• Nenhum resultado encontrado

Aumentando o valor dos negócios com as soluções de redes sem fio da HP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Aumentando o valor dos negócios com as soluções de redes sem fio da HP"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

Boletim Informativo

Aumentando o valor dos negócios com as soluções de redes sem fio da HP

Oferecido pela HP

Rohit Mehra

Randy Perry

Outubro de 2013

RESUMO EXECUTIVO

A revolução dos dispositivos móveis está transformando as empresas. Um dos quatro

principais pilares que suporta a terceira plataforma da computação — junto com a nuvem, o Big Data e as tecnologias sociais — a tecnologia móvel está ajudando as organizações a obter novas fontes de vantagem competitiva e a tornar os funcionários mais produtivos, permitindo-lhes acessar aplicativos corporativos críticos em qualquer lugar e a qualquer hora. Todavia, essa nova tendência também está exigindo mais cuidado por parte dos administradores de rede com o gerenciamento e a segurança.

Principais pontos do valor comercial

Benefício anual médio por 100 usuários US$ 16.161 Redução de tempo para implantar novos serviços 83% Redução do tempo de inatividade 55%

ROI 567%

Retorno 7,7 meses

Redução no TCO de rede 47%

Já não é mais aceitável para a rede sem fio ser simplesmente uma opção adicional da rede com fio; os funcionários precisam de uma experiência contínua e completa. E os departamentos de TI exigem níveis de segurança, gerenciamento e controle em suas redes sem fio iguais àqueles encontrados em suas redes com fio, conforme já estão acostumados. A HP oferece um portfólio de rede holística e completa que abrange tanto as soluções LAN sem fio quanto as com fim, além do gerenciamento em um único painel.

Para determinar o valor comercial da implementação das soluções de rede sem fio da HP como parte de uma rede holística completa, a IDC entrevistou seis clientes de médio porte nos Estados Unidos e na Europa que têm usado as soluções de rede sem fio da HP em ambientes de produção. Esses clientes estão satisfeitos com suas soluções e disseram à IDC que as melhorias operacionais foram obtidas em razão da melhor largura de banda e cobertura, enquanto que o aumento da produtividade do usuário foi obtido em razão do maior tempo de funcionamento da rede, das reduções de custo com a infraestrutura e do aumento da

produtividade do pessoal de TI. Uma universidade norte-americana com cursos de quatro anos disse: "Temos uma rede [sem fio] sempre disponível, e todos sabem disso". Em geral, as organizações atingem 567% de retorno sobre o investimento, com um benefício anual médio de mais de US$ 16.000 por 100 usuários e um período de retorno de 7,7 meses.

"Temos uma rede [sem fio] sempre disponível, e todos sabem disso."

(2)

METODOLOGIA

A IDC baseou sua análise do ROI em entrevistas com seis clientes que utilizam as soluções de rede sem fio da HP em ambientes de produção. Algumas das soluções representam novas implantações, enquanto outras são atualizações ou expansões significativas de rede feitas por clientes antigos da HP. Todas essas

soluções, no entanto, foram executadas por um período de tempo suficiente para oferecer uma perspectiva sobre como o produto impactou os resultados finais.

As organizações entrevistadas estão localizadas nos Estados Unidos e na Europa e são predominantemente de médio porte. Elas têm uma média de 2.000 funcionários, 1.608 usuários internos e 24.134 usuários externos (ver Tabela 1). Essas organizações suportam em média 21.296 pontos de acesso, com um crescimento de 723% dos pontos de acesso após a implantação da HP e um crescimento anual de 20% dos aplicativos móveis no mesmo período. Os setores abrangidos incluem os segmentos de animação, educação e prestação de serviços.

TABELA 1

Demografia

Média Funcionários 2.000 Usuários internos 1.608 Usuários externos 24.134

Número de dispositivos por usuário 2,1

Crescimento dos pontos de acesso com a HP (%) 723

Crescimento dos aplicativos móveis (%) 20

Fonte: IDC, 2013

Essas entrevistas foram complementadas com informações do banco de dados do IDC Business Value coletadas de mais de 3.000 empresas em 43 países e em mais de 25 setores. As informações obtidas do banco de dados do IDC Business Value foram utilizadas para validar essas entrevistas, a fim de expandir os agentes de valor comercial a um público geral de negócios.

VISÃO GERAL DA SITUAÇÃO

Crescimento na tendência BYOD e na mobilidade empresarial

A mobilidade — junto com a computação em nuvem, o Big Data e as tecnologias sociais — é um dos quatro pilares, a qual a IDC se refere como 3ª Plataforma de computação, um conjunto central de tecnologias que está formando uma nova plataforma para a inovação e crescimento do setor e das empresas. As empresas, em uma ampla variedade de setores ao redor do mundo, estão utilizando as tecnologias móveis para desenvolver novas fontes de vantagem competitiva, tornar os funcionários mais felizes e produtivos e interagir, de maneira nova e inovadora, com seus clientes.

(3)

(%

)

Os dados da IDC destacam o impacto da revolução dos dispositivos móveis. Em 2012, o fornecimento de dispositivos móveis em todo o mundo atingiu 884 milhões (722 milhões de dispositivos móveis e 162 milhões de tablets), superando os 515 milhões de PCs e notebooks fornecidos. A IDC prevê que até 2015, o

fornecimento de tablets superará o de PCs pela primeira vez — 345 milhões a 323 milhões.

Os dispositivos móveis mudaram completamente o modo como os funcionários trabalham. Sob uma tendência chamada de BYOD (traga seu próprio dispositivo), os smartphones e tablets originalmente projetados e comercializados para consumidores comuns estão sendo amplamente usados dentro da empresa. E com a tendência BYOD, lá se foram os dias em que a TI era capaz de ditar os dispositivos móveis que seus funcionários poderiam usar no trabalho; agora, espera-se que ela lide com uma gama mais ampla de dispositivos, sobre a qual não é possível ter total controle. Estudos da IDC mostram que, em 2012, 68% dos smartphones usados para acessar aplicativos comerciais eram de propriedade do funcionário (BYOD), em comparação a 45% em 2010 (ver Figura 1).

FIGURA 1

Dispositivos de propriedade do funcionário usados para acessar aplicativos

comerciais, 2010–2012

70 60 50 40 30 20 10 0 2010 2011 2012

Nota: Para obter mais detalhes, consulte Worldwide Business Use Smartphone 2012–2016 Forecast Update (IDC #237835, novembro de 2012).

Fonte: IDC, 2013

A necessidade de aumentar o oferecimento de aplicativos sem fio e, ao

mesmo tempo, reduzir

o custo operacional

O crescimento da mobilidade e da tendência BYOD está causando uma série de desafios para os departamentos de TI corporativos. A TI deve suportar as demandas dos usuários para fornecer acesso a dados e aplicativos corporativos da maneira como os usuários desejam, todavia, os departamentos de TI também precisam manter o controle sobre sua rede corporativa sem comprometer os requisitos de segurança ou de conformidade.

As redes legadas não estão bem preparadas para suportar a tendência BYOD. A maioria conta com redes sem fio e com fio separadas, com funções de controle e gerenciamento também separadas, e muitas sofrem de limitação no gerenciamento de dispositivos móveis e (MDM) e aplicativos e nos recursos de controle e funcionalidade. As organizações precisam repensar suas arquiteturas de rede para fornecer gestão e redes com fio e sem fio unificadas e introduzir recursos específicos da tendência BYOD, a fim de simplificar a integração e o provisionamento de dispositivos móveis e o monitoramento contínuo.

(4)

Infelizmente, muitas organizações de TI precisam resolver esses desafios sob restrições orçamentárias permanentes. Enquanto a economia global continua a persistir aos trancos e barrancos, muitos departamentos de TI estão sentindo a pressão. E ainda assim eles precisam cumprir sua missão de suportar a base de equipamentos já instalada em sua infraestrutura; o resultado é que a maioria dos orçamentos de TI é dedicada à manutenção e suporte contínuos, a fim de manter meramente "as luzes acesas". Liberar orçamento para se concentrar em atividades estratégicas de TI requer descobrir formas de reduzir os custos operacionais contínuos. Isso foi considerado um problema real para os clientes que entrevistamos. "Basicamente, já estávamos tentando manter as luzes acesas antes. Esse era o trabalho", afirmou uma universidade norte-americana com cursos de quatro anos. "Agora, metade do nosso trabalho é manter as luzes acesas."

Impulsionadores de investimento em WLAN empresarial

"Basicamente, já estávamos tentando manter as luzes acesas antes. Esse era o trabalho. Agora, metade do nosso trabalho é manter as luzes acesas."

Pressões para suportar a mobilidade estão forçando as organizações de TI a repensar suas abordagens de rede, especialmente no que diz respeito às suas implantações de WLAN. Alguns dos principais impulsionadores, que influenciam as decisões de investimento em redes sem fio, serão discutidos nas seções a seguir.

Melhore a infraestrutura para aumentar a flexibilidade do funcionário

Permitir aos funcionários ser cada vez mais produtivos significa lhes possibilitar trabalhar remotamente através de dispositivos móveis. Laptops, tablets e smartphones permitem que os funcionários trabalhem em qualquer lugar e a qualquer hora. Os funcionários precisam ser capazes de acessar o que há de mais recente em vídeo interativo, mídias sociais e ferramentas de comunicações unificadas necessários para suas funções. As organizações precisam de arquiteturas de rede que lhes permitam fornecer serviços de WLAN que suportem esses dispositivos através de uma experiência aprimorada para o usuário e menos complexidade e custos com a TI.

Conectividade perfeita entre as redes com fio e sem fio

Os usuários estão escolhendo se conectar à LAN corporativa com seus dispositivos móveis através da rede sem fio em vez da Ethernet, mesmo quando estão no campus corporativo. Essa tendência pressiona as redes sem fio a oferecer os mesmos níveis de desempenho, segurança e controle disponibilizados nas redes com fio tradicionais. As organizações não podem mais considerar as redes com fio e sem fio como entidades diferentes, ou tratar a rede sem fio como uma opção adicional. Elas precisam rearquitetar suas redes de uma forma holística que otimize toda a experiência para o usuário e ainda possibilite ao departamento de TI manter o controle.

Melhore o desempenho das redes através de opções flexíveis de implantação

Usar arquiteturas legadas para fornecer acesso através de redes com fio e sem fio seguras e não seguras é muito complexo e oneroso para as organizações de TI. Os requisitos do usuário mudam regularmente, e as organizações devem manter a capacidade de reagir rapidamente. Os departamentos de TI precisam de soluções de rede que tenham a flexibilidade de começar pequenas e crescer à medida que suas necessidades mudem, não apenas em termos de ampliação do número de usuários, mas também em termos de serviços de rede fornecidos.

Habilite os aplicativos de VoIP móvel, vídeo e de outras mídias diversificadas

Os funcionários cada vez mais necessitam do uso de aplicativos de colaboração de mídia diversificada e de vídeo, como parte de suas experiências cotidianas. A ascensão do vídeo e da voz sobre IP está impulsionando a necessidade de maiores níveis de largura de banda e disponibilidade na rede sem fio, assim como de serviços de gerenciamento e otimização para fornecer aos usuários a melhor experiência possível.

(5)

Gerenciamento de rede inteligente

A introdução de plataformas adicionais de gerenciamento para atender às necessidades de gerenciamento da infraestrutura e dos dispositivos móveis acrescenta mais complexidade ao kit de ferramentas já complicado das organizações de TI. Essa introdução aumenta a carga operacional do departamento de TI, sem mencionar os custos de investimento e manutenção das ferramentas adicionais. Em vez disso, as organizações precisam de ferramentas que reduzam suas cargas de trabalho, fornecendo gerenciamento, controle e/ou políticas através de uma plataforma integrada, mas, ao mesmo tempo, simplificada e constituída de um só painel.

Acesso fácil e seguro aos usuários móveis

Ainda que as empresas procurem fornecer acesso facilitado aos aplicativos corporativos através dos dispositivos móveis, a segurança continua a ser uma questão fundamental. Quando os funcionários conectam seus próprios dispositivos à rede, a integridade e o estado desses dispositivos são desconhecidos, e todos os riscos que eles possam introduzir devem ser sustados. Os dispositivos móveis normalmente trafegam para fora do firewall e podem ser facilmente perdidos ou roubados, tornando-os agentes de ainda mais riscos de segurança que os dispositivos mais tradicionais, como os laptops.

SOLUÇÕES DE REDES SEM FIO DA HP

As soluções de redes sem fio da HP são projetadas para habilitar a força de trabalho móvel. O portfólio da HP abrange switches, produtos de segurança e produtos de gerenciamento, que são fornecidos em formatos compactos de hardware e software. Esse portfólio é construído sobre a arquitetura HP FlexNetwork, um componente chave da visão da Infraestrutura Convergente da HP. O HP FlexNetwork é projetado para permitir que as redes sejam abertas, escaláveis e ágeis, e proporcionem um ambiente de rede consistente a partir do centro de dados ao longo de todo o campus e das filiais. Ele fornece uma experiência de rede unificada nas redes com fio e sem fio, proporcionando uma experiência de usuário consistente, independentemente do tipo de dispositivo usado ou método de conexão.

HP Intelligent Management Center

Uma das principais ofertas no portfólio de produtos de rede sem fio HP é o HP Intelligent Management Center (IMC). O HP IMC oferece gerenciamento em um único painel em toda a rede empresarial, desde o centro de dados até a borda da rede. Ele possibilita o gerenciamento nas redes com fio e sem fio, tanto físicas quanto virtuais, e permite que as organizações apliquem as políticas de segurança apropriadas aos usuários e dispositivos que estão acessando a rede. Ele pode ser fornecido como uma plataforma independente ou como um Smart Connect Virtual Appliance, a fim de acelerar a instalação e facilitar o uso. Um dos principais diferenciais do IMC é o fato de ele ser agnóstico ao componente de um fornecedor, o que significa que ele pode ser usado para gerenciar uma rede que abranja produtos

heterogêneos de diversos fornecedores. Vários participantes do estudo comentaram a respeito do valor do IMC. "Agora que temos o IMC como a plataforma de gerenciamento de redes, podemos realizar todo o nosso trabalho de mudança/adição/alteração dentro da plataforma de gerenciamento de redes", afirmou uma universidade norte-americana com curso de quatro anos. "E provavelmente temos 100 alterações por mês".

"Agora que temos o IMC como a plataforma de gerenciamento de redes, podemos realizar todo o nosso trabalho de mudança/adição/ alteração dentro da plataforma de gerenciamento de redes. E provavelmente temos 100 alterações por mês."

(6)

Rede com fio e sem fio unificada do HP FlexNetwork

O HP FlexNetwork é uma arquitetura de rede convergente que se estende desde o centro de dados até o local de trabalho, fornecendo suporte à nuvem, aos recursos multimídia e à mobilidade com segurança integrada. O FlexFabric é utilizado no núcleo do centro de dados/rede, com o FlexCampus e o FlexBranch na borda da rede. Essa arquitetura permite a construção de redes unificadas que suportam desktops e dispositivos móveis, pontos de acesso com fio e sem fio, e uma infraestrutura de switch WLAN com fio unificada.

A HP já possui vários produtos no mercado que suportam essa arquitetura, incluindo:

 Pontos de acesso WA262X

 WLAN WX5004

 Gerenciador de RF

 Pontos de acesso MSM 4xx

 Controladores de acesso e mobilidade premium MSM720 e MSM760

 Controlador de mobilidade premium MSM765zl

Novas ofertas de redes WLAN da HP

Além das soluções listadas anteriormente, a HP lançou recentemente uma série de novos produtos e serviços WLAN no mercado. As seguintes ofertas podem fornecer benefícios adicionais para os clientes que procuram uma melhor abordagem para sua WLAN:

 Switches. Novas switches WLAN incluem a switch WLAN com fio unificada 830 da HP e o módulo WLAN com fio unificado 10500/7500 integrado da HP. Todas essas switches já estão habilitadas para a 802.11ac.

 Recursos de rede definida por software (SDN). A HP está trabalhando para incorporar a tecnologia SND em seus produtos. A SDN traz novos níveis de programação, flexibilidade e automatização para a tecnologia de rede, e com suas ofertas de SDN, a HP fornece uma solução completa para automatizar a rede, desde o centro de dados até a filial do campus.

 WiFi Clear Connect. O firmware HP Wi-Fi Clear Connect usa o gerenciamento de recursos via rádio (RRM) para monitorar e ajustar automaticamente o desempenho da WLAN e adaptá-lo às condições mutáveis de RF presentes no ambiente. O WiFi Clear Connect detecta, classifica e mitiga

automaticamente a interferência, além de equilibrar a carga do cliente nos pontos de acesso dos ambientes densos do cliente. Isso foi projetado para facilitar o oferecimento da experiência WiFi que os usuários estão acostumados a esperar.

Lifetime Warranty 2.0.

O

Lifetime Warranty

2.0 da HP é baseado na oferta anterior do

Lifetime

Warranty

da HP, com o acréscimo do suporte telefônico 24x7 para o HP FlexCampus, HP

FlexBranch e produtos de empresas de pequeno porte por até três anos. Ele está incluído no preço de aquisição dos produtos cobertos, sem nenhum custo adicional.

(7)

VALOR COMERCIAL DAS SOLUÇÕES DE REDES SEM FIO DA HP

Para avaliar os benefícios de implementar soluções de redes sem fio da HP, a IDC entrevistou clientes que implantaram e estão usando as WLANs da HP, frequentemente em conjunto com outras soluções de redes sem fio da HP, em ambientes de produção. No geral, a IDC determinou que esses clientes obtiveram US$ 16.161 em benefícios médios anuais por 100 usuários, divididos nas seguintes áreas (ver Figura 2):

 Produtividade da equipe de TI

 Redução dos custos com infraestrutura

 Produtividade dos negócios: aumento da receita

 Produtividade dos negócios: reduções dos custos operacionais

 Produtividade do usuário

Cada um desses benefícios é discutido em mais detalhes.

FIGURA 2

Benefícios anuais médios (por 100 usuários)

Fonte: IDC, 2013 Produtividade do usuário: US$ 3.745 Produtividade da equipe de TI: US$ 1.407 Redução dos custos com infraestrutura: US$ 1.739 Produtividade dos negócios – receita: US$ 107 Produtividade dos negócios – operações: US$ 9.163 Total = US$ 16.161

(8)

A Tabela 2 apresenta uma série de indicadores-chave de desempenho (KPIs) da gestão de serviços de TI, o valor desses KPIs com a solução sem HP anterior e com a solução HP, e a melhoria obtida. As organizações foram capazes de atingir um aprimoramento de 92% na taxa de utilização de seus aplicativos; 88% de redução no tempo médio para instalar, configurar, testar e implantar novos equipamentos de redes; 42% de redução no tempo médio para implantar novos serviços; e 34% de redução no tempo necessário para as tarefas manterem meramente "as luzes acesas".

TABELA 2

KPIs da gestão de serviços de TI

Outros HP Valor Vantagem (%)

Tempo para implantar equipamentos de rede (horas) 9 8 1 8

Tempo gasto para manter as luzes acesas (%) 59 39 20 34

Tempo médio para implantar novos serviços (semanas) 12 2 10 42

Tempo médio para instalar, configurar, testar e implantar novos equipamentos de rede (horas)

8 1 7 88

Porcentagem de ambiente gerenciado centralmente 50 90 40 80

Taxa de utilização dos aplicativos —usuários reais/ usuários potenciais (%)

50 96 46 92

Tempo de adoção dos aplicativos (semanas) 2 1 1 50

(9)

(U

S$

)

Redução dos custos com infraestrutura

Outro benefício incluiu a redução nos custos com infraestrutura ao mudar para os equipamentos de rede sem fio da HP. A maior parte das economias nesse sentido foi

associada com a redução de custos para os servidores, representando quase metade do total, seguido da redução de custos para a garantia por toda a vida para os equipamentos,

licenciamentos de softwares, hardwares de switch e investimentos iniciais. Como dito por uma universidade norte-americana com cursos de quatro anos: "Não é preciso comprar os

servidores". Um plano detalhado da redução dos custos com infraestrutura por 100 usuários está ilustrado na Figura 3.

FIGURA 3

"Não é preciso comprar os servidores".

Redução anual média dos custos com infraestrutura (por 100 usuários)

Total = 1.739 1.800 1.600 1.400 1.200 1.000 800 600 400 200 0 Fonte: IDC, 2013 US$ 39 US$ 65 US$ 133 US$ 159 US$ 194 US$ 224 US$ 925

Energia e instalações

Largura de banda

Investimento inicial

Hardwares de switch

Licenças de softwares

Garantia por toda a vida

Servidores

(10)

Produtividade do usuário

A produtividade do usuário final é um impulsionador essencial do ROI. Por serem capazes de trabalhar quando quiserem, onde quiserem com uma conexão segura, confiável e com largura de banda suficiente para suportar suas necessidades, os usuários conseguem trabalhar de maneira mais produtiva e eficiente. O aumento no tempo de atividade da rede e da qualidade dos serviços são essenciais para fornecer uma melhor produtividade. Em geral, os entrevistados nos disseram que o tempo de atividade de suas redes aumentou, após implementarem a solução de redes sem fio da HP. "Ela nos dá visibilidade, caso tenhamos problemas com as portas. E, portanto, conseguimos resolver melhor os problemas em um sistema", afirmou uma escola norte-americana de ensino superior. "Isso reduz as paralisações. Ou como dito por uma organização não governamental europeia: "As pessoas ficam mais produtivas". Em média, o número de incidentes caiu para 47%, enquanto as horas de paralisações por usuário, por ano, (e as horas perdidas correspondentes por usuário, por ano), sofreram um declínio de 55% (ver Tabela 3).

TABELA 3

"Ela nos dá visibilidade caso tenhamos problemas com as portas. E, portanto, conseguimos resolver melhor os problemas em um sistema. Isso reduz as paralisações".

KPIs de qualidade dos serviços

Outros HP Valor Vantagem (%)

Tempo de paralisação não planejado

Incidentes por ano 68,08 35,93 32,15 47

Horas por incidente 2,53 2,17 0,36 14

Horas de paralisação por ano 172,10 77,85 94,25 55

Horas por usuário, por ano 23,44 10,60 12,84 55

Tempo perdido para realizar mudanças, adições e alterações (horas) – – 7,68 –

Valor anual médio por 100 usuários (US$) – – 3.745 –

(11)

(U

S$

)

Produtividade da equipe de TI

Os clientes descreveram várias maneiras, pelas quais as soluções de redes sem fio da HP lhes permitiram obter maior produtividade da equipe de TI. Isso incluiu a redução do tempo necessário para executar o gerenciamento das redes e dos servidores, para reagir às paralisações e para efetuar as implantações iniciais. Quase todos os entrevistados comentaram sobre os benefícios de gerenciamento da solução HP IMC, com uma empresa de mídia dos EUA dizendo: "Basta configurar, nada mais". Uma universidade norte-americana com cursos de quatro anos disse: "A solução funciona. Não tive que ficar reiniciando switches. Nem que ficar recarregando as configurações". Os benefícios médios de produtividade da equipe de TI por 100 usuários estão apresentados na Figura 4.

FIGURA 4

Benefícios anuais médios de produtividade da equipe de TI (por 100 usuários)

Total = US$ 1.407 1.600 1.400 1.200 1.000 800 600 400 Implantação inicial Reação à paralisação Gerenciamento de servidores Gerenciamento de redes 200 0 Fonte: IDC, 2013 US$ 19 US$ 1.016 US$ 313 US$ 58

(12)

(U

S$

)

Produtividade dos negócios: Operações

Nossas entrevistas revelaram três áreas principais, em que as soluções de redes sem fio da HP permitiram às organizações melhorar a produtividade nas operações de negócios: maior largura de banda, resultando em serviços de rede mais rápidos; aumentos na produtividade a partir da cobertura mais abrangente das redes sem fio do campus; e redução dos custos para a organização, ao possibilitar que os funcionários usassem seus próprios dispositivos móveis, desobrigando a organização de ter de comprá-los. Uma escola de ensino superior dos EUA apontou os benefícios do aumento da cobertura, afirmando que "a cobertura sem fio nos permite utilizar, neste caso, os aplicativos de sistemas de informações dos estudantes". Os benefícios de produtividade por 100 usuários estão apresentados na Figura 5.

FIGURA 5

Produtividade dos negócios — Operações (por 100 usuários)

Total = US$ 9.163 10.000 9.000 8.000 7.000 6.000 5.000

Redução de custos, devido ao BYOD

Aumento da produtividade, devido a 100% de cobertura

Aumento da produtividade, devido à maior largura de banda/ serviço mais rápido 4.000 3.000 2.000 1.000 0 Fonte: IDC, 2013 US$ 3.933 US$ 4.880

(13)

Produtividade dos negócios: Aumento da receita

Os clientes descreveram as maneiras, como a implementação das soluções de redes sem fio da HP contribuiu diretamente para sua receita. As empresas voltadas à prestação de serviços, tais como redes hoteleiras e instituições de ensino, perceberam melhorias na satisfação do usuário/cliente e foram capazes de reduzir o risco que os clientes poderiam ter ao levar seus negócios a outros lugares, onde não lhes fosse fornecida uma boa conectividade. Em média, os entrevistados creditaram a essas soluções uma contribuição de US$ 128.926 em novas receitas por ano. Para determinar o impacto do resultado final para a organização, a IDC assumiu uma margem operacional de 20%, implicando que as empresas foram capazes de obter um benefício de margem operacional de US$ 25.785, o que equivale a US$ 107 por 100 usuários (ver Tabela 4).

TABELA 4

Benefícios para receita

Aumento anual da receita US$ 128.926

Margem de operação 20%

Benefícios obtidos para a receita US$ 25.785

Benefício por 100 usuários US$ 107

Fonte: IDC, 2013

Resumo da análise de ROI

A análise final que todas as empresas devem realizar ao considerar mudar ou atualizar sua infraestrutura de rede é se os benefícios econômicos do investimento superarão os custos associados à implementação da nova infraestrutura. Nesse boletim informativo, a IDC descobriu que os clientes, que implementaram as soluções de redes sem fio da HP, foram capazes de obter 567% de retorno sobre seus investimentos iniciais, atingindo um benefício de cinco anos (descontado) de US$ 56.254 por 100 usuários e retorno em 7,7 meses (ver Tabela 5).

TABELA 5

Análise de ROI em cinco anos por 100 usuários

Benefício descontado US$ 56.254

Investimento US$ 8.429

Valor líquido atual US$ 47.825

ROI = NPV/investimento 567%

Retorno 7,7 meses

Fator de desconto 12%

(14)

(US $)

A Figura 6 ilustra os custos e benefícios da solução de redes sem fio da HP ao longo do tempo. Observe que o benefício líquido cumulativo é positivo a partir do ano 1.

FIGURA 6

Análise do fluxo de caixa

80.000 70.000 60.000 50.000 40.000 30.000 20.000 10.000 0 US$ 8.274 US$ 71.062

US$ 16.824 US$ 17.411 US$ 18.115 US$ 20.353

-10.000 (US$ 4.781) (US$ 786) (US$ 1.087) (US$ 1.087) (US$ 1.087) (US$ 1.087)

Inicial Ano 1 Ano 2 Ano 3 Ano 4 Ano 5

Investimentos Benefícios Benefícios cumulativos

Fonte: IDC, 2013

OPORTUNIDADES E DESAFIOS

A IDC vê diversas oportunidades e desafios para a HP, à medida que ela continua a lançar seus produtos WLAN como parte de um portfólio de rede unificada.

As oportunidades incluem:

 Articular o valor do gerenciamento de um único painel com o HP IMC. Usar várias ferramentas, muitas vezes de vários fornecedores, para gerenciar todos os aspectos de uma rede com fio e sem fio é um ponto bastante problemático para administradores de rede. Com o IMC, a HP oferece uma solução que fornece gerenciamento integrado sem fio e com fio através de um único painel e que pode ser usada não somente nas redes específicas da HP, mas também onde outros equipamentos dos fornecedores possam fazer parte da infraestrutura.

 Enfatizar o valor da automação para a rede empresarial. À medida que a TI é solicitada a fazer mais com menos, é preciso procurar soluções que aproveitem a infraestrutura existente e a permita trazer novos níveis de automação para tarefas de integração, provisionamento e gerenciamento, especialmente à medida que as empresas buscam maior integração de sua infraestrutura com fio e sem fio. A HP deve posicionar seu portfólio unificado, como uma maneira de ajudar as empresas a atender esse requisito.

(15)

Os desafios incluem:

 Obter mindshare em redes sem fio. Desde sua aquisição da 3Com, a HP tem trabalhado duro e obteve mindshare significativo no mercado de rede com fio. O desafio atual da HP é demonstrar a mesma força de ofertas no lado sem fio e obter níveis de percepção de mercado semelhantes àqueles que ela desfruta com os produtos com fio.

 Competir contra concorrentes de nicho e setores verticais específicos. A HP é uma fornecedora de soluções de redes amplas, que, por essa razão, almeja conquistar todo segmento vertical e nicho de mercado; no entanto, ela também deve competir com fornecedoras de LAN sem fio menores e especializadas, que se concentram em setores particulares. Ao se focar nas necessidades desses segmentos, de uma forma altamente direcionada, ela pode oferecer soluções diferenciadas que podem representar um desafio para a concorrência. A HP deve articular o valor que oferece como uma fornecedora de soluções completas e recursos amplos e intensos e descobrir como essa proposição de valor faz dela uma boa opção de investimento em comparação a outra fornecedora especializada.

CONCLUSÃO

A mobilidade veio para ficar e está transformando as empresas, dando à TI a expectativa de fornecer uma cobertura (WLAN) sem fio generalizada. À medida que os funcionários cada vez mais escolhem usar seus próprios dispositivos móveis para acessar as informações corporativas, isso cria novos desafios para as organizações de TI. Já sob a pressão de fazer mais com menos, a TI deve identificar formas inovadoras de fornecer uma experiência de redes com fio e sem fio holísticas e unificadas, enquanto incorpora novos níveis de automação e controle para reduzir a sua carga de gerenciamento.

A HP oferece uma linha completa de soluções de redes com fio e sem fio, projetada para proporcionar uma experiência de usuário completa e perfeita, e simplificar a administração das redes através do gerenciamento de painel único. Em um estudo com clientes de médio porte dos Estados Unidos, que implementaram soluções de redes sem fio da HP, a IDC determinou que essas soluções forneceram benefícios econômicos nas seguintes áreas centrais: produtividade da equipe de TI, redução dos custos com infraestrutura em termos de aumento da receita e reduções dos custos operacionais, e maior produtividade do usuário final. A IDC estimou que o ROI das organizações era de 567%, com um período de retorno de 7,7 meses.

APÊNDICE: METODOLOGIA DE ROI DA IDC

Para este projeto de ROI, a IDC trabalhou com a HP para determinar o processo e orientação das entrevistas. A HP forneceu os nomes das empresas a serem entrevistadas.

A IDC emprega uma metodologia de três etapas para realizar a análise de ROI:

 Medir os benefícios a partir das seguintes áreas:

 Redução dos custos com infraestrutura de TI: os custos diretos que incluem a redução da equipe de TI, reduções dos custos com hardware (para compra e implantação de componentes de redes incrementais) e redução dos custos de licenciamento de suporte e serviços

(16)

 Aumentos da produtividade de TI: economia de tempo em razão de operações de TI mais eficientes, que permitem realocar o tempo da equipe de TI, desobrigando-a das tarefas de suporte (resolução de problemas e manutenção de redes) e direcionando-a para atividades de maior valor, como o suporte de novos aplicativos ou iniciativas de tecnologia.

 Aumentos da produtividade do usuário final: Aumentos resultantes da diminuição das paralisações das redes devido a menos incidentes desse tipo e melhor tempo médio para resolução (MTTR)

 Apurar o perfil de investimento feito na compra e implantação da solução e os custos de treinamento e manutenção associados. Para se obter uma avaliação precisa do investimento na implantação das soluções de WLAN da HP, a IDC perguntou a respeito dos custos de implantação, configuração, atualização e manutenção, assim como do custo total dos serviços e do treinamento. Esse investimento incluiu os custos de qualquer equipe adicional necessária.

 Calcular o período de retorno e o ROI para a solução implantada ao realizar uma análise de fluxo de caixa depreciada dos benefícios e dos investimentos ao longo de um período de cinco anos. A partir dos resultados das entrevistas, a IDC foi capaz de calcular o período médio de retorno e a taxa de retorno do investimento na solução de WLAN da HP, assim como o valor líquido atual das economias. A IDC baseia seus cálculos em várias suposições:

 A IDC utiliza uma taxa de desconto de 12% na análise de ROI para levar em conta o risco e assegurar uma análise conservadora.

 Como as soluções de TI exigem um período de implantação, os benefícios completos da solução não estão disponíveis durante a implantação. Para capturar essa realidade, a IDC rateia os benefícios em uma base mensal e, em seguida, subtrai o tempo de implantação das economias do primeiro ano.

(17)

Sobre a IDC

A International Data Corporation (IDC) é a principal fornecedora global de inteligência de mercado, serviços de consultoria e eventos para a tecnologia da informação, telecomunicações e mercados consumidores de tecnologia. A IDC ajuda profissionais de TI, executivos de negócios e a comunidade investidora a tomar decisões com base em fatos sobre compras de tecnologia e estratégia de negócios. Mais de 1.000 analistas da IDC fornecem experiência global, regional e local em tendências e oportunidades de tecnologia e do setor em mais de 110 países em todo o mundo. Há mais de 48 anos, a IDC vem fornecendo visões estratégicas para ajudar nossos clientes a alcançar seus principais objetivos de negócios. A IDC é uma subsidiária da IDG, empresa líder mundial em eventos, pesquisa e mídia de tecnologia.

Sede global

5 Speen Street Framingham, MA 01701 EUA 508.872.8200 Twitter: @IDC idc-insights-community.com www.idc.com

Aviso de direitos autorais

Publicação externa da IDC Information and Data — Qualquer informação de propriedade da IDC, que for usada em propaganda, comunicados à imprensa ou material promocional, requer aprovação prévia por escrito do Vice-presidente ou Gerente regional da IDC. Uma minuta do documento proposto deve acompanhar esse tipo de solicitação. A IDC se reserva o direito de desautorizar a utilização externa por qualquer motivo.

Referências

Documentos relacionados

Nós Sensores Sem Fio Bateria & Conversor Microprocessador Memória (RAM/ROM) Rad io Con v ersor A/D Sistema Operacional Algoritmos e Protocolos Sensores Unidade de

Geralmente utilizado Dureza: 70 +- 5 Shore A na confecção de aventais industriais, juntas, cobertura de bancada, etc..... Utilização: Não Recomendado: Ozônio, combustíveis

Não só o currículo tem que compreender essa linguagem, como os professores e as famílias também?. A partir de um planejamento pedagógico estruturado, o LIV tem a preocupação

Qualquer intenção ou acto de dopagem e uso ilícito de medicação constitui uma ofensa grave ao bem-estar e não será tolerada. Após qualquer tratamento veterinário deve ser dado

Desta forma, considerando-se a ocorrência de injúrias mecânicas que geram danos capazes de prejudicar a qualidade durante o manuseio dos frutos, o presente

Desta forma, foi concluiu-se que a pele de tilápia apresenta alto potencial como fonte para fabricação de gelatina utilizada para produção de filmes

(J. Nogueira et al., 2014) AeroStep (sala de fitness) Avaliar a sensação térmica das praticantes de AeroStep EsConTer; ITH (índice temp. e humidade) EsConTer; Escala térmica

No caso de pisos antigos com fendas ou soalhos chanfrados, usar o rolo de microfibras LOBATOOL 60-80 de forma fixa (não como rolo).. • Nivelar imediatamente de seguida com uma