• Nenhum resultado encontrado

TUDO O QUE VOCÊ SEMPRE QUIS SABER SOBRE AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ MAS TINHA MEDO DE PERGUNTAR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TUDO O QUE VOCÊ SEMPRE QUIS SABER SOBRE AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ MAS TINHA MEDO DE PERGUNTAR"

Copied!
491
0
0

Texto

(1)

TUDO

TUDO

QUE

QUE

SEMPRE

SEMPRE

QUIS

QUIS

SABER

SABER

SOBRE

SOBRE

AS

AS

TESTEMUNHAS

TESTEMUNHAS

DE JEOVÁ MAS TINHA

DE JEOVÁ MAS TINHA

DE

(2)

3

A Sentinela de 15 de julho

A Sentinela de 15 de julho de 2003, página 22.de 2003, página 22.

Milhões que Agora Vivem Nunca Morrerão

Milhões que Agora Vivem Nunca Morrerão, 1920, página 16., 1920, página 16.

A Verdade Que Conduz à Vida Eterna, pá A Verdade Que Conduz à Vida Eterna, página 13.gina 13.

Provérbios 18:13. Provérbios 18:13.

Atos 17:11. Atos 17:11.

(3)

4

Índice

Índice

Capítulo Página Capítulo Página Nota do autor ... Nota do autor ... 05... 05 01 - Conhecendo melhor ... 09 01 - Conhecendo melhor ... 09 02 - O começo de tudo ... 38 02 - O começo de tudo ... 38 03 - 03 - Milhões que Milhões que agora vivem jamais magora vivem jamais morrerão ... 59orrerão ... 59

04 - O tempo apropriado para Deus agir ... 69

04 - O tempo apropriado para Deus agir ... 69

05 - A geração que não passará ... 83

05 - A geração que não passará ... 83

06 - A destruição de Jerusalém ocorreu realmente em 607 AEC? ... 100

06 - A destruição de Jerusalém ocorreu realmente em 607 AEC? ... 100

07 -07 - O que diz a Bíblia sobre os “últimos dias”? ... 121

08 -08 - Quem é a “imagem da fera”? ... 133... 133

09 - A questão do sangue ... 145

09 - A questão do sangue ... 145

10 - Outros assuntos médicos ... 181

10 - Outros assuntos médicos ... 181

11 - Uma luz que clareia mais e mais ... 206

11 - Uma luz que clareia mais e mais ... 206

12 - Uma religião de sucesso ... 216

12 - Uma religião de sucesso ... 216

13 13 - - Watchtower Watchtower S/A S/A ... 236... 236

14 - O nome de Deus ... 244

14 - O nome de Deus ... 244

15 - Proíbe Deus a celebração de aniversários natalícios? ... 291

15 - Proíbe Deus a celebração de aniversários natalícios? ... 291

16 - A Bíblia e a desassociação ... 308

16 - A Bíblia e a desassociação ... 308

17 - Origens ocultistas ... 316

17 - Origens ocultistas ... 316

18 - Jesus morreu numa estaca ou numa cruz? ... 371

18 - Jesus morreu numa estaca ou numa cruz? ... 371

19 19 – Lealdade a Deus ou a uma organização? ... 383Lealdade a Deus ou a uma organização? ... 383

20 20 - Há cristãos que não são “filhos de Deus”? ... 397

21 - Quem são os verdadeiros cristã 21 - Quem são os verdadeiros cristãos? ...os? ... 422... 422

22 - Perguntas respondidas ... 22 - Perguntas respondidas ... 442... 442

Apêndice ... Apêndice ... 465... 465

(4)

5

ste livro não se destina a fomentar a intolerância religiosa nem a exaltar uma denominação religiosa em detrimento das demais. A liberdade de culto está prevista na Constituição do Brasil. Tampouco visa denegrir a imagem dos adeptos do movimento religioso sob enfoque. De fato, a maioria das Testemunhas de Jeová, enquanto indivíduos

enquanto indivíduos,é composta de pessoasdecentes e sincerasdecentes e sinceras, tendo sido a busca de Deus que motivou seu ingresso à religião. Mas é também verdadeiro que isto se aplica aos adeptos de quaisquer outras religiões cristãs. E também é verdade que em nossos dias, no intuito de manter a fidelidade de seus membros, facções religiosas ou seitas têm, a exemplo dos regimes totalitários, feito uso de técnicas de cerceamento de liberdade e informação, bem como isolamento psicológico, método este que alguns estudiosos classificam como ‘lavagem cerebral’, enquanto outros preferem usar um termo mais suave, como por exemplo ‘técnicas de sedução’. Independentemente do termo que melhor descreva esta situação, o ponto em questão é que tais técnicas tem tido uma eficácia muito grande no processo de controle mental exercido em nome da religião.

A História mostra que das tiranias que sobrevieram à humanidade, as do tipo religiosas

religiosas estiveram entre as piores. Assim, em nome da liberdade religiosa, de expressão e do direito à informação (informação esta que é freqüentemente obscurecida ou ocultada aos membros de uma religião) é que trago tais assuntos a público.

Religião é coisa séria e ao tomar o importante passo de ingressar em um novo credo, é mister que a pessoa não o faça sob o impulso da emoção, mas que esteja ciente de todo o contexto histórico da fé que está abraçando, pois uma escolha equivocada poderá ter (e amiúde, tem tido) conseqüências trágicas para ela e sua família.

Em uma seção intitulada De nossos De nossos LeitoresLeitores, na revista Despertai! Despertai! de 22/12/1984,de 22/12/1984, pág.

pág. 2828 (publicada pelas Testemunhas de Jeová), respondendo à pergunta de um leitor que protestava contra as severas críticas contra a Igreja Católica, feitas em uma outra revista da organização, a resposta foi:

“ Qualquer organização que assuma tal posiçãoQualquer organização que assuma tal posição [ser o caminho da salvação][ser o caminho da salvação] deve estar disposta a ser esmiuçada e criticada. Todos os que criticam tem a deve estar disposta a ser esmiuçada e criticada. Todos os que criticam tem a obrigação de ser verdadeiros na apresentação dos fatos e justos e objetivos na obrigação de ser verdadeiros na apresentação dos fatos e justos e objetivos na avaliação dos mesmos.”

(5)

6 Creio que tal regra aplica-se também à religião das Testemunhas de Jeová e creio que os fatos que aqui apresento são demonstrados com honestidade e “objetivamente” por meio de evidências documentais. Convido a própria Testemunha de Jeová a averiguar por si mesma a veracidade e precisão das citações que aqui faço, principalmente aquelas extraídas da própria literatura da religião (especialmente a mais antiga). Talvez descubra fatos inusitados que certamente teriam tido efeito significativo sobre sua decisão de dar o importante passo do batismo caso fossem de seu conhecimento tempos atrás. Penso que pessoas nesta situação tinham direitotinham direito a tais informações. Ocultá-las ou minimizar sua importância não me parece justo. Contudo, temo que a obediência das Testemunhas de Jeová às instruções de seu Corpo Governante, no sentido de jamais examinar os argumentos em contrário, as impeça de fazer tal investigação.

Na edição da revista A Sentinela de 15/05/1964, pág A Sentinela de 15/05/1964, pág. 304. 304 diz:

“ Não Não é é forma forma de de perseguição perseguição religiosa religiosa alguém alguém dizer dizer e e mostrar mostrar que que a a religião religião dede outrem é falsa. Não é perseguição religiosa uma pessoa informada expor outrem é falsa. Não é perseguição religiosa uma pessoa informada expor publicamente

publicamente uma uma religião religião falsa, falsa, permitindo permitindo assim assim que que outros outros vejam vejam a a diferençadiferença entre a falsa religião e a verdadeira”.

Da mesma forma, na edição da revista Despertai! 0 Despertai! 08/09/1997, 8/09/1997, pág. 6pág. 6 é declarado o seguinte:

“ Não Não é é errado errado a a pessoa pessoa tentar tentar refutar refutar os os ensinos ensinos e e as as práticas práticas de de um um grupogrupo religi

religioso que ela julgue ser incorretos”.

Concordo com as palavras acima e creio que, com base nelas, estou absolvido de qualquer acusação de perseguição religiosa.

Todavia, diversos artigos publicados pela Sociedade Torre de Vigia (órgão central representante das Testemunhas de Jeová) têm feito ataques morais às pessoas a quem classifica como “apóstatas”, ou seja, aqueles que não concordam com seus ensinos e decidem deixar a religião, fechando-lhes a porta a qualquer saída honrosa

saída honrosa e ao mesmo tempo fechando a mente de seus adeptos aos argumentos em contrário, próprios de qualquer democracia. Por exemplo, na edição de01/07/199401/07/1994 da revista A A Sentinela, Sentinela, págs. págs. 11-1311-13, compara-se dar ouvidos aos argumentos dos dissidentes a “comer à mesa de demônios”. Adicionalmente, acusa genérica e indistintamente os dissidentes de: (1) Esperteza; (2) Inteligência arrogante; (3) Falta de amor e (4) Diversas formas de desonestidade. Apesar denãonão apresentar provas

apresentar provas concretas de tais acusações, rotula assim de iníquas milhares de pessoas no mundo inteiro que simplesmente exerceram o direito humano de renunciar a uma religião. O preço pago por tal generalização tem sido alto.

(6)

7 Não é sem razão que as Testemunhas de Jeová sinceras e desejosas de terem a aprovação da organização recusem-se sequer a cumprimentar alguém que deixa a religião. Isto é mais aflitivo ainda quando existem laços familiares ou de amizade. Eu, pessoalmente, tenho testemunhado por anos diversos dramas desta natureza.

A reação de uma Testemunha de Jeová, ao bater à sua porta, leitor, sendo confrontada com esta matéria que agora apresento, é bastante previsível. Dificilmente admitirá os fatos aqui delineados, até porque, na verdade,não está anão está a par de todos

par de todos eleseles. Bastante surpresa, talvez busque abreviar a conversa ou dispersar a atenção para outro tema. Na melhor das hipóteses, caso admitaalgunsalguns dos fatos aqui expostos, dirá se tratar de “coisas passadas” (costumeiramente chamadas de “verdade passada” ou"velha luz") e que nada tem a ver com o ensino presente da religião (costumeiramente chamado de “verdade presente” ou "nova luz"). Como base de sustentação para essa tese, as Testemunhas costumam recorrer a uma interpretação equivocada da passagem bíblica em Provérbios Provérbios 4:184:18, a qual, segundo o consenso dos teólogos, faz meramente uma comparação entre as trajetórias de vida dos sábios e dos tolos, nada tendo que ver com mudanças doutrinais. A história mostra que diversas mudanças desse tipo ocorreram entre as Testemunhas com o passar das décadas e elas costumam evocá-las como evidência de progresso espiritual em sua organização. Todavia, entendo que tal juízo benevolente dever-se-ia estender igualmenteàs outras religiões que também mudaram ao longo doàs outras religiões tempo, mas cujo passado é constantemente relembrado nas revistas A Sentinela e Despertai!

Ainda concernente à reação das Testemunhas de Jeová diante de denúncias feitas contra sua religião, o leitor poderá presenciar outra atitude bem típica, a pessoa se mostraráespantada e indispostaespantada e indisposta a refutar as evidênciasa refutar as evidências que aqui apresento com provas documentais oriundas da própria literatura da religião, até por que a Testemunha é estimulada a destruir, sem ler, toda literatura que traga idéias contrárias às suas convicções(A Sentinela de 15/03/1986, pág. 12 e 01/11/1984, pág.(A Sentinela de 15/03/1986, pág. 12 e 01/11/1984, pág. 32)

32). A pessoa fará acusações genéricas ou dirá que se trata de uma campanha decampanha de perseguição

perseguição religiosa por parte de “apóstatas” mentirosos e amargurados, que as citações estão fora de contexto ou adulteradas e que tudo não passa de mentiras ou meias-verdades. Atacando a fonte fonte da informação, ao invés da própria informação, talvez apele para o seu texto bíblico predileto para estas ocasiões, Provérbios 11:9 onde se diz: “Pela boca é que o apóstata arruína seu próximo...” (TNM ) Ou, quem sabe, cite as passagens bíblicas que mencionam os cristãos como “pessoas odiadas por todas as nações” ou “perseguidos”(Mateus 24:9 e João 15:20)(Mateus 24:9 e João 15:20). Esta, pelo menos, tem sido a política da Sociedade Torre de Vigia até o dia de hoje, conforme expressa em sua literatura. Sei que tais argumentos tem sido típicos a diversas religiões quando criticadas.

(7)

8 Deixo ao espírito do leitor julgar se há aqui algum indício de amargura ou desonestidade de minha parte. Convido-o a pesquisar pesquisar as fontes bibliográficas mencionadas. Todavia, é preciso que se diga, a Testemunha não age assim por má fé. Simplesmente age como foi treinada para agir e o faz crendo que está obedecendo a Deus. Peço a compreensão e benevolência do leitor para com a Testemunha de Jeová à sua porta. Ela não é culpada. Ela julga estar cumprindo o dever sagrado de Mateus Mateus 24:1424:14, a saber, pregar as “boas novas”.Ela representa o produto final de um insidioso e persuasivo processo de doutrinação que suprimiu gradualmente seu senso crítico e sua capacidade de pensar por si mesmo. Sugiro, na verdade insisto

na verdade insisto que a trate com bondade. Este é o único modo de ajudá-la. Não sou nem pretendo ser ‘dono da verdade’, atitude típica de alguns líderes de seitas. Meu intuito é revelar fatos desconhecidos à maioria das pessoas, acontecimentos que têm forte repercussão sobre a vida de milhões de seres humanos. Minha responsabilidade é para com eles. Estou aberto a críticas ou sugestões, desde que bem fundamentadas.

Escrevi este livro, fruto de meses de pesquisa, com a consciência reconfortada. Espero que ao terminar de lê-lo você possa entender com profundidade esta religião que tanto tem influenciado a vida de milhões de pessoas.

Certo de que cumpri meu dever como cidadão lembro as palavras que iniciam o filme “JFK”:

(8)

9

o ser mencionado o nome “Testemunhas de Jeová”, é comum vir à mente da maioria de nós a imagem daquelas pessoas bem trajadas, geralmente gentis e sorridentes que batem às nossas portas nas manhãs de domingo, dizendo-se proclamadores de “boas novas”, usualmente chamando nossa atenção para algum aspecto da problemática mundial e oferecendo sua literatura, as revistas “A Sentinela” e “Despertai!”. É provável que você, leitor, já tenha sido visitado por elas ou possua um parente próximo ou amigo que é membro deste exótico movimento religioso. É igualmente digna de nota a persistência com que as Testemunhas de Jeová nos convidam a conhecer melhor sua organização e suas crenças, oferecendo aos moradores estudos bíblicos domiciliares. Fora deste aspecto, as únicas outras coisas com que costumamos associar este grupo religioso são suas crenças incomuns, as quais, às vezes, ocupam espaço na imprensa, tais como sua recusa em recebertransfusões de sanguetransfusões de sangue (a mais polêmica de todas) mesmo ao custo de suas vidas, suarecusa em servir às forças armadasrecusa em servir às forças armadas e a abstinência de algumas celebrações populares, tais como o Natal Natal ou ou aniversáriosaniversários. À parte deste panorama superficial, quase ninguém têm acesso ao conhecimento do mecanismo de funcionamento interno da entidade, sua estrutura hierárquica, sua história, evolução doutrinária e a metodologia de seus líderes. O mais curioso é que, caso se faça indagações a uma Testemunha de Jeová sobre tais temas, as respostas serão superficiais e sob uma ótica piedosa, contendo freqüentemente termos estranhos ao leigo, tais como “o escravo fiel e discreto”, “os ungidos” ou “a grande multidão”, que pouco acrescentam de realmente significativo ao que já se sabe. O objetivo deste livro é tornar disponível ao leitor, de forma sucinta e direta, uma síntese da história deste movimento religioso e de seus ensinos ao longo dos anos, alguns dos quais causariam surpresa até aos próprios adeptos. De fato, algumas destas informações nãonão estão disponíveis às próprias Testemunhas de Jeová sinceras em nossos dias. Acredito que, uma vez tendo acesso a estas informações, o leitor passará a ter uma visão ampla da organização. Cada informação fornecida neste livro será, sempre que possível, seguida da fonte bibliográfica, obtida em sua maior parte, da própria literatura da religião (com nome, data e página). Incrível como possa parecer, após esta leitura, o leitor provavelmente estará mais familiarizado com as contradições da instituição do que a própria Testemunha de Jeová mediana. Primeiro haverá uma seção de perguntas e respostas e depois um

resumo das principais doutrinas e declarações da religião, desde sua fundação até hoje. É uma leitura deveras, fascinante.

(9)

10

O movimento religioso começou na cidade de Allegheny (Pensilvânia, Estados Unidos da América) por volta de 1870. Seu criador chamava-se Charles TazeCharles Taze Russell

Russell, um comerciante, nascido naquela cidade a 16 de Fevereiro de 1852. Ele fora criado como Presbiteriano, mas afiliou-se à Igreja Congregacional. Desapontado com as religiões, perdeu sua fé na Bíblia. Uma noite, em 1869, assistiu a um culto em uma Igreja Adventista e recuperou sua fé. Formou um grupo independente de estudo e em 1877 associou-se aNelson Barbour , um Segundo Adventista, com o qual passou a produzir publicações, separando-se dele (por divergências de ponto de vista) cerca de dois anos depois. Em 1879, começou a publicar a revistaWatch Tower , a qual, mais tarde, se tornaria à bem conhecida “A Sentinela”. O Pastor Russell, entre outras coisas, era adepto da piramidologia, simpatizante da maçonaria e extraiu alguns de seus conceitos da astrologia e dos cálculos de um inglês chamado John Acquila Brown sobre o “fim do mundo”. Ele escreveu diversos livros durante sua vida, entretanto, seus escritos não são recomendados para leitura e não são mais publicados pela própria editora que ele fundou e aparelhou com seu próprio dinheiro. Os seguidores do Pastor Russell chamavam-se inicialmente ‘Estudantes da Bíblia’, tendo adquirido o nome ‘Testemunhas de Jeová’ apenas a partir de 1931. Estudiosos de religião consideram o movimento ‘Testemunhas de Jeová’ como derivado do Segundo Adventismo e do ‘Millerismo’ do século 19.

Fonte:Testemunhas de Jeová –Proclamadores do Reino de Deus(1993) páginas 42-60 e página 201; Apocalypse Delayed – M. J. Penton (1985) parte I.

Apesar de a religião existir há mais de um século, conta com apenas 7.659.019 (sete milhões, seiscentos cinqüenta nove mil, dezenove) membros no mundo inteiro, o equivalente a 3,5% da população do Brasil e 0,1% da população mundial, espalhados por umas 230 terras. São batizados por ano uma média de 260.000 novos adeptos, porém seu crescimento gira em torno de 2,5%, isto indica que em média 100.000 pessoas saem da religião todos os anos. Todavia, suas publicações já atingiram 294 línguas.

Fonte: Anuário2012 eTestemunhas de Jeová –Proclamadores do Reino de Deus(1993), pág. 520.

(10)

11

Sim, desde o início do movimento religioso até a década de 50, foram formadas mais de 30 seitas dissidentes, algumas existentes até o dia de hoje. Eis o nome de algumas: Russellitas, Rutherfordistas, “Instituto de Piramidologia” (1920), “Movimento Missionário da Casa do Leigo” (1918), “Associação dos Estudantes da Bíblia da Epifania” (1955), “Vigias da Manhã” (1937), “Movimento Missionário da Casa Laodicense” (1957), “Associação dos Estudantes da Bíblia da Aurora” (1932), “Associação dos Estudantes da Bíblia Intransigentes” (1918), “Os Servos de Jah” (1925), “Sociedade do Anjo de Jeová de Bíblias e Tratados” (1917), “Estudantes da Bíblia Associados” (1917, nome inicial das TJ), “Testemunhas Cristãs de Jeová”, “Verdadeiras Testemunhas de Jeová” e diversas outras.

Fonte: http://www.geocities.com/osarsif/estudantes.htm

Após aceitar uma revisita em seu lar, a pessoa é convidada a fazer um estudo ‘bíblico’ por meio da publicaçãoO que a bíblia realmente ensina(2005). Neste ínterim, ela é constantemente estimulada a freqüentar as reuniões nos chamados “Salões do Reino” e a participar delas e do serviço de pregação de porta em porta. O batismo é realizado por imersão em água, por ocasião das chamadas ‘Assembléias de Circuito’ ou do ‘Congresso de Distrito’, no caso são realizadas duas Assembléias e um Congresso por ano. Para habilitar-se ao batismo, a pessoa não precisa ser maior de 18 anos de idade, deverá ter concluído, pelo menos, o estudo da publicação já mencionada e deve fazer certos “ajustes” em sua vida, como, por exemplo, recusar o serviço militar (caso a pessoa seja do sexo masculino e tenha 18 anos) por meio de um documento de eximição (que no Brasil, causa à perda [cassação] dos direitos políticos) e deixar o emprego, caso este tenha algum vínculo direto com as forças armadas ou instituições políticas e religiosas. Além disso, a pessoa não poderá participar de comemorações de aniversário, natal, páscoa, nem qualquer tipo de festa religiosa (a não ser as promovidas pelas próprias Testemunhas de Jeová) ou cerimônia patriótica.

(11)

12

A pessoa deverá freqüentar5 reuniões semanais, além do estudo ‘pessoal’ e do serviço de pregação, geralmente nos fins de semana. Deve, sempre que possível, fazer proselitismo no trabalho, escola etc. Ela deverá prestar um relatório mensalà organização, informando o total de horas gastas na pregação a cada mês, bem como o total de revistas, livros e brochuras distribuídos ao público. Além disso, deverá tomar parte regularmente em demonstrações e discursos. Os varões são incentivados a atingir os ‘cargos’ de ‘servo ministerial’ ou de ‘ancião’ (pastor). Para ser um membro aprovado da religião, a pessoa deve aceitarsem questionar,sem questionar, todostodos os ensinamentos da organização e evitar pensamentos independentes:

“A associação aprovada com as Testemunhas de Jeová requer a aceitação de toda a série dos verdadeiros ensinos da Bíblia, inclusiveinclusive as crenças bíblicas singulares dassingulares das Testemunhas de Jeová

Testemunhas de Jeová”.

- A Sentinela de 1/4/1986, pág. 31 “ Evite Evite idéias idéias independentesindependentes....Como se manifestam tais idéias independentes? Um modo comum é questionar o conselho provido pela organização visível de Deusquestionar o conselho provido pela organização visível de Deus”.

- A Sentinela de 15/7/1983, pág. 22

Tanto o transgressor moral como o dissidente são submetidos a uma audiência a portas fechadas (sem a presença de observadores, exceto se forem testemunhas do caso) perante um grupo composto normalmente por 3 ‘anciãos’ (pastores), denominado ‘comissão judicativa’, que tem poderes para1)1) apenas admoestar privadamente 2)2) suspender certos ‘privilégios’ (tais como proferir discursos)3)3) censurar publicamente (o anúncio é feito diante de todos na reunião semanal) ou4)4) ‘desassociar’ a pessoa (excomunhão). Aquele que desejar simplesmente deixar a religião sem ser desassociado, pode fazê-lo por entregar uma carta de renúncia ou por declarar publicamente não mais ser uma Testemunha de Jeová. A partir daí, a pessoa é considerada ‘dissociada’, um eufemismo na verdade, já que o tratamento dispensado à pessoa é o mesmo dos desassociados(A Sentinela, 15/12/1981, p. 19)(A Sentinela, 15/12/1981, p. 19). Nos casos anteriores, a organização mantém um registro documental com os dados sobre a pessoa e omotivo da desassociação, através dos formulários S-77e S-79, os quais são remetidos e arquivados na sede da instituição (no caso do Brasil, em Cesário Lange-SP). Os demais membros da religião devem cortar relações pessoais

(12)

13 tanto com o desassociado como com o dissociado, desaconselhando-se inclusive o simples cumprimento. Ainda que se trate de parente próximo (pais, filhos ou cônjuge), recomenda-se reduzir o contato ao mínimo possível(A Sentinela,(A Sentinela, 15/4/1988, p. 28)

15/4/1988, p. 28). Caso descumpra esta norma, este membro também estará sujeito a ser desassociado.

"Se um publicador se recusa a fazer isto e ignora a proibiçãoignora a proibição de se associar com o desassociado, esse publicador está a rebelar-serebelar-se contra a congregação de Jeová, e ”rebelião é o pecado de bruxaria, e teimosia é como idolatria e terafins". Ele deve ser fortemente admoestado, ficando impressionado com os fatos de que, por se associar com o desassociado ele é partícipe da iniqüidade e que pelo seu modo de proceder ele está a separar-se da congregação para estar com o malfeitor. Se, depois de suficientes avisos, o publicador persistir em se associar com a pessoa desassociada, em vez de se alinhar com a organização

de Jeová, ele também deve ser desassociadotambém deve ser desassociado".

- A Sentinela, 1/10/1955, p. 607 (em inglês) Aquele que consultar literatura crítica às crenças das Testemunhas de Jeová ou der ouvidos aos argumentos dos dissidentes, poderá igualmente receber a mesma disciplina..A edição de A A Sentinela Sentinela de de 1/10/1993, 1/10/1993, pág. pág. 1919, referindo-se aos

dissidentes (normalmente chamados 'apóstatas') diz:

"Alguns apóstatas professam conhecer e servir a Deus, mas rejeitam ensinos ou requisitos delineados na Sua Palavra. Outros afirmam crer na Bíblia, mas rejeitam amas rejeitam a organização

organização de Jeová e tentam ativamente obstaculizar a sua obra. Quando eles deliberadamente escolhem tal maldade depois de conhecerem o que é correto, quando o mal se torna tão entranhado que se torna parte inseparável de sua constituição, o cristão precisa precisa odiar

odiar (no sentido bíblicobíblico da palavra) os que se agarraram inseparavelmente à maldade...sentem aversão...”.

Tal 'ódio santo' fora definido cerca de 40 anos antes:

"Temos de odiar no sentido mais verdadeirono sentido mais verdadeiro , que é encarar com extrema e ativa aversão, considerar como uma abominação, odioso, nojento, detestar”.

- A Sentinela de 1/10/1952, pág. 599 (em inglês) Comissão Judicativa - Tribunal Eclesiástico das Testemunhas de Jeová

Fonte das informações: Revista A Sentinela de 15/12/1981, págs. 20, 21 e 25; 15/4/1988, págs. 27 e 28; 1/7/1994, págs. 11-13.

(13)

14

"Assim como Jeová Jeová revelou revelou suas suas verdadesverdades , por meio da congregação cristã do 1º século, assim também ele o faz atualmente, por meio da atual congregação cristã. Por Por meiomeio desta agência

desta agência , faz com que se cumpra ose cumpra o profetizar profetizar em escala intensificada e sem paralelo. Toda esta atividade não é feita por acasonão é feita por acaso. Jeová é quem está por trás Jeová é quem está por trás dela.”

- A Sentinela de 15/12/1964, pág. 749 "Lá no ano de 613 AEC, Jeová... designoudesignou Ezequiel Ezequiel... para ser seuseu profeta profeta...O mesmoO mesmo se deu com as testemunhas ungidas e dedicadas de Jeová

se deu com as testemunhas ungidas e dedicadas de Jeová..."

- As Nações Terão de Saber que Eu Sou Jeová, 1971, pág. 63 "...Quem é este profetaQuem é este profeta?... Este 'profeta' não era um só homem, mas um grupo deum grupo de homens e mulheres

homens e mulheres. Era o grupo pequeno dos seguidores das pisadas de Jesus Cristo, conhecidos naquele tempo como Estudantes Internacionais da Bíblia. Hoje são conhecidossão conhecidos como testemunhas cristãs de Jeová

como testemunhas cristãs de Jeová."

- A Sentinela de 1/10/1972, pág. 581 "... sósó a organizaçãoa organização de Jeová, em toda a terra, é dirigida pelo espírito santodirigida pelo espírito santo...Ela é a única

única para qual a Palavra Sagrada de Deus, a Bíblia, não é um livro lacradonão é um livro lacrado... a únicaúnica organização que compreende as 'coisas profundas de Deus'compreende as 'coisas profundas de Deus'!"

- A Sentinela de 1/1/1974, p. 18 "...Ocupam uma posição posição similar similar a a de de PauloPaulo e seus colaboradores, quando esse apóstolo falou sobre as maravilhosas verdades que Deus revela ao seu povo: ' É É a a nósnós que Deus tem revelado por intermédio de seu espírito'."

- A Sentinela de 1/12/1982, pág. 13 “...o ' profeta' profeta' suscitado por Jeová não tem sido um único homem... mas uma classeuma classe. Os membros desta classe, iguais ao profeta-sacerdote Jeremiasiguais ao profeta-sacerdote Jeremias , estão plenamente dedicados a Jeová Deus... existe apenas um restante desta classe do 'profeta' ainda na terraexiste apenas um restante desta classe do 'profeta' ainda na terra."

(14)

15

" Nós Nós apresentamosapresentamos prova prova de que... a 'batalha do grande dia do Deus Todo-batalha do grande dia do Deus Poderoso

Poderoso' (Rev. 16: 14)... terminaráterminará emem 19141914 A.D., com a vitória completa sobre o governo terrestre..."

-Estudos das Escrituras III, 1905, editorial 26 (em inglês) "...a completacompleta destruiçãodestruição dos poderes... deste mundo maligno - político, financeiro, eclesiástico - por volta do fim do Tempo dos gentios, outubro de 1914outubro de 1914."

-Estudos das Escrituras IV, 1897, págs. 604,622 (em inglês) "A 'batalha do grande dia do Deus Todo-Poderoso' (Rev. 16: 14)... terminaráterminará em 1915em 1915 A.D., com a vitória completa sobre o governo terrestre... consideramos uma verdadeverdade

estabelecida

estabelecida que o final dos reinos deste mundoo final dos reinos deste mundo , e o completocompleto estabelecimento doestabelecimento do reino de Deus

reino de Deus , se cumprirão próximo do fim de 1915 A.D.1915 A.D."

-Estudos das Escrituras III, 1915, editorial 101 e 99 (em inglês) "Parece conclusivo que as 'dores de aflição' da Sião Nominal estão fixadas na passagemna passagem de 1918

de 1918... há razões para crer que os anjos caídos invadirão as mentes de muitos daanjos caídos invadirão as mentes de muitos da igreja

igreja nominal, levando-os a uma conduta excessivamente tola e culminando com suaculminando com sua destruição às mãos de massas enfurecidas

destruição às mãos de massas enfurecidas... Também, no ano de 1918no ano de 1918 , quando Deus Deus destruir

destruir as igrejas e seus membros aos milhõesmilhões..."

- O Mistério Consumado, 1917, págs. 128,129 e 485 (em inglês) "Seja como for, há evidência de que o estabelecimento do Reino na Palestina seráestabelecimento do Reino na Palestina será provavelmente

provavelmente em em 19251925 , dez anos mais tardedez anos mais tarde do que nós uma vez tínhamos calculado [isto é, 1915]."

- O Mistério Consumado, 1917, pág. 128 (em inglês) "Por conseguinte, nós podemos esperar confiantemente que 1925esperar confiantemente que 1925 marcará o retorno de Abraão

Abraão , Isaque Isaque , Jacó Jacó e os profetas fiéis da antiguidade... um cálculo simplescálculo simples dos jubileus traz-nos a este importante fato."

(15)

16 "... os mesesmeses que restam antes do Armagedom."

- A Sentinela de 15/9/19411941, pág. 288 (em inglês) "Devemos presumir, à base deste estudo, que a batalha do Armagedom já terá acabado Armagedom já terá acabado até o outono de 1975

até o outono de 1975 e que o reinado milenar de Cristo, há muito aguardado, começará então? Possivelmente Possivelmente... A A diferença diferença talvez talvez envolva envolva apenas apenas semanas, semanas, ou ou meses, meses, nãonão anos

anos."

- A Sentinela de 15/2/1969, pág. 115 "O apóstolo Paulo servia de ponta de lança na atividade missionária cristã. Ele também lançava o alicerce para uma obra que seria terminada em nosso século vinteseria terminada em nosso século vinte."

- A Sentinela de 1/1/1989, pág. 12;As nações terão de saber que eu sou Jeová, pág. 200

Nota:

Nota: Em 1929, as Testemunhas de Jeová construíram uma mansãomansão em San Diego, Califórnia, EUA – chamadaBeth-SarimBeth-Sarim – destinada a servir de residência aos patriarcas bíblicos Abraão, Isaque e Jacó, cujaressurreiçãoressurreiçãohavia sido prevista para19251925. Mas eles não apareceram para tomar posse. Quem residiu lá até 1942 – ano de sua morte – foi na verdade, o então Presidente da organização, J. F. Rutherford.Em 1939, foi construído um

abrigo antiaéreo secreto

abrigo antiaéreo secretoem uma propriedade vizinha – chamadaBeth-ShanBeth-Shan. Pouco depois da II Guerra Mundial, a organização silenciosamente vendeu os dois imóveis. A publicação oficial das Testemunhas de Jeová, o livroProclamadores, admite a existência deBeth-Sarim

(pág. 76) – embora omita que a escritura da casa foi feita em nome dos patriarcas bíblicos – e silencia totalmente quanto à existência deBeth-Shan.

"Nunca se esqueça de que apenas a organizaçãoapenas a organização de Deus é que sobreviveráé que sobreviverá ao fim deste sistema moribundo. Portanto, aja sabiamente e faça planos para a vida eterna por construir seu futuro em harmonia com a organização de Jeová.harmonia com a organização de Jeová."

-A Sentinela, 15/2/1985, pág. 31 " Apenas Apenas as as Testemunhas Testemunhas de de JeováJeová , os do restante ungido e os da Grande Multidão, qual organização unida sob a proteção do Organizador Supremo, têm esperança bíblica detêm esperança bíblica de sobreviver

sobreviver ao iminente fim deste sistema condenado, dominado por Satanás, o diabo." - A Sentinela de 1/9/1989, pág. 19

(16)

17

“De modo que, em estrito sentido bíblico, Jesus é o mediador apenasapenas dos cristãos Ungidos”.

- A Sentinela de 15/9/1979, pág. 32– Perguntas dos Leitores “Conseqüentemente, 1Timóteo 2:5, 6 não usa “mediador” no sentido amplo , comum em muitas línguas. Não Não está está dizendodizendo que Jesus é mediador entre Deus e toda a humanidade... As pessoas de todas as nações que têm a esperança de vida eterna na terraque têm a esperança de vida eterna na terra se beneficiam mesmo agora dos serviços de Jesus. Embora ele não seja seu Mediador não seja seu Mediador legal

legal...”

- A Sentinela de 15/8/1989, pág. 31 -Perguntas dos Leitores “Jesus Cristo não é o Mediador não é o Mediador entre Jeová Deus e toda a humanidadetoda a humanidade. Ele é o Mediador entre seu Pai Celestial, Jeová Deus, e a nação do Israel Israel espiritualespiritual , a qual é limitada a apenas 144.000 membrosapenas 144.000 membros ,...”

- Segurança Mundial sob o ‘Príncipe da Paz’ (1986), pág. 10 par. 16 “Jeová e Cristo dirigem e corrigem o escravo [a organização] quandodirigem e corrigem o escravo [a organização] necessário, não a nós como indivíduos...não a nós como indivíduos... Nós devemos seguir junto com a organização teocrática do Senhor e esperar por mais esclarecimento...”

- A Sentinela de 1/2/1952, págs. 79, 80 (em inglês) Nota:

Nota:Para maiores informações sobre a equivocada doutrina das Testemunhas de Jeová de que os 144.000 descritos em Revelação (Apocalipse) 7:1-6 e 14:1-3 descrevem um número literal (na realidade trata-se de um número simbólico como todo o restante do livro) e de que a Grande Multidão simboliza uma classe terrestre (as evidências mostram que se trata de uma classe celestial) veja o Capítulo 18 deste livro na pág. 326 com o tema “Há cristãos que não são filhos de Deus?”.

(17)

18

“Os fatos históricos mostram que 1919 foi o ano em que o remanescente1919 terrestre dos 144.000 herdeiros do Reino começaram a ser libertados de Babilônia, a Grande. Naquele ano, a mensagem do Reino de Deus estabelecido começou a ser pregada de casa em casa e divulgado pelas pelas Testemunhas cristãs de Jeová

Testemunhas cristãs de Jeová de um modo destemido. Esta pregação do Reino como estabelecido em 19141914 foi em cumprimento da profecia de Jesus em Mateus 24: 14.”

-Caiu Babilônia, a Grande! (1963), pág. 515 (em inglês)

"Assim como as profecias bíblicas apontavam para o Messias, elas também nos encaminham ao unido corpo de cristãos ungidosungidos das Testemunhas Testemunhas dede Jeová

Jeová , que serve atualmente qual escravo fiel e discretoescravo fiel e discreto. TodosTodos os que desejam entender a Bíblia devem reconhecer que a 'grandemente diversificada sabedoria de Deus' só pode ser conhecidasó pode ser conhecida através do canal

canal de comunicação de Jeová, o escravo fiel e discreto. - João 6:68"

- A Sentinela de 01/10/1994, pág. 8

"A menos que estejamos em contato com este canaleste canal de comunicação usado por Deus, não avançaremosnão avançaremos na estrada da vida, não não importaimporta o quanto

leiamos a Bíblia."

(18)

19

"As igrejas CatólicaCatólica , Ortodoxa e, mais tarde, as Protestantes Protestantes... tornaram-se parte de Babilônia a Grande, o império mundial da religião religião falsa falsa dodo diabo

diabo."

- A Sentinela de 01/12/1991, pág. 13 “De modo que católicoscatólicos mataram outros católicoscatólicos com aprovação de seus líderes religiosos, e os protestantes protestantes fizeram o mesmo”.

-Poderá Viver para Sempre no Paraíso na Terra (1982), pág. 28 “Em vez de ajudar as pessoas na sua busca do Deus Verdadeiro, as numerosasseitasseitas e denominações que surgiram em resultado do livre espírito da Reforma Protestan Reforma Protestantete apenas as dirigiram a muitas diferentes direçõesdiferentes direções. De fato, a diversidade e a confusãoconfusão levaram muitos a questionar questionar a própria existência de Deusexistência de Deus.”

-O Homem em Busca de Deus (1990), pág. 328

“...É verdade que a raça brancaraça branca exibe algumas qualidades de superioridade sobresuperioridade sobre qualquer outra

qualquer outra...”

- Zion’s Watch Tower de 15/7/1902, pág. 3043 (reimpressão)

“Deus podemudar a pelemudar a pele etíope [negra] no seu devido tempodevido tempo.”

- Zion’s Watch Tower de 15/7/1904, pág. 3320 (reimpressão)

"Eles [os negros] têm sido e são uma raça de serviçaisraça de serviçais... Não há no mundo um serviçal tão bom quanto um bom serviçal de cor um bom serviçal de cor , e a satisfação que ele obtém por prestar um fiel serviço é uma das mais puras satisfações que há no mundo."

(19)

20 "Deus... evidentemente tem sido um respeitador das raças, e tem abençoado especialmente

especialmente certos ramos da raça Arianaraça Ariana na Europa e América... a raça brancaraça branca tem sido maismais abundantemente abençoada com a luz das boas novasabençoada com a luz das boas novas do que outras... aa Igreja

Igreja eleita provavelmente seráserá composta principalmente da altamente favorecida raçaaltamente favorecida raça branca

branca.."

A Bíblia versus a Teoria da Evolução(1898), págs. 30,31 (em inglês)

"As raças negranegra e latinalatina provavelmente sempre serão inclinadas à superstiçãosuperstição." Zion's Watch Tower de 1/4/1908, pág. 99

"...as diversas raçasraças da humanidade provavelmente terão seus interesses espirituaisinteresses espirituais como Novas Criaturas melhor melhor preservados por alguma medida de separaçãoseparação."

Estudos das Escrituras - Vol III (1904), pág. 490 (em inglês)

"EDUCAÇÃO DE NEGROS EM CINCINNATI - Negros Negros por toda a cidade vão a estaesta escola por opçãoopção. Eles sentem que podem ter melhores oportunidades permanecendo emmelhores oportunidades permanecendo em seu próprio grupo

seu próprio grupo , e estão provavelmente certoscertos... sob as condições imperfeitas presentes, uma sábia segregaçãosábia segregação é provavelmente uma vantagemvantagem para todos os envolvidos."

A Idade de Ouro de 1/10/1919, pág. 8(em inglês)

"Hispânicos.. e outras raças retrógradasraças retrógradas..."

A Idade de Ouro de 30/11/1927, pág. 141(em inglês)

"Cuidadosas observações em uma escola em Londres mostraram que as crianças davam suas melhores risadasrisadas , não com comédias 'pastelão', mas...olhando um mineiro negronegro comer um prato cheio."

A Idade de Ouro de 1928, pág. 684(em inglês)

Nota:

Nota:Não seria correto afirmar que as Testemunhas de Jeová, hoje, constituem uma comunidade racista (pelo menos, não mais do que outras religiões ou culturas o são). Não obstante, não se pode deixar de perceber em seus artigos, tais como os acima transcritos, a representação do pensamento tradicional da época em que foram escritos, os quais não conseguem disfarçar não conseguem disfarçar , em seu teor, uma forma, por assim dizer, sutil e 'piedosa' de racismo.

(20)

21

"Seja sabido, de uma vez por todas, que aqueles homens gananciosos, sem gananciosos, sem consciênciaconsciência e egoístas que se chamam Judeus

e egoístas que se chamam Judeus , e que controlam a maior parte das finanças do mundo e os negócios do mundo, nuncanunca serão dirigentes desta nova terra. Deus não Deus não correria o correria o riscorisco com tais homens egoístas em uma posição tão importante."

A Idade de Ouro de 23/2/1927, pág. 343(em inglês)

“Os Judeus Judeus receberam maismais atenção do que realmente mereciammereciam.”

-Vindicação (1932), pág. 258 (em inglês) “...O Clero Protestante... com os rabis da organização religiosa judaica judaica , seguem as direções da organização Católica Romana... todos eles praticam a religião, da qual o diabodiabo é o autor autor .”

-Inimigos (1937), pág. 212 (em inglês) “Atualmente, os assim chamados ‘Protestantes’ e o clero YiddishYiddish [judeu] cooperam abertamente e são controladoscontrolados pelas mãos da Hierarquia Católica Romana, como simplórios palermassimplórios palermas...”

-Inimigos (1937), pág. 222 (em inglês) “Entre os instrumentos que ela (a Prostituta Prostituta de Babilônia) usa, estão os homens

ultra-homens ultra- gananciosos chamados ‘Judeus’ que só procuram o lucrolucro pessoal.

-Inimigos (1937), pág. 281 (em inglês) Nota:

Nota:De modo semelhante às questões sobre racismo, não seria correto atribuir às Testemunhas de Jeová, hoje, uma filosofia anti-semita. Por outro lado, também não podem passar despercebidas certas oscilações de pensamento da entidade com relação ao povo judeu, em função da época. Por exemplo, nas publicaçõesConforto para os Judeus (1925) e Vida (1929), a organização defende, a exemplo de seu

fundador, idéias claramente sionistas. Subitamente, a partir da década de 30, época em que o anti-semitismo ganhou novo impulso mundial, é nítida a mudança noa mudança no teor

teor das publicações da Sociedade Torre de Vigia. Queira o leitor atentar para as datas em que as declarações acima foram feitas, coincidentes coma ascensão doa ascensão do nazi-fascismo

(21)

22

Quadro da película "Fotodrama da Criação""Fotodrama da Criação"(1914), deC.T. Russell

“...refere-se à Grande PirâmideGrande Pirâmide , cujas medidas confirmamconfirmam o ensino bíblicobíblico de que 1878

1878 marcou o começo da colheita...”

- A Sentinelade 1/10/1917, pág. 6149 (em inglês)

“...a Pirâmide Pirâmide do do EgitoEgito , permanecendo como uma testemunhatestemunha silenciosa e inanimada do Senhor Senhor ...”

- A Sentinelade 15/5/1925, pág. 148 (em inglês)

"...quando se lançou a idéia segundo a qual a grande pirâmide pirâmide é a 'Testemunha' de'Testemunha' de Jeová

Jeová , cujo testemunho é de igual importância tanto para a verdade divina quanto para a ciência pura..."

Thy Kingdom Come(1897), cap. 10, pág. 320

"...[a pirâmide] converteu-se em objeto de interesseobjeto de interesse crescente para cada cristãocristão maduro no estudo da palavra palavra de de DeusDeus ; pois ela parece dar-nos de uma maneira notável, e de acordo com todos os profetas, um esquema do plano de Deusesquema do plano de Deus para o passado, presente e futuro."

(22)

23 "Então SatanásSatanás colocou o seu conhecimento na pedra pedra mortamorta [a pirâmide] , que pode ser chamada Bíblia de SatanásBíblia de Satanás , e não testemunhanão testemunha pétrea de Deus."

-A Sentinela de 15/11/1928, pág. 344 (em inglês)

E mais

E mais: O livroTestemunhas de Jeová – Proclamadores do Reino de Deus (1993), pág. 201, admite a piramidologia como parte de seus ensinos primitivos, embora justifique isto por dizer que se tratava apenas de “um pensamento” do Pastor

Russell, por cerca de 35 anos.

O pastor Russell em uma de suas visitas à pirâmide do Egito Nota

Nota: Em 1912 - durante uma de suas visitas à pirâmide de Gizé o pastorRussell proferiu o célebre discurso "Uma Testemunha de Deus - A Grande Pirâmide do Egito". Uma evidência adicional do envolvimento da religião com piramidologia existe até hoje, na forma de um enorme monumento de pedra, em forma de pirâmide, que fica ao lado do sepulcro de

Russell, no CemitérioRosemont United (Pittsburgh, Pensilvânia, EUA). Recentemente no primeiro número de A Sentinela do ano 2000 (1/1/20001/1/2000, páginas 9 e 10) a religião fez uma confissão mais pormenorizada de seu envolvimento com a piramidologia, embora não mencionasse que este envolvimento perdurouaté 1928até 1928, durante a 2ª presidência da entidade e 9 anos após a9 anos após a suposta ‘aprovação’ do “Escravo Fiel e Discreto”, em 1919, por Jesus Cristo.

(23)

24

Quadro do "Fotodrama da Criação""Fotodrama da Criação"(1914), deC.T. Russell

“Nós questionamos seriamente todas as declarações da astrologia; ainda assim, o que se segue, qualquer que seja a fontequalquer que seja a fonte das sugestões, até mesmo do próprio adversárioaté mesmo do próprio adversário , parece marcadamente verdadeiroverdadeiro quanto às nossas expectativas baseadas na Palavra do Senhor. Apenas por essa razão nós o publicamos como segue: Saturno é o representante do grande poder motivador que tem dominado a mente humana até o presente momento... Júpiter, representando a lei, religião e a moralidade... Júpiter também deve transferir sua anterior lealdade ao ganancioso Saturno para o recentemente descoberto fator que defende a irmandade universal, isto é, Urano. Quando Urano e Júpiter se encontrarem no signoUrano e Júpiter se encontrarem no signo benigno

benigno de Aquário emde Aquário em 19141914 , a era há muito prometida terá tido um belo começo na obra de libertar os homens na busca de sua própria salvação e assegurará a realização final dos sonhos e ideais de todos os poetas e sagas da História... Urano está preparando oUrano está preparando o caminho para Netuno

caminho para Netuno , o qual simboliza o amor em sua forma mais elevada - o cumprimento da lei. Em 1903, Júpiter estará no signo Júpiter estará no signo de Peixesde Peixes..."

- A Sentinela de 1/5/1903, págs. 127-131 ou págs. 3183 na reimpressão (em inglês) “Por esta razão tem sido feita a sugestão de que [a constelação de] Plêiades Plêiades pode representar a residência de Jeováresidência de Jeová , o lugar de onde ele governa o universo.”

- A Sentinela de 15/6/1915, pág. 5710 (em inglês) “Mas a grandeza em tamanho de outras estrelas ou planetas é pequena quando comparada com Plêiades em importância, porque Plêiades Plêiades é o lugar do trono eterno detrono eterno de Deus

Deus....Tem sido sugerido, e com bastante peso, que uma das estrelasestrelas do grupo [‘Alcyone’] é o local de habitação de Jeováhabitação de Jeová.”

(24)

25 E mais

E mais:Zions WT de 15/05/1895, pág. 1814 eCriação (1927), pág. 94 (em inglês) Nota

Nota: O entendimento sobre a estrela “Alcyone” e a constelação de “Plêiades” perdurou por 62 anos, de por 62 anos, de 1891 a 1953,1891 a 1953, 35 anos35 anos após uma supostasuposta inspeção de Cristo à organização e34 anos34 anos após a dita “aprovação” dele à organização, em 1919. (A Sentinela de 15/04/89, página 7, parágrafo 9 e A Sentinela de 15/03/90, página 15, parágrafo 4)

“Uma verdade apresentada pelo próprio pelo próprio SatanásSatanás é tãotão verdadeira quanto uma verdade declarada por Deus Deus.... Aceite a verdade onde quer que a encontreonde quer que a encontre , não importa o que ela contradiga.”

- Zion’sWatch Tower , Julho de 1879, págs. 8 e 9 “Este verso (Revelação 8:3) mostra que, embora o Pastor Russell tenha transposto a cortina [ou morrido] , ele ainda estáele ainda está dirigindo cada aspecto do trabalho de colheita... Nós sustentamos que ele supervisiona... o trabalho a ser feito”

- O Mistério Consumado (1917), págs. 144, 256 (em inglês) “Então nosso querido Pastor, agora em glória [morto] , estáestá , sem dúvida alguma, manifestando profundo interesse no trabalho de colheita, e Deus lhe permite exercer umaexercer uma forte influência

forte influência em razão disso.”

- A Sentinela de 1/11/1917, pág. 6161 (reimpressão)

Nota

Nota: O Pastor Russell faleceu em 1916– cerca deum ano antesum ano antes do lançamento destes dois últimos artigos. Além disso, a religião já fez uso – como fonte de apoio para a sua tradução do texto bíblico de João 1:1 – dos escritos de dois médiuns espíritas

espíritas: Johannes Johannes Greber Greber e John John S. S. ThompsonThompson – Ajuda ao entendimento da Bíblia (1969), pág. 1245, eKingdom Interlinear Translation (1985), págs. 1139 e 1140

(25)

26

Em 1914, o 'pastor'Russel lançou o célebre "Fotodrama da Criação""Fotodrama da Criação" - um ambicioso projeto que combinava películas cinematográficas,slides e trilha sonora (LivroProclamadores, págs. 56 a 60). As imagens destacavam, entre outras coisas, os signos do zodíaco, a pirâmide e a esfinge do Egito e, conforme se vê abaixo, o emblema dos Estudantes da Bíblia, o símbolo da cruz e da coroacruz e da coroa - o mesmo que apareceria na capa das publicações da Sociedade Torre de Vigia até os anos 30.

Todos os volumes deStudies in the Scriptures (1886 – 1917) estampavam, na capa, o “disco alado” egípcio, símbolo pagão dodeus-sol Rah.deus-sol Rah.

(26)

27 A capa da revista A Sentinela (em inglês) apresentava, até 1931, o símbolo místico de ‘cruz e coroa’ (no alto, à esquerda), símbolo da Igreja da 'Ciência Cristã' e o elmo da armadura dos Cavaleiros Templários, 33º Grau da Maçonaria Maçonaria (no alto, à direita).

Fonte:Testemunhas de Jeová – Proclamadores do Reino de Deus (1993), págs. 88 e 201

“A vacinaçãoé uma violação diretaé uma violação direta do pacto eterno que Deus fez com Noé após o dilúvio”.

- A Idade de Ouro de 4/2/1931, pág. 293 (em inglês) “Pessoas ponderadas prefeririam prefeririam ter varíola em vezem vez de serem vacinadasvacinadas , porque as vacinas propagam

vacinas propagam as sementes da sífilis, cancros, eczema, erisipelas, scrofula, tuberculose, até a lepra e muitas outras doenças nojentas. Portanto, a prática da vacinação é um crimevacinação é um crime , um ultraje, e um engano.”

-A Idade de Ouro de 1/5/1929, pág. 502 (em inglês) “As vacinasnunca salvaram uma vida humana. Não previnem a varíola”.nunca salvaram uma vida humana

(27)

28 - A Idade de Ouro de 4/2/1931, pág. 294 (em inglês) "Usem seus direitos como cidadãos Americanos para abolir para sempre a práticaabolir para sempre a prática demoníaca das vacinas

demoníaca das vacinas."

- A Idade de Ouro de 12/10/1921, pág. 17 (em inglês) "Já se demonstrou conclusivamente que não existenão existe tal coisa como a hidrofobiahidrofobia [raiva]!"

- A Idade de Ouro de 1/1/1923, pág. 214 (em inglês) " Nunca se provou Nunca se provou que uma única doençaúnica doença seja devida a germesa germes."

- A Idade de Ouro de 16/1/1924, pág. 250 (em inglês) "As doenças são causadas por fermentação fermentação e calor calor ... nãonão por germes germes."

- A Idade de Ouro de 25/8/1926, pág. 751 (em inglês) " Evite Evite inoculações de soro e vacinasvacinas , pois elas poluem poluem a corrente sanguínea com seu pus nojento

pus nojento."

- A Idade de Ouro de 13/11/1929, pág. 106,107 (em inglês) "A questão da vacinaçãovacinação é algo que o indivíduo deve encarar e decidir por si própriodecidir por si próprio."

- A Sentinela de 15/12/1952, pág. 764 (em inglês) "As vacinasvacinas parecem ter causado uma drástica reduçãoreduçãodas doenças.."

- Despertai! de 22/8/1965, pág. 20 (em inglês) Nota:

Nota:A revista A A Idade Idade de de OuroOuro [Golden Age] – publicada de 1919 a 1937, pelas Testemunhas de Jeová – é considerada por certos autores como uma das fontes literárias mais prolíficas emaberrações científicas, ataques à medicina tradicionalaberrações científicas, ataques à medicina tradicional, endosso de terapias folclóricas – às vezes fatais fatais – e charlatanismocharlatanismo em assuntos médicos. Os trechos extraídos acima - provavelmente srcinários da mente do editor da revista,Clayton WoodworthClayton Woodworth - parecem confirmar confirmar esta opinião.

(28)

29

"Há alguma coisa na Bíblia contra se doar os olhos (após a morte) para serem transplantados numa pessoa viva? A questão de se colocar o corpo ou parte do corpo à disposição dos homens da ciência ou dos médicos, após a morte, para experiências científicas ou para transplantação em outros, não é vista com bons olhos por certos grupos religiosos. Entretanto, não parece haver nenhum princípio ou lei bíblica envolvida. É, po É, portanto, rtanto, algoalgo que cada pessoa deve decidir por si mesma

que cada pessoa deve decidir por si mesma."

- A Sentinela de 1/2/1962, pág. Pág. 96 "Será que há alguma objeção bíblica a que se doe o corpo para uso na pesquisa médica ou que se aceitem órgãos para transplante de tal fonte?... Aqueles que se submetem a tais operações vivem às custas da carne de outro humano. Isso é canibalescovivem às custas da carne de outro humano. Isso é canibalesco ...Jeová não deu permissão para os humanos tentarem perpetuar suas vidas por receberem canibalescamente em seus corpos a carne humana, quer mastigada quer na forma de órgãos inteiros ou partes do corpo, retirados de outros."

- A Sentinela de 1/6/1968, pág. 349,350 "Embora milhares de transplantes de córnea sejam realizados cada ano...Há aqueles, como as testemunhas cristãs de Jeová, que consideram todos os transplantes entretodos os transplantes entre humanos como canibalismo

humanos como canibalismo..."

-Despertai! de 8/12/1968, págs. 21,22 "...as Testemunhas de Jeová se opõem em sã consciência a todos os transplantes como sendo mutilação desnecessária de seus corposmutilação desnecessária de seus corpos criados por Jeová, e puro canibalismocanibalismo."

-Despertai! de 8/12/1968, pág. 30 "Deve a congregação tomar ação quando um cristão batizado aceita o transplante dum órgão humano, tal como a córnea ou um rim? No que se refere ao transplante de tecido ou osso humano para outro, é um caso de decisão conscienciosa de cada uma dasé um caso de decisão conscienciosa de cada uma das Testemunhas de Jeová

Testemunhas de Jeová... É um assunto para decisão pessoal É um assunto para decisão pessoal."

- A Sentinela de 1/9/1980, pág. 31 Nota:

Nota:Entre os anos de 1968 e 1980, vários casos de morte por recusa religiosa de transplante foram registrados entre os membros das Testemunhas de Jeová. Entre esses se encontra o caso de Arvid Moody, 68 anos de idade, em Massachusetts EUA, que por volta de Junho de 1978, faleceu após recusar um transplante de rim.

(29)

30

“...um dos médicos na emergência principal dooudoou um quarto de seu sanguesangue para transfusão

transfusão , e hoje a mulher vivevive e sorri alegremente...”

-Consolação (25/12/1940), pág. 19 (em inglês) “...se, no futuro, ele persistir persistir em em aceitar aceitar transfusõestransfusões de sangue ou em doar doar sangue...ele mostra que não se arrependeunão se arrependeu realmente...e deve ser cortado [da congregação]por ser desassociadodesassociado.”

- A Sentinela 1/12/1961, pág. 736 Nota

Nota: A edição de 15/06/2000 da revista A Sentinela (págs. 29-31) traz um curioso artigo, no qual agora se autoriza, por parte das Testemunhas, o uso de " frações frações" dos componentes "maioresmaiores" do sangue - plasma, hemáceas, leucócitos e plaquetas - os quaisrequeremrequerem doação, estocagem e processamento de grandes grandes quantidades de sangue. Paradoxalmente, as Testemunhas continuam proibidas tanto dedoar doar o sangue para a obtenção destas "frações" permitidas como dereceber receber tais componentes "maiores" integralmente.

“As Testemunhas são neutras nas guerras e lutas entre as nações, e mantêm-se livres de todo envolvimento político, nem mesmo votandonem mesmo votando...”

- A Sentinela 15/06/1978, pág. 14 “...Testemunhas de Jeová mantêm-se separadas de toda política, nem mesmonem mesmo votando

votando...”

- A Sentinela (WatchTower) 15/10/1973, pág. 627 (em inglês) “As Testemunhas...nãonão tomam parte em votar votar nas eleições. Não transigem na sua posição de neutralidade em assuntos de política...; se forem às seções eleitorais e anularem oanularem o

seu voto

seu voto de algum modo, quer riscando-oriscando-o quer anotando nele, por exemplo, as palavras 'Para o Reino de Deus' ”.

(30)

31 Nota

Nota: a posição intransigente da religião proibindo a aquisição da carteira de identidade do partido único do governo do país africano Malauí Malauí resultou, durante as décadas de 60 e 70, em perseguição,assassinatosassassinatos e estuprosestupros de milhares de Testemunhas de Jeová naquele país. (Livro Proclamadores, página 674) Curiosamente, durante o mesmo período, a religião autorizava seus adeptos no México – país onde se registrou como entidade ‘culturalcultural’ e não religiosa – a pagar uma propina propina a funcionários públicos para receberem um documento militar (“cartilla”), no qual constava falsamente falsamente que a pessoa já havia prestado o serviço militar e agora fazia parteda ‘primeira reserva’ do Exército.

"Não deveria haver nadanada contra nossa consciência em entrar para o exércitoentrar para o exército." - A Sentinela (WatchTower) 15/4/1903, pág. 120 (em inglês)

“Um exame dos fatos históricos mostra que as Testemunhas de Jeová não somente recusaram vestir uniformes militares e pegar em armas

recusaram vestir uniformes militares e pegar em armas , durante o último meio século, ou mais, mas que também recusaram fazer serviços não-combatentestambém recusaram fazer serviços não-combatentes ou aceitar outrooutro serviço militar.”

-Unidos na Adoração do Único Deus Verdadeiro (1983), pág. 167

"Um irmão talvez ache agoraagora que pode pode prestar conscienciosamente este serviçoeste serviço semsem violar

violar sua neutralidade cristã..."

- A Sentinela de 15/8/1998, pág. 17

Nota

Nota: por cerca de 5050 anos, a religião proibia proibia a seus adeptos não só o serviço militar, como também o serviço alternativo, até19961996, ano em que a posição anterior foi revista – somentesomente para aqueles países em que tal serviço é coordenado por alguma entidade civil não religiosa. Vale ressaltar que esta equivocada postura anterior representou, para muitas Testemunhas de Jeová no mundo inteiro, o encarceramento

(31)

32 armadas um ATESTADO DE EXIMIÇÃO ATESTADO DE EXIMIÇÃO, o qual custa-lhes seus direitos políticos– cassação

cassação – o que, na prática, significa que o jovemnãonão terá títulotítulo de eleitor ou carteira de reservistareservista, estando, por este motivo, impedido de prestar concursoimpedido de prestar concurso público

público ou ou de de adquirir adquirir passaportepassaporte. Todavia, diversas Testemunhas de Jeová (inclusive 'anciãos') exercem hoje cargoscargos em repartições públicas e órgãos do governo,mesmo sendo eximidosmesmo sendo eximidos, o que constitui uma violaçãoviolação clara das leis do país (passível de denúncia às autoridades), as quaissósó concedem este privilégio àqueles em pleno gozo de seus direitos políticos

em pleno gozo de seus direitos políticos. Estranhamente, a Sociedade Torre de Vigia, com seu silêncio diante desta situação, tem se mostrado, no mínimo, conivente com a ilegalidade, a despeito de recomendar seus membros ao público como "os cidadãos mais leaismais leais... que nãonão procuram procuram esquivar-se esquivar-se de de leisleis inconvenientes a seus próprios lucros

inconvenientes a seus próprios lucros" e de afirmar que as Testemunhas precisam se "comportarhonestamentehonestamente em todastodas as coisas" (livroProclamadores, pág. 196, linha 7 e pág. 178, parágrafo 4). Como prova prova documental da cassação a que os jovens estão sujeitos, publico esta cópia de um trecho do Atestado de Eximição, onde se declara expressamente que o jovem perdeu perdeu seus seus direitos direitos políticospolíticos, em razão de convicção religiosa

(32)

33

"De acordo com a resolução do CongressoCongresso em 2 de Abril, e com a proclamação do Presidente

Presidente dos Estados Unidos em 11 de Maio, sugere-se que o povo do povo do Senhor Senhor em todos os lugares, faça de 30 de Maio um dia de oração e súplicadia de oração e súplica. A Deus aprouve graciosamente fazer com que esta nação fosse formada e se desenvolvesse sob as mais favoráveis condições

no mundo para a preservação da liberdade civil e religiosa."

- A Sentinela de 1/6/1918, pág. 174 (em inglês) "Um cristão, não desejando matar não desejando matar , talvez nãonão tenha sido conscienciosamente capaz de comprar bônusbônus [de guerra] do governodo governo ; mais tarde ele considera que grandes bênçãos recebeu sob este governo, e percebe que a nação está em apuros e encarando o perigo quanto a sua liberdade, e ele se sente conscienciosamente capazcapaz de enviar algum dinheiro ao paísdinheiro ao país , simplesmente do mesmo modo que ele o enviaria a um amigo em dificuldades."

- A Sentinela de 1/6/1918, pág. 6268 (reimpressão em inglês) "Desde que a Casa de BetelBetel foi fundada, num canto da sala de visita tem sido preservado um pequeno bustobusto de Abraham Abraham LincolnLincoln , com duas bandeiras americanasduas bandeiras americanas hasteadas sobre ele... Nada Nada vemos de impróprioimpróprio para com o dever de um cristãocristão."

- A Sentinela de 15/5/1917, pág. 150 (em inglês) "Todos na América deveriam ter satisfaçãosatisfação em mostrar a bandeirabandeira Americana..."

- A Idade de Ouro de 4/2/1931, pág. 293 (em inglês) Nota:

Nota: o lançamento dos doisdois primeiros artigos acima, em 1918, causou uma imediata reação derepúdiorepúdio entre muitos membros da Sociedade Torre de Vigia na época, ocasionando umarupturaruptura no movimento, da qual nasceu uma entidade de dissidentes - "Associação dos Estudantes da Bíblia Intransigentes" - os quais ficaram conhecidos como Standfasters.Standfasters. A própria Sociedade admiteadmite a quebra da 'neutralidade política' em seu livro Proclamadores, pág. 191, muito embora nãonão transcreva o artigo sobre o "dia de oração e súplica" etampoucotampouco mencione a questão da compra debônus de guerrabônus de guerra. Karl Klein, antigo membro do Corpo Governante, em seu depoimento pessoal sobre aquela época Despertai! de 22/9/1987, pág. 17 -admite

admite que os dissidentes Standfasters "viam esta questão com clarezaclareza", mas ao mesmo tempo, por uma questão de "lealdadelealdade aos co-Estudantes da Bíblia", decidiu "correr o risco"

"correr o risco" e permanecer ao lado da Sociedade, mesmo diante de tal violação clara do princípio da neutralidade.

(33)

34

Em 25 de Junho 1933, na Alemanha, em pleno regime nazista– após ataques do governo à sede das Testemunhas de Jeová (‘Estudantes da Bíblia’),em Magdeburg – uma conferência de cerca de 5000 adeptos da religião foi secretamente realizada em Berlim. Nesta conferência foi redigida aquela que ficou conhecida como Declaração

Declaração de de FatosFatos (Erklärung) , bem como uma carta pessoalcarta pessoal aa Adolf Adolf Hitler Hitler , ambas contendo expressões de elogio aos ‘princípios’ do governo nazista e ataques ao povo judeu, aos Estados Unidos e à Grã-Bretanha. A própria Sociedade Torre de Vigianão neganão nega a existência da ‘Declaração de Fatos’ . Uma transcrição da mesma foi publicada, em inglês, no ano seguinte ao de sua escrita, no Anuário das Testemunhas de Jeová de 1934, com conteúdo idêntico aos srcinais em alemão.

Ainda hoje, podem-se encontrar cópias de tais documentos no Museu do Holocausto (EUA). Cerca de 40 anos depois, no Anuário de 1974 (1975 em português, pág. 110), a religião admite que o documento provocou um sério mal estar em muitos dos presentes à reunião. De modo lacônico, o artigo diz que o conteúdo da declaração havia sido "amainado" - um eufemismo, se considerarmos o seuteor anti-semita e o apoio expresso aos princípios nazistas. Mesmo assim, ateor anti-semita e o apoio expresso declaração foi distribuída aos milhões. O artigo prossegue acusando o representante da sede alemã na época ( Paul Paul Balzereit Balzereit ) de ser o responsável por uma alteração no conteúdo dos documentos, o que, na prática, corresponde a uma admissão

admissão de que seu conteúdo era, de fato, comprometedor.

Mais recentemente, na revista Despertai! 8/7/1998 pág. 10-14, a religião admite que a acusação era inverídica,absolve o acusadoabsolve o acusado e adota agora outra linha de defesa. Por mais incrível que pareça, elestentam justificar tentam justificar o conteúdo destes dois documentos. Além disso, mais de cinco décadas de separação entre este embaraçoso documento e a vasta maioria das Testemunhas de Jeová na atualidade certamente contribuem para o obscurecimento da gravidade de seu conteúdo na mente delas.

Assim sendo, transcreverei alguns dos trechos mais chocantes da Declaração de Fatos, precisamente aqueles que as publicações recentes das Testemunhas de Jeová normalmente omitem ou tentam justificar. Queira o leitor prestar atenção ao modo como a organização fala do povo judeu e de que forma ela se posiciona diante dos princípios do governo nazista:

Referências

Documentos relacionados

As medidas realizadas por um robô para caracterização do ambiente foram utilizadas para a emulação do canal, e indicaram que a distribuição de Weibull apresenta um grau

ARAÚJO, Sérgio Luiz Souza. O preâmbulo da Constituição brasileira de 1988 e sua ideologia. Revista de informação legislativa. Brasília: Senado Federal, ano36, n.. objeto de

b)Os animais herbívoros são aqueles que se alimentam somente de plantas, como a vaca e a ovelha?. ( ) verdadeiro ( ) falso 2-Separe os animais do quadro de acordo com

A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se baseia no fato de que uma

Diante do exposto, a presente pesquisa teve como objetivo identificar o imaginário coletivo de professores sobre o processo de inclusão escolar por meio do uso do Procedimento

Parágrafo Terceiro - Poderá ser concedido Auxilio de Beneficio Previdenciário independente dos prazos e do limite de valor de que tratam os parágrafos anteriores desta

Por outro lado, foi dado especial enfoque a dois momentos particularmente dramáticos para a área de estudo, correspondentes aos anos de 1987 e, mais recentemente, de 2005,

É neste sentido que a SPO, sempre que possível, se tem associado a acções de sensibilização da população, como foi o caso, este ano, da parceria estabelecida com a