Maia está de Parabéns e, igualmente,o Rotary International: o RC da Maia tornou extensivos estes Parabéns a Rotary International, contribuindo, em primeiro lugar, para a expansão do seu Quadro Social, com a admissão, no presente ano rotário, de 3 novos membros!

E continuou a estender estes Parabéns, contribuindo, em segundo lugar, para a ROTARY FOUNDATION com a atribuição, nessa reunião festiva, de 6 Paul Harris, patrocinados, para os seus netos, pelo nosso Companheiro Past-Governador, Bernardino da Costa Pereira.

Momentos Sublimes e Inesquecíveis para mim, para o RC da Maia e para ROTARY INTERNATIONAL!

O RC Maia é um clube totalmente aberto para o exterior, sem qualquer tipo de barreira, especialmente vocacionado para o concelho da Maia, sem nunca esquecer, o seu carácter universalista de Servir e de Ajudar quem mais precisa, em qualquer parte do mundo.

E, exemplificando, será oportuno referir, que se iniciaram, neste ano rotário e estão a ser desemvolvidos, vários projectos solidários, de que me permito destacar: o de fornecer leite em pó, farinhas lácteas, material escolar, jogos didácticos, roupas e calçado, para as crianças desfavorecidas de S. Tomé e Príncipe; recolha de livros novos e usados, para ajudar a equipar duas bibliotecas escolares em Milange-Moçambique; o apoio à APPACDM, com a oferta do mobiliário completo do quarto de um seu residente, no novo Centro, em Vila Nova da Telha e o apoio ao Lar da Nazaré, da Paróquia da Maia.

O 25.º Aniversário é, também, uma ocasião para recordar todos os Companheiros que passaram pelo Clube e que engrandecem a sua história - está a ser ultimado o Livro Comemorativo dos 25 anos, abrangendo uma retrospectiva da actividade do clube e a comemoração das suas Bodas de Prata infelizmente, alguns destes Companheiros já partiram, porém, estão bem presentes, na nossa memória e nos nossos corações... A todos os Companheiros que integram o Quadro Social do R C Maia:

Muitos Parabéns! Bem Hajam!

(2)

Homenagem

Profissional ao Exmo.

Sr. Dr. Fernando Vieira

(director do Aeroporto Francisco Sá Carneiro)

no

Rotary Club da Maia

Actividade do clube

2

2

2

2

2

Todos os anos o Rotary Club da Maia homenageia um profissional que se distinga na sua actividade e cujo mérito seja reconhecido pela comunidade.

Este ano, o R.C. da Maia deliberou, por unanimidade, designar como Profissional do Ano, o Dr. Fernando Martins Gaspar Vieira, Licenciado em Economia, pela Universidade do Porto, pela acção desenvolvida enquanto Director do Aeroporto Dr. Francisco Sá Carneiro.

Esta distinção foi entregue ao homenageado, em reunião festiva do clube, com a presença de quase uma centena de pessoas, pertencentes não só ao movimento rotário mas também à sociedade civil, destacando-se a presença do Presidente da Câmara Municipal da Maia, Eng.º Bragança Fernandes, de Vereadores do seu Executivo e do Presidente da Assembleia Municipal da Maia, Luciano Gomes, para além do Pároco e representantes de várias instituições maiatas.

Nesta reunião, a Presidente do R.C. da Maia, Dr.ª Gracinha Tavares, interpretando o sentir de todos os companheiros do seu clube, afirmou que era “uma honra e um orgulho

homenagear tão ilustre e notável profissional, atenta a obra que estava bem patente para todos nós, sendo reconhecida, quer no país quer internacionalmente, pelos vários prémios atribuídos”. Na realidade, o Aeroporto Dr. Francisco Sá Carneiro,

com um tráfego anual de mais de 6 milhões de passageiros, foi considerado em 2011 como o 3.º Melhor Aeroporto Europeu, pelo ACI ( Airport Council International), sendo este o 7.º prémio atribuído em seis anos consecutivos.

Gracinha Tavares expressou ainda que “quando olhámos para

a evolução do Aeroporto compreendemos que é obra – e que

obra – de uma vida. A expansão, inovação e modernização do Aeroporto Francisco Sá Carneiro tem um grande obreiro e que o clube não podia deixar de prestar este reconhecimento de mérito profissional ao Dr. Fernando Vieira, ainda que de uma forma singela, uma vez que se tratava de uma homenagem sentida de portugueses, nortenhos e, em especial, de maiatos, orgulhosos do seu aeroporto e daquilo em que se tornou: um aeroporto fantástico, moderno e ímpar”.

O Dr. Fernando V ieira agradeceu a distinção e aproveitou a oportunidade para dar alguns pormenores sobre o Aeroporto, situado numa região com um grande potencial turístico e empresarial, designadamente de que a companhia com mais passageiros transportados é a Ryannair, logo seguida pela TAP; que o principal destino é Paris, com mais de 1 milhão e cem mil passageiros por ano, e que gostaria de ver ampliada a ligação entre o Porto e Lisboa, que apenas transporta 400 mil pessoas/ ano. Finalizou a sua intervenção, afirmando que o Aeroporto Francisco Sá Carneiro tem condições excepcionais para receber passageiros e que, sendo um dos melhores da Europa, é cada vez mais interessante e atractivo, havendo muito cuidado e atenção no tratamento e recepção aos passageiros, para além de ser possível receber, com pequenas obras de alargamento lateral da pista, o Airbus A380.

O homenageado, com 33 anos de experiência no sector aeroportuário, iniciou a sua carreira na ilha de S. Maria, nos Açores, seguida de 10 anos no Aeroporto de Faro. Em 1991, foi nomeado Subdirector do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, tendo passado a Director em 1996, cargo que ainda exerce, de uma forma ininterrupta. Entre a vasta actividade exercida e as diversas graduações académicas, é membro directivo da Associação de Turismo do Porto.

(3)

Projectos Solidários do

Rotary Club da Maia

Para com as crianças de S. Tomé e Príncipe

Actividade do clube

O segundo projecto visa o combate à pobreza naquele país e pretende angariar, dentro do mesmo período temporal, vestuário e calçado de verão, brinquedos, jogos, material escolar e livros infantis e juvenis.

Gracinha Tavares teve ainda a oportunidade de divulgar estes projectos solidários do RC Maia através da rádio local.

Os primeiros alimentos e bens recolhidos foram já enviados, tendo a Presidente do RC da Maia, Gracinha Tavares, acompanhado a entrega “ in loco”, em deslocação a S. Tomé. Nesta deslocação, Gracinha Tavares teve, também, oportunidade de analisar a realidade local e contactar directamente com as crianças carenciadas.

O Rotary Club da Maia tem em curso 2 projectos solidários em favor das crianças de S. Tomé e Príncipe.

O primeiro projecto, em parceria com a Câmara Municipal da Maia e a Cáritas Diocesana de S. Tomé e Príncipe, até ao dia 31 de Maio de 2014, visa ajudar crianças carenciadas, através da angariação de leite em pó, farinhas lácteas, leite de substituição e iogurtes.

3

3

3

3

3

(4)

Admissão de novos

membros no

Rotary Club da Maia

Aquando da sessão comemorativa do seu 25.º

Aniversário, ocorrida a 13 de Abril, o Rotary Club da

Maia admitiu 2 novos Companheiros, dando

cumprimento a um dos objectivos estabelecidos pelo

Presidente de Rotary International, Ron Burton, para

o presente ano rotário: O aumento do quadro social.

Os novos membros são Artur da Costa Lopes de Castro,

Licenciado em Engenharia Civil, e João Paulo Reis

Pereira dos Santos, Licenciado em Direito,

apadrinhados no seu ingresso no clube,

respectivamente, pelo Comp.º PGD 2007|08

Bernardino da Costa Pereira e pela Comp.ª presidente

do clube 2013|14 Gracinha da Costa Tavares.

Aumento do Quadro Social do R. C. da Maia

4

4

4

4

4

O Rotary Club da Maia dá-lhes as boas-vindas ao clube

e a uma comunidade global de mais de 1,2 milhões de

homens e mulheres dedicados a construir um mundo

melhor.

Juntos, podemos erradicar a paralisia infantil, melhor

preparar agentes da paz e oferecer soluções duradouras

para o combate a doenças, fome, analfabetismo e

pobreza, tanto na comunidade local como a nivel global.

(5)

Palestra no Rotary Club da Maia

5

5

5

5

5

No Rotary Club da Maia, com a presença de uma

centena de pessoas, companheiros e convidados, foi

palestrante o Sr. Prof. Dr. Daniel Serrão, especialista

em Anatomia Patológica e em Bioética, da

Universidade do Porto, que dissertou sobre o tema

“O cérebro, com a idade, melhora ou piora?“.

Como previsto, a palestra foi do inteiro agrado da

totalidade dos presentes sendo, disso mesmo, prova

o interessantissimo debate que se lhe seguiu, com

inúmeras intervenções dos assistentes ao debate.

No final, o Palestrante recebeu lembranças, alusivas

ao acto, por parte da Presidente do Rotary Club da

Maia e por parte do presidente da Câmara Municipal

da Maia, Engº Bragança Fernandes.

“O cérebro, com a idade,

melhora ou piora”

Prof. Dr. Daniel Serrão,

(6)

Visita Oficial da

Governadora,

Goreti Machado,

ao R. C. da Maia

6

6

6

6

6

No passado dia 25 de Fevereiro de 2014 a Governadora do distrito 1970

de RI, Companheira Goreti Machado, efectuou a sua visita oficial ao Rotary

Club da Maia.

Após a recepção da companheira Governadora na sede do Rotary Club

da Maia, pela presidente e vários membros do clube, a comitiva

dirigiu-se à Câmara Municipal da Maia, para apredirigiu-sentação de cumprimentos,

tendo sido recebida pelo presidente da edilidade, Engº Bragança

Fernandes, e por outros mebros do executivo camarário.

Após a protocolar reunião de trabalho, efectuada com o conselho director

do Rotary Club da Maia, na sede do clube, vários membros do clube e da

Casa da Amizade da Maia, acompanharam a companheira Governadora

numa breve visita ao ICM - Instituto Cultural da Maia, Universidade Sénior

fundada pelo Rotary Club da Maia, e ao marco rotário, localizado na via

periférica da Maia, após o que se seguiu, como habitualmente, um Jantar

festivo, desta vez realizado na Quinta de Vilarinho, em S. Pedro de Avioso.

(7)

Rotary Club de Balma apoia projectos

Solidários do RC da Maia para as crianças

de S. TOMÉ e PRÍNCIPE

Actividade do Rotary Club da Maia

CIP

Portugal -

França

O RC Balma, de França, clube geminado com o

RC Maia, decidiu apoiar este projecto solidário,

com a doação de 2.000,00 •.

Esta quantia foi entregue por Marie-Jose Caire,

companheira do RC Balma, aquando da

cerimónia comemorativa do 25.º Aniversário do

RC Maia.

Recorda-se que este projecto visa dois

objectivos:

1 - Ajudar crianças carenciadas, através da

angariação de leite em pó, farinhas lácteas, leite

de substituição e iogurtes.

2 - O combate à pobreza, com a angariação de vestuário e calçado

de verão, brinquedos, jogos, material escolar e livros infantis e

juvenis.

Os primeiros alimentos e bens recolhidos, num valor de cerca

de 10.000,00 •, foram já enviados para S. Tomé, numa primeira

remessa, totalizando 30 volumes de grandes dimensões, sob a

supervisão da Presidente do RC da Maia que acompanhou, “in

loco”, a entrega.

A segunda remessa ocorrerá em Junho próximo.

Por ocasião do 25.º aniversário do clube a presidente 2013|2014 do Rotary Club da Maia fez entrega de um exemplar da medalha comemorativa dos 25 anos do Rotary Club da Maia, ao Exmo. Sr. Eng.º Bragança Fernandes, presidente da Câmara Municipal da Maia, tendo este retribuído a oferta, também, com pequena lembrança para o clube.

7

7

7

7

7

No ano rotário em curso o Rotary

Club da Maia fez-se representar

em inúmeras V isitas Oficiais da

Governadora ao clubes do distrito.

Ao lado, fotos obtidas na VOG ao

Rotary Club de Espinho (esquerda)

e VOG ao Rotary Club de Porto

Oeste (direita).

(8)

© cpc Julho 2013 | Rotary Club da Maia

Grande Noite Rotária de

Fado

do Distrito 1970 de RI

8

8

8

8

8

A Grande Noite Rotária de Fado do Distrito 1970

teve este ano a sua 9ª edição. O evento, cuja

receita reverteu a favor do programa Cegueira

Evitável, que a Rotary Foundation leva a efeito

em zonas do globo onde se torna indispensável

agir, contou com a presença de 9 companheiros

do Rotary Club da Maia. No decorrer do evento

o Comp.º Bernardino Costa Pereira declamou

um texto hilariante acompanhado à viola pelo

Comp.º Higino Antunes.

Esta iniciativa teve lugar no

passado dia 5 de abril de 2014,

no Parque de Avioso, na Maia.

No Encontro Intergeracional

pelo Ambiente,

escuteiros e

rotários plantaram e cuidaram de

árvores neste parque da cidade

da Maia. Esta acção está

integrada no projecto das

100.000 árvores na Área

Metropolitana do Porto.

Encontro

Intergeracional

pelo Ambiente

(9)

Rotary Club da Maia comemora

25 anos a apoiar a

Rotary

Foundation

com atribuição de 6

Títulos de Companheiro “Paul

Harris”

Por ocasião das comemorações do seu 25.º Aniversário, ocorrido a 13 de Abril, o Rotary Club da Maia voltou a apoiar, de modo significativo, a fundação rotária de RI, permitindo-lhe melhor desempenhar a sua missão, considerando a doação de seis mil dólares, efectuada pelo companheiro, membro do clube e PGD 2007|07, Bernardino da Costa Pereira.

Tal doação, efectuada pelo companheiro em nome dos seus 6 netos, conferiu a cada um dos netos do casal Bernardino e Isilda, a atribuição do título de Companheiro “Paul Harris”, pela doação, individual, de 1 000US$ para o programa PolioPLus da Fundação Rotária de RI que visa a erradicação da Poliomielite a nível mundial.

A entrega dos títulos e colocação individual do respectivo “pin” foi efectuada, no decorrer do almoço comemorativo do 25.º aniversário do clube, na presença da Governadora do distrito, Comp.ª Goreti Machado, como documentam as fotos anexas.

Actividade do Clube

9

9

9

9

9

(10)

Comemoração de

Aniversários de membros do

Rotary Club da Maia

Com vem sendo hábito, no decorrer do presente ano rotário,

aproveitaram-se os Jantares mensais do clube para

homenagear os companheiros que já tinham celebrado o seu

aniversário, no decurso do mês.

Assim, foram homenageados nos primeiros meses de 2014 os

Companheiros Alzira Paiva, Carlos Pinto e Castro, Luciano

Gomes, Manuel António, António Ambrósio, e Alberto Rocha.

Como a todos os demais aniversariantes, membros do clube,

a Companheira presidente procedeu à entrega aos

companheiros homenageados de uma placa evocativa do

evento, após o que se procedeu ao corte do bolo de aniversário

e ao respectivo brinde com o tradicional “Champagne”, por

sinal, bom vinho espumante Português.

Aniversariantes no RC da Maia (2014)

10

10

10

10

10

(11)

Projecto Solidário de

Apoio a

S. Tomé e Príncipe

O Projecto Solidário do RC da Maia, na ajuda às crianças carenciadas de São Tomé Príncipe, contou com mais 2

preciosas contribuições: Oferta pecuniária de uma empresa maiata (na foto) e oferta, também, pecuniária do

Rotary Club de Balma do distrito 1700 de RI. Estas quantias serão utilizadas na aquisição de leite em pó, farinhas

lácteas e leite de substituição para crianças que vivem em orfanatos, infantários e lares de jovens de S. Tomé e Príncipe.

Os produtos adquiridos com estas preciosas contribuições, integrarão o 2.º grande envio deste tipo de ajuda, a

ocorrer já no próximo mês de Junho.

TUDO É BEM VINDO, PARA QUEM NADA TEM…

© Rotary International/Alyce Henson

Actividade do Clube

11

11

11

11

11

A Tuna do ICM - Instituto Cltural da Maia, deslocou-se à Câmara Municipal da Maia para o tradicional Cantar das Janeiras. O evento contou com a assistência de vários membros do R. C. da Maia, entre os quais, a presidente 2013|14, Gracinha Tavares.

O Rotary Club da Maia fez-se

representar, também, em

diversas reuniões promovidas

por muitos clubes do distrito,

como são exemplo as fotos

obtidas em RC de Gaia Sul, por

ocasião da VOG a este clube

(foto da esquerda) e Rotary Club

de Sandim (foto da direita).

(12)

Notícias Rotary Club da Maia

Como vem já sendo hábito, a Casa da Amizade da Maia, realizou, no passado

dia 22 de Março de 2014 o seu 15º Chá Interclubes do distrito 1970,

aproveitando a ocasião para, em simultâneo, celebrar o seu 16º aniversário.

O evento que teve lugar na Casa da Agra, na Maia, contou com a presença,

entre muitos outros rotários, amigos e convidados, da Governadora do Distrito

1970 de RI, compª Goreti Machado e seu marido.

Como este ano a receita do evento reveteu para o projecto dos Conjuges

“Ajudar quem Ajuda: Banco Alimentar Contra a Fome”, no final do evento, a

Casa da Amizade da Maia, entregou o respectivo donativo ao Compº António

Machado, conjuge da companheira Goreti Machado, Governadora do distrito

1970 de RI, como documenta a foto ao lado.

12

12

12

12

12

Casa da Amizade da Maia

16º Chá Interclubes da

(13)

25º Aniversário do

Rotary Club da Maia

Comemoração do 25º Aniversário

13

13

13

13

13

O Rotary Club da Maia tem vindo a comemorar, no presente

ano rotário, as suas Bodas de Prata. Tendo o aniversário do

clube ocorrido no dia 10 de Abril, iniciaram-se nesse dia as

cerimónias oficiais alusivas ao facto, com a celebração de

uma missa na Igreja de Nossa Senhora do Bom Despacho na

Maia, em sufrágio das almas dos companheiros e familiares,

que entretanto, nos deixaram. O ponto alto das comemorações

decorreu, contudo, no Domingo, dia 13 de Abril, com uma

sessão solene, na sede do clube, e um almoço de

confraternização, na Quinta de Vilarinho.

As cerimónias iniciaram-se com o hastear de bandeiras frente

à sede do Rotary Club da Maia, abrilhantadas pelo som da

fanfarra da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários

de Pedrouços, a que se seguiu uma sessão solene, após o

descerramento oficial de uma “memória” comemorativa no

interior das instalações.

Após breve visita ao Marco Rotário, na Via periférica da Maia,

para, também, descerrar placa alusiva ao evento, seguiu-se a

recepção oficial dos convidados para o almoço comemorativo

que se seguiu e que contou com a presença da Governadora

do distrito 1970 de RI, compª Goreti Machado, de diversas

Entidades Públicas e Instituições Concelhias, inúmeros

convidados e companheiros rotários que representaram

oficialmente 26 Rotary Clubes.

Destes, permitimo-nos realçar a presença dos presidentes e

comitivas oficiais dos 3 clubes rotários com os quais o Rotary

Club da Maia tem protocolos de Geminação e Parcerias:

Rotary Club de Ourense|Espanha, distrito 2200 de RI, Rotary

Club de Balma|França, distrito 1700 de RI, Rotary Club de

Loulé|Portugal, distrito 1960 de RI e, também, do Rotary Club

de Águas Santas/Pedrouços, clube “afilhado” do Rotary Club

da Maia.

(14)

Notícias Rotary Club da Maia

Comemoração do 25º Aniversário

14

14

14

14

14

(15)

Comemoração do 25º Aniversário

15

15

15

15

15

(16)

Comemoração do 25º Aniversário

16

16

16

16

16

Ver mais fotos das celebrações do 25.º Aniversário do R.C.da Maia em em:

(17)

Comemoração do 25º Aniversário

17

17

17

17

17

Referências

Documentos relacionados

recomendada com base na análise química do solo, eleva o pH do solo, contribuindo para o aumento da disponibilidade de nutrientes (N, P, K, S e Mo),

Mobilidade e acessibilidade são de grande importância para a população idosa em vista de sua participação ativa na sociedade, portanto, a acessibilidade deve ser

Este trabalho tem o objetivo de abordar a história recente da política monetária brasileira sob a análise macroeconômica, apresentando os planos econômicos da

Posicionamentos em termos de valor – há pelo menos 11 ou mais posicionamentos em termos de valor que uma Posicionamentos em termos de valor – há pelo menos 11 ou mais posicionamentos

As grandes empresas gastaram R$ 13,6 bilhões para preparar e recolher tributos em 2012, o que representou 0,83% do faturamento das empresas desse porte... DECOMTEC

O principal objetivo deste estudo é avaliar a viabilidade técnica da utilização de resíduos da indústria têxtil na preparação de compósitos poliméricos utilizando o

Poucas são as crianças que desenvolvem sua aptidão de u­ sar a fala com boa gramática e vocabulário extenso. Podem trocar observações sobre os as­ suntos corriqueiros, como o

Elas podem ser arbitrariamente complexas, e podem ser caracterizadas através de uma definição indutiva, isto é, o conjunto de FPOs (fórmulas de 1ª ordem) constitui