• Nenhum resultado encontrado

INFORMATIVO DO PARTICIPANTE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INFORMATIVO DO PARTICIPANTE"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

INFORMATIVO

DO PARTICIPANTE

ÍNDICE

GERENCIANDO PARA CRESCER

NOSSOS NÚMEROS - SETEMBRO 2015

AGOSTO E SETEMBRO DE 2015

RENTABILIDADE DOS PERFIS DE INVESTIMENTO

(SETEMBRO 2015)

PATRIMÔNIO PRECAVER

R$ 1.274.880.669

PARTICIPANTES ATIVOS

45.020

1

2

1. GERENCIANDO PARA CRESCER

2. RENTABILIDADE DOS PERFIS DE INVESTIMENTO

3. A INFLUÊNCIA DA ECONOMIA NACIONAL E MUNDIAL NA RENTABILIDADE DOS PLANOS DE PREVIDÊNCIA 4. PROJETO TI. NOVO SISTEMA DE GESTÃO TRARÁ AINDA MAIS SEGURANÇA E EFICIÊNCIA PARA A QUANTA 5. QUANTA CONQUISTA 1º PRÊMIO ABRAPP DE SUSTENTABILIDADE

6. PRECAVER PARA SEU FILHO - RESERVA FINANCEIRA NA INFÂNCIA PARA O FUTURO

7. NÍVEL DE CONHECIMENTO DO BRASILEIRO SOBRE EDUCAÇÃO FINANCEIRA AUMENTA, MAS AINDA NÃO SE REFLETE NO COMPORTAMENTO

Acompanhe a rentabilidade do seu plano acessando a Área Restrita do Participante no site: www.precaver.com.br

Perfil Últimos 60 meses Últimos 12 meses Jan a Setembro 2015 Setembro2015

Conservador 63,43% 14,72% 11,37% 0,99%

Moderado 57,15% 10,72% 8,40% 0,64%

(2)

INFORMATIVO DO PARTICIPANTE

2

A INFLUÊNCIA DA ECONOMIA NACIONAL

E MUNDIAL NA RENTABILIDADE DOS

PLANOS DE PREVIDÊNCIA

3

Para compreender os resultados do Plano Precaver e dos demais fundos de investimento disponíveis no mercado, é importante entender a situação atual da economia internacional e nacional.

No cenário internacional, o aumento da incerteza sobre a política econômica chinesa, a alta volatilidade dos preços do petróleo e a ansiedade dos mercados quanto a uma possível alta de juros nos EUA foram fatores que influenciaram negativamente os ativos de risco nos mercados globais, incluindo o Brasil. Já no âmbito doméstico, o governo enviou ao Congresso uma proposta de orçamento para 2016 com um déficit primário de 0,5% do PIB. Ou seja, o governo projeta que as receitas não serão suficientes para cobrir as despesas primárias no ano que vem.

Esse cenário eleva o risco de rebaixamento da nota de crédito do Brasil por outras agências de rating. Com relação à política monetária, o Banco Central manteve a Taxa Selic em 14,25% na reunião de 2 de setembro e o comitê sinalizou que será necessário manter os juros no atual patamar por um período “suficientemente prolongado” para trazer a inflação ao centro da meta em 2016. Além disso, a depreciação cambial e a deterioração da trajetória fiscal criam novas pressões inflacionárias.

Todo o cenário acima interfere diretamente nos mercados de juros e renda variável e, por consequente, na rentabilidade de todos os fundos, inclusive os previdenciários.

Precaver Conservador: nos últimos 12 meses, o perfil alcançou 106% do índice de referência e 117% do CDI.

A carteira do Precaver Conservador encerrou o mês de setembro com 37% dos recursos alocados

em ativos indexados ao CDI e 63% dos recursos alocados em ativos indexados ao IPCA. Esta alocação estratégica trouxe excelentes retornos para o perfil. Nos últimos 12 meses, por exemplo, o Precaver Conservador alcançou 106% do índice de referência e 117% do CDI. Já nos últimos 24 meses, o perfil atingiu 103% do índice de referência e 112% do CDI. A estratégia para os próximos meses, dentro deste cenário de taxa de juros mais elevadas e um provável arrefecimento da inflação, é aumentar a alocação em ativos indexados ao CDI. Este movimento irá permitir que o Precaver Conservador aproveite ainda mais este período de alta da Taxa Selic.

Precaver Moderado e Arrojado: mesmo diante da volatilidade de mercado, os perfis apresentaram resultados superiores à média de mercado.

As carteiras do Precaver Moderado e do Precaver Arrojado encerraram o mês de setembro com uma alocação de 14% e 24% em renda variável, respectivamente.

Para ambos os perfis, o resultado pouco expressivo observado em setembro é explicado pela parcela de ações que compõem as carteiras. O Absoluto Institucional, principal fundo de renda variável dos perfis moderado e arrojado, apresentou queda de 1,5% em setembro (contra -3,36% do Ibovespa), acumulando um retorno positivo de 4,9% no ano (contra -9,89% do Ibovespa). As contribuições negativas foram as Lojas Renner (-6,4%) e Equatorial (-4,2%), que sofreram realizações após uma forte performance acumulada no ano, embora continuem com seus fundamentos intactos. Os destaques positivos são a BRF (+1,5%), refletindo a dinâmica positiva no mercado internacional, e a Ultrapar (+5,6%), impulsionada pelo anúncio do aumento de preços da gasolina e diesel. Para os próximos meses, a estratégia é aumentar a

(3)

alocação nos fundos de renda fixa para aproveitar a alta da taxa de juros, bem como formar algumas posições estratégicas no fundo de Investimento no Exterior com o objetivo de gerar maior retorno para a carteira através da recuperação da economia americana.

Por fim, ressaltamos que mesmo diante da forte volatilidade de mercado, a Quanta, por assumir uma gestão conservadora e possuir menor taxa de administração, apresentou resultados superiores à média de mercado, conforme tabela abaixo.

Comparativo de Mercado: referência junho/2015

*Fonte Andima

Rafael Garcia Departamento de Investimentos

Quanta Previdência Unicred

PLANO PRECAVER MÉDIA PGBL*

Perfil Moderado Perfil Arrojado Balanceado até 15% RV Balanceado até 30% RV

12 meses 10,77% 10,52% 8,08% 6,49%

(4)

INFORMATIVO DO PARTICIPANTE

4

sistema, permitindo sua efetividade da maneira mais breve possível. Fique atento e mantenha-se informado, para poder usufruir dos novos benefícios que serão disponibilizados.

Benefícios para Participantes

•Mais segurança para os investimentos;

•Maior capacidade de identificação das necessidades, para ampliar benefícios;

•Maior capacidade de acompanhamento do plano, com aplicativo para celular;

•Melhor orientação para atualização do plano e obtenção dos resultados desejados;

•Maior qualificação dos serviços e do atendimento.

Benefícios para Instituidores

•Mais segurança para o gerenciamento do plano; •Processos mais ágeis, com ganho em escala; •Possibilidade de ampliação do volume de operações;

•Agilidade no acesso à informação; •Maior controle dos processos;

•Maior capacidade de tomada de decisão.

Benefícios para a Quanta

•Eficiência operacional;

•Segurança para poder crescer com qualidade; •Modernização da estrutura organizacional; •Mitigação de riscos;

•Melhoria na capacidade de rentabilização; •Maior controle dos processos;

•Maior capacidade de gerar benefícios aos instituidores e participantes;

•Planejamento para o futuro.

Matheus Branco Gerente de Operações

PROJETO TI: NOVO SISTEMA DE GESTÃO

TRARÁ AINDA MAIS SEGURANÇA E

EFICIÊNCIA PARA A QUANTA

4

Prepare-se: vem aí o novo Sistema de Gestão Previdenciária da Quanta Previdência Unicred, que trará ainda mais segurança, eficiência, agilidade e modernização dos serviços. Com as mudanças em desenvolvimento pela TI (Tecnologia da Informação), mais uma vez a Quanta assume a vanguarda no setor de previdência complementar no país e amplia sua capacidade de crescer com qualidade e solidez, em benefício de seus instituidores e participantes. Para que a virada do sistema, prevista para novembro de 2015, alcance o sucesso desejado, toda a equipe da entidade já está trabalhando e se instruindo para a utilização da nova ferramenta de gestão, que tornará os processos mais rápidos, com maior capacidade de controle e resultados ampliados.

O novo Sistema de Gestão chega para garantir que a Quanta cresça de maneira adequada, com novas funcionalidades indispensáveis para administrar sua expansão com qualidade. Além disso, permite preparar a entidade para o futuro, com a administração de novos planos, a integração de mais participantes e a ampliação de benefícios.

Destaca-se também a importância dos cuidados tomados pela Quanta para que as transformações se desenvolvam sem impactos no dia a dia dos instituidores e dos próprios participantes, o que envolve um plano de treinamento e de comunicação entre todas as faces envolvidas. O trabalho vem sendo realizado nos últimos dois anos e iniciou após avaliação da consultoria de renome internacional, PWC Brasil – Consultoria de Negócios, que fez o mapeamento dos processos da entidade, analisando as ações já consolidadas e as necessidades.

Nos próximos meses, todos que fazem parte do universo de atividades da Quanta vão receber orientações essenciais para a passagem do novo

(5)

QUANTA CONQUISTA 1º PRÊMIO

ABRAPP DE SUSTENTABILIDADE

5

A Quanta Previdência Unicred conquista mais um importante prêmio em reconhecimento às suas ações de educação fi nanceira e previdenciária junto aos seus mais de 45 mil participantes (Plano Precaver e Plano Ciadprev). O trabalho “Gestão do Ciclo do Planejamento Previdenciário” foi vencedor do 1º Prêmio de Sustentabilidade da Abrapp (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar), que selecionou em todo o país iniciativas educacionais, sociais, ambientais, econômico-fi nanceiras e de governança que ajudam na gestão das organizações que têm compromisso a longo prazo com seus benefi ciários. O programa premiado da Quanta tem como meta a promoção de medidas educativas e de comunicação que estimulem o acompanhamento e a revisão

periódica dos planos de previdência pelos participantes e os instituidores, cumprindo assim, a missão de garantir um futuro melhor com o planejamento constante e presente.

Esta iniciativa refl ete o cuidado que a Entidade tem com aqueles que lhe confi am os planos para uma aposentadoria tranquila e uma vida com maior segurança fi nanceira. Não queremos apenas fazer parte do futuro dos participantes dos nossos planos, mas queremos estar do lado deles também no presente, ajudando no planejamento previdenciário, orientando sobre a necessidade de poupar e relembrando o dever de estar atento para evitar que as mudanças que fazem parte da trajetória de cada um alterem seus sonhos e a qualidade de vida desejada no futuro.

No projeto foram defi nidas as ações já implementadas e em desenvolvimento, como:

• Campanha Nacional de Revisão de Planos – planejamento da aposentadoria, da proteção familiar,

fi nanceiro e tributário.

• Comunicação com participante – repasse de informações de maneira clara e assertiva, com dicas,

orientações e lembranças das datas importantes de atualização do plano.

• Célula de consultoria personalizada previdenciária – canal para interatividade com o participante

otimizando o contato e a educação fi nanceira previdenciária.

Vanessa Dall’Inha Gerente de Relacionamento

(6)

INFORMATIVO DO PARTICIPANTE

6

PRECAVER PARA SEU FILHO - RESERVA

FINANCEIRA NA INFÂNCIA PARA O FUTURO

6

O Plano Precaver pode ajudar os pais na tarefa de planejar uma reserva financeira que garanta no futuro o custeio de um ensino de qualidade aos filhos ou outras conquistas. Fazer essa poupança através de um Plano de Previdência como o Precaver tem muitas vantagens que facilitam a constituição de reservas. Enquanto os filhos são pequenos, os gastos são administráveis. Porém, ao pensar no futuro – e na prestação da faculdade ou em um possível intercâmbio – os pais acendem a luz de alerta. Uma das opções é fazer, desde a infância, um fundo de reserva. A alternativa trazida pela previdência privada faz com que, anualmente, pelo menos 19% dos planos contratados no Sistema Unicred seja feito para menores de 18 anos.

O percentual de adesão ao Precaver Jr. é crescente justamente porque a previdência complementar apresenta vantagens com relação a outros investimentos de longo prazo, como:

• Rentabilidade diferenciada superior à média de mercado e isenta de tributação na fase de acumulação. • Flexibilidade quanto ao valor das contribuições.

• Benefícios com relação ao Imposto de Renda (contribuições de dependentes é dedutível do IR).

O Dia das Crianças é sinônimo de presente novo. É também tempo ideal para pensar sobre o futuro dos seus filhos, na certeza de que o amanhã não será brincadeira.

Confira na ponta do lápis, quanto tempo e investimento são necessários

:

Intercâmbio

aos 15 anos

Graduação

aos 18 anos

Especialização

aos 25 anos

Aposentadoria

aos 50 anos

R$ 40.000 -contribuindo R$ 125 ao mês -1 ano no exterior R$ 70.000 -contribuindo R$ 160 ao mês -Resgate de R$ 1.500 mensais por 4 anos

R$ 45.000 -contribuindo R$ 50 ao mês -Resgate de R$ 1.200 mensais por 2 anos

R$ 1 milhão -contribuindo R$ 140 ao mês -Renda de R$ 5.000** * Simulações feitas a partir da data de nascimento.

** Conforme Tábua AT83 (Tabela de Expectativa de Vida) e rentabilidade de 5% a.a.

(7)

NÍVEL DE CONHECIMENTO DO BRASILEIRO

SOBRE EDUCAÇÃO FINANCEIRA AUMENTA, MAS

AINDA NÃO SE REFLETE NO COMPORTAMENTO

7

O brasileiro acumulou mais conhecimento em Educação Financeira em 2015. Esta é uma das conclusões da terceira edição do Indicador de Educação Financeira (IndEF). Elaborado pela Serasa Experian e Ibope Inteligência, o IndEF tem como objetivo mostrar, a cada ano, o nível de Educação Financeira no Brasil. O indicador é formado por três subíndices: Conhecimento, que avalia o entendimento sobre conceitos financeiros, Atitude, que considera como a pessoa interpreta sua relação com o dinheiro, e o subíndice Comportamento, que mede as ações financeiras do entrevistado propriamente ditas: se gasta mais do que ganha, se guarda dinheiro e planeja o futuro etc.

Apesar de a nota em Conhecimento ter aumentado para 7,7, atingindo o maior índice em três anos, a nota final de Educação Financeira dos brasileiros em 2015 não se alterou, ficando em 6,2, a mesma da edição anterior.

Já a nota do subíndice Comportamento apresentou ligeira queda em relação ao ano passado (5,6, em 2014) e ficou em 5,5. Segundo o superintendente

da Serasa Consumidor, Julio Leandro, uma das justificativas para o Conhecimento ter aumentado e Comportamento não é a lacuna natural entre teoria e prática. “As informações adquiridas sobre assuntos financeiros precisam de um tempo para se transformar em bons hábitos” diz. “Avaliando o cenário econômico do país, que é recessivo, o fato de Conhecimento estar com pontuação mais alta e a nota geral se manter estabilizada pode ser considerado positivamente: devido às adversidades da vida financeira, os brasileiros estão se esforçando para entender melhor sobre as questões que envolvem o orçamento.” O subíndice Atitude também ficou inalterado em 6,3. Mesmo com a nota geral em Comportamento mais baixa, entre as famílias com renda de até um salário mínimo, o subíndice saiu de 5,4 (2014) para 5,7 (2015). “O aumento já pode refletir a prática dos conhecimentos adquiridos por essas pessoas que, diante da crise, precisaram mudar seus hábitos financeiros”, diz o superintendente.

Serasa Experian

FALE COM A QUANTA

Central de Atendimento ao Participante nos portais: www.quantaprevidencia.com.br www.precaver.com.br ou pelo e-mail: sac@quantaprevidencia.com.br EXPEDIENTE Diagramação e Responsável: Setor de Comunicação e Marketing

Quanta Previdência Unicred Assessoria de Jornalismo:

Referências

Documentos relacionados

A formação inicial e continuada dos professores atuantes na educação básica no Brasil, necessárias ao exercício da profissão docente, nas modalidades fundamental e

Temos que repetir exemplos como esse por aí, em outros municípios, nos aproximando de no- vas lideranças e de algumas antigas lideranças também que estavam distantes de nós,

associativa, é hoje o mais importante centro que reúne especialistas para fazer reflexão e propostas sobre o universo de seguros do Brasil.. Sabemos ser críticos e independentes

No Experimento II, sementes não tratadas, produziram em média 30,3 plantas com sintomas da doença, enquanto sementes tratadas em solução de tolylfluanid produziram apenas

Atualmente é Presidente da AmCham Portugal / Câmara Americana de Comércio em Portugal, Presidente do Conselho Estratégico da Proforum (Associação para o Desenvolvimento da

São mais de 41 mil apartamentos entregues e em andamento no programa Minha Casa Minha Vida, sempre com o conforto, a localização, a segurança e o acabamento que você merece..

certamente um dos maiores contadores de história do mundo ocidental. Aliás, em O Livro de Jó, observo que o autor desses textos foi uma mulher que viveu 3 mil anos atrás, na corte

As informações desta FISPQ representam os dados atuais e refletem o nosso conhecimento para o manuseio apropriado deste produto sobre condições normais e de