• Nenhum resultado encontrado

Educação Física e Lazer na Escola Particular

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Educação Física e Lazer na Escola Particular"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

CAPITULO 43

EDUCAÇÃO FÍSICA E LAZER NA

ESCOLA PARTICULAR

Alfredo Faria Junior

Carlos Rubens do Rego Monteiro

Ir. Jussara Alves Raymundo

Luiz Antonio Brasil

Oswaldo Salles Lima Junior

Marcelo Bastos Ferreira

Rafael Guimarães Botelho

Sérgio Miranda Esteves

Wagner Sousa Ferreira

INTRODUÇÃO

A Instrução Particular

A Educação Particular na época do Ato Adicional denominava-se Instrução Particular, daí estarmos empregando, inicialmente, esta expressão.

ORIGEM E DESENVOLVIMENTO

Século XIX

1804.

Nesta data foi fundado o Colégio São Vicente.

1835.

Neste ano, seguinte ao Ato Adicional que concedeu autonomia à Velha Província, “havia apenas em todo o território fluminense 11 escolas atendendo 350 alunos. Dois anos mais tarde, há registro de escola mantida por particulares em Vassouras que se ‘denominava promotora da civilização e da indústria’ e que dava aulas a quase 80 alunos.” (FALCÃO, 1974, p. 9).

Década de 40

1840.

Foi assinalada a presença, em todo território fluminense, de “55 escolas, mantidas por particulares” (Ibid., p. 9) e, em 1847, foi criado o Liceu de Niterói A instrução secundária fornecida pelas escolas particulares progredia mais do que a oficial. Alguns presidentes de província eram de opinião que se deviam “espalhar escolas primárias por todos os pontos em que forem necessárias e ir deixando de alimentar estabelecimentos de educação secundária, dispendiosos e mais úteis aos filhos dos homens abastados do que ao geral da população. Argumentavam que ‘os liceus e colégios provinciais são [eram] em regra, instituições pouco freqüentadas e cujos professores, ainda quando escrupulosamente nomeados, não têm para os ativar o incentivo do lucro, ou porque não receiem a perda do lugar, desde que são vitalícios, ou porque, na posição em que se acham de empregados públicos, pagos por ano, e não pelo número mais avultado de alunos, como aos professores particulares, não temem diminuição em seus vencimentos e assim, com honrosas exceções, não se dedicam muitas vezes ao ensino tão desveladamente como aqueles.” (Ibid., p. 11).

Década de 50

Nesta década pontificaram: na Rua da Rainha, o Colégio das Sras. Elizabeth e Margarida Payler; na Rua da Conceição, o do pe. Francisco Manuel de Almeida Guimarães; no Largo de São João, o do prof. Louis Roux; e, no Beco do Rosário, em São Domingos, o de José Bernadino de Mora (WEHRS, 1984).

Década de 60

Destacava-se no início da década o Instituto Nictheroyense, uma associação que tinha como fim o cultivo das ciências, letras e artes, mantido por uma “sociedade de pais de família”, transformado em externato, em 1862 (Idem).

1864.

Foi criado o Liceu Fluminense, sustentado por associação de pais de alunos e onde a instrução, que “era boa e barata, ministrava-se sem a intervenção do governo. Um belo pensamento da iniciativa individual – proclamava, em 1866, o presidente, conselheiro Domiciano Leite Ribeiro.” (FALCÃO, op. cit., p. 12).

1868.

A província, sob a presidência de Benevenuto Augusto de Magalhães Taques, dispunha de 176 escolas, freqüentadas por 5.073 alunos, de ambos os sexos, embora existissem 33 freguesias ainda sem escolas. Foi então lembrada “a idéia de subvencionar as escolas particulares, consideradas boas auxiliares de ensino.” (Idem). Existiam, em toda a província, 146 escolas particulares, inclusive em Niterói. Nessa década funcionavam o Colégio da Viúva Mallet, na Rua São Leopoldo; o de São José Skinner, na Rua da

(2)

Conceição; o Colégio Philomático, no Palacete de São Domingos; o Colégio de Dona Maria Feliciana Pimentel do Couto, e o do pe. José Tintori (WEHRS, op. cit.), além de outros menores.

1869.

O Decreto 1.470, de 3 de dezembro, declarou livre o ensino particular e criou escolas para um e outro sexo nas freguesias que ainda não as possuíam. A partir daí foram criadas mais 40 escolas particulares na província (FALCÃO, op. cit.).

Década de 70

Niterói contava com o Atheneo Socrático Nictheroyense, na Rua do Príncipe; com o Colégio das Sras. Couto, em São Domingos; o Colégio Almeida Martins; o Colégio Briggs, de Guilherme Henrique Briggs, famoso por suas aulas de inglês; a Escola de Mrs. Goverts, na Rua da Praia; o Colégio de São Domingos, também na Rua da Praia; o Colégio de D. Joaquina Rosa dos Santos, na Praça Municipal; a aula de D. Maria Angélica Passos de Castro, na Rua Visconde de Uruguai; o Externato Albano, além de outros menores (WEHRS, op. cit.).

Década de 80

No início desta década existiam cerca de 20 escolas privadas em Niterói. Continuavam funcionando o Colégio Briggs, pelo qual passaram Miguel Couto, Alberto Silva e Antonio Parreiras, e a Escola de Mrs. Goverts. Foram criados ainda: o

Colégio Santa Josefa, na Rua do Imperador; o Colégio Haziza, para meninas, em São Domingos; o Liceu de Instrução Popular, de Niterói, no qual estudaram Afonso Henriques de Lima Barreto, Almirante Souza e Silva, Américo Ferraz de Castro, Caio Guimarães, Emílio Kemp, Lauro Muller e Manuel Ribeiro de Almeida. (idem). A seguir destacamos o Colégio de Dona Hermínia (Ihmer) – o da Chácara, pela referência aos exercícios físicos, surgida na revisão da literatura. “Colégio sem nome pomposo, mas cheio de alunos e de fama. Conhecido simplesmente como ‘Colégio de Dona Evelina’, como mais tarde havia de ser, tout court, o Colégio de Dona Hermínia. Nascido no Calimbá, alojado depois no Centro de Niterói, em um sobrado por cima do ‘Pinga Misérias’, foi ali na chácara de Dona Quininha que se alargou e tomou corpo. Era realmente um grande centro educativo em sua época. Enquanto Dona Evelina se ocupava com as classes adiantadas, Seu Lettré com a de francês, Seu Felisberto de Carvalho com a de português, Dona Isinha com a de história sagrada, as aulas primárias eram exclusivamente dirigidas por Dona Hermínia. Na hora do recreio, de uns bons e suculentos 40 minutos, e depois das aulas, à tarde ou à noitinha, era o reinado da chácara. Quatro grandes mangueiras sombreavam o campo de jogos e exercícios físicos, trapézio, balanço e argolas.” (BACKHEUSER, 1942, p. 10-20).

E não poderíamos deixar de citar o Colégio Salesiano, fundado em 1883, e que teve como primeiro diretor o pe. Miguel Borghino. O Colégio Salesiano montou uma ‘escola profissional’, freqüentada por meninos pobres, principalmente de Santa Rosa e do Morro do

Cavalão, sendo fechada nos anos 50 (GOMES, 2001). O Salesiano mantinha regimes de internato, que terminou em meados dos anos 60, e de externato. O colégio sempre destacou, em seu currículo, a música, as excursões e a educação física. A Banda do Colégio Salesiano, por exemplo, é mais que centenária, tendo sido criada em 1888.

Século XX

No início do século XX, os alunos do Colégio Salesiano realizavam passeios a pé até a Praia das Flexas. Eles iam formados, em duas colunas, usando seus uniformes de saída, com boné, calça comprida branca e paletó. Eram acompanhados em todo o percurso por professores e religiosos.

1905.

“O Colégio de São Vicente completo hontem o 10 anniversario de sua fundação. Acopanhados das diretoras Emilia de Motta e Carolina Murinelly, os alumnos visitam no Cemitério de Maruhy, o tumulo do menino José Moraes, quem hontem contava 8 annos de idade. Juto da sepultura falou o jovem Mario Belém, que produzio sentida oração pela perda de seu collega e amigo.” (ANNIVERSARIO..., 205. p.2).

1914.

“Transferido de Cordeiro para Nictheroy, em 1914, o Collegio Brasil esteve até o fim de 1922 situado no Cubango. [...] Nos amplos e arejados dormitórios e refeitórios, nas salas de aula, nos pateos de recreio, de exercícios militares e desportivos, por toda parte mereceunos particular attenção a cuidadosa disposição de tudo. [...] A Cultura Physica merece especialíssima attenção dos Directores [...]. Para isso o Collegio

(3)

mantém um professor de Gymnastica sueca e de desportos, [...] sendo expressamente prohibido os jogos violentos, maxime o foot-ball, bem que, mau grando seu, incorra no desagrado dos enthusiastas de tal desporto.” (ALBUQUERQUE, 1925).

1930.

Em primeiro de março de 1930, "Álvaro Neiva inicia sua experiência pedagógica em Nictheroy, no Collegio Guanabara: a) Collegio Guanabara I com D. José Pereira Alves Bispo Diocesano de Nictheroy (01 / 03/ 1930) b) Collegio Guanabara II, hoje é o Clube Central em Nictheroy.” (ÁLVARO..., 2005, p. 8).

1940.

Fundado em 1929, em Petrópolis, mudou-se para Niterói o Colégio Syvio Leite.

1946/47.

O professor Plínio Leite instalou um colégio que levou o seu nome, à Rua Visconde do Rio Branco, justamente no local onde se achava a casa onde morou Leopoldo Fróes.

Anos 90

1994.

Kátia Regina Melgar efetuou um estudo sobre a Educação Física para crianças de 4 e 5 anos, oferecida em escolas particulares de Niterói. A autora preferiu “fazer a pesquisa nas escolas particulares, que são muitas e cuja condição de trabalho (em termos de recursos materiais) e até mesmo clientela, é bem diferente da realidade das escolas da rede pública.” (MELGAR, 1994, p. 30). O estudo abrangeu 20 escolas escolhidas ao acaso, localizadas em Santa Rosa, Icaraí, Itaipu, Pendotiba e Centro, todas, portanto, em Niterói.

As aulas de Educação Física, em 32,3% das escolas eram oferecidas mais de duas vezes por semana, ministradas, em 60% dos casos, por graduado em educação física, com 32,2% tendo mais de cinco anos de experiência com crianças daquela faixa de idade. A maioria das aulas era ministrada no pátio e em sala de aula, da escola (MELGAR, 1994).

1997.

Neste ano, a Rede Particular de Ensino de 1º Grau, em Niterói oferecia 1.788 salas de aula, com 92,39% de taxa de utilização (SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO / CIDE, 1997). Anos 2000

2003.

A professora Lúcia Cantarino Gonçalves, que fundou a escola Aldeia Curumin, junto com o professor Danton Gonçalves, “investe nas aulas de capoeira, natação e ginástica rítmica.” (CESAR, 2003a, p.1).

“A Aldeia Curumim comemora, sábado, seus 30 anos, reunindo alunos, ex-alunos, funcionários, professores e amigos.” (MONTEIRO, 2003b, p.5A).

“O colégio Salesianos inicia a comemoração de seus 120 anos com uma festa junina, dia 12, e uma exposição com 25 fotografias históricas. [...] E é dirigida hoje pelo padre Antídio de Andrade Carvalho.” (MONTEIRO, 2003, p.5A).

“O Salesianos classificou cinco alunos para o Mudial de Ginástica Olímpica este mês na Alemanha. Mas uma carta da escola informa aos pais que a prática esportiva está extinta no

colégio, pois dá prejuízo.” (MONTEIRO, 2003b, p.5A).

2004.

“Marcelo Ferreira, medalhista de ouro na Olimpíada de Atenas, na classe Star, esteve no Colégio Paulo Freire, no Engenho do Mato, onde bateu um papo animado com alunos da instituição.” (PESSANHA, 2004, p. 9).

O Colégio Assunção organizou "olimpíadas, onde o principal objetivo não é vitória, e sim despertar o espírito de companheirismo e a solidariedade. [...] Para Ricardo Gemino, coordenador de Educação Física do colégio, essa interação entre os alunos é fundamental." (BRUNO, 2004, p, 13).

“Plínio Leite em festa. O tradicional colégio de Niterói completa 75 anos de fundação com atividades para toda a população.” [...] (ANIVERSÁRIO. 2004, p.7).

"Mudanças no Centro Educacional de Niterói [...] A Fundação Brasileira de Educação (FUBAE) [...] afastou esta semana Paulo César Teixeira da direção do colégio." (MUDANÇAS..., 2004, p. 8).

2005.

O Colégio São Vicente de Paulo inaugurou seu campo de grama sintética de 52m de comprimento por 27,5m de largura e respeitando todos os requisitos do Conceito de Qualidade da FIFA.. “Para inaugurar o campo e receber o Rei [Edson Arantes do Nascimento, Pelé], o Colégio São Vicente de Paulo preparou uma solenidade à altura. Um coffee-break com a presença do Prefeito de Niterói, Godofredo Pinto, e da

(4)

Secretário Municipal de Esportes, Diná Feijó, além de outras personalidades, convidados e da imprensa, marcou o início do evento. [...] (INAUGURAÇÂO..., 2005. p.9).

“O Instituto Abel comemorou 50 anos.” (CINQÜENTENÁRIO, 2005, p. 3.).

"O atleta da seleção brasileira, Bruno Souza, começou a despontar nas quadras do Centro Educacional de Niterói e hoje é o terceiro do mundo." (BRUNO, 2004, p. 13).

"Plínio Leite em festa. O tradicional colégio de Niterói completa 75 anos de fundação com atividades para toda a população." (BRAZÃO, 2005, p. 7).

A seguir, descrevemos informações, obtidas em 2004, relacionadas à prática da Educação Física em colégios particulares em Niterói.

INSTITUTO ABEL

Instalações Esportivas

 Duas quadras polivalentes no Centro Esportivo (Quadra 1 – 18x32m, com arquibancada para 600 pessoas e palco de 11x9m; Quadra 2 – 15x32m, com arquibancada para 80 pessoas).  Campo de futebol com grama sintética, medindo 32x58m e arquibancada para 150 pessoas.

 Quadra polivalente, com grama sintética, medindo 32x20m, com arquibancada para 200 pessoas.

 Quadra de bocha, com 22x3m.

Projetos Desenvolvidos

 Olimpíadas das Escolas Católicas de Niterói.

 Campeonatos do grêmio (Comunidade Estudantil do Instituto Abel).

 Escolinhas de basquetebol, voleibol, futsal, handebol e queimado.

 Campeonatos organizados pela Prefeitura.  Aulas regulares de Educação Física.  Atividades de basquetebol, voleibol, handebol, queimado e futsal.

Número de Participantes Envolvidos  Mais ou menos 4.500 jovens.

Número de Professores de Educação Física  Quatorze (14).

CENTRO EDUCACIONAL DE NITERÓI

Instalações Esportivas

 Duas (2) quadras polivalentes.

 Uma (1) piscina semi-olímpica (aquecida).  Uma (1) piscina infantil (aquecida).  Uma (1) sala de judô.

 Uma (1) sala para iniciação em ginástica olímpica.

 Uma (1) sala para dança.  Departamento médico. Projetos Desenvolvidos

 Educação Física Curricular.

 Clubes esportivos nas modalidades de futsal, handebol, voleibol, e basquetebol nas

diversas categorias a partir de 12 anos em diante, ambos os sexos.

 Jogos escolares de Niterói (JEN).

 Jogos das escolas particulares (organização – Suderj).

Intercolegial McDonald’s/O Globo.

 Competições promovidas pela Federação de Handebol.

 Olimpíada interna.

 Competições internas de natação. Número de Participantes Envolvidos  Seiscentos (600) alunos.

Número de Professores de Educação Física  Quatro (04) professores.

COLÉGIO NOSSA SENHORA DAS

MERCÊS

Instalações Esportivas

 Ginásio esportivo contendo uma quadra poliesportiva de 28mx14m, arquibancada para 250 pessoas e banheiros masculino e feminino.

 Quadra externa poliesportiva de 24m X 12m.

Projetos Desenvolvidos Competições Externas

 Olimpíadas das Escolas Católicas de Niterói.

 Jogos Escolares de Niterói.

 Jogos das Escolas Particulares (JEPAR).  Intercolegial McDonald’s/O Globo.

(5)

Competição Interna  Olimpíada interna. Iniciação Desportiva

 Handebol masculino e feminino para alunos de 12 a 17 anos.

 Futsal masculino e feminino para alunos de 12 a 17 anos.

 Basquete e voleibol masculino e feminino para alunos de 12 a 14 anos.

 Curso de judô e escolinha de futsal. Número de Participantes Envolvidos

 Em 2003, cerca de 90 alunos disputando competições externas e 230 alunos participando da Olimpíada Interna.

Número de Professores de Educação Física  O colégio conta com três (3) professores para atividades curriculares e de treinamento e mais de três (3) para atividades extraclasse (judô e futsal).

COLÉGIO MARIA THEREZA

Instalações Esportivas

 Quadra poliesportiva Edith Salles Lima. Projetos Desenvolvidos

 Torneio Interno de Futsal – ensinos fundamental e médio.

 Torneio Interno de Volley – ensinos fundamental e médio.

 Torneio Interno de Basquetebol – ensinos fundamental e médio.

 Escola de futsal.

 Escola de capoeira.  Escola de ballet.

Número de Participantes Envolvidos  Aproximadamente 120 alunos.

Número de Professores de Educação Física  Dois (2) professores de Educação Física.

COLÉGIO PLÍNIO LEITE

Instalações Esportivas

 Quadra poliesportiva com vestiário feminino e masculino, um palco, uma sala de judô (dojô) e uma sala para a banda do colégio.

Projetos Desenvolvidos

 Clubes de esportes – ginástica rítmica, futsal, judô, jiu-jítsu, jazz e dança de rua,

taekwond, caratê e teatro.

 Equipes do Colégio – voleibol, futsal, handebol, basquete, ginástica rítmica, judô.

Número de Participantes Envolvidos  Cerca de 400.

Número de Professores de Educação Física  Sete (07) professores de Educação Física.

COLÉGIO SÃO JOSÉ

Instalações Esportivas

 Uma quadra poliesportiva (voleibol, futsal, handebol e basquetebol) aberta e iluminada.  Quadra de minivoleibol aberta e iluminada.

 Uma tabela de basquetebol separada, aberta e iluminada.

 Uma quadra de voleibol oficial aberta e iluminada.

Projetos Desenvolvidos

 Participa ativamente em competições escolares na cidade nas modalidades desenvolvidas nas aulas de Educação Física curricular e nos treinamentos de equipes da escola, tais como futsal, basquetebol, voleibol e handebol, ambos os sexos, na faixa etária entre 10 e 17 anos.

 Participação nos Jogos escolares de Niterói.

 Participação nas Olimpíadas das Escolas Católicas de Niterói.

Número de Participantes Envolvidos

 Aproximadamente 200 alunos/atletas, representando cerca de 30% dos alunos da escola nos segmentos compreendidos entre a 3ªsérie do fundamental, 1ºe o 3ºano do ensino médio.

Número de Professores de Educação Física  Atuam na escola seis (6) professores, sendo quatro (4) graduados e dois (2) pós-graduados, e um estagiário, aluno de graduação. Na escola houve uma coordenação de Educação Física e Esportes, cargo este de confiança, ocupado por um (1) professor pós-graduado.

COLÉGIO SALESIANO SANTA ROSA

(6)

 Um (1) campo de futebol soçaite com grama sintética.

 Uma (1) pista de atletismo.

 Um (1) ginásio com quatro quadras polivalentes e dois (2) vestiários masculino e feminino.

 Duas (2) quadras externas cobertas com vestiários masculino e feminino.

 Uma (1) piscina semi-olímpica aquecida com vestiários masculino e feminino.

 Uma (1) piscina infantil aquecida.  Dez (10) quadras de minivôlei.

 Quatro (4) tabelas de basquete no pátio.  Cinco (5) quadras de espiribol.

 Um (1) departamento médico.

 Um (1) departamento de avaliação física e laboratório de performance esportiva.

 Um (1) ginásio para ginástica artística com vestiários masculino/feminino.

 Duas (2) salas de dança.  Duas (2) salas de musculação.  Uma (1) sala de spinning. Projetos Desenvolvidos

 Mistuarte.

 Festival de dança.

 Jogos das Escolas Católicas de Niterói.  Jogos das Escolas Particulares.

Intercolegial O Globo.  Jogos Regionais Salesianos.

 Competições pela Federação de Natação.  Competições pela Federação de Atletismo.

 Campeonato entre as turmas da mesma série.

 Atividades no Dia do Estudante.

 Educação Física curricular.

 Treinamento para as equipes do colégio a partir das 18 horas, diariamente, nas seguintes modalidades: basquetebol, futsal, voleibol, handebol, atletismo, natação e futebol soçaite.  Atividades opcionais para os alunos, abertas também à comunidade: natação (a partir de um ano e seis meses), voleibol, basquete, futsal, handebol, musculação e ergometria, futebol soçaite, Alongamento, dança de salão, Spinning, triatlo, hidroginástica e personal trainer.

Número de Participantes Envolvidos  2.000 alunos.

Número de Professores de Educação Física  14 professores para Educação Física dos ensinos fundamental e médio.

 35 professores de Educação Física de atividades esportivas extracurriculares.

 15 professores de Educação Física atuando em atividades extra-classe.

SITUAÇÃO ATUAL

Além dos colégios que foram relacionados anteriormente (2004), funcionando em Niterói, atualmente (2008/09) podem se destacar as seguintes escolas e colégios.

ACANTO, CRECHE-ESCOLA

Instalação Esportiva

Uma (1) piscina infantil. (GUIA... 2007, p.118).

ALDEIA CURUMIM

Instalações Esportivas Uma (1) piscina.

Uma (1) quadra esportiva, polivalente. (RODRIGUES, 2004, p.6).

ALECRIM

Instalações Esportivas

Espaço para ballet, Capoeira e Judô (GUIA..., 2008. p. 118).

ASSOCIAÇÃO MIRAFLORES

Instalação Esportiva

Uma (1) quadra coberta, polivalente.

CENTRO DE ENSINO

MARILENA DUTRA (CEMAD)

Instalações Esportivas Um (1) espaço para ballet. Um (1) espaço para capoeira.

(7)

CENTRO EDUCACIONAL ALZIRA

BITTERCOUT

Instalação Esportiva

Uma (1) quadra coberta, polivalente. (RODRIGUES, 2004, p.1).

COLÉGIO ASSUNÇÃO

Instalação Esportiva

Um (1) ginásio. (BRUNO, 2004a, p.13)

COLÉGIO DE APLICAÇÃO

DOM HELDER CÂMARA

(Cafubá)

Instalação Esportiva

Uma (1) quadra coberta,

poliesportiva.(RODRIGUES, 2004, p.1).

COLÉGIO GAUSS

Instalações Esportivas

Um (1) campo de futebol society de grama sintética.

Uma (1) quadra polivalente coberta. (GUIA..., 2007, p. 112).

COLÉGIO pH

Instalações Esportivas

Duas (2) quadras poliesportivas.

Duas (2) piscinas (INOVANDO..., 2005. p.13).

COLÉGIO PLUZ

Instalações Esportivas

Espaço para: basquete, capoeira, futebol, ginástica, judô e tênis (OCEÂNIT, 2005. p. 26).

COLÉGIO SÃO VICENTE DE PAULO

Instalações Esportivas

Um (1) campo de futebol society de grama sintética.

Uma (1) quadra de tênis.

Duas (2) quadra poliesportivas (O COLÉGIO..., 2005. p. 16).

CRECHE ESCOLA BRINCANDO DE

APRENDER

Instalação Esportiva

Uma (1) piscina infantil. (GUIA..., 2007, p.114).

DESPERTAR

CHECHE-ESCOLA

Instalações Esportivas Uma (1) piscina infantil. Uma (1) polivalente.

EDUCAÇÃO A + EM ITAIPU

Instalação Esportiva

Uma (1) quadra poliesportiva, coberta. (GUIA..., 2007, p.118).

ESCOLA ESPECIAL CRESCER

Instalação Esportiva

Espaço para as aulas de Educação Física (GUIA..., 2008. p. 119).

ESCOLA LAGOA AZUL

Instalação Esportiva

Uma (1) quadra poliesportiva. (GUIA..., 2007, p.116).

ESCOLA TIA CARMEN

Instalação Esportiva

Uma (1) quadra coberta, polivalente. (FORMAÇÃO..., 2002, p.4).

(8)

Instalações Esportivas Uma (1) piscina.

Um (1) dojô (Academia Paulo Menezes). Um (1) espaço para dança – ballet, jazz, tap e dança de salão. (Academia Patrícia Mendonça). Um (1) muro de escalada. (CLASSTEL, 2008, p.102).

ESTAÇÃO PLIM-PLIM

Instalações Esportivas

Um (1) terreno gramado e uma (1) piscina (GUIA..., 2008. p. 108-109).

GOLFINHO AZUL

Instalação Esportiva

Uma (1) piscina.

INSTITUTO AQUARIUM

Instalações Esportivas

Um (1) dojô. Uma (1) piscina.

Um (1) campo de futebol socitey

INSTITUTO GAY LUSSAC

Instalação Esportiva

Um (1) ginásio esportivo. (FREIRE, 2004, p.13).

MONSENHOR RAEDER

Instalação Esportiva

Uma (1) quadra esportiva, polivalente. (RODRIGUES, 2004, p.1).

MV1

Instalação Esportiva

“Um (1) ginásio coberto”. (NOVA..., 2005, p.4).

NOSSO ESPAÇO

(Ensino Especial) Instalações Esportivas

Uma (1) piscina infantil.

Um (1) espaço para capoeira. (OCEÂNIT, 2007a, p.30).

SABIDINHO

(Centro Educacional Pontes de Mendonça) Instalação Esportiva

Uma (1) quadra de esportes, polivalente (SABIDINHO, 2005. p.12).

SALESIANO

(Região Oceânica)

Instalações Esportivas

Duas (2) quadras polivalentes esportivas, cobertas.

Uma (1) piscina.

Quatro (4) miniquadras de vôlei.

JOGOS CATÓLICOS DE NITERÓI

Os Jogos Católicos de Niterói reúnem os seguintes colégios: Abel, Salesianos, São Vicente, São José, Mêrces e Assunção (BRUNO, 2005b, p.13).

REFERÊNCIAS

ALBUQUERQUE, J. P. de C. A capital fluminense (Album de Nictheroy). Nichtheroy: [s.n.], 1925.

ÁLVARO Neiva inicia sua experiência pedagógica em Nictheroy. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 12 jan. 2005. Primeiro Caderno, p. A 8.

ANIVERSÁRIO. Plínio Leite em festa. O Fluminense, Niterói, 11-12 abr. 2004. Cidades, p.7.

ANNIVERSÁRIO e homenagem. O Fluminense, Niterói, 20 mar. 2005. Há um século em O Fluminense, p.2.

(9)

BACKHEUSER, Everardo. Minha terra e minha vida: Niterói há cinqüenta anos. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 1942.

BRAZÃO, P. H. O Plínio Leite em festa. O Fluminense, Niterói, 11-12 abr. 2004. Cidades, p. 7.

BRUNO, Carlos Eduardo. Educação através do esporte.

O Fluminense, Niterói, 29-30 ago. 2004a. Esportes/Esporte nas Escolas, p. 13.

_________________ . Católicos em ação. O Fluminense, Niterói, 10-11 abr. 2005b. Esportes /

Esporte nas Escolas, p.13.

CESAR, Monoela. Come escolher o colégio ideal. O

Fluminense, Niterói, 16-17 nov. 2003. Profissões,

Empregos e Negócios, p.1.,

CINQÜENTENÁRIO. O Fluminense, Niterói 20-21 mar. 2005. Estilo de Vida, p. 3.

ESCOLA que revela talentos. O Fluminense, Niterói, 8-9 ago. 2004. Esportes/Esporte nas Escolas, p. 13.

FORMAÇÃO plena do educando. O Globo, Rio de Janeiro, 28 abr. 2002. Informe Publicitário, p.4.

FREIRE, Felipe. Um mecanismo capaz de educar. O

Fluminense, Niterói, 7-8 nov. 2004. Esportes / Esporte

nas Escolas, p.13.

GOMES, Ângela de Castro (Coord.). Personagens e

imagens de uma cidade. Rio de Janeiro: Mauad;

FAPERJ, 2001.

GUIA da Região Oceânica e Pendotiba, Niterói, Ano XVII, n. 46, abr. / jul. 2008.

GUIA da Região Oceânica e Pendotiba, Niterói, Ano XVI, n. 43, abr. / jul. 2007.

GUIA da Região Oceânica e Pendotiba, Niterói, Ano XVII, n. 74 ago. / nov. 2008.

GOVERNO DO ESTADO DE RIO DE JANEIRO. Rio de Janeiro: Secretaria de Estado de Educação, 1997.

GUIA da Região Oceânica e Pendotiba, Niterói, Ano XVI, n. 44, ago. / nov. 2007.

INAUGURAÇÃO com Pelé em campo. O Globo, Rio de Janeiro, 27 set. 2005. Niterói, p.9.

INOVANDO para fazer a diferença. O Globo, Rio de Janeiro, 30 out. 2005. Niterói, p.13.

MARTINS, I. L.; KNASS, P. (Org.). Cidade múltipla. Temas de história de Niterói. Niterói: Niterói Livros, 1997.

MELGAR, Kátia Regina de Oliveira Nascimento.

Diagnóstico de educação física na faixa etária de 4 e 5 anos em escolas particulares. 1994. 60 f.

Monografia (Especialização) – Departamento de Educação Física e Desportos, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 1994.

MONTEIRO, Gilson. Forró. O Globo, Rio de Janeiro, 6 jul. 2003a. Niterói, p.5A.

_______________ . Escola. O Globo, Rio de Janeiro, 12 out. 2003b. Niterói, p.5A.

MUDANÇAS no Centro Educacional de Niterói. O

Globo, Rio de Janeiro, 24 out. 2004. Niterói, p. 8.

NOVA Unidade em Icaraí. O Fluminense, 23-24 jan. 2005. O Fluminense / Educando, p.4

O COLÉGIO São Vicente de Paulo. O Fluminense, Niterói, 4-5 dez. 2005. p. 16.

OCEÂNIT, Lista Classificada. Niterói, Ano II, n.4, abr. / dez. 2005.

OCEÂNIT, Lista Classificada. Niterói, Ano IV, n.7, jan. / dez. 2007a.

OCEÂNIT, Lista Classificada. Niterói, Ano IV, n.8, jul. / jun. 2007b.

PESSANHA, Camila. Marcelo recebe convite. O

Fluminense, Niterói, 21 out. 2004. Esportes, p. 9.

RODRIGUES, Liriane. Em busca do Colégio Ideal. O

Fluminense, Niterói, 31-1 nov. 2004. Profissões,

Empregos e Negócios, p.1-6.

SABIDINHO. O Fluminense, Niterói, 23-24 jan. 2005. O Fluminense / Educando, p.12.

WEHRS, C. Niterói: cidade sorriso. Rio de Janeiro: Gráf. Vida Doméstica, 1984.

Referências

Documentos relacionados

2. Identifica as personagens do texto.. Indica o tempo da história. Indica o espaço da história. Classifica as palavras quanto ao número de sílabas. Copia do texto três

Quero ir com o avô Markus buscar a Boneca-Mais-Linda-do-Mundo, quero andar de trenó, comer maçãs assadas e pão escuro com geleia (17) de framboesa (18).... – Porque é tão

investigação empírica, quando recorre aos indivíduos como fonte de informação, é saber que em tais condições as respostas são afectadas por certo número de

constitucionalmente: • O conceito de Saúde relacionado não apenas à assistência médica, mas a todos os seus determinantes e condicionantes, tais como trabalho, salário,

v) por conseguinte, desenvolveu-se uma aproximação semi-paramétrica decompondo o problema de estimação em três partes: (1) a transformação das vazões anuais em cada lo-

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Silva e Márquez Romero, no prelo), seleccionei apenas os contextos com datas provenientes de amostras recolhidas no interior de fossos (dado que frequentemente não há garantia

a) política nacional de desenvolvimento do turismo; b) promoção e divulgação do turismo nacional, no país e no exterior; c) estímulo às iniciativas públicas e privadas de