• Nenhum resultado encontrado

EFEITO DA SEME TE DE GIRASSOL A TAXA DE CO CEPÇÃO DE VACAS ELORE O PERÍODO PÓS-PARTO 1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EFEITO DA SEME TE DE GIRASSOL A TAXA DE CO CEPÇÃO DE VACAS ELORE O PERÍODO PÓS-PARTO 1"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

IV Simpósio de Ciências da UNESP – Dracena V Encontro de Zootecnia – Unesp Dracena Dracena, 09 a 11 de

setembro de 2008.

EFEITO DA SEME TE DE GIRASSOL A TAXA DE CO CEPÇÃO DE VACAS

ELORE O PERÍODO PÓS-PARTO1

EFFECT OF SU FLOWER SEED O CO CEPTIO RATE I ELORE COWS I THE POSTPARTUM PERIOD

Mariana Soares Peres2, Rita Cristina Rossetti3, Pércio Gaspar dos Santos4, Cristiana Andrighetto5, Flávia Thomaz Verechia Pereira6, Ricardo da Fonseca7, Claudia Bertan8

1

Experimento de Iniciação Científica da Primeira Autora, financiado pela PotensalPeq e Fundunesp 2

Graduanda do Curso de Zootecnia - UNESP/Dracena. Bolsista FAPESP. e-mail: marianaperes@zootecnista.com.br 3Graduanda de Mestrado em Ciência Animal - UNESP/Araçatuba. e-mail: rcristinar@dracena.unesp.br 4

Médico Veterinário Responsável pela Agropecuária J. Galera - Votuporanga/SP. e-mail: perciovet@hotmail.com 5Profa. Dra. Substituta - UNESP/Dracena. e-mail: cristiana@dracena.unesp.br

6

Profa. Dra. Assistente - UNESP/Dracena. e-mail: fverechia@dracena.unesp.br 7

Prof. Dr. Assistente - UNESP/DRACENA. e-mail: ricardo@dracena.unesp.br 8

Profa. Dra. Assistente - UNESP/Dracena. e-mail: cbertan@dracena.unesp.br

RESUMO

Em fêmeas bovinas, a secreção de prostaglandina F2α (PGF2α) endometrial, entre os dias 15 e 19 do ciclo estral, determina a luteólise. Durante tal período, considerado como crítico para a gestação, moléculas sintetizadas pelo concepto devem inibir a síntese de PGF2α mantendo a secreção de progesterona pelo corpo lúteo, fundamental ao estabelecimento da gestação. Falhas neste processo causam 20 a 40% de mortalidade embrionária. A suplementação alimentar com compostos ricos em ácido linoléico, como a semente de girassol, propicia um diferenciado “pool” de lipídios no endométrio, característica que limita a síntese de PGF2α. Até o momento nenhuma estratégia nutricional, economicamente viável, foi desenvolvida com este propósito em vacas de corte. O presente estudo objetivou avaliar o efeito da semente de girassol na taxa de concepção em vacas Nelore, no período pós-parto, submetidas à inseminação artificial em tempo fixo (IATF). A hipótese é que a semente de girassol reduz a mortalidade embrionária durante o período crítico e aumenta a taxa de concepção aos 30 dias de gestação. Para tanto, foram utilizadas 133 vacas Nelore, pluríparas, entre 40 e 130 dias pós-parto. Após a IATF as fêmeas foram divididas em dois grupos para receberem suplemento alimentar contendo semente de girassol (Grupo A; n=66) ou suplemento igualmente balanceado em energia e proteína, porém não acrescido de semente de girassol (Grupo B; n=67), ambos constituídos de 72% NDT e 24% de PB. Após IATF, todas as fêmeas receberam 1,7Kg de suplemento/dia, até o 22º dia pós IATF. O diagnóstico de gestação foi realizado por ultra-sonografia 30 dias após a IATF. Observou-se maior taxa de concepção no Grupo A comparado ao B (66,7% vs. 46,3%; P=0,02). Conclui-se que em vacas Nelore pluríparas a semente de girassol reduz a mortalidade embrionária durante o período crítico e aumenta a taxa de concepção aos 30 dias de gestação.

Palavras–chave: semente de girassol, ácido linoléico, mortalidade embrionária. ABSTRACT

In bovine females, the pulsatile secretion of prostaglandin F2α (PGF2α) between 15and 19days of the estrous cycle determines the luteolysis. During this period which is considered the critical period to pregnancy, molecules synthesized by concept will inhibit the synthesis of PGF2α maintaining the progesterone secretion by corpus luteum, fundamental on the maternal recognition of pregnancy. Failures in this process determine 30 to 40% of the embryonic mortality. The supplemental feeding

(2)

IV Simpósio de Ciências da UNESP – Dracena V Encontro de Zootecnia – Unesp Dracena Dracena, 09 a 11 de

setembro de 2008.

with composed containing high concentration of linoleic acid, as the sunflower seeds, determined a differentiated "pool" of lipids in the endometrium characteristic that limited the synthesis of PGF2α. Until the moment, economical nutritional strategies for beef cows have not been developed with this purpose. The goal of this study was to evaluate the effect of sunflower seeds on conception rate in Nelore cows in the postpartum period submitted to fixed-time artificial insemination (FTAI). The hypothesis is that sunflower seed reduces embryonic mortality during the critical period and increases conception rate on 30 days of gestation. One hundred thirty-three pluriparous Nelore cows with 40 to 130 days postpartum were used in this experiment. After IATF, every female received 1,7Kg of supplement/day until day 22 after IATF. The pregnancy diagnosis was realized by ultrasonography on day 30 after IATF. Were observed larger conception rate in Group A compared Group B (66.7% vs. 46.3%; P=0.02). It was concluded that in pluriparous Nelore cows, the sunflower seeds reduce the embryonic mortality during the critical period and increase the conception rate on day 30 of pregnancy.

Key-words: sunflower seed, linoleic acid, embryonic mortality. I TRODUÇÃO

Na produção de bovinos de corte, a produtividade está diretamente relacionada à eficiência reprodutiva das fêmeas, que devem apresentar um intervalo entre partos de 12 meses. No rebanho de corte brasileiro estima-se que tal intervalo seja de 22 meses. O longo intervalo entre partos compromete a produtividade, lucratividade e conseqüentemente a competitividade da pecuária. A mortalidade embrionária associada à falha na manutenção do corpo lúteo aumenta o intervalo entre partos (HANK, 1979). Diskin E Sreenan (1980) relataram que as falhas de fertilização até oito dias pós-inseminação são responsáveis por 10% dos casos de fracasso reprodutivo, enquanto as mortes embrionárias entre os dias 8 e 16 pós-inseminação contribuem com mais de 30% dos referidos casos.

A ocorrência da luteólise, entre os dias 15 e 19 do ciclo estral, é de fundamental importância para determinar o fim da fase progestacional, o desenvolvimento de um folículo ovulatório e o estro. Durante tal período, o endométrio produz e libera pulsos de PGF2α, molécula responsável pela luteólise, que se caracteriza pela regressão funcional e estrutural do CL. Entretanto, durante este período, na ocorrência de uma prenhez, o concepto (embrião e membranas associadas) deve tornar-se capaz de enviar sinais anti-luteolíticos apropriados ao endométrio e este responder a tais sinais, inibindo a síntese de PGF2α e a luteólise, evento fisiológico que torna possível o estabelecimento da gestação. Freqüentemente, falhas no processo de bloqueio da luteólise determinam à mortalidade embrionária (SANTOS et al., 2004).

Diversas estratégias farmacológicas foram desenvolvidas com o objetivo de reduzir a mortalidade embrionária durante o período crítico. O emprego de fármacos capazes de incrementar as concentrações séricas de progesterona, antes e durante o período crítico, favorece a sobrevivência embrionária. A administração de Somatotropina Bovina (bST) aumenta o crescimento do concepto e a produção de interferon τ, principal molécula envolvida no bloqueio da luteólise. Alguns estudos reportam a possibilidade de restrição do “pool” de lipídios do endométrio através de manipulações na dieta. Tal manipulação promoveria uma redução na capacidade de síntese de PGF2α endometrial. O fornecimento de dietas ricas em ácido linoléico restringe a liberação de PGF2α, possivelmente em decorrência da inibição da enzima cicloxigenase-2, fundamental para a síntese de PGF2α.

(3)

IV Simpósio de Ciências da UNESP – Dracena V Encontro de Zootecnia – Unesp Dracena Dracena, 09 a 11 de

setembro de 2008.

As sementes oleaginosas comumente são ricas em ácidos graxos polinsaturados, sendo a semente de girassol (Helianthus annuus L.) uma das fontes mais ricas em ácido linoléico. O teor de óleo do girassol varia de 20 a 45% de acordo com o cultivar e apresenta alta relação de ácidos graxos polinsaturados comparado aos saturados (65,3% vs. 11,6%). Tais ácidos polinsaturados são constituídos, quase na sua totalidade pelo ácido linoléico (65%) e teores próximos a 20% de ácido graxo insaturado oléico.

Assim, o oobbjjeettiivvoo ggeerraall do presente estudo, foi avaliar o efeito do fornecimento da semente de

girassol como estratégia para reduzir a mortalidade embrionária entre os dias 15 e 19 da gestação. A

h

hiippóótteesse do presente estudo é que as fêmeas suplementadas com semente de girassol, no período e

compreendido entre a Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) e o 22º dia de gestação, apresentam menor mortalidade embrionária entre o 15 a 19º dias de gestação, portanto maiores taxas de concepção no 30º dia de gestação.

MATERIAL E MÉTODO

L

LooccaallddooEExxppeerriimmeennttooeeAAnniimmaaiiss.. O experimento foi conduzido em uma propriedade pertencente à Agropecuária J. Galera, no município de Itarumã (GO). O experimento foi realizado no período compreendido entre dezembro de 2007 a abril de 2008. Foram utilizadas 133 fêmeas pluríparas, da raça Nelore, de idade variável, em período pós-parto compreendido entre 40 a 130 dias.

S

SiinnccrroonniizzaaççããooddoossEEssttrroosseeddaaOOvvuullaaççããoo. O protocolo para a realização da IATF foi iniciado em dias . aleatórios do ciclo estral. Para tanto, as vacas foram submetidas à sincronização dos estros pelo uso de um dispositivo intravaginal contendo 1g de Progesterona (Cronipres®-Biogênesis), associado a uma injeção de 2mg de Benzoato de Estradiol (Estrogin®-Farmavet), via intramuscular (IM). O dia da colocação do dispositivo foi considerado o D0. No D8 o dispositivo foi retirado e os animais receberam uma injeção de 150µg de D-Cloprostenol (Preloban®-Intervet) e 400UI de eCG (Folligon®-Intervet), ambos via IM. Depois de 24 horas da retirada do implante (D9) as fêmeas receberam 1mg de Benzoato de Estradiol (Estrogin®-Farmavet), via IM. Após 30 horas da última injeção (D10), as vacas foram submetidas à IATF.

D

DeelliinneeaammeennttooEExxppeerriimmeennttaall. Após a IATF as fêmeas foram divididas em dois grupos experimentais, de maneira equitativa, considerando as seguintes características: condição corporal na IATF (1 a 9; segundo Richard et al. 1986), período pós-parto e sêmen. Após a IATF as fêmeas foram mantidas em piquetes formados por Brachiaria brizantha, e submetidas a um dos dois tratamentos. No Grupo A (n=66) as vacas foram suplementadas com a semente de girassol, para tanto, receberam um suplemento contendo 40% de farelo de soja (44% PB) e 60% de semente de girassol. No Grupo B (n=67), receberam o suplemento sem a semente de girassol, contendo 53% de farelo de soja (44% PB) e 47% de milho. O suplemento de ambos os grupos é composto por 72% NDT e 24% de PB. As vacas foram suplementadas diariamente, entre o dia da IATF e o 22º dia de gestação, com 1,7Kg de suplemento/dia. O diagnóstico de gestação foi realizado 30 dias após a IATF através de exame ultra-sonográfico (Aloka Ultrasound Diagnostic Equipament, Modelo SSD-500, Tokyo-Japão) com transdutor linear de 5mHz.

A

Annáálliissee EEssttaattííssttiiccaa.. Os resultados foram analisados por análise de variância empregando-se o programa computacional R Versão 2.7. A variável dependente foi à taxa de concepção, e as variáveis independentes foram: tratamento, escore de condição corporal, dias pós-parto e sêmen. Foi considerado um nível de significância de 5%. Foram testadas todas as possíveis interações.

(4)

IV Simpósio de Ciências da UNESP – Dracena V Encontro de Zootecnia – Unesp Dracena Dracena, 09 a 11 de

setembro de 2008.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Houve uma interação entre a taxa de concepção e o tratamento. Verificou-se uma maior taxa de concepção aos 30 dias de gestação no Grupo A quando comparado ao Grupo B (66,7% vs. 46,3%; P=0,02). De fato, Wilkins et al. (1996) alimentaram vacas de corte com uma dieta contendo caroço de algodão descascado tratado com formol, rica em ácido linoléico protegido, e verificaram um incremento de 15% nas taxas de concepção das vacas tratadas. Contudo, Hemádez Ceron et al. (2005) e GALVÃO et al. (2006) verificaram que o gossipol encontrado no caroço de algodão é tóxico aos embriões, condição que favorece menores taxas de concepção e maiores índices de abortamento quando vacas foram alimentadas com dietas contendo 10% de mistura de caroço de algodão. Estes estudos também confirmam a hipótese que o ácido linoléico diminui a mortalidade embrionária, porém não sugerem uma estratégia viável de suplementação com ingredientes acessíveis aos pecuaristas.

No presente estudo, a suplementação com semente de girassol, teve um custo médio de R$18,00/animal, segundo estimado em Agosto/2008. Considerando a atual valorização do bezerro, atualmente comercializado ao preço de R$800,00 (Agosto/2008), tal estratégia torna-se economicamente bastante promissora, uma vez que proporcionou um incremento de 20% nas taxas de concepção. No presente estudo confirmou-se a hipótese de que a suplementação com semente de girassol como fonte de ácido linoléico, no período pós IATF, diminui a mortalidade embrionária e incrementa significativamente as taxas de concepção. Tal estratégia, ainda oferece a vantagem, quando comparada às estratégias farmacológicas, de reduzir o estresse dos animais causado pelo manejo requerido para aplicação dos protocolos.

CO CLUSÃO

Conclui-se que em vacas Nelore pluríparas a semente de girassol reduz a mortalidade embrionária durante o período crítico e aumenta a taxa de concepção aos 30 dias de gestação, o que a torna uma estratégia viável para ser empregada na pecuária de corte.

REFERÊ CIAS BIBLIOGRÁFICAS

DISKIN, M. G.; SREENAN, J. M. Fertilization and embryonic mortality rates in beef heifers after artificial insemination. Journal of reproduction and fertility, v. 59, p. 463-468, 1980.

GALVAO, K. N.; SANTOS, J. E.; COSCIONI, A.C.; JUCHEM, S. O.; CHEBEL, R. C.; CHEBEL, W. M.; SEISCHO, M. V. Embryo survival from gossypol-fed heifers after transfer to lactating cows treated with human chorionic gonadotropin. J. Dairy Sci. v.89, p. 2056-2064, 2006.

HANK, H.W. Infertility in dairy cattle. Animal Reproduction, v. 3, p. 19-29, 1979.

HEMADEZ, C.; JOUSAN, F. D.; SOTO, P.; HANSEN, P. J. Timing of inhibitory actions of gossypol on cultural bovine embryos. J.Dairy Sci. v.89, p. 3664-3671, 2005.

SANTOS, J. E. P.; CERRI, R. L. A.; BALLOU, M. A.; HIGGINBOTHAM, G. E.; KIRK, J. H. Effect of timing of first clinical mastitis occutence on lactational and reproductive performance of holstein dairy cows. Animal Reproduction Science, v. 80, p. 31-45, 2004.

WILKINS, J. F.; HOFFMAN, W. D.; LARSSON, S. K.; HAMILTON, B. A.; HENNESSY, D. W.; HILLARD, M. A. Protected lipid/protein supplement improves synchony of oestrus and conception

(5)

IV Simpósio de Ciências da UNESP – Dracena V Encontro de Zootecnia – Unesp Dracena Dracena, 09 a 11 de

setembro de 2008.

rate in beef cows. Anais do 13th International Congress in Animal Reproduction, Sydney,

Referências

Documentos relacionados

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Os dados referentes aos sentimentos dos acadêmicos de enfermagem durante a realização do banho de leito, a preparação destes para a realização, a atribuição

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..